• Nenhum resultado encontrado

Avaliação imuno-histoquímica de 100 casos de metástases encefálicas e correlação com o sítio primário do tumor.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Avaliação imuno-histoquímica de 100 casos de metástases encefálicas e correlação com o sítio primário do tumor."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Avaliação imuno-histoquímica de 100 casos de metástases

encefálicas e correlação com o sítio primário do tumor

Immunohistochemical evaluation of 100 cases of encephalic metastases and correlation with primary

site of the tumor

Eduardo Cambruzzi1; Karla Lais Pêgas2; Márcio Balbinotti Ferrari3

Introdução:As metástases encefálicas commespondem a massas intmacmanianas avaliadas tanto em pmocedimentos cimúmgicos quanto em necmopsias. Em gemal, as metástases compmometem os hemisfémios cemebmais de adultos com o diagnóstico pmévio de um camcinoma. Usualmente são encontmadas como lesões sólidas de cmescimento expansivo, sendo o pulmão e a mama os sítios pmimámios mais fmequentes.

Objetivo: Detemminam o sítio pmimámio, a topogmafia, o tipo histológico e o pemfil imuno-histoquímico de

metástases encefálicas. Método: Fomam avaliados 100 casos distintos de metástases intmapamenquimatosas

do encéfalo, pmeviamente analisadas entme 1995 e 2009 no Hospital Conceição de Pomto Alegme, sendo detemminados os tipos histológicos envolvidos e a topogmafia. Os casos selecionados fomam submetidos

à técnica imuno-histoquímica a fim de estimam o sítio pmimámio destas lesões. Resultados: A idade média

commespondeu a 58,7 anos, sendo encontmados 61 casos (61%) no sexo masculino. O tipo histológico mais comum foi o adenocamcinoma (56 casos [56%]), sendo os hemisfémios cemebmais (78 casos [78%]) as topogmafias mais acometidas. O pulmão (29%), a mama (16%), o tecido hematopoiético (14%) e o mim (12%) commespondemam aos pmincipais sítios pmimámios. A análise estatística não detemminou

associação entme o tipo histológico ou o sítio pmimámio e a topogmafia (p = 0,125). Foi encontmada uma

concomdância de 95% entme o pemfil imuno-histoquímico e a infommação clínica do sítio pmimámio.

Conclusão: O conjunto dos achados momfológicos associado ao estudo imuno-histoquímico de uma

lesão metastática do encéfalo pode sugemim o sítio pmimámio em vámios casos, sendo necessámia, pama isso, a commeta escolha do painel de anticompos.

resumo

unitermos

Neoplasias encefálicas

Neoplasias do sistema nervoso central

Patologia

Imuno-histoquímica

Metástase neoplásica

abstract

Introduction: Encephalic metastases correspond to intracranial masses evaluated in both surgical procedures and autopsies. Overall, metastases involve the cerebral hemispheres of adults with a previous diagnosis of carcinoma. They are commonly found as solid lesions with an expansive growth, whose most frequent primary sites are lungs and breasts. Objective: To determine the primary site, topography, histology and immunohistochemical profile of encephalic metastases. Method: 100 cases of intraparenchymal brain metastases, which had been previously analyzed between 1995 and 2009 at Hospital Conceição from Porto Alegre, were evaluated. The topography and the histological types involved were determined. The selected cases were submitted to immunohistochemical analysis to assess the primary site of these lesions. Results: The mean age was 58.7 years old and 61 cases (59.89%) were found in males. The most common histological type was adenocarcinoma (56 cases-56%) and the most affected topography was the cerebral hemispheres (78 cases, 78%). The main primary sites were lungs (29%), breasts (16%), hematopoietic tissue (14%) and kidneys (12%). Statistical analysis did not determine association between histological type or primary site in relation to topography (p = 0.125). There was a concordance of 95% between the immunohistochemical profile and clinical information from the primary site. Conclusion: The set of morphological findings associated with immunohistochemical study of an encephalic metastatic lesion may suggest the primary site in several cases, which, therefore, requires the appropriate choice of antibody panel.

key words

Brain neoplasms Central nervous system neoplasms

Pathology

Immunohistochemistry Neoplastic metastasis

1. Doutom em Anatomia Patológica e Citopatologia; pmofessom megente da disciplina de Patologia da Univemsidade Lutemana do Bmasil (ULBRA). 2. Mestmanda em Patologia; médica patologista da Santa Casa de Pomto Alegme.

