• Nenhum resultado encontrado

Concentrações Plasmáticas de Colesterol, Glicose e Uréia em Vacas Zebuínas, em Relação à Condição Corporal e ao Status Reprodutivo 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Concentrações Plasmáticas de Colesterol, Glicose e Uréia em Vacas Zebuínas, em Relação à Condição Corporal e ao Status Reprodutivo 1"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1Parte da tese de Doutorado do primeiro autor apresentada ao DZO/UFV. Pesquisa financiada pela FAPEMIG. 2Pesquisadores da EPAMIG - Viçosa, Patos de Minas, Belo Horizonte. E.mail: jrmruas@mail.ufv.br

3Professor do Departamento de Zootecnia - UFV - Viçosa, MG. 4Professor da Escola de Veterinária da UFMG - Belo Horizonte, MG. 5Doutor em Zootecnia - DZO - UFV.

Concentrações Plasmáticas de Colesterol, Glicose e Uréia em Vacas Zebuínas, em

Relação à Condição Corporal e ao Status Reprodutivo

1

José Reinaldo Mendes Ruas2, Ciro Alexandre Alves Torres3, Lazáro Eustáquio Borges2,

Alberto Marcatti Neto2, José Monteiro da Silva Filho4, Marcelo Diniz Santos5,

Giovanni Ribeiro de Carvalho5

RESUMO - O objetivo deste estudo foi determinar os efeitos do número de dias pós-parto, ordem de parto, escore da condição

corporal e status reprodutivo sobre as concentrações plasmáticas de colesterol, glicose e uréia de vacas zebu. Foram usadas 641 vacas zebuínas das raças Nelore, Gir e Guzerá, lactantes ou não. A concentração de colesterol foi influenciada pelo escore da condição corporal, independentemente da raça, porém, a concentração de glicose, dependeu da raça da vaca. A concentração plasmática de glicose nas vacas Nelore e a concentração de uréia plasmática nas Gir foram influenciadas pela ordem de parto, que afetou também o escore da condição corporal. Os valores para colesterol plasmático aumentaram em função do número de dias pós-parto, enquanto os valores para escore corporal diminuíram. Quando foram comparados valores das variáveis estudadas, em relação ao status reprodutivo (vacas não-lactantes e vacas paridas com e sem corpo lúteo), observaram-se valores maiores e menores nas vacas não-lactantes para escore da condição corporal e concentrações plasmáticas de colesterol, respectivamente.

Palavras-chave: concentração plasmática, condição corporal, metabólito sangüíneo, pós-parto

Cholesterol, Glucose, and Urea Concentrations, in Zebu Cows, Related to their Body

Condition and Reproductive Status

ABSTRACT - The objective of this study was to determinate de effects of the number of days postpartum, parturition order, body

condition score and reproductive status, on the plasma concentration of cholesterol, glucose and urea on zebu cows. A total of 641 zebu lactating or not cows from the Nellore, Gyr and Guzera breeds were used. Body condition score, regardless of the breed, affected cholesterol plasma concentration; however, the glucose concentration was dependent of the cow breed. The glucose plasma concentration in the Nellore cows and urea plasma concentration in Ghir cows were affected by parturition order, which also affected the body condition score. The cholesterol plasma concentration values increased in function of the number of days postpartum, while the body condition scores values decreased. Body condition scores and plasma cholesterol concentration were greater and smaller, respectively, for open cows, when values of the studied variables were compared in relation to the reproductive status (Non-lactating cows and postpartum cows with or without corpus luteus).

Key Words: body condition, blood metabolite, plasma concentration, postpartum cow

Introdução

No Brasil, o rebanho bovino de corte, composto basicamente por animais da sub-espécie Bos taurus indicus e seus mestiços, é criado em sistema exten-sivo com baixo grau de tecnicidade. O conhecimento da relação entre concentrações de metabólitos sangüíneos, condição corporal, concentrações de progesterona e status reprodutivo, em raças zebus, ajudaria no entendimento de sua fisiologia, gerando informações capazes de fornecer indicadores de eficiência produtiva.

ARAVE et al. (1974) verificaram aumento nas concentrações plasmáticas de colesterol nas vacas (172,8 mg/dL) em relação às novilhas (121,4 mg/dL), do início para o meio da lactação, com decréscimo no final. PARK et al. (1983), DELAZARI (1996) e LAMMOGLIA et al. (1996), trabalhando com bovinos, encontraram relação direta entre concentração de colesterol plasmático e número de dias pós-parto, e em função do teor de gordura na dieta, com variação de 66,3 a 244,7 mg/dL. RUEGG et al. (1992) encontraram 98,7 e 386,3 mg/dL de colesterol plasmático, em amostras nos dias 4 e 87 pós-parto, respectivamente.

(2)

RUAS et al. Este aumento foi diretamente relacionado ao

aumen-to da produção de leite, e a concentração de colesterol foi inversamente correlacionada com o escore da condição corporal, de 3,3 e 2,8, respectivamente.

PIRES e FERNANDES (1983) observaram queda nos valores de glicose plasmática, em função do número de dias pós-parto, sendo 90 mg/dL ao parto e 60 mg/dL aos 100 dias. Vacas holandesas em lactação, com média de 62 mg/dL de glicose plasmática, apresentaram correlação inversa com a produção de leite até 39 dias pós-parto. Além disso, nas vacas primíparas, os teores de glicose foram mais altos que nas lactações subseqüentes (KAPPEL et al., 1984). Oxenreinder e Wagner (1971), citados por DÍAS GONZÁLEZ (1991), encontraram concentra-ções de glicose maiores em vacas não-lactantes e novilhas (74,5 mg/dL) do que em vacas lactantes (60,5 mg/dL). FERREIRA e TORRES (1992), traba-lhando com vacas não-lactantes, submetidas à restri-ção alimentar, obtiveram concentrações sangüíneas de glicose entre 53,2 e 65,1 mg/dL, mas não conside-raram este parâmetro como bom indicador do estado nutricional de vacas não-lactantes submetidas a dietas restritas.

Quanto ao nitrogênio derivado da uréia, ROWLANDS et al. (1977) observaram em vacas leiteiras 40 a 100 dias pós-parto média de 13,4 mg/dL, para nitrogênio derivado da uréia, o que eqüivale a 28,7 mg/dL de uréia plasmática. RUEGG et al. (1992), avaliando vacas leiteiras com condição corporal, produção de leite e dias no pós-parto distintos, encon-traram valores de 16,3 a 19,1 mg/dL de nitrogênio derivado da uréia, correspondentes a 34,97 e 40,98 mg/dL de uréia plasmática, respectivamente.

O objetivo do presente estudo foi verificar os parâmetros sangüíneos dos metabólitos colesterol, glicose e uréia, em vacas de três raças zebuínas (Nelore, Gir e Guzerá), lactantes ou não, e corpo lúteo funcional ou não.

Material e Métodos

O estudo foi conduzido no período de outubro de 1995 a maio de 1996, em três fazendas localizadas na região leste de Minas Gerais, (167 metros de altitude, 18º51’ latitude sul e 41º55’ longitude oeste). O clima da região pode ser classificado como Haw (clima tropical com verão quente e chuvoso e inverno seco), segundo a classificação de Köpen.

As pastagens das fazendas eram formadas pre-dominantemente por capim-colonião (Panicum

maximum Jacq), capim-angola (Brachiaria mutica) e, nas partes baixas, capim-braquiária (Brachiaria decumbens).

Foram utilizadas 641 vacas das raças Nelore, Gir e Guzerá, selecionadas em função de duas condições: 1) vacas lactantes: bom estado de saúde, caracteriza-ção racial bem definida e manutencaracteriza-ção da cria ao pé. Estes animais foram divididos em duas categorias, em função da concentração de progesterona plasmática - com corpo lúteo funcional e sem corpo lúteo; e 2) vacas não-lactantes: bom estado de saúde, caracterização racial definida e presença de corpos lúteos funcionais, determinados pela dosagem da concentração de progesterona plasmática. Assim, as vacas que apresentaram progesterona plasmática inferior a 1 ng/mL foram consideradas sem corpo lúteo e aquelas com progesterona plasmática superior a 1 ng/mL, com corpo lúteo funcional, de acordo com MUCCIOLO e BARBERIO (1983). Esta seleção caracterizou o status reprodutivo.

Os animais encontravam-se em regime exclusivo de pastejo, com água e sal mineralizado ad libitum e controle profilático de combate a ecto e endoparasitas. O escore da condição corporal, atribuído a cada vaca, seguiu o seguinte esquema:

3 = pouca ou nenhuma gordura subcutânea com ossos, como costelas, processos vertebrais, ísquios e íleos bem delimitados;

4 = quantidade de gordura subcutânea suficiente para que as costelas e os processos vertebrais fos-sem difíceis de serem identificados;

5 = boa deposição de gordura subcutânea nas regiões da inserção da cauda, costado, escapula, região lombar, com difícil identificação dos ossos.

As amostras de sangue foram coletadas por punção na veia jugular, uma coleta por animal, em tubos de vidro contendo EDTA e fluoreto. Após a coleta, os tubos foram mantidos em banho de água com gelo, até a centrifugação a 3000 rpm por 15 minutos para separação do plasma, que foi colocado em tubetes plásticos e armazenados a -18ºC.

A determinação das concentrações de colesterol, glicose e uréia foi feita com a utilização de kits disponíveis no comércio, empregando-se o sistema enzimático. Para a dosagem de progesterona, foi empregada a técnica de radioimunoensaio, com uso de kit comercial.

A análise estatística foi realizada utilizando-se o programa SAEG 7.0. Foi usada análise de variância para modelos lineares, a fim de observar possíveis diferenças para metabólitos (colesterol, glicose e

(3)

2038

uréia), tendo, como fonte de variação, escore da condição corporal (3,4 e 5), números de partos (1-primeiro parto, 2- vacas de 2o e 3o partos e 3- vaca acima do 3o parto), dias pós-parto (0 a 45, 46 a 90 e mais de 90 dias após o parto), raça (Nelore, Guzerá e Gir) e status reprodutivo (vacas não lactantes com corpo lúteo, paridas com e sem corpo lúteo). As diferenças observadas na análise de variância foram testadas utilizando-se o teste de médias (SNK).

Resultados e Discussão

Na Tabela 1, estão os resultados para colesterol, glicose, uréia e escore da condição corporal, conside-rando-se o número de dias pós-parto das vacas

Nelore, Gir e Guzerá.

A concentração de colesterol plasmático no pri-meiro período após o parto (0-45 dias) foi inferior (P<0,05), quando comparado aos demais, o que pode ser explicado pela menor mobilização de gordura no parto imediato. Com o avançar dos dias no pós-parto, houve diminuição do escore corporal (P<0,05; Tabela 1), indicando mobilização de tecidos, ocorrendo maior elevação da concentração de colesterol circulante, como observado por DiMARCO et al. (1981), KAPPEL et al. (1984) e RUEGG et al. (1992). A glicose mostrou-se diferente nos três períodos avaliados (P<0,05), nas vacas da raça Nelore, com concentração crescente ao longo do pós-parto, o que pode estar relacionado à produção de leite, haja vista

Tabela 1 - Concentrações plasmáticas média de colesterol, glicose e uréia, em mg/dL, e escore corporal (3-5), em função do número de dias pós-parto em vacas da raças zebus

Table 1 - Average cholesterol, glucose and urea plasma concentrations, in mg/dL, and body condition score (3-5), in function of days postpartum in Zebu cows

Raça

Breed

Nelore Gir Guzerá

Nellore Gyr Guzera

Período/Variável n Média DP n Média DP n Média DP

Period/Variable n Mean SD n Mean SD n Mean SD

0 a 45 dias (days) Colesterol 21 116,04b 18,35 25 109,92b 29,57 34 148,64b 37,85 Cholesterol Glicose 21 66,95c 9,11 25 65,96 8,24 34 65,47 7,29 Glucose Uréia 21 24,76 4,12 25 21,68 7,05 34 19,88 6,99 Urea Escore 21 4,73a 0,44 25 4,44a 0,71 34 4,20b 0,64 Score 46 a 90 dias (days) Colesterol 64 148,28a 25,36 33 136,57a 30,75 41 180,87a 35,45 Cholesterol Glicose 64 72,75b 11,98 33 62,00 7,31 41 68,07 11,02 Glucose Uréia 64 27,11 3,58 33 19,19 5,02 41 21,33 7,37 Urea Escore Score 64 4,19b 0,67 33 3,75b 0,56 41 3,90b 0,62 Acima de 90 dias Above 90 days Colesterol Cholesterol 27 160,33a 30,80 51 144,76a 27,92 34 194,47a 33,85 Glicose Glucose 27 79,29a 19,46 51 64,09 7,30 34 65,05 6,82 Uréia Urea 27 27,78 3,32 51 18,87 4,81 34 21,80 6,07 Escore Score 27 3,79c 0,68 51 3,50b 0,73 34 3,70b 0,67

Médias, na coluna, seguidas de letras diferentes são diferentes (P<0,05) pelo teste SNK. Means, within a column, followed by different letters are different (P<.05) by SNK test.

(4)

RUAS et al. a correlação inversa entre produção de leite e glicose,

verificada por KAPPEL et al.(1984). ROSADO (1991) verificou decréscimo na produção de leite, a partir do 30o dia pós-parto, em vacas da raça Nelore e mestiças Nelore.

O escore da condição corporal decresceu com o avançar do período pós-parto, o que também foi obser-vado por DIAS (1991). Isso pode estar associado à mudança das exigências nutricionais, pois após o parto o animal passa a ter maior demanda de nutrientes.

Na Tabela 2 estão os resultados das concentra-ções de colesterol, glicose, uréia e dos escores da condição corporal, das vacas Nelore, Gir e Guzerá.

Verificou-se que a ordem de parto não influenciou a concentração do colesterol plasmático nos animais estudados. Para a glicose, observou-se maior con-centração para as vacas de primeiro parto da raça Nelore, o que pode estar relacionado ao comporta-mento (mais nervoso), com o manejo no mocomporta-mento da colheita de sangue podendo ter provocado estresse, com conseqüente elevação da glicose circulante (WEEKES, 1991). A concentração de uréia não foi afetada nas vacas da raça Guzerá, mas sim pela ordem de parto nas vacas Gir (2 e 3 comparadas às de três ou mais partos). O escore da condição corporal em vacas primíparas foi menor nas raças Guzerá e

Tabela 2 - Concentrações plasmáticas de colesterol, glicose e uréia, em mg/dL, e escore corporal (3-5), em função da ordem de partos em vacas de raças zebuínas

Table 2 - Cholesterol, glucose and urea plasma concentrations, in mg/dL, and body score (3-5), according to order of parturition in Zebu cows

Raça

Breed

Nelore Gir Guzerá

Nellore Gyr Guzera

Ordem de parto/ Variável n Média DP n Média DP n Média DP

Parturition order/Variable Mean SD Mean SD Mean SD

Primeiro parto First calving Colesterol 14 152,21 23,81 30 139,36 32,87 37 177,43 39,91 Cholesterol Glicose 14 92,64a 16,78 30 66,70 6,81 37 64,16 4,51 Glucose Uréia 14 26,59 3,07 30 19,99 ab 4,11 37 19,65 4,71 Urea Escore 14 3,68b 0,80 30 3,66 0,75 37 3,56b 0,55 Score 2o e 3o partos 2nd and 3rd calvings Colesterol 24 151,79 19,56 43 134,67 35,19 34 177,35 36,41 Cholesterol Glicose 24 71,29b 10,60 43 62,74 7,96 34 67,64 9,69 Glucose Uréia 24 27,11 2,70 43 20,83a 6,78 34 22,05 7,51 Urea Escore 24 4,23a 0,65 43 3,86 0,77 34 4,11 a 0,59 Score Acima de 3o parto

Above the 3rd calving

Colesterol 53 140,15 32,17 36 129,61 27,23 38 170,71 43,82 Cholesterol Glicose Glucose 53 68,43b 9,06 36 62,91 7,37 38 67,23 10,73 Uréia Urea 53 27,40 4,13 36 17,85 b 4,46 38 21,45 7,88 Escore Score 53 4,40a 0,65 36 3,83 0,77 38 4,13a 0,70

Médias, na coluna, seguidas de letras diferentes são diferentes (P<0,05) pelo teste SNK. Means, within a column, followed by different letters are different (P<.05) by SNK test.

(5)

2040

Nelore, quando comparado às demais ordens de parto (P<0,05), o que não aconteceu para as vacas da raça Gir. A concentração de colesterol foi menor nos ani-mais com melhor condição corporal e maior nas vacas com condição corporal inferior. Este fato pode ter ocorrido em virtude da maior mobilização de tecido nos animais com baixa condição corporal, acarretando aumento das lipoproteínas circulantes e, assim, refletindo nas concentrações sangüíneas do colesterol total (DiMARCO et al., 1981; LENHINGER et al., 1995). A concentração de glicose foi influenci-ada nas vacas das raças Nelore e Gir. Esta diferença pode estar ligada à produção de leite, e, ou, ao comportamento, uma vez que vacas que apresentam maior produção de leite, no caso das vacas da raça Gir, e têm concentrações de glicose menores, enquanto vacas que apresentam comportamento mais nervoso, no caso de animais da raça Nelore, têm mostrado

maiores concentrações de glicose (KAPPEL et al., 1984; WEEKES, 1991).

Na Tabela 4 são apresentados os valores médios de progesterona para as categorias reprodutivas estudadas e na Tabela 5, os resultados das concentra-ções plasmáticas de colesterol, glicose, uréia e escore da condição corporal, em função do status reprodutivo (não-lactantes e paridas com e sem corpo lúteo funcional), em vacas Nelore, Gir e Guzerá.

Em todas as raças, as concentrações sangüíneas de colesterol foram menores (P<0,05) nas vacas não-lactantes com corpo lúteo funcional. As menores concentrações de colesterol observadas nas vacas não-lactantes estão relacionadas à menor exigência nutricional desta categoria, levando à menor mobilização, pois as concentrações de colesterol fo-ram maiores nas vacas com maior exigência nutricional (maior produção de leite) em relação às novilhas

Tabela 3 - Concentrações plasmáticas médias de colesterol, glicose e uréia (mg/dL), em função do escore da condição corporal, em vacas paridas de raças Zebuínas

Table 3 - Cholesterol, glucose and urea plasma concentrations, (mg/dL), according to body condition score, in Zebu calving cows Raça

Breed

Nelore Gir Guzerá

Nellore Gyr Guzera

Escore/Variável n Média DP n Média DP n Média DP

Score/Variable Mean SD Mean SD Mean SD

Escore baixo Low score Colesterol 27 161,00a 29,92 48 144,45a 29,61 28 189,71a 37,07 Cholesterol Glicose 27 82,44a 19,28 48 62,97ab 6,83 28 64,78 7,08 Glucose Uréia 27 27,17 3,55 48 20,23 5,15 28 20,44 6,01 Urea Escore médio Medium score Colesterol 45 150,17a 26,59 42 130,14b 37,02 64 171,20b 40,16 Cholesterol Glicose 45 70,36b 11,53 42 62,97b 8,38 64 67,31 10,23 Glucose Uréia Urea 45 27,36 3,64 42 19,86 6,42 64 21,79 7,49 Escore alto High score Colesterol 40 128,77b 24,56 25 123,40b 27,78 22 163,86b 40,51 Cholesterol Glicose 40 70,27b 9,95 25 68,56a 8,01 22 65,09 5,14 Glucose Uréia 40 26,00 3,91 25 19,60 6,75 22 19,02 4,69 Urea

Médias, na coluna, seguidas de letras diferentes são diferentes (P<0,05) pelo teste SNK. Means, within a column, followed by different letters differ (P<.05) by SNK test.

(6)

RUAS et al.

Tabela 4 - Concentrações de progesterona (ng/mL), de acordo com o status reprodutivo de vacas zebu Table 4 - Progesterone concentrations (ng/mL), according to reproductive status of zebu cows

Raça

Breed

Categoria Nelore Gir Guzerá

Class Nellore Gyr Guzera

Vacas não-lactantes com corpo lúteo funcional 8,29+2,61 8,03+2,16 7,74+2,17

No suckling cows with functional corpus luteum

Vacas paridas com corpo lúteo funcional 7,68+3,76 6,40+2,45 6,10+2,74

Suckled cows with functional corpus luteum

Vacas paridas sem corpo lúteo funcional < 1,0 < 1,0 < 1,0

Suckled cows without functional corpus luteum

Tabela 5 - Concentrações plasmáticas médios de colesterol, glicose e uréia (mg/dL) e escore corporal (escala 3 - 5), em função do status reprodutivo, em vacas de raças zebuínas

Table 5 - Cholesterol, glucose and urea plasma concentrations (mg/dL), according to body condition score (range 3 - 5) in function of the reproductive status, in Zebu cows

Raça

Breed

Nelore Gir Guzerá

Nellore Gyr Guzera

Status/Variável n Média DP n Média DP n Média DP

Variable Mean SD Mean SD Mean SD

Vacas não-lactantes com corpo lúteo

No suckling cows with functional corpus luteum

Colesterol 42 138,50b 27,07 46 101,97b 23,72 48 146,75c 29,99 Cholesterol Glicose 42 77,40a 8,87 46 74,65a 9,49 48 67,75 6,18 Glucose Uréia (Urea) 42 29,05a 8,38 46 23,97a 6,71 48 41,86a 4,29 Escore (Score) 42 5,00a 0,00 46 4,84a 0,36 48 4,85a 0,35

Vacas paridas com corpo lúteo

Calving cows with functional corpus luteum

Colesterol Cholesterol 40 157,67a 23,93 35 131,60a 31,40 45 175,93a 33,41 Glicose Glucose 40 71,30b 14,95 35 68,71b 7,08 45 69,37 8,74 Uréia (Urea) 40 22,02b 4,30 35 22,41ab 5,71 45 20,20b 8,02 Escore (Score) 40 4,32b 0,47 35 4,05b 0,53 45 4,22b 0,55

Vacas paridas sem corpo lúteo

Calving cows without functional corpus luteum

Colesterol Cholesterol 50 142,72b 26,16 50 129,14a 33,79 47 161,82b 36,08 Glicose Glucose 50 68,21b 10,69 50 64,90b 8,16 47 65,76 7,10 Uréia (Urea) 50 26,98a 3,96 50 21,02b 6,31 47 20,01b 4,88 Escore (Score) 50 4,11b 0,67 50 3,84b 0,79 47 3,76 c 0,63

Médias, na coluna, seguidas de letras diferentes são diferentes (P<0,05) pelo teste SNK. Means, within a column, followed by different letters are differ (P<.05) by SNK test.

