• Nenhum resultado encontrado

PROJETO: ELEIÇÃO DA AVE SIMBOLO DE INDAIAL/SC Relatório Final do Projeto

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO: ELEIÇÃO DA AVE SIMBOLO DE INDAIAL/SC Relatório Final do Projeto"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

PROJETO:

“ELEIÇÃO DA AVE SIMBOLO DE INDAIAL/SC

Relatório Final do Projeto

(2)

Relatório Final do Projeto – ELEIÇÃO DA AVE SÍMBOLO DE INDAIAL/SC Última Atualização: 1° DE JULHO DE 2009

Página 2 de 19

SUMÁRIO

1- Resumo... 03 2- Parceiros... 03 3- Metodologia... 04 3.1 Consulta Popular... 04 4- Objetivos... 04 4.1 Objetivo Geral... 04 4.2 Objetivo Específico... 04 5- Cronograma... 05

6- Descrição das Atividades Realizadas... 05

7- Resultados Alcançados... 08

8- Retorno de mídia... 08

9- A Ave escolhida... 09

10- Conclusão... 09

(3)

Relatório Final do Projeto – ELEIÇÃO DA AVE SÍMBOLO DE INDAIAL/SC Última Atualização: 1° DE JULHO DE 2009

Página 3 de 19

1- RESUMO

A “Eleição da Ave Símbolo de Indaial/SC” foi uma ação planejada e desenvolvida pelo COAVE – Clube de Observadores de Aves do Vale Europeu e pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI, com apoio de diversos parceiros públicos e privados da sociedade indaialense.

A idéia surgiu através de pesquisas realizadas para conhecer melhor esta realidade no cenário estadual brasileiro. Constatou-se que poucas cidades catarinenses possuem oficialmente uma Ave Símbolo, o que motivou o COAVE a incentivar regionalmente esta ação, a fim de envolver os municípios e cidades catarinenses na promoção da consciência ecológica e da preservação ambiental em nosso Estado, através da eleição de suas aves símbolos.

A seguir, um detalhamento específico será apresentado para um melhor entendimento do planejamento desta ação.

2- PARCEIROS

Realização:

Apoio:

(4)

Relatório Final do Projeto – ELEIÇÃO DA AVE SÍMBOLO DE INDAIAL/SC Última Atualização: 1° DE JULHO DE 2009

Página 4 de 19

3- METODOLOGIA

3.1 Consulta Popular

A participação é reconhecida como uma importante ferramenta nos distintos instrumentos internacionais e nacionais de Direito Humano. É ademais, por definição, a essência da democracia, de tal maneira que, quanto mais democrática, maior é a participação.

Eleger um símbolo municipal é uma ação importante e merece a participação de todas as pessoas, e foi por este motivo que o COAVE/UNIASSELVI fez questão de utilizar a metodologia de “Consulta Popular” na hora de escolher a Ave Símbolo do município de Indaial. Mais importante que ter símbolos que promovam desenvolvimento, visibilidade e preservação ambiental, é ter certeza que as pessoas que vivem nestes locais, independente de sua idade, escolheram o símbolo que lhes parece mais justo, que tenha mais a ver com a identidade de sua cidade e acima de tudo, que seja ele o instrumento de uma constante ação de preservação e cuidado com o meio ambiente.

4- OBJETIVOS

4.1- Objetivo Geral

• Promover um vínculo constante da comunidade com a avifauna local e conseqüentemente, um maior respeito pelo meio ambiente e uma maior preocupação com a preservação ambiental, através da eleição da Ave Símbolo do município de Indaial.

4.2 - Objetivos Específicos

• Democratizar o processo de consulta popular; • Promover a preservação da avifauna local; • Chamar a atenção para a questão ambiental.

