• Nenhum resultado encontrado

Sobre o domínio da natureza na filosofia da história de Theodor W. Adorno: uma questão para a educação.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Sobre o domínio da natureza na filosofia da história de Theodor W. Adorno: uma questão para a educação."

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

S

obre

o domínio da natureza

na ilosoia da história de

Theodor W. Adorno: uma

questão para a

educação

Jaison José Bassani Alexandre Fernandez Vaz Universidade Federal de Santa Catarina

Introdução

(2)

O io condutor da análise, como uma espécie de roteiro metodológico, é, no entanto, um texto menos conhecido no contexto brasileiro, fruto de uma con-ferência proferida por Adorno em 1932: A ideia de história natural (Adorno, 2003, p. 588-622; 1991, p. 103-134).

Ao tomarmos esse texto como um io condutor da exposição que se -gue, buscamos uma porta de entrada à ilosoia de Adorno por meio de uma obra mais breve, mas que contém desti-lados muitos dos problemas e questões levantados em seus demais trabalhos, considerando-a uma espécie de índice por meio do qual é possível acessar os temas mais diretamente relacionados à problemática do domínio da natureza na filosofia da história. Nesse texto, como indica Duarte (1993, p. 58), pode-mos rastrear importantes pressupostos da concepção de domínio da natureza que reaparecerá posteriormente, com todas as suas nuanças, na obra escrita com Horkheimer. Para Buck-Morss (1981, p. 132), não apenas no que se refere à noção de domínio da natureza, mas a Dialética do esclarecimento como um todo pode ser lida como a efetivação da ideia de história natural expressa por Adorno já naquele trabalho de 1932.

No texto-conferência, encon-tramos um conceito que representa elemento-chave no pensamento e no método de Adorno, e que constitui o ponto fulcral de nossa investigação. Trata-se do conceito de segunda natureza (zweite Natur). Tal categoria, como o próprio Adorno esclarece, e conforme se verá nas próximas páginas, constitui fundamento essencial da concepção de história natural, no sentido da superação da antítese habitualmente atribuída ao embate história e natureza.

Para cumprir o objetivo proposto, apresentamos, na primeira parte do trabalho, como Adorno compreende o fundo duplo dos conceitos de história e natureza. Logo após, expomos o núcleo--chave da ilosoia da história de Ador no: a crítica à repetição do sempre-igual ( Im-mergleichen), tema que, como veremos, é de forte inspiração benjaminiana. Na terceira parte, concentramo-nos no conceito de segunda natureza. Por im, a título de nota inal, exploramos algumas consequências da concepção de domínio da natureza na ilosoia de Adorno para o campo educacional, em comentário sobre a relação entre corpo, técnica e produção da consciência reiicada.

Sobre o

duplo

caráter dos conceitos

de história e natureza em Adorno

(3)

O tema do domínio da natureza está presente com maior ou menor força desde os trabalhos da juventude de Adorno até as obras de sua maturi-dade intelectual. Frequentes, embora por vezes de forma menos explícita, as passagens nas quais a temática aparece mostram as preocupações do autor, já desde o primeiro terço do século pas-sado, com as relações perversas entre o humano e a natureza, e com o esforço sem limites do primeiro para dominar e operacionalizar a si mesmo e o seu entorno. Tanto em obras escritas ante-riormente ao período de redação da Dia-lética do esclarecimento, quanto naquelas da mesma época ou preparadas em mo-mento posterior ao de sua publicação,1 podemos encontrar claras referências à concepção de uma “dialética do es-clarecimento” nesse processo, segundo o qual, como dito anteriormente, o controle e a manipulação da natureza, condições necessárias para a civilização, se prolongam na dominação do homem pelo homem, e de cada indivíduo sobre si mesmo.

No que se refere aos textos da juventude de Adorno, destaca-se espe-cialmente, dentro dos objetivos desta investigação, a conferência “A ideia de história natural”(Adorno, 1991, p. 103-134; 2003, p. 588-622). Ela representa a contribuição para a conhecida “Dis-cussão de Frankfurt”, o debate sobre o historicismo que ocorria na universida-de daquela cidauniversida-de e do qual já haviam participado, entre outros, Max Scheler e Karl Mannheim (Buck-Morss, 1981, p. 119). O problema que se coloca para Adorno é o da fundamentação ilosóica

1 Por exemplo, Adorno (1993, p. 209; 2003, 2127-2128, 8407 e 8431-8432; 1995b, p. 29 e 45).

de um conceito de história natural capaz de permitir a superação da oposição tra-dicional entre os de história e natureza (Adorno, 1991, p. 104; 2003, p. 589). Portanto, como ele mesmo declara, não se trata de entender tal conceito “[…] en un sentido precientíico tradicional, ni siquiera de historia de la naturaleza, al modo en que la naturaleza es el obje-to de las ciencias de la naturaleza”. Ao mesmo tempo, complementa Adorno, esses dois conceitos não são entendidos “[…] como deiniciones de esencia de una validez deinitiva, sino que persigo el propósito de llevar tales conceptos hasta un punto en el que queden supe-rados en su pura separación” (Adorno, 1991, p. 104; 2003, p. 589).

Conforme afirma Buck-Morss (1981, p. 112-122), o próprio título da conferênciaassinala o caráter dialético da abordagem de Adorno, expondo o seu entendimento em relação aos dois conceitos e, sobretudo, indicando a forma como ele os emprega em seus escritos (inclusive nos da maturidade intelectual): como conceitos cognitivos, ferramentas críticas para a compreensão e desmistiicação da realidade. Ao mesmo tempo, cada conceito representaria a chave para a desmistiicação e o enten -dimento do outro:

La naturaleza daba la clave para exponer la no identidad entre el concepto de historia (como idea re-gulativa) y la realidad histórica, del mismo modo que la historia

propor-cionaba la clave para desmitiicar la

(4)

Del mismo modo, los fenómenos “naturales” del presente no eran idénticos al concepto de naturaleza (como realidad esencial o verdad), porque […] habían sido histórica-mente producidos. (Buck-Morss, 1981, p. 112-113, grifos do original).

Ao insistir na imbricação entre história e natureza, mais especifica-mente na inter-relação dialética, na não identidade e, no entanto, na mútua determinação desses dois conceitos, Adorno recusa-se a conceder-lhes – em oposição à ontologia heideggeriana, mas também a certa tradição hege-liano-marxista, representada espe-cialmente por Lukács– o estatuto de princípio ontológico (Buck-Morss, 1981, p. 113; Jay, 1988, p. 98). Para Adorno, a partir do momento em que determi-nada teoria estabelece a história ou a natureza como premissa ontológica, perde-se, com isso, como aponta Buck--Morss (1981, p. 122-123), os signiicados multidimensionais de cada conceito. O resultado, em ambos os casos, airma a comentadora, é a justiicação ideológica do existente,seja porque as condições sociais são entendidas como “naturais”, perdendo-se de vista seu devir histórico, ou ainda porque o processo histórico, a partir da ideia de que há um télos a ser alcançado, é considerado essencial, desprezando-se como simples contin-gência o sofrimento dos indivíduos par-ticulares e a materialidade que compõe a história; seja ainda porque a própria materialidade é ontologizada como es-sência em si mesma. Conforme sustenta Adorno, só é possível levar adiante a ideia de uma história natural a partir de uma perspectiva crítica, na medida em que se insiste na tensa relação entre estes dois conceitos:

Si es que la cuestión de la relación entre naturaleza e historia se ha de plantear con seriedad, entonces sólo ofrecerá un aspecto respon-sable cuando consiga captar al Ser histórico como Ser natural en su deter-minación histórica extrema, en donde es máximamente histórico, o cuando consiga captar la naturaleza como ser histórico donde en apariencia persiste en sí mis-mo hasta lo más hondo comis-mo naturaleza. (Adorno, 1991, p. 117; 2003, p. 604, grifos do autor)

