• Nenhum resultado encontrado

Dinâmica da reprodução e crescimento de Hoplias malabaricus (Bloch, 1794) (Osteichthyes, Erythrinidae) da Represa do Monjolinho, São Carlos/SP.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Dinâmica da reprodução e crescimento de Hoplias malabaricus (Bloch, 1794) (Osteichthyes, Erythrinidae) da Represa do Monjolinho, São Carlos/SP."

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

REVISTA BRASILEIRA DE ZOOLOGIA

Revta bras. Zool., 6 ( 2) : 2 25- 2 33

15/VIII/1989

Dinâmica da reprodução e crescimento de Hoplias malabaricus

(Bloch, 1794) (Osteichthyes, Erythrinidae) da Represa do Monjolinho, São Carlos/SP.

Geraldo Barbieri

ABSTRACf

Studies on reproduction dynamics and growth of Hoplias malabaricus were carried out in Monjolinho Reservoir (São Carlos/SP) anel the following conclusions were reached to: the reproductive period occurs in September and October. The mean values of replection and gonadosomatic index and condition factor increased during the reproductive period. The size of the first sexual maturation of females was observed at 16,7 cm. The fecundity, that is relatively low, was related with total length and weight of females. The growth curve suggests a slow growth of this species.

Hoplias malabaricus, popularmente conhecido como traíra, ocorre em todas as bacias hidrográficas da América do Sul, com exceção da área transan-dina e dos rios da Patagônia (FOWLER, 1950). É uma espécie bem adaptada a ambientes lênticos, embora possa ser encontrada em rios de pequeno e grande portes. Na fase larval é planctófaga e na adulta essencialmente ictiófaga, com baixa voracidade e com grande resistência à períodos de jejum (PAIVA. 1974). Segundo CARTER & BEADLE, 1930/32, a traíra, mesmo não apresentando adaptações morfológicas, pode sobreviver em ambientes pouco oxigenados o que explica sua grande capacidade de dispersão e adaptação_ Na Represa do Lobo (São Paulo), a espécie apresenta melhores condições alimentares no pe-ríodo que antecede a reprodução sendo que, neste pepe-ríodo, a atividade alimen-tar não é interrompida (BARBIERI et aI., 1982).

O presente trabalho tem por objetivo estudar o comportamento biológico da espécie no que se diz respeito a alguns aspectos da reprodução e crescimento.

MATERIAL E MÉTODOS

(2)

exem-piar coletado foram registradas as seguintes variáveis: comprimento total (U) em cm, pesos totais em g do peixe (Wt), da gônada (Wg), do fígado (Wf) e do estômago (Wr). Os estádios de maturação gonadal foram determinados macro e microscopicamente segundo metodologia descrita por BARBIERI & BARBIERI (1984) para mesma espécie da Represa do Lobo (SP). Foram coletadas 5 a 6 escamas de cada exemplar para identificação e leitura dos anéis etários, as quais foram prepara das segundo metodologia descrita por OOSTEN (1929). Quando os testes estatísticos permitiram , os dados de machos e fêmeas foram analisados conjun tamen te.

O período reprodutivo foi estabelecido através da análise da curva de ma-turação, baseada na variação bimestral do índice gonadossomático médio (lg). Os valores médi os do índice hepatossomático (lhs) e do índice de repleção (Ir) foram lançados em gráfico, em função dos bimestres do ano . Esses índices foram calculados através da expressão peso do órgão/peso do exemplar. 100, após ter sido constatada relação linear pela origem entre as variáveis envolvidas. O fator de condição ( cp ) foi estimado a través da relação: cp = Wt , onde

e

Lte

corresponde ao parâmetro que define o tipo de crescimen to da espécie. Os valo-res médios desse fator ( cp ) foram também lançados em função dos bimestres.

O tamanho de I a _ maturação gonadal foi considerado como aquele no qual 50% dos indivíduos da população puderam ser classificados como adultos_

Os ovários destinados à estimativa da fecundidade foram imersos em solu-ção de Gilson modificada (SIMPSON , 1951), permanecendo aí até o desprendi-mento com pleto dos ovócitos do tecido conjuntivo e em seguida lavado em álcool 70oGL. A estimativa do número de ov6citos foi estabelecida em sub-amostras com aUXilio de uma pipeta de Stempell (2 ,5 mI). A fecundidade foi relacionada com o comprimento e peso das gônadas.

A época de formação dos anéis etários nas escamas foi estabelecida grafica-mente, através dos comprimentos totais médios bimestrais em cada classe de número de anéis.

