• Nenhum resultado encontrado

Aprendendo a cuidar da estomia intestinal

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aprendendo a cuidar da estomia intestinal"

Copied!
34
0
0

Texto

(1)

GPIPE

Grupo de Pesquisa Incubadora de Procedimentos de Enfermagem.

APRENDENDO

A CUIDAR

DA ESTOMIA

INTESTINAL

AUTORA JULLIANA FERNANDES DE SENA

(2)

2 Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Reitora Ângela Maria Paiva Cruz

Vice-reitor José Daniel Diniz Melo

Secretaria de Educação a Distância (SEDIS)

Secretária

Maria Carmem Freire Diógenes Rêgo Secretária Adjunta Ione Rodrigues Diniz Morais

Laboratório de Inovação Tecnológica (LAIS)

Coordenador

Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim

FICHA TÉCNICA

Conteúdo Julliana Fernandes de Sena

Orientação

Isabelle Katherinne Fernandes Costa Ilustrações

Amanda Duarte Gabriela Pacheco

Capa, projeto gráfico e diagramação Gabriela Pacheco

Luiza Fonseca Coordenação editorial Kaline Sampaio de Araújo

Apoio

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Associação dos Ostomizados do Rio Grande do Norte (AORN) Centro de Reabilitação e Habilitação do Rio Grande do Norte (CERHRN)

Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN) Grupo de Pesquisa Incubadora de Procedimentos em Enfermagem (GPIPE)

(3)

FICHA CATALOGRÁFICA

Sena, Julliana Fernandes de.

Aprendendo a cuidar da estomia intestinal / Julliana Fernandes de; Isabelle Katherinne Fernandes Costa (Revisão); Amanda Duarte Belem Silva (Ilustração); Gabriela Pacheco (Ilustração, Projeto gráfico e Diagramação); Luíza Fonseca de Souza (Diagramação) – Natal: SEDIS-UFRN, 2017.

ISBN 978-85-93839-33-7 32 p. : il.

1. Educação: Saúde. 2. Estomia. 3. Enfermagem. I. Costa, Isabelle Katherinne Fernandes. II. Silva, Amanda Duarte Belem. III. Pacheco, Gabriela. IV. Souza, Luíza Fonseca de. V. Título.

CDU 37:616-902.11 S474a

(4)

4

APRESENTAÇÃO...6

CONHECENDO A OSTOMIA/ESTOMIA...8

O que é?...8

TIPOS DE ESTOMAS INTESTINAIS...9

CARACTERÍSTICAS NORMAIS DO ESTOMA...10

BOLSAS COLETORAS...11

CUIDADOS COM A BOLSA COLETORA...12

DÚVIDAS FREQUENTES...14

Quando esvaziar o coletor?...14

Para tomar banho, preciso tirar o coletor?...16

Quando devo trocar o coletor?...17

Algumas características devem ser observados para troca da bolsa...18

Precisarei ter cuidado com as roupas?...19

(5)

5

CUIDADOS COM A PELE AO REDOR DO ESTOMA...22

TROCANDO O COLETOR...24

Como trocar o coletor de uma peça?...24

Como trocar o coletor de duas peças?...26

VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO(A)...28

Onde buscar ajuda?...28

REFERÊNCIAS...30

SUMÁRIO

(6)

6

APRESENTAÇÃO

Eu me chamo Pedro.

Vivo com um estoma e vou ajudar a tirar algumas dúvidas sobre o assunto.

(7)

7

Esse material é fruto do projeto de mestrado da Enfermeira Julliana Fernandes de Sena sob orientação da professora Isabelle Katherinne Fernandes Costa pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Ele foi produzido após uma revisão de literatura, com o intuito de auxiliar pacientes com estomias intestinais com base nas dificuldades que esses pacientes relataram ter durante consultas de enfermagem ou quando iam pegar as bolsas. Assim, buscamos auxiliar nos cuidados diários com a troca da bolsa, com a limpeza e o cuidado com a estomia, bem como espalhar essas informações e mostrar que, apesar da nova condição, é possível cuidar de si e ter qualidade de vida.