(5)

Relatório Final do Projeto – ELEIÇÃO DA AVE SÍMBOLO DE INDAIAL/SC Última Atualização: 1° DE JULHO DE 2009

Página 5 de 19

5- CRONOGRAMA

Cronograma de Execução do Projeto: “ELEIÇÃO DA AVE SÍMBOLO DE INDAIAL/SC”

ANO / MESES

ATIVIDADES 2009

ABRIL MAIO JUNHO

1. Reunião com Prefeitura Municipal de Indaial 13/04 2. Contato com o vereador Anderson Luz dos

Santos para discutir sobre o projeto de lei e oferecer apoio na elaboração do documento.

16/04

3. Escolha das Aves candidatas e respectivas

justificativas e definição dos locais de votação 16/04 4. Elaboração do Plano de trabalho/projeto 17/04 5. Elaboração gráfica do material de divulgação

(bâneres, cartazes, cédulas de votação, página de votação no site)

27 a 30/04

6. Distribuição das urnas e material de

divulgação nos postos de votação 04/05 7. Trabalho de divulgação (imprensa) 29/04 a 07/06 8. Eleição através de Consulta Popular 04 a 20/05 9. Recolhimento das urnas 21/05

10. Apuração dos Votos 21/05

11. Divulgação dos resultados 22/05 12. Leitura e aprovação, em caráter de

urgência, da proposta de lei, na Câmara de Vereadores de Indaial

26/05

12. Assinatura da lei oficializando a Saíra-de-sete-cores (tangara seledon) como a Ave Símbolo de Indaial

04/06

6- DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS

No dia 13 de abril de 2009, aconteceu nas dependências do Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (Sala A-01), às 16 horas, uma reunião que previa a discussão do apoio institucional da UNIASSELVI e de sua Coordenadoria de Extensão na realização da “Semana do Meio Ambiente” do município de Indaial, que aconteceria no período de 1° a 7 de junho de 2009.

Estavam presentes na reunião o Sr. Maicon Mohr, coordenador da Coordenadoria de Extensão da UNIASSELVI - CEU e presidente do Clube de Observadores de Aves do Vale Europeu – COAVE. O Sr. Aldo Junior Pasqualini, coordenador de Comunicação da UNIASSELVI, o Sr. Cláudio Juarez Schwinden, diretor de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Indaial, o Sr. André Luiz Andrietti, diretor para assuntos da juventude e a Sra. Marli Bontempo Peixe, representante da Fundação Indaialense de Cultura – FIC.

(6)

Relatório Final do Projeto – ELEIÇÃO DA AVE SÍMBOLO DE INDAIAL/SC Última Atualização: 1° DE JULHO DE 2009

Página 6 de 19

Na ocasião, ficou acordado o apoio institucional da seguinte maneira. A UNIASSELVI e o COAVE participariam das atividades da “Semana do meio ambiente” executando as seguintes ações:

• Realização de 5 (cinco) palestras gratuitas sobre o tema “Observação de Aves” para escolas indicadas pela Secretaria de Meio Ambiente;

• Participação no Pedágio Ambiental;

• Realização de uma saída de campo no dia 7 de junho, na trilha da Fundação Indaialense de Cultura – FIC;

• Organização da eleição da “Ave símbolo de Indaial” e encaminhamento, através do vereador Anderson Luz dos Santos, de um projeto de lei para a oficialização da Ave Símbolo Municipal.

Após a reunião, o Clube de Observadores de Aves do Vale Europeu - COAVE, entrou em contato com o vereador Anderson Luz dos Santos, popularmente conhecido como “Batata”, para oferecer auxílio no processo de redação da proposta de lei a ser apresentada a Câmara de Vereadores de Indaial.

Iniciaram-se os trabalhos de planejamento e execução das ações para a realização da Eleição da Ave Símbolo de Indaial. Devido ao curto espaço de tempo disponível, as ações tiveram que ser planejadas e desenvolvidas imediatamente.