A curva de crescimento em comprimento, entendida como a relação entre o comprimento total e a idade, foi obtida com base na expressão matemática de von BERTALANFFY (1 938), ap6s ter sido verificada sua validade através da

tramformação Ford-Walford (W ALFORD, 1946).

A curva de crescimento em peso total , entendida como a relação entre o peso total e a idade, foi obtida através do método dedutivo, a partir das expres-sões matemáticas da curva de crescimento em comprimento e da relação peso total/comprimento total do peixe.

As metodologias básicas para estimativas dos parâmetros matemáticos das expressões ・ョ」 ッョエイ。ュセ・@ em BEVERTON & HOLT (1957), RICKER (1971), SANTOS (1978) e V AZZOLER (1981).

RESULTADOS E DISCUSSÃO

(3)

VaI. 6(2), 1989

quando os valores do índice gonadossomático são maiores. O índice gonadosso· mático médio (Fig. IA) mostra·se baixo no período repr odutivo em relação <1

peixes de desova total, sugerindo tratar·se de espécie de desova parcelada, fato observado para a mesma espécie , por CARAMASCHI et aI. (1982) e BARBIERI & BARBIERI (1984). Outra observação que confirma o tip o de desova da traíra é a presença de alta freqüência de indivíduos classificados como semi·desovados, característica de peixe com desenvolvimento assincrônico dos ovócitos e portan· to de desova parcelada. Segundo NIKOLSKY (1963 e 1969) o parcelamento da desova, característica de peixes tropicais, é considerado como um a adaptação da espécie para evitar a competição pelo local de desova e alimento para as larvas.

Apesar do período de desova da traíra ser de apenas dois meses, esse com· portamento pode ser considerado como uma estratégia de manu tenção da espé· cie .

BARBIERI et al . (1982) verificaram comportamento semelh ante para a espécie da Represa do Lobo (SP) . Entretanto , IHERING (1938) e PAIVA (1979) citam como época de desova dessa espécie os meses de ou tu bro-novem-bro, e primeiro e segundo trimestres do ano , respectivamen te , no nordeste brasi-leiro. AZEVEDO & GOMES (1943) e CARAMASCHI (1979) verificaram que

H. malabaricus inicia a desova em novembro e se estende até fevereiro em

Piras-sunungajSP e até março na Represa do rio Pardo (BotucatujSP).

Os valores médios do índice gonadossomático observados para os exempla· res machos da Represa do Monjolinho foram baixos seguindo o padrão \lI ,erVJ do para a maioria dos teleósteos.

A variação do índice de repleção (Fig. 1 B) sugere que essa espéCIe apresen-ta melhores condições alimenapresen-tares no período que antecede a reprodução e durante a reprodução. O mesmo comportamento foi observado por BARBIERI et aI. (1982) para a espécie da Represa do Lobo (SP) . Os resultados obtidos por PAIVA (1974) para a espécie do nordeste brasileiro estão de acordo com nossas observações quanto à continuidade da atividade alimen tar no período reproduti-voo

Durante o período de maior atividade reprodutiva, verificamos maiores valores médios do índice hepatossomático nas fêmeas (Fig. lC), sugerindo maior síntese de proteínas nesse pefl'odo, fato não observado nos machos .

O fator de condição ( <p) pode ser tomado como uma medida do "bem estar" geral do peixe. Entretanto, alguns fatores como desenvolvimen to gonadal, grau de repleção do estômago, etc, podem influenciar esse fator . Os resultados obtidos no presente trabalho (Fig. lD), sugerem que o fator de condição pode ser considerado como bom indicador do período reprodutivo da espécie. O mes-mo comportamento foi observado para a população de H. malabaricus do Re-servatório de Itaipú (Núcleo de Pesquisa ... 1987).

O tamanho de primeira maturação (Fig. 2) foi estimado em 16 ,7 cm de comprimento total, correspondendo ao 20 . ano de vida (Fig. 4B).

(4)

LOWE-@

MMMZセZ|G@

/

.. ON [セ ⦅ZMNLNLLM .... " ' , I

(

.,

T セ@ @

;"00>p •• ,--," " "" "._ ... _./··· ••••• 1.'

To 100

4p

'Z.D ® セ@ ,

/',:' \\'.1

JF MA MJ JA 50 NO

BIMESTRES

1

IP

08

06

02

12 j 18 2' 30 36 42

Uem)

Lpm='S,7cm

2

FIG. 1 . Variação média bimestral do índice gonadossomático CA), do índice de repleção CB), do índice hepatossomático CC) e do fator de condição CD).

