• Nenhum resultado encontrado

Índice. 1. Apresentação 2 2. Sobre as regras e infrações 2 3. Comportamentos 2 4. Regas de inscrições Procedimentos de pista 4

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Índice. 1. Apresentação 2 2. Sobre as regras e infrações 2 3. Comportamentos 2 4. Regas de inscrições Procedimentos de pista 4"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

1

Índice

1. Apresentação

2

2. Sobre as regras e infrações

2

3. Comportamentos

2

4. Regas de inscrições

3

- 4.1 Requisitos mínimos

3

- 4.2 Dados e pagamentos

3

5. Procedimentos de pista

4

- 5.1 Áreas dos boxes

4

- 5.2 Largadas e relargadas

5

- 5.3 Ultrapassagens

5

- 5.4 Acidentes

6

- 5.5 Alargamentos ou cortes de pista

6

- 5.6 Regras especiais

7

- 5.7 Regras administrativas

8

6. Penalizações

9

- 6.1 Tipos de infrações

9

- 6.2 Pagando a penalização

10

- 6.3 Análises automáticas e protestos

11

7. Premiação

11

(2)

2

1. Apresentação

Este manual visa padronizar os procedimentos e condutas dos pilotos. Com ele, você poderá saber antecipadamente qual a conduta correta que deverá adotar em cada situação que venha a acontecer nas competições da Virtual Racers.

Todo piloto deve ter em mente que ele é o único responsável pelos seus atos praticados nos servidores ou fora deles, estando em corridas oficiais ou não.

Leia e siga corretamente este Manual de Regras e Conduta.

Dessa forma, você estará colaborando para o divertimento de todos.

Lembre-se que o respeito aos outros e a si mesmo é uma das premissas para um ótimo relacionamento, dentro e fora das pistas.

2. Sobre as regras e infrações

Todos os pilotos participantes das competições declaram estar de acordo e devem cumprir todas as regras de conduta previstas.

Também estão sujeitos a penalizações caso cometam alguma das infrações constantes nesse manual. Os casos omissos serão analisados pela Organização do Campeonato.

3. Comportamentos

Ética e Conduta:

Para a Virtual Racers o Automobilismo Virtual, sobretudo é considerado um mecanismo de lazer. E como em qualquer local onde se busca o lazer, sempre daremos enfoque na diversão e convívio sadio entre seus usuários.

Respeito pelo próximo e para com a Organização sempre será exigido e comportamentos que não estejam de acordo com estes princípios serão notificados.

Não serão toleradas agressões verbais de qualquer escala e protestos públicos realizados de maneira irregular serão penalizados.

Servidores:

É proibido parar o carro sem causa aparente, cruzar a pista, ou praticar qualquer outra infração que possa prejudicar os demais participantes qualquer que seja a sessão de prova, válida ou não. Também não será autorizado á pratica de largadas falsas dentro dos horários de treinamento disponibilizados pelos organizadores. Somente a

(3)

3

4. Regras de inscrição

4.1 Requisitos mínimos:

Computador

Em termos técnicos de requisitos, para não passar aperto é necessário um processador de dois núcleos (Dual Core), mais 2GB de memória RAM, com uma placa de vídeo de 512MB. Os simuladores permitem configurar graficamente a qualidade da imagem e texturas, portanto esta exigência é flexível.

Conexão:

A conexão de internet é um requisito óbvio, afinal as disputas são realizadas em modo on-line. Recomendamos conexões a cabo ou telefonia com velocidade mínima de 1MB/300KB.

Atente-se sempre ao segundo valor, que define o upload de sua conexão. Mais do que um download potente, é preciso enviar os dados para o servidor, lembrando sempre o limite de “PING” aceitável está na marca de 350.

Controladores:

Zelamos pela simulação e segurança nas pistas, portanto a utilização de volantes e pedais é obrigatória na Virtual Racers. Em casos isolados, utilizadores de joysticks poderão receber autorização prévia da Organização dada a comprovação de experiência e resultados.

A utilização de teclados durante as competições da Virtual Racers é terminantemente proibida. Sendo identificada esta utilização irregular, piloto e equipe se tornam passível de penalização e exclusão da temporada.