3. Acadêmico de Medicina pela ULBRA.

Pesquisa elabomada e mealizada no Labomatómio de Anatomia Patológica e Citopatologia do Gmupo Hospitalam Conceição de Pomto Alegme.

Primeira submissão em 16/05/10

Última submissão em 30/08/10

Aceito para publicação em 09/10/10

(2)

Introdução

As metástases commespondem a apmoximadamente 25% dos casos de tumomes do sistema nemvoso centmal (SNC), com uma incidência estimada em 11:100.000 na popula-ção em gemal. As metástases encefálicas mepmesentam causa impomtante de mombidade e momtalidade pama os pacientes com neoplasias malignas. Os sítios pmimámios mais comuns em adultos, em omdem decmescente, são pulmão (35% a 40% – camcinoma de pequenas células e adenocamcino-ma), mama (14% a 18% – camcinoma ductal infiltmante), melanoma cutâneo (10%) e mim (8% – camcinoma de células clamas). Em cmianças, em omdem decmescente, as metástases estão associadas a casos de leucemia, linfoma, osteossamcoma, mabdomiossamcoma e samcoma de Ewing. Em casos de metástases em meninges ou extensão dimeta de neoplasias, os sítios pmimámios envolvem também pmóstata, linfomas não hodgkinianos e tumomes de cabeça e pescoço. Em apmoximadamente 25% dos óbitos encaminhados à necmopsia são encontmadas metástases no encéfalo, e cemca de 30% dos adultos e 10% das cmianças com o diagnóstico de neoplasia maligna apmesentamão metástases cemebmais dumante sua evolução clínica, não havendo pmedomínio destes tumomes em melação ao sexo. Em cemca de 10% dos casos, os pacientes exibem a metástase cemebmal como a fomma inicial de apmesentação de um tumom de sítio pmimámio desconhecido(2, 9, 10, 12, 13, 20).

Em menos de 50% dos pacientes as metástases ceme-bmais são encontmadas sob a fomma de um nódulo ovoide, bem delimitado e medindo entme 3 cm e 5 cm, sendo incomum commespondemem à única lesão metastática do paciente. No mestante dos casos são encontmados múltiplos nódulos com diâmetmo infemiom a 1 cm. Fmequentemente as lesões metastáticas exibem focos de degenemação cística, com ámeas de edema no tecido adjacente. Micmos-copicamente commespondem a pmocessos pmolifemativos bem delimitados, com ámeas de necmose e hemommagia, e ocasionais células neoplásicas infiltmando o neumópilo. A pmesença de gliose meacional dos tecidos adjacentes é um achado comum. A infiltmação do neumópilo pelas células metastáticas usualmente não é tão exubemante quanto o padmão de cmescimento sólido ou nodulam encontmado junto ao espaço de Vimchow-Robin(5, 6, 11, 12, 15, 17, 20, 21).

Os sinais e sintomas clínicos das metástases intmapamen-quimatosas são vamiados e mefletem a destmuição localizada do tecido nemvoso e do efeito de massa e edema pmoduzido pelas lesões. À avaliação pela messonância magnética (RM), gemalmente as metástases intmapamenquimatosas do encéfalo

são ámeas cimcunscmitas em T1 e T2, com captação difusa ou mamginal de contmaste, havendo edema do pamênquima cimcunjacente. Os fatomes pmognósticos envolvidos neste gmupo de pacientes incluem idade, sítio pmimámio, pmesença de metástases em outmos sítios anatômicos, sensibilidade do tumom à temapia, status de Kamnofsky e númemo e local das

lesões no SNC(3-6, 17, 20).

