• Nenhum resultado encontrado

EIXO 01 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO AS PESQUISAS SOBRE A HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS EM SERGIPE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EIXO 01 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO AS PESQUISAS SOBRE A HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS EM SERGIPE"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1

EIXO 01 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

AS PESQUISAS SOBRE A HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS EM SERGIPE 1995-2014

Dilson Gonzaga Sampaio1 Leyla Menezes Santana2 Soane Maria Santos Menezes3

RESUMO

Esse trabalho é um recorte da nossa pesquisa que venho desenvolvendo no Mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação-PPEDpela Universidade Tiradentes-UNIT. Com esse intuito Pretendemos analisar a pesquisa em História da Educação em Sergipe, observando os trabalhos desenvolvidos nos programas de pós-graduação stricto senso na Universidade Federal de Sergipe-UFS e na Universidade Tiradentes-UNIT. A fim de compreender a contribuição desses programas no campo da educação ao ampliar os conhecimentos acerca de novos objetos de estudos e pesquisas. A partir do início do século XX. Com a criação do Mestrado em Educação, na UFS, e a obrigatoriedade da produção monográfica para conclusão de alguns cursos de graduação, pela UFS e por outras instituições educacionais do Estado, aumentou a circulação e a produção de trabal hos sobre História da Educação. O nosso recorte temporal compreende o ano de 1995 com a criação do mestrado em educação na UFS e o ultimo ano refere-se as ultima dissertações e tese defendidas nos programas de mestrado e doutorado da UFS e UNIT. A pesquisa de caráter histórica documental analisou dissertações, tese, livros, e os arquivos das Instituições pesquisadas. Ancorando-se nos estudo de Magalhães (2004), quando o autor nos esclarece a respeito das instituições educativas e a sua importância na história da educação, outro Autor é Le goff (2012), amplia as nossas lentes a respeito do uso dos documentos e a sua utilização na pesquisa histórica, e Bourdieu (1989) considerando o autor que as estratégias e as práticas produzidas pelos agentes educativos são ações que validam o campo cultural. Conclui-se que na paisagem historiográfica sobre a pesquisa em história da educação em Sergipe os trabalhos investigados contribuíram também para a História Cultural.

PALAVRAS-CHAVE: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. INTITUIÇÃO. PESQUISA EM EDUCAÇÃO.

1 INTRODUÇÃO

Ao desejarmos aprofundar as pesquisa sobre a História da Educação em Sergipe e conhecer as principais instituições que atuam no campo da pesquisa em Educação. Aprofundamos o estudo e partimos para o arquivo das referidas

1

Pedagogo e Mestrando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes SE e integrante do Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista –GHENO- GT-SE. E-mail: dilsongonzaga@yahoo.com.br.

2

Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes, Professora dos Cursos de Pedagogia e História (Unit) e Professora Substituta do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – leyla.menezes@gmail.com 3

Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes e Professora da Faculdade Dom Pedro - soanemenezees@hotmail.com.

(2)

2 Universidades Tiradentes e Universidade Federal de Sergipe. Buscamos conhecer os principais trabalhos desenvolvidos ao longo do nosso marco temporal.

Nessa perspectiva recorremos a História Cultural, conceituada por Chartier (1990, p. 16) em que “o objeto da história cultural é, identificar o modo como em diferentes lugares e momentos uma realidade social é construída, pensada, dada a ler”. O nosso objetivo nesse trabalho não é realizar um estudo comparado entre as pesquisas já realizadas, mas identificar quais são as fontes utilizadas, os referencias teóricos e metodológicos adotados pelos pesquisadores. Logo é preciso realizar as leituras, desmontar o documento e analisar para quem e para que se destinava as pesquisas sobre instituições educativas em Sergipe. A lupa dos historiadores da história da educação é clareada por diversos autores da área. Um deles é Le Goff quando afirma que “a leitura dos documentos não serviria, pois, para nada se fosse feita com ideias preconcebidas” (2003, p. 527).

Essa busca deu-se através dos Arquivos em Bancos de Dados de tese e dissertações da CNPq onde encontramos parte das dissertações e teses que versa a respeito da nossa pesquisa e marco temporal.

A leitura das fontes só foi mais bem compreendida quando Le Goff nos diz sobre a importância do texto histórico.

O documento não é qualquer coisa que fica por conta do passado, é um produto da sociedade que o fabricou segundo as relações de forças que aí detinham o poder. Só a análise do documento enquanto monumento permite à memória coletiva recuperá-lo e ao historiador usá-lo cientificamente, isto é, com pleno conhecimento de causa (LE GOFF,1994, p. 535-536).