4.2 Dados de Inscrição e Pagamento:

Dados inscrição:

A inscrição deve ser feita diretamente pelo site da Virtual Racers preenchendo as seguintes informações no formulário de inscrição:

- Nome e sobrenome; - Equipe;

- Carro;

- E-mail de contato.

Pagamento:

O acesso ao campeonato e a disputa, só será autorizada após o piloto/equipe ter pagado e comprovado a respectiva taxa. Esse critério será válido para qualquer competição da Virtual Racers que exija pagamento da taxa de inscrição.

(4)

4

5. Procedimentos de pista

5.1 Áreas dos boxes:

No pit-lane:

Quando você decidir sair da garagem e ir para a pista, antes de engatar a marcha você deve verificar se o limitador de velocidade está ligado, pois uso desse dispositivo é obrigatório em todas as sessões.

A seguir, você deve dirigir o veículo com o limitador ligado até o final dos boxes, que é indicado por um semáforo.

Sinalização dos boxes:

Após se locomover até o final do pit-lane, vai haver um semáforo indicando a condição de pista que deve ser seguida obrigatoriamente, conforme a luz indicada:

-Vermelho: É proibido sair dos boxes e entrar na pista. Você deve parar e esperar o sinal

verde acender;

-Verde: Pista liberada. Entre na pista seguindo a linha de saída do pit;

-Verde + Azul ou Amarela piscando: Pista liberada, porém com pilotos na reta passando em alta velocidade, tome muito cuidado ao entrar na pista.

Ao retornar para os boxes, você deve verificar onde está o semáforo de entrada. A partir dele a velocidade a ser seguida é a pré-estipulada pelo limitador do carro.

Linhas de saída e entrada dos boxes:

Toda circuito possui uma linha de indicação na entrada e saída dos boxes.

As linhas de entrada serão analisadas caso a caso pela Organização para verificar se é necessário ou não respeitá-las.

Já nos casos das linhas de saída dos boxes, o regulamento prevê a obrigatoriedade do cumprimento integral da faixa sinalizada. Essa regra, busca propiciar uma maior segurança para os pilotos.

E mesmo nesses casos, após o término da linha, o piloto deve verificar se não há um algum outro piloto rápido em pista, para não prejudicá-lo ou causar um acidente.

Durante o pit-stop:

Ao se aproximar do seu pit-stop, é fundamental tomar todo o cuidado na hora de troca dos pneus e combustível. O ideal é que sua parada esteja previamente ajustada no setup do carro. Dessa forma, ao parar nos boxes sua equipe já saberá o que fazer.

Ao terminar o seu pit, verifique pelos retrovisores existe outro carro trafegando no pit Lane. Caso positivo, arranque somente após a passagem do mesmo, pois a preferência é de quem já esta no pit-lane.

(5)

5

5.2 Largadas e relargadas:

Largada Parada:

A largada parada é o tipo mais comum de largadas utilizadas nas competições virtuais. Aqui, após alinhar o carro na posição pré-estabelecida, bastar aguardar a sinalização e iniciar a corrida.

Largada Lançada:

Largada diferenciada utilizada em algumas categorias, principalmente nas que

competem em ovais. Na largada lançada, os pilotos são conduzidos pelo Safety-Car por uma volta e em seguida são liberados para largada já em movimento.

Relargada:

Quando por algum motivo existe a paralisação da prova, por sequência existirá uma relargada. Normalmente as relargadas são realizadas aos moldes da largada

lançada. Após serem todos conduzidos por um Safety-Car, a pista é liberada e o recomeço da prova é feito já em movimento.

5.3 Ultrapassagens:

- Sendo Ultrapassado:

A cada vez que um piloto tenta ultrapassá-lo, você somente poderá mudar a sua linha de direção (traçado) uma vez. Apenas após contornar a curva a seguir, você poderá voltar à linha anterior.

Esta conduta permite que o piloto possa defender a sua posição sem, entretanto, causar perigo ao piloto que está para ultrapassá-lo.

Se você e outro piloto contornarem uma curva lado a lado, é proibido, sob qualquer hipótese, deixar seu carro espalhar para que o piloto que está do lado externo da curva fique sem pista.