FIG.2 - Freqüência relativa de fêmeas adultas por classe de comprimento totais CLpm = ta-manho de primeira maturação gonadal).

McCONNELL (1964) para as traíras da savana Rupunini (Guianas), com tama-nho de primeira maturação estimado em 20 cm de comprimento padrão.

A estimativa da fecundidade em peixes de desova parcelada é mais difícil devido à dificuldade de se distinguir os ovócitos de reserva daqueles em desen-volvimento e de se prever as taxas de reabsorção (BAGENAL, 1978). Assim, é conveniente estimar o total de ovócitos vitelinados (maduros e em maturação) a serem postos durante o período reprodutivo. A fecundidade média da popula-ção em estudo foi estimada em 7875 ovócitos. Essa estimativa pode ser conside-rada baixa quando compaconside-rada à outros teleósteos de água doce. Segundo NIKOLSKY (1963) são mais fecundas as espécies que não protegem a prole e que realizam desovas múl tiplas ou que não dispõem de mecanismos eficientes de defesa. A traíra possui desovas múltiplas e parece não dispensar cuidados especiais às suas posturas,

Essa relação inversa entre a fecundidade e os cuidados parentais com a pro-le, relatada por LAGLER et al. (1977) não foi constatada para H. malabaricus da Represa do Monjolinho. Acreditamos que, nesse caso, a fecundidade está mais relacionada ao baixo suprimento alimentar e à grande densidade populacio-nal daquele ambiente lêntico. Esta observação está de acordo com os relatos de BAGENAL (1966) para outras espécies de peixes,

(5)

VaI. 6(2), 1989

®

2010' F:O,182L?

イセッLYPY@

",.5

セ@

セ@

セ@

セ@ 40

セ@

(j) Lt lcm )

2010 F:-1.17+2\2 W,

r= 0,96 8

10 ,6

600 1000

3

W, 10 )

36 q 1 . N! ANÉIS ETAR lOS

32 28 24 - 20 E u

:: 16

-'

12

KMMKMセ@

[MMMセMMMMAMMMMKMMMMセMMMMセ@

6--6 6 6 _____

s--t

KMMMセMMMMKMMMMK@5 5 5 セ@ _ _ _ _ ;

----+

:

[MMエMMMM[]]セMMMMKMMT@

+ ____ ; - - ;

3 :----.3

3 • ____ + _ _ + _ _ 3 _____ +

."""""'-2 2 2 _____ • 2

2 KMセMMW@

セQ@ + _ +

T/

õ- õ- õ- ' ,

õ

t""---õ

olMMMGjセfMMセmaセMMセmセjMMMMセjaセMMセセセMMセndセ@

BIMESTRES

4

FIG.3 - Relação fecundidade/ comprimento total (A), relação fecundidade/peso total (B) das

fêmeas.

FIG.4 - Variação bimestral dos comprimentos médios em função do número de anéis nas es· camas.

Outro aspecto que também tem gerado controvérsias nas análises popula-cionais de peixes tropicais com desova parcelada, é a validade do método da leitura de anéis etários em escamas. Alguns autores (P ANNELLA, 1974; NEKRASOV, 1979), mesmo reconhecendo haver certa dificuldade na distinção de anéis falsos e verdadeiros, têm defendido a validade dessa metodologia e consideram o processo reprodutivo como fator responsável pela sua formação. As escamas de traíras da Represa do Monjolinho apresentam falsos anéis, consi-derados por PAIVA (1974) como anéis duplos e que foram identificados e não computados nas análises. Foram observados até 7 anéis nas escamas e não houve diferença quanto ao sexo. Os comprimentos médios de indivíduos com mesmo número de anéis, foram lançados em gráfico, em função dos bimestres (Fig. 4). Como podemos observar, os anéis são formados nos meses de setembro· outubro, sugerindo que os mesmos são decorrentes de um retardamento no cres-cimento em comprimento no período reprodutivo. Nesse mesmo período, sur-gem na população, indivíduos jovens que irão constituir nova classe etária e que possuem em média 37 dias de idade.

(6)

36 @

28

E セ@ 20 <l

セ@

..J

1000 4

8 00

セ@ 6,0

Lセ@ ,;4.0

600 o

2P

400

200

LCO

12 20 28 2

©

@

Woo

36lt(cm)

4

4

LI =4o,s(l-iC\243 t)

1, =0,103

6 8 t(onos)

6 8 t(onos)

FIG.S - Transformação Ford-Walford (A), curva de crescimento em comprimento, ajustada (B), relação peso total médio/comprimento total médio (C) e curva de crescimento em

peso (D ) .

