• Nenhum resultado encontrado

A pesquisa nas classificações de enfermagem: a experiência brasileira.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "A pesquisa nas classificações de enfermagem: a experiência brasileira."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PESQUISA

A PESQUISA NAS CLASSIFICAÇÕES DE ENFERMAGEM: A EXPERIÊNCIA BRASILEIRA

NURSING RESEARCH lN CLASSIFICATIONS: THE BRAZILlAN EXPER IENCE

PESQUISA EN CLASIFICACIONES DE ENFERMERíA: LA EXPERIENCIA BRASILENA

Jeanne Liliane Marlene Michel' Alba Lúcia Botura Leite de Barros2

RESUMO: Trata-se de uma avaliação da produção científica brasileira na área das classificações de enfermagem, apresentada durante o VI S I NADEN (SI M PÓS I O NACIONAL SOBRE DIAGNÓSTICO DE E N FERMAGEM) e I SICE (SI M PÓSIO I NTERNACIONAL SOBRE CLASSIFICAÇÕES DE ENFERMAGEM), ocorrido em São Paulo, em agosto de 2002. Foram identificados quatro d iferentes tipos de pesquisa sendo realizados no país, e mensurada a participação de enfermeiras3 brasileiras nas últimas cinco conferências da NANDA (NORTH AMERICAN N U RS I N G DIAGNOSIS ASSOCIATION), como um indicador desta produção.

PALAVRAS-CHAVE: classificações de enfermagem, pesquisa

ABSTRACT: This is an evaluation of Brazilian scientific production on nursing classifications, presented during the 6th National Symposium on Nursing Diagnosis and 1 st International Symposium on Nursing Classifications, held in São Paulo city on August 2002. Four diferent types of research studies were identified being developed in the country, and the participation of Brazilian nurses at NAN DA's last five biennial conferences was measured , as an indicator of this production.

KEY WORDS: nursing classifications, research

RESUMEN: Trata-se de una avaluación de la producción brasilena en la área de las clasificaciones de enfermería, presentada en lo VI Simposium Nacional sobre Diagnostico de Enfermería y lo I Simposium Internacional sobre Clasificaciones de Enfermería, que ha ocurrido en São Paulo en agosto de 2002. Se han identificado cuatro diferentes tipos de trabajos de pesquisa en la producción científica dei país, y se ha mensurado la participación de enfermeras brasilenas en las últimas cinco conferencias de NAN DA, como un indicador de esta producción.

PALABRAS CLAVE: clasificaciones de enfermería, pesquisa

Recebido em 20/1 1 /2002 Aprovado em 06/03/2003

1 Mestre em E nfermagem. Doutoranda do P rograma de Pós-gradu ação d a U N I F ESP. P rofessora Assistente do Departamento de Enfermagem da U N I FESP. Coordenadora Técnico-Administrativa da Diretoria de Enfermagem do Hospital São Paulo.

2 Livre Docente. Professora Associada do Departamento de Enfermagem da U N I F ESP. D iretora de Enfermagem do Hospital São Paulo.

3 Em virtude de a maioria dos membros da categoria profissional serem do gênero feminino, optou-se neste trabalho pelo termo "enfermeira" para designá-los

(2)

INTRODUÇÃO

Quando Florence Nightingale airmou, em 1 859, que: nA enfermagem desconhece os seus elementos específicos" (NIGHTI NGALE, 1 969), certamente não imaginava que esta observação continuaria atual após quase 1 50 anos. Foi somente um século depois, na década de 1 950, que as enfermeiras efetivamente começaram a mover-se em direção a uma conceptualização de sua prática, buscando uma sustentação teórica que levaria à descrição do Processo de Enfermagem como método para organizar as suas ações e ao desenvolvimento de diferentes modelos conceituais e teorias para descrever os conceitos próprios da Disciplina (NÓBREGA, 2000).

S eg u n d o N ó b re g a e G u t i e rrez ( 2 0 0 1 ) , o desenvolvimento e o uso de taxonomias ou sistemas de classificação na Enfermagem que vêm ocorrendo desde a década de 1 970, embora tenham contribuído com a descrição dos elementos d a prática de enfermagem a i n d a não solucionaram totalmente as q uestões relacionadas aos problemas ou situações específicas de que se ocupa a enfermeira , nem a definição de qual a contribuição especial da Enfermagem para prevenir, aliviar ou solucionar estes problemas, e aos resultados que pretende alcançar com as suas ações.