- Ultrapassando:

Neste momento, toda a sua atenção deve ser redobrada, pois qualquer erro pode ser fatal para os carros envolvidos. Antes de fazer uma ultrapassagem, estude os pontos seguros para tal. Faça uma análise de qual curva você tem um desempenho melhor que o seu adversário, para somente então iniciar o procedimento de ultrapassagem.

- Retardatários:

O piloto mais rápido deve esperar o momento em que a pista possibilita um espaço para que o carro à frente facilite a passagem sem que ambos se prejudiquem. Ainda, você poderá encontrar vários carros retardatários brigando por posição. Neste caso é de sua inteira responsabilidade esperar e encontrar o espaço necessário para passar com segurança.

Entretanto, o carro retardatário não pode, sob qualquer hipótese, defender a posição. E sempre que possível facilitar a passagem, como descrito acima. Para evitar surpresas, retardatários devem se manter no traçado da pista e deixar que os líderes iniciem a ultrapassagem.

(6)

6

5.4 Acidentes:

Retorno à pista:

Você, sozinho ou com outros carros, se envolve em um acidente saindo da pista. Ao retornar para a pista, verifique se não existem carros se aproximando. Se existirem, esse retorno deve ser feito de maneira segura para que não coloque em risco a corrida dos demais pilotos. Aguarde a passagem do piloto/pelotão e em seguida retorne ao traçado normal.

Carro danificado:

Caso danifique o carro no acidente, existem duas possibilidades: reparo ou abandono. Se o carro estiver em condições de reparo, conduza-o de forma segura até os boxes, sempre fora do traçado natural para evitar causar mais acidentes.

Caso identifique que os danos causados já não de possível reparação, abandone a prova e busque as medidas administrativas caso necessário.

É terminantemente proibida a permanência em pista com carros danificados.

5.5 Alargamentos ou cortes de pista:

Limites:

Será utilizada a regra oficial do automobilismo mundial, onde as 2 (duas) rodas internas devem estar dentro dos limites da pista. Será considerado limite da pista a linha que delimita o asfalto.

O piloto deverá se atentar a estes limites e construir o seu traçado dentro da regra estipulada.

Situações especiais:

Existem circuitos onde são oferecidos os alargamentos de traçado, seja por um "apoio" de zebra ou até mesmo em uma área de escape. Esses alargamentos ou extensões serão considerados legais quando estiverem na parte externa do traçado, ou seja, na saída da curva.

O que fazer?

Cortes ou alargamentos sempre irão acontecer. O que não podemos é nos beneficiar e fazer disso uma forma de ganhar tempo dentro da pista. Caso o corte ou alargamento aconteça durante a Corrida, você pode evitar a penalização tirando o pé do acelerador de forma que a Direção da Categoria possa entender que você se “autopenalizou”. Caso o corte ou alongamento aconteça na Sessão Classificatória, você deve desacelerar totalmente o carro para que a volta que contenha a infração não se torne sua volta mais rápida.

(7)

7

5.6 Regras especiais:

Número mínimo de voltas:

Poderá ser solicitado um número mínimo de voltas registradas para participação da etapa a ser disputada pelo campeonato. Este número é variável e será informado pela Organização do campeonato com antecedência.

Caso o piloto não atinja a marca estipulada dentro do prazo demarcado, fica automaticamente impedido de participar do evento. Se por ventura o competidor venha a participar de forma irregular, o mesmo será desclassificado da etapa em questão e suspenso da etapa posterior como forma de penalização.

Atalho “ESC”:

A utilização do atalho “ESC” em alguns simuladores promovem o retorno imediato aos boxes para que o piloto possa realizar um reparo, ou modificações em seu setup. A utilização deste atalho ou qualquer outro similar está condicionada a sessão ou o local que ele é utilizado, verifique

Treinos Livres: Liberado em qualquer lugar da pista

Sessão Classificatória: Liberado apenas na área dos boxes Corrida: Liberado em qualquer lugar da pista

Tal processo visa buscar um maior grau de simulação a todos os envolvidos.

Chat, farol e buzina:

É proibida a utilização do chat, farol e buzina nas seguintes sessões: Sessão

Classificatória e Corrida. Nas situações em que for necessária a utilização do farol ou chat durante estas sessões, haverá autorização prévia da organização.