(5)

coniguración derrota cualquier preten -sión de la Razón” (Adorno, 1991, p. 73; 2003, p. 555). Tal rechaço está ancorado na crítica de Adorno às concepções de história como movimento ascendente em direção a uma unidade sintética, a um “resgate” ou reconciliação de uma totalidade “perdida”. Em uma palavra: na crítica às interpretações da história como progresso. Para Adorno, assim como também para Max Horkheimer e, sobretudo, para Walter Benjamin, seus interlocutores mais próximos, a gloriicação da história como categoria suprema tem como consequência, em termos ilosóicos, a racionalização e a justiicação do sofrimento e da violência que seu curso impõe aos indivíduos, em sua particularidade, e à natureza. Se há progresso na história, como elemento articulador e unificador do caráter disperso e caótico dos eventos históri-cos, o que de alguma forma valida o conceito de “história universal” – que está na base tanto da ilosoia hegeliana e das ciências matemáticas de Kant, quanto do desenvolvimento positivista da ciência histórica (Adorno, 2003, p. 3343; 2009, p. 265) –, este só pode ser pensado, em face da vida atormentada e da monstruosidade do existente, num único sentido: como aumento crescente do domínio e da violência contra a na-tureza humana e inumana. Em um tom muito próximo daquele das teses Sobre o conceito de história de Benjamin (1977, 1985), Adorno airma que

A história universal precisa ser construída e negada. Depois das catástrofes passadas e em face das

catástrofes futuras, a airmação de

um plano do mundo dirigido para o melhor, um plano que se manifesta na história e que a sintetiza, seria

cínica. No entanto, não se precisa negar com isso a unidade que sol-da as fases e os momentos descon-tínuos, caoticamente estilhaçados, da história, uma unidade que, a partir da dominação da natureza, se transforma em domínio sobre os

homens e, por im, em domínio so -bre a natureza interior. Não há ne-nhuma história universal que con-duza do selvagem à humanidade, mas há certamente uma que con-duz da atiradeira até a bomba atô-mica. (Adorno, 2003, p. 3344- 3345; 2009, p. 266)

(6)

[…] não menos ilusória é já a questão de saber se a natureza se mostra como o elemento absolu-tamente primeiro, como algo pura e simplesmente imediato em face de suas mediações. Ela representa aquilo que ela persegue sob a forma hierárquica do juízo analítico cujas premissas governam tudo o que se-gue e repete assim o obnubilamen-to do qual ela gostaria de escapar. (Adorno, 2003, p. 3407-3408; 2009, p. 297-298)

Não é apenas a relação entre os conceitos de natureza e história que é compreendida como dialética em A ideia de história natural, mas também a própria constituição “interna” de cada uma dessas categorias, uma vez que, ao conterem em seu interior dois níveis antagônicos de signiicados, tanto natu -reza quanto história se mostram como conceitos dialéticos em si mesmos. Segundo Buck-Morss (1981, p. 122), cada qual possui um duplo caráter, um aspecto ou signiicado “positivo” e outro “negativo”. Em relação ao conceito de natureza – embora Adorno advirta não ser possível determinar precisamente seu signiicado por meio de deinições prévias, mas somente por mediação na análise –, tem-se, por um lado, como polo “positivo”, a sua dimensão mate-rialista, concreta, substrato sobre o qual se desenrola a história da humanidade;2

2 Esse polo “positivo” do conceito de natureza também está presente no conceito adornia-no de não idêntico, como “algo” irredutível que, apesar da força do princípio de identi-dade da razão formalizada, subsiste na con-ceituação da realidade concreta, dos entes particulares; como “[…] lembrança do não conceitual enquanto pressuposição de todos os conceitos, ou enquanto solo alimentício e alvo de qualquer pensamento” (Türcke,

aquilo “[…] que sustenta [tragen] a história humana […], o que nela há de substancial” (Adorno, 1991, p. 104; 2003, p. 589;).3 Por outro, o signiicado “negativo” do conceito de natureza, tal como Adorno o delimita, diz respeito ao mundo natural ainda não transformado pelo trabalho, ainda não incorporado pela história, não conhecido, em uma palavra, não humanizado, e que repre-senta uma ameaça, um fora de controle, ao homem. Trata-se da natureza como mito, o que “[…] está aí desde sempre” (idem, ibidem) e cujo destino será eterna-mente igual, sem que jamais se possa dele escapar. A eterna remissão de todo ser e acontecer à origem mágica e ancestral, a qual já contém em si a ex-plicação de tudo aquilo que virá – repe-tição ininita de si próprio –, constitui a característica fundamental do discurso mitológico, e que será posteriormente equiparado ao conceito de natureza,ou, pelo menos, a uma dimensão dele:

As representações míticas tam-bém podem se reduzir integralmen-te a relações naturais. Assim como a constelação de Gêmeos remete, como todos os outros símbolos da dualidade, ao ciclo inescapável da natureza; assim como este mesmo

2004, p. 53). Nas palavras de Adorno (2003, p. 2843-2844; 2009, p. 18): “Em verdade,

todos os conceitos,, mesmo os ilosóicos,

apontam para um elemento não conceitual porque eles são, por sua parte, momentos da realidade que impele à sua formação – pri-mariamente com o propósito de dominação

da natureza. […] A relexão ilosóica asse -gura-se do não conceitual no conceito”.

(7)

ciclo tem, no símbolo do ovo, do qual provêm os demais, seu símbolo remoto; assim também a balança nas mãos de Zeus, que simboliza a justiça de todo o mundo patriarcal, remete à mera natureza. […] Os mitos, assim como os ritos mágicos, têm em vista a natureza que se re-pete. Ela é o âmago do simbólico: um ser ou um processo representa-do pelo eterno porque deve voltar sempre a ocorrer na efetuação do símbolo. Inexorabilidade,

renova-ção ininita, permanência do signii -cado não são apenas atributos de to-dos os símbolos, mas seu verdadeiro conteúdo. (Horkheimer; Adorno, 1985, p. 30-31; 2003, p. 1127-1128).

Aliás, não seria exagero dizer que essa forma de compreender a natureza, como conceito que contém dois níveis de signiicados opostos, é levada ao paro -xismo pelos autores da Dialética do escla-recimento, especialmente na abordagem do domínio sobre o ambiente natural por parte do humano – mas também em relação ao domínio de si, daquilo que há de natureza em nós. Quando a natureza se contrapõe ao homem como força mítica, é de advogar o controle e o conhecimento sobre ela por parte da razão e da Aufklärung; porém, quando o controle da natureza adquire a forma de dominação violenta e desmedida, Adorno e Horkheimer mostram que essa mesma razão, convertida em ins-trumento, se torna mítica:

Os homens sempre tiveram de escolher entre submeter-se à natu-reza ou submeter a natunatu-reza ao eu. Com a difusão da economia mer-cantil burguesa, o horizonte som-brio do mito é aclarado pelo sol da

razão calculadora, sob cujos raios gelados amadurece a sementeira da nova barbárie. Forçado pela do-minação, o trabalho humano ten-deu sempre a se afastar do mito,

voltando a cair sob o seu inluxo,

levado pela mesma dominação. (Horkheimer; Adorno, 1985, p. 43; 2003, p. 1153)

(8)

mulher, cujo canto mágico é capaz de enfeitiçar os sentidos humanos, levando aquele que o ouve a se atirar no mar atrás dos seus encantos, Ulisses orde-na que seus remadores o amarrem ao mastro do navio, de tal modo que possa ouvir o canto sedutor sem que se jogue ao mar e pereça. Ao mesmo tempo, exige que seus comandados, que devem continuar remando, tapem os ouvidos com cera para que não ouçam nem o canto daquelas fadas, nem os suplícios de seu senhor ordenando que o soltem. Na interpretação de Adorno e Horkheimer, a passagem de Ulisses e seus comandados pela ilha das Sereias representa uma espécie de condensação de todo o percurso de desenvolvimento do esclarecimento: “as medidas tomadas por Ulisses quando seu navio se aproxi-ma das Sereias pressagiam alegorica-mente a dialética do esclarecimento” (idem, p. 45 e 1157-1158). Isto porque, conforme interpreta Gag ne bin (2003a, p. 51-55), a análise desse episódio permi-te apreender alguns dos processos nucle-ares que levam Horkheimer e Adorno a interpretar o esclarecimento como um grande sistema de dominação: dominação não apenas da razão sobre o mito, ou seja, do medo ancestral do homem frágil diante da natureza e da morte pela ex-plicação racional, mas também domínio da natureza externa pelo conhecimento científico e pela técnica e, do mesmo modo, domínio da natureza interna pela repressão e pela educação. Finalmente, ao considerarmos a condição subjugada dos remadores diante de seu senhor – Ulisses, o proprietário –, chegamos ao domínio político-econômico: dominação do homem sobre o homem, de uns pou-cos sobre uma maioria.

