• Nenhum resultado encontrado

Programa Aqui tem Farmácia Popular : Avaliação da Utilização e Acesso pela Comunidade de Brasília Teimosa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programa Aqui tem Farmácia Popular : Avaliação da Utilização e Acesso pela Comunidade de Brasília Teimosa"

Copied!
30
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA

Aline Vanessa Ferreira Pinheiro Gonçalves

PROGRAMA AQUI TEM FARMÁCIA POPULAR: AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO E ACESSO PELA COMUNIDADE DE BRASÍLIA TEIMOSA

Natal – RN 2019

(2)

Aline Vanessa Ferreira Pinheiro Gonçalves

PROGRAMA AQUI TEM FARMÁCIA POPULAR:AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO E ACESSO PELA COMUNIDADE DE BRASÍLIA TEIMOSA

Trabalho de conclusão de curso na modalidade de artigo apresentado ao curso de graduação em Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte como parte dos requisitos necessários para obtenção do título de bacharel em Farmácia.

Orientadora: Profa. Dra. Adriana Augusto de Rezende Co-orientadora: Karla Simone Costa de Sousa

Natal – RN 2019

(3)

Aline Vanessa Ferreira Pinheiro Gonçalves

PROGRAMA AQUI TEM FARMÁCIA POPULAR:AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO E ACESSO PELA COMUNIDADE DE BRASÍLIA TEIMOSA

Trabalho de conclusão de curso na modalidade de artigo apresentado ao curso de graduação em Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte como parte dos requisitos necessários para obtenção do título de bacharel em Farmácia.

Orientadora: Profa. Dra. Adriana Augusto de Rezende Coorientadora: Karla Simone Costa de Sousa

________________________________________________________ Presidente: Profa. Adriana Augusto de Rezende, Dra. – Orientadora, UFRN

__________________________________________________________ Membro: Joelma da Cruz Campos, UFRN

________________________________________________________ Membro: Prof. Rand Randall Martins, Dr., UFRN

(4)

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Sistema de Bibliotecas - SISBI

Catalogação de Publicação na Fonte. UFRN - Biblioteca Setorial do Centro Ciências da Saúde - CCS

Gonçalves, Aline Vanessa Ferreira Pinheiro.

Programa Aqui tem Farmácia Popular: avaliação da utilização e acesso pela comunidade de Brasília Teimosa / Aline Vanessa

Ferreira Pinheiro Gonçalves. - 2019. 29f.: il.

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências

da Saúde, Departamento de Farmácia. Natal, RN, 2019. Orientadora: Profa. Dra Adriana Augusto de Rezende.

1. Farmácia - TCC. 2. Aqui tem Farmácia Popular - TCC. 3. Brasília Teimosa - TCC. 4. DCNT - TCC. I. Rezende, Adriana

Augusto de. II. Título.

RN/UF/BS-CCS CDU 615.1

(5)

AGRADECIMENTOS

Primeiramente a Deus sem ele não tinha conseguido chegar até aqui, foram muitas dificuldades, muito tempo longe de casa, muitos dias e noites sem dormir e ele me deu força e saúde para não desistir e chegar até esse dia.

Aos meus pais Wilson e Frassinete que me deram todo o apoio e incentivo todos os dias da minha vida, ao meu marido Wendel que viveu com minha ausência e quando eu estava presente muitas vezes estava ocupada com os estudos e muito estressada e sempre entendeu e me deu todo apoio.

Aos amigos que a UFRN me deu, sem eles minha jornada tinha sido muito difícil e as vezes até insuportável de aguentar o meu muito obrigada a Miguel, Carol, Dênis, Larissa, Jucivan , quero levar vocês para o resto da vida.

A minha orientadora Adriana Rezende pela paciência e apoio que me deu todo esse tempo que sempre esteve ao meu lado na monitoria e principalmente por ter me ajudando no trabalho de conclusão.

A Laura monitora do estágio III sem ela não teria conseguido coletar os dados necessários para o meu trabalho de conclusão, foi uma ajuda essencial.

A comunidade de Brasília Teimosa que todo esses anos abre as portas de suas casas e nos recebe com todo amor carinho e nos ajuda na nossa profissão e nos dar carinho e amor e a Luiz Antônio que dedica seu tempo a ajudar sempre a comunidade e a todos os alunos.

(6)

RESUMO

O objetivo desse trabalho foi avaliar o uso do programa “Aqui tem farmácia popular “ na comunidade de Brasília Teimosa que é acompanhado pelo Estágio Farmacêutico III do curso de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Foram avaliadas 59 pessoas entre 51 e 91 anos. Para analisar o uso do programa “Aqui tem Farmácia popular” foram acompanhadas as variáveis escolaridade, fator socioeconômico, renda familiar em salários mínimos, além de idade, sexo, situação conjugal. Dos entrevistados, 48 (81,35%) eram do sexo feminino e a média da população foi de 71,4 anos, com faixa etária predominante entre 63 à 79 anos (27 pessoas) (45,76%) e apenas 21 pessoas tem companheiro (35,59%). O nível de escolaridade predominante foi o fundamental 43(72,88%), a renda familiar em salários mínimos de 1à 2 (50,85%), a média da comunidade é 1,94 salário mínimo. Com relação ás DCNT que acometem as pessoas da comunidade tem 11 (18,64%) com HAS, DM e Dislipidemia, e os medicamentos mais utilizados do programa são para: diabetes 49 (16,55%), hipertensão 106 (35,81%) e dislipidemia 33 (11,15%). Os 59 participantes da pesquisa dizem conhecer o programa “Aqui tem Farmácia Popular” e 46 (77,97%) informam utilizar o programa, e os que não utilizam alegam que pegam na Unidade Básica de Saúde, ou, compram, ou tem dificuldade com a receita, ou sua medicação não faz parte do programa. Apesar da comunidade conhecer o programa “Aqui tem Farmácia Popular” e grande parte utilizar, muito ainda pode ser feito como divulgar mais o programa para os prescritores , e para os usuários para que assim o tratamento não sofra descontinuidade, evitando agravamentos das doenças.