Garcia ( 1 998) observa que o desenvolvimento e a aceita b i l i d a d e d e u m s i st e m a d e c l a s s ifi cação são influenciados pelo seu potencial para aplicação prática, e que este aspecto tem sido observado no desenvolvimento de classificações de diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem, com a avaliação das possibilidades de uso destes sistemas na assistência, no ensino e na pesquisa, além do seu impacto nos instrumentos legais que orientam o exercício da profissão.

No Brasil , a primeira classificação de enfermagem a ser utilizada foi a de diagnósticos, da NAN DA (NORTH A M E R I CAN N U RS I N G D I AG N O S I S A S S O C I ATI O N ) , introduzida n o país pelo grupo da U niversidade Federal d a Paraíba, durante a década d e 1 980 (BARROS et a I . , 1 999). Desde então, tornou-se a mais conhecida e d ifu ndida, não apenas no meio acadêmico com também na prática clínica , num movimento que vem impulsionando o interesse das enfermeiras brasileiras para o estudo das classificações, na busca de uma padronização de linguagem e da visibilização da prática de enfermagem.

Ao longo de quase vinte anos, muitos trabalhos de pesq u isa vêm se n d o d esenvolvidos e m nosso p a í s , relacionados ao u so da taxonomia de d iagnósticos de enfermagem da NAN DA e , mais recentemente, têm-se observado também o i nteresse por outras classificações como a C I P E (CLAS S I F I CAÇÃO I NTERNACIONAL DA P RÁT I CA D E E N F E R M AG E M ) p r o p o sta p e l o I C N (INTERNATIONAL COUNCIL O F NURSES), a NIC (NURSING I NTERVENTIONS CLASSIFICATION) e a NOC (NURSING OUTCOM ES CLASSIFICATION) da U niversidade de Iowa.

N esta a p resentaçã o , p ro c u ra m os a n a l i s a r a produção científica sobre o assunto, desenvolvida no Brasil nos ú ltimos anos e a partici pação das pesq u i sadoras brasileiras nas conferências bienais promovidas pela NANDA, que pode ser considerada um indicador do crescimento do conhecimento relacionado às classificações no país.

TIPOS D E P ESQU ISA RELACIO NADA ÀS C LASSIFICA­ ÇÕES DE E N FERMAGEM NO B RASI L

A análise da produção científica envolvendo as classificações de enfermagem permite vislumbrar, a grosso modo, quatro d iferentes tipos de estudos que vêm sendo realizados, do ponto de vista dos objetivos a que se propõem. É importante observar que este agrupamento é de caráter fu ncional e não metodológico . Embora em cada tipo identificado predo m i nem alguns métodos específicos, interessou-nos, aq u i , apenas, classificar os trabalhos segundo a sua finalidade e a sua contribuição para a d isseminação d o uso das classificações. O agrupamento também evidenciou d iferentes n íveis de profundidade dos estudos que caracteriza o caráter progressivo da pesquisa em classificações no país.

P ESQUISAS DE FAM I LIARIZAÇÃO

Este grupo de trabalhos, certamente o maior de todos, caracteriza-se sobretudo pelos estudos exploratórios e descritivos, em que as enfermeiras buscam identificar os diagnósticos de enfermagem mais freqüentes em sua prática cl ínica. Nestes estudos, as enfermeiras desenvolvem o domínio sobre a linguagem proposta e exercitam o raciocínio clínico envolvido no estabelecimento dos diagnósticos de enfermagem através da análise de características deinidoras, fatores relacionados e fatores de risco encontrados em d iferentes gru pos de pacientes.

Tam bé m podem ser i nclu ídos neste g ru po os estudos que buscam associar a classificação de diagnósticos com as d iferentes teorias de enfermagem utilizadas como referencial teórico para a prática de enfermagem e os relatos de experiência sobre a utilização dos diagnósticos no ensino e na prática clínica de enfermagem. Pode-se dizer que estes estu d o s , ta m b é m , c o n t r i b u e m com o o bjetivo d e fa m i l i a rização e d e ava l i ação d a a p l i ca b i l i d a d e d a classificação.

Dentre os trabalhos apresentados nas últimas cinco conferências da NANDA, podemos citar como exemplos das pesquisas deste grupo, entre outros, os estudos de Cruz (1 994) e Nóbrega e Coler ( 1 994), na 1 oa Conferência; Cruz e Arcuri (1 995) e Moreira e Cavalho (1 995), na 1 1 a Conferência; Cavalcanti e Moreira ( 1 997), na 1 2a Conferência; Vale et aI. (1 999), Chianca ,Godoy e Donoso(1 999), na 1 3a Conferência Barros e Nóbrega (2002), Braga e Cruz (2002) e Maria, Guimarães e G uerriero (2002), na 1 4a Conferência.