O mundo inextrincável e sem saída da natureza mítica, contra o

qual Ulisses se coloca, é perigo efetivo e mortal para o herói homérico. Para que Ulisses possa sobreviver e se cons-tituir no oposto rígido da natureza, das divindades que enfrenta, é preciso que se exponha bravamente à morte. Para que possa dominá-la impiedosamente, é preciso, primeiro, que se perca e se abandone à natureza:

As aventuras de que Ulis ses sai vitorioso são todas elas perigosas seduções que desviam o eu da traje-tória de sua lógica. Ele cede sempre a cada nova sedução, experimenta--a como um aprendiz incorrigível e até mesmo, às vezes, impelido por uma tola curiosidade, assim como um ator experimenta incansavel-mente os seus papéis. “Mas onde há o perigo, cresce também o que salva”: o saber em que consiste sua identidade e que lhe possibilita sobreviver tira sua substância da experiência de tudo aquilo que é múltiplo, que desvia, que dissolve, e o sobrevivente sábio é ao mesmo tempo aquele que se expõe mais audaciosamente à ameaça da mor-te, na qual se torna duro e forte para a vida. (Horkheimer; Ador no, 1985, p. 56; 2003, p. 1182)

(9)

tempo – no percurso de constituição da subjetividade. Contudo, mesmo nesse caso a natureza não deixa de represen-tar perigo, prazeroso e ameaçador ao mesmo tempo, qual seja: o de retorno a um mítico passado pré-subjetivo, a dissolução do sujeito em uma mera na-turalidade primária. Perigo que permanece à espreita a todo o instante, e que não deixa esquecer que a constituição do ego (inclusive em sua forma daniicada, o eu petriicado e identiicado somente consigo mesmo) resulta, como lembra Habermas (1990), do solapamento da-quele vínculo simpático – mas, ao mesmo tempo, homicida – com a natureza: “o medo de perder o eu e o de suprimir com o eu o limite entre si mesmo e a outra vida, o temor da morte e a da destruição, está irmanado a uma promessa de feli-cidade, que ameaçava a cada instante a civilização” (Horkheimer; Adorno, 1985, p. 44-45; 2003, p. 1155-1156).

Particularmente importante nes-se contexto de apreensão da polifonia que tenta ser captada no conceito de natureza em Dialética do esclarecimento, especialmente de seu aspecto “positi-vo” que acabamos de mencionar, é a interpretação que Adorno e Horkheimer fazem da passagem em que Ulisses e seus remadores encontram os lotófagos. Aqueles que provam do seu alimento, o lótus, sucumbem tal como os que ouvem o canto das Sereias ou aqueles que, se tocados pela vara mágica da semideusa Circe, se transformam em porcos ames-trados. No entanto, ao contrário do que acontece no caso do embate com estas e outras entidades mitológicas da nar-rativa homérica, os que comem o lótus não se encontram sob uma ameaça mortífera: “[…] nenhum mal é feito a suas vítimas”, destacam Horkheimer e Adorno (idem, p. 67 e 1203). “A única

ameaça é o esquecimento e a destrui-ção da vontade”. O lótus, espécie de narcótico, condena aqueles que provam da sua doçura, como os marinheiros de Ulisses, a um “[…] estado primi-tivo sem trabalho e sem luta na ‘fértil campina’” (idem, ibidem), sem vontade alguma de partir desse lugar. Condena, consequentemente, à regressão a uma fase anterior a todo e qualquer tipo de produção (trabalho), a um estado supostamente idílico de reconciliação com a natureza e, portanto, de suposta felicidade e ausência de qualquer carên-cia e sofrimento, a uma protossexuali-dade. No entanto, advertem Adorno e Horkheimer, “esse idílio é na verdade a mera aparência da felicidade, um esta-do apático e vegetativo, pobre como a vida dos animais e no melhor dos casos a ausência da consciência da infelicidade” (idem, ibidem).

Antes de seguirmos com a exposi-ção dessa passagem sobre os comedores de lótus, talvez fosse interessante re-tornar a A ideia de história natural, a im identiicar como Adorno estabelece o duplo caráter do conceito de história, que, segundo nossa interpretação, tem íntima relação com a análise do mencio-nado episódio da Odisseia. Para Adorno, tal como podemos ler logo nas primeiras páginas do texto-conferência, o aspecto “positivo” do conceito de história reside justamente na capacidade humana de transformação, de transcendência das imposições do ciclo mítico da natureza:

(10)

la pura identidad, en la pura repro-ducción de lo que siempre estuvo ya allí, sino uno en el verdadero carác-ter gracias a lo que en él aparece como novedad. (Adorno, 1991, 104-105; 2003, p. 590)

Essa promessa de transforma-ção contida na práxis humana não é outra senão aquela feita pela própria Aufklärung: a de desencantamento do mundo, de dissolução dos mitos, da destruição do animismo e de sua subs-tituição pelo conhecimento racional, tal como lemos em Dialética do esclarecimento. Somente a razão seria capaz de guiar com nitidez e segurança a ação humana em direção ao “qualitativamente novo” a que se refere Adorno. Tal promessa também é reairmada por Ulisses ao re -nunciar à gratiicação imediata de suas pulsões, ao não ceder à tentação – ao contrário dos seus remadores, “meno-res” e “mais fracos” do ponto de vista da racionalidade – de comer a planta dos lotófagos e de permanecer preso a um mundo idílico sem carências, sem preocupações, angústia ou trabalho, mas, simultaneamente, sem desejos, subjetividade e memória. Somente renegando esse estado de aparente felicidade e de ausência de consciência em relação ao sofrimento é que Ulisses pôde vencer mais esse desaio e avançar em direção à constituição de sua subje-tividade e da própria razão. Foi assim que ele conseguiu despertar seus ma-rinheiros que haviam comido o lótus e transportá-los à força, “debulhados em lágrimas, para as naus”; foi como ele e sua tripulação puderam, mesmo com o “coração amargurado” (Horkheimer; Adorno, 1985, p. 67; 2003, p. 1205-1206), prosseguir viagem. É o que podemos ler na sequência da análise que Adorno e

Horkheimer fazem desse episódio, an-teriormente interrompida:

Mas a felicidade encerra a verda-de. Ela é essencialmente um resul-tado e se desenvolve na superação

do sofrimento. É essa a justiicação

do herói sofredor, que não sofre permanecer entre os lotófagos. Ele defende contra a própria causa deles, a realização da utopia, através do trabalho histórico, pois o simples fato de se demorar na imagem da beatitude é

suiciente para roubar-lhes o vigor. Mas ao perceber essa justiicação, a

racionalidade, Ulisses entra forço-samente no contexto da injustiça. Enquanto imediata, sua própria ação resulta em favor da domina-ção. Essa felicidade “nos limites do mundo” é tão inadmissível para a razão autoconservadora quanto a felicidade mais perigosa de fases posteriores. (Horkheimer; Ador no, 1985, p. 67; 2003, p. 1204, grifos nossos)

(11)

os componentes históricos e naturais da catástrofe vivida pela civilização: “o terremoto de Lisboa foi suiciente para curar Voltaire da teodiceia leibniziana, e a catástrofe visualizável da primeira natureza foi insigniicante comparada à segunda catástrofe, a catástrofe social que se subtrai à imaginação humana, na medida em que preparou o inferno real a partir do mal do homem” (Adorno, 2003, p. 3416; 2009, p. 299).

O

sempre-igual: a história como

catástrofe

A catástrofe natural-social a que Adorno faz menção no fragmento que encerra a seção anterior é, certamente, Auschwitz e o genocídio administrado, irracionalmente racional, de milhões de pessoas logo antes e durante a Se-gunda Guerra Mundial na Alemanha nacional-socialista. O próprio título do aforismo da Dialética negativa do qual aquela passagem foi extraída expressa, de forma inequívoca, essa assertiva: Depois de Auschwitz (idem, p. 3415 e 299).