Palavras-chave: Programa Aqui tem Farmácia Popular, Brasília Teimosa, DCNT, Diabetes. Hipertensão Arterial Sistêmica

(7)

ABSTRACT

The purpose of this paper is to evaluate the use of the program “Aqui tem Farmácia Popular” in the community of Brasília Teimosa, who is accompanied by stage III in the Pharmacy course at the Federal University of Rio Grande do Norte. This study was conducted in Brasilia Teimosa in Natal, RN, 59 people between 51 and 91 years were evaluated as variables education, socioeconomic factor, family income in minimum wages. Demographic variables such as age, gender, marital status. To analyze the use of the program Here has Popular Pharmacy. Of the respondents, 48 (81.35%) were female and the average population was 71.4 years, with a predominant age group from 63 to 79 years old with 27 people (45.76%) and only 21 people have a partner ( 35.59%). The predominant level of education was primary school 43 (72.88%), family income in minimum wages of 1 to 2 (50.85%), the community average is 1.94 minimum wage. Regarding NCDs that affect people in the community, we have 11 (18.64%) with hypertension, diabetes mellitus and dyslipidemia, and the most used drugs in the program are: diabetes 49 (16.55%), hypertension 106 (35.81%), dyslipidemia 33 (11.15%). The 59 survey participants say they know the program “Aqui tem Farmácia Popular” and 46 (77.97%) report using the program, those who do not use claim that take the health clinic, or buy, or have difficulty with the prescription, or Your medication is not part of the program. Although the community knows the program “Aqui tem Farmácia Popular” and much to use, much can still be done how to disclose the program more to prescribers, and users so that the treatment does not suffer discontinuity, avoiding aggravation of diseases.

Keywords: Program “Aqui tem Farmácia Popular”, Brasília Teimosa, DCNT, Diabetes, Hypertension

(8)

LISTA DE TABELAS

Tabela 1: Faixa etária e estado civil da população estudada. ... 11 Tabela 2: Nível de escolaridade e características socioeconômicas ... 12 Tabela 3: Principais Doenças Crônicas Não Transmissíveis na comunidade de Brasília Teimosa. ... 12 Tabela 4: Perfil farmacológico da comunidade de acordo com as classes

medicamentosas do programa “Aqui tem farmácia popular” ... 13 Tabela 5: Medicamentos mais prescritos ... 14

(9)

SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO ... 8 2 METODOLOGIA ... 9 3 RESULTADOS ... 11 4 DISCUSSÃO ... 15 REFERÊNCIAS ... 17

APÊNDICE A – Ficha de acompanhamento dos pacientes ... 19

APÊNDICE B- Termo de consentimento livre e esclarecido - TCLE ... 22

APÊNDICE C- Questionário: “Programa aqui tem farmácia popular ... 24

ANEXO B – Tabela de Medicamentos do “Programa Aqui tem farmácia popular” ... 26

(10)

8

1. INTRODUÇÃO

O programa “Farmácia Popular do Brasil” foi criado em 13 de abril de 2004 pela lei 10.858 e regulamentada pelo Decreto n 5.090 de 20 de maio de 2014 com o objetivo de dar mais uma opção de acesso à população aos medicamentos essenciais. A rede própria funcionava sob responsabilidade da fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), que selecionou um total de 112 itens para serem dispensados pelo valor de custo, o que garantia uma redução de até 90% do valor de mercado.

Em 09 de março de 2006 o Ministério da Saúde, com o objetivo de melhoria e expansão do programa, criou o “Aqui tem Farmácia Popular”, através de parcerias com farmácias e drogarias comerciais, subsidiando até 90% do valor dos medicamentos para doenças como rinite, osteoporose, glaucoma, parkinson e dislipidemia, abrangendo também anticoncepcionais e fraldas geriátricas. A partir de 2011, com o programa “Saúde não tem Preço” (SNTP), tanto a rede própria como as redes credenciadas ficaram obrigadas a dispensar medicamentos gratuitos para asma, hipertensão e diabetes. Entretanto, em 31 de março de 2017 a Comissão Intergestores Tripartite (CIT) decidiu encerrar essa forma de repasse de manutenção às unidades próprias, mantendo o acesso exclusivo às drogarias e farmácias comerciais.

