• Nenhum resultado encontrado

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO PARANÁ 3º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS CORPO DE BOMBEIROS MIRINS INTEGRADO EDITAL 001/2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO PARANÁ 3º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS CORPO DE BOMBEIROS MIRINS INTEGRADO EDITAL 001/2015"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO PARANÁ 3º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS CORPO DE BOMBEIROS MIRINS INTEGRADO

EDITAL 001/2015

O Comandante do Corpo de Bombeiros do 3º SGB/3ºGB, no uso de suas atribuições legais, torna público pelo presente Edital que estão abertas as inscrições para o Curso de Formação de Bombeiros Mirins Integrado, no presente ano, obedecidas as prescrições contidas neste Edital.

1. DA FINALIDADE

Este documento tem por finalidade estabelecer as normas e os procedimentos relativos ao Processo seletivo de admissão e matrícula da turma do Curso de Formação de Bombeiros Mirins Integrado.

O respectivo projeto engloba as crianças devidamente matriculadas no 5º e 6º Ano do Ensino Fundamental, de sexo masculino, que nasceram entre 01/01/2003 a 31/12/2005, que completem nesse ano corrente a idade de 10 a 12 anos, visando motivar o espírito de cidadania e a prática de atividade física. Para o ingresso no Curso de Formação de Bombeiros Mirins Integrado, que será realizado no 2º semestre do ano de 2015 (exclusivamente no período vespertino, entre segunda e sexta feira).

O candidato deverá ser aprovado no Processo de Seleção que compreende três etapas: prova escrita, exame de saúde e teste de aptidão física.

2. DOS REQUISITOS

São requisitos obrigatórios para o ingresso no Curso de Formação de Bombeiros Mirins Integrado:

- Estar matriculado em Escola Pública e ou Privada, cursando o 5º Ano ou 6º Ano do Ensino Fundamental.

- Ser do sexo masculino.

- Nascidos entre 01/01/2003 a 31/12/2005, que completem nesse ano corrente a idade de 10 a 12 anos.

(2)

3. DAS VAGAS

Serão selecionados 20 (vinte) alunos para participar do Curso de Formação de Bombeiros Mirins Integrado aprovados no Processo de seleção, conforme critérios estabelecidos nos itens seguintes.

Das 20 (vinte) vagas, serão destinadas exclusivamente para alunos oriundos de instituição de Ensino Público o número de 16 (dezesseis) vagas, dentre elas 08 (oito) para alunos do 5ªAno e 08 para alunos do 6ºAno.

Das 20 (vinte) vagas, serão destinadas 04 (vagas) para alunos oriundos de instituição de Ensino Privado, dentre elas 02 (duas) para alunos do 5ª Ano e 02 (duas) para alunos do 6ºAno.

A Classificação Geral dos candidatos ocorrerá através da pontuação obtida pela nota da prova escrita, devendo o candidato ser considerado APTO no exame de saúde e no teste aptidão física.

4. DA INSCRIÇÃO

A inscrição será gratuita e deverá ser efetuada pelo seu responsável na escola em que o aluno está matriculado, no período de 25 de maio a 05 de junho do ano corrente, no horário de funcionamento da Escola.

Caberá cada Instituição de Ensino encaminhar 05 (cinco) inscrições, após análise de notas, comportamento e participação dos alunos, para realização da prova teórica.

5. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

O Processo de seleção para o ingresso no Curso de Formação de Bombeiros Mirins Integrado compreende a aprovação do candidato em três etapas distintas, obrigatórias e de caráter eliminatório, quais sejam: prova escrita, exame médico e teste de aptidão física.

A relação dos candidatos aprovados na seleção para o Curso de formação de Bombeiro Mirim Integrado será afixada no mural, junto ao Corpo de Bombeiro da cidade de Cornélio Procópio/PR, no dia 17 de julho de 2015.

A classificação geral será através da pontuação obtida pela nota da prova escrita, devendo o candidato ser considerado APTO no exame de saúde e no teste aptidão física.

5.1 - PROVA ESCRITA

A prova escrita acorrerá no dia 20 de junho de 2015, das 9h às 12h e será constituída de 20 (vinte) questões objetivas e de múltipla escolha, sendo 05 (cinco) de Português, 10 (dez) Matemática, 05 (cinco) conhecimentos Gerais e uma redação.

Serão realizadas duas provas distintas, uma com conteúdo para alunos matriculados no 5º Ano e outra para os alunos do 6ºANO.

(3)

A prova escrita terá um total de 300 escores, sendo que cada questão de múltipla escolha valerá 10 escores e a redação 100 escores.