No dia 16 de abril foi realizada pelo COAVE a escolha das aves candidatas. Para que a escolha das mesmas tivesse justificativas/argumentos fortes de votação, uma equipe multidisciplinar formada por membros do COAVE, da UNIASSELVI e da empresa Abaquar Consultoria Ambiental, ambos apoiadores do projeto, realizaram rapidamente uma pesquisa envolvendo principalmente o contexto histórico do município de Indaial. Podendo, desta forma, definir as quatro aves candidatas, conforme descrição abaixo:

• Nome popular: Gavião-carijó

Nome científico: Rupornis magnirostris

Justificativa: Seu nome popular relembra os índios Carijós, personagens

importantes na história do município, que são citados no hino municipal; representa, também, o nome de um bairro importante do município.

• Nome popular: Pica-pau-benedito Nome científico: Melanerpes flavifrons

Justificativa: Além de representar as cores da bandeira municipal, seu nome popular também é o nome do rio que deságua no município.

• Nome popular: Tucano-de-bico-verde Nome científico: Ramphastos dicolorus

Justificativa: Representante da avifauna local que se alimenta da semente da palmeira Indaiá – árvore símbolo do município.

• Nome popular: Saíra-de-sete-cores Nome científico: Tangara seledon

Justificativa: Representante da avifauna local bastante comum, inclusive em ambientes urbanos, que se destaca por suas cores vibrantes.

(7)

Relatório Final do Projeto – ELEIÇÃO DA AVE SÍMBOLO DE INDAIAL/SC Última Atualização: 1° DE JULHO DE 2009

Página 7 de 19

Tendo definido as candidatas, foram definidos também os locais de votação. Conforme abaixo descritos:

• Todas as 22 escolas do município de Indaial; • Prefeitura Municipal de Indaial;

• Fundação Indaialense de Cultura; • Campus da UNIASSELVI em Indaial; • Supermercado COOPER de Indaial; • Clínica Veterinária Vira-Lata;

• Internet: no site do COAVE (www.coave.org.br), com link’s nos sites da UNIASSELVI, da Prefeitura Municipal de Indaial, da Câmara de Vereadores e da clínica veterinária Vira-Lata.

Iniciou-se então o planejamento do material de divulgação simultaneamente com a solicitação das urnas de votação junto ao TRE, devido ao tempo limitado não foi possível realizar a eleição através de urnas eletrônicas, pois através do vereador Anderson Luz dos Santos, obtivemos a confirmação de que são necessários 60 dias de antecedência para requerer o material. Tal imprevisto serviu para que o COAVE incluísse em seu planejamento de divulgação, através das palestras para escolas, um importante discurso sobre a importância da participação e do voto popular nas decisões que envolvem sua comunidade e até mesmo o seu país, possibilitando aos alunos um contato próximo com uma das fases de democracia mais antigas, da qual muitos nem tinham conhecimento, “a urna de pano”, este processo foi bastante interessante e despertou muita curiosidade das crianças que votavam, em sua grande maioria, pela primeira vez.

Com as urnas em mãos, e todo o material de divulgação pronto, foi realizada a distribuição de todo o material nos 27 postos de votação e em seguida aberto o período de votação que aconteceu de 4 a 20 de maio de 2009.

No dia 8 de maio, os representantes do COAVE/UNIASSELVI (Maicon Mohr), Câmara de Vereadores (Anderson Luz dos Santos) e Departamento de Meio Ambiente (Cláudio Juarez Schwinden), estiveram reunidos nas dependências da Câmara de Vereadores, com o Parlamento Jovem de Indaial, para apresentar o projeto de Eleição da Ave Símbolo de Indaial e solicitar apoio na divulgação do avento nas escolas de todo o município.