As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são responsáveis por cerca de 73% dos óbitos e causas centrais da morbimortalidade no Brasil 2. De acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS), como as doenças crescem de forma exponencialmente, um em cada três adultos apresenta Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e um em cada dez, Diabetes Mellitus (DM), podendo existir nas próximas décadas cerca de 1,5 milhões de novos casos de pessoas com HAS e um aumento de 69% de indivíduos com DM 3.

Diante dessa realidade, foi realizado um levantamento sobre o conhecimento e uso do programa "Aqui tem Farmácia Popular" na comunidade de Brasília Teimosa, localizada na região Leste de Natal do Bairro de Santos Reis, com população de 5641, sendo 2687 homens e 2954 mulheres. É uma comunidade

(11)

9

carente de baixo nível sócio econômico e que tem uma população de idosos cada vez maior 5.

Tendo em vista que a quantidade de idosos na comunidade de Brasília Teimosa em grande maioria com HAS e DM, o objetivo foi estudar a forma de acesso aos medicamentos, o conhecimento do programa “Aqui tem Farmácia Popular” desta população.

2. METODOLOGIA

O estudo foi conduzido na comunidade de Brasília Teimosa, que faz parte do Bairro de Santos Reis, pertencente ao município de Natal, Rio Grande do Norte. A amostra foi constituída de 59 pacientes de ambos sexos, com idade entre 51 a 91 anos, que participam da atividade da disciplina Estágio Farmacêutico III do curso de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Trata-se de um estudo transversal, observacional e descritivo, com abordagem quantitativa, que avaliou a prevalência de doenças, do conhecimento do programa “Aqui tem Farmácia Popular” e os medicamentos mais utilizados pelos pacientes. O critério de inclusão para a participação do paciente foi ser portador de HAS e/ou DM diagnosticado há pelo menos 90 dias, fazendo tratamento médico. Foram excluídos do estudo os pacientes que possuíam dificuldades cognitivas, de comunicação e os que necessitaram de tratamento hospitalar com internação.

A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário estruturado aplicado durante a Visita Domiciliar (VD) às famílias participantes do projeto no período de julho a outubro de 2019. O atendimento ocorreu de forma direta com o paciente ou nos casos em que o paciente apresentava dificuldades para dar informações foi intermediada por parentes ou acompanhantes. O questionário era composto por dados pessoais (sexo, idade ,estado civil, escolaridade), sócio econômicos(renda familiar, recebe bolsa família, pessoas em domicílio ,plano de saúde), informações dos medicamentos e doenças, dificuldades em relação ao uso do medicamento, conhecimento do programa “Aqui tem Farmácia Popular” e se utiliza e quais medicamentos, e se não utiliza o por quê. (Apêndice C)

(12)

10

A ficha de acompanhamento foi composta por dados demográficos (nome, sexo e idade), endereço, informações dos medicamentos (nome, indicação clínica, posologia médica), dados relevantes da história clínica e fonte de aquisição dos medicamentos (Apêndice A). Os pacientes foram acompanhados semanalmente para verificação de seu estado de saúde, onde era realizada aferição de PAS seguida da assistência farmacêutica para avaliação dos medicamentos que faziam uso, de acordo com a indicação médica, com o objetivo de orientar quanto ao uso racional e medidas de cuidados quanto às interações medicamentosas e reações adversas. O anonimato dos sujeitos da pesquisa foi garantido, visto que os dados não os identificam e todas as informações foram mantidas sob sigilo, sendo utilizadas apenas para o presente estudo. O estudo respeitou as disposições éticas contidas na resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde/ Ministério da Saúde referente a estudos envolvendo seres humanos (Brasil, 2012) e foi submetido a Plataforma Brasil e aprovado pelo Comitê de Ética do Hospital Universitário Onofre Lopes sob nº 1.341.015. Os indivíduos selecionados foram informados sobre o protocolo de estudo e participaram os que assinaram o Termo de Consentimento Livre Esclarecido (Apêndice B).

Todos os dados coletados foram colocados em planilhas e analisados de forma descritiva. As informações foram apresentadas em tabelas, e os resultados estão expressos em tabelas de frequência e porcentagens.

(13)

11

3. RESULTADOS

Foram entrevistados 59 pessoas e desses 48 (81,35%) eram do sexo feminino e 11 eram do sexo masculino (18,64%). A idade da população variou entre 51 à 91 anos com média de idade de 74,1, a faixa etária predominante na comunidade está entre 63 e 79 anos com 27 pessoas (45,76%), e foi visto também que apenas 21(35,59%) possui companheiro (a), conforme mostra a tabela 1.

Tabela 1: Faixa etária e estado civil da população estudada.

Masculino Feminino Total

N % N % N % Total de pessoas 11 18,64 48 81,35 59 100 Faixa etária 51-62 2 18,18 9 81,82 11 18,64 63-79 4 14,81 23 85,18 27 45.76 80-91 5 23,81 16 76,19 21 35,59 Estado Civil Casado 5 23,81 16 76.19 21 35,59 Divorciado 1 33,33 2 66,66 3 5,085 Solteiro 1 8,33 11 91,66 12 20,34 Viúvo 4 17,39 19 82,61 23 38,98

O nível de escolaridade dos indivíduos de Brasília Teimosa foi composto por 6(10,17%) que não estudaram, 43(72,88%) com o ensino fundamental e 10 (16,95%) com o ensino médio. Quanto à renda familiar, a média é de 1,94 salários mínimos que está dividido da seguinte forma: até 1 salário mínimo 18(31,51%) pacientes, 1 à 2 salários mínimos 30 (50,85%) pacientes e acima de 2 salários mínimos 11(18,64%) pacientes (Tabela 2).

