• Nenhum resultado encontrado

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL NA TOMADA DE DECISÃO NAS EMPRESAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL NA TOMADA DE DECISÃO NAS EMPRESAS"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

www.unicentro.br

DECISÃO NAS EMPRESAS

Neivandra Miotto

Pós-Graduanda do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão e Auditoria de Negócios da UNICENTRO. 2006.

Jeferson Lozeckyi

Professor Orientador. Mestre em Ciências Sociais Aplicadas – Contabilidade. Departamento de Ciências Contábeis da UNICENTRO.

RESUMO

Durante muito tempo, a contabilidade foi vista apenas como um sistema de informações tributárias, mas hoje em dia, com um mercado altamente competitivo, ela é vista também como um instrumento gerencial que auxilia os empresários na tomada de decisão, e no processo de gestão, planejamento, execução e controle. A partir da constatação dessa importância, se pensou em realizar esta pesquisa, para verificar se, na realidade, existe mesmo essa valorização da Contabilidade. O presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar quais os controles, as ferramentas, os acessos às informações que os pequenos e médios empresários utilizam em suas empresas. Para isso, foram consultados 18 (dezoito) empresários no município de Coronel Vivida/ PR, que responderam a um questionário relacionado ao tema. A pesquisa foi exploratória com características de pesquisa descritiva, pois envolveu entrevistas com pessoas, em forma de questionários, visando conhecer um pouco das empresas. A Contabilidade Gerencial pode contribuir positivamente para o sucesso da pequena e micro empresa, desde que o empresário esteja disposto a passar as informações reais para que o seu contador possa auxiliá-lo na melhor tomada de decisão.

Palavras-chave: Contabilidade Gerencial, Ferramentas, tomada de decisão.

ABSTRACT

For a long time the accountancy had been seen just like a tributary information system, but nowadays, with a high competitive market, it also has been seen as a management instrument which helps the businessmen to make decisions, and to the administration process, planning, execution and control. Starting from notice this importance appeared the idea to achieve this search, to verify if it really exists on this accountancy valuation. The present work has as the objective to identify and to analyze which controls, tools and the accesses of the information that the small and average businessmen use in their companies. For that, eighteen businessmen were interviewed in Coronel Vivida city in Paraná, who answered a questionnaire about that. The search was exploratory of the descriptive search characteristics, because it involved an interview with a questionnaire which was aim to know a little bit the companies. The management accountancy can contribute positively for the success of small and micro company, since the businessmen may be willing to give real information in order to his accountant can help him to make the best decision.

(2)

INTRODUÇÃO

Nos dias em que se está vivendo, num mundo altamente competitivo, os administradores ou gestores das empresas precisam, cada vez mais, buscar o maior número possível de informação tanto para uma tomada de decisão quanto para economia de tributos, tais como investimentos em novos produtos, cálculos de custos, enfim qualquer que seja a decisão, quanto mais informações ele dispuser, melhor. A informação gerencial contábil é uma das fontes primárias para a tomada de decisão e controle nas empresas. Sistemas gerenciais contábeis produzem informações que ajudam funcionários, gerentes e executivos a tomar as melhores decisões e aperfeiçoar os processos e desempenhos de suas empresas.

O presente estudo mostra a importância da Contabilidade Gerencial na tomada de decisão dentro das empresas. A problemática estabelecida para esta pesquisa foi voltada em verificar se as pequenas e micro empresas do município de Coronel Vivida têm acesso às informações contábeis que auxiliem na tomada de decisão. A escolha desse tema surgiu a partir da dificuldade que se tem em convencer os clientes sobre a necessidade e importância da Contabilidade Gerencial em suas empresas, para que eles possam optar pela melhor maneira de controlar, economizar, investir e planejar, obtendo assim informações mais detalhadas.

REVISÃO DA LITERATURA

Informação gerencial contábil

As informações da Contabilidade Gerencial devem ser elaboradas de forma que contenham dados a serem usados pelos administradores da empresa em planejamento de operações ou em tomada de decisão. Elas devem conter o maior número possível de informações que atendam à necessidade de seus usuários. Segundo Santos (2001)

.