Parque aberto:

Isso significa que na Sessão Classificatória poderá ser utilizado um setup diferente do preparado para a corrida, assim poderemos utilizar todo o potencial do carro e atingir o melhor tempo possível. Finalizado a sessão, todos os pilotos poderão configurar os seus setups a fim de atingir um melhor desempenho durante a corrida.

Parque fechado:

Isso significa que o setup utilizado durante a Sessão Classificatória será o mesmo a ser utilizada durante a corrida. Nesse caso, normalmente a Direção da Categoria determina exatamente quais serão os itens do setup que serão “bloqueados” entre as sessões.

Fair Play:

Trata-se de um ato de “boa fé” ao se envolver em incidentes. O piloto considerado “culpado” deve devolver a posição e/ou esperar o oponente prejudicado a fim de reconhecer o seu erro. Ao realizar o Fair Play, o piloto terá entre 50% a 100% de diminuição da sua penalização prevista, dependendo da análise de prejuízo feito pela direção de prova.

(8)

8

5.7 Regras administrativas:

Briefing

Trata-se de uma reunião entre diretores de prova e pilotos via comunicador de voz (ou texto quando indisponível), para repassar as principais instruções, informações e tirar as possíveis dúvidas.

A presença e participação nos Briefing são obrigatórias e fica proibido o uso da pista durante este período

Cancelamento, adiamentos e atrasos do início de provas:

A Organização se resguarda do direito de realizar cancelamentos ou adiamentos de prova por motivos administrativos que não sejam de possível solução dentro do prazo limite da etapa. No caso dos adiamentos, a substituição da data se dará no prazo do intervalo padrão de dias da categoria. Para o cancelamento a prova será excluída do campeonato mantendo as demais provas marcadas ou já disputadas, como os eventos oficiais para a temporada.

É resguardado também o período máximo de 30 minutos de atraso para se iniciar o evento agendado. Caso este período seja superado, a mesmo será adiado.

Interrupção de provas:

Caso ocorra uma interrupção de prova por conta de problemas técnicos, respeitaremos os seguintes critérios:

- Com 50% ou mais da prova completada, a mesma será dada como encerrada com a distribuição dos pontos totais previstos, de acordo com as posições conquistadas na volta anterior ao ocorrido.

- Com menos de 50% de prova completada, a mesma será adiada e remarcada.

Reinício de provas

Em hipótese alguma ocorrerá o reinício de prova por problemas individuais

independente da causa. E esta ação visa manter a competição no âmbito esportivo sem qualquer tipo de benefício aos competidores. O reinício só será possível caso seja identificado algum problema técnico generalizado.

Exclusão de pilotos ou equipes das competições:

Havendo situações que sejam consideradas antidesportivas ou que não vá de encontro com as regras e normas pré-estabelecidas pela Organização, a Virtual Racers se reserva do direito de excluir da competição pilotos ou equipes infratores. A exclusão por

motivos administrativos não oferece direito a reembolso dos valores pagos pela

participação no campeonato, bem como, impossibilita o recebimento de qualquer tipo de premiação ou bônus daquela temporada

(9)

9

6. Penalizações

6.1 Tipos de infrações:

Leve

(2,5 Pontos)

1. Entrar ou sair dos boxes sem respeitar a linha demarcada

2. Utilizar faróis e/ou buzina durante a corrida sem prévia autorização

3. Trocar de faixa de direção mais de uma vez ao defender a posição

4. Permanecer em pista com o carro danificado causando risco aos oponentes

5. Realizar ultrapassagem irregular estando em disputa por posição

6. Não respeitar a sinalização de Bandeira Azul

7. Cortar ou alongar a pista durante a corrida ou sessão classificatória

Moderada

(5 Pontos)

1. Causar acidente estando ou não em disputa por posição

2. Causar acidente em ultrapassagem sendo retardatário

3. Causar acidente na ultrapassagem sobre retardatário

4. Causar acidente ao manobrar ou retornar de forma imprudente a pista

5. Realizar ultrapassagem durante a presença do Safety-Car na pista

6. Realizar pit-stop durante a presença do Safety-Car na pista

(salvo quando autorizado)

7. Causar acidente após o encerramento da corrida

8. Finalizar a corrida com o carro danificado causando risco aos oponentes

Grave

(10 Pontos)