Após o período da Consulta Popular, em 21 de maio de 2009, todas as urnas foram recolhidas e encaminhadas para a Coordenadoria de Extensão da UNIASSELVI - CEU, que contabilizou todos os votos sob a supervisão do Presidente do COAVE, Maicon Mohr. Ao todo, foram 14.447 votos, sendo 5.657 na internet e o restante das urnas físicas. Com o resultado da votação em mãos, em 22 de maio houve a publicação oficial dos resultados nos principais jornais, rádios e sites locais. A Consulta Popular para a escolha da Ave Símbolo de Indaial apresentou os seguintes resultados:

Em primeiro lugar a Saíra-de-sete-cores com 4.798 votos, em segundo lugar o Pica-pau-benedito com 3.942 votos, em terceiro lugar o Gavião-carijó com 2.989 votos e em quarto lugar o Tucano-de-bico-verde com 2.567 votos. Foram apurados ainda 38 votos em branco e 113 votos nulos.

Logo em seguida, no dia 26 de maio, a Câmara de Vereadores de Indaial aprovou em caráter de urgência e por unanimidade o projeto de lei n° 115/2009 “Ave símbolo do município de Indaial” de autoria do Vereador Anderson Luz dos Santos “Batata”, que

instituiu o Dia Municipal das Aves e declara a saíra-de-sete-cores como a ave símbolo de Indaial. O Dia Municipal das Aves, após a sanção do prefeito, passará a ser comemorado

(8)

Relatório Final do Projeto – ELEIÇÃO DA AVE SÍMBOLO DE INDAIAL/SC Última Atualização: 1° DE JULHO DE 2009

Página 8 de 19

em 6 de outubro. A data foi escolhida por estar próxima do Dia Nacional das Aves (5 de outubro) e da comemoração de São Francisco, protetor dos animais (4 de outubro).

Finalizando o processo, em 4 de junho, o prefeito do município de Indaial, Sérgio Almir dos Santos, sancionou a Lei Ordinária n° 3902/2009 de 02/06/09 que oficializa a

Saíra-de-sete-cores (Tangara seledon) como Ave Símbolo de Indaial/SC.

7- RESULTADOS ALCANÇADOS

A proposta e todas as ações integrantes do Projeto “Eleição da Ave Símbolo de Indaial/SC” resultaram em oportunidades para todos, abrindo um importante caminho para futuros trabalhos e projetos em Educação Ambiental e Conservação, criando uma boa imagem do município com relação a potenciais atividades de lazer e ecoturismo e também para o turismo de Observação de Aves.

A ação atingiu no total 14.447 votos demonstrando ter sido um exemplo nacional de uma ação baseada na consulta popular; também serviu para iniciar com entusiasmo a integração da população com as questões ambientais e de preservação.

De acordo com o IBGE, a população de Indaial, em 2008, era de 49.959 habitantes. A escolha para a ave símbolo mobilizou, não levando em conta os votos de outras cidades através da internet, 28,91% dos indaialenses.

O vereador que auxiliou em todo o processo da escolha da Ave Símbolo de Indaial, Anderson Luis Santos “Batata” demonstrou uma expectativa particular de transformar a saíra-de-sete-cores em um futuro mascote da preservação ambiental de Indaial.

8- RETORNO DE MÍDIA

Todo o processo teve excelente aceitação e acompanhamento da mídia regional, estadual e até mesmo nacional, através de divulgação no portal G1 da Globo.com, cabe ressaltar o importante auxílio do Coordenador de Comunicação da UNIASSELVI, Sr. Aldo Junior Pasqualini, durante todas as fases do projeto. Certamente o sucesso no retorno de mídia se deu também através de seu profissionalismo e competência.

Os meios de comunicação alcançados foram: jornais, sites, rádio e televisão. Os números apresentados abaixo correspondem parcialmente à realidade, uma vez que não foi possível acompanhar todo o retorno de mídia.

Levantamento das reportagens:

• Sites: 21 reportagens; (164 ocorrências no site Google) • Jornais: 10 reportagens;

• Televisão: 01 reportagem; • Rádio: 01 entrevista.

