• Nenhum resultado encontrado

Crescimento e estado nutricional em amostra probabilística de escolares no Município do Rio de Janeiro, 1999.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Crescimento e estado nutricional em amostra probabilística de escolares no Município do Rio de Janeiro, 1999."

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Cresciment o e est ado nut ricional

em amostra probabilística de escolares

no M unicípio do Rio de Janeiro, 1999

Gro wth and nutritio nal status

in a p ro b ab ilistic samp le o f scho o lchild re n

fro m Rio d e Jane iro , 1999

1 Dep a rt a m en t o d e N u t riçã o Socia l, U n iv ersid a d e Fed era l Flu m in en se. Ru a Sã o Pa u lo 30, N it erói, RJ 24040- 115, Bra sil.

a n jos@en sp .fiocru z .b r 2 Cen t ro d e Est u d os d e Sa ú d e d o T ra b a lh a d or e Ecologia H u m a n a , Escola N a cion a l d e Sa ú d e Pú b lica , Fu n d a çã o Osw a ld o Cru z , Ru a Leop old o Bu lh ões 1480, Rio d e Ja n eiro, RJ 21041- 210, Bra sil.

3 In stitu to d e N u trição An n es D ia s, Secret a ria M u n icip a l d e Sa ú d e d o Rio d e Ja n eiro. Av . Pa st eu r 44, Rio d e Ja n eiro, RJ 22290- 240, Bra sil. en gst rom @en sp .fi ocru z .b r i n esrrc@u ol.com .b r 4 In stitu to d e N u trição, D ep a rt a m en t o d e N u t ri çã o Socia l, U n iv ersid a d e d o Est a d o d o Rio d e Ja n eiro. Ru a Sã o Fra n cisco Xa v ier 540, Rio d e Ja n eiro, RJ 20550- 000, Bra sil. 5 Cen t ro d e Sa ú d e Escola Germ a n o Sin v a l Fa ria , Escola N a ci on a l d e Sa ú d e Pú b li ca , Fu n d a çã o Osw a ld o Cru z . Ru a Leop old o Bu lh ões 1480, Rio d e Ja n eiro, RJ 21041- 210, Bra sil.

Lu iz An t on io d os An jos 1,2 In ês Ru ga n i Rib eiro d e Ca st ro 3,4 Elyn e M on t en egro En gst rom 3,5 An a M a ria Ferreira Az ev ed o 3

Abst ract Gro w t h a n d n u t ri t i o n a l st a t u s w ere a ssessed i n a p ro b a b i l i st i c sa m p l e o f p u b l i c sch oolch ild ren (1,705 girls a n d 1,682 b oys) in t h e cit y of Rio d e Ja n eiro in 1999. N u t rit ion a l st a -t u s of -t h e u n d er- 10- yea r grou p w a s a ssessed b y z &l-t; - 2 (u n d ern u -t ri-t ion ) for b od y m a ss for h eigh -t a n d h eigh t for a ge a n d b y z > +2 for b od y m a ss for h eigh t (ov erw eigh t ). For ch ild ren ov er 10, t h e 5t h a n d 85t h p ercen t i les of b od y m a ss i n d ex for a ge w ere u sed t o a ssess u n d erw ei gh t a n d ov er -w ei gh t , resp ect i v ely. Prev a len ce ra t es of ov er-w ei gh t a n d ob esi t y a ccord i n g t o t h e In t ern a t i on a l Ob esit y T a sk Force crit eria w ere a lso ca lcu la t ed . Prev a len ce ra t es for u n d ern u t rit ion w ere b elow ex p ect ed for t h e referen ce p op u la t ion . Prev a len ce of ov erw eigh t w a s a p p rox im a t ely 18% a n d 14% for girls a n d b oys, resp ect iv ely, a n d ob esit y w a s 5% for b ot h sex es. Th e resu lt s of t h e p resen t st u d y a re sim ila r t o fin d in gs from p op u la t ion b a sed su rv eys in Bra z il: low p rev a len ce of u n d ern u t ri -t ion a n d h igh p rev a len ce of ov ern u -t ri-t ion .

Key words N u t rit ion a l St a t u s; Grow t h ; An t h rop om et ry

(2)

Int rodução

Com o em ou tros p aíses em d esen volvim en to, o Bra sil t e m a p re se n t a d o p ro fu n d a s m o d ifica -çõ e s n o p e rfil n u t ricio n a l d e su a p o p u la çã o , fru to d e u m p ro ce sso co n h e cid o co m o tra n çã o n u tricio n a l (Po p kin , 2001). No ca so b ra sileiro, esta p od e ser avaliad a p or in q u éritos d o -m iciliares n acion ais ou region ais en tre o p erío-d o erío-d e 1975-1997, cu jos erío-d aerío-d os evierío-d en ciam u m a cla ra ten d ên cia d e d im in u içã o d a d esn u triçã o e m to d o o p a ís, m a s e m in te n sid a d e s d ife re n -t e s d e p e n d e n d o d a re giã o e d o e s-t ra -t o so cia l. Dessa form a, em m en ores d e cin co an os, a p re-va lê n cia d e d e sn u t riçã o ca iu d e 20,1% p a ra 5,6% en tre 1975 e 1996 (Mo n teiro et a l., 1999); d e 12,3% p a ra 6,1% e m cria n ça s d e 6-9 a n o s e d e 16,1% p a ra 9,6% e m a d o le sce n t e s d e 10-18 a n o s p a ra a s regiõ es No rd este e Su d este a gru -p a d a s n o s in q u é rit o s d e 1975 e 1997 (Wa n g e t a l., 2002). En t re m e n o re s d e cin co a n o s, a lé m d a ten d ên cia d eclin an te d e d esn u trição, d esta-cam -se p revalên cias relativam en te b aixas e es-táveis d e sob rep eso e ob esid ad e n o p eríod o, si-t u a n d o -se e m si-t o rn o d e 5% (Mo n si-t e iro e si-t a l., 1999). Em con trap osição, em crian ças m ais ve-lh a s (6-10 a n o s) e n o s a d o le sce n t e s p o d e -se co n sid e ra r q u e o so b re p e so é a lte ra çã o n u tri-cion al em ascen são. Nas referid as p esq u isas, a p re va lê n cia d e so b re p e so a u m e n t o u d e 4,9% p a ra 17,4% e n t re cria n ça s d e 6-9 a n o s e 3,7% p a ra 12,6% n o s jo ve n s e n t re 10-18 a n o s e n t re a s d é ca d a s co n sid e ra d a s (Wa n g e t a l., 2002). Algu n s e st u d o s lo ca is so b re a sit u a çã o n u t ricio n a l d e e sco la re s e m cid a d e s b ra sile ira s d e -m o n st ra -m u -m a p re va lê n cia d e o b e sid a d e n a ad olescên cia q u e varia d e 8 a 22% d ep en d en d o d o lu gar, p eríod o d e coleta d e d ad os e m etod o -logia ap licad a (Lam ou n ier, 2000).