P ESQU ISAS TRANSCUL TURAIS

Os estudos de adaptação transcultural representam uma vertente específica na pesquisa em classificações, destinada a promover u ma análise mais detalhada do p rocesso de t ra d u çã o e u t i l i zação de classificações concebidas em outro idioma e diferentes contextos culturais. Trata-se de u m t i p o de pesq u i s a essenci a l para o fortalecimento e disseminação do uso de classificações, pois d isponibiliza para os usuários dessas classificações uma versão semâ ntica e con ceitualmente coerente com a realidade brasileira.

Por constituírem estudos metodologicamente longos

(3)

A pesquisa nas classificações .. .

e detalhados, que não precisam ser replicados, são poucos os trabalhos deste tipo. Além da adaptação transcultural dos fenômenos de enfermagem da C I P E ( NÓB REGA, 2000) e das adaptações da taxonomia I da NANDA (NÓBREGA ;GARCIA, 1 994) e da taxonomia II (MICHEL;BARROS, 2002), começam a surgir trabalhos em que é realizada a adaptação de uma pequena parte de uma classificação, como o de Guimarães (200 1 ), que estudou algumas intervenções da NIC.

ESTUDOS DE VALIDAÇÃO

Os e st u d o s d e v a l i d a ç ã o d e d i a g n óst i c o s , intervenções e resu ltados de enfermagem constituem i m portante contri b u i ção para o desenvolvimento das taxonomias, oferecendo subsídios para o refinamento destes elementos da prática e para a avaliação de sua viabilidade e utilidade na prática cl ínica. Constituem um tipo de pesquisa metodologicamente mais complexa do que os estudos exploratórios, exigindo dos pesqu isadores u m profu ndo conhecimento do assunto estudado. E m levantamento realizado em 1 998 junto a 1 6 u niversidades e 1 hospital de ensino, Barros et aI. ( 1 999) verificaram que o método mais utilizado para a realização de estudos de validação de diagnósticos de enfermagem no país é o de Fehring (1 994). Nas conferências da NANDA, estudos de validação realizados por enfermeiras brasileiras começaram a aparecer a partir da 1 1 " Conferência, onde encontramos o trabalho de C r u z ( 1 99 5 ) , e n a 1 2" confe rê n ci a , n a q u a l fo ra m apresentados, entre outros, os trabalhos de Nóbrega e Cole r (1 997) e de Silva e Nóbrega ( 1 997). Nos proceedings da 1 3" Conferência encontramos os trabalhos de Abrão e Gutierrez ( 1 999), de Cruz e Correa ( 1 999) e de Martins, Gutierrez e Barros (1 999), e nos da 1 4" Conferência aparecem os estudos de Carvalho e Rossi (2002) e de Cruz e Pimenta (2002).

PESQUISAS QUE CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVI­ MENTO DAS TAXONOM IAS

Este tipo de pesquisa envolve a análise de conceitos, além do refinamento, desenvolvimento e proposição de novos diagnósticos, intervenções e resultados. São estudos que exigem de seus autores uma profunda compreensão da estrutura taxonômica utilizada e que constituem a mais a v a n ç a d a contri b u i çã o a o d es e n vo l v i m e n to d a s classificações.

Os trabalhos de Santos, Barbosa e Coler ( 1 994) e de Perez, Nóbrega e Coler ( 1 994), ambos orientados pela Dr" Marga Coler, na U niversidade Federal da Paraíba, apresentados na 1 0" conferência , constituem os únicos encontrados nos poceedings das cinco últimas conferências da NANDA relacionados à estrutura taxonômica em si. Quanto às propostas de novos d iagnósticos, algumas foram apresentadas nas conferências subseq üentes. N a 1 1 " Conferência apontamos o trabalho de Cavalho e Coler (1 995), e durante a 1 2" Conferência houve um maior número: Cavalho e Florentino ( 1 997), Araújo et aI. ( 1 997), Silveira , Coler e Nóbrega(1 997), Dias, Coler e Garcia( 1 997) e Lopes et aI. ( 1 997). É interessante observar que estes trabalhos não resultaram na incorporação dos diagnósticos, tal como foram a p resenta d o s , à Ta x o n o m i a d a N A N D A , e m b o ra , possivelmente, as sugestões tenham contribuído de alguma

forma para o trabalho do Comitê de Taxonomia.