(8)

8

CONHECENDO A OSTOMIA/ESTOMIA

A ostomia/estomia intestinal é um procedimento cirúrgico no qual uma abertura abdominal (o estoma) se forma para a saída das fezes. Ela pode ser:

• De urgência ou planejada.

• Temporária ou definitiva. O estoma não pode ser controlado

volunta-riamente e, por esta razão, deve se utilizar uma bolsa coletora para aparar as fezes. Se for temporária, pode ser revertida. Mas se for definitiva, é possível conviver com a bolsa de forma positiva.

(9)

9

Há vários tipos de estomas. Aqui, fala-remos apenas dos intestinais (colostomia e ileostomia).

TIPOS DE ESTOMA

Este estoma liga o intestino grosso com o exterior.

Este estoma intestinal liga o intestino delgado com o exterior.

Ele geralmente elimina fezes mais consistentes semelhantes a antes da estomia e funciona poucas vezes ao dia. Pode ser localizado em vários locais da barriga. Veja!

Normalmente, está localizado no lado inferior direito do abdome, geralmente elimina fezes líquidas e funciona várias vezes ao dia. Depois de um período de adaptação, as fezes passam a ser semipastosas.

COLOSTOMIA

ILEOSTOMIA

Intestino grosso Intestino delgado Esôfago Fígado Vesícula biliar Estômago Pâncreas INTESTINO DELGADO ESTOMA INTESTINO GROSSO ESTOMA

A consistência das fezes também pode estar relacionada a sua alimentação. Procure um nutricionista para maiores esclarecimentos.

(10)

10

3.

Qualquer alteração ou ausência de saída de fezes por três dias ou mais deverá ser comunicada imediatamente ao enfermeiro/estomaterapeuta.

2.

A limpeza do estoma deve ser feita de forma delicada. Não deve ser esfregado, pois pode sangrar com facilidade.

CUIDADOS COM O ESTOMA

Em seu estado normal, o estoma deve apresentar as seguintes características:

1.

Observe sempre a coloração, o brilho, a umidade, o tamanho e a forma.

Integridade da pele ao redor do estoma: ela não deve ter ferimentos, vermelhidão ou

feridas.

Tamanho: é a medida da base do estoma. Depende do tipo e local do estoma e varia entre

20 e 90 mm.

Forma: pode ser regular ou irregular.

Cor: vermelho-vivo ou rosa-escuro.

Umidade: o estoma deve ser “molhado”, ou seja, úmido e

brilhante.

Protrusão: é a altura do estoma e pode variar “mais pra dentro”ou

“mais para fora”.

(11)

11

A bolsa coletora é o local onde as fezes ficarão armazenadas. As bolsas podem ser de cor transparentes ou opacas, drenáveis (furado em baixo) ou fechadas e de uma ou duas peças. A bolsa coletora certa para você é aquela que melhor se adapta à sua necessidade e ao tamanho do seu estoma. A escolha do tipo da bolsa mais adequado deve ser feita pelo enfermeiro/esto-materapeuta juntamente com você e dependerá também dos modelos disponíveis no setor que a distribui. No Rio Grande do Norte, o órgão responsável é o CERHRN (Centro Especializado em Reabilitação e Habilitação do RN).

(12)

12

CUIDADOS COM A BOLSA COLETORA

1.

Use sempre o coletor adequado ao seu tipo de estoma intes-tinal, de acordo com as orientações e indicações do profissional Enfermeiro/Estomaterapeuta.

estoma. Para cortar, utilize de prefe-rência tesoura sem ponta, evitando perfurar o material da bolsa coletora. Observar que o tamanho do estoma pode modificar, principalmente nos primeiros meses após a cirurgia.

(13)

13 máximo,

-las.

-ser igual ao tamanho de seu estoma ou, no máximo, 3 milímetros maior ao tamanho do seu estoma.

3.

Certifique-se de que o tamanho que foi recortado na bolsa coletora está correto. O orifício de abertura de seu coletor deve Esse limite deve ser respeitado, pois evita que as fezes ácidas fiquem em contato com a pele ao redor do estoma, o que pode causar irritação e consequentemente ferimentos e infecção. Se o estoma não for redondo, medidas de altura e largura devem ser feitas. Algumas vezes, ele pode ser oval.