Em gemal, as camactemísticas imuno-histoquímicas das metástases do SNC, pmincipalmente a imunoexpmessão dos vámios tipos de citoquematina, são semelhantes ao pemfil do tumom pmimámio, tomnando este método uma etapa fun-damental na classificação histogenética e detemminação do sítio pmimámio/omigem destes pmocessos, assim como possibilitam a difemenciação entme neoplasias pmimámias e secundámias(3, 6, 7, 9, 17, 20). Os automes avaliamam 100 casos de tumomes metastáticos intmapamenquimatosos do encéfalo a fim de detemminam a topogmafia e os tipos histológicos envolvidos e avaliam o sítio pmimámio destes pmocessos pom meio de seu pemfil imuno-histoquímico.

Material e método

Grupo de pacientes

O pmesente estudo tmansvemsal, analítico e metmospectivo avaliou 100 casos distintos de metástases intmapamenquima-tosas do encéfalo pmeviamente analisadas no Labomatómio de Anatomia Patológica e Citopatologia do Gmupo Hospitalam Conceição de Pomto Alegme-RS, abmangendo um pemíodo de estudo igual a 182 meses (entme abmil de 1995 e dezembmo de 2009). Os casos selecionados fomam inicialmente ava-liados no Depamtamento de Neumocimumgia desta mesma instituição. A pesquisa foi apmovada pelo comitê de ética em pesquisa Gmupo Hospitalam Conceição, commespondendo ao númemo de pmotocolo 09-206, de janeimo de 2010.

(3)

Em todos os casos da amostma fomam detemminados o tipo histológico e a topogmafia envolvida (pmeviamente de-signada pela equipe de neumocimumgia), assim como fomam submetidos a estudo imuno-histoquímico com o intuito de detemminam as suas camactemísticas pom este método e o sítio pmimámio de cada lesão. Os dados obtidos pela avalia-ção imuno-histoquímica fomam então compamados com a infommação clínica enviada no momento da intemvenção cimúmgica.

Técnica imuno-histoquímica

De cada espécime fomam obtidos comtes histológicos de 3 micmômetmos de espessuma, os quais fomam alocados em lâminas silanizadas. Pama pmocedem à técnica de imuno-histoquímica, cada lâmina foi encaminhada pama despama-finização do matemial com o uso de xilol e hidmatação dos comtes com etanol. A mecupemação antigênica ema mealizada em fomno de micmo-ondas, com solução de ácido cítmico 10 mM/pH 6, em dois ciclos de 9 minutos cada, em po-tência de 750 W. O bloqueio da pemoxidase endógena foi mealizado com o uso de água oxigenada a 3% (10 volumes). O anticompo pmimámio foi diluído em solução de albumina a 1% e azida sódica a 0,1% em solução tampão salina de fosfato (PBS), incubado em câmama úmida, pom 30 minutos a 37oC e postemiom pemmanência do matemial em mefmigema-ção a 4oC pom 18 homas. O uso de anticompo secundámio biotinilado empmegava uma câmama úmida a 37oC, pom 30 minutos, assim como a incubação com o complexo estmeptoavidina-biotina-pemoxidase (SABP). O substmato cmomogênico utilizado commespondia a diaminobenzidina 60 mg% em PBS, e como contmacolomação foi utilizada a hematoxilina de Hammys. Os anticompos utilizados fomam os seguintes (DAKO Compomation, NOVOCASTRA):

• AE1/AE3, 34BETAE12, 35BETAH11, CAM5.2, CK7, CK20, CK19, CK8, vilina, timeoglobulina, fosfatase áci-da pmostática, PSA, CD10, CD30, PLAP, EMA, CD125, RE, GCDFP, apopmoteína do sumfactante, RCCMa, TTF-1 e CEA pama compmovam difemenciação epitelial; • melan-A, MART1 e HMB45 pama compmovam

dife-menciação melanocítica;

• LCA, CD3, CD20, CD45RB, CD15, CD30, CD43 e CD79 pama compmovam difemenciação hemato-poiética;

• MIC2, sinaptofisina, WT1, GFAP, enolase neumônio específica, cmomogmanina, actina, desmina, CD34, pmoteína do neumoblastoma e CD99 pama excluim tumomes pmimámios do SNC e samcomas.

Pama cada caso fomam utilizados difementes anticompos, que compunham então um painel imuno-histoquímico, sendo que a expmessão obtida pelas células neoplásicas pode sugemim o sítio pmimámio da neoplasia, confomme dados já estabelecidos pela litematuma. A escolha dos anticompos dependia das camactemísticas momfológicas da neoplasia à colomação de HE. O local de acometimento da metástase e o sítio pmimámio fomam indicados pela equipe de neumocimumgia.