Os arquivos das Universidades envolvidas nessa pesquisa nos possibilitou ter contato com vários tipos de pesquisa de diferentes anos. Segundo Paulino (2013, p.83) “as fontes histórico-educativas geralmente são encontradas em arquivos, bibliotecas, museus, instituições educativas, jornais etc.” Assim é o objeto de pesquisa que, em última instância, melhor define o tipo de fontes que se deve utilizar.

(3)

3 Assim tentaremos apontar as representações realizadas por aqueles que atuaram no campo da História da Educação, buscando identificar como houve essas apropriações e em quais situações foram-lhe impostas.

Para Chartier (1990) as representações são discursos e ações não neutras por terem finalidades determinadas no mundo social com definidos alcances políticos, escolares, culturais e econômicos, de modo a produzirem ações e leituras específicas para determinados sujeitos. Ao receberem essas mensagens os agentes não se posicionam de forma passiva, mas reproduzem novas interpretações e representações do que foi compreendido através das mensagens.

Na busca desse entendimento, qual seja conhecer os trabalhos realizados sobre instituições educativas, encontramos na Biblioteca do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe-UFS, (NPGED) diversos trabalhos em nível de mestrado que têm como objeto de análise as instituições educativas desde a fundação do programa no ano de 1995, até dezembro de 2014. Foram defendidas 325 dissertações, sendo que na linha 01 área 01 Formação de educadores: saberes e competências e a área 02 história, sociedade e pensamento educacional.

Encontramos 102 trabalhos defendidos contemplando os mais variados objetos de estudos no campo da História Cultural e História da educação.

Das 102 dissertações catalogadas em nossa pesquisa, no campo da História da Educação, 28 trabalhos têm como campo de análise a história das instituições educativas, porém essa paisagem historiográfica nos permitiu compreender a metodologia utilizada pelos pesquisadores, as fontes e seus referenciais teóricos e metodológicos.

O programa de Pós Graduação da Universidade Tiradentes-UNIT, criado em 2009 concentra pesquisadores em duas linhas de pesquisa a primeira em educação e comunicação a segunda em Educação e Formação Docente, essa em especial agrega os diversos pesquisadores e estudos já realizados em andamento no campo da História da Educação.

Concentramo-nos em analisar a linha dois por agregar os trabalhos referentes ao tema desse trabalho. Desde o inicio do (PPGE-UNIT) Já defenderam vinte e um trabalhos dos quais sobre instituições educativas.

(4)

4 Através desse breve histórico apresentado nesse trabalho informamos que o aumento e a riqueza da produção científica dos Núcleos (PPGE e NPGED), no que se reporta à temática das instituições educativas, é diversificados sobre aspectos metodológicos e fontes. Em particular: Pierre Bourdieu, de quem recupera os conceitos de campo, capital cultural e social, Michel Foucault, analisa a denominação dos mecanismos de controle, Norbert Elias, de quem fazem uso do conceito de processo civilizatório, Dominique Julia, em quem colhem o conceito de cultura escolar, Roger Chartier, de quem recuperam os conceitos de representações e de apropriação.

Muitos dos trabalhos arrolados e pesquisados a respeitos das instituições educativas em Sergipe foram frutos das diversas discursões travadas em seminários, congressos, e outros eventos do campo da história da educação4. Com efeito, ao lermos alguns dos textos apresentados, não deixamos de identificar a representação sociocultural que essas instituições educativas tiveram no cenário educativo em Sergipe. Dessa forma os colégios historiados cumpriram um processo pedagógico-didático, ao assumir uma função escolar.

A publicação desses trabalhos visa elucidar como ocorreu o processo de apropriação e circulação das ideias, em um estado e região do nordeste, que apresenta características e peculiaridades distintas das outras regiões sul e sudeste do Brasil. É uma contribuição significativa para o campo da historiografia sergipana e brasileira.