(14)

12

Tabela 2: Nível de escolaridade e características socioeconômicas.

Escolaridade N %

Não estudou 6 10,17

Fundamental 43 72,88

Médio 10 16,95

Superior 0 0

Renda familiar em salários mínimo

Até 1 salário mínimo 18 30,51

De 1 a 2 salário mínimo 30 50,85

Mais de 2 salário mínimo 11 18,64

Com relação às DCNT que acometem as pessoas da comunidade temos 55 (93,22%) com HAS, 32 (54,24%) com DM , 27(45,76%) com dislipidemia, as que tinham concomitante DM+HAS+Dislipidemia foram 11(18,64%) e as com DM+HAS são 3(5,08) e outras comorbidades como: Glaucoma, Osteoporose, Depressão, problemas Renais e outras, sendo que não foi possível ver percentagem devido a uma pessoa ter mais de uma comorbidade, sendo no total 59 doenças (Tabela 3). Tabela 3: Principais Doenças Crônicas Não Transmissíveis na comunidade estudada

Doenças Crônicas Não Transmissíveis N %

Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) 55 93,22

Diabetes Mellitus 32 54,24

Dislipidemia 27 45,76

HAS + DM + Dislipidemia 11 18,24

(15)

13

Foram prescritos um total de 296 medicamentos conforme pesquisa nas casas e entrevistas realizadas, das quais foram separadas conforme o programa “Aqui tem Farmácia Popular”, sendo para as seguintes doenças: diabetes 49(16,55%), hipertensão 106(35,81%), asma 3(1,01%), dislipidemia 33(11,15%), Osteoporose 18(6,08%), Glaucoma 9(3,04%), Rinite , anticoncepção e Doença de Parkinson 0, e outras que não constam no programa representam 78(26,35%), conforme mostra a tabela 4.

Tabela 4: Perfil farmacológico da comunidade de acordo com as classes medicamentosas do programa “Aqui tem farmácia popular”.

Medicamentos prescritos N % HAS 106 35,81 DM 49 16,55 Dislipidemia 33 11,15 Osteoporose 18 6,08 Glaucoma 9 3,04 Asma 3 1,01 Anticoncepção 0 0 Rinite 0 0 Doença de Parkinson 0 0 Outros 78 26,35 Total 296 100

Conhecimento e uso do programa N %

Conhece aqui tem farmácia popular 59 100

Utiliza aqui tem farmácia popular 46 77,97

Os medicamentos mais utilizados para Diabetes mellitus pertencente ao programa “Aqui tem Farmácia Popular” na comunidade de Brasília Teimosa são os seguintes conforme realizado pesquisa pelo questionário do apêndice C e confirmadas pelas fichas de acompanhamento do apêndice A e pelas pessoas da comunidade:

(16)

14

Metformina 500mg 16(32,65%), Metformina 850mg 10(20,41%), Glibenclamida 5mg 6(12,24%), Insulina NPH 8(16,32%) e classes mais prescritas ,Biguanidas 26 (53,06%) e Sulfonilureia 11(22,45%).

Para HAS são: Losartana 50mg 33(31,13%), Anlodipino 5mg 5(4,7%), Hidroclorotiazida 25mg 16(15,09%), Atenolol 25 mg 9(8,49%) e as classes mais prescritas são : Bloqueador de angiotensina II 34 (32,07%),Bloqueador dos canais de cálcio 18(16,98%), Diuréticos tiazídicos, depletores de potássio. 16(15,09%), Beta bloqueador 13 (12,26%). (Tabela 5).

Tabela 5: Medicamentos mais prescritos*

Medicamentos para DM N (%)

Metformina 500mg 16 (32,65) Metformina 850 mg 10 (20,41) Glibenclamida 5mg 6 (12,24) Insulina NPH 8 (16,32)

Medicamentos para HAS N (%)

Losartana 50mg 33(31,13)

Anlodipino 10mg 5(4,71)

Hidroclorotiazida 25mg 16(15,09)

Atenolol 25mg 9(8,49)

Medicamentos para Dislipidemia N (%)

Sinvastatina 20mg 15(45,45) Sinvastatina 40mg 14(42,42)

(*) O total de medicamentos para DM, HAS e dislipidemia foi de: 49, 106 e 33, respectivamente.

Os 59 participantes da pesquisa dizem conhecer o programa “Aqui tem Farmácia Popular”, mas apenas 46 (77,97%) informam utilizar o programa. Os pacientes que não utilizam alegam que pegam os medicamentos na Unidade Básica

(17)

15

de Saúde (UBS) ou, compram, ou tem dificuldade com a receita, ou sua medicação não faz parte do programa. (Tabela 4).