Esse limite deve ser respeitado, pois evita que as fezes ácidas fiquem em contato com a pele ao redor do

4.

Guarde seus coletores de reserva em lugar arejado, limpo, seco e fora do alcance da luz solar, sem dobrá-las.

(14)

14

QUANDO ESVAZIAR O COLETOR?

O esvaziamento dependerá do tipo de estomia que você tem: • Coletores para fezes de ileostomia deverão ser esvaziados quando estiverem com aproximadamente 1/3 de seu espaço preen-chido. É preciso esvaziar constantemente para que ele não fique pesado e descole da pele.

• Coletores para fezes de colostomias, pelo fato de as fezes serem mais consistentes, podem ser esvaziados s conforme sua necessidade.

DÚVIDAS FREQUENTES

(15)

15

• Para sua segurança, sempre esvazie a bolsa quando for dormir para evitar vazamentos.

(16)

16

Não. Não há necessidade de retirar a bolsa coletora em todos os banhos, apenas quando for trocá-la. Você pode, inclusive, tomar banho de mar e piscina.

PARA TOMAR BANHO, PRECISO TIRAR O COLETOR?

(17)

17

É preciso reconhecer a durabilidade e o prazo de saturação da bolsa, ou seja, o ponto máximo de durabilidade.

A coloração da placa protetora (resina sintética) pode ser amarelada. Quando ela estiver ficando quase toda branca, é um sinal de que deve ser trocada, pois atingiu seu ponto de saturação: está perdendo sua eficácia de colar na pele, o que gera o risco de descolamento e vazamento. Esses sinais surgem geralmente após 3-4 dias da última troca, mas podem variar de pessoa pra pessoa. Outros sinais: vaza-mento de odor, coceira na pele ou enrugavaza-mento interno da bolsa.

(18)

18

A troca deve ser feita preferencialmente na hora do banho e em jejum, porque é mais fácil descolar o adesivo. Neste momento, faça a limpeza da pele ao redor do estoma com água (do chuveiro ou da torneira) e com espuma – de preferência com sabonete neutro e sem esfregar, ou esfregar delicadamente a pela ao redor do estoma para ajudar a remoção. Após a limpeza, a pele ao redor do estoma deve ser seca com um tecido macio. Não aplique nenhum tipo de produto na pele, a menos que tenha sido indicado pelo profissional de saúde.

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DEVEM SER

(19)

19

De fato, seu corpo mudou, mas se lembre que foi por uma boa causa! Você poderá usar as mesmas roupas que usava antes. Tenha cuidado apenas para não usar roupas nas quais o elástico perpassa a bolsa, diminuindo o reser-vatório. Passe o elástico acima ou abaixo, mas nunca no meio dela. Consulte o profissional sobre se no seu caso é indicado o uso de cintas abdominais ou outros dispositivos que facilitem o uso da bolsa.

Os dispositivos usados hoje são quase imperceptíveis debaixo do que você está vestindo. Porém, procure usar aquelas que irão te deixar mais confortável e que não apertem a bolsa.

PRECISAREI TER CUIDADO COM AS ROUPAS?

Alguns pacientes estomizados também preferem cobrir a bolsa com cobertores de tecido. O importante é você se sentir bem!

(20)

• Por segurança e comodidade, sempre que sair de casa leve com você um kit extra ou coletores de reserva já recortados, toalha de mão, sabonete, um recipiente contendo água limpa (para limpar a pele) e um saco

plástico (para desprezar a bolsa usada).

ATENÇÃO!

• Por segurança e comodidade, sempre que sair de casa leve com você um kit extra ou coletores de reserva já recortados, toalha de mão, sabonete, um recipiente contendo água limpa (para limpar a pele) e um saco plástico (para jogar fora a bolsa usada). Por lei, usuários com estoma podem utilizar banheiros públicos para deficientes físicos que devem conter duchas higiênicas e pias que facilitem a higienização da bolsa.