Auschwitz e a experiência dos campos de concentração e de extermí-nio nazistas ocupam um lugar central no arcabouço teórico de Adorno, o que contribui, de maneira determinante, à elaboração de suas relexões sobre a arte, a cultura, a ética, a educação e a própria ilosoia. A pergunta pelo que é possível, legítimo e necessário fazer depois de Auschwitz lhe é muito presente. Hitler e o nazismo teriam imposto à humanidade um novo impe-rativo categórico que coloca os destinos da racionalidade sob suspeita, encon-trando um momento que já não pode ser justiicado por ela, mas apenas pelo esforço da relexão ética.4 Auschwitz

4 Conforme destaca Gagnebin (2003b, p. 105),

representa uma inflexão que obriga elevar ao pensamento, à reflexão fi-losóica mais exigente, a experiência da dor e no impulso de indignação que lhe é correspondente,5 como momento irredutível da existência que encontra seu desiderato no que é somático (idem, p. 3422 e 302).

Evidentemente, também no que se refere à relexão histórica, o Schoa (Holocausto) adquire um papel primor-dial na obra de Adorno: a singularidade inominável de Auschwitz não pode ser interpretada, nos marcos do seu pensa-mento, como exceção, um “acidente de percurso” na história da humanidade, um “desvio de rota” em

relação

ao progresso ascendente. Auschwitz é compreendido por Adorno como ex-pressão culminante da racionalidade instrumental, algo não propriamente necessário, mas, por certo, experiência longe de ser qualquer anomalia no processo civilizador e distante de se constituir uma excrescência na marcha triunfal da história.

Se o aspecto “positivo” do conceito de história, tal como Adorno o

deli-Adorno retoma vários elementos da “ética da compaixão” de Schopenhauer, na medi-da em que a possibilimedi-dade de existência de uma ética depois de Auschwitz encontra seu fundamento não em uma norma racional abstrata, mesmo que consensual, como a do imperativo kantiano, “[…] mas sim num impulso pré-racional em direção ao outro sofredor”. Sobre o tema consultar o trabalho de Schweppenhäuser (2003).

(12)

mita na conferência de 1932, designa a “potência” contida na práxis social dialética, o lado “negativo”, por seu turno, está assentado no polo estático da história real, da práxis real humana, como destaca Buck-Morss (1981), que em vez de conduzir da barbárie ao pro-gresso, das forças míticas da natureza ao esclarecimento, reairma, com força ainda maior, “a reprodução do que sem-pre já esteve aí” (Adorno, 1991, p. 105; 2003,p. 590), tal como se pode ler na seguinte passagem:

Marx, em sua famosa carta a Kugelmann, preveniu contra a imi-nente recaída na barbárie, que já então deveria ser visível. Nada

po-deria expressar melhor a ainidade

eletiva entre conservadorismo e re-volução. Esta já apareceu aos olhos de Marx como a última “ratio” para evitar o colapso por ele prognosti-cado. Mas esse medo que, por cer-to, não foi o menos importante dos motivos de Marx está ultrapassado. A recaída já se produziu. Esperá-la para o futuro, depois de Auschwitz e Hiroshima, faz parte do pobre consolo de que ainda é possível algo pior. […] Uma práxis oportuna se-ria unicamente a do esforço de sair da barbárie. […] Aquilo que, há cinquenta anos, ainda poderia pa-recer justo por um breve período de tempo, para a esperança dema-siadamente abstrata e ilusória de uma transformação total – a violên-cia –, encontra-se, depois do horror nacional-socialista e stalinista, e frente à longevidade da repressão totalitária, inextrincavelmente en-redado àquilo mesmo que deveria ter sido mudado. (Adorno, 1995b, p. 214-215; 2003, p. 8682-8683)

Se Adorno não se permite qual-quer otimismo em relação ao con-temporâneo, tal como “há cinquenta anos”, quando ainda fora possível nutrir alguma esperança na transfor-mação do todo, como airma, não é por “pessimismo” ou pedantismo. São os acontecimentos presentes e a concre-tização daquela ameaça a qual Marx advertira, a recaída na barbárie, que de-sautorizam tal sentimento. Conforme aponta Jay (1988, p. 53-54), enquanto Marx viveu numa época marcada pelas tentativas de cumprir as promessas de grandeza contidas nos escritos dos mais diferentes ilósofos, especialmente dos metafísicos idealistas alemães, Adorno viveu em momento diferente da história europeia, na qual a ilosoia, já bastante castigada e da forma que lhe era possí-vel, buscava entender o monstruoso fra-casso daquelas promessas. Destarte, en-quanto o primeiro escreveu numa época em que a ilosoia “descia”, de modo enérgico e agressivo até os recônditos do mundo material, como aliás defendia o próprio Marx na décima primeira tese sobre Feuerbach – plenamente coniante na unidade entre teoria e prática –, as relexões de Adorno emergem em meio às ruínas que restaram da tentativa de realização da ilosoia, tal como lemos na primeira frase da Dialética negativa: “A ilosoia, que um dia pareceu ultra -passada, mantém-se viva porque se perdeu o instante de sua realização” (Adorno, 2003, p. 2830; 2009, p. 11).

(13)

discorda profundamente quanto à ava-liação dos resultados dessa tarefa, uma vez que se a história é o tribunal no qual a razão é julgada, então o advogado, a ilosoia, perdeu a sua causa: “A frase de Marx, de que também a teoria se torna um poder real quando atinge as massas, evidentemente foi invertida pelo per-curso do mundo” (Adorno, 1986, p. 70; 2003,p. 5365).

A monstruosidade dos eventos que marcam o século XX como a “era das catástrofes”, como o classificou Eric Hobsbawm (2000, p. 112), desnu-da o fracasso desnu-da ilosoia na tarefa de realizar a razão na história. Sua falha é motivo de vergonha, o que signiica dizer, como assinala Türcke (2004, p. 46), que ela quer desistir de si mes-ma, abandonar-se, mas não pode. No entanto, é justamente esse sentimento, como expressão, simultaneamente, do autorreconhecimento da culpa e da necessidade de autocrítica, que per-mite, paradoxalmente, que a ilosoia possa continuar com alguma dignidade. Somente pelo reconhecimento da von-tade de querer desistir e não conseguir; somente pela desconiança de sua tradi -ção, de seus métodos, de suas verdades e “sistemas”, é que ela pode tornar-se coniável (Türcke, 2004).

É diante desse quadro que se deve compreender o tom sombrio e o gosto amargo das análises de Adorno sobre o tema da ilosoia da história presentes em Dialética do esclarecimento, e que já se encontravam, em germe, na confe-rência de 1932. Acompanhando a argu-mentação de Buck-Morss (1981, p. 132), pode-se airmar que o livro escrito com Horkheimer representa menos uma mudança radical de perspectiva e no modo de Adorno compreender a relação entre os conceitos de história e natureza

do que o desenvolvimento concreto da ideia de história natural, no sentido da superação da antítese tradicional entre aquelas duas categorias, arrazoada por Adorno na conferência em questão. Em Dialética do esclarecimento, Adorno e Horkheimer evidenciam justamente como momentos da história dinâmica e do mito estático se interpenetram e se justapõem, guardando em suas es-truturas elementos um do outro. Não é à toa, então, que o poema épico de Homero, a Odisseia, e seu herói Ulisses sejam tomados como alegoria do proces-so de constituição do homem no sentido moderno, ou seja, racional e esclarecido. Também é nesse contexto que os fenô-menos sociais mais prementes da época analisados pelos autores: a ciência, o progresso técnico, o antissemitismo e a indústria cultural, são interpretados como manifestações da violência arcai-ca contra a natureza. De forma seme-lhante ao modo como Adorno operara com os conceitos de natureza e histó-ria em A ideia de história natural, uma série de outros conceitos antitéticos (magia-ciência, esclarecimento-mito, progresso-regressão etc.) são emprega-dos como ferramentas cognitivas para desmistiicar tanto a relação entre eles, quanto a realidade que buscam deinir (Buck-Morss, 1981, p. 132).