A nota final será calculada através da fórmula:

Matemática + (Conhecimento Gerais + Português) + Redação = 300/3 = 100 A Classificação dos candidatos se dará através da média obtida na prova escrita.

Serão considerados aprovados na prova escrita, os candidatos que obtiverem médias acima de 60 e serão classificados em ordem decrescente de pontuação. Todos os candidatos com nota acima de 60 serão selecionados para a avaliação de saúde e teste de aptidão física.

A prova escrita não poderá ser levada pelo candidato após a realização do teste.

5.2 - EXAME DE SAÚDE

A segunda etapa do Teste de Seleção será o exame de saúde que ocorrerá no período de 01 a 03 de julho, a ser realizada por Médico. Nessa avaliação será verificado se o candidato está apto a realizar atividade física, sendo emitido um atestado, este que deverá ser apresentado no teste de aptidão física.

O local da realização do exame será divulgado, posteriormente, nos meios de comunicação local.

5.3 - TESTE DE APTIDÃO FÍSICA

O teste de Aptidão Física contará com as seguintes provas: corrida em 9 minutos/resistência; teste de 50m/agilidade e teste de abdominais/força.

Esse teste possui caráter eliminatório, sendo considerados inaptos aqueles que não atingirem os índices especificados em cada prova, observando a categoria de idade.

Para realização do teste de Aptidão Física deverá ser apresentado pelo candidato a Comissão da Seleção o atestado de prática de atividade física, este que foi emitido no exame de saúde, e o Registro de Nascimento/Carteira de Identidade.

O teste de aptidão física acontecerá no dia 11 de julho de 2015, a partir das 09h00min, e somente poderá submeter-se a ele o candidato julgado apto pelo médico, comprovando estar em plenas condições de saúde física, bem como ter sido aprovado na prova escrita com média acima de 6,0.

O teste será realizado por categorias de idade conforme especificado nos item de cada teste.

5.3.1 TESTE DE CORRIDA EM 9 MINUTOS - RESISTÊNCIA (APTO OU INAPTO).

(4)

A avaliação será realizada em uma pista de atletismo, onde o avaliado deverá percorrer a maior distância possível no tempo de 9 minutos, sendo permitido caminhar durante o percurso.

10 ANOS - (nascidos 01/01/2005 a 31/12/2005) - ATINGIR A DISTÂNCIA DE 1050 M. 11 ANOS - (nascidos 01/01/2004 a 31/12/2004) - ATINGIR A DISTÂNCIA DE 1100 M. 12 ANOS - (nascidos 01/01/2003 a 31/12/2003) - ATINGIR A DISTÂNCIA DE 1150 M.

5.3.2 TESTE DE 50M – AGILIDADE (APTO OU INAPTO).

O avaliado deverá realizar a distância de 50 metros no menor tempo possível em uma pista de atletismo em linha reta.

10 ANOS – (nascidos 01/01/2005 a 31/12/2005) - PERCORRER A DISTÂNCIA EM 14 SEGUNDOS. 11 ANOS – (nascidos 01/01/2004 a 31/12/2004) - PERCORRER A DISTÂNCIA EM 13 SEGUNDOS. 12 ANOS – (nascidos 01/01/2003 a 31/12/2003) -PERCORRER A DISTÂNCIA EM 12 SEGUNDOS. 5.3.3 TESTE DE ABDOMINAIS – FORÇA (APTO OU INAPTO).

O avaliado coloca-se em decúbito dorsal, com o quadril e joelhos flexionados, planta dos pés no solo. Os antebraços sobre a face anterior do tórax, com a palma das mãos voltadas para o mesmo e com o terceiro dedo da mão tocando a clavícula. Os antebraços devem permanecer em contato com o tórax durante toda a execução do movimento. Os pés serão seguros por um colaborador ou fixados em um suporte, para mantê-los em contato com a área de teste (solo). O colaborador não poderá abraçar as pernas do executor dos movimentos de forma a auxiliá-lo. Permite-se uma distância tal entre os pés, de forma que os mesmos se alinhem dentro da distância do diâmetro bi-trocanteriano. O avaliado por contração da musculatura abdominal curva-se a posição sentada, pelo menos até o nível em que ocorra o contato da face posterior dos antebraços com as coxas. O avaliado retorna a posição inicial (deitando-se em decúbito dorsal) até que toque o solo com pelo menos a metade das escápulas. O teste é iniciado com as palavras “Atenção! Já”, o avaliado dinamicamente, sem interrupção, tentará executar o maior número de repetições possíveis dentro do tempo de 1 (um) minuto.