De acordo com Nascimento, Durante a década de 90 ficou mais visível a influência que a Universidade Federal de Sergipe passou a exercer no campo. Os estudos de História da Educação despertaram maior interesse e chamaram a atenção de um grande número de pesquisadores. A partir de 1993, o Departamento de História da UFS promoveu alterações no currículo do curso de História, tornando obrigatória a produção de

4 4

O Encontro Norte-Nordeste de História da Educação: instituições Escolares-Profissão Docente. Ocorreu na Universidade Federal do Piauí, na cidade de Teresina-PI, no período de 23 a 26 de novembro de 2014. Esse evento se consolida como espaço de circulação de novas pesquisas em História da Educação ao divulgar novos textos. O evento reuniu pesquisadores do norte e nordeste em vários eixos. Em especial o eixo 03 Instituições Escolares e Políticas Educacional congregou 17 trabalhos a respeitos de diversas Instituições Educativas. O VIII Congresso Brasileiro de História da Educação, realizado na Universidade Estadual de Maringá, na cidade Maringá-Paraná no período de 29 de junho a 02 de julho de 2015 concentrou no eixo 07- o tema História das Instituições e Práticas Educativas. Foram aprovados 189 trabalhos versando sobre diversas fontes e objetos de estudos acerca da História de diversas Instituições no País.

(5)

5 uma monografia por parte de cada concluinte, como requisito básico para colar grau (NASCIMENTO, 2010, p. 106).

Dessa forma muito embora os estudos em causa incidam sobre uma mesma temática de observação a história das instituições educativas, ampliamos esse eixo ao dialogarmos como os principais núcleos de pesquisa em nível de mestrado e doutorado em Sergipe. Fomentou também a criação de grupos de pesquisas em História da Educação5.

No livro História da Educação em Sergipe, Maria Thétis Nunes analisou a história da educação no Estado desde o período colonial até o final da Primeira República, afirmava que a educação não se ajustava ao nosso panorama, uma vez que era transplantada de outras realidades. Os anos 1990 trouxeram um aumento significativo do interesse pelos estudos de História da Educação. Nesse período surgiram projetos de produção coletiva. A Universidade Federal de Sergipe/UFS teve participação decisiva na intensificação desses estudos através de modificações curriculares no curso de graduação em História e Pedagogia.

2 DESENVOLVIMENTO

Ao se lançarmos o olhar sobre a historiografia, seja ela na esfera sergipana, observamos a incidência de problemas inerentes à pesquisa histórica e, mais de perto, à pesquisa educacional. Inúmeros são os obstáculos encontrados pelo “historiador da educação” ao desenvolver suas investigações. Segundo Buffa (1990), a escassez de arquivos históricos e as condições inadequadas daqueles existentes, acarretam dificuldades no acesso à documentação necessária.

Por esse motivo, segundo a autora, a produção sobre a história das ideias pedagógicas tem sido recorrente, uma vez que o pensamento educacional, já tendo sido amplamente publicado, é mais fácil de ser encontrado. No caso da História da Educação Brasileira, o critério político, ou melhor, as mudanças das formas de

5

Pela Universidade Tiradentes-UNIT Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista: Gt-SE (GHENO-SE), Grupo de Pesquisa História das Práticas Educacionais (GPHPE) e o Grupo de Pesquisa Sociedade, Educação, História e Memória (GPSEHM). Universidade Federal de Sergipe o Grupo de pesquisa em História da Educação: Intelectuais da Educação, Instituições Educacionais e práticas educativas.

(6)

6 governo (...) é comumente utilizado. Na dúvida os estudiosos costumam seguir esta ordem, mesmo porque ela traz consigo o critério cronológico (BUFFA, 1990).

Entre os trabalhos que têm como objeto de pesquisa as instituições educativas destacamos alguns, como a dissertação de Rosemeire Macedo Costa (2003), “Fé, Civilidade e Ilustração: as Memórias de ex-alunas do Colégio Nossa Senhora de Lourdes (1903-1973)”, que analisa uma instituição confessional católica feminina, no caso especifico o Colégio Nossa Senhora de Lourdes, considerada uma instituição de ensino da elite aracajuana desde a sua fundação em 1903 até o seu fechamento na década de 1970. A pesquisa analisou a fundação, a consolidação do colégio e a atuação das Irmãs Sacramentinas na educação feminina em Sergipe.

Outro trabalho que tivemos acesso em nossa pesquisa foi a dissertação de Valéria Alves Melo (2007), cujo titulo é: “As Filhas da Imaculada Conceição: um estudo sobre a educação católica (1915-1970)” nesse estudo a autora, através das memórias de ex-alunas, recria o cenário educativo do colégio e suas representações. Destacando a importância da Instituição na cidade de Propriá e baixo São Francisco.

