• Nenhum resultado encontrado

A utilização da lavadora de louça industrial: uma alternativa para a central de material e esterilização.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "A utilização da lavadora de louça industrial: uma alternativa para a central de material e esterilização."

Copied!
4
0
0

Texto

(1)

A UTlLlACAO DA LAVADORA DE LOUCA INDUSTRIAL:

U MA ALTERNATIVA PARA A CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILZACAO*

Yukie Yokoyama** Sizue Nakae** Elaie Regain***

Aa Lucia Queiroz Bezea****

RES U MO: Neste estudo as autoras relatam a experiencia desenvolida na Central de Material e Esteriliza9ao de um hospital de grande pote da cidade de Sao Paulo, na utilizaao de uma maquina lavadora de IOU9a de usa industrial, readaptada om temperatura ideal para 0 processo de lavagem de instrumental . 0 estudo apresenta uma forma altemativa de trabalho com diminui9ao do tempo para operacionaliza9ao do seviyo e menor exposi9ao do pessoal aos residuos ogAnicos.

ABSTRACT: This wok is being developed at the material and sterilization center of a large hospital in Sao Paulo city. The authors relates the use of a industrial dish washing machine adapted with a correct temperature for washing surgical instrumental. The study shows a non expensive alternative form to wok, which diminishes time a nd pesonal exposure to the oganic disposal .

U N ITERMOS : Limpeza - Sanitiza9ao - Riscos Ocupacionais - Central d e Material Esterelizado.

1 . INTRODUCAO

Consideamos a Cental de Material e Esteilia­ :ao (CE) un dos mais impotantes locais do con­ texto hospitalar, tanto do onto de vista economico como tecnico aministrativo, devido a sua grade abrangencia. Qualquer procedimento realiado no pa­ ciente, podea obter ou 80 sucesso, entre outros fatores, em fn:ao da qualidade do material utiliado. Todo 0 pocessamento dos artigos medico-hospi­ talaes nas istiui:oes de saMe, desde a limpeza, sele:ao, acondicionamento, esteriliza:ao, uarda, distribui:ao e contole e de esponsabilidade da CE.

Esta unidade e comosta or divess reas, entre elas a de Expurgo, destinaa ao recebimento e lime­ a dos atigos sujos e/ou contaminados, povenientes do Centro Cirgico e de outas idades do hospital.

A limpea e a prime ira e mais importate etaa, pa que se atinja a eicacia dos pocedimentos de desinfec:ao ou esteriliza:ao dos artigos.

Em publica:oos sobe 0 assunto, 0 processo de limea e deinido como a emo:ao isica de sujia­ des, relizada com ag, diciodo, ou mo, sbao ou detergente, de foa nl ou or a:ao meic<4).

A limpeza manual ida e 0 processo mis utili­ zado no nosso meio e cosiste a lavagem dos istu­ mentos idividualmente, sob

aa

corete, solu:ao detergente e auxilio de escovas com cerds de nylon.

Pa a limpeza mecanica utiliza-se equiamentos como a lavadoaesteilizadoa ou a lavadoa ults­ sonica, que ossibilitam a desconamia:ao e/ou sa­ itiza:ao dos artigos medico hospitalares(3).

A eiciecia destes equipmentos deede a sa

Trabalho apresentado como Tema Livre no 45° Conresso Brsileiro de Enfemagem. Olinda-Recife - PE, 28 de novembro a 3 de dezembro de 1 993 .

.. Enfenneiras Supevisoras do Centro Cirurgico e Central de Material do Hospital da Beneicencia Potuguesa de Slo Paulo. . . . Enfemeira da Central de Material e Esteriliza�lo do Hospital da Beneicencia Potuguesa de Slo Paulo .

• • • • Enfermeira Supevisora do Setor de Educa�io em Sevi�o do Hospital da Beneicencia Potuguesa de Slo Paulo.

(2)

utiliza�ao adequada, qe inclui a ado�ao das nonas dos fabicantes, ate 0 osicioaeto dos materiais

no seu comarimeto inteno.

Quanto a descoamina�ao ataves da lavadoa ultrass6nica e discutivel, ois a temeratua e 0 temo

utilizdos a exosi�ao dos atigos oo sao sicien­ tes pa a destrui�ao de microoganismos(S).

o pimeio equiamento utiliado ara lavagem de artigos medico-hospitlaes foi descrito or Walter em 1 938, na autclave vertical, ode se utiliava un ecipiente e a� inox eurado paa coloc�ao de materil sujo. A cesa ea colocada no apaelho que ataves de movimentoS buscos fvoecia a eea­ �ao da agua o aparelho e no cesto de insumenal. Un tltro de vapor ao udo da dimaa fonecia clor paa a esterilia�ao e produzia a convec�ao. A adi�ao de detegente adeqado, auxiliava a eptor po­ teinas e saoniar gaxas(S).

o avan�o tecnoloico ven poocionando 0

apecimento de muitos equipamentos o mercado acional e esecialmente inteaciol.