As informações da Contabilidade Gerencial incluem dados históricos e estimados usados pela administração na condução de operações diárias, no planejamento de operações futuras e no desenvolvimento de estratégias de negócios integradas. As características da Contabilidade Gerencial são influenciadas pelas variadas necessidades da administração. Os relatórios de contabilidade gerencial fornecem medidas objetivas de operações passadas e estimadas, subjetivas de futuras decisões. O uso de estimativas subjetivas nesses relatórios auxilia a administração a responder

às oportunidades de negócios. A contabilidade gerencial fornece a informação clara, precisa e objetiva para a tomada de decisão.

Os relatórios podem ser preparados periodicamente, até mesmo junto com a contabilidade financeira, ou à medida que a administração precisar de informações para a tomada de decisão. Os relatórios gerenciais podem ainda conter informações para a empresa ou para um segmento dela, como divisão, produto, projeto ou território. Atkinson et al (2000, p. 37), defendem que:

Contabilidade gerencial é o processo de identificar, mensurar, reportar e analisar informações sobre os eventos econômicos da empresa. Um exemplo de informação gerencial contábil é o relatório de despesas de uma seção operacional, tal como a seção de padaria em uma mercearia. Outros exemplos são os cálculos de custos de se produzir um bem, prestar um serviço, desempenhar uma atividade e um processo comercial, e atender a um cliente. A informação gerencial contábil é uma das fontes informacionais primárias para a tomada de decisão e controle nas empresas. Sistemas gerenciais contábeis produzem informações que ajudam funcionários, gerentes e executivos a tomar melhores decisões e a aperfeiçoar os processos e desempenhos de suas empresas.

Os mesmos autores ainda defendem que as informações contábeis têm aumentado e variado. De acordo com eles:

Tradicionalmente, a informação gerencial contábil tem sido financeira, isto é, tem sido denominada em moedas tais como dólares ou francos. Entretanto, recentemente, a informação gerencial contábil foi ampliando-se para incluir informações operacionais ou físicas (não financeiras), tais como qualidade e tempo de processamento, tanto quanto informações mais subjetivas como mensurar o nível de satisfação dos clientes, capacitação dos funcionários e desempenho do novo produto. (Atkinson et al)

Os sistemas de contabilidade gerencial efetivos podem criar valores consideráveis, fornecendo informações a tempo e precisas sobre as atividades requeridas para o sucesso das empresas atuais. Segundo Ludícibus (1998, p.21):

Todo procedimento, técnica, informação, ou relatório contábil é feito sob medida, para que a administração os utilize na tomada de decisões, entre alternativas conflitantes, ou na avaliação de desempenho, recai na contabilidade gerencial. Certos relatórios financeiros

(3)

são válidos tanto sob o ponto de vista do interessado externo à empresa quanto sob o ponto de vista da gerência.

Funções da contabilidade gerencial

A contabilidade gerencial tem várias funções, mas uma das mais importantes é o fornecimento de informação para apoiar o processo de tomada de decisões. Segundo Atkinson et al (2000, p. 45) afirmam que:

A informação gerencial contábil participa de várias funções organizacionais diferentes – controle operacional, custeio do produto e do cliente, controle administrativo e controle estratégico.

Dependendo do nível organizacional, a demanda pela informação gerencial contábil é diferente. Ao nível de um operador, a informação necessária é para controlar e melhorar as operações. À medida que se sobe de cargo na empresa, os gerentes intermediários supervisionam o trabalho e tomam decisões sobre recursos físicos e financeiros, produtos, serviços e clientes, esses gerentes podem receber informações gerencial contábil com menor freqüência e maior grau de agregação. Os gerentes intermediários, também, usam a informação gerencial contábil para ajudá-los na elaboração de melhores planos e nas decisões.

Os mesmos autores mostram que os executivos precisam ter acesso às informações que os auxiliem na administração de suas empresas. Para isso, eles devem sempre ter em mãos os relatórios atualizados com o maior número possível de dados que servem para auxiliá-los:

Os executivos dos mais altos níveis da empresa recebem informação gerencial contábil que resume as transações e eventos que ocorrem com cada operador, cliente e níveis departamentais, eles usam essas informações para apoiar decisões que tem conseqüências a longo prazo para a empresa. Normalmente os executivos recebem a informação gerencial contábil com menor freqüência, já que utilizam para decisões estratégicas, em vez de usarem-na para decisões operaciousarem-nais. Historicamente, os executivos de nível sênior tem usado a informação financeira, quase que exclusivamente, para avaliar os efeitos de eventos econômicos globais sobre toda a empresa.