A dissertação de Raylane Andresa Dias Navarro (2004), intitulada “Os Padres de D. José: o Seminário Sagrado Coração de Jesus (1913-1933)”, nos foi muito importante para a construção da presente dissertação, uma vez que ao analisarmos a pesquisa ampliamos nossas lentes pelos ensinamentos da autora sobre a importância cultural, política e educativa de uma instituição na formação de intelectuais sergipanos e sacerdotes no Brasil sobre a iniciativa da Igreja Católica e a direção de Dom. José Thomaz Gomes.

A pesquisadora Simone Paixão Rodrigues (2008) teve como objeto de estudo o Ginásio Santa Terezinha, fundado em 1947 na cidade de Boquim, no interior do Estado de Sergipe. O idealizador daquela instituição foi o Padre José Gumercindo Santos, segundo a autora aquele Ginásio proporcionou aos jovens da cidade uma melhor formação cultural e consequentemente atendia aos preceitos da Igreja Católica no que concerne à doutrinação de mais almas.

Sobre o trabalho de Nadja Santos Bonifácio (2011) intitulado “Acolher, evangelizar e educar: contribuições do oratório festivo São João Bosco para educação feminina em Aracaju (1914-1952)”, o cenário educativo da instituição

(7)

7 surge através das memórias de ex-alunas e as fontes utilizadas pela autora, configurando a importância do colégio como principal instituição de recolhimento de menores pobres em Aracaju.

Ao analisar essas pesquisas na perspectiva da história das instituições educativas, podemos constatar uma diversidade de objetos focados no cotidiano escolar, nos agentes educativos, nas práticas pedagógicas, em métodos de ensino e nos impressos escolares.

O programa de Pós Graduação da Universidade Tiradentes-UNIT, criado em 2010 concentra pesquisadores em duas linhas de pesquisa a primeira em educação e comunicação a segunda em Educação e Formação Docente, essa em especial agrega os diversos pesquisadores e estudos já realizados e em andamento no campo da História da Educação.

Concentramo-nos em analisar a linha dois por agregar os trabalhos referentes ao tema dessa dissertação. Desde o inicio do (PPGE-UNIT) Já defenderam vinte e um trabalhos dos quais sobre instituições educativas encontramos os trabalhos de Bertinatti (2010), o estudo de Graça (2011), Souza em (2014) e Nascimento (2014) em nível de mestrado nesse programa6.

Após analisarmos as produções cientificas desses dois programas constatamos. Em linhas gerais, compreendemos que historiar uma instituição é investigar e explicar os processos e os compromissos sociais como condição instituinte.

Segundo Magalhães, “conhecer o processo histórico de uma instituição educativa é analisar a genealogia da sua materialidade, organização, funcionamento, quadros imagéticos e projetos, representações e projetos dos

6

Nicole Bertinatti (2010), a pesquisadora investigou a trajetória da Escola Dominical Presbiteriana entre os anos de 1909 a 1928, tencionando compreender a contribuição da instituição na formação de novos protestantes tanto no Brasil e Sergipe configurando-se como um dos mais importantes meios de divulgação dos conhecimentos bíblicos. A pesquisa de Rogério Freire Graça (2011), o autor analisou o Curso Normal Regional do Colégio Sagrado Coração de Jesus (ISCJ) em Estância/SE, entre os anos de 1949 a 1955 essa mesma Instituição foi a segunda a ser criada pela Congregação das Irmã Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição em Sergipe detendo-se a analisar os materiais didáticos de ex- alunas. A disciplina de economia domestica no Instituto de Educação Rui 4 Barbosa foi analisada por Kátia Viana de Souza (2014) para tanto o trabalho analisou a trajetória dessa disciplina nessa Instituição entre os anos de (1960-1970), o Jardim de Infância Joana Ramos em Tobias Barretos foi pesquisado por Michelline Roberta Simões do Nascimento tendo como recorte temporal o ano de 1969 a 1985 sua analise visa compreender o inicio da educação infantil montando a história dessa Instituição através do perfil docente e práticas educativas.

(8)

8 sujeitos na relação com a realidade material e sociocultural de contexto” (MAGALHÃES, 2004, p. 58).

Para Magalhães (2004, p.54) “a educação é um constructo pessoal, fruto de uma relação institucional e social (grupal), por participação dos sujeitos. No plano pedagógico a relação entre o sujeito e a instituição é de natureza instituinte.” As escolas são agências criadas pelo homem, a fim de atender às necessidades da sociedade em cada época, em um processo sincrônico. Na formação de novos líderes e na educação linear do seu povo.