(14)

diferen-tes. Se no primeiro caso, como destaca Buck-Morss (1981, p. 134), o principal obstáculo cognitivo para a realização da revolução, conforme preconizava Lukács (2001), parecia ser a reiicação (Verdinglichung), a corresponder ao feti-chismo da realidade, transformando-a em uma espécie de “segunda natureza” e ocultando sua dimensão histórica, no segundo “no era ya la estática apariencia de la realidad la que requería ser desmi-tiicada, sino la apariencia del progreso histórico” (Buck-Morss, 1981, p. 134). Entretanto, mesmo nesse caso, Adorno procura fidelidade a um princípio já manifesto em 1932, o qual apreendera do relacionamento intelectual (e do em-bate!?) com Walter Benjamin: de que o presente constitui o elemento de mediação do conhecimento histórico e da relação com o passado, inclusive, para a crítica do próprio presente (Benjamin, 1977, p. 251-261; 1985, p. 222-232). É desse contexto que emerge uma das críticas mais vorazes à ilosoia da história de Hegel que Adorno faz na Minima Moralia:

Se a ilosoia de Hegel tivesse in -cluído nossa época, as bombas-robô de Hitler teriam encontrado nela um lugar […] entre os fatos empíri-cos selecionados nos quais se expri-me iexpri-mediata e simbolicaexpri-mente o es-tado atingido pelo espírito do nosso mundo. Como o próprio fascismo, os robôs são lançados ao mesmo tempo e desprovidos de subjetivi-dade. Como ele, aliam a mais avan-çada perfeição técnica à cegueira total. Como ele, despertam um terror mortífero e são inteiramente vãos. – “Eu vi o espírito do mundo”, não a cavalo, mas sobre asas e sem cabeça, e isso é ao mesmo tempo

uma refutação da ilosoia da histó

-ria de Hegel. (Adorno, 1993, p. 47; 2003, p. 1737-1738).

A presença de Walter Benjamin nos escritos de Adorno é muito marcante e os leitores familiarizados com a obra do ilósofo berlinense percebem claramente a inluência de suas ideias também no que se refere à temática da ilosoia da história. E isso não apenas no que diz respeito à concepção de história natural desenvolvida na conferência pronuncia-da na Universipronuncia-dade de Frank furt, onde Benjamin é referência direta e explícita, mas também no que diz respeito ao polo estático e “negativo” do conceito de his-tória, desenvolvido, sobretudo, a partir do livro escrito com Horkheimer, e que constitui, como mencionado, elemento central nos trabalhos posteriores de Adorno. Se em A ideia de história natural a referência fundamental é o estudo sobre o Trauspiel (Benjamin, 1984), em Dialé-tica do esclarecimento a inluência decisiva, embora de forma menos explícita – mas não menos perceptível –, vem das teses Sobre o conceito de história (Benjamin, 1977, 1985), último trabalho escrito por Benjamin antes de seu suicídio em 1940.

(15)

Dessas análises de Benjamin, que tanto inluenciaram Adorno, a que deixou uma impressão mais profunda e duradoura é provavelmente a tese IX, que se apresenta como comentário de um quadro do pintor alemão Paul Klee, intitulado Angelus Novus. A partir da cor-respondência – no sentido baudelairiano do termo6 – entre elementos sagrados e profanos, políticos e teológicos (Löwy, 2005), característicos não apenas no texto em questão, mas na obra de Benjamin como um todo, o anjo retratado por Klee teria a aparência semelhante àquela do “anjo da história”: “[…] representa [o qua-dro] um anjo que parece quer afastar-se de algo que ele encara ixamente. Seus olhos estão escancarados, sua boca dilatada, suas asas abertas. O anjo da história deve ter esse aspecto. Seu rosto está dirigido para o passado. Onde nós vemos uma cadeia de acontecimen-tos, ele vê uma catástrofe única […] (Ben ja min, 1977, p. 255; 1985, p. 226).

O anjo da história gostaria de parar e cuidar das feridas das vítimas caídas entre os escombros – ruínas da história, de uma sucessão interminável de catástrofes – que se amontoam sob seus pés, diz Benjamin. Mas suas asas estão abertas e ele não consegue fechá--las, pois uma tempestade, “que sopra do paraíso”, o impulsiona inexoravel-mente para o futuro, que nada mais é do que a repetição do passado, do sempre-igual (Immergleichen), do qual se falou antes, de novas e mais destruidoras hecatom-bes (Löwy, 2005, p. 90). O correspon-dente profano da imagem teológica de uma tempestade que nos distancia

6 Sobre o emprego que Benjamin faz do conceito de correspondência, o qual ele toma emprestado da poesia lírica de Baudelaire, consultar Gagnebin (2004, especialmente p. 31-54).

cada vez mais do Jardim do Éden é, de acordo com Benjamin, o progresso, que nos conduz para o oposto do paraíso, ou seja, o inferno, cuja quintessência, segundo Löwy (idem, ibidem), é a eterna repetição do mesmo, do sempre-igual (Immergleichen). É nesses termos que Adorno e Horkheimer retomam essa passagem, quase literalmente, no últi-mo capítulo da Dialética do esclarecimento: “O anjo com a espada de fogo, que expulsou os homens do paraíso e os co-locou no caminho do progresso técnico, é o próprio símbolo desse progresso” (Horkheimer; Adorno, 1985, p. 169; 2003, p. 1425-1426).

Sobre o conceito de segunda natureza

A hipótese de que as catástro-fes históricas e sociais, como fora Auschwitz, possuem uma estrutura e caráter eletivamente semelhantes à dos fenômenos naturais de proporções destrutivas, como ciclones, terremo-tos, tempestades, maremoterremo-tos, entre outros, remete a um elemento central da concepção de domínio da natureza em Adorno, que é o conceito de segunda natureza (zweite Natur). Tal categoria já está presente em A ideia de história natural, na mudança de perspectiva que Adorno propõe ao tratar dialeticamente os conceitos de natureza e história, e constitui, como assevera Adorno (1991, p. 118; 2003, p. 605), a fonte da qual brota sua concepção de história natural.

(16)

de uma história linear e ascendente, o conceito de “segunda natureza” constitui uma ferramenta crítica por meio da qual o autor procura desmascarar a aparência mítica de uma realidade que aparece como absoluta e a-histórica (Buck-Morss, 1981, p. 124).

A origem desse conceito, destaca Adorno na segunda parte do texto--conferência, remete a uma tradição histórico-ilosóica da estética, os livros A teoria do romance (Lukács, 2000) e A origem do drama barroco alemão (Benjamin, 1984). Lukács utilizara o conceito de “segunda natureza” para descrever aquilo que de-nominava mundo da convenção, um mundo vazio de sentido que, embora fosse criado pelo homem, era composto de coisas es-tranhas a ele, que se lhe apresentavam como cifras que não conseguia compre-ender. Nas palavras de Adorno, a base de tal conceito em Lukács seria a seguinte:

[…] en el terreno historicoilosó

-ico, una de las ideas generales de

Lukács es la de mundo pleno de sentido y mundo vacío de sentido (mundo inmediato y enajenado [en tfremdete], de la mercancía), y tra-ta de representra-tar ese mundo enaje-nado. A ese mundo, como mundo de las cosas creadas por los hombres y perdidas para ellos, lo llama mun-do de la convención. (Amun-dorno, 1991, p. 118-119; 2003, p. 605-606)7

7 Na passagem a que Adorno se refere, Lukács

(2000, p. 62) não deine “mundo alienado”

como “mundo das mercadorias”. A deli-mitação do conceito de segunda natureza como mundo das mercadorias só foi formu-lada posteriormente em História e consciência de classe, de 1923 (Lukács, 2001). Segundo Bu ck-Morss (1981), Adorno, que certamen-te conhecia essa referência, preferiu ocultar essa informação em razão da preferência de seus interlocutores pela obra de Lukács

an-terior à inluência marxista.