Dia n te d a com p lexid a d e e va ria b ilid a d e d o p erfil n u tricio n a l b ra sileiro , p o d ese co n sid e -ra r q u e a a va lia çã o n u tricio n a l d e p o p u la çõ es, e m e sp e cia l a re a liza çã o d e in q u é rit o s n u t ri-cion ais n o esp aço escolar, é u m a ferram en ta d e extrem a im p ortân cia p ara com p reen são d a d i-n â m ica i-n u tricio i-n a l d e cria i-n ça s e a d o lescei-n tes e co n se q ü e n te m e n te , fo rm u la çã o d e p o lítica s e ações m ais efetivas.

No Mu n icíp io d o Rio d e Ja n eiro n ã o h a via , a t é a re a liza çã o d o p re se n t e e st u d o , in fo rm a -çõ es rep resen ta tiva s so b re o p erfil n u tricio n a l d e escola res d o en sin o fu n d a m en ta l. Em 1998, u m a a va lia çã o rea liza d a em 6.214 a lu n os d a 1a

sé rie d o e n sin o fu n d a m e n ta l d e e sco la s situ a -d as em áreas -d e favelas -d a ci-d a-d e (I Pesqu isa d e Sa ú d e e N u t riçã o d e Escola resd a re d e m u n

ici-p a l d e en sin o d o Rio d e Ja n eiro ), in d ico u u m a p reva lên cia d e so b rep eso m a io r (6,3%) d o q u e

d e d esn u trição p or d éficit estatu ral (3,6%; Aze-ved o et al., 1999). Esses resu ltad os, em b ora rtritos a u m d ad o segm en to social e etário, d esp e rt a ra m o in t e re sse e m a m esp lia r a s in fo rm a ções com o ob jetivo d e se con h ecer a m agn itu d e d e t a is a lt e ra çõ e s n u t ricio n a is p a ra o co n -ju n t o d o s e sco la re s. Assim , o p re se n t e e st u d o ap resen ta os resu ltad os d e crescim en to e d a si-tu a çã o n u tricio n a l d e cria n ça s e a d o le sce n te s n a II Pesqu isa d e Saú d e e N u trição d e Escolares, u m a am ostra p rob ab ilística d e escolares d o en -sin o p ú b lico fu n d a m e n t a l (a t é a 8a sé rie ) d o Mu n icíp io d o Rio d e Jan eiro em 1999.

M at eriais e mét odos

A II Pesq u isa d e Sa ú d e e N u t riçã o d e Escola res

d a red e m u n icip al d e en sin o d o Rio d e Jan eiro, foi d esen volvid a n o p eríod o d e a b ril a m a io d e 1999, p e lo In st it u t o d e Nu t riçã o An n e s Dia s (INAD), em p arceria com o Program a d e Saú d e Esco la r d a Se cre t a ria Mu n icip a l d e Sa ú d e d o Rio , co m o a p o io d o La b o ra t ó rio d e Ava lia çã o Nu t ricio n a l e Fu n cio n a l (LANU FF), De p a rt a m en to d e Nu triçã o Socia l, Un iversid a d e Fed e -ra l Flu m in en se e d a Esco la Na cio n a l d e Sa ú d e Pú b lica, Fu n d ação Oswald o Cru z.

De u m u n iverso d e cerca d e 700 m il alu n os, d istrib u íd o s em cerca d e 1.030 esco la s n o Mu -n icíp io d o Rio d e Ja -n eiro , fo i selecio -n a d a u m a am ostra aleatória p or con glom erad o (tu rm as), re p re se n ta tiva d a e d u ca çã o in fa n til/ cla sse d e a lfa b e t iza çã o e 1o e 2o se gm e n t o s d o e n sin o fu n d a m e n t a l (1aa 4ae 5aa 8asé rie s, re sp e cti-vam en te), sen d o p revisto in clu ir o u n iverso d e a lu n o s d e ca d a tu rm a so rtea d a . Ca b e d esta ca r q u e to d o o en sin o fu n d a m en ta l p ú b lico d a cid a cid e é cid e resp o n sa b ilicid a cid e cid a Secreta ria Mu -n icip a l d e Ed u ca çã o e q u e , e m 1999, a -n o d e realização d o estu d o, a cob ertu ra d essa red e foi d e ce rca d e 70% d o to ta l d e a lu n o s m a tricu la -d os n o en sin o fu n -d am en tal (re-d e p ú b lica m ais re d e p riva d a ) e q u e a e stim a tiva d e cria n ça s e a d olescen tes freq ü en ta n d o escola s foi b a sta n -t e a l-t a p a ra a Re giã o Me -t ro p o li-t a n a d o Rio d e Jan eiro (96,8% p ara a faixa etária d e 7 a 14 an os e 85,5% p ara os d e 15 a 17 an os; IBGE, 2001).

(3)

escla-re ce r q u e a d ist rib u içã o se gu n d o o se gm e n t o esco la r d o s a lu n o s so rtea d o s e d a q u eles efeti-vam en te avaliad os foi sem elh an te.