Paa acompahar essa evolu�ao ovos prdutos e tecnicas de limeza sao desenvolvidas. Tudo isso ten acaetado costates adapta�oes o pocesso de limeza de artigos medico-ospitalaes. Porem esses equipamentos sao de alto custo e nem sepe cessi­ veis s codies ecooics de als itiui�es de le, levdo 0 essoal evolvido ess ativides

a bcar solu�es alteaivas a desevolvimeto do sevi�o, sem eeto pejudicar a sua qlidade.

Desenvolvemos as osss atividades proissio­ ais como enfeneias nua Cetrl de Material e Esteriliza�ao de un hospital e grande ore da cida­ de de Sao Paulo, que dispOe de 1 300 leitos, com 0

movimento ciirico em too de 2080 cirugis

mensais, ds quais 50 sao ciurgias cadioloicas.

Paa ateder a essa demanda cirurgica faz-se necessaio a eutilia�ao costante dos insumentais ciiricos existentes. Enetanto isso oo ocoria, e era feqiente 0 atraso no atendimento do movimento

das ciurgis progaadas para 0 dia.

Obsevava-se que 0 maior emo asto no tata­ mento com os instrumetais ea no seu pocesso de lavagem. Os equipmentos utiliados no osso sevi­ �o eam as lavadoas ultrassonicas, que devido ao gnde temo de UO, ja apesentavam alguns proble­ ms e manuten�ao constante, de un eo maior paa ealia�ao do seu ciclo, alem do ruido que po­ orcionava desconfoto ao essoal que ali tablava. Pelos moivos exostos, sentiu-se a ecessidade da

72 R. Bras. Eferm. Bsilia, v. 47, n. I , p. 7 1·74, jn.lmr. 1994

quisi�o de ovos quipmentos paa lavagem dos tigos, esecialmente os istumentais ciurgicos, visto que enfenavos diarimente problemas di­ vesos com 0 aaso s ciurgias proas.

Paa tnto passamos a uiliar na lavadoa-sa­ nitizadoa e lou�a idustrial, ja utiliada M n o elo Sevi�o e Nui�o e Dietetic, idica a

uso na CE ela Comissao de Contole de Ife�o e Qalidde, esoavel ela sel�o e quisi�o e equipametos ospitales.

Este equipamento e utilizdo a lvagem e sanitia�ao de artigos o, como istumentais cir­ gicos, vidos, plasticos e boachas. No osso sevi� o seu uso e exclusivo a istrumeais, elas eces­ siades ja citadas anterionente. A capacidde do cesto da lavadoa e paa 1 50 �as or vez. 0 temo or cicIo e 4 minutos, sedo 1 80 segdos a lava­ gem, 1 0 segudo de pausa e 50 segundos a enxa­ e. 0 seu fuciomento se pcessa or ua bom­ ba ceua de alta pessao, comjatos otativos qe fazem com que a agua circule numa teeaa e 9"C. Pa enxague, a agua e imulsioda ataves e jatos suerioes e inferioes nua emeatua e

95°C, ialiado 0 ciclo(6).

A diiculdade apeseda or este equiamento diz eseito a elimi�ao tl de sujides e esiduos aderidas em alguns instumentos. Paa eviar que isto ocora, faz-se necessno peviamente, a imeao des­ tes em na solu�o enzimatica, bcteriostica e bio­ degatavel eseciica pa digeir, dissolver e elimi­ r odoes e sange, pus, fezes e outos materiais oganicos.

A utilia�ao desta lavdoa de lou�a idustil pa lavagem de istumentais cicos en sido cosieada vantajosa els enfeeiras da CE. Poanto, esas se propuseam a elaar sas eeien­ cis com os seintes objetivos:

- vlidar 0 uso da lavdoa de lou�a industil coo solu�ao alteativa a dinamiar 0 processo de

lavagem dos instumentais ciurgicos, atededo s necessidades do sevi�o;

- poorcionar a diminui�ao dos riscos ocupcionais decorentes da limea manual.

2. METODO

(3)

cedas de ailon, sedo 0 maior volume de igos avados analmente.

A ptir de julo de 1991, com a instala9ao da

piea lvaoa de lou9a, 0 prcesso de limeza dos umentais cigicos, continuou 0 mesmo, mais com edu9ao signiicativa da pate anual.

o pocesso de limea dos istrumetais ciruri­

cos e ealiado imediatamente a6s 0 usa e obedece

s seguintes etapas:

1.

Os istmentais utilizados os pocedimentos ciiricos sao seados or esecie a sala de ciruri, e encminhados ao Expurgo da CE em caro de inox propio, deviamente cobetos com camos.

2. 0 uncioio do Exprgo, devidamente paa­ menado com luvas de boraca e avental imer­ meavel, ecebe esseS materiais, disondoos em pias propias de acordo com a es¢Cie.

3 . O s istumenais sao colcados nos cestos plasti­ cos vzados proprios da lavador, que estao den­

o e caixas de iox contendo a solu9ao

eziatica, bacteiosaica e bidegraaveI. 0

toal de instuentos, 150 e9as or cesto, sao

disostos totalmente abertos para facilitar a e­ mo9Io de sujiades agegaas as suas

aricu-19oes, cremalheias e anhus. 0 temo de

eo s S esta solu9ao e de 3 minutos, eo ese cosidedo suiciee a a em9ao

e ateis ormcos aegdos ao nstental.