Os executivos seniores, tipo Barry Beck, monitoram um conjunto maior de indicadores balanceados que inclui muito mais informações não financeiras, particularmente sobre os seguintes fatores:

- clientes e mercados;

- inovações em produtos e serviços;

- qualidade total, tempo de processamento, e custo dos processos internos críticos;

- capacidade dos funcionários e dos sistemas da empresa. (Atkinson et al)

Os relatórios da Contabilidade Gerencial devem atender primeiramente à necessidades tais como informação, planejamento e controle, para que o contador gerencial determine em que setor cada dado será utilizado e qual a melhor maneira de ser colocado em prática para cada tipo de usuário. Como se pode verificar a citação de Atkinson et al (2000, p. 45.):

O SCORECARD, cartão de desempenho do negócio, capacita os executivos seniores a não só monitorar o desempenho passado, como também a entender os direcionadores do desempenho futuro. Os contadores gerenciais devem adequar o conteúdo e a freqüência da informação gerencial contábil para as diferentes tarefas executadas pelos funcionários, gerentes e executivos, em cada nível da empresa.

Os contadores gerenciais não podem esperar que um único conjunto padronizado de relatórios vá atender a todas as necessidades dos funcionários e dos gerentes. Essa necessidade de adequar a informação gerencial contábil para cada tipo de cliente, funcionários e gerentes, em termos de decisão, aprendizagem e controle.

Informação da contabilidade financeira

As informações da contabilidade financeira são apresentadas em demonstrativos, para setores, pessoas, instituições, acionistas, credores, etc., dependendo da necessidade de cada um. No planejamento de operações futuras, a administração freqüentemente começa por avaliar os resultados já contidos nas demonstrações financeiras, que objetivam e periodicamente relatam os resultados das operações e a condição financeira da empresa, de acordo com os princípios fundamentais da contabilidade. Atkinson et al (2000, p. 37) dizem que:

Contabilidade financeira lida com a elaboração e a

comunicação de informações econômicas de uma empresa dirigidas a uma clientela externa: acionistas, credores (bancos, debenturistas e fornecedores), entidades reguladoras e autoridades governamentais tributárias. A informação contábil financeira comunica aos agentes externos as conseqüências das decisões e das melhorias dos processos executadas por

(4)

administradores e funcionários. O processo contábil financeiro está restrito aos requisitos e a elaboração de relatórios por parte das autoridades regulamentadoras externas.

Diferenças entre a contabilidade gerencial e contabilidade financeira

As principais diferenças entre a contabilidade gerencial e a contabilidade financeira são: Contabilidade Financeira‡são as informações econômicas de uma empresa dirigidas a uma clientela externa: acionistas, instituições financeiras, fornecedores.

Contabilidade Gerencial ‡São as informações econômicas de uma empresa dirigidas a uma clientela interna: funcionários, gerentes, executivos.

É possível representar as principais diferenças entre contabilidade gerencial e contabilidade financeira, como segue o diagrama do Quadro 1.

QUADRO I - Diferenças entre Contabilidade Financeira e

Contabilidade Gerencial

Fonte: Warren, Reeve e Fess (2001, p. 02)

2.5 Principais ferramentas contábil - gerencial

Algumas das principais ferramentas contábil-gerenciais que são utilizadas pelas empresas no seu gerenciamento são:

- Orçamento; - Fluxo de caixa;

- Técnicas de análise de investimentos; - Análise das demonstrações contábeis; - Planejamento tributário;

- Controle de estoques; - Controle de contas a pagar; - Controle de contas a receber e; - Controle de bens do ativo imobilizado. Orçamento

É um plano empresarial econômico financeiro, de capital, onde os detalhes de elaboração poderão variar de empresa para empresa, conforme a necessidade de cada uma delas, porém na sua essência são semelhantes. Zdanowicz (2004, p. 244) salienta que: “orçamento é um instrumento que descreve um plano geral de operações e/ou de capital, orientado pelos objetivos e pelas metas traçadas pela cúpula diretiva para um dado período de tempo”.

Fluxo de caixa

É o expediente mediante o qual se obtêm as entradas e saídas de caixa. Através dele a empresa será capaz de verificar a capacidade de pagamentos por determinado período, se há possibilidade de investimentos, em qual data será melhor programar determinada compra. Enfim, é o orientador da empresa para suas tomadas de decisão. Segundo Zdanowicz (2004, p. 40):

Denomina-se por fluxo de caixa ao conjunto de ingressos e desembolsos de numerários ao longo de um período projetado. O fluxo de caixa consiste na representação

(5)

dinâmica da situação financeira de uma empresa, considerando todas as fontes de recursos e todas as aplicações em itens do ativo.

