• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM Disciplina de Estágio Curricular II ANA SOFIA SCHNEIDER THALITA SALVADOR DOS SANTOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM Disciplina de Estágio Curricular II ANA SOFIA SCHNEIDER THALITA SALVADOR DOS SANTOS"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM

Disciplina de Estágio Curricular II

ANA SOFIA SCHNEIDER THALITA SALVADOR DOS SANTOS

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CURRICULAR II – SERVIÇOS DE ATENÇÃO BÁSICA: REALIZADO NA ESF NOSSA SENHORA MEDIANEIRA

Porto Alegre 2015

(2)

ANA SOFIA SCHNEIDER THALITA SALVADOR DOS SANTOS

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CURRICULAR II – SERVIÇOS DE ATENÇÃO BÁSICA: REALIZADO NA ESF NOSSA SENHORA MEDIANEIRA

Relatório final de estágio curricular apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Estágio Curricular II da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Professora Orientadora: Carmen Lucia Duro

Enfermeira Orientadora: Jaqueline Naibert

Porto Alegre 2015

(3)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ... 3

2 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO ... 4

3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ... 7

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS ... 9

(4)

1 INTRODUÇÃO

Neste presente trabalho consta-se um relatório das vivências durante o estágio curricular II, de serviços da rede básica de saúde, do curso de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizado na ESF Nossa Senhora Medianeira, situada na área 18 do Centro de Saúde Vila dos Comerciários(Postão da Vila Cruzeiro), no intervalo de 28 de setembro à 16 de novembro de 2015, das 08h às 17h, com carga horária total de 303 horas.

Este relatório aborda a caracterização do campo de estágio, atividades realizadas pelas acadêmicas e suas percepções.

(5)

2 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A Atenção Básica representa a porta de entrada do sistema de saúde. É composta por Unidades Básicas de Saúde(UBS) e Estratégias de Saúde da Família(ESF) (BRASIL, 2012).

A ESF visa a reorientação do modelo assistencial, mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. As equipes atuam com ações de promoção, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde das comunidades (BRASIL, 2012).

As equipes são responsáveis por no máximo 4000 pessoas. São compostas por, um(a) médico(a) de família, um(a) enfermeiro(a), dois(as) técnicos(as) de enfermagem, de quatro a seis agentes comunitários de saúde e uma equipe de saúde bucal (BRASIL, 2012).

A ESF Medianeira é responsável por uma população total de 12 mil pessoas. É composta por 4 equipes, incompletas. Atualmente o quadro de funcionários é de 4 enfermeiras, 3 médicos, 4 técnicas de enfermagem, 2 dentistas, 1 técnica de saúde bucal, 2 auxiliares de saúde bucal e 13 agentes de saúde.

Equipe 1: Av. Gastão Mazeron, Eurico Lara, Souza Junior, Mariano de Matos, José de Alencar, Travessa Nadir, Travessa Ieda, Travessa Ida, Oito de Setembro, Dezenove de Março, Teixeira de Carvalho, Fonseca Guimarães, Catão Coelho e Manoel Antonio de Magalhães.

Equipe 2: Osmar Schneider, Fonseca Ramos, Carlos Barbosa, Av. Niteroi, Gomes Carneiro, Ponche Verde, Coronel Neves, Moab Caldas ate o n° 263 e seus acessos e becos, Sepé Tiaraju, Silva Paes, Dep. Aramy Silva, Francisco Macena Vieira, Bernardido Caetano Fraga, Januário Scazilli, Felipe Weimmann, Oscar Tolens, Julio Lopes dos Santos Sobrinho e João Fernandes Soares.

(6)

Equipe 3: Rua Abelardo Marques, Manoeal Lobato e Moab Caldas do n° 263 até a polícia.

Equipe 4: Rua Corrêa Lima, Cleverland, Santa Cruz, Nossa Senhora do Brasil e Travessa Missões.

A figura abaixo representa a área de abrangência da ESF Nossa Senhora Medianeira

Figura 1: área de abrangência

Fonte: https://www.google.com/maps/d/viewer?msa=0&mid=zq5ESmnmV9kg.kXdsFHDIIeFk

Quanto a área física destinada à ESF, a mesma é insuficiente para a população atendida, tendo o suporte da UBS Vila dos Comerciários que atende ao serviço de vacinas.

(7)

A Unidade funciona de segundas à sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Nas quartas-feiras no período da tarde não há atendimento em função das reuniões de equipe.

A recepção dos pacientes é feita por técnicos de enfermagem e agentes comunitários, acolhimento por técnicos de enfermagem e enfermeiras, consultas de acolhimento por médicos e enfermeiras. Agendas médicas e de enfermagem são feitas por agendamento diário e demanda espontânea em acolhimento. Agentes comunitários de saúde realizam o cadastramento das famílias. Toda a equipe realiza visitas domiciliares.