To d a s a s in fo rm a çõ e s e m e d id a s a n t ro p o -m é t rica s fo ra -m o b t id a s n a s p ró p ria s e sco la s, n u m in terva lo d e 22 d ia s, p o r p ro fissio n a is o u a lu n o s d e gra d u a çã o d a á rea d e sa ú d e, trein a d o s p a ra ta l fim . Em d ia a gen d a d o co m a d ire çã o d a esco la , e a p ó s co n sen tim en to in fo rm a -d o p ré vio -d a -d o p e lo re sp o n sá ve l -d o e sco la r, u m a eq u ip e d e p esq u isad ores com p arecia à es-co la se le cio n a d a e re a liza va a s m e d içõ e s. Ao se re m e xclu íd o s d a d o s d e a lu n o s co m 18 o u m a is a n o s d e id a d e (38), se m in fo rm a çã o d e id a d e (2) o u co m va lo re s a n t ro p o m é t rico s in con sisten tes (3), ch egou se a u m b a n co d e d a -d os com in form ações -d e 3.387 alu n os -d e 4,20 a 17,98 a n o s, se n d o 1.705 m e n in a s (50,3%) e 1.682 m en in os (49,7%).

A d ata d e n ascim en to foi ob tid a n a fich a escola r e a id a d e cen tesim a l foi ca lcu la d a em re -la çã o a o d ia d e a va lia çã o . As in fo rm a çõ e s sã o a p re se n t a d a s e m fu n çã o d a id a d e co m p le t a , i.e .; e sco la re s d e 4 a n o s sã o o s q u e t ê m id a d e en tre 4,0 e 4,9 an os.

As m ed id as an trop om étricas foram realiza-d a s se gu in realiza-d o p a realiza-d ro n iza çã o realiza-d e Lo h m a n e t a l. (1988). A m a ssa co rp o ra l (kg) fo i o b t id a u m a ú n ica ve z co m o s e sco la re s u sa n d o o m ín im o d e ro u p a p o ssíve l e m b a la n ça d igit a l (SECA) com p recisão d e 100g. Para a m ed ição d a esta -tu ra, u m a fita m étrica com m arcações em m ilí-m e tro s fo i a fixa d a a u ilí-m a p a re d e d e su p e rfície p la n a , se m ro d a p é e e m â n gu lo d e 90oco m o ch ã o . A m e d içã o fo i re a liza d a d u a s ve ze s co m o s e sco la re s d e sca lço s e co m a n u ca , a s n á d e -gas e os calcan h ares en costad os à p ared e. A lei-t u ra n a filei-t a fo i re a liza d a co m p re cisã o d e 0,1 cm com o au xílio d e u m esq u ad ro q u e foi colo -ca d o a cim a d a -ca b e ça d o a lu n o e m a p n é ia ap ós u m a exp iração forçad a. O valor m éd io d as d u as m ed ições foi u sad o n as an álises. O ín d ice d e m a ssa co rp o ra l (IMC) fo i ca lcu la d o co m o a razão d a m assa corp oral (kg) p elo q u ad rad o d a estatu ra (m2).

A d escrição d os d ad os an trop om étricos d os alu n os estu d ad os foi realizad a p or m eio d e m ed ia n a , m éed ia e ed esvio p a ed rã o ed e m a ssa corp o -ral, estatu ra e IMC segu n d o id ad e e sexo. A an álise d o cre scim e n t o lin e a r d o s a lu n o s e st u d a -d os se -d eu p or m eio -d a com p aração gráfica -d as m e d ia n a s d e e st a t u ra p o r id a d e , o b se rva d a s co m a s m ed ia n a s d e d o is b a n co s d e d a d o s: (1) d a p o p u la çã o a m e rica n a (Mu st e t a l., 1991) e (2) d a p o p u la çã o d o su d e st e b ra sile iro o b t id a n a Pesqu isa sobre Pad rões d e Vid a(PPV). Desta

ú lt im a , a s m e d ia n a s fo ra m ca lcu la d a s d ire t a -m e n t e d o s -m icro d a d o s d a p e sq u isa , p ro d u

zi-d os e zi-d isp on ib ilizazi-d os p ela Fu n zi-d ação In stitu to Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE 1998), com o u so d o fator d e exp an são calcu lad o p ara a p esq u isa, u tilizan d o-se a op ção FREQ n o p ro-ce d im e n t o U NIVARIATE d o p a co te esta tístico SAS. Ap esar d e existir cu rva d e crescim en to d a p op u lação am erican a m ais recen te (CDC, 2002), p re fe riu -se u sa r a cu rva m a is a n t iga p e lo fa t o d e esta a in d a ser a reco m en d a d a p ela Orga n i-zação Mu n d ial d a Saú d e (OMS) p ara u so in ter-n a cio ter-n a l d a a va lia çã o ter-n u t ricio ter-n a l d e cria ter-n ça s (WH O, 1995).

Para a d escrição d as p revalên cias d e altera-ções n u tricion ais foram u tilizad os in d icad ores d istin tos em fu n ção d a id ad e d os escolares. Pa-ra os m en ores d e 10 an os, a avaliação con sistiu d o cálcu lo d o valor z d os ín d ices m assa corp o -ra l p a -ra esta tu -ra (MC/ E) e esta tu -ra p a -ra id a d e (E/ I), e m re la çã o à s cu rva s d e cre scim e n to d e cria n ça s a m e rica n a s (NCH S, 1977). Co m o re -co m e n d a d o p e la OMS (WH O, 1995), o s d a d o s p o ssivelm en te in co n sisten tes fo ra m exclu íd o s p e la m a rge m fixa d e e xclu sã o p a ra o s ín d ice s E/ I (va lo res z a b a ixo d e -5,0 e a cim a d e +3,0) e MC/ E (valores z ab aixo d e -4,0 e acim a d e +5,0). Foram con sid erad os d esn u trid os p or d éficit d e MC/ E e p or d éficit d e E/ I os casos d e valor z < -2 p ara os resp ectivos ín d ices. Sob rep eso foi id en -tificad o n os escolares com valor z MC/ E > +2.