4. DISCUSSÃO

No resultado obtido dos pacientes entrevistados, a maioria 48 (81,35%) eram do sexo feminino, conforme mostra a literatura e são as que possuem maior conhecimento sobre o programa “Aqui tem Farmácia Popular”. São as mulheres portanto as que mais se cuidam, pois tem o papel social de cuidadora da família e quem mais frequentemente procuram os serviços de saúde. Em relação à idade predominante da população que é entre 63 e 79 anos, 27 pessoas (45,76%) tem média de idade de 74,1 anos, embora a literatura indique que independentemente da idade com o uso do programa ocorreu a ampliação ao acesso a medicação e com isso diminui as internação hospitalares e os óbitos 6;7.

Foi visto também que apenas 21(35,59%) pacientes possuem companheiro (a), sendo um dado preocupante pois as pesquisas mostram que indivíduos com companheiros utilizam mais o programa e também utilizam mais os serviços de saúde 8.

O nível de escolaridade predominante da comunidade de Brasília Teimosa é o fundamental 43(72,88%) e a média de salário mínimo é de 1,94,o salário dominante é a faixa de 1 à 2 salário mínimo 30 (50,85%). Este resultado obtido está de acordo com a literatura que relata que a população de baixa renda e com menor escolaridade, comprometem grande parte do seu orçamento com saúde e o medicamento tem uma parcela importante nesse orçamento, e o programa é uma forma dessa população ter acesso a medicamentos essenciais a seu tratamento 9,11.. Em relação aos medicamentos mais prescritos estão os para controle de HAS que foi no total de106 medicamentos que da um percentual de 35,81% do valor total de medicações prescritas que foram de 296, de acordo com os artigos encontrados que os medicamentos mais utilizados em todas as regiões são para o tratamento de doenças do sistema cardiovascular.12,13

(18)

16

Com relação á DCNT que acometem as pessoas da comunidade temos 11 (18,64%) com HAS,DM e Dislipidemia e o uso do medicamentos do programa “Aqui tem Farmácia Popular”, principalmente para: diabetes 49(16,55%), hipertensão 106 (35,81%), dislipidemia 33(11,15%. Este resultado confirma com as pesquisas que com envelhecimento da população vem os agravos e elevação do uso de medicação principalmente para doenças crônicas como hipertensão e diabetes 10,11.

Os 59 participantes da pesquisa dizem conhecer o programa “Aqui tem Farmácia Popular” e 46 (77,97%) informam utilizar o programa, mas os que não utilizam alegam que pegam na UBS, ou, compram, ou tem dificuldade com a receita, ou sua medicação não faz parte do programa. Apesar de muitos utilizarem o programa, ainda existe parte da população que toma medicamentos similares ou que não está no programa “Aqui tem Farmácia Popular” 8.

O fator limitante para esse trabalho foi o número N de pessoas, já que o trabalho se limitou as pessoas acompanhadas e cabe também a seguinte pergunta será que em outra comunidade que não tem o trabalho realizado por outra instituição ou universidade teria um valor menor de pessoas que utilizam o programa Aqui tem Farmácia popular por falta de conhecimento.

Apesar de a comunidade conhecer o programa “Aqui tem Farmácia Popular” e grande parte utilizar, muito ainda pode ser feito como divulgar mais o programa para os prescritores, e para os usuários, para que assim o tratamento não sofra descontinuidade, evitando agravamentos das doenças.

O presente estudo permitiu conhecer e ao mesmo tempo divulgar mais o programa “Aqui tem Farmácia Popular” e com isso ampliar o conhecimento da comunidade e ampliar a aderência ao tratamento e tentar diminuir as faltas dos medicamentos.

No futuro é esperado que a população da comunidade de Brasília Teimosa tenha mais acesso a medicamentos e com isso diminua a descontinuidade do tratamentos das DCNT e com isso evite o agravamento das doenças.

(19)

17

REFERÊNCIA

1. Ministério da Saúde. [homepage na internet]. Farmácia Popular: sobre o programa. [acesso em 02 ago 2019]. Disponível em:

http://www.saude.gov.br/acoes-e-programas/farmacia-popular/sobre-o-programa 2. Miranda VIA,Fassa AG, Meucci RD, Lutz BH. Use

oftheBrazilianPeople’sPharmacyProgrambyolderadults. RevSaude Publica. 2016;50:13.

3. Almeida Alessiotony C De, Sá EB de, Vieira FS, Benevides RP de S e. Impacto do Programa Farmácia Popular do Brasil sobre a saúde de pacientes crônicos. 2019;1–11.

4. CUNHA DR, REZENDE AA. CARACTERIZAÇÃO SOCIODEMOGRÁFICA DE PACIENTES DA COMUNIDADE DE BRASÍLIA TEIMOSA EM NATAL, RIO GRANDE DO NORTE: avaliação das doenças crônicas não transmissíveis e polifarmácia associada. 2018; 1-37.

5. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [homepage na internet]. Conheça

melhor seu bairro: Santos Reis. 2012. [acesso em 18 set 2019]. Disponível em: https://www.natal.rn.gov.br/semurb/paginas/File/bairros/Bairros2017/Leste/Santos _Reis.pdf.

6. Costa KS, Campinas UE De, Maria P, Bergamo S, Campinas UE De, Berti M, et al. Conhecimento e utilização do Programa Farmácia Popular do Brasil : estudo de base populacional no município de Campinas-SP *. 2008;23(3):397–408. 7. AlmeidaI AT, BenevidesII RP, SáII ED, VieiraII FS. Impacto do Programa

Farmácia Popular do Brasil sobre a saúde de pacientes crônicos. Revista de saúde pública, 2019; 53(20): 1-11.

https://doi.org/10.11606/S1518-8787.2019053000733.