Nenhum outro trabalho propondo novos diagnósticos foi apresentado nas demais conferências. Isto não significa que as enfermeiras brasileiras não estejam aptas a contribuir para o desenvolvi mento das classificações, mas é um

indicativo de que ainda estamos trabalhando ativamente na implementação do seu uso em nosso meio, uma etapa natural da construção deste conhecimento.

O C RESC I MENTO DA P RODUÇÃO C IENTíFICA EM C LA S S I F I C A ÇÕ E S D E E N FE R M A G E M E A PARTIC I PAÇÃO B RASILEIRA NAS CONFERÊNCIAS DA NANDA

Em 1 991 , na apresentação dos Anais do I Simpósio Nacional sobre Diagnósticos de Enfermagem, a professora Laís Franco relatava que aquele evento constituía um desafio para os organizadores e para a Enfermagem brasileira, pois a literatura e os trabalhos na área eram, então, incipientes. O simpósio contou com a participação não só das pessoas que lideravam a trajetória de disseminação da taxonomia de diagnósticos de enfermagem da NANDA no Brasil, mas também com nomes de destaque no cenário da pesquisa em enfermagem no país, convidados a discorrer sobre o tema. A partir daquele evento, entretanto, a produção científica envolvendo a taxonomia de d iagnósticos de enfermagem e outras classificações vem crescendo em ritmo acelerado. Ao longo dos últimos onze anos, outros cinco simpósios nacionais ocorrera m , além de u m simpósio internacional e diversos outros eventos abordando este tema, deixando os d iagnósticos de enfermagem a esfera da curiosidade científica e dos trabalhos desenvolvidos em nível de programas de pós-graduação, para serem inseridos cada vez mais nos currículos de graduação e na prática clínica da enfermagem brasileira , passando a fazer parte do conteúdo de artigos publicados em periódicos de enfermagem de circulação nacional.

Este movi mento refletiu-se na participação de enfermeiras brasileiras nas conferências bienais da NANDA. Analisando-se os trabalhos publicados nos poceedings das ú lt i m a s c i n co co n fe rê n c i a s (CARRO LL-J O H N S O N ; PAQU ETTE , 1 994, RANTZ;LEMONE, 1 995, 1 997, 1 999, 2002), pode-se observar que, a partir da 1 0" Conferência, o número de trabalhos aceitos, tanto sob a forma de pôsteres como de comu nicações orais, vem crescendo a cada ano, como mostra o quadro 1 . Isto fez das brasileiras o maior g ru p o não n o rte- a m e ri ca n o a parti cipar d o evento , estabelecendo-se como liderança no panorama intemacional.

Quadro 1 - Participação de enfermeiras brasileiras nas últimas 5 conferências da NANDA, segundo análise dos seus proceedings

Conferência Ano Paper Pôster Outro

1 0' 1 992 01 04

1 1 ' 1 994 0 1 0 9 Painel internacional

1 2' 1 996 02 20 Painel internacional

1 3' 1 998 03 1 8 Painel

internacional

1 4' 2000 1 2 1 6 Painel intemacional

(4)

Embora algumas pessoas encarem tal fato com certo ceticismo, ponderando que talvez pela d ificuldade em fazer com que o uso de classificações seja unanimidade em seu próprio país, a NAN DA tenha optado por garantir a internacionalização de seu trabalho facilitando a participação de enfermeiras de outros países, é inegável que o contexto da globalização de i nformações esteja impulsionando este tipo de movimento.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A consciência cada vez maior da necessidade de uma linguagem padronizada para denominar os elementos da prática de enfermagem, tornando-a visível e mensurável, faz com que tenha aumentado, gradualmente, o número de adeptos dos estudos sobre as classificações de enfermagem no país.

O advento da informatização dos serviços de saúde certamente contribuirá para a efetivação das classificações como ferramenta de trabalho da enfermeira, mas, para isso, é preciso que essas linguagens sejam familiares para os profissionais. Assim , o desenvolvimento cada vez maior de estudos no assunto é fundamental.

Diversas têm sido as abordagens metodológicas empregadas na produção de trabalhos científicos voltados para o estudo das classificações de enfermagem no Brasil , e pode-se observar um caminhar progressivo para um n ível de teorização cada vez mais profundo nestes trabalhos, a exemplo do que ocorreu nos Estados Unidos.