(4)

Result ados

Crescimento

Os valores m ed ian os d e m assa corp oral e esta t u ra sã o m a io re s p a ra o s m e n in o s, co m e xce -ção d a faixa etária d e 9 a 12/ 13 an os (Tab ela 1). Já p a ra o IMC, os m a iores va lores d a s m en in a s se e st e n d e m u m p o u co m a is, a t é o s 16 a n o s. Em re la çã o à m e d ia n a d e e sta tu ra d o s e sco la res d o sexo fem in in o estu d ad os, ob servase au -m en to até se alcan çar u -m certo p lateau e-m tor-n o d o s 14 a tor-n o s ( Ta b e la 1). Co m o e sp e ra d o , o

p lateau p ara os m en in os ocorreu m ais tard e d o q u e p a ra a s m e n in a s e , co m o h á u m n ú m e ro red u zid o d e d a d o s a cim a d e 16 a n o s d e id a d e, o p lateau n ão é tão característico (Tabela 1).

Co m p a ra n d o -se a s m e d ia n a s d e e st a t u ra n o s e sco la re s d o Rio d e Ja n e iro co m a s cu rva s selecion ad as (am erican a e b rasileira), ob serva-se q u e , p a ra m e n in a s, e st a s sã o p ra t ica m e n t e igu ais até os 12 an os d e id ad e e, a p artir d e en -tã o , o s va lo res d a s esco la res d o Rio d e Ja n eiro sã o d iscreta m en te m en ores d o q u e os d a s cu r-va s selecio n a d a s (Figu ra 1). Qu a n to a o s m en i-n os, até ap roxim ad am ei-n te os 12 ai-n os d e id ad e,

Tab e la 1

Me d ianas, mé d ias e d e svio s p ad rão (DP) d o s valo re s d e massa co rp o ral (kg ), e statura (cm) e índ ice d e massa co rp o ral (IMC) e m e sco lare s d o Municíp io d o Rio d e Jane iro , Brasil, 1999, p o r se xo , se g und o id ad e .

Idade M eninas

(anos) n Massa co rp o ral (kg ) Estatura (cm) IMC (kg .m-2) Me d iana Mé d ia DP Me d iana Mé d ia DP Me d iana Mé d ia DP

4 38 16,6 16,6 1,71 104,5 105,5 4,94 15,1 14,9 1,20 5 55 19,0 19,8 3,24 111,8 112,2 4,80 15,0 15,6 1,82 6 123 21,6 22,7 4,83 118,1 118,5 5,29 15,2 16,0 2,57 7 138 22,9 24,0 4,74 122,9 122,7 5,65 15,5 15,9 2,31 8 177 26,1 27,6 5,67 129,1 129,3 5,71 15,8 16,4 2,57 9 220 30,2 32,4 8,84 136,2 135,9 6,77 16,4 17,3 3,55 10 211 34,3 35,2 8,27 141,6 141,6 8,32 16,8 17,4 2,99 11 212 38,5 41,3 10,80 147,2 147,7 7,81 17,7 18,7 3,75 12 132 43,6 46,2 10,81 153,3 153,5 6,99 18,5 19,5 3,73 13 124 47,0 50,1 11,03 157,3 157,3 7,15 19,1 20,1 3,64 14 135 50,6 53,5 12,05 158,7 159,3 6,92 19,9 21,0 4,13 15 60 53,1 54,3 9,46 160,6 160,7 5,13 20,5 21,0 3,38 16 55 51,8 55,9 12,78 161,2 161,6 6,69 20,3 21,3 4,21 17 25 55,5 57,1 10,98 162,3 162,6 9,71 20,7 21,7 4,22

Idade M eninos

(anos) n Massa co rp o ral (kg ) Estatura (cm) IMC (kg .m-2) Me d iana Mé d ia DP Me d iana Mé d ia DP Me d iana Mé d ia DP

(5)

a m ed ian a d os escolares d o Rio d e Jan eiro está p ra t ica m e n t e su p e rp o st a à d a p o p u la çã o d o Su d este b ra sileiro (PPV) e ligeira m en te m en o r d o q u e os va lores d a referên cia a m erica n a (Fi-gu ra 2). A p artir d os 13 an os, os valores d os escolares d o Rio d e Jan eiro p assam a ser levem en -t e su p e rio re s a o s d a PPV e fica m a in d a m a is b aixos q u e os d a p op u lação am erican a.

Alterações nutricionais

En tre os escolares até 10 an os d e id ad e, as p re -valên cias d e d esn u trição p or d éficit d e estatu ra p ara id ad e foram d e 1,9 e 2,8%, resp ectivam en -te p a ra m en in a s e m en in o s ( Tab ela 2), valores in fe rio re s a o e sp e ra d o n a p o p u la çã o d e re fe -rên cia . Esses d a d o s co m p ro va m a sem elh a n ça

Fig ura 1

Me d ianas d e e statura e m re lação à id ad e d e e sco lare s d o se xo fe minino d o Rio d e Jane iro , e d e crianças ame ricanas (NCHS, 1977) e d o Sud e ste b rasile iro (PPV, 1997).

Fig ura 2

(6)

n a d istrib u içã o d o crescim en to lin ea r en tre o s e sco la re s d o Rio d e Ja n e iro e d a p o p u la çã o a m e rica n a n e ssa fa ixa e t á ria (Figu ra 1), e d e -m o n st ra -m q u e d é ficit d e e st a t u ra n ã o é u -m p rob lem a en con trad o em escolares d o Mu n icí-p io d o Rio d e Jan eiro.

Da m e sm a fo rm a , a p re va lê n cia d e d e sn u -triçã o p o r d é ficit d e MC/ E fico u d e n tro d o e sp era d o sp a ra a d istrib u içã o d o va lor z d a sp osp u -la çã o d e re fe rê n cia : 1,3 e 1,4% p a ra e sco -la re s a t é 10 a n o s d e id a d e d o se xo fe m in in o e m a s-cu lin o, resp ectivam en te (Tab ela 2). En tretan to, a p re va lê n cia d e so b re p e so fo i d e 6,3 e 7,7%, resp ectiva m en te p a ra m en in a s e m en in os (Ta -b ela 2). As m aiores p revalên cias ocorreram aos 5 an os p ara m en in os (12,1%) e aos 6 an os p ara m en in as (11,5%).