1. Desrespeitar qualquer procedimento geral não previsto anteriormente que

foi acertado no Briefing oficial da etapa

2. Cortar ou alongar a pista por mais de 1/3 do nº de voltas da corrida

3. Condutas Antidesportivas (Penalização será definida pela direção de prova)

(10)

10

6.2 Pagando a penalização:

Em pista:

Para pagar penalização em pista, basta realizar a autopunição de acordo com

a infração cometida:

Drive-Through: Realizar passagem pelo pit-lane com o limitador ligado

em até 3 voltas após o incidente/acidente

Pós-corrida

Caso não haja a autopunição do piloto, ainda caberá a penalização por parte

da Direção de Prova. Esta penalização pode ter origem pela análise

automática ou por meio de protestos realizados. Veja:

Leve: 10 segundos ou 5 posições no grid da corrida futura

Moderada: 20 segundos ou 10 posições no grid da corrida futura

Grave: Desclassificação da etapa

6.2 Acúmulo de penalizações:

10 Pontos

:

Piloto fica impedido de participar da sessão classificatória da próxima etapa.

20 Pontos

:

Piloto fica suspenso da próxima etapa.

30 Pontos

:

(11)

11

6.4 Protestos:

Protestos, como fazer?

A notificação de infração somente poderá ser enviada pelo piloto

que se sentiu diretamente prejudicado com a situação. Ao

realizar um protesto, o piloto protestante “sofrerá” uma análise

completa da corrida em questão e poderá ser penalizado caso

tenha infringido alguma regra vigente.

Deverá ser enviado mensagem para o e-mail:

contato@virtualracers.net

contendo as seguintes informações:

Volta em que ocorreu o acidente:

Quais os pilotos envolvidos:

A notificação deve ser enviada até 24 horas após a realização da corrida.

O protesto será analisado por uma comissão da Organização com base no

REPLAY OFICIAL DO SERVIDOR, e da decisão final será postada com prazo de

até 7 (sete) dias corridos e não caberá qualquer espécie de recurso.

Fica expressamente proibida, também, a discussão pública sobre

acidentes ocorridos nas etapas, independente de terem sido enviadas à

apreciação da Organização.

7. Premiações

A liga se reserva ao prazo de até 60 dias pós último evento da temporada

para o envio da premiação;

O envio da premiação será realizado mediante pagamento da taxa de

entrega por parte do beneficiário.

8. Considerações finais

Este manual se consiste em tudo que a Organização da Virtual Racers entende como

correto em suas competições e eventos, sobretudo, sempre estará passível de

modificações de acordo com as necessidades apresentadas.

Havendo qualquer tipo de situação não prevista neste Manual,

ficará reservado a somente a Organização da Virtual Racers

estipular qualquer decisão sobre o caso.

Agradecemos a leitura até aqui, e sempre fique atento a possíveis

atualizações;

Referências

Documentos relacionados

Nela o pesquisado pode convidar pessoas para participarem de sua pesquisa, de forma que a média aritmética dos resultados possa gerar um feedback real da exigência do

8 pontos para o candidato habilitado, que apresentar além do certificado da graduação para o cargo que se inscreveu, certificado ou certidão de conclusão de mestrado

Outorgada nesse mesmo dia, a polaca, como ficou conhecida a Constituição de 1937, extinguiu a Justiça Eleitoral, aboliu os partidos políticos existentes, suspendeu as eleições

O acelerômetro Biotrainer II não identifica atividades realizadas sentadas ou deitadas, logo, para que as comparações entre os dados obtidos pelo acelerômetro com o R24AF

Tendo encontrado um valor para a frequência de ressonância da magnetita (2094Hz com erro de aproximadamente 5% para mais ou para menos), os dados foram tratados

O presente trabalho aplicará a simulação computacional em Simulink através do modelamento dinâmico de um dos componentes do chiller de absorção de simples efeito - o

No adensamento manual, a primeira camada deve ser atravessada em toda a sua espessura, quando adensada com a haste, evitando-se golpear a base do molde. Os golpes devem

Outro ponto crítico para o fechamento controlado de disjuntores de transformadores de potência sem carga é que o fluxo prospectivo criado pela tensão no instante do fechamento