Embora a grande maioria de trabalhos constituam estudos exploratórios visando identificar os diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem em populações específicas de pacientes/clientes, existem pesquisas sendo desenvolvidas no Brasil que avançam na construção do conhecimento nesta área. Cabe frisar que os estudos exp l o ratórios são esse n c i a i s p a ra sed i m e nta r este conheci mento, constitu indo i m portante mecanismo de divulgação e solidificação das classificações.

Finalmente, lembramos que a produção científica nesta área deve ser contínua, pois como lembra Nóbrega e Gutierrez (200 1 ), u m sistema de classificação constitui um processo em desenvolvimento constante, cujos termos podem ser passíveis de i nclusão, revisão, modificação ou exclusão, e somente a sua aplicação na prática clínica pode subsidiar estas ações.

REFERÊNCIAS

ABRÃO, A. C. . V.; GUTIERREZ, M . G. R. Validation of the nursing diagnosis Inneffective Breastfeeding. ln: RANTZ; M. J.; LeMONE,

P. (Ed.). Classificatio n of N u rs i n g Diag noses -Proceed ings of

the T h i rteenth Co nfe re n ce . G l e n d a l e , C a l ifo rn i a : C I NA H L I nformation Systems, 1 999. p. 277-84.

ARAÚJO, E. C. et aI. Workforce deficit: a proposed community nursing diagnosis for an isolated community. l n : RANTZ; M. J . ;

LeMON E , P. ( Ed . ) . C lass ifi cati o n o f N u rs i n g D i a g n oses

-Proceedings of the Twelfth Conference. Glendale, California:

CINAHL I nformation Systems, 1 997. p.34 1 .

ARAÚJO, E . C . et a I . H ig h risk for social marginalization: a

com m u n ity d iagnosis. l n : RANTZ; M. J . ; LeMONE, P. (Ed . ) .

C lassification o f N u rs i n g D i a g n oses - Proceed ings of the Twelfth Conference. Glendale, California: CINAHL I nformation Systems, 1 997. p. 342.

BARROS, A. L. B. L. et a I . N u rsing d iagnosis in Brazil: the translation of NANDA taxonomy to Portuguese, cultural issues and validation processo l n : RANTZ; M . J . ; LeMONE, P. (Ed.).

C l ass ificati o n of N u rs i n g D i a g n oses - Proceedings of the thirteenth Conference. Glendale, California: CINAHL I nformation Systems, 1 999. p. 2 1 9-223.

BARROS, A L. B. L.; NÓBREGA, M. M. L. Nursing care model and d iagnoses in a Brazilian general school-hospital. ln: RANTZ; M . J . ; LeMON E, P. (Ed.). C lass ificatio n o f N u rsing Diagnoses

-Proceedings of the Thirteenth Conference. Glendale, California: C I NAHL I nformation Systems, 2002. p. 1 77-8.

BRAGA, C. G . ; C RUZ, D. A. L. M. Powerlessness and locus of control of post-operative cardiac surgery patients. ln: RANTZ; M . J . ; LeMONE, P. (Ed.). C lassification o f N u rsing Diagnoses

-Proceedings of the Fou rteenth Conference. Glendale, California: C I NAHL I nformation Systems, 2002. p. 34-43.

CARROLL-JOHNSON, R. M.; PAQUETTE, M. (Ed.). Classification of N u rsi n g Diagnoses - Proceedings of the Tenth Conference. North America n N u rsing Diag nosis Association. Phi ladelphia: Lippincott, 1 994.

CARVA L H O , E. C . ; C O L E R, M. S. D i a g n oses of H u m a n Response Pattern: Comm u nicating. l n : RANTZ; M. J . ; LeMONE, P. (Ed.). C lassificatio n o f N u rs i n g Diag noses - Proceed ings of t h e E l eve n t h C o nfe re n ce . G l e n d a l e , C a l iforn i a : C I N A H L I nformation Systems, 1 995. p. 1 56.

CARVALHO, E. C.; FLORENTINO, W. D. Pattern Communicating: Proposal and validation of new nursing diagnosis. ln: RANTZ; M. J . ; LeMON E, P. (Ed .). C lassification of Nursing Diagnoses ­ P roceed ings of the Twelfth Conference. Glendale, Cal ifornia: C I NAHL I nformation Systems, 1 997. p. 339.

CARVALHO, E. C.; ROSSI , L. A. Validation of ICNP - Alpha version in Brazil . l n : RANTZ; M. J . ; LeMONE, P. (Ed.). C lassification of N u rsing Diagnoses -Proceedings of the Fourteenth Conference. Glendale, California: C I NAHL I nformation Systems, 2002. p. 60-6.