ATENÇÃO!

(21)

• Durante as trocas da bolsa, aproveite para observar como está a pele ao redor do estoma.

• É importante que, após a troca da bolsa, EVITE dobrar o abdome (encurvar-se ou abaixar-se) por pelo menos 15 minutos. Isso é importante para uma melhor aderência

do coletor e para evitar que ele descole.

• Durante as trocas da bolsa, aproveite para observar como está a pele ao redor do estoma.

• Após a troca da bolsa, EVITE dobrar o abdome (encur-var-se ou abaixar-se) por pelo menos 15 minutos. Isso é importante para uma melhor aderência do coletor e para evitar que ele descole Além disso, deve-se massagear por

alguns minutos para melhorar a fixação na pele..

(22)

22 COLÔNIA CREME

ÁLCOOL

1.

A limpeza da pele ao redor do estoma deve ser feita com água e sabonete neutro, podendo esfregar delicadamente.

2.

Se seu abdome tiver muitos pelos ao redor do estoma, eles devem ser aparados bem curtos, com tesoura. Não devem ser raspados com lâmina de barbear, pois ela pode cortar a pele e provocar inflamações.

3.

Sempre que possível, exponha a pele ao redor do estoma ao sol da manhã (até as 10h) por 15 a 20 minutos. Tenha sempre o cuidado de proteger o estoma com gaze umedecida.

CUIDADOS COM A PELE AO REDOR DO ESTOMA

(23)

23

COLÔNIA CREME ÁLCOOL

6.

Tenha cuidado com os insetos, principalmente as moscas. Não deixe que nenhum deles pouse no estoma ou ao redor dele.

5.

Se surgirem alterações na pele ao redor do estoma – como coceira ou vermelhidão – comunique ao enfermeiro/estomaterapeuta, pois isto pode se tornar um ferimento.

4.

Não utilize nenhuma substância como álcool, benzina, colônias, tintura de benjoim, mercúrio, mertiolate, pomadas e cremes não orientados pelo profissional de saúde. Esses produtos podem ressecar a pele, causar ferimentos e reações alérgicas, além de impedir a adaptação do coletor, que pode descolar e vazar.

(24)

24

1.

Retire delicadamente o coletor para não trauma-tizar a pele. Use um tecido macio embebido em água da torneira ou chuveiro. O ideal é que este procedimento seja realizado durante o banho, pois facilita a retirada da bolsa.

2.

Jogue o coletor usado no lixo.

3.

Limpe delicadamente a pele ao redor do estoma com seu sabonete e água. Seque bem ao redor do estoma sem esfregar. Faça isso depois de secar o corpo.

4.

Recorte a bolsa no tamanho do estoma. Se for neces-sário, use a régua medidora para estomas. O coletor deve ser recortado antes de iniciar a troca.

COMO TROCAR O COLETOR DE UMA PEÇA?

(25)

25

5.

Retire o papel que protege o adesivo.

6.

Coloque a bolsa de baixo para cima, massageando por uns 5 minutos para colar bem na pele.

7.

Procure não deixar pregas ou bolhas de ar que faci-litem vazamentos e que acabam fazendo com que o coletor descole.

8.

Certifique-se de que a bolsa esteja bem adaptada à pele.

9.

Retire o ar de dentro da bolsa. Feche com o clamp.

(26)

26

O que é?

CONHECENDO A OSTOMIA/ESTOMIA

A ostomia/estomia é um procedimento cirúrgico no qual uma abertura abdominal (o estoma) é formada para a saída das fezes. Ela pode ser:

• De urgência ou planejada. • Temporária ou definitiva.

Se for temporária, pode ser revertida. Mas se for definitiva, será para o resto da vida.

O estoma não pode ser controlado voluntaria

-mente e, por esta razão, deve ser usada uma bolsa coletora para aparar as fezes.

INTESTINO GROSSO PÂNCREAS ESTÔMAGO ESÔFAGO VESICULA BILIAR FÍGADO INTESTINO DELGADO INTESTINO GROSSO ESTOMA ESTOMA INTESTINO DELGADO COLOSTOMIA

Ele geralmente elimina fezes mais consistentes e funciona poucas vezes ao dia. Pode ser localizado em v‡rios locais do abdome. Veja!