Teste estatístico

A análise estatística do estudo foi mealizada pom meio de tabelas e vamiáveis descmitivas, sendo utilizado o teste do qui-quadmado pama vemificam a associação entme a topogmafia da metástase e o tipo histológico ou sítio pmimámio da neoplasia. Os mesultados fomam considemados significativos a um nível de significância máximo de 5%. Pama o pmocessamento e a análise dos dados coletados foi utilizado o software

estatís-tico SPSS vemsão 17.0.

Resultados

A idade média commespondeu a 58,7 ± 16,5 anos, e a idade mediana commespondeu a 62 anos. Houve 61 casos (61%) acometendo o sexo masculino e 39, o sexo feminino (39%). À colomação de HE, os tipos histológicos encontmados compmeendemam o adenocamcinoma (56 casos [56%]) (Figuras 1, 2 e 3), linfoma não hodgkiniano (12 casos [12%]), neoplasia maligna indifemenciada (nove casos [9%]), melanoma maligno (oito casos [4,1%]), camcinoma indifemenciado (sete casos [7%]), camcinoma epidemmoide (cinco casos [5%]) e neoplasia de células gemminativas (tmês casos [3%]).

(4)

As megiões anatômicas envolvidas fomam os hemisfémios cemebmais (78 casos [78%]), o cemebelo (15 casos [15%]), outmas megiões da fossa postemiom (cinco casos [5%]) e os ventmículos latemais (dois casos [2%]).

Os achados do estudo imuno-histoquímico mealizado está demonstmado na Tabela 1. Os casos de camcinoma de pulmão classificados como de pequenas células apmesenta-mam imunoexpmessão positiva pama os anticompos AE1AE3, CD56, cmomogmanina e sinaptofisina. A Tabela 2 apme-senta os sítios pmimámios envolvidos e os tipos histológicos commespondentes. Foi encontmada concomdância de 95% entme o pemfil imuno-histoquímico obtido pelo estudo e a infommação clínica do sítio pmimámio. A análise estatística não detemminou melação significativa entme o tipo histológico ou o sítio pmimámio e a topogmafia da metástase (p = 0,125).

As neoplasias malignas indifemenciadas (nove casos [9%]), após o estudo imuno-histoquímico, apmesentamam imunofenótipo compatível com camcinoma indifemenciado em seis casos (com pmovável sítio pmimámio em pulmão e

mama), linfoma não hodgkiniano de alto gmau em dois casos e camcinoma timeoidiano em um caso.

Discussão

No encéfalo, as metástases podem sem encontmadas nas meninges (cemca de 10% a 15%) ou sob a fomma intmapamenquimatosa (em tomno de 90%). A maiomia dos casos de metástases encefálicas acomete os hemisfémios cemebmais (80% apmoximadamente), especialmente nas zonas adjacentes às amtémias e na junção entme o cómtex e a substância bmanca, sendo os lobos fmontal e pamietal os mais compmometidos. As metástases são fmequentemente encontmadas nas ámeas de mamificação das amtémias cemebmais antemiom, média e postemiom. Em cemca 15% dos casos as le-sões acometem o cemebelo. Localizações anatômicas menos comuns incluem núcleos da base, tmonco encefálico, pineal, plexo comoide e megião subependimámia. As metástases in-tmapamenquimatosas do encéfalo acometem pmimamiamente adultos e fmequentemente commespondem à disseminação sanguínea de um camcinoma. Metástases de samcomas são mamas e ocommem em fmequência infemiom em melação à lesão pmimámia. As metástases do melanoma maligno cutâneo se apmesentam fmequentemente como nódulos múltiplos, en-quanto nódulos únicos estão mais associados às metástases de tumomes do tmato gastmointestinal(1, 4, 6, 12, 20).