CAVALCANTI , M. S. L.; MORE I RA, A. S. P. Proposal to assist preg nant wom e n focu s i ng Horta's referential and NAN DA's Taxonomy I . ln: RANTZ; M. J.; LeMON =, P. (Ed.). Classification of N u rsing Diagnoses - Proceedings of the Twelfth Conference.

Glendale, California: C I NAHL I nformation Systems, 1 997. p. 351 .

CH IANCA, . C. M.; GODOY, S. C. B.; DONOSO, M. . . Diagnosis incidence in surgical patients care of the HCUFMG/Brazil. l n : RANTZ; M . J . ; LeMON E , P. (Ed.). C l ass ification of N u rs i n g D i a g n os e s - P roceed i n g s of the T h i rteenth Conference. Glendale, California: C I NAHL I nformation Systems, 1 999. p. 554.

COLE R, M. S.; NÓBREGA, M. M. L . ; PEREZ, . L. A. B. The utilization of defining characteristics in a transcultural validations study: a case for standardization. l n : CARROLL-JOHNSON, R. M.; PAQU ETTE, M. (Ed.) C l assification of N u rsing Diagnoses ­

Proceedings of the Tenth Conference. North American Nursing Diagnosis Association. Philadelphia: Lippincott, 1 994. p.225-8.

CRUZ, D. A. L. M . ; ARC U R I , E. A. M . Nursing diagnosis of patients with chronic cardiac Chagas' disease. ln: RANTZ; M. J.; LeMONE, P. (Ed.). C lassificalio n o f N u rsing Diag noses -Proceedings of

(5)

A pesquisa nas classificações .. .

t h e E l eventh Confe re n c e . G l e n d a l e , C a l ifo rn i a : C I NA H L I nformation Systems, 1 995. p. 278.

CRUZ, D. A L. M.; CORREA, C. G. Pain: clinical validation with post-operatory ca rdiac s u rgery patients. l n : RANTZ; M. J . ;

LeMON E , P. (Ed . ) . C l assificatio n o f N u rs i n g D i a g n oses

-Proceedings of the Thirteenth Conference. Glendale, California: CINAHL Information Systems, 1 999. p. 566.

CRUZ, D. A. L. M.; P I M ENTA, C. Chronic pain:nursing d iagnosis or syndrome? ln: RANTZ; M . J.; LeMONE, P. (Ed.). C lassification of N u rs i n g D i a g n o s e s - P roce e d i n g s of the F o u rteenth Conference. Glendale, California: C I NAH L I nformation Systems, 2002. p. 88-96.

CRUZ, I . C. F. Validity of na instrument tool to guide the nursing diagnostic processo ln: CARROLL-JOHNSON, R. M.; PAQU ETTE, M. (Ed.) Classification o f N u rs i n g Diagnoses - Proceedings of

the Te nth Conference. N o rth American N u rs i n g Diagnosis Association. Philadelphia: Lippincott, 1 994. p.350.

DIAS, M. D.; COLER, M. S.; GARCIA, T. R. Labor pain: a proposed n u rs i n g d i ag no s i s . l n : RANTZ; M . J . ; Le M O N E , P. ( Ed . ) .

Cl assification of N u rs i n g D i a g n oses - Proceed ings of the Twelfth Conference. Glendale, California: CI NAHL I nformation Systems, 1 997. p. 349.

FEHRING, R. J. Symposiu m on validation models: the Fehring model. ln: CARROLL-JOHNSON, R. M.; PAQU ETTE, M. (Ed . ).

Classification of N ursi n g Diagnoses - Proceedings of the Tenth

Conference. North American N u rsing Diagnosis Association. Philadelphia: Lippincott, 1 994. p.55-62.

GARC IA, . R. O ensino do d iag nóstico de enfermagem: a experiência do Curso de Mestrado em Enfermagem da U FPB. l n : S I M P Ó S I O NAC I O N A L S O B R E D I A G N Ó ST I C O D E ENFERMAGEM, IV, 1 998, Curitiba. Anais ... Curitiba: ABEn-PR,

1 998. p. 1 4-23.

G U I MARÃES, H . C. Q. C. P. I nte rvenções de e nfe rmagem

propostas pela N ursing I nterventions Classification (N IC) para o diagnóstico de enfermagem Excesso de Volume de Líq uidos.

São Paulo, 2000. 1 63p. Tese (Doutorado) - Departamento de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, 2000.