Assim como os fetiches arcaicos, o mundo das convenções exerce um poder mítico sobre a realidade, ocultando-lhe suas origens históricas e fazendo-a se impor sobre os homens como um des-tino implacável (Lukács, 2000, p. 65). Destituir o mítico poder do “mundo da convenção”, revelando a dimensão histórica de sua constituição, repre-senta o ponto de partida da discussão sobre o entrelaçamento entre história e natureza:

Ese hecho, el mundo de la con-vención tal como es producido his-tóricamente, el de las cosas que se nos han vuelto ajenas, que no pode-mos descifrar pero con las que nos tropezamos como cifras, es el punto de partida de la problemática que hoy presento aquí. Visto desde la

ilosofía de la historia, el problema

de la historia natural se plantea para empezar como la pregunta de cómo es posible aclarar, conocer

ese mundo enajenado, cosiicado

[dinghafte], muerto. (Adorno, 1991, p. 120; 2003, p. 606-607)

(17)

que recai sobre todas as ilosoias posi -tivas da história, especialmente aquelas que, como a lukacsiana, atribuem à história – em oposição à natureza – o território privilegiado de realização da liberdade, está assentada no rechaço da crença da história como progresso, como uma “realidade superior” na qual uma lei intrínseca – ou um agente histórico, como o proletariado no caso de Lukács – garantiria a identidade entre razão e realidade. Para Adorno, na verdade, a conversão da história em princípio onto-lógico fundamental não é propriamente oposta à posição da natureza como fun-damento absoluto e simples imediatez, mas idêntica a ela naquilo que possui de mais violento: o inescapável ciclo mítico, ao qual vimos Adorno se referir algumas páginas antes, quando esboçamos sua compreensão do conceito de natureza no texto-conferência de 1932. Semelhante interpretação pode ser depreendida também da crítica que Adorno dirige à metafísica hegeliana, que andaria de mãos dadas com o feitiço mítico:

O seu [de Hegel] espírito do mun-do é a ideologia da história natural. Para ele, a história natural chama--se espírito do mundo por força de sua violência. O domínio torna-se absoluto, ele se projeta sobre o ser mesmo que se mostra aí como es-pírito. A história, porém, a explica-ção de algo que ela já deve ter sido desde sempre, adquire a qualidade do a-histórico. Em meio à história, Hegel toma o partido daquilo que ela possui de imutável [Immerglei ch-heit], da perpetuação do igual, da identidade do processo para o qual a totalidade seria salva. É preciso acusá-lo sem qualquer metáfora de uma mitologia da história. (Adorno, 2003, p. 3404; 2009, p. 295-296)

O maior perigo de tais ilosoias da história, na medida em que se con-vertem em teodiceias, reside, segundo Adorno, na justiicação do sofrimento da existência humana individual, mas também da natureza como um todo, em nome de uma “lei” mais elevada, tal como podemos ler na seguinte passagem, extraída do aforismo “Para uma crítica da ilosoia da história”, presente nas “Notas e esboços” de Dialética do esclarecimento:

Na ilosoia da história repete-se

o que aconteceu no cristianismo: o bem, que na verdade permanece entregue ao sofrimento, é disfar-çado como uma força determinan-do o curso da história e triunfandeterminan-do

no inal. Ele é divinizado como es -pírito do mundo ou, pelo menos, como uma lei imanente. […] Vis-to que a história enquanVis-to corre-lato de uma teoria unitária, como algo de construível, não é o bem, mas justamente o horror, o pensa-mento, na verdade, é um elemen-to negativo. A esperança de uma melhoria das condições, na medi-da em que não é uma mera ilusão, funda-se menos na asseveração de que elas seriam as condições

ga-rantidas, estáveis e deinitivas, do

que precisamente na falta de res-peito por tudo aquilo que está tão solidamente fundado no sofrimen-to geral. (Horkheimer; Adorno, 1985, p. 209; 2003, p. 1509-1510)

(18)

Adorno, assim como para Benjamin, é no caráter daquilo que é passageiro – transitório, portanto – que se estabelece o ponto de convergência mais profundo entre história e natureza, pois aquilo que é histórico, conforme destaca Chia-rello (2006, p. 144-145), “se converte em natureza morta, dado seu caráter efêmero, assim como, em contrapar-tida, o que é natureza, revelando-se passageira, apresenta-se então como história.” E aqui residiria, segundo Adorno, o ponto de diferenciação entre Lukács e Benjamin: “Si Lukács hace que lo histórico, en cuanto sido, se vuelva a transformar en naturaleza, aquí se da [com Benjamin] la otra cara del fenómeno: la misma naturaleza se presenta como naturaleza transitoria, como historia” (Adorno, 1991, p. 123; 2003,p. 609).

Partindo da interpretação ben-jaminiana de A origem do drama barroco alemão (Benjamin, 1984), que consistia em tomar todo ente como escombro e fragmento, como algo no qual estão “entalhados” natureza e história, Adorno enfatizará a alegoria da caveira ou a imagem do calvário (Vorstellung der Schä delstätte) como momentos expres-sivos do conceito que cognomina de história natural:

Esa relación alegórica contiene en sí el barrunto [Ahnung – pres-sentimento, sinal] de un procedi-miento que pudiera lograr inter-pretar la historia concreta con sus propios rasgos como naturaleza, y hacer a la naturaleza dialéctica

bajo igura de historia. El desarrollo

de esta concepción es, una vez más, la idea de historia natural. […] en el pensamiento radicalmente histó-rico-natural, todo ente se

transfor-ma en escombro y fragmento, en un calvario en el que hay que

en-contrar la signiicación, en el que

se ensamblan naturaleza e historia

y la ilosofía de la historia se hace

con la tarea de su interpretación intencional. (idem, p. 126-127 e 613-614)

No entanto, é importante adver-tir que Adorno não substitui a inter-pretação lukacsiana de segunda natu-reza, como mundo da convenção, como “natureza petriicada”, morta, pela de Benjamin, que mostra a natureza como transitória, como história. A partir de ambos os signiicados, Adorno compõe uma complexa constelação conceitual: a natureza é, em seu caráter efêmero, histórica; o histórico é natureza que se esfumaça. Por isso, a segunda natu-reza decifra-se como transitória, um signiicado que se abre ao descontínuo, que desencanta o mítico (Adorno, 1985, p. 128; 2003,p. 616; Aguilera, 1991, p. 36). Um exemplo, dado pelo próprio Adorno, pode nos ser bastante útil na tentativa de apreender o que ele quer dizer quando airma que o novo, aquilo que é radicalmente histórico, se apre-senta, na verdade, como arcaico, como mito. Vejamos:

La historia es “más mítica allí donde más histórica es”. Aquí

radi-can las mayores diicultades. En lu -gar de desarrollar ideas en términos generales, daré un ejemplo: el de la apariencia [Schein]; y

ciertamen-te me reiero a la apariencia en el

(19)

está producida históricamente. Es aparente, porque la realidad se nos ha perdido y creemos entenderla plena de sentido siendo así que está vacía, o porque introducimos en ella intenciones subjetivas a modo

de signiicados suyos, como en la

alegoría. Ahora bien, lo más nota-ble sin embargo es que esa entidad intrahistórica, “la apariencia”, es la misma del género mítico. (Adorno, 1991, p. 132; 2003, p. 619-620)

É nesse registro que Buck-Morss (1981, p. 125) dirá que a categoria de segunda natureza forma nos escritos de Adorno uma constelação de conceitos crí-ticos ao lado de “fetiche”, “reiicação”, “destino”, “encantamento” e “mito”, os quais lhe permitem, ao examinar os fenômenos culturais e sociais em sua forma “dada”, “aparente”, penetrar nas ocas convenções e destituí-las da exte-rioridade “natural” da qual se revestem, desvelando, assim, a historicidade de suas produções. O conceito de segunda natureza, como ferramenta conceitual empregada na desmistiicação da re -alidade, constitui peça-chave na ideia de uma história natural, na relação de oposição dialética entre história e natureza: toda vez que os fenômenos sociais aparecem como “naturais”, Adorno os expõe como “segunda natu-reza”, ou seja, como produzidos histó-rica e socialmente. Em contrapartida, aquilo que aparece como um processo puramente “histórico” é revelado em termos de “primeira natureza”, de na-tureza material, concreta e transitória, que subsiste no interior, nas entranhas deste processo.