H‡ v‡rios tipos de estomas. Aqui, falaremos apenas apenas dos intestinais (colostomia e ileostomia).

TIPOS DE ESTOMA Este estoma intestinal liga o intestino delgado com o exterior.

Normalmente, est‡ localizado no lado inferior direito do abdome

e funciona v‡rias vezes ao dia. Depois fezes l’quidas de adapta ‹ o, as fezes passam a ser semipastosas.de um per’odo

, geralmente elimina ILEOSTOMIA

Este estoma intestinal liga o intestino delgado com o exterior.

Normalmente, está localizado no lado inferior direito do abdome, geralmente elimina fezes líquidas e funciona várias vezes ao dia. Depois de um período de adaptação, as fezes passam a ser semipastosas.

COMO TROCAR O COLETOR DE DUAS PEÇAS?

1.

Retire o clamp e esvazie o coletor completamente.

2.

Desprenda a bolsa da placa colada ao corpo.

3.

Durante o banho, embaixo do chuveiro, procure soltar a placa suavemente pressionando a pele e ao mesmo tempo soltando o adesivo.

4.

Limpe a pele ao redor do estoma e o próprio estoma com movi-mentos suaves.

5.

Utilize a espuma do seu sabonete para retirar os restos de fezes ou de adesivos.

6.

Depois do banho, seque bem a pele ao redor do estoma.

7.

Faça isso depois de secar o corpo.

(27)

27

O que é?

CONHECENDO A OSTOMIA/ESTOMIA

A ostomia/estomia é um procedimento cirúrgico no qual uma abertura abdominal (o estoma) é formada para a saída das fezes. Ela pode ser:

• De urgência ou planejada. • Temporária ou definitiva.

Se for temporária, pode ser revertida. Mas se for definitiva, será para o resto da vida.

O estoma não pode ser controlado voluntaria

-mente e, por esta razão, deve ser usada uma bolsa coletora para aparar as fezes.

INTESTINO GROSSO PÂNCREAS ESTÔMAGO ESÔFAGO VESICULA BILIAR FÍGADO INTESTINO DELGADO INTESTINO GROSSO ESTOMA ESTOMA INTESTINO DELGADO COLOSTOMIA

Ele geralmente elimina fezes mais consistentes e funciona poucas vezes ao dia. Pode ser localizado em v‡rios locais do abdome. Veja!

H‡ v‡rios tipos de estomas. Aqui, falaremos apenas apenas dos intestinais (colostomia e ileostomia).

TIPOS DE ESTOMA Este estoma intestinal liga o intestino delgado com o exterior.

Normalmente, est‡ localizado no lado inferior direito do abdome

e funciona v‡rias vezes ao dia. Depois fezes l’quidas de adapta ‹ o, as fezes passam a ser semipastosas.de um per’odo

, geralmente elimina ILEOSTOMIA

Este estoma intestinal liga o intestino delgado com o exterior.

Normalmente, está localizado no lado inferior direito do abdome, geralmente elimina fezes líquidas e funciona várias vezes ao dia. Depois de um período de adaptação, as fezes passam a ser semipastosas.

9.

Posicione o estoma em frente ao espelho tentando esticar o corpo durante a colocação.

10.

Encaixe a placa de baixo para cima, parte por parte, procu-rando adaptá-la no estoma, do centro para a extremidade.

11.

Não deixe pregas ou bolhas de ar que facilitem vazamentos e que acabam fazendo com que o coletor descole.

12.

Certifique-se de que a placa esteja bem adaptada à pele.

13.

Encaixe a bolsa coletora na placa.

14.

Retire o ar de dentro da bolsa e coloque o clamp para fechar. Se você usar um cinto para fixar melhor a bolsa, coloque-o após todos estes passos, tanto para a peça única quanto para duas peças.