Pa ra o s e sco la re s co m id a d e ≥10 a n o s, a p rop orçã o tota l d e b a ixo p eso foi d e 10,1% en -tre m en in o s e d e 4,6% en -tre m en in a s, q u a n d o o e sp e ra d o e m fu n çã o d o p o n to d e co rte a d o -tad o (< P5 d a p op u lação d e referên cia) seria d e 5% ( Ta b ela 3). Em gera l, a ten d ên cia fo i d e d i-m in u içã o d a p re va lê n cia d e b a ixo p e so co i-m o au m en to d a id ad e. A p revalên cia d e sob rep eso fo i d e 18,3% e n t re m e n in a s e d e 15,5% e n t re m e n in o s ( Ta b e la 3). No t o t a l, 6,2% d a s m e n i-n as e 6,9% d os m ei-n ii-n os estavam acim a d o p er-cen til 95.

Por ou tro lad o, os critérios d a IOTF, p ara to-d os os escolares, ito-d en tificaram u m total to-d e 17,7 e 14,1% p a ra so b re p e so e m m e n in a s e m e n i-n o s, resp ectiva m ei-n te, e a p ro xim a d a m ei-n te 5% p a ra o b esid a d e em a m b o s o s sexo s ( Ta b ela 4). Para as m en in as, h á u m a ten d ên cia d e au m en -t o d o so b re p e so co m o a u m e n -t o d a id a d e e , ap aren tem en te, red u ção d a ob esid ad e. Não h á

u m p a d rã o cla ro d e a sso cia çã o n a p reva lên cia d e so b rep eso / o b esid a d e co m a id a d e d o s m e -n i-n os. O co-n solid ad o d e sob rep eso p ara os ad o-lescen tes (≥10 a n o s d e id a d e) fo i 18,2 e 14,2% p a ra m e n in a s e m e n in o s, re sp e ct iva m e n t e , e p a ra o b e sid a d e , o s va lo re s fo ra m 4,4 e 4,5%. Para os m en ores d e 10 an os d e id ad e, o con so -lid ad o é d e 16,8 e 16,9% p ara sob rep eso em m e-n ie-n as e m ee-n ie-n os, e 5,7 e 5,1% p ara ob esid ad e.

Discussão

No s ú lt im o s a n o s, fo i re gist ra d o im p o rt a n t e a u m en to d a ta xa d e esco la riza çã o p a ra o en sin o fu sin d am esin tal, com cerca d e 96% d a p op u la -çã o b ra sile ira e 97% d a p o p u la -çã o m e t ro p o li-ta n a d o Rio d e Ja n eiro n a fa ixa etá ria d e 7 a 14 a n o s fr e q ü e n t a n d o a e sco la n o a n o d e 1999 (IBGE, 2001). Co m isso , o e sp a ço e sco la r t o r -n o u -se lo ca l p rivile gia d o , fa ct íve l e o p o rt u -n o p a ra a o b ten çã o d e in fo rm a çõ es rep resen ta ti-vas locais sob re saú d e e n u trição, p ou co d isp o-n íve is p a ra cria o-n ça s m a io re s d e cio-n co a o-n o s e a d o le sce n t e s, a t é e n t ã o . O e st u d o a q u i a p re -sen tad o, p or ter u tilizad o am ostra p rob ab ilísti-ca , tra z re su lta d o s q u e re fle te m o p e rfil n u tricio n a l d a to ta lid a d e d o s a lu n o s d a red e d e en -sin o p ú b lico fu n d a m en ta l d a cid a d e d o Rio d e Jan eiro. Pelo fato d e esta red e ter am p la cob er-t u ra , o s a ch a d o s p ro p icia m , co m ra zo á ve l a p ro xim a çã o , u m a visã o in éd ita so b re a situ a ção n u tricion al d o con ju n to d e crian ças e ad o -lescen tes resid en tes n a cid ad e.

Os re su lt a d o s e n co n t ra d o s in d ica m q u e a d esn u trição n ão se ap resen ta com o u m p rob le-m a releva n te n o s esco la res ca rio ca s d o en sin o Tab e la 2

Pre valê ncias* d e d e snutrição p o r d é ficit d e e statura p ara id ad e (z E/ I < -2), p o r d é ficit d e massa co rp o ral p ara e statura (z MC/ E < -2) e so b re p e so (z MC/ E > + 2) e m e sco lare s me no re s d e 10 ano s d o Municíp io d o Rio d e Jane iro , Brasil, 1999, p o r se xo , se g und o id ad e .

Idade M eninas M eninos

(anos) E/ I MC/ E E/ I MC/ E

z < -2 z < -2 z > + 2 z < -2 z < -2 z > + 2

n % n % % n % n % %

4 38 5,3 38 5,3 0 48 0 47 0 2,1

5 55 1,8 55 0 5,4 66 1,5 66 1,5 12,1

6 123 0,8 122 0 11,5 137 5,8 136 0 8,1

7 138 1,4 137 1,5 5,1 109 3,7 109 1,8 7,3

8 177 1,7 161 1,2 7,4 175 2,3 173 2,3 8,1

9 219 2,3 108 1,8 2,8 185 1,6 173 1,7 6,9

To tal 750 1,9 621 1,3 6,3 720 2,8 704 1,4 7,7

(7)

p ú b lico fu n d am en tal, evid en ciad o p elas b aixas p revalên cias d e b aixo p eso/ d esn u trição e p elo crescim en to lin ea r b a sta n te sem elh a n te a o d a p o p u la çã o a m erica n a . Esses resu lta d o s co rro b o ra m o s a ch a d o s d e estu d o s d e b a se p o p u la -cion al rep resen tativos d a p op u lação b rasileira, q u e in d icam q u ed a d a d esn u trição e ten d ên cia secu lar p ositiva de estatu ra en tre crian ças e ado-lescen tes (An jos, 2000; Mon teiro et al., 1999).