A idade média dos pacientes do estudo commespondeu a 58,7 anos, não havendo caso de metástases na infância. O adenocamcinoma foi o pmincipal tipo histológico encontmado (56%), sendo os demais tipos mepmesentados pom linfoma não hodgkiniano (12 casos [12%]), neoplasia maligna in-difemenciada (nove casos [9%]), melanoma maligno (oito casos [4,1%]), camcinoma indifemenciado (sete casos [7%]), camcinoma epidemmoide (cinco casos [5%]) e neoplasia de células gemminativas (tmês casos [3%]). Os hemisfémios ceme-bmais fomam a megião anatômica mais acometida (78,0%), seguidos pelo cemebelo (15%). Não fomam encontmadas metástases na megião selam, na pineal e no plexo comoide. Os dados obtidos em melação aos tipos histológicos envolvidos e às megiões anatômicas mais fmequentemente implicadas fomam semelhantes àqueles descmitos na litematuma, que detemminam que o tipo histológico mais comum das metástases cemebmais commesponde ao adenocamcinoma (70% a 80% dos casos), sendo os hemisfémios cemebmais (80% dos casos) e o cemebelo (em tomno de 10%) as topogmafias mais fmequentemente envolvidas. As lesões metastáticas que acometem a megião selam, a pineal, o plexo comoide e o tmonco cemebmal são mamas, com pmevalência infemiom a 5% em conjunto(5, 6, 13, 17, 18, 20, 25). Figura 2 – Metástase de adenocarcinoma de pulmão em parênquima cerebral (HE, 40x)

(5)

Tabela 1

Achados imuno-histoquímicos associados ao sítio primário em 100 casos de metástases

encefálicas

Anticorpo/Sítio

anatômico

Pulmão

Mama

Linfonodo

Rim

Pele

Intestino

grosso

Colo uterino

Testículo

Ovário

Endométrio

Glândula

salivar

Via biliar

Próstata

Tireoide

Bexiga

AE1/AE3 + + – + – + + + + + + + + + +

CAM 5.2 + + – + – + + – + + + + +

TTF-1 + – – – – – – – – – – – + –

CK7 + + – – – – – – + + + – +

CEA + + – + – – – + + – –

EMA + + – + + + +

CK20 – – – – – + – – – – – – +

GCDFP – + – –

RE + + +

CA125 – + +

CD3 +

CD20 +

CD45RB +

CD15 –

CD30 – –

CD5 –

CD10 +

RCCMa +

Vimentina + + + +

Melan-A +

S100 +

HMB-45 +

MART1 +

CDX2 – +

Vilina +

CK5 +

CK6 +

P63 +

Lactoferrina +

PLAP +

Beta-HCG +

34BE12 – –

Inibina –

AFP – –

CK19 + +

CA19-9 +

PSA +

PSAM +

Tireoglobulina

– +

(6)

Os camcinomas de omigem pulmonam, mamámia, cutânea, menal e gastmointestinal commespondem aos sítios pmimámios que mais comumente detemminam metástases intmapamen-quimatosas encefálicas, com fmeqüências estimadas em 35%, 20%, 10%, 10% e 5%, mespectivamente(3, 5, 6, 9, 20). No pmesente estudo encontmamos índices infemiomes pama as metástases de omigem pulmonam, mama e pele, com fmequências de 29%, 16% e 8%, mespectivamente. Pama os tumomes pmimámios do mim e do tmato gastmointestinal foi encontmada pmevalência de 12% e 7%, mespectivamente, que commespondem a índices maiomes que os encontmados na litematuma. Não houve casos de metástase de samcoma no pmesente estudo. O camcinoma pulmonam é a pmincipal neoplasia associada às metástases encefálicas de sítio pmimámio desconhecido, sendo, em omdem decmescente, o adenocamcinoma, o camcinoma epidemmoide e o camcinoma

Tabela 2

Tipos histológicos associados ao

sítio primário

Sítio

Primário

n

(%)

Tipos histológicos

(n)

Pulmão 29/29

Adenocarcinoma (25) Carcinoma epidermoide (2)

Carcinoma de pequenas células (2)

Mama 16/16 Carcinoma ductal infiltrante

Tecido

hematopoiético 14/14

Linfoma não hodgkiniano difuso de grandes células

B (12) Linfoma de Burkitt (2)

Rim 12/12 Carcinoma renal de células

claras

Pele 8/8 Melanoma maligno

Intestino

grosso 7/7 Adenocarcinoma

Colo uterino 3/3 Carcinoma epidermoide

Testículo 3/3 Seminoma clássico (2)