(28)

28

AORN – Associação dos Ostomizados do RN

No Rio Grande do Norte, você encontrará ajuda nos seguintes locais:

A partir de agora, como parte desta nova vida, você precisará adquirir formas de enfren-tamento por meio de uma rede de apoio. Você não está sozinho! As redes de apoio são formadas por associações e também pela equipe multiprofissional que auxilia no processo de educação em saúde.

ONDE BUSCAR AJUDA?

VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO(A)!

CERHRN – Centro de Reabilitação e Habilitação do Rio Grande do Norte (antigo CRI – Centro de Reabilitação Infantil)

(29)

29

Endereço: Rua Prof. Zuza, n. 263 – Centro Empresarial Samburá – 3º andar, Sala 308 – Cidade Alta – Natal/RN

CEP 59025-160

Telefone: (84) 4141-3587

Email: aornnatal@hotmail.com

Atendimento: Terças e quintas, das 8h às 15h

(antigo CRI – Centro de Reabilitação Infantil)

AORN – ASSOCIAÇÃO DOS

OSTOMIZADOS DO RN

Endereço: Av. Alexandrino de Alencar, 1900 – Tirol – Natal/RN

CEP 59015-350

Próximo ao Bosque dos Namorados.

Telefone: (84) 3232-6676/2773

Site: http://www.cri.rn.gov.br/

Email: cri@rn.gov.br

Atendimento: 7h30 às 11h30, das 13h às 17h

CERHRN – CENTRO DE REABILITAÇÃO E

HABILITAÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE

Documentação para cadastro:

- Xerox do comprovante de residência; - Duas fotos 3x4;

- Encaminhamento do médico cirurgião, data da cirurgia, cirurgia realizada e diagnóstico; - Endereço para contato.

(30)

30

REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE OSTOMIZADOS - ABRASO. Cuidados da pele do ostomizado. 2007. Disponível em: <http://www.abraso.org.br/cuidados_pele.html>. Acesso em: 23 abr. 2017.

AZEVEDO, C. et al. ; Classificação de intervenções de enfermagem para planejamento de alta médica a pacientes com estomias intestinais. Rev enferm UFPE on line, v. 10, n. 2, p. 531-538, 2016.

BRASIL. Decreto n. 5296, de 02 de dezembro de 2004. Regulamenta a Lei n. 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica; e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas ge-rais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade. [Internet] 2004 [acesso em 06 mai 2014].

Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm>. Acesso em 9 out. 2017. BRASIL. Instituto Nacional de Câncer. Divisão de Comunicação Social. Cuidados com a sua estomia: orientações aos pacientes. Rio de Janeiro: INCA, 2010.

UNITED OSTOMY ASSOCIATIONS OF AMERICA - UOAA. Colostomy New Patient Guide. The Phoenix, united states of america, 2013. Disponível em: <http://www.ostomy.org/ostomy_info/pubs/UOAA_NPG_Colostomy_2013.pdf>. Aces-so em: 15 ago. 2017.

(31)

ESPERO QUE EU TENHA AJUDADO!

NÓS, PESSOAS COM ESTOMIA,

PODEMOS TER QUALIDADE DE VIDA

(32)

Este livro foi produzido pela Coordenadoria de Produção de Materiais Didáticos da Secretaria de Educação a Distância

(33)
(34)

GPIPE

Grupo de Pesquisa Incubadora de Procedimentos de Enfermagem.

Referências

Documentos relacionados

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

4 Este processo foi discutido de maneira mais detalhada no subtópico 4.2.2... o desvio estequiométrico de lítio provoca mudanças na intensidade, assim como, um pequeno deslocamento

[r]

A máxima produção de pectinases foi obtida em 40% de umidade e 1,0% da concentração da fonte de nitrogênio, alcançando 250,0 U/g de meio fermentado para a atividade pectinolítica

A divisão do número de eosinófilos obtidos nos 125 pacientes em tercis nos possibilitou delimitar e contrastar as duas extremidades discreta e intensa da TATE nos

pouco regulamentado, com uma proteção contra o desemprego classificada pela OIT e OCDE como sendo de níve l mediano, quando comparada à dos demais países