A espécie apresenta crescimento lento (K = 0,243) e isométrico

(

e

= 3,18). De acordo com CRIMES (1978), valores baixos na taxa de cresci-mento são características de espécie cuja alimentação ocorre em níveis tróficos mais elevados. O crescimento da espécie em estudo segue o mesmo padrão da maioria dos teleósteos, onde os incrementos em comprimento são maiores nos indivíduos jovens, ocorrendo o inverso com relação ao incremento em peso . O crescimento de H. malabaricus é mais rápido nos dois primeiros anos, antes

(7)

Vol. 6(2), 1989

No presente estudo, verificamos a ocorrência de uma considerável variação no comprimento entre indivíduos com mesmo número de anéis nas escamas. PAPAGEORGIOU (1979) sugere que essa variação pode ser devida à competi-ção pelo alimento ou inerente à taxa de crescimento individual. Segundo AGOS-TINHO (1985) o período prolongado de desova pode levar a esta variação. As-sim, peixes que eclodem primeiro podem alcançar tamanhos consideráveis quando as últimas posturas estão em curso. Considerando que os maiores são competidores mais eficientes e aptos a conseguirem mais alimentos, podem, eventualmente, alcançar maiores tamanhos.

CONCLUSÕES

De acordo com os objetivos propostos, podemos concluir para a espécie

Hoplias malabaricus da Represa do Monjolinho (São Carlos/ SP):

l. o período reprodutivo está compreendido entre os meses de setembro e outubro.

2. apresenta melhores condições alimen tares no período que antecede a reprodução sem contudo diminuir atividade nesse período. Os valores do índice hepatossomático diminuem logo após a reprodução.

3. o fator de condição pode ser considerado como um bom indicador do período de desova.

4. o tamanho de primeira maturação gonadal foi estimado em 16,7 cm, correspondendo ao 20 . ano de vida das fêmeas. A partir de 23 cm de comprimen to total todas as fêmeas estão aptas à reprodução.

5. a fecundidade média foi estimada em 7875 ovócitos, considerada baixa em relação à maioria dos teleósteos. A fecundidade quando associada ao comprimento e peso das fêmeas, apresenta relação potencial e linear, respectivamen te.

6. o crescimento é lento e do tipo isométrico. A formação dos anéis ocorre por período reprodu tivo.

REFERÊNCIAS

AGOSTINHO , A. A., 1985. Estrutura da população, idade, crescimento e reprodução de

Rhinelepis aspera (Agassiz, 1829) (Osteichthyes, Loricariidae) do Rio Paranapanema,

PR, São Carlos, 231 p. Tese de Doutoramento. Universidade Federal de São Carlos.

AZEVEDO, P. de & A. L. GOMES, 1943. Contribuição ao estudo da biologia da traíra

Hoplias malabaricus (Bloch, 1794). Bolm Industr. Anim., São Paulo, 5(4): 15-64.

BAGENAL, T. B., 1966. The ecological and geographical aspects of fecundity of the plaice.

(8)

Revta bras. Zool.

BAGENAL, T. B., 1978. Aspects of fish fecundity. ln GERKING, S. D. Ecology of freshwater fish production , Blackwell Scientific Publications, Oxford, p. 75-101.

BARBIERI, G., 1. R . VERANI & M. C. BARBIERI, 1982 . Dinâmica quantitativa da

nutri-ção de Hoplias malabaricus (Bloch, 1794) (Pisces, Erythrinidae), na Represa do Lobo

(Brotas-ltirapina(SP). Revta bras . BioL, Rio de Janeiro , 42 (2)195-302.

BARBIERI, M. C. & G. BARBIERI, 1984. Observations on the morphology and histology

of the testes of Hoplias malabariclIs (Bloch, 1794) (Pisces, Erythrinidae) from the Lobo

Reservoir (Brotas( ' tirapina-SP). An. Sem. Reg. EcoL, IV 103-215.

BERTALANFFY, L. von , 1938. A quantidade theory of organic growth. Human Biology,

10(2):181·213.

BEV ER TON, R. 1. & S. J. HO U , 1957. On thc dynamics of cxploited fish populations.

Min. Agric. Fish and Food. Fish. Invest., 2 (19),533 p.

CARAMASCH1, E. M. P., 1979. Reprodução e alimentação de Hoplias malabaricus (Bloch,

1794) na Represa do Rio Pardo (Botucatu, SP) (Osteichthyes, Cypriniformes, Erythrinidae). São Carlos, 144 pp. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de São Carlos.