Por ou tro lad o, o excesso d e p eso d esp on ta co m o a gra vo n u t ricio n a l q u e m e re ce a t e n çã o e n t re o s e sco la re s, co n firm a n d o a t e n d ê n cia su b st a n cia l d e in cre m e n t o d e m a ssa co rp o ra l p a ra a e sta tu ra d u ra n te a a d o le scê n cia , d o cu -m en tad a n a co-m p aração en tre os d ad os d a

Regiã o Su d este b ra sileira d o s três in q u érito s n u -tricion ais n acion ais (An jos, 2000), e o au m en to d a o b e sid a d e e n t re cria n ça s e a d o le sce n t e s b ra sile iro s n a s ú lt im a s d é ca d a s (Wa n g e t a l., 2002). É in teressan te n otar, ain d a, q u e a p reva-lê n cia d e so b re p e so e n t re o s m e n o re s d e 10 an os (6,3%) é p raticam en te igu al à d escrita p or Azeved o et a l. (1999), p a ra a lu n o s d e p rim eira série d e escolas localizad as em áreas favelad as d o Mu n icíp io d o Rio d e Jan eiro (6,5%).

Só recen tem en te aten ção p assou a ser d ad a p a ra a a va lia çã o n u t ricio n a l d e a d o le sce n t e s, p rin cip a lm e n t e a p a rt ir d a d o cu m e n t a çã o d a ep id em ia d e so b rep eso / o b esid a d e em a d u lto s p ra tica m en te em to d o o m u n d o . O p ercen tu a l Tab e la 3

Pre valê ncias* d e b aixo p e so (índ ice d e massa co rp o ral – IMC – p ara id ad e < P5), so b re p e so (IMC p ara id ad e > P85) e d e IMC p ara id ad e > P95 e m e sco lare s acima d e 10 ano s d o Municíp io d o Rio d e Jane iro , Brasil, 1999, p o r se xo , se g und o id ad e .

Idade (anos) M eninas M eninos

n IMC n IMC

< P5 > P85 > P95 < P5 > P85 > P95

% % % % % %

10 211 7,6 13,7 5,2 202 8,9 15,8 7,9

11 212 7,1 20,7 8,5 159 12,6 20,7 10,7

12 132 3,0 20,4 4,6 152 11,2 16,4 6,6

13 124 2,4 20,2 6,4 154 11,7 16,2 5,2

14 135 2,2 17,0 7,4 146 11,6 11,0 4,8

15 60 1,7 18,3 3,3 64 6,2 14,1 6,2

16 55 1,8 18,2 5,4 56 3,6 14,3 7,1

17 25 4,0 24,0 4,0 26 3,8 3,8 0

To tal 954 4,6 18,3 6,2 959 10,1 15,5 6,9

* Pe rce ntis (P) d e IMC p ara id ad e e m re lação à re fe rê ncia (Must e t al., 1991).

Tab e la 4

Pre valê ncia d e so b re p e so e o b e sid ad e * p e lo crité rio d a Inte rnatio nal O b e sity Task Fo rce e m e sco lare s d o Municíp io d o Rio d e Jane iro , Brasil, 1999, p o r se xo , se g und o id ad e .

Classe de M eninas M eninos

idade (anos) n So b re p e so O b e sid ad e n So b re p e so O b e sid ad e

< 7 216 15,7 6,9 251 12,3 4,8

7-9,9 535 17,2 5,2 472 15,0 5,3

10-14 679 18,0 4,4 667 15,0 4,5

Ž 14 275 18,1 4,4 292 12,3 4,4

To tal 1.705 17,7 5,0 1.682 14,1 4,8

(8)

d e escola res d o Rio d e Ja n eiro com IMC a cim a d o p ercen til 95 d a p op u lação am erican a é b ast a n ast e in fe rio r a o e n co n ast ra d o a ast u a lm e n ast e n a -q u ele p aís: 15% p ara am b os os sexos (Ogd en et a l., 2002). É im p o rt a n t e n o t a r q u e só n o s ú lt i-m os 20 an os é q u e h ou ve au i-m en to su b stan cial, co m d u p lica çã o d a p re va lê n cia a t é e n t ã o e n -con trad a p ara as crian ças/ ad olescen tes am eri-ca n o s. Co m o , e m m é d ia , o s a d o le sce n t e s d o Rio d e Ja n eiro já a lca n ça ra m o crescim en to li-n e a r d a p o p u la çã o a m e rica li-n a , é d e se e sp e ra r q u e , se gu in d o n e sse ritm o , o m e sm o fe n ô m e -n o ocorra -n os jove-n s b rasileiros.

Em u m in q u é rit o d o m icilia r re a liza d o n o Mu n icíp io d o Rio d e Ja n e iro , Ma rin s e t a l. (2002) in ve stiga ra m 493 cria n ça s n a fa ixa e tá -ria d e 6 a 11 an os e en con traram p revalên cia d e so b rep eso (IMC > P85 em rela çã o à p o p u la çã o a m erica n a ) d e 37,1%, va lo r b a sta n te m a io r d o q u e o en con trad o p ara os escolares d a p resen -te a m o stra . Ve iga e t a l. (2001) a va lia ra m 1.540 a d o lescen tes en tre 10 e 18 a n o s d e u m a esco la p riva d a d e Niteró i, m u n icíp io q u e se en co n tra n a área m etrop olitan a d o Gran d e Rio d e Jan ei-ro . Co m p a ra tiva m e n te a o s d a d o s d o p re se n te estu d o , o s a d o lescen tes d o sexo m a scu lin o d a e sco la d e Nit e ró i t in h a m va lo re s m é d io s d e IMC su p eriores (d iferen ça m éd ia d e 1,3 u n id a-d e s a-d e IMC, va ria n a-d o a-d e 0,2 a 2,2 u n ia-d a a-d e s a-d e IMC), co m o esp era d o . En treta n to , a s m en in a s d a escola d e Niterói só tiveram valores m aiores a t é o s 13 a n o s d e id a d e . No t o t a l, h o u ve m a is m en in os com IMC acim a d o p ercen til 95 d a p o-p u la çã o a m erica n a n a escola d e Niterói (8,5%) d o q u e n a a m o st ra d e e sco la re s d o Rio d e Ja n eiro (6,9%). Já p ara as m en in as, h avia som en -t e a m e -t a d e d e la s (2,8%) co m IMC a cim a d o p e rce n t il 95 e m Nit e ró i co m p a ra t iva m e n t e à s ad olescen tes d o Rio d e Jan eiro (6,0%). Pod e ser q u e a s m e n in a s d e co n d içõ e s só cio -e co n ô m i-ca s m e lh o re s já e ste ja m se p re o cu p a n d o m a is co m se u co rp o co m o fo i d o cu m e n t a d o p a ra a p o p u la çã o a d u lta fem in in a d a Regiã o Su d este d o Brasil (Mon teiro et al., 1999).