8. MirandaI VI, FassaI AG, MeucciII RD, LutzII BH. Utilização do Programa

Farmácia Popular do Brasil por idosos. Revista de Saúde Pública, 2016; 50(13): 1-13. DOI:10.1590/S1518-8787.2016050006180

9. Costa KS, Tavares NU, Mengue SS, Pereira MA, Malta DC, Júnior JB. Obtenção de medicamentos para hipertensão e diabetes no Programa Farmácia Popular do Brasil: resultados da Pesquisa Nacional de Saúde, 2013. Revista Epidemiologia e Serviços de Saúde., 2016; 25(1): 33-44. DOI:

(20)

18

10. Guimarães VG, Brito GC, Barbosa LM, Aguiar PM, Jennifer B, Rocha B, Júnior DP. Perfil Farmacoterapêutico de um Grupo de Idosos assistidos por um

programa de Atenção Farmacêutica na Farmácia Popular do Brasil no município de Aracaju – SE. Revista de Ciencias Farmaceuticas Basica e Aplicada, 2012, 33(2): 307-312.

11. Pinto CD, Miranda ES, Emmerick IC, Costa NR, CG Castro. Preços e

disponibilidade de medicamentos no Programa Farmácia Popular do Brasil. Rev Saude Publica2010;44(4):611–9.Publica2010;44(4):611–9.

12. . Costa HS, Borba ER ,Vilanova CM, Coutinho DF. Programa Farmácia

Popular do Brasil: evolução do programa na cidade de São Luís – MA. Rev Pesq Saúde. 2010;11(3):16–19.

13. . CSPinto , NR Costa , CG Castro. Quem acessa o Programa Farmácia Popular do Brasil/ Aspectos do fornecimento público de medicamentos. Ciencia e Saude Coletiva. 2011;16(6):2963–2973.

(21)

19

APÊNDICE A – FICHA DE ACOMPANHAMENTO DOS PACIENTES

UFRN /ESTÁGIO III- 2019.2 FACULDADE DE FARMÁCIA FICHA DE ACOMPANHAMENTOINDIVIDUAL

NOME: _______________________________________________________________________________IDADE: _________ PESO:___________ SEXO:_______________ RUA:_______________________________________________________________________________________________________NÚMERO:___________

Dados relevantes da história clínica: __________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ____________________ ______________________________________________________________________________________________________

ANAMNESE FARMACÊUTICA: ________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________________________ _FONTE DE AQUISIÇÃO DO MEDICAMENTO: ___________________________________________________________________________________________________________

HISTÓRICO MEDICAMENTOSO

MEDICAMENTOS / APRESENTAÇÃO INDICAÇÃO CLÍNICA POSOLOGIA MÉDICA OBSERVAÇÃO

(22)

20

UFRN /ESTÁGIO III - 2019.2

FACULDADE DE FARMÁCIA

FACULDADE DE FARMÁCIA FICHA DE ACOMPANHAMENTO INDIVIDUAL

MEDICAMENTOS EM USO PELOS PACIENTES ACOMPANHADOS

Nome do Paciente: __________________________________________________________________CASA Nº___________

DATA PRESSÃO

ARTERIAL INTERCORRÊNCIA FREQUÊNCIA

CONDUTA FARMACÊUTICA OBSERVAÇÃO ( )Sonolência ( )Cefaléia ( )Agitação ( )Vômitos (...)Diarréia (...)Tosse (...)Edema (...)Dores ( )Sonolência ( )Cefaléia ( )Agitação ( )Vômitos (...)Diarréia (...)Tosse (...)Edema (...)Dores ( )Sonolência ( )Cefaléia ( )Agitação ( )Vômitos (...)Diarréia (...)Tosse (...)Edema (...)Dores ( )Sonolência ( )Cefaléia ( )Agitação ( )Vômitos (...)Diarréia (...)Tosse (...)Edema (...)Dores ( )Sonolência ( )Cefaléia ( )Agitação ( )Vômitos (...)Diarréia (...)Tosse (...)Edema(...)Dores Alunos: _____________________________

(23)

21

UFRN /ESTÁGIO III- 2019.2 FACULDADE DE FARMÁCIA FICHA DE ACOMPANHAMENTO INDIVIDUAL

PACIENTE:__________________________________________________________________________________________ C ASA Nº:

FALTAS DE MEDICAMENTOS EXAMES REALIZADOS

DATA EXAME RESULTADOS

Relato do paciente:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________

DATA MEDICAMENTO MOTIVO DA FALTA AQUISIÇÃO

(24)

22

APÊNDICE B – TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E

ESCLARECIDO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE ANÁLISES CLÍNICAS E TOXICOLÓGICAS

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO – TCLE

Este é um convite para você participar da pesquisa: ANÁLISE DAS INTERAÇÕES

MEDICAMENTOSAS DE PACIENTES HIPERTENSOS E DIABÉTICOS DA COMUNIDADE DE BRASÍLIA TEIMOSA, que tem como pesquisador responsável Prof. Dra. Adriana