(9)

Relatório Final do Projeto – ELEIÇÃO DA AVE SÍMBOLO DE INDAIAL/SC Última Atualização: 1° DE JULHO DE 2009

Página 9 de 19

9- A AVE ESCOLHIDA

Nome popular - Saíra-de-sete-cores Nome científico -Tangara seledon

Características - Ave de fácil identificação, pelos lados do pescoço

verde-amarelados reluzentes e pelo uropígeo laranja-berrante. Embora seja uma ave da floresta, é comumente observada na área de borda, clareiras, ou árvores isoladas que estejam frutificando. A fêmea é mais pálida, e ao imaturo falta a cor viva do uropígio.

Alimentação - Alimenta-se de frutas diversas, inclusive de ingá e embaúba. Também

come insetos, aranhas e outros artrópodes.

Nidificação - O ninho é confeccionado em forma de uma tigela profunda, em alturas

diferenciadas.

10- CONCLUSÃO

O COAVE/UNIASSELVI encerra mais um projeto com muita satisfação. Participar do processo de construção de mais um símbolo municipal para Indaial e junto a este fato ainda ter uma participação tão ativa e surpreendente como foi a da população deste município, com certeza faz com que o COAVE e a UNIASSELVI, bem como todos os apoiadores envolvidos, percebam que a questão ambiental é de fato importante, por tanto, ações que a promovam, tornam-se cada vez mais necessárias.

Indaial possui hoje sua Ave Símbolo. Que esta escolha, feita pelo povo indaialense, torne-se um exemplo a ser seguido. Que ocorra a preservação não só da avifauna, mas de toda a natureza exuberante que ainda faz parte de nossa realidade, que as futuras gerações possam ver através de seus símbolos um verdadeiro motivo para preservar e ensinar isto a todas as pessoas.

Atualmente, a iniciativa já está servindo de exemplo para outros municípios catarinenses. Ibirama e Rodeio já estão desenvolvendo seus processos de Eleição da Ave Símbolo e o Clube de Observadores de Aves do Vale Europeu – COAVE, recebeu algumas solicitações para acompanhar novos processos nas cidades de Timbó, Brusque e Blumenau. Espera-se que todas as ações tenham o mesmo sucesso que a de Indaial e que as Aves sejam uma ponte para um futuro sustentável.

O COAVE certamente estará sempre pronto para colaborar com todos os interessados em levar esta idéia a diante.

(10)

Relatório Final do Projeto – ELEIÇÃO DA AVE SÍMBOLO DE INDAIAL/SC Última Atualização: 1° DE JULHO DE 2009

Página 10 de 19

11- ANEXOS

(11)

Relatório Final do Projeto – ELEIÇÃO DA AVE SÍMBOLO DE INDAIAL/SC Última Atualização: 1° DE JULHO DE 2009

Página 11 de 19

2- Modelo de cédula de votação:

CONSULTA POPULAR

ESCOLHA DA AVE SÍMBOLO DO MUNICÍPIO DE INDAIAL



Gavião-Carijó (Rupornis magnirostris)



Pica-pau-benedito (Melanerpes flavifrons)



Tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus)



Saíra-de-sete-cores (Tangara seledon)

OBS.: Escolha somente uma opção, assinalando-a com X

3- Algumas imagens dos postos de votação:

Prefeitura Municipal de Indaial Fundação Indaialense de Cultura - FIC

(12)

Relatório Final do Projeto – ELEIÇÃO DA AVE SÍMBOLO DE INDAIAL/SC Última Atualização: 1° DE JULHO DE 2009

Página 12 de 19

4- Relação de Escolas que participaram da votação da Ave Símbolo: - E.E.B Encano Central - E.B.M Mulde Baixa

- E.B.M Leopoldo Simão - E.B. Prof(a) Ursula Kroeger - E.B.M Encano Baixo Rudolfo Alfarth - E.E.F Prefeito Marcos Rauh - E.B.M Professor Mário Bonessi - E.E.F Encano do Norte