Na verdade, esta intencional ambivalência, este procedimento de conectar um conceito ao seu outro

(20)

Uma nota: segunda natureza, técnica e

educação

O impulso que move as relexões de Adorno sobre o tema do domínio da natureza na filosofia da história constitui também elemento-chave para compreensão do tema da educação em sua obra, e isso não apenas nos escritos do autor mais diretamente vinculados à problemática pedagógica, como os reu-nidos em Erziehung zur Mündigkeit. Isto porque o imperativo de que Auschwitz, enquanto catástrofe natural-social, não se repita (Adorno, 2003, p. 3422; 2009, p. 302) representa uma das assertivas mais importantes no que diz respeito às relexões de Adorno sobre o contem -porâneo e, em seu interior, a educação. De fato, em Dialética negativa (Adorno, 2009, p. 302-303), em for-mulação bastante semelhante àquela conhecida de Educação após Auschwitz, lemos que

Em seu estado de não liberdade, Hitler impôs aos homens um novo imperativo categórico: instaurai o vosso pensamento e a vossa ação de tal modo que Auschwitz não se repita, de tal modo que nada desse gênero aconteça. Esse imperativo é tão refratário à sua fundamentação quanto outrora o dado do imperativo kantiano. Tratá-lo discursivamente seria um sacrilégio: é possível sentir nele corporalmente o momento de seu surgimento junto à moralidade. Corporalmente porque ele é o hor-ror que surgiu praticamente ante a dor física insuportável à qual os in-divíduos são expostos mesmo depois que a individualidade, enquanto

for-ma de relexão espiritual, se prepara

para desaparecer.

Contribuir na desbarbarização da sociedade, afastando as condições que geram aquilo que, em termos históricos, culminou em Auschwitz, seria a tarefa de toda a educação política, algo que deveria, segundo airma, prescindir de qualquer tipo de justiicação (Adorno, 1995a, p. 119; 2003, p. 8516). Para Adorno, não se trata da ameaça de uma regressão à barbárie, pois Auschwitz foi a própria regressão. Embora seja ver-dade que para o ilósofo frankfurtiano Auschwitz não se repetirá, uma vez que se trata da experiência do inominável, do momento único e irreproduzível, continuaremos vivendo sob o signo da barbárie enquanto persistirem, no que têm de fundamental, as condições que tornaram possível essa regressão. Que esse impulso possa ser atualizado a todo momento, é preciso evitar, seja na forma das grandes catástrofes que nos rondam, ou ainda – e hoje talvez principalmente – nas expressões rei-icadoras que naturalizam a barbárie e procuram legitimar administrativa-mente as formas de dominação. É nesse sentido, como expressão culminante de um processo que nos compõe, que, conforme destaca Duarte (1993, p. 99), Adorno airmará em Minima Moralia que Auschwitz não representa o desastre na sua totalidade, mas apenas o clímax de uma catástrofe permanente, a qual seria perceptível em diversas manifesta-ções daquilo que ele denominou mundo administrado: “Milhões de judeus foram assassinados, e isso deve ser um mero entreato [Zwischenspiel] e não a própria catástrofe” (Adorno, 1993, p. 47; 2003, p. 1738).

(21)

subjetividade burguesa. Como bem demonstram Adorno e Horkheimer nas análises que fazem do antissemitismo, presentes no terceiro capítulo de Dialé-tica do esclarecimento, a feliz apatia sádica, expressa de maneira emblemática no nacional-socialismo – mas não apenas nele – vincula-se à autoconservação de um ego que, quando ameaçado, procura ser mais idêntico do que si mesmo e, portanto, não diferente dos outros, mas, sim, indiferente – ou, o que faz parte do mesmo impulso, portador do desejo de destruição do outro.

Nessa tarefa pedagógica irre-nunciável coloca-se a problemática de uma história natural, processo de ocultamento do movimento dialético de dominação da natureza, que reinscre-ve o círculo infernal do sempre-igual. Essa hipostasia, que é expressão de um esquecimento da natureza no sujeito (Adorno, 2009), pontiica, entre outros, na equação entre corpo, técnica e produ-ção da consciência reiicada (verdinglichter Bewuβtsein), como se sugere em Educação após Auschwitz (Adorno, 1995a).

Nesse quadro é que Adorno (1995a), retomando questões que se originam de seu texto-conferência, e que ganham sua extensão mais ampla em Dialética negativa, inscreve um im-portante comentário sobre a educação do corpo, destacando que, em cada situação na qual a consciência é mu-tilada (verstümmelt), as consequências se refletem sobre o corpo e a esfera corporal de uma maneira não livre e propícia à violência e à crueldade (Adorno, 1995a,p. 126-127; 2003, p. 8527-8528). Esse comentário, como se observa, aparece relacionado ao pro-blema da consciência reiicada e da frieza burguesa, expressões de seres humanos cuja energia libidinal foi, nos marcos da

personalidade autoritária e do caráter manipulador, desviada para a fúria or-ganizativa, para o apego às máquinas, aos instrumentos, para o culto a uma eiciência que, ao celebrar os meios – e dentre eles a técnica –, desconheceu e desconhece os ins. Em uma palavra, trata-se de pessoas que, encobertas pelo véu tecnológico (te ch nologischer Schleier), seriam incapazes de amar, de estabe-lecer vínculos profundos, experiências humanas diretas com outras pessoas. Estabelece-se, então, com grande visi-bilidade na relação com o próprio corpo, uma segunda natureza como catástrofe.

(22)

corpo (Horkheimer; Adorno, 1985, p. 217; 2003, p. 1526).

O véu agitado da intemporalidade técnica, “simbolizada conforme o mo-delo de uma roda girando monotona-mente”, escamoteia a irracionalidade e promove uma aparente identidade entre a organização social e os seus habitantes, dissimulando uma visão de mundo que deve, a todo custo, evi-tar modiicar-se para não lembrar da própria irracionalidade e com isso ruir (Adorno, 2001, p. 122; 2003, p. 7587-7588). Ainal, diz Adorno em Dialética negativa, “universais são o pressenti-mento e o temor de que a dominação da natureza contribua por meio do progresso para tecer cada vez mais a desgraça da qual ela queria se prote-ger: rumo àquela segunda natureza para a qual a sociedade se expandiu” (Adorno, 2003, p. 2932; 2009, p. 65).

Referências bibliográficas

ADORNO, Theodor W. Actualidad de la Filo-sofía. Barcelona: Paidós, 1991.

. Dialética negativa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995a.

. Gesammelte Schriften. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1986/ Berlin: Directme-dia, 2003 (Digitale Bibliothek Band 97).

. Minima Moralia: relexões a partir

da vida daniicada. 2. ed. São Paulo: Ática,

1993.

. Palavras e sinais: modelos críticos 2. Petrópolis: Vozes, 1995b.

. Prismas: crítica cultural e

socieda-de. São Paulo: Ática, 2001.

. Sociedade industrial ou capita-lismo tardio? In: COHN, Gabriel (Org.).

Coleção Grandes Cientistas Sociais: Adorno. 2.

ed. São Paulo: Ática, 1986. p. 62-75.

AGAMBEN, Giogio. Homo Sacer: o poder soberano e a vida nua. Belo Horizonte: EDUFMG, 2002.

AGUILERA, Antonio. Introducción: ló-gica de la descomposición. In: ADOR-NO, The odor W. Actualidad de la Filosofía.

Bar ce lona: Paidós, 1991.

B E N JA M I N , Wa l t e r. Iluminationen: Ausgwählte Schriften I. Frankfurt: Suhr-kamp, 1977.

. Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985.

. Origem do drama barroco alemão. São Paulo: Brasiliense, 1984.

BUCK-MORSS, Susan. Origen de la Dialéc-tica Negativa: Theodor W. Adorno, Walter Ben ja min y el Instituto de Frankfurt. Cerro del Agua: Siglo XXI Editores, 1981.

CHIARELLO, Maurício. Natureza-morta:

initude e negatividade em T. W. Adorno.

São Paulo: EDUSP, 2006.

DUARTE, Rodrigo. Mímesis e racionalidade.

São Paulo: Loyola, 1993.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Após Aus chwitz. In: SELIGMANN-SILVA, Márcio (Org.).

História, memória, literatura: o testemunho na era das catástrofes. Campinas: Editora da UNICAMP, 2003b. p. 91-112.

