• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DO PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS NO COLÉGIO NOSSA SENHORA DO CARMO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DO PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS NO COLÉGIO NOSSA SENHORA DO CARMO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

EDITAL DO PROCESSO DE ADMISSÃO DE

NOVOS ALUNOS NO COLÉGIO NOSSA SENHORA DO CARMO - 2018

A Diretora do Colégio Nossa Senhora do Carmo – Juiz de Fora, Sônia Maria Estevam, no uso de suas atribuições regimentais e em consonância com a legislação em vigor, traz a público e ainda estabelece as normas regentes para o Processo de Admissão de Novos Alunos 2018.

1. DO PERÍODO E DO LOCAL DE INSCRIÇÃO

1.1. As inscrições para o Processo de Admissão de Novos Alunos para o ano de 2018 estarão abertas do dia 04 de setembro de 2017 até o dia 20 de setembro de 2017.

1.1.1. As inscrições do dia 04 e 05 de setembro são exclusivamente para quem tem irmãos, que já estudam no Colégio Nossa Senhora do Carmo.

1.2. O cadastro das inscrições será feito, exclusivamente, na Recepção do Colégio Nossa Senhora do Carmo, nos seguintes horários: das 8h às 11h e das 13h30min às 16h30min. A Ficha de Intenção de Vaga deverá ser preenchida, de forma legível, na Recepção do Colégio.

1.3. Para os candidatos da Educação Infantil e para os do 1º Ano do Ensino Fundamental, após o preenchimento das vagas divulgadas, as inscrições que ultrapassarem o referido número de vagas ofertadas receberão o status de EXCEDENTE.

1.3.1. Caso haja disponibilidade de vaga, o candidato EXCEDENTE será contatado pelo Colégio Nossa Senhora do Carmo na ordem de preenchimento do cadastro;

1.3.2. Os candidatos EXCEDENTES somente serão contatados se estiverem com o cadastro completo;

1.3.3. A lista de candidatos EXCEDENTES terá validade para o ano de 2018.

1.4. Somente serão consideradas efetivadas as inscrições feitas nos prazos estabelecidos, devendo os responsáveis pelo candidato seguir os procedimentos indicados neste Edital. 2. DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA

2.1. Os pais e/ou responsáveis pelo candidato deverão, obrigatoriamente, apresentar a seguinte documentação:

2.1.1. Certidão de Nascimento (original e cópia);

2.1.2. CPF e Carteira de Identidade dos pais (original e cópia);

2.1.3. Comprovante de endereço dos pais e do responsável financeiro, se diferente dos pais (original e cópia);

2.1.4. 1 foto 3x4;

2.1.5. Pagar uma de taxa de R$ 40,00. Não está sujeita à devolução.

2.2. Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta, ilegíveis ou fora do prazo estipulado.

3. VAGAS OFERECIDAS

3.1. Para o Processo de Admissão de Novos Alunos do Colégio Nossa Senhora do Carmo para o ano letivo de 2018, serão oferecidas as vagas, conforme descrito abaixo:

(2)

CURSO ANO/SÉRIE TURNO No DE VAGAS (*)

Educação Infantil Maternal II Tarde 18

Educação Infantil Maternal III Tarde 19

Educação Infantil 1º Período Tarde 17

Educação Infantil 2º Período Tarde 25

Ensino Fundamental 1º Ano Tarde 16

Ensino Fundamental 2º Ano Tarde 0

Ensino Fundamental 3º Ano Tarde 2

Ensino Fundamental 4º Ano Tarde 