LOPES, D. et aI. High risk for misery: a pro posai for an aggregate n u rs i n g d i agnosis. l n : RANTZ; M . J . ; Le M O N E , P. (Ed . ) .

C l assification of N u rs i n g D i a g n oses - Proceedings o f the Twelfth Conference. Glendale, California: C I NAHL I nformation Systems, 1 997. p. 364.

MARIA, . L. R.; GUIMARÃES, H. C. Q. C. P.; GUERRI ERO, A. L. S. Adult patient's diag noses at first day post-operative ca rd iac surgery. ln: RANTZ; M. J.; LeMONE, P. (Ed.). Classificatio n of N u rsing Diagnoses - Proceedings of the Fourteenth Conference. Glendale, California: CINAHL I nformation Systems, 2002. p. 1 32-1 35.

MART I N S , 1 . ; GUTI ERREZ, M . G. R.; BARROS, A L . B . L

Identification. and validation of the defining characteristics of the nursing diagnosis Innetective Aiway Clearance. l n : RANTZ; M. J . ; LeMONE, P. (Ed . ). Class ification of N u rsing Diagnoses -Proceedings of the Thirteenth Conference. Glendale, California: CI NAHL I nformation Systems, 1 999. p. 574.

M ICHEL, J. L. M.; BARROS, A. L. B. L. Adaptação transcultural da taxonomia I I de d iag nósticos de enfermagem da NAN DA ao contexto brasileiro. ln: SIMPOSIO NACIONAL DE DIAGNÓSTICO

DE ENFERMAGEM, VI, São Paulo, 2002. Livro programa .. . São Paulo, ABEn-SP, 2002. p.59.

MOREIRA, A S. P. ; CARVALHO, E. C. Nursing process applied to an epileptic patient: adoption of Horta's theoretical model and NANDA's revised Taxonomy I. l n : RANTZ; M. J.; LeMONE, P. (Ed.).

C lassification of N u rs i n g D i a g n oses - Proceed ings af the Eleventh Conference. Glendale, California: CINAHL Information Systems, 1 995. p. 280.

N IGHTINGALE, F. N otes on n u rsing: What it is and what it is not. New York: Dover Publication, 1 969. p. 9.

NÓB REGA, M . M . L. E q u ivalência semântica e análise da uti l ização na prática dos fenômenos de e nfermagem da CIPE - versão Alfa . São Paulo, 2000. 263 P Tese (Doutorado) -Departamento de Enfermagem da U niversidade Federal de São Paulo, 2000.

NÓBREGA, M . M. L.; COLER, M. S. The utilization of Horta's Basic Human Needs Theory in the identification and classification of nursing diagnoses in Brazil. l n : CARROLL-JOHNSON, R. M . ; PAQUETTE , M . (Ed .) C lass ificatio n o f N u rsing Diagnoses -Proceedings of the Tenth Conference. North American Nursing Diagnosis Association. Philadelphia: Lippincott, 1 994. p. 377-8.

NÓBREGA, M. M. L.; COLER, M. S. A transcultural validation of the NANDA nursing diag nosis Fear: more defining characteristics are indicated. l n : RANTZ; M . J . ; LeMONE, . (Ed.). Classification of N ursi n g Diagnoses - Proceedings of the Twelfth Conference. Glendale, California:CINAHL Information Systems, 1 997. p. 362.

NÓBREGA, M. M. L.; GUTI ERREZ, M. G. R. Análise da utilização na p rática d o s t e r m o s a t ri b u í d o s aos fe n ô m e n o s d e enfermagem d a C I P E - versão Alfa. Rev. Bras. Enferm . , Brasília, v. 54, n. 3, p. 399-408, jul ./set. 200 1 .

NÓBREGA, M . M . L.; GARCIA, . R. (Org.) U n iform ização da l i ng uagem dos d i a g nósticos d e e nfe rmagem da NAN DA: sistematização das p ropostas do I I SNDE. João Pessoa: União/ CNRDE/G I D E-PB, 1 994.

PEREZ, . L. A. B.; NÓBREGA, M . M . L.; COLER, M. S. A bicullural study in the use of axes of the proposed NANDA Taxonomy II to detect crisis-preci pitati n g factors i n u n d ergraduate nursing students. l n : CARROLL-JOH NSON, R. M.; PAQUETTE, M. (Ed.) Classification o f N u rsing Diag noses - Proceedings of the Tenth Conference. North American N u rsing Diagnosis Assaciation. Philadelphia: Lippincott, 1 994.p. 380-1 .