Augusto de Rezende. Esta pesquisa pretende verificar possíveis interações entre os medicamentos utilizados por pacientes com pressão alta e diabéticos da comunidade de Brasília Teimosa– Natal – RN, está pesquisa atende as normas estabelecidas na Resolução 466/12-CNS. Caso decida aceitar o convite, você será submetido (a) ao(s) seguinte(s) procedimentos: Coleta dos seguintes dados através de questionário Socioeconômico, sobre (idade, gênero, renda, seu problema de saúde, medicamentos utilizados e horários de administração). Onde os riscos existentes são mínimos, como eventuais desconfortos ou constrangimentos durante a aplicação do questionário. Estes riscos serão minimizados com a aplicação do questionário durante uma conversa acolhedora e descontraída. No caos de ocorrer constrangimentos ou desconforto a pesquisa será interrompida e cancelada imediatamente. Sua participação nesse estudo é totalmente voluntária, o que significa que você poderá desistir a qualquer momento, sem que isso lhe traga nenhum prejuízo ou penalidade. Os participantes deste trabalho de pesquisa terão a garantia de sigilo das informações e seu nome não será identificado em nenhum momento. Caso o senhor (a) aceite colaborar com nosso estudo nos permitirá compreender qual a forma de uso de medicamentos o que pode trazer novas formas de utilizar os medicamentos com segurança. Se você sofrer algum dano comprovadamente decorrente desta pesquisa, você será indenizado pelo pesquisador responsável. Você ficará com uma cópia deste Termo e toda a dúvida que você tiver a respeito desta pesquisa, poderá perguntar diretamente para Prof. Dra. Adriana Augusto de Rezende no endereço: R. Gen. Gustavo Cordeiro de Farias, 384 - Petrópolis, Natal- RN, 59012-570 (84) 3342-9807 email: adrirezende@yahoo.com. Este projeto foi avaliado pelo comitê de ética em pesquisa do CEP-HUOL, localizado na Avenida Nilo Peçanha, 620 – 3º subsolo, bairro Petrópolis, em Natal RN, CEP 59.012-300 e quaisquer dúvidas sobre a ética dessa pesquisa você deverá ligar para o Comitê de Ética no telefone (84)3342-5003. Este documento foi impresso em duas vias. Uma ficará com você e a outra com o pesquisador responsável (Prof. Dra. Adriana Augusto de Rezende). Após ter sido esclarecido sobre os objetivos, importância e o modo como os dados serão coletados nessa pesquisa, além de conhecer os riscos, desconfortos e benefícios que ela trará para mim e ter ficado ciente de todos os meus direitos, concordo em participar da pesquisa “ANÁLISE DAS INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS DE PACIENTES HIPERTENSOS E

(25)

23

DIABÉTICOS DA COMUNIDADE DE BRASÍLIA TEIMOSA”, e autorizo a divulgação das

informações por mim fornecidas em congressos e/ou publicações científicas desde que nenhum dado possa me identificar.

Natal _____ de ________________ 2019.

Nome do participante: _____________________________________________ Testemunha:_____________________________________________________ Assinatura do participante:__________________________________________ Assinatura do responsável: _________________________________________ Declaração do pesquisador responsável

Como pesquisador responsável pelo estudo “ANÁLISE DAS INTERAÇÕES

MEDICAMENTOSAS DE PACIENTES HIPERTENSOS E DIABÉTICOS DA COMUNIDADE DE BRASÍLIA TEIMOSA”, declaro que assumo a inteira responsabilidade de cumprir

fielmente os procedimentos metodologicamente e direitos que foram esclarecidos e assegurados ao participante desse estudo, assim como manter sigilo e confidencialidade sobre a identidade do mesmo. Declaro ainda estar ciente que na inobservância do compromisso ora assumido estarei infringindo as normas e diretrizes propostas pela Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde – CNS, que regulamenta as pesquisas envolvendo o ser humano.

Natal _____ de ________________ 2019.

(26)

24

APÊNDICE C

Questionário: “PROGRAMA AQUI TEM FARMÁCIA POPULAR

Nome :

Rua:

1-Sexo

F( ) M( )

2-Idade:

3- Qual estado Civil ?

Casado ( ) Solteiro( ) Separado ( ) Viúvo( )

4-Escolaridade:

( )Fundamental

( )Médio

( )Superior

5-Renda Familiar:_____________(Quantidade em salário Mínimo – 998 reais )

6-Recebe bolsa família ?

7-Pessoas no Domicílio:---

8-Se tem plano de saúde

Sim( )

Não( )

9-Medicamentos utilizados ?

Diabetes

Hipertensão

Asma

(27)

25

Dislipidemia

Anticoncepção

Rinite

Doença de Parkinson

Osteoporose

Glaucoma

Outras

10-Quantas vezes ao dia (Posologia) ?

11-Doenças?

12- Quais as dificuldades em relação ao uso do medicamento ?

Reação Adversa____________

Acesso______________

Custo( )

Segurança

13-Conhece farmácia popular?

14-Utiliza farmácia popular? Quais medicamentos

15-Se não por que?