Ap esar d e n ão ser o ob jetivo d o p resen te estu d o, fica evid en te q u e a p revalên cia d e sob re -p eso em ad olescen tes (id ad e ≥10 an os) n ão

varia m u ito segu n d o o critério u sa d o . Po r exem -p lo, u san d o-se o critério d a OMS -p ara sob rp e-so (va lo r d e IMC su p e rio r a o p e rce n t il 85 d a p o p u la çã o a m e rica n a – WH O, 1995), id e n t ifi-cou -se 18,3 e 15,5% d e m en in os e m en in as, res-p e ct iva m e n t e . O crit é rio d o IOTF (Co le e t a l., 2000), p o r su a vez, id en tifico u 18,2 e 14,2% d e m en in as e m en in os, resp ectivam en te, com so -b re p e so . De q u a lq u e r fo rm a , é fu n d a m e n t a l q u e m ed id as d e com p osição corp oral sejam in -co rp o ra d a s n a a va lia çã o d e a d o lescen tes, e d e p referên cia com a ssocia çã o d e m ed id a s d e es-t a gia m e n es-t o se xu a l (An jo s e es-t a l., 1998; Veiga e es-t al., 2001).

Os a ch a d os d este estu d o, a ssocia d os à ep i-d e m ia i-d e so b re p e so / o b e sii-d a i-d e e m a i-d u lt o s b ra sileiro s registra d a n a s ú ltim a s d éca d a s, re -fo rça m a n ecessid a d e d e se rep en sa r a a gen d a d e n u trição n a área d e saú d e coletiva. Além d e n otórias rep ercu ssões d a ob esid ad e n a saú d e e su a a sso cia çã o co m im p o rt a n t e s ca u sa s d e m orb im orta lid a d e (Mu st et a l., 1992), é sa b id o q u e cria n ça s co m a lt o IMC ca rre ga m e ssa ca -ra ct e ríst ica a t é a vid a a d u lt a (Wrigh t e t a l., 2001), co m cla ra s re p e rcu ssõ e s à sa ú d e (Mu st & Strau ss, 1999). Daí o recon h ecim en to d a im -p o rt â n cia d e se re m d e se n vo lvid a s a çõ e s d e p ro m o çã o d a sa ú d e e p reven çã o d a o b esid a d e n a in fâ n cia e n a a d o lescên cia , a té p o rq u e essa fa se d a vid a é cru cia l p a ra a e st ru t u ra çã o d e co m p o rt a m e n t o s, a t it u d e s e h á b it o s. Dia n t e d isso, cad a vez m ais a escola é con sid erad a u m e sp a ço e st ra t é gico p a ra in ce n t ivo à fo rm a çã o d e h áb itos alim en tares sau d áveis, p ara o aces-so a u m a alim en tação ad eq u ad a – p or m eio d o Program a d e Alim en tação Escolar – e p ara o in ce n t ivo à p rá t ica d e a t ivid a d e s física s re gu la res, d en tro d a p ersp ectiva d a s Esco la s Pro m o -toras d e Saú d e (OPS/ OMS, 1996).

(9)

Referências

AN JOS, L. A., 2000. Te n d ê n cia se cu la r d o ín d ice d e m a ssa co r p o r a l d e a d o le sce n t e s b r a sile ir o s d o No rd e st e e Su d e st e e n t e 1974 e 1997. In : Sim p ó -sio so b re Ob esid a d e e An em ia Ca ren cia l n a Ad o-le scê n cia , An a i s,p p . 89-95, Sã o Pa u lo : In st it u t o

Dan on e.

AN JOS, L. A.; VEIGA, G. V. & CASTRO, I. R. R., 1998. Distrib u içã o d o s va lo res d o ín d ice d e m a ssa co r-p o ra l d a r-p o r-p u la çã o b ra sileira a té 25 a n o s d e id a-d e . Rev i st a Pa n a m eri ca n a d e Sa lu d Pú b li ca, 3:

164-173.

AZEVEDO, A. M. F.; ENGSTROM, E. M.; CASTRO, I. R. R.; SILVA, C. S. & ANJOS, L. A., 1999. Sa ú d e e n u -trição em escolares. Sa ú d e em Foco – In form e Ep i-d em iológico em Sa ú i-d e Colet iv a, 8:27-32.

CD C (Ce n t e r s fo r D ise a se Co n t r o l a n d Pr e ve n t io n ), 2002. 2000 CD C Gro w t h Ch a rt s f o r t h e U n i t ed St a t es: M et h o d s a n d D ev elo p m en t. Vit a l H e a lt h

Statistics Series 11. Wash in gton , DC: U.S. Govern -m en t Prin tin g Office.

COLE, T. J.; BELLIZZI, M. C.; FLEGAL, K. M. & DIETZ, W. H ., 2000. Esta b lish in g a sta n d a rd d efin itio n o f ch ild overweigh t an d ob esity world wid e: In tern a-tion al su rvey. BM J, 320:1-6.

IBGE (Fu n d a çã o In st it u t o Br a sile ir o d e Ge o gr a fia e Estatística), 1998. Pesqu isa sobre Pa d rões d e Vid a , 1996-1997. M icrod a d os. Rio d e Jan eiro: IBGE.