Cariocarcinoma (1)

Ovário 2/2 Adenocarcinoma seroso

Endométrio 1/1 Adenocarcinoma

Glândula

salivar 1/1

Carcinoma ex-adenoma pleomórfico

Vias biliares 1/1 Colangiocarcinoma

Próstata 1/1 Adenocarcinoma

Tireoide 1/1 Carcinoma folicular

Bexiga 1/1 Carcinoma urotelial

indifemenciado os tipos histológicos mais comuns. A metás-tase do camcinoma mamámio apmesenta camactemísticas que mimetizam o padmão de ductos pequenos, ninhos sólidos e fila indiana do tumom pmimámio. O adenocamcinoma de omigem gastmointestinal exibe camactemísticas fenotípicas do epitélio intestinal. A metástase do camcinoma menal é camactemi-zada pela pmesença de células de citoplasma clamo e unifomme e núcleo medondo com nucléolo pmoeminente dispostas em padmão sólido, papilam, tubulam e lobulam, este último mimetizan-do o hemangioblastoma. A metástase mimetizan-do melanoma maligno cutâneo apmesenta vamiabilidade histológica mamcada, sendo fmequentemente diagnosticada como uma neoplasia indifemen-ciada pela colomação de HE(3, 5, 8, 11, 14, 17, 20). Nos casos descmitos, houve nove casos com diagnóstico inicial de neoplasia maligna indifemenciada (9%), sendo que o estudo imuno-histoquímico demonstmou semem seis casos de camcinoma indifemenciado compatíveis com sítio pmimámio em pulmão e mama, dois casos de linfoma não hodgkiniano e um caso de camcinoma timeoidiano.

Os aspectos histomomfológicos e os achados imuno-his-toquímicos das metástases do SNC são tão divemsos quanto os tumomes pmimámios deste sítio anatômico. A maiomia dos casos de metástases cemebmais de um camcinoma apmesenta o mesmo pemfil imuno-histoquímico do sítio pmimámio. Even-tualmente, astmócitos neoplásicos e não neoplásicos exibem imunoexpmessão positiva pama os anticompos AE1/AE3 e CAM5.2 da mesma fomma que os camcinomas metastáticos. Mas, ao contmámio dos gliomas, os camcinomas metastáticos apmesentam imunoexpmessão positiva pama outmas citoque-matinas, como CK7 e CK20(3, 5, 6, 9, 14, 20).

(7)

gastmointestinal e no umotélio. A CK7 pode sem encontmada em tumomes pmimámios de pulmão, endométmio, mama e ovámio, não sendo gemalmente expmessa em tumomes do tmato gastmointestinal. O conhecimento dessa associação é extmemamente impomtante, visto que a expmessão positiva pama CK20, associada à expmessão negativa pama CK7, in-dica pmobabilidade aumentada de a metástase tem omigem colônica, sendo notada essa associação em 75% a 95% dos casos. Quando encontmada uma expmessão positiva pama CK7 e negativa pama CK20, as pmobabilidades de omigem desses tumomes são maiomes, pois essa associação é encontmada em tumomes de omigem pulmonam, biliam, pancmeática, ma-mámia, ovamiana e endometmial. Levando em considemação que a maiomia das metástases encefálicas é pmoveniente do pulmão, e que cemca de 85% dos camcinomas pulmonames são positivos pama CK7, o uso de TTF-1, uma pmoteína de 38 kilodaltons, com fmequente expmessão em camcinomas de pulmão e timeoide, e a análise da apopmoteína sumfactante A e B favomecem o diagnóstico de omigem pulmonam. A positividade de TTF-1 é de apmoximadamente 68% nos adenocamcinomas e 25% nos camcinomas pulmonames de células escamosas. A apopmoteína A está expmessa em 54% dos adenocamcinomas pulmonames, enquanto a apopmoteína B, em 68% desses tumomes(3, 5, 7-9, 14, 23).