(28)

26

LISTA DE MEDICAMENTOS DISPONIBILIZADOS PELO “AQUI TEM FARMÁCIA POPULAR”

MEDICAMENTO INDICAÇÃO Gratuidade/Copagamento

1

ATENOLOL 25MG HIPERTENSÃO GRATUIDADE

2

CAPTOPRIL 25MG HIPERTENSÃO GRATUIDADE

3

CLORIDRATO DE PROPRANOLOL 40MG HIPERTENSÃO GRATUIDADE 4

HIDROCLOROTIAZIDA 25MG HIPERTENSÃO GRATUIDADE

5

LOSARTANA POTÁSSICA 50MG HIPERTENSÃO GRATUIDADE

6

MALEATO DE ENALAPRIL 10MG HIPERTENSÃO GRATUIDADE

7

GLIBENCLAMIDA 5MG DIABETES GRATUIDADE

8

CLORIDRATO DE METFORMINA 500MG DIABETES GRATUIDADE

9 CLORIDRATO DE METFORMINA 500MG – AÇÃO

PROLONGADA DIABETES

GRATUIDADE

10

CLORIDRATO DE METFORMINA 850MG DIABETES GRATUIDADE

11

INSULINA HUMANA 100UI/ML DIABETES GRATUIDADE

12

INSULINA HUMANA REGULAR 100UI/ML DIABETES GRATUIDADE

13

SULFATO DE SALBUTAMOL 5MG ASMA GRATUIDADE

14

SULFATO DE SALBUTAMOL 100MCG ASMA GRATUIDADE

15

DIPROPIONATO DE BECLOMETSONA 50MCG ASMA GRATUIDADE

16

DIPROPIONATO DE BECLOMETSONA 200MCG/DOSE ASMA GRATUIDADE

17

DIPROPIONATO DE BECLOMETSONA 200MCG/CÁPSULA ASMA GRATUIDADE 18

DIPROPIONATO DE BECLOMETSONA 250MCG ASMA GRATUIDADE

19

BROMETO DE IPRATRÓPIO 0,25MG/ML ASMA GRATUIDADE

20 BROMETO DE IPRATRÓPIO 0,02MG/DOSE ASMA GRATUIDADE

21 ACETATO DE MEDROXIPROGESTERONA 150MG ANTICONCEPÇÃO COPAGAMENTO 22

ETINILESTRADIOL 0,03MG + LEVONORGESTREL 0,15MG ANTICONCEPÇÃO

COPAGAMENTO

23

NORETISTERONA 0,35MG ANTICONCEPÇÃO

COPAGAMENTO

24 VALERATO DE ESTRADIOL 5MG + ENANTATO DE

NORETISTERONA 50MG ANTICONCEPÇÃO COPAGAMENTO 25 SINVASTATINA 10MG DISLIPIDEMIA COPAGAMENTO 26 SINVASTATINA 20MG DISLIPIDEMIA COPAGAMENTO

(29)

27 27 SINVASTATINA 40MG DISLIPIDEMIA COPAGAMENTO 28 BUDESONIDA 32MCG RINITE COPAGAMENTO 29 BUDESONIDA 50MCG RINITE COPAGAMENTO 30

DIPROPIONATO DE BECLOMETSONA 50MCG RINITE COPAGAMENTO

31

CARBIDOPA 25MG + LEVODOPA 250MG

DOENÇA DE PARKINSON

COPAGAMENTO

32 CLORIDRATO DE BENSERAZIDA 25MG + LEVODOPA 100MG

DOENÇA DE PARKINSON

COPAGAMENTO

33

ALENDRONATO DE SÓDIO 70MG OSTEOPOROSE

COPAGAMENTO

34

MALEATO DE TIMOLOL 2,5MG GLAUCOMA

COPAGAMENTO

35

MALEATO DE TIMOLOL 5MG GLAUCOMA

(30)

Referências

Documentos relacionados

MATEMÁTICA 2ª SEMANA.. B) Pinte de verde os números que você encontra quando conta de 10 em 10 a partir do 4. E) Escreva os números que você encontra quando conta de 10 em 10 a

O presente estudo revela que amostras de pele de orelha de cães fixadas com FT, por período máximo de 24 horas sob refrigeração (a 4ºC), apresentam melhores

DIABETES CLORIDRATO DE METFORMINA 7896004712888 CLORIDRATO DE METFORMINA EMS INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA 500 MG COM REV CT BL AL PLAS INC X 60 DIABETES CLORIDRATO DE

TERESINA SAO CRISTOVAO AVENIDA PRESIDENTE KENEDY 1041 EMPREENDIMENTOS FARMACEUTICOS GLOBO LTDA 86 98220550. TERESINA SAO CRISTOVAO AVENIDA PRESIDENTE KENEDY, 85 DISTRIBUIDORA BIG

A respeito dos medicamentos disponibilizados pelo programa, o Manual de Orientações às Farmácias e Drogarias credenciadas no Aqui tem Farmácia Popular, esclarece que são

c) suspensão do direito de licitar e contratar com a Administração pelo prazo de até 01 ano e multa de 10% sobre o valor total do Contrato: inexecução parcial do

Isto não atrapalha em nada a utilização do programa em estudos de operação e planejamento, mas para o caso em que se queira desconsiderar quase toda a rede elétrica

Compreende-se que a técnica de obturação mais indicada para preencher o espaço criado pela reabsorção na porção cervical é a Técnica Híbrida de Tagger, que consiste no