- E.B.M Juvenal Carvalho - E.B.M Tancredo de Almeida Neves - E.B.M Arapongas - E.E.F Professor Florentino Vetter - E.B.M Raulino Horn - E.E.B Prefeito Germano Brandes Jr. - E.E.F Frederico Hardt - Colégio Metropolitano

- E.B.M Prof(a) Anna Alves Dias - Colégio Municipal de Indaial - E.B.M Prof(a) Ana Lúcia Heiendlmayer - Colégio Adventista de Indaial - E.B.M Prof(a) Maria da Graça dos Santos Salai - E.E.F Gustavo Barroso

5- Palestras realizadas pelo COAVE, durante a Semana do Meio Ambiente de Indaial

1° de junho de 2009

Unidade de Educação Infantil Arapongas Escola Básica Municipal Juvenal Carvalho 2 de junho de 2009

3 de junho de 2009

(13)

Relatório Final do Projeto – ELEIÇÃO DA AVE SÍMBOLO DE INDAIAL/SC Última Atualização: 1° DE JULHO DE 2009

Página 13 de 19

5 de junho de 2009

Escola Básica Prof(a) Úrsula Kroeger

6- Saída de Campo do COAVE / Encerramento da Semana do Meio Ambiente de Indaial

Início da Trilha

“Fundação Indaialense de Cultura”

Criança praticando a atividade de Observação de Aves e fazendo anotações das espécies avistadas em sua caderneta de anotações.

Espécies avistadas durante a atividade - Beija-flor-de-rabo-branco (E) e Sabiá-laranjeira (D)

Grupo praticando a Observação de Aves bibliográfica para a finalização da lista das Encerramento da atividade. Consulta espécies avistadas durante a saída de campo.

(14)

Relatório Final do Projeto – ELEIÇÃO DA AVE SÍMBOLO DE INDAIAL/SC Última Atualização: 1° DE JULHO DE 2009

Página 14 de 19

7- Apuração dos votos das urnas

8- Apresentação do Projeto de Lei na Câmara de Vereadores de Indaial

(Vereador Anderson Luis dos Santos “Batata”)

9- Assinatura da Lei n° 3902/2009 de 02/06/09, pelo prefeito de Indaial, Sérgio Almir dos Santos, oficializando a saíra-de-sete-cores (Tangara seledon) como a Ave Símbolo do município de Indaial.

(15)

Relatório Final do Projeto – ELEIÇÃO DA AVE SÍMBOLO DE INDAIAL/SC Última Atualização: 1° DE JULHO DE 2009

Página 15 de 19

Câmara Municipal de Indaial

Lei Ordinária nº 3902/2009 de 02/06/2009 Ementa

Dispõe sobre a instituição do Dia Municipal das Aves e declara a Saíra-de-sete-cores (Tangara seledon) como ave símbolo do Município de Indaial e dá outras providências. (Autoria: Vereador Anderson Luz dos Santos)

Texto

SÉRGIO ALMIR DOS SANTOS, Prefeito do Município de Indaial.

Faço saber a todos os habitantes do Município de Indaial, que a Câmara de Vereadores aprovou e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º - Fica instituído o “Dia Municipal das Aves”, a ser comemorado em 06 de outubro de cada ano.

Art. 2º - Fica declarada ave símbolo do Município de Indaial a espécie denominada Saíra-de-sete-cores, cientificamente conhecida como Tangara seledon, pertencente à Família Thraupidae.

Art. 3º - A data instituída no artigo 1º desta Lei, passa a integrar o calendário oficial de eventos do Município.

Art. 4º - A presente Lei será regulamentada pelo Poder Executivo Municipal no prazo de 30 (trinta) dias, contados da sua publicação.