10 ANOS – (nascidos 01/01/2005 a 31/12/2005) -ATINGIR 20 ABDOMINAIS EM 1 MINUTO. 11 ANOS – (nascidos 01/01/2004 a 31/12/2004) - ATINGIR 22 ABDOMINAIS EM 1 MINUTO. 12 ANOS – (nascidos 01/01/2003 a 31/12/2003) - ATINGIR 24 ABDOMINAIS EM 1 MINUTO. 6. DA APROVAÇÂO E CLASSIFICAÇÂO

O candidato será incluído no Curso de Formação de Bombeiro Mirim Integrado após ser considerado aprovado em todos os testes do Processo de Seleção e classificado conforme o seguinte critério:

(5)

Para os candidatos que obtiverem idêntica média no resultado final, o critério de desempate será o de idade (o mais velho terá prioridade sobre o mais novo). Se o empate persistir será considerado a nota de redação para o desempate.

Será considerado reprovado o candidato que não cumprir as condições deste Edital, não ser aprovado em qualquer das etapas dentro do número de vagas oferecidas e deixar de comparecer ou chegar atrasado a qualquer um dos Processos.

Estar classificado de acordo com a disponibilidade das vagas para estabelecimento de ensino público e privado presentes no item 3 deste edital. 7. DA MATRÍCULA NO CURSO DE FORMAÇÃO DE BOMBEIROS MIRINS INTEGRADO

A matrícula deverá ser efetuada pelo candidato e responsável junto ao Corpo de Bombeiro após a publicação da lista dos aprovados e nas datas a serem estabelecidas e publicadas nos meios de comunicação locais.

Não haverá segunda chamada para qualquer Processo de seleção, bem como sua aplicação fora do horário, data e local pré-determinado. O não comparecimento aos Processos, qualquer que seja o motivo, inclusive de ordem médica ou de saúde, caracterizará desistência do candidato e resultará na sua eliminação.

Não será incluído no Curso de Formação de Bombeiros Mirins Integrado o candidato que deixar de apresentar toda a documentação exigida neste Edital, devendo a vaga ser preenchida pelo candidato imediatamente subsequente ao último colocado na classificação às vagas previstas no Edital.

Quando da matrícula o candidato deverá apresentar, com a presença de seu responsável, a seguinte documentação:

- Carteira de identidade original ou registro de nascimento; - 01 foto 3 x 4 (recente);

- Declaração de matrícula do estabelecimento de ensino.

8. CALENDARIO E LOCAL DAS PROVAS

25/05/2015 a 05/06/2015 - Inscrições no estabelecimento de ensino.

20/06/2015 - Prova Escrita - Local: UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, localizado na Av. Alberto Carazzai, 1640, Centro, Cornélio Procópio/PR.

(6)

26/06/2015 - Resultado da Prova Escrita - será fixado na Sede do Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Paraná, localizado na Av. Francisco Grigoravicius. 111, Jardim Estoril, Cornélio Procópio/PR.

01/07/2015 a 03/07/2015 - Exame de saúde - local será informado pelos meios de comunicação local.

11/07/2015 - Exame de Aptidão Física - Local: UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, localizado na Av. Alberto Carazzai, 1640, Centro, Cornélio Procópio/PR.

17/07/2015 - Resultado final - será fixado na Sede do Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Paraná, localizado na Av. Francisco Grigoravicius. 111, Jardim Estoril, Cornélio Procópio/PR.

9. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

O candidato deverá comparecer aos locais da Prova escrita e de Aptidão Física, com 30 (trinta) minutos de antecedência, horário em que será realizado o fechamento dos portões.

O candidato deverá estar munido de caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha para a realização da prova escrita.

O candidato que no ato da inscrição prestar declarações falsas ou inexatas, terá sua inscrição cancelada, bem como serão anulados todos os atos dela decorrente.

A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na expressa aceitação das condições estabelecidas neste Edital e das instruções específicas, razão pela qual não poderá alegar posterior desconhecimento.

Os casos omissos no presente Edital serão resolvidos pela Coordenação do Corpo de Bombeiros Mirins Integrado, em conjunto com o Coordenador Geral.

Cornélio Procópio, 19 de maio de 2015.

ASSAD AMIM Presidente

HAROLDO CÉSAR DA SILVA Vice Presidente

RAFAEL AUGUSTO GALANTE Coordenador Geral

Referências

Documentos relacionados

Esta dissertação expõe os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar e analisar o Programa de Educação Profissional Técnica integrado ao

O Processo Seletivo Interno (PSI) mostra-se como uma das várias ações e medidas que vêm sendo implementadas pela atual gestão da Secretaria de Estado.. Importante

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

[r]

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

As questões acima foram a motivação para o desenvolvimento deste artigo, orientar o desenvol- vedor sobre o impacto que as cores podem causar no layout do aplicativo,

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on