. História e narração em Walter Benja-min. São Paulo: Perspectiva, 2004.

. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.

.O que significa elaborar o pas-sado? In: PUCCI, Bruno; LASTÓRIA, Luiz Antonio Calmon Nabuco; COSTA, Belar mi no César Guimarães da. Tecnologia,

cultura e formação: ainda Auschwitz. São Pau-lo: Cortez, 2003c. p. 35-44.

(23)

HABERMAS, Jürgen. Pré-história da

sub-jetividade ou autoairmação selvagem. In:

FREITAG, Bárbara; ROUANET, Sérgio Paulo (Orgs.). Coleção Grandes Cientistas Sociais: Habermas. São Paulo: Ática, 1990.

p. 139-150.

HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Petrópo-lis: Vozes, 2006.

HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX – 1914-1991. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor W. Dialektik der Aufklärung: Philosophis-che Fragmente. In: ADORNO, Theodor W.

Gesammelte Schriften. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1986/ Berlin: Directmedia, 2003. p. 1087-1643 (Digitale Bibliothek Band 97).

. Dialética do Esclarecimento:

frag-mentos ilosóicos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

JAY, Martin. As ideias de Adorno. Tradução de Adail U. Sobral. São Paulo: Cultrix; EDUSP, 1988.

LÖWY, Michael. A ilosoia da história de

Walter Benjamin. Estudos Avançados, São Paulo, v. 16, n. 45, p. 199-206, ago. 2002.

. Walter Benjamin: aviso de incêndio. Uma leitura das teses “sobre o conceito de história”. São Paulo: Boitempo, 2005.

LUKÁCS, Georg. História e consciência de clas-se. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

. A teoria do romance. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2000.

SELIGMANN-SILVA, Márcio (Org.). His-tória, memória, literatura: o testemunho na era das catástrofes. Campinas: Editora da UNICAMP, 2003.

SCHWEPPENHÄUSER, Gerhard. Filosoia

moral negativa de Theodor W. Adorno.

Educação & Sociedade, Campinas, v. 24, n. 83, p. 391-415, ago. 2003.

TIBURI, Márcia. Crítica da razão e mímesis no pensamento de Theodor W. Adorno. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1995.

TÜRCKE, Christoph. Pronto-socorro para Adorno: fragmentos introdutórios à dialética

negativa. In: ZUIN, Antônio Álvaro Soares;

PUCCI, Bruno; RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton. (Orgs.). Ensaios frankfurtianos. São Paulo: Cortez, 2004. p. 61-74.

JAISON JOSÉ BASSANI é professor do Departamento de Educação Física e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor em educação pela UFSC. Membro do Núcleo de E s t u d o s e Pe s q u i s a E d u c a ç ã o e Sociedade Contemporânea (UFSC/ CNPq). Publicou recentemente, em coautoria com Ale xandre F. Vaz, Técnica, corpo e coisificação: notas de trabalho sobre o tema da técnica em Theodor W. Adorno (Educação & Sociedade, v. 29, p. 99-118, 2008), a l é m d e o u t r o s t r a b a l h o s s o b r e Adorno e sobre a educação do corpo no contemporâneo. Pesquisa em andamento, apoiada inanceiramente pelo CNPq (Processo n. 400681/2009-9, Edital MCT/CNPq 02/2009): Corpo e rememoração da natureza no sujeito: uma investigação na dimensão pedagógica da filosofia de Theodor W. Adorno. E-mail: jaisonbassani@uol.com.br

(24)

li-vro e artigos em periódicos publicados, destacam-se Sport und Sportkritik im Kul-turund Zivilisationsprozess: Analysen nach Horkheimer und Adorno, Elias und Da-Matta (Frankfurt am Main: Afra, 2004) e A indústria cultural hoje (organizado com Fabio Akcelrud Durão e Antonio Álvaro Soares Zuin, São Paulo: Boitempo, 2008). Atualmente dirige dois projetos de pes-quisa, ambos apoiados pelo CNPq: Teoria Crítica, Racionalidades e Educação II (Auxí-lios pesquisa, bolsas de produtividade em pesquisa, doutorado, mestrado, iniciação científica, iniciação científica júnior e apoio técnico à pesquisa) e Documentação, sistematização e interpretação de boas práticas pedagógicas nos processos de educação do corpo na

escola (Auxílio-pesquisa – Edital Pro-sul). E-mail: alexfvaz@uol.com.br

Observação: O trabalho apre-senta resultados parciais dos projetos

Corpo e rememoração da natureza no sujeito:

uma investigação na dimensão pedagó-gica da ilosoia de Theodor W. Adorno, financiado pelo CNPq (Processo n. 400681/2009-9, Edital MCT/CNPq 02/2009) e Teoria Crítica, Racionalidades e Educação II, inanciado pelo CNPq (Pro -cessos n. 572119/2008-9, 502892/2008-0, 308912/2007-1, 503353/2007-8).

(25)

/Abstracts/Resu-Sobre o domínio da natureza na filosofia da história de Theodor W. Adorno: uma questão para a educação

Tomando como referência fundamental o ensaio “A ideia de história natu-ral” e o desdobramento de algumas de suas questões em Dialética do esclarecimento, mas também em outros textos que compõem o mesmo projeto crítico, o presente texto ocupa-se do tema da relação entre História e Natureza em Theodor W. Adorno. Para tanto, procura mostrar como o autor, em seu diálogo tenso com a tradição dialética, critica ambos os conceitos em sua aparência antitética, para então apresentar uma nova conceituação para segunda natureza. Ao inal, mostra o entrelaçamento entre segunda natureza – como catástrofe –, técnica e educa-ção, movimento que procura pôr em novos termos a assertiva adorniana de que Auschwitz não se repita.

Palavras-chave: Adorno, Theodor W.; educação e autonomia; ilosoia da

história

On governing of nature in Adorno’s philosophy of history: a topic for education

(26)

Second Nature as Catastrophe, technique and education is thought to put in new terms Adorno’s maxim that Auschwitz do not comeback.

Key words: Adorno, Theodor W.; education and autonomy; philosophy of history

Sobre la dominación de la naturaleza en la filosofía de la historia de Theodor W. Adorno: una cuestión para la educación

Tomando en cuenta de manera fundamental el ensayo “La idea de historia natural”

y el desarrollo de algunas se sus cuestiones en Dialéctica de la Ilustración, pero también en

otros trabajos que componen el mismo proyecto crítico, el presente texto se dedica al tema de la relación entre Historia y Naturaleza en Theodor W. Adorno. Para tanto, procura mostrar como el autor, en su tenso diálogo con la tradición dialéctica, critica los dos conceptos en su carácter aparentemente antitético, para así presentar un nuevo concepto para segunda naturaleza. Al

inal, muestra el encuentro entre segunda naturaleza – como catástrofe –, técnica y educación,

movimiento que propone en nueva clave la asertiva adorniana de que Auschwitz no se repita.

Palabras claves: Adorno, Theodor W.; educación y autonomía; ilosofía de la historia

Claudio Almir Dalbosco

Reificação, reconhecimento e educação

O trabalho busca investigar a atualidade da crítica do conceito de reiicação

oria do reconhecimento para poder recusar toda forma de reiicação. O trabalho

analisar o conceito lukacsiano de reiicação. No segundo, procura delinear alguns

reconhecimento como forma principal da sociabilidade humana. Por im, no ter

de reiicação, descortinando algumas implicações para o campo educacional. Educação; reiicação; reconhecimento; tendência para o

Reification, recognition and education

The work seeks to investigate the actuality of the critique of reiication for the educational ield. Based on the analysis of the German thinker Axel Honneth, it defends the these that a

Referências

Documentos relacionados

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O presente texto, baseado em revisão da literatura, objetiva relacionar diversos estudos que enfatizam a utilização do dinamômetro Jamar para avaliar a variação da

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica

Box-plot dos valores de nitrogênio orgânico, íon amônio, nitrito e nitrato obtidos para os pontos P1(cinquenta metros a montante do ponto de descarga), P2 (descarga do

segunda guerra, que ficou marcada pela exigência de um posicionamento político e social diante de dois contextos: a permanência de regimes totalitários, no mundo, e o