Art. 5º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Prefeitura do Município de Indaial, em 02 de junho de 2009. SÉRGIO ALMIR DOS SANTOS

Prefeito

(Publicado na Portaria em 02 de junho de 2009) ALDEMIRO DE OLIVEIRA

Chefe de Gabinete

Fonte:

http://www.legislador.com.br/LegisladorWEB.ASP?WCI=LeiTexto&ID=3&inEspecieLei=1&nrLei=3902&aaLei=20 09&dsVerbete=

(16)

Relatório Final do Projeto – ELEIÇÃO DA AVE SÍMBOLO DE INDAIAL/SC Última Atualização: 1° DE JULHO DE 2009

Página 16 de 19

(17)

Relatório Final do Projeto – ELEIÇÃO DA AVE SÍMBOLO DE INDAIAL/SC Última Atualização: 1° DE JULHO DE 2009

(18)

Relatório Final do Projeto – ELEIÇÃO DA AVE SÍMBOLO DE INDAIAL/SC Última Atualização: 1° DE JULHO DE 2009

(19)

Relatório Final do Projeto – ELEIÇÃO DA AVE SÍMBOLO DE INDAIAL/SC Última Atualização: 1° DE JULHO DE 2009

Página 19 de 19

08/05/09 - 09h39 - Atualizado em 08/05/09 - 09h40

Aves disputam título de símbolo

de cidade catarinense

Votação acontece até dia 20 de maio na internet e em urnas.

Aves foram escolhidas pela relevância para o município de Indaial.

Do G1, em São Paulo

Quatro aves estão na disputa para se tornar a ave símbolo de Indaial (SC). Os moradores da cidade têm até dia 20 de maio para escolher entre saíra-de-sete-cores, o gavião-carijó, o pica-pau-benedito e o tucano-de-bico-verde.

Aves disputam título de símbolo de Indaial (Divulgação)

Saiba mais

Reserva particular em MT é paraíso dos observadores de pássaros

Pássaros são apreendidos em feira em Belém

Ibama faz fiscalização contra comércio ilegal de pássaros

Francês passa 35 anos gravando cantos de pássaros no Brasil

(20)

Relatório Final do Projeto – ELEIÇÃO DA AVE SÍMBOLO DE INDAIAL/SC Última Atualização: 1° DE JULHO DE 2009

Página 20 de 19

A intenção de promover a eleição é despertar o interesse da população pelas aves que habitam a cidade, como explica Maicon Mohr, presidente do Clube de Observadores de Aves do Vale Europeu (Coave).

"Buscamos espécies que tivessem relevância para o município. As cores das aves, nome, referência ao índio carijó, a forma de alimentação. Tudo foi considerado", diz Mohr.

A votação pode ser feita pela internet ou em uma das 24 urnas espalhadas pela cidade em escolas, supermercados, na prefeitura e no Centro Universitário Leonardo Da Vinci.

Leia mais notícias de Brasil

Referências

Documentos relacionados

Considering that bacteria, as have already been described, can have a key role in CWs and that the bacterial community can be affected by a diversity of contaminants, the present

Os pedidos para dispensa de medicamentos antibióticos sem receita médica junto das farmácias são mais do que frequentes, e cabe aos profissionais que nelas trabalham, a obrigação

(2010), discovered two additional lineages in the Iberian Peninsula using CO1 mtDNA sequences, thus demonstrating the useful- ness of this gene as a barcoding marker for this genus,

The Anti-de Sitter/Conformal field theory (AdS/CFT) correspondence is a relation between a conformal field theory (CFT) in a d dimensional flat spacetime and a gravity theory in d +

Nos últimos anos, resíduos de antibióticos utilizados quer na medicina humana, quer na veterinária têm sido detectados em águas superficiais, águas de consumo,

Nos restantes casos, a ocorrência de materiais campaniformes é quase sempre esparsa e excepcional; é difícil, na maioria, a atribuição segura de todas as peças a um determinado

A legislação da Comunidade Econômica Européia de defesa da concorrência coibiu as concentrações empresarias e o abuso de posição dominante que possam existir no mercado, pois

Poderá o azote ser absorvido, aprehendi- do directamente pelas vegetaes ? E' uma ques- tão que segundo creio está hoje resolvida af- íirmamente como veremos. Da exposição al- guma