FOWLER, H. W., 1970. Os peixes de água doce do Brasil. Archos Zool. Est. S. Paulo, 6: 362-364.

GRIMES, C. B., 1978. Age, growth and length-weight relationship of vermilion snapper,

Rhomboplites aurorubens, from north Carolina and South Carolina waters. Trans. Am. Fish. Soc., 107:454-456.

IHERING, R. von, 1938. Biologia da traíra. ln AZEVEDO, P. & A. L. Gomes,

Contribui-ção ao estudo da biologia da traíra, Hoplias malabaricus (Bloch, 1794). Bolm Industr.

Anim., São Paulo, 5(4) :15·64,1943.

LAGLER, K. F., 1. E. BARDACH, R. R. MILLER & D. R. PASSINO, 1977. Ichthyology.

John Wiley & Sons, New York, 506 p.

LOWE-McCONNELL, R. H., 1964. The fishe s of Rupununi savana district of British Guiana,

South America. I. Ecological groupings of fish species and effects of the seasonal cycle

on the fish. J. Limn. Soe. (ZooL), 45(304):103-144.

NEKRASOV, V. V., 1979. The causes of annulus formation in tropical fishes. Hidrobiologi· cal Journal, 14(2):35-39.

NIKOLSKY , G. V. , 1963 . The ecology of fishes. Mexico, Academic Press, 352 p.

NÚCLEO DE PESQUISAS EM LIMNOLOGIA, ICTIOLOGIA E AQUICliLTURA-NUPELI A, 1987. Relatório do Projeto ''Ictiofauna e Biologia Pesqueira - Reservatório de ltaipú(Fundação Universidade Estadual de Maringá· Paraná;'v. 2, p. 515-30.

OOSTEN, J., 1929. Life history of the lake herring (Leucichthys ortedi Lesweur), of Lake

Huron as revealed by its scale, with a critique on the scale method. Buli. U. S. Fish and Wild1ife Service, Fishery Buli., 44165 448.

P AIV A, M. P., 1974. Crescimento, alimentação e reprodução da traíra, Hoplias malabaricus

(9)

VaI. 6(2). 1989

PANNELLA, G., 1974. Otolith growth patterns : an aid in age determination in temperate

and tropical fishes. ln BAGENAL , 1. B. Ageing of fishes , Unwin Brothers, Surrey,

234 p.

PAPAGEORGIOU , N. K. , 1979 . The length weight relationship, age, growth and

reproduetion of the roa eh Rutulus rutulus (L.) in Lakc Volvi. J. Fish. Biol. . 14(6)529·

538.

RICKER, W. E . (ed.) , 1971. Methods for assessment of fish production in freshwaters, Oxford, BlaekweJl Seientifie Publieations, 348 p.

SANTOS, E. P. dos, 1978. Dinâmica de populações aplicada à pesca e piscicultura. São

Paulo, Hu citec·Edusp , 129 p.

SIMPSON, A. C., 1951. The feeundit y of the plaiee. Fish. lnv., 17(5): 1·27.

VAZZOLER, A. E . A. de, 1981. Manual de métodos para estudos biológicos de popula· ções de peixes. Reprodução e crescimento . Brasília. CNPqjPNZ , 108 p.

Imagem

FIG. 1 . Variação média bimestral do  índice gonadossomático CA), do índice  de  repleção  CB),  do  índice  hepatossomático CC)  e do fator de  condição CD)

Referências

Documentos relacionados

Durante todo o trabalho de pesqmsa houve a preocupação em quantificar ao máximo os números representativos do setor (produção, custos de lavra e beneficiamento,

A partir da aplicabilidade do questionário em sala de aula, (para os acadêmicos do curso de pedagogia da UFG do Campus Jataí), elencamos alguns resultados.. A percepção dos

We propose a conformance testing theory to deal with this model and describe a test case generation process based on a combination of symbolic execution and constraint solving for

A proporçáo de indivíduos que declaram considerar a hipótese de vir a trabalhar no estrangeiro no futuro é maior entle os jovens e jovens adultos do que

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Cada qual a seu modo, com caraterísticas organizacionais diferentes, CCIR, CONIC, REJU e Koinonia são quatro entidades ecumênicas que vêm tendo certo destaque no país em

A investigação colaborativa sobre as próprias práticas, realizada no contexto do projecto, contribuiu decisivamente para o desenvolvimento profissional dos professores,