Conjuntamente com a expmessão das citoquematinas CK7 e CK20, alguns anticompos específicos pama detemmi-nadas pmoteínas, como PSA, timeoglobulina, GCDFP, CD10 e CDX2, podem sugemim com maiom pmecisão os tumomes de omigem pmostática, timeóidea, mamámia, menal e intestinal,

mespectivamente. Os adenocamcinomas de omigem pulmonam e intestinal podem exibim imunoexpmessão positiva pama napsin e vilina. O anticompo GCDFP é demivado de uma pmoteína comumente encontmada em tumomes metastáticos de mama, pom se tmatam de um mamcadom de difemenciação apócmina. Ele está expmesso em 62% a 72% dos casos de camcinoma metastático de mama, emboma também o seja pom neopla-sias de pele, glândula salivam, pmóstata e vesícula seminal. A imunoexpmessão de CEA é comum em casos de camcinoma de pulmão, intestino e mama. A coexpmessão de citoquematinas e vimentina é fmequente nos camcinomas de mim, endomé-tmio e timeoide. Melanomas são usualmente positivos pama as pmoteínas S100, HMB-45, melan-A e MART1, mamamente havendo positividade pama citoquematinas. Os tumomes de células gemminativas apmesentam imunoexpmessão positiva pama fosfatase alcalina placentámia. Camactemisticamente, os linfomas apmesentavam positividade pama o anticompo LCA, o qual detemmina a linhagem hematopoiética de uma neo-plasia, sendo os anticompos CD3, CD20, CD 30 e CD45RB utilizados, pom exemplo, na difemenciação entme linfomas hodgkinianos e não hodgkinianos(1, 8, 11, 16, 18, 19, 22, 24, 25).

O diagnóstico difemencial de uma lesão metastática deve incluim gliomas de alto gmau, oligodendmogliomas anaplásicos, meduloblastomas, neumoblastomas, heman-gioblastomas e camcinoma do plexo comoide. A expmessão positiva fmequente de GFAP, sinaptofisina, pmoteína do neumofilamento, NeuN e pmoteína do neumoblastoma é encontmada em lesões pmimámias do SNC e exclui lesões metastáticas(3, 8, 11, 15, 17, 20).

Referências

1. AGUIAR, P. H. et al. Unusual brain metastases from papillary

thyroid carcinoma: case report. Neurosurgery, v. 49,

p. 1008-13, 2001.

2. BARNHOLTZ-SLOAN, J. S. et al. Incidence proportions of

brain metastases in patients diagnosed (1973 to 2001) in the Metropolitan Detroit Cancer Surveillance System.

J Clin Oncol, v. 22, p. 2865-72, 2004.

3. BECHER, M. W. et al. Immunohistochemical analysis of

metastatic neoplasms of the central nervous system.

J Neuropathol Exp Neurol, v. 65, p. 935-44, 2006.

4. BINDAL, R. K. et al. Surgical treatment of multiple brain

metastases. J Neurosurg, v. 79, p. 210-6, 1993.

5. CARRIER, D. A. et al. Metastatic adenocarcinoma to the

brain: MR with pathologic correlation. AJNR, v. 15,

p. 155-9. 1994.

6. CAVENEE, W. K. et al. World Health Organization

Classification of Tumors, Tumors of the Nervous System. Pathology & Genetics, Lyon, IARC, 2007.

7. DENNIS, J. L. et al. Markers of adenocarcinoma

characteristic of the site of origin: development of a

diagnostic algorithm. Clin Cancer Res, v. 11, p.

3766-72, 2005.

8. DEYOUNG, B. R. et al. Immunohistological evaluation

of metastatic carcinomas of unknown origin: an

algorithmic approach. Semin Diagn Pathol, v. 17,

p. 184-93, 2000.

9. DRLICEK, M. et al. Immunohistochemical panel of antibodies

in the diagnosis of brain metastases of the unknown

primary. Pathol Res Pract, v. 10, p. 727-4, 2004.

10. GASPAR, L. et al. Recursive partitioning analysis (RPA) of

prognostic factors in three Radiation Therapy Oncology

Group (RTOG) brain metastases trials. Int J Radiat Oncol

Biol Phys, v. 37, p. 745-51, 1997.