(8)

3 ATIVIDADES REALIZADAS PELAS ACADÊMICAS

Durante o Estágio Curricular II, nos foi possível acompanhar e desenvolver as diversas atividades de atribuição das enfermeiras da ESF, o que possibilitou um aprendizado muito abrangente sobre este serviço. Abaixo as experiências vividas e impressões sobre o campo escolhido serão relatadas.

3.1 Atividades administrativas:

a)Participação ativa nas reuniões de equipe, nas quais opinávamos sobre o que estava sendo tratado;

b)Elaboração de atas;

c)Participação em Reuniões de Colegiado e da Gerência Distrital e posterior transmissão das informações tratadas para a equipe;

d)Digitação da ficha individual e ficha de procedimentos no E-SUS; e)Preenchimento da documentação da abertura de Pré-Natal;

f)Preenchimento da documentação para solicitação de mamografia e exame citopatológico do colo do útero;

g)Preenchimento de laudos e documentação de teste rápido da Sífilis, HIV e Hepatite C.

3.2 Atividades Educativas:

a)Elaboração e participação em encontro do Grupo de Gestantes;

b)Orientações sobre aleitamento materno, posicionamento do bebê e calendário vacinal em visitas domiciliares;

c)Participação de encontros do Grupo de Saúde Mental;

d)Participação de encontro do Grupo de Nutrição;

(9)

3.3 Atividades Assistenciais:

a) Acolhimento;

b) Consultas de enfermagem;

c) Realização de testes rápidos das DSTs;

d) Realização de coleta de exame citopatológico do colo do útero e exame das mamas;

e) Realização de visitas domiciliares;

f) Realização de visitas de cadastramento juntamente com os Agentes Comunitários de Saúde;

g) Prescrição de medicamentos conforme protocolo de enfermagem;

(10)

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O estágio na ESF nos foi uma grande surpresa, contribuindo para que finalizássemos nossas experiências acadêmicas em Serviços de Atenção Básica da melhor forma possível. A ESF Medianeira foi o local que nos permitiu experimentar sermos enfermeiras de Saúde da Família, treinando nosso olhar sobre este serviço e enriquecendo nossos conhecimentos a respeito de tudo o que é realizado neste ambiente.

Pudemos perceber que, assim como nas demais unidades nas quais passamos durante a graduação, uma das tarefas mais complicadas é garantir a satisfação da equipe de técnicos e agentes de saúde que é coordenada pela enfermeira. Neste ambiente, a enfermeira é o elo de toda a equipe e a principal referência para os pacientes que frequentam o serviço.

Todas as enfermeiras com as quais trabalhamos durante o estágio, foram de suma importância para nosso amadurecimento enquanto acadêmica, mas destacamos aqui a Jaqueline, que sempre nos incentivou a conquistarmos independência e depositou confiança, o que é muito importante para o aperfeiçoamento de qualquer estagiário. A equipe do Medianeira em geral foi muito receptiva, o que facilitou para que conseguíssemos desenvolver nossas atividades e aprender com todos.

A região de abrangência do Medianeira é reconhecida pela violência que habita, inclusive o início do nosso estágio precisou ser adiado em função disso e nós estávamos temerosas sobre o que aconteceria. Porém, pela forma como fomos recebidas e segurança que nos foi transmitida pelos profissionais, facilitaram nossa adaptação e tranquilizaram nossos medos. Tudo aconteceu da melhor forma possível.

Poder realizar o último estágio da graduação na ESF Nossa Senhora Medianeira foi muito gratificante, lamentamos que tenha chegado ao fim, mas ficamos felizes por perceber que aproveitamos e absorvemos o máximo de aprendizado que pudemos, sem nenhuma queixa a respeito do campo e com sentimento de dever cumprido.

(11)

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

Referências

Documentos relacionados

• São barreiras: edificações, quarteirões, vegetação densa, corpos hídricos (rios, canais, lagos, oceano etc.). • Não são barreiras: canteiros centrais, rotatórias,

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) (2017) existem 10 passos para que o AM seja bem-sucedido: treinamento para os profissionais de saúde; orientação

vitaminas, auxiliando numa pele mais bonita, fortalecendo ossos e articulações e deixando unhas e cabelos saudáveis bem como outros benefícios que são importantes para uma

A terceira hipótese a testar era a seguinte: para uma dada categoria, não existem diferenças estatisticamente significativas entre a percentagem de vendas de

A Pró-Reitora de Graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, no uso de suas atribuições, torna público que estarão abertas, no período de 04 a 16 de

Devido ao fato da nicotina afetar tanto tarefas que envolvem o armazenamento temporário de informações, como o condicionamento de traço, bem como tarefas que envolvem

Fig. Logistic function resulting from stepwise regression of otter presence/absence data in the UTM 1010-km squares of continental Spain on the variables listed in Table 1. P:

Por meio destes jogos, o professor ainda pode diagnosticar melhor suas fragilidades (ou potencialidades). E, ainda, o próprio aluno pode aumentar a sua percepção quanto