Técnicas de análise de investimentos

De forma bem resumida, podem-se citar algumas das técnicas de análise de investimento mais utilizadas:

· Análise horizontal e vertical;

· Indicadores financeiros e econômicos (índice de liquidez, endividamento e rentabilidade);

· Análise da taxa de retorno sobre investimentos (margem de lucro x giro do ativo) e;

· Análise da demonstração de origens e aplicações de recursos.

Análise das demonstrações contábeis

As principais demonstrações contábeis utilizadas pelas empresas são as seguintes:

· DRE - Demonstração do Resultado do Exercício; · DLPA - Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados;

· DFC - Demonstração do Fluxo do Caixa;

· DMPL - Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido

· DOAR - Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos e

· DVA - Demonstração de Valor Adicionado.

A Demonstração do Resultado do Exercício diz respeito

às receitas menos os custos, menos as despesas operacionais e não operacionais, menos os impostos. O resultado desta geração será o lucro ou prejuízo. Segundo Marion (2003 p. 405), a: “DRE evidencia o lucro líquido do período, ou seja, o lucro final, após todas as deduções e participações, que sobra para os proprietários.”

A Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados indica como a empresa está destinando o lucro contábil. Ela é obrigatória para as empresas, como enfatiza Marion (2003 p. 403):

DLPA é obrigatória para as empresas; todavia poderá ser substituída pela demonstração das mutações ao patrimônio líquido. Lucros acumulados significam lucros retidos remanescentes: não distribuídos para os proprietários e sem destino certo (em suspenso). Isto é, não canalizados para Reservas, Aumento de Capital, etc.

A Demonstração do Fluxo do Caixa relaciona entradas e saídas de dinheiro, em um determinado intervalo de tempo, e segundo Marion (2003 p. 426): “indica a origem de todo dinheiro que entrou no caixa, bem como a aplicação de todo o dinheiro que saiu do caixa em determinado período, e,

ainda, o resultado do fluxo financeiro.”

A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido é a demonstração mais completa e abrangente, já que evidencia a movimentação de todas as contas do patrimônio líquido durante o exercício social, inclusive a formação e utilização das reservas não derivadas do lucro. De acordo com Marion (2003 p.422): “é a demonstração contábil destinada a evidenciar, num determinado período, a movimentação das contas que integram o patrimônio da entidade.”

A Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos permite identificar que tipos de recursos alimentam a empresa, qual fonte tem uma participação maior, e também qual o destino que a administração está dando para os recursos. Conforme Marion (2003 p. 455) “explica a variação do capital circulante líquido (capital de giro próprio ou capital de giro líquido) ocorrida de um ano para outro. Ajuda-nos a compreender como e porque a posição financeira mudou de um exercício para outro”.

A Demonstração do Valor Adicionado tem a função de identificar o valor da riqueza gerada pela entidade, e como essa riqueza foi distribuída entre os diversos setores que contribuíram direta ou indiretamente, para a sua geração. O valor adicionado constitui-se da receita de venda deduzida dos custos dos recursos adquiridos de terceiros. É, portanto, o quanto a entidade contribui para a formação do PIB do país, como relata Marion (2003 p. 487) “mostra a riqueza criada pela empresa (o PIB da empresa) e como essa riqueza é distribuída ou transferida.”

Planejamento tributário

Planejamento tributário é um processo com o objetivo de diminuir o valor dos encargos tributários e impostos de forma legal. “é a saúde para o bolso, pois representa maior capitalização do negócio, possibilidade de menores preços e ainda facilita a geração de novos empregos, pois os recursos economizados poderão possibilitar novos investimentos.” (Zanluca, 2007).

Controle de estoque

O controle de estoque é a área de maior importância dentro de uma empresa de grande, médio ou pequeno porte, pois é através dele que ela será capaz de prever o quanto será necessário comprar no próximo pedido ao fornecedor, além de obter informações úteis sobre as vendas. O principal objetivo do controle de estoque “é otimizar o investimento em estoques, aumentando o uso eficiente dos meios internos de uma empresa, e minimizar as necessidades de capital investido em estoque” (Dias, 1995).