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

A pesquisa no campo da História da Educação em Sergipe tem crescido consideravelmente nas últimas décadas e vem contribuindo para a construção de uma memória da historiografia acerca da história da educação. É inegável a contribuição dada pelos estudos que se consolidam, principalmente, a partir do Núcleo de Pós-Graduação em Educação-UFS. e no PPED-UNIT. Inicialmente esse artigo marcado por recortes temporais que focaram, principalmente, o século XX, a produção de pesquisas sobre história das instituições educativas no estado almejou conhecer melhor as produções nessa área .

Discorre, Nascimento ao diz: A nova produção historiográfica que emergiu, principalmente, a partir de 2003 procurou priorizar o uso das fontes, informando os acervos a partir dos quais as pesquisas foram realizadas, divulgando o que foi consultado, estabelecendo relações entre fontes citadas e as instituições que as encerram, acentuando a intencionalidade, os interesses e os compromissos dos produtores dos documentos. (NASCIMENTO, 2010, p. 123). Em 2006 a Universidade Tiradentes implantou o Núcleo de Pós-Graduação em Educa- cão, criando, em 2009, o Mestrado em Educação, que tem contribuído para enriquecer, ainda mais, a historiografia sergipana, em especial a História da Educação.

Dessa forma nos adverte Nascimento, Os estudos sobre História da Educação produzidos em diferentes períodos e sobre distintas perspectivas teóricas contribuíram, seja como estudos historiográficos de valor seja como elementos de construção de uma memória. O avanço dos estudos em História da Educação na

(9)

9 área da história das instituições educativas em Estado de Sergipe (...) permite, provisoriamente, uma única conclusão: há muito por fazer (NASCIMENTO, 2003, p. 23). É grande e promissora a produção historiográfica educacional sergipana. No entanto, há muito, ainda, por se estudar.

Os pesquisadores envolvidos nos grupos de estudos constituídos nos seios dos Programas de Pós-Graduação das Instituições de Ensino Superior do Estado, certamente irão continuar produzindo cada vez mais, contemplando as mais variadas temáticas na área. Do mesmo modo, os cursos de graduação deverão, através de seus alunos concludentes, de forma obrigatória ou não, incentivar a produção de trabalhos monográficos, tese, dissertações e outros impressos que versem sobre a temática ora analisada.

REFERÊNCIAS

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.

BOURDIEU, Pierre. A Economia das Trocas Simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2005.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. São Paulo: Editora Vozes, 2014.

BERGER, Miguel André (org.). A Pesquisa Educacional e as questões da

Educação na Contemporaneidade. Maceió: EDUFAL, 2010.

LE GOFF, Jaques. Documento/Monumento. In: História e Memória. Trad. Bernardo Leitão. 3ª Ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1994. p 535-549.

LE GOFF, Jaques. Memória. In: História e Memória. Trad. Bernardo Leitão. 3ª Ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1994. p 423-484.

NASCIMENTO, Jorge Carvalho do. Historiografia Educacional Sergipana: uma

crítica aos estudos de História da Educação. São Cristóvão: Grupo de Estudos e

(10)

10 NUNES, Maria Thétis. História da Educação Em Sergipe. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.

MAGALHÃES, Justino Pereira de. Tecendo nexos: história das instituições educativas/Bragança Paulista: Ed. Universitária São Francisco, 2004.

Referências

Documentos relacionados

VII.2 - Na impossibilidade de se constituir CEP, a instituição ou o pesquisador responsável deverá submeter o projeto à apreciação do CEP de outra instituição,

I – formular e zelar pelo cumprimento das normas relativas à utilização humanitária de animais com finalidade de ensino e pesquisa científica;.. II –

procedimentos para o uso científico de animais, e dá outras providências. 1 o As atividades e projetos que envolvam a criação e utilização de animais de laboratório

Depositar na Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa da EFLCH e Pró-Reitoria de Pós- Graduação e Pesquisa a dissertação ou a tese acompanhada da ata da sessão

Resposta: para traçar os efeitos de curto prazo e longo prazo de uma redução na demanda agregada real por moeda na taxa de câmbio, taxa de juros e nível de preços, é necessário

MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO O atendimento de vazamento só deve ser efetuado por pessoal treinado em manuseio de hipoclorito de sódio;.. Precauções pessoais:

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

O curso de Teoria e Método propõe-se fornecer subsídios de teoria e metodologia históricas, mas também historiográficas aos pós-graduandos a partir da perspectiva da Nova