4. Pasado esse temo, 0 cesto e etirado e colocado

a lavadoa. Es, que ja esta ligada, atinge ime­ diamente a temeatua de 90°C, quado se inicia 0 seu cicIo. A dua9ao do cicIo e de 4 mnutos coesondendo a lavagem, pausa e eaie.

5. Desligda a lavado., 0 cesto e retirado e feia a

is;o s e�as, pa se detectar residuos de

sujidades. Nesse momenta procede-se a esco­

va9Io manual de alns instumentos, esecial­ mente os que contem ahus, com a ilidade de gr a efetiviade da Iimea. Passa-se em aua coente.

6. A6s esta etapa, e prcedida a secagem al

dos instumentis, utiliando-se compessas ou toalhas acis.

7. Os instumenais deviamente secos sao colo­

cados em caixs de inox e encainados paa a sala de pepao.

Esse pocesso de limeza mecmco-maual, do momenta em que 0 istrumetal cega ao Expugo, ate 0 seU encaminamento paa a saIa de peparo leva

20 minutos. 0 prcesso anterionete utilizado dua­ va 60 minutos.

3. CONSI DERA;OES FINAlS

Devido aos esltados obtidos com 0 so da lavadora de lou93 ja conamos com tes qelas o sevi90.

Temos vericado que:

- houve dimiui9ao do temo de esera de a

iteven9ao cirurgica pam outa, ela maior api­ dez na lavagem dos instrmentais;

- a oeacionaliza9ao do pocesso de Iimeza se tonou mais diamica, ois equanto a aquia esa lavando, 0 pessoal esa preaando 0 proximo lote de istrumentis;

- houve redu9ao dos iscos cupacioais com mate­ iais eurocotantes, devido a menor utili9ao

da Iavagem manal;

- a aceita9ao d' equipamento elo essoal do setor foi bo, ela ausencia de midos;

- a anuten9ao e menos onerosa, com tecologia

simples e dispoibilidade de e9s, no mercado. Recomendamos a utilia9Io desta lavadoa de lou9a industrial como solu9ao 1teativa paa 0 de­ senvolvimento do trabalho o Expugo de ua Cen­ tal de Mateial e Esteriliza9ao, visto que 0 esultado ial alcan9ado e de melor qualidade e menor temo

no prcesso de limpea dos instumentais cirgicos,

como tambem or estanos cumprindo uma s nor­ mas de precau90es univesais ela menor exosi9ao

do essoaI.

(4)

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

1. CASRO, M.E. 0 no cirgico e 0 que pssa pelo seu interior. Mascaras e luvas, continuo fei�omnto de feneira cica, v.2, n.3, p. 13- 1 5, 1982.

2. FERRZ, E.M. Manual e contrle de inoc¢o em ciugia, p.287-288, 1982.

3. GARNE, S.S., FAVERO, M.S., CC guideline fr hnd­ wshing nd hosptal environental cotrol. 1985. T­ ay 's OR urse, v.8, n.4, p.2-37, 1986.

4. LACERDA, R.A., SILVA, A Lnpeza dos tig08 medic­ ospitalres. Rev. Pau. Hosp., SAo Pulo, v. lS, n. S a 12, mi/dez, 1992.

74 R. Bras. Enferm. Brsili, v. 47, n. I, p. 7 1 -74, jn.lmr. 1 994

S. PERKINS, I.l. Piciples and methods f sterilizain in health sciences. Chrles homs Publishr. 190. cp. l 0 e I S .

6. SEMCO, H. Laadora e f a M -304. Mnal d e sl­

�6s. SAo Pulo, s. n., 1985.

Referências

Documentos relacionados

Em primeiro lugar, faremos uma análise pontuando algumas considerações acerca do marco da Assistência Social dentro do contexto da Constituição Federal de 1988, destacando a

Deste ponto se direcionam alguns caminhos seguidos pelo pesquisador, que podem ser concebidos como objetivos específicos geradores das amarras necessárias para a sustentação

Quanto ao tratamento periodontal em pacientes com coagulopatas hereditárias, é correto afirmar: a Polimentos coronarianos devem ser realizados de maneira esporádica, pois

Com o intuito de aperfeic¸oar a realizac¸˜ao da pesquisa O/D, o objetivo do presente trabalho ´e criar um aplicativo para que os usu´arios do transporte p´ublico informem sua origem

Raichelis 1997 apresenta cinco categorias que na sua concepção devem orientar a análise de uma esfera pública tal como são os conselhos: a visibilidade social, na qual, as ações e

Neste capítulo, será apresentada a Gestão Pública no município de Telêmaco Borba e a Instituição Privada de Ensino, onde será descrito como ocorre à relação entre

Derivaram de ações capazes de interferir no dimensionamento desta unidade, especialmente que atuassem sobre as vazões e qualidades de água a demandar e

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue