• Nenhum resultado encontrado

Atmosfera - Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio. Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Atmosfera - Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio. Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio."

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Atmosfera - Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio.

Guia completo para montar a

(2)

Introdução ... 3

Planeje ... 4

O tipo de programação (períodos) ... 5

Crie ... 6

Desprenda-se ... 7

Encontre a música certa ... 8

- Uma Joalheria ... 9

- Loja de moda jovem ... 10

- Um Restaurante ... 11 Pense na equipe ... 12 Quantidade e qualidade ... 13 O volume dá o Tom ... 14 Atualize, renove-se ... 15

Sumário

(3)

Atmosfera - Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio.

A música de um estabelecimento é o diálogo sonoro com o cliente, é a impressão auditiva que queremos passar concordando com todos os outros sentidos, ou seja, a programação musical é muito importante para criar a atmosfera desejável e correta e alinhar aquilo que você vê e experimenta com o que se está ouvindo.

Proporcionar conforto sonoro aumenta o tempo de permanência, assim como o desconforto auditivo também pode afastar, por isso, a escolha do estilo musical, quantidade de músicas e o volume correto são alguns pontos que fazem a

programação musical ser utilizada como uma potente ferramenta de marketing sensorial. Esse é o intuito desse ebook, te dar dicas comprovadas por nossa

experiência e por pesquisas para ajudar na construção da sua programação musical. Resultado de criação, desenvolvimento e aplicação, como todos os outros produtos voltados para mercado, a programação musical é uma mensagem transmitida e

aplicada para agir como coadjuvante na venda de produtos e serviços. E, sendo assim, respeita regras de marketing, sazonalidade, geografia, aspiração entre outras para sua composição. Compor uma playlist é um exercício que reúne raciocínio lógico, percepção, conhecimento musical e sensibilidade.

Introdução

O princípio é simples

A programação musical comercial tem por finalidade motivar o público para que tenha uma determinada percepção contribuindo com o lucro.

(4)

O primeiro passo é planejar a playlist, isto é, avalie para quem vamos oferecer esta seleção musical, que gênero agradaria a um número maior de pessoas daquele

público que quer atingir e qual é o objetivo (preencher o ambiente, motivar as vendas, relaxar etc), que tipo de percepção queremos passar, enfim, todas estas observações devem ser levadas em conta.

Imagine o tipo de percepção que quer imprimir no ambiente, o que você quer comunicar ao seu público, tendo isto em vista você pode decidir se será uma

programação energética ou suave (segundo a sua necessidade) isto se chama nível de energia e, uma vez definido, a escolha de músicas, intérpretes e gêneros fica bem mais fácil.

A vantagem de planejar uma programação musical é saber, de antemão, como será sua dinâmica e quais universos musicais vão pertencer, ou não, aquela programação musical evitando assim desperdício de tempo na sua confecção. Você deve saber o que vai selecionar para trabalhar com foco, então planeje sua programação para não ficar horas com dúvidas.

(5)

Atmosfera - Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio.

Há programações que se dividem por períodos e variam com os horários e outras que tem uma proposta linear, ou seja, não tem

variações ao longo do dia. Programações divididas em horários são indicadas para algum tipo de atividade específica em determinado período ou necessidade (Ex: Restaurantes, academias e outros). Programações lineares são utilizadas pelo comércio quando é

necessário manter a mesma proposta da abertura ao fechamento (Ex: Lojas de Shopping). Veja em quais exemplos você está inserido e ajuste sua programação para ter melhor rendimento e reforçar o conceito de sua marca.

(6)

A música do seu ambiente tem de estar afinada com a atmosfera do estabelecimento, ou seja, escolha músicas que tenham a ver com o que você quer que o seu

estabelecimento proponha. Neste momento é um trabalho de composição de

elementos, assim como a luz e as cores a música é selecionada seguindo os mesmos padrões de cuidado.

A seleção musical é importante por ter efeito motivacional e ainda permitir a troca de informações para que as vendas aconteçam de maneira natural e descontraída.

Qual é o conceito? Qual o público alvo que pretendo atingir? Essas são perguntas importantes a se fazer para ter parâmetros mais concretos na hora de decidir qual o melhor caminho musical a ser adotado. Procure sempre colocar em sua paleta musical gêneros que concordem entre eles e músicas que não destoem umas das outra para a transição ser sempre suave e o resultado final soar coeso.

(7)

Atmosfera - Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio.

A playlist do seu negócio não reflete seu gosto pessoal, ela é concebida para agradar um público distinto, mesmo que você esteja incluído neste grupo é bom pensar fora da caixa, ou seja, fora do seu universo musical. Pesquise novos artistas e gêneros que possam acrescentar ainda mais conteúdo na mensagem que sua programação musical irá transmitir.

Como a programação musical tem um público alvo, pesquise também o que seus clientes gostam de ouvir, em que segmento estão incluídos e quais as músicas que fazem parte deste universo, daí, você tem uma boa idéia do conteúdo musical a ser trabalhado.

(8)

A escolha da seleção musical correta satisfaz várias equações e é um resultado do denominador comum entre os gêneros musicais que agradam ao seu público e o que você pretende comunicar musicalmente.

Estamos desenvolvendo uma programação para o público, então, fique atento!

Comece por triar estes gêneros para saber quais artistas fazem parte deste universo, esse é um bom começo para o desenvolvimento da sua programação musical. O nível de energia das músicas (calmo, moderado e alto) vai ser ditado também por esta

percepção.

Veja alguns exemlos:

(9)

Atmosfera - Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio.

Escolha músicas calmas, sofisticadas e de preferência

instrumentais. O produto tem valor elevado e a venda depende de bom entendimento, músicas com uma rotação mais lenta tendem a relaxar.

Gêneros a escolher: Lounge Music e Bossa Nova (Nível de energia: Alto)

Nesta situação a programação resolve equações como: Público Feminino/ Sofisticado / Instrumental

Uma Joalheria

(10)

Coloque uma programação energética e atual (que é altamente motivacional). Jovens compram rápido, a programação musical deve se adequar a esta velocidade e também ser bem atual, como seu público.

Gêneros a escolher: House, Rock e Pop (Nível de energia: Alto) Nesta situação a programação resolve equações como: Público Jovem / Alta energia / Atual

(11)

Atmosfera - Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio.

Para o almoço privilegie uma sonoridade mais casual para poder criar uma atmosfera mais descontraída para quem almoça

sozinho ou em grupos e geralmente não passa muito tempo no estabelecimento.

Gêneros a escolher: MPB e Soft Rock (Nível de energia: Médio) No jantar músicas mais românticas e sofisticadas são mais aconselháveis. O target são casais e grupos que vão apreciar o momento e relaxar, então, passarão mais tempo consumindo. Gêneros a escolher: Jazz e Lounge Music (Nível de energia: Baixo Nesta situação a programação resolve equações como: Nível de energia / Horário

Um Restaurante:

(12)

A programação tem de ser correta para a proposta e ser também interessante para os que trabalham no local, por isso, temos que adequar nossa programação para o público e tem de ser interessante para os clientes e para a equipe. Tenha uma trilha com muitas músicas e pense em dar uma refrescada mensalmente, fazendo isso você dinamiza a equipe e quebra a rotina de maneira eficaz para os que estão lá todo dia.

(13)

Atmosfera - Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio.

Uma boa programação musical é sortida e tem um leque extenso de possibilidades para ser sempre versátil, 1.000 músicas é um bom número, claro que essas músicas não devem ser escolhidas ao acaso, todas devem concordar com o conceito que você quer imprimir, que atendam ao público alvo e todos os tópicos que apresentamos até aqui.

A qualidade do arquivo também é muito importante para não haver “degraus” sonoros (diferença de gravação, bitrate, textura da música, etc), então ouça a seleção várias vezes para se certificar.

A randomização também é parte importante aqui, escolha um programa que sorteie as músicas de maneira eficaz, senão, já vamos saber qual vai ser a próxima música que vai tocar.

(14)

Agora que a playlist já está planificada e criada é interessante separar um bom tempo para atualizar as músicas seguindo todos os critérios acima e o conceito ao qual você decidiu seguir, uma boa programação musical está em constante aprimoramento, sendo atualizada mensalmente, caso contrário, é só uma seleção de músicas estáticas e repetitivas, o que vai refletir no ambiente com o passar do tempo. Uma programação que não muda é sempre o mais do mesmo, indo na contramão da motivação.

(15)

Atmosfera - Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio.

Prestar atenção no volume correto da programação musical é utilizar essa ferramenta de maneira crucial para sua eficiência, pois o volume muito baixo ou alto demais

não são interessantes, independente do nível de energia das músicas deve haver um equilíbrio entre música e o ambiente.

A programação musical deve ter um volume marcante e confortável, o equilíbrio

reside quando conseguimos perceber o que está tocando sem atrapalhar a conversa, por isso, apostar em boa sonorização (equipamento, isolação, conselhos profissionais e outros) também é uma ótima ideia.

(16)

Conclusão

Colocando em prática todos esses pontos citados acima, não tem como errar na hora de montar a playlist ideal para o seu negócio de acordo com seu perfil de público e posicionamento de marca. Lembre-se: É muito importante cuidar com dedicação e focado na estratégia para potencializar seus resultados.

(17)

Atmosfera - Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio.

Sobre o Autor

Michel Nahum tem 30 anos de experiência no mercado musical e cria a trilha sonora de diversas marcas em todo o Brasil e no exterior. É gerente de conceito e conteúdo e junto com a sua equipe é responsável pelo incrível trabalho desenvolvido pela

(18)

Sobre o Atmosfera - ListenX

A ListenX, criadora do Atmosfera, utiliza a música como ferramenta principal para traçar estratégias de marketing sensorial, impulsionando resultados. Buscamos entender o seu negócio, sua marca e seus objetivos, e criamos uma rádio com as músicas mais adequadas para você e seus clientes. Para isto, disponibilizamos tecnologias modernas e até mesmo a possibilidade de veiculação de anúncios. Lacoste, The Fifties, Malwee, Mahogany, Portobello e Hering estão entre os clientes mais satisfeitos com os nossos serviços! Para nos conhecer ainda melhor, visite o nosso site.

Referências

Documentos relacionados

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Dentre estas, três cepas, isoladas da matéria-prima e do concentrado de maçã, foram identificadas como Neosartorya fischeri; uma cepa isolada da matéria-prima foi identificada

Encha a garrafa até um pouco abaixo do nível desejado e feche o canal de drenagem girando a válvula de controle de fluxo no sentido horário até que ela pare.. CRAFTAP 3 | Breve

A reunião do Comitê Comitê Consultivo da BVS Enfermagem Brasil teve como principal objetivo a apresentação do projeto para o desenvolvimento desta área temática na BVS,

Fonte: IDC, 2015 (Inquérito a 467 organizações portuguesas que possuem alguma presença na Internet)..

• Qual o tipo de proteção que ele NÃO garante. • Como utilizar o EPI e ficar

O trabalho de investigação clínica na área da abdominoplastia em causa foi desenvolvido no serviço de cirurgia plástica do centro hospitalar de São João e da faculdade de medicina

O candidato poderá obter informações e orientações sobre o Simulado Virtual, tais como Editais, processo de inscrição, horário de prova, gabaritos, ranking e resultados