(6)

Controle de contas a pagar

O controle das contas a pagar possibilita que o empresário fique permanentemente informado sobre:

- Os vencimentos dos compromissos;

- Estabelecer prioridades de pagamentos de títulos ou duplicatas;

- O montante de valores a pagar, entre outras questões. Controle de contas a receber

O controle de contas a receber possibilita, ao empresário, o conhecimento dos seguintes pontos:

- Montante dos valores a receber; - Contas vencidas e a vencer; - Clientes que não pagam em dia;

- Programação de cobranças, dentre outros. Controle de bens do imobilizado

O controle de bens do ativo imobilizado serve para controlar o tempo de vida útil, fazer o cálculo da depreciação e a contabilização dos lançamentos, inclusão dos novos bens adquiridos, baixa dos bens vendidos. A melhor maneira de efetiva-lo é utilizar uma ficha para cada um.

METODOLOGIA

Metodologia de pesquisa

A presente pesquisa classifica-se: a) quanto à sua natureza: trata-se de uma pesquisa aplicada, pois envolve verdades e interesses locais;

b) quanto à abordagem do problema: verifica-se que é uma pesquisa quantitativa, em relação à maneira em que foram tratados os dados do levan-tamento, pois requer uso de recursos estatísticos;

c) quanto aos seus objetivos: a pesquisa é exploratória, com características de pesquisa descritiva, pois envolve entrevista com pessoas em forma de questionários, visando conhecer um pouco mais a realidade para poder descrever os resultados. d) quanto aos procedimentos técnicos: a pesquisa é bibliográfica, por se tratar de consultas em livros, e

por ter sido feito levantamento, através de pesquisa de campo, por meio de questionários, aos empresários, para obter informações sobre a empresa.

e) quanto ao planejamento da pesquisa: foi realizada na cidade de Coronel Vivida, PR, através de entrevista a empresários na qual os mesmos respondiam a um questionário contendo diversas perguntas sobre contabilidade, ferramentas gerenciais, funcionários e faturamento mensal. Foram visitadas 21 empresas do comércio local, o setor de confecções e artigos de vestuário. Das empresas visitadas, apenas 03 empresas não aceitaram responder ao questionário alegando medo de fornecer informações de suas empresas. A seguir, é apresentada apenas a demonstração do resultado geral da pesquisa, pois o detalhamento ficará na base de dados da autora.

APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS

Durante o mês de julho de 2007, foi feita a visita nas empresas, e aplicado os questionários em 18 estabelecimentos comerciais, sendo micro e pequenas empresas.

GRÁFICO 1: Número de funcionários

Fonte: Pesquisa de campo.

Verificou-se, que a maioria das empresas pesquisadas possui de 0 a 5 funcionários, ou seja, 38,89% delas; 22,22% possui de 06 a 10; 16,67% de 11 a 20 e 5,56% mais de 20 funcionários.

Constata-se que são, na grande maioria, empresas de pequeno porte. Número de Funcionários 0 1 2 3 4 5 6 7 8 0 a 5 06 a 10 11 a 15 16 a 20 mais 20

(7)

GRÁFICO 2: Faturamento mensal

Fonte: Pesquisa de campo.

Constatou-se que 27,78% das empresas possuem faturamento mensal de até R$ 30.000,00; 22,22% de 30.001,00 a 60.000,00; 16,67% de 60.001,00 a 90.000,00; 22,22% de 90.001,00 a 120.000,00 11,11% mais de 120.000,00. Com esses números, pode-se notar, que por serem micro e pequenas empresas, possuem um faturamento muito bom.

GRÁFICO 3: Contabilidade das empresas

Fonte: pesquisa de campo

Observou-se que 89% das empresas preferem que a contabilidade de suas empresas seja efetuada por escritórios de contabilidade, visto ter um custo menor. Na opinião deles, a qualidade dos serviços é a mesma que a contabilidade feita na própria empresa.

Faturame nto mensal

0 1 2 3 4 5 6 empresas mais de 120.000,00 de 90.001,00 a 120.000,00 de 60.001,00 a 90.000,00 de 30.001,00 a 60.000,00 ate 30.000,00

Contabilidade das empresas 11%

89%

contabilidade interna contabilidade externa

GRÁFICO 4: É feita contabilidade:

Fonte: pesquisa de campo

Verificou-se que 47% dos entrevistados fazem a contabilidade fiscal e gerencial, devido à necessidade em obter informações e controles de suas empresas, 32% já estão percebendo que precisam do apoio que a contabilidade gerencial pode oferecer, e por isso, estão fazendo um pouco de contabilidade gerencial. Apenas 21% fazem apenas a conta-bilidade fiscal, por acharem que não há necessidade de dados