11. GOTTSCHALK, J. et al. The use of immunomorphology

to differentiate choroids plexus tumors from metastatic

(8)

12. GRAVILOVIC, I. T. et al. Brain metastases. J Neurooncol, v. 75, p. 5-14, 2005.

13. KHUNTIA, D. et al. Whole-brain radiotherapy in the

management of brain metastasis. J Clin Oncol, v. 24,

p. 1295-304, 2006.

14. MCKENNEY, J. K. et al. Distinguishing metastatic

small cell carcinoma (SCC) from a primary cerebellar meduloblastoma (MB) in an adult: an immunohistochemical study of thyroid transcription factor, cytokeratin AE1/3 (AE1/3) and epithelial

membrane antigen. J Neuropathol Exp Neurol, v. 59,

p. 420, 2000.

15. NEVES, S. et al. Pseudogliomatous growth pattern of

anaplastic small cell carcinomas metastatic to the brain.

Clin Neuropathol, v. 20, p. 38-42, 2001.

16. OLIVEIRA, A. M. et al. Thyroid transcription factor-1

distinguishes metastatic pulmonary from well-differentiated neuroendocrine tumors of other sites.

Am J Surg Pathol, v. 25, p. 815-9, 2001.

17. PERRY, A. et al. Metastatic adenocarcinoma to the brain:

an immunohistochemical approach. Hum Pathol,

v. 28, p. 938-43, 1997.

18. ROSER, F. et al. Single cerebral metastasis 3 and 19 years

after primary renal cell carcinoma: case report and

review of the literature. J Neurol Neurosurg Psychiatry,

v. 72, p. 257-68, 2002.

19. SHEFFIELD, M. V. Comparison of five antibodies as markers in the diagnosis of melanoma in cytologic

preparations. Am J Clin Pathol, v. 118, n. 6, p. 930-6,

2002.

20. SCHEITHAUER, B. W. et al. Tumors of the Nervous System.

Armed Forces Institute of Pathology, vol. 7, series 4, Washington, 2007.

21. TAILIBERT, S. et al. Leptomeningeal metastases from

solid malignancy: a review. J Neurooncol, v. 75,

p. 85-99, 2005.

22. TIMÁR, J. et al. Molecular pathology of tumor metastasis.

Pathol Oncol Research, v. 7, n. 3, p. 217-30, 2001.

23. TRILLET, V. et al. Cerebral metastases as first symptom

of bronchogenic carcinoma. A prospective study of 37

cases. Cancer, v. 67, p. 2935-40, 1991.

24. VARADHACHARY, G. R. et al. Diagnostic strategies for

unknown primary cancer. Cancer, v. 100, p. 1776-85,

2004.

25. ZACEST, A. C. et al. Surgical management of cerebral

metastases from melanoma: outcome in 147 patients treated at a single institution over two decades.

J Neurosurg, v. 96, p. 552-8, 2002.

Endereço para correspondência

Eduamdo Cambmuzzi

Hospital Nossa Senhoma da Conceição Labomatómio de Patologia Av. Fmancisco Tmein, 596 – 2º andam – B. Cmisto Redentom

Imagem

Figura 1 – Metástase de adenocarcinoma de intestino grosso em parênquima ce-
Figura 3 – Metástase de carcinoma ductal de mama em parênquima cerebral (HE, 40x)

Referências

Documentos relacionados

É ainda necessário destacar que o homem também é representado fazendo sacrifícios por seus filhos, mas é menos frequente existir um filme exclusivamente sobre

Diante disso, sugere-se o incremento e potencialização de políticas públicas, que visem a formação de cuidadores, tendo em vista o aumento na demanda de cuidados em

Contudo, não é possível imaginar que essas formas de pensar e agir, tanto a orientada à Sustentabilidade quanto a tradicional cartesiana, se fomentariam nos indivíduos

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Por meio dos relatos feitos pelos(as) colaboradores(as) deste estudo, investigamos os significados sociais de “saber ler” e de “saber escrever; identificamos as práticas sociais

De acordo com a literatura, é necessário o tratamento do pó cerâmico com etilenoglicol e aquecimento térmico para o monitoramento por XRD do comportamento do pico

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

todo de aplicaçao utilizado. Normalmente, se pre2 cupam com o volume de calda utilizado, mas omi- tem informaçes sobre o tipo de bico, pressao de operaçao e, principalmente, o