IBGE (Fu n d a çã o In st it u t o Br a sile ir o d e Ge o gr a fia e Esta tística ), 2001. Sín t ese d e In d ica d ores Socia is – 2000. Rio d e Jan eiro: IBGE.

LAM OU N IER, J. A., 2000. Sit u a çã o d a o b e sid a d e n a ad olescên cia n o Brasil. In : Sim p ósio sob re Ob esi-d a esi-d e e An em ia Ca ren cia l n a Aesi-d olescên cia , An a is,

p p . 15-31, São Pau lo: In stitu to Dan on e.

LOH M AN , T. G.; ROCH E, A. F. & M ARTORELL, R., 1988. An t h rop om et ric St a n d a rd iz a t ion Referen ce M a n u a l. Ch am p aign : Hu m an Kin etics Books.

MARINS, V. M. R.; ALMEIDA, R. M. V. R.; PEREIRA, R. A. & BARROS, M. B. A., 2002. Overweigh t a n d risk o f o verweigh t in sch o o lch ild ren in th e city o f Rio d e Jan eiro, Brazil: Prevalen ce an d ch aracteristics.

An n als of Trop ical Paed iatrics, 22:137-144.

M ON TEIRO, C. A.; CON D E, W. L. & POPKIN , B. M ., 1999. A te n d ê n cia se cu la r d a o b e sid a d e se gu n d o e st ra t o s so cia is: N o rd e st e e Su d e st e d o Bra sil, 1975-1989-1997. Arq u iv os Bra sileiros d e En d ocri-n ologia e M et abologia, 43:186-194.

M U ST, A. & STRAU SS, R. S., 1999. Risks a n d co n se-q u en ces of ch ild h ood a n d a d olescen t ob esity. In -tern ation al Jou rn al of Obesity, 23(Su p . 2):S2-S11.

MU ST, A.; DALLAL, G. E. & DIETZ, W. H., 1991. Refer-en ce d a ta fo r o b esity: 85tha n d 95thp ercen tiles o f b o d y m a ss in d e x (wt / h t2) – A co rre ct io n . Am eri-can Jou rn al of Clin ical N u trition, 54:773.

MU ST, A.; JACQUES, P. F.; DALLAL, G. E.; BAJEMA, C. J. & DIETZ, W. H., 1992. Lon g-term m orb id ity an d m o r t a lit y o f o ve r we igh t a d o le sce n t s. N ew En g-lan d Jou rn al of M ed icin e, 327:1350-1355.

N CH S (N a t io n a l Ce n t e r fo r H e a lt h St a t ist ics), 1977.

Grow t h Cu rv es for Ch ild ren Birt h - 18 Years. Wash

-in gton , DC: U.S. Govern m en t Pr-in t-in g Office. OGD EN , C. L.; FLEGAL, K. M .; CARROLL, M . D . &

JOH NSON, C. L., 2002. Pre va le n ce a n d t re n d s in o ve rwe igh t a m o n g U S ch ild re n a n d a d o le sce n ts, 1999-2000. JAM A,288:1728-1732.

OPS (Orga n iza ció n Pa n a m e rica n a d e la Sa lu d )/ OMS (Orga n iza ció n Mu n d ia l d e la Sa lu d ), 1996. Escu e-la s Pro m o t o ra s d e Sa lu d : M o d elo y Gu i a p a ra e-la Acci ó n . D esa ro llo y Fo rt a leci m i en t o d e lo s Si st e-m as Locales d e Salu d. Wash in gton , DC: OPS/ OMS.

POPKIN , B. M ., 2001. Th e n u t r it io n t r a n sit io n a n d ob esity in th e d evelop in g world . Jou rn al of N u tri-tion, 131:871S-873S.

VEIGA, G. V.; DIAS, P. C. & ANJOS, L. A., 2001. A co m -p arison of d istrib u tion cu rves of b od y m ass in d ex fro m Bra zil a n d t h e U n it e d St a t e s fo r a sse ssin g o ve rwe igh t a n d o b e sity in Bra zilia n a d o le sce n ts.

Rev ist a Pa n a m erica n a d e Sa lu d Pú blica, 10:79-85.

WANG, Y.; MON TEIRO, C. & POPKIN , B. M., 2002. Tre n d s o f o b e sity a n d u n d e rwe igh t in o ld e r ch il-d ren an il-d ail-d olescen ts in th e Un iteil-d States, Brazil, Ch in a , a n d Ru ssia . Am erica n Jou rn a l of Clin ica l N u trition, 75:971-977.

WH O (Wo rld H e a lt h Orga n iza t io n ), 1995. Ph ysi ca l St a t u s: Th e U se a n d In t erp ret a t ion of An t h rop om -et ry. Tech n ical Rep orts Series 854. Gen eva: WHO.

WRIGH T, C. M.; PARKER, L.; LAMONT, D. & CRAFT, A. W., 2001. Im p lica t io n s o f ch ild h o o d o b e sit y fo r a d u lt h e a lt h : Fin d in gs fr o m t h o u sa n d co h o r t stu d y. BM J, 323:1280-1284.

Receb id o em 28 d e ou tu b ro d e 2002

Versão fin al reap resen tad a em 19 d e jan eiro d e 2003 Ap rovad o em 24 d e jan eiro d e 2003

Agradeciment os

Imagem

Fig ura 2

Referências

Documentos relacionados

A proposta do Plano de Ação Educacional indicou ações que poderão ser executadas, no sentido de favorecer as escolas inseridas na referida região através de um treinamento que

O Processo Seletivo Interno (PSI) mostra-se como uma das várias ações e medidas que vêm sendo implementadas pela atual gestão da Secretaria de Estado.. Importante

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Exercendo essa função, notei que apesar do acompanhamento, do monitoramento e da implementação do planejamento estratégico proposto pela Secretaria de Educação do

Nessa perspectiva, o objetivo geral deste trabalho é o de analisar a proposta curricular do Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública, oferecido

[r]

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as