É feita contabilidade: 21% 47% 32% só fiscal fiscal e gerencial

maior parte fiscal e um pouco gerencial

(8)

GRÁFICO 5: área de preocupação

Pode-se observar que 55,55% das empresas pesquisadas têm maior preocupação para com o departamento financeiro, por se tratar do coração da empresa, onde estão todos os recursos que ela possui. Empatados com 22,22% vem a área de custos e a área de vendas. Nenhum dos entrevistados mostrou preocupação para com a carga tributária e o departamento de pessoal. 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Area de preocupação financeira custos vendas tributaria pessoal QUADRO 1: Ferramentas

Em relação às ferramentas ou controle contábil gerencial utilizada pela empresa em seu gerenciamento, e qual a fonte de dados, conforme o quadro acima, pode-se observar que apenas para o fluxo de caixa, a análise das demonstrações contábeis, o planejamento tributário e o controle de bens do ativo imobilizado são utilizados dados da contabilidade. Os controles de estoque, de contas a pagar e de contas a receber são de outras fontes e a maioria das empresas não fazem orçamentos e não utilizam técnicas de análise de investimentos. GRÁFICO 6: Periodicidade do fluxo de caixa

Fonte: pesquisa de campo

Verificou-se, quanto à periodicidade de fluxo de caixa das empresas, que 38,89% o fazem diariamente, 16,67% semanalmente e 44,44% mensalmente.

Ferramentas contabilidade Outra fonte Não faz Total

Orçamento 2 6 10 18

Fluxo de Caixa 13 5 0 18

Técnicas de Análise Investimentos 0 8 10 18

Análise Demonstrações Contábeis 11 0 7 18

Planejamento Tributário 14 0 4 18

Controle de Estoques 0 18 0 18

Controle de Contas a Pagar 0 18 0 18

Controle de Contas a Receber 0 18 0 18

Controle de Bens do Imobilizado 9 5 4 18

Periodicidade de fluxo de caixa

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 diario semanal mensal que a contabilidade gerencial pode oferecer. Notou-se

(9)

CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES

O presente trabalho teve como objetivo identificar se as micro e pequenas empresas do município de Coronel Vivida - PR utilizam ferramentas que os auxiliem na tomada de decisão, se os empresários fazem controles em qualquer departamento de suas empresas, se tem acesso aos relatórios com informações mais detalhadas e se seus contadores lhes repassam informações atualizadas.

Foi observado que alguns administradores pesquisados utilizam a Contabilidade Gerencial como geradora de informações, planejamento e controle das operações para a maximização do lucro nas empresas. Os demais estão percebendo a importância de terem em mãos dados atualizados para um melhor gerenciamento em suas empresas, fazendo eles próprios seus controles.

É importante lembrar, que a implantação da Contabilidade Gerencial depende, principalmente, da vontade do empresário em passar todas as informações reais de sua empresa ao contador, e também a capacitação técnica do profissional contábil em dispor de informações, analisá-las e devolvê-las de forma que o administrador possa tomar a melhor decisão ou a menos arriscada para a sua empresa.

REFERÊNCIAS

ATKINSON, Anthony A., BANKER, Rajiv D., KAPLAN, Robert S., YOUNG, S. Mark,

Contabilidade gerencial. Sao Paulo: Atlas, 2000

DIAS, Marco Aurélio. Administração de materiais, 1995. site Wikipédia

IUDICIBUS, Sergio de. Contabilidade gerencial. São Paulo: Atlas, 1998.

MARION, José Carlos. Contabilidade

empresarial. 10.ed. São Paulo: Atlas, 2003. SANTOS, Elisangela Fernandes dos. A

importância da contabilidade como instrumento de apoio a gestão de micro e pequenas empresas.

2001. site contábeis.ufba.br/artigos/ artigo3.doc.

WARREN, Carl S., REEVE, James M., FESS, Philip E. Contabilidade gerencial, Pioneira Thomson learning, 2001

ZANLUCA, Julio César. Planejamento tributário – todos nós precisamos dele, site portal tributário, 2007.

ZDANOWICZ, José Eduardo. Fluxo de caixa: Uma decisão de planejamento e controle financeiro – 10 ed. Porto Alegre, Sagra Luzzatto, 2004

(10)

APÊNDICE

Questionário aplicado na pesquisa: 1) Qual o ramo de atividade da empresa?

___________________________________________________ 2) Número de funcionários: a) ( ) de 0 a 5 b) ( ) de 6 a 10 c) ( ) de 11 a 15 d) ( ) de 16 a 20 e) ( ) mais de 20

3) Qual o nível de faturamento bruto da empresa: a) ( ) Até R$ 30.000,00

b) ( ) de R$ 30.001,00 a R$ 60.000,00 c) ( ) de R$ 60.001,00 a R$ 90.000,00 d) ( ) de R$ 90.001,00 a R$ 120.000,00 e) ( ) Mais de R$ 120.000,00

4) A Contabilidade da empresa é feita: a) ( ) dentro da empresa

b) ( ) por escritório externo 5) É feita Contabilidade: a) ( ) só fiscal

b) ( ) a maior parte é fiscal e um pouco é gerencial c) ( ) fiscal e gerencial

6) Empresa tem uma preocupação maior com o: a) ( ) planejamento das atividades.

b) ( ) controle das atividades. c) ( ) nenhum deles.

d) ( ) com os dois, sem ter como saber com qual há maior preocupação. 7) Com que área a empresa se preocupa mais:

a) ( ) Financeira (contas a pagar e a receber) b) ( ) Tributária (impostos)

c) ( ) Custos (cálculo e controle) d) ( ) Vendas

e) ( ) Pessoal

f) ( ) outro: __________________________

8) Quais ferramentas ou controles contábil-gerenciais são utilizados pela empresa no seu gerenciamento? Dentre as que são usadas, qual sua fonte de dados:

Ferramenta ou controle utilizado Da Contabilidade Outra fonte ( ) Orçamento ( ) ( )

( ) Fluxo de caixa ( ) ( )

( ) Técnicas de análise de investimentos ( ) ( ) ( ) Análise das demonstrações contábeis ( ) ( ) ( ) Planejamento tributário ( ) ( )

(11)

( ) Controle de contas a pagar ( ) ( ) ( ) Controle de contas a receber ( ) ( ) ( ) Controle de bens do imobilizado ( ) ( ) 9) Caso elabore o Orçamento, qual a periodicidade?

a) ( ) Diário b) ( ) Mensal c) ( ) Semestral d) ( ) Anual e) outro:_____________ 10) Ainda, se elabora o Orçamento, é feito o acompanhamento do realizado:

a) ( ) SIM b) ( ) NÃO

11) Caso elabore Fluxo de Caixa, qual a periodicidade?

a) ( ) Diário b) ( ) Mensal c) ( ) Semestral d) ( ) Anual e) outro:_____________

Objetivo

Relatórios Gerenciais Demonstrações Financeiras Objetivo e subjetivo

Preparadas conforme os princípios fundamentais da contabilidade (PFCs) Preparados de acordo com as necessidades gerenciais

Preparados periodicamente ou quando necessário Preparadas periodicamente

Entidade empresarial ou segmento Entidade empresarial

Referências

Documentos relacionados

O estágio supervisionado do Curso de Ciências Contábeis foi realizado através de uma empresa fictícia de direito privado com fins lucrativos, denominada Bebidas Flex

O DIRETOR-GERAL PRO TEMPORE, EM EXERCÍCIO, DO CAMPUS SÃO GONÇALO DO AMARANTE DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso

A espécie Pseudobombax munguba (Mart.&Zucc.) Dugand é uma árvore abundante na várzea da Amazônia Central e produz uma paina composta de fibras finas para a

h) MENSALIDADE: é a quantia paga mensalmente pelo ASSINANTE à PRESTADORA pelo serviço ora contratado, que variará de acordo com a modalidade (RESIDENCIAL, CONDOMÍNIO

Todo início do mês, após receber seus vencimentos, Maria, ocupante do cargo efetivo de Técnico Superior Especializado da Defensoria Pública do Estado do Rio de

IBOPE 2019: Kantar IBOPE Media - Easymedia 4 | Maringá | Setembro 2019 | PS% | Todos os dias | 05h as 05h PRINCIPAIS MERCADOS:.. Maringá, Sarandi

Hora de alarme (horas e minutos) e cidade “AM”/“PM” na indicação em 12 horas Indicador do modo e “on”/“off” (Marca de alarme e marca de sinal horário) Modo CRONÓGRAFO

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL, 2008), a biomassa é uma das fontes para produção de energia com maior potencial de crescimento nos próximos