(7)

2042

(ARAVE et al., 1974), não estando relacionada ao status reprodutivo (PEDROSO et al., 1986).

Observou-se que, nas vacas não-lactantes Nelore e Gir, com corpo lúteo funcional, as concentrações de glicose foram superiores (P<0,05) às das vacas paridas, o que pode estar relacionado à produção de leite (KAPPEL et al., 1984). Contudo, nas vacas Guzerá, a concentração de glicose não diferiu entre as cate-gorias, o que está de acordo com PEDROSO et al. (1986), que não observaram diferenças nas concen-trações de glicose para diferentes status reprodutivos. Para a variável escore da condição corporal, observaram-se valores superiores (P<0,05) para va-cas não-lactantes com corpo lúteo funcional, indepen-dente da raça, em relação às demais categorias, o que se deve à menor demanda de nutrientes. O escore da condição corporal foi semelhante entre as vacas paridas Nelore e Gir com ou sem corpo lúteo funcional. Nas vacas Guzerá, o escore da condição corporal foi menor para aquelas sem corpo lúteo funcional. No caso de anestro, era de se esperar baixa condição corporal, o que está de acordo com DIAS (1991).

Conclusões

Número de dias transcorridos após o parto, escore corporal e status reprodutivo, independentemente da raça, alteraram a concentração plasmática de colesterol.

Número de dias transcorridos após o parto, or-dem de parto, escore corporal e status reprodutivo, dependendo da raça, interferiram na concentração plasmática de glicose.

A ordem de parto e o status reprodutivo, depen-dendo da raça, interferiram na concentração plasmática de uréia.

O número de dias transcorridos após o parto, a ordem de parto e a categoria animal (vacas lactantes ou não) influenciaram o escore da condição corporal.

Referências Bibliográficas

ARAVE, C.W., MILLER, R.H, LAMB, R.C. 1974. Genetic and environmental effects on serum cholesterol of dairy cattle of various ages. J. Dairy Sci., 58(3):423-427.

DELAZARI, J.A. Desempenho reprodutivo, concentrações de

progesterona e metabólitos lipídicos no pós-parto de vacas mestiças holandesas-zebu submetidas a uma dieta hiperlipidêmica:

Viçosa, MG: UFV, 1966. 74p. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Viçosa, 1996.

DIAS, F.M.G.N. Efeito da condição corporal, razão peso/altura

e peso vivo sobre o desempenho reprodutivo pós-parto de vacas de cortes zebuínas:Belo Horizonte, MG: Escola de

Veterinária, 1991. 100p. Tese (Mestrado em Zootecnia) -Universidade Federal de Minas Gerais, 1991.

DÍAZ GONZÁLEZ, F.H. Efeito da condição corporal de

novi-lhas sobre a fertilidade. O perfil metabólico pós-serviço e a

sobrevivência embrionária. Viçosa, MG: UFV, 1991. 118p.

Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Federal de Viçosa, 1991.

DiMARCO, N.M., BEITZ, D.C., WHITEHURST, G.B. 1981. Effect of fasting on free fatty acid, glycerol and cholesterol concentrations in blood plasma and lipoprotein lipase activity in adipose tissue of cattle. J. Anim. Sci., 52(1):75-82. FERREIRA, A.M., TORRES, C.A.A. 1992. Glicose e lipídios

totais como indicadores de status nutricional de bovinos.

R. Soc. Bras. Zootec., 21(2):338-345.

KAPPEL,L.C., INGRAHAM, R.H., MORGAN, E.B. et al. 1984. Relationships between fertility and blood glucose and cholesterol concentrations in Holstein cows. Am. J. Vet. Res., 45(12):2607-2612.

LAMMOGLIA, M.A., WILLARD, S.T., OLDHAM, J.R. et al. 1996. Effects of dietary fat and season on steroid hormonal profiles before parturition and on hormonal. cholesterol, triglycerides, follicular patterns, and postpartum reproduction in Brahman cows. J. Anim. Sci., 74(10):2253-2262. LEHNINGER, A.L., NELSON, D.L., COX, M.M. 1995.

Princípios de bioquímica. São Paulo: Sarvier. 839p.

MUCCIOLO, R.G., BARBERIO, J.C. 1983. Níveis de progesterona no plasma sanguíneo durante o ciclo estral e a gestação de vacas nelore (bos indicus). R. Bras. Reprod.

Anim., 7(1):11-21.

PARK, C.S., RAFALOWSKI, W., MARX, G.D. 1983. Effect of dietary fat supplement on lipid metabolism of Holsteins heifers. J. Dairy Sci., 66(3):528-534.

PEDROSO, R., NAVARRO, M., PADIAL. Y.C. 1986. Niveles y fuentes de variacion de algunos indices bioquimicos de la sangre en novillas ¾ holstein x ¼ cebu y ¾ brown swiss x ¼ cebu. Rev. Cubana Reprod. Anim., 12(2):113-138. PIRES, C.C., FERNANDES, L.C.O. 1983. Variação de peso e

níveis plasmáticas de glicose, produção de leite e peso de terneiros durante o pós-parto de vacas de corte. R. Soc. Bras.

Zootec., 12(1):60-71.

ROSADO, M.L. Características reprodutiva e biométricas de

fêmeas Nelore e F1 Europeu-Nelore. Viçosa, MG:UFV,1991,

108p. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Viçosa, 1991.

ROWLANDS, G.J. LITTLE, W., KITCHENHAM, B.A. 1977. Relationships between blood composition and fertility in dairy cows - a fields study. J. Dairy Res., 44(1):1-7. RUEGG, P.L., GOODGER, W.J., HOLMBERG, C.A. et al.

1992. Relation among body condition score, serum urea nitrogen and cholesterol concentrations, and reproductive performance in high-producing Holstein dairy cows in early lactation. Am. J. Vet. Res., 53(1):10-14.

WEEKES, T.E.C. Hormonal control of glucose metabolism. In: Tsuda, t., Sasaki, Y., Kawashima, R. Physiological aspects of digestion and metabolism in ruminants: INTERNATIONAL SYPOMSIUM ON RUMINANT PHYSIOLOGY, 7, 1989, Sendai, Japan. Proceedings... San Diego: Academic Press, 1991. p.183-200.

Recebido em: 06/07/99 Aceito em: 20/06/00

Referências

Documentos relacionados

As espécies predominantes (mais freqüentes, constantes e dominantes) foram Anastrepha obliqua (Macquart) em Campos dos Goytacazes e São Francisco do Itabapoana, Anastrepha fraterculus

Os debates mostram que persiste um “dilema epistemológico” (Evaldo Luís Pauly): trata-se, afi nal, de conheci- mento e prática religiosa particular e, portanto, opcional ou

As ações devem contemplar a divulgação à população sobre a ocorrência da LV na região, alertando sobre os sinais clínicos e os serviços para o

O livro de literatura infantil e a apropriação da linguagem discorremos sobre um levantamento de pesquisas, em sua maioria, estrangeiras, feito por Cardoso e Sepúlveda

(Oxyurida: Hystrignathidae) is described from the gut caeca of Passalus interstitialis Escholtz, 1829 (Coleoptera: Passalidae) from Escaleras de Jaruco, La Habana

Os dados de incidência foram obtidos do RCPB de Fortaleza a partir do sistema basepopWeb (INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER, 2010), sendo coletados: o número de casos novos

Assim, neste trabalho pretende-se utilizar métodos de calibração multivariada para estudar a porcentagem de fármaco dissolvido versus o tempo de analgésicos com

6º do Decreto nº 48.097/2020, os candidatos selecionados para a Etapa Obrigatória 02 (entrevista), ficam automa camente convocados para o comparecimento à entrevista, que ocorrerá