RANTZ; M . J . ; LeMO N E , P. (Ed.). C l assification of N u rs i n g

Diag noses - Proceedings of the Elevenlh Conference. Glendale,

California:CINAHL I nformation Systems, 1 995. 48 1 p.

RANTZ; M . J.; LeMO N E , P. (Ed.). Classification of N u rsi n g Diagnoses - Proceedings of the Twelfth Conference. Glendale, California: C I NAHL Information Systems, 1 997. 51 0p.

RANTZ; M . J . ; LeMO N E , P. (Ed.). C lass ification of N u rs i n g D i a g n o s e s - P roceed i n g s of lhe T h i rteenth Co nference. Glendale, California:CI NAHL I nformalion Systems, 1 999. 7 1 0p.

RANTZ; M . J.; LeMON E, P. (Ed . ) . C lassification of N u rs i n g D i a g n oses - P roceed i n g s of the Fou rteenth Conference. Glendale, California: C I NAHL I nformation Systems, 2002. 230p.

SANTOS, S. R.; BARBOSA, M . Z. U.; COLER, M. S. An analysis of the axial concept as proposed by the NANDA Taxonomy

(6)

Committee related to community diagnoses of a rural community i n N o rtheastern B raz i l . l n : C A R R O L L -J O H N S O N , R . M . ;

PAQU ETTE, M . (Ed . ) C lassification of N u rsing Diagnoses

-Proceedings of the Tenth Conference. North American Nursing Diagnosis Association. Philadelphia: Lippincott, 1 994. p. 375-6. S I M P Ó S I O NAC I O N A L S O B R E D I A G N Ó S T I C O S D E

ENFERMAGEM, 1 , 1 99 1 , São Paulo. Anais . . . São Paulo: GI DE­

SP/IDPC/EPM, 1 99 1 .p. 1 35-44.

S I LVA , M. F. O . C . ; N Ó B R EGA, M. M. L . A cultura l l y a n d developmentally-specific validation study o f t h e NAN DA Nursing diagnosis: I n neffective breathing pattern. l n : RANTZ; M. J . ; LeMONE, P. (Ed . ) . C l ass ificati o n o f N u rs i n g D i a g n oses -Proceedings of the Twelfth Conference. Glendale, California:

C I NAHL I nformation Systems, 1 997. p. 252-6.

SILVEIRA, M. F. A.; COLE R, M. S.; NÓBREGA, M. M. L. Assessment of the perception of being disrobed in Brazilian ICU patients: evolution of a nursing diagnosis. l n : RANTZ; M. J.; LeMONE, P.

(Ed . ). C lassificatio n of N ursi n g Diagnoses - Proceed ings of

t h e Twe lfth C o n f e re n c e . G l e n d a l e , C a l iforn i a : C I N A H L I nformation Systems, 1 997. p. 406-1 0.

VALE, I. N . et aI. N u rsing diagnoses in neonatal ICU. ln: RANTZ; M. J . ; LeMON E, P. (Ed . ) . C l assifi cation of N u rsing Diagnoses ­

Proceedings of the Thiteenth Conference. Glendale, California: C I NAHL I nformation Systems, 1 999. p. 568.

Referências

Documentos relacionados

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Através do experimento in vivo, verificou-se que o pó nebulizado de nanocápsulas (Neb-NC) é efetivo na proteção da mucosa gastrintestinal frente à indometacina, enquanto que os

Convênio de colaboração entre o Conselho Geral do Poder Judiciário, a Vice- Presidência e o Conselho da Presidência, as Administrações Públicas e Justiça, O Ministério Público

Os dados experimentais de temperatura na secagem da pêra em estufa a 40 o C estão apresentados na Figura 6, assim como os valores calculados pelo modelo

FIGURA 1: Valores médios da porcentagem de germinação de sementes de Hymenaea stigonocarpa submetidas a diferentes tratamentos pré-germinativos.. contrapartida, Souza et

Você não deve tomar BISOLTUSSIN se tiver alergia à substância ativa ou a outros componentes da fórmula; em tratamento concomitante ou tratamento nas 2 semanas anteriores com

a) Termo de Colaboração: instrumento pelo qual são formalizadas as parcerias estabelecidas pela administração pública com organizações da sociedade civil,

As variedades linguísticas registradas no Atlas Linguístico da Mesorregião Sudeste de Mato Grosso evidenciam a influência da fala de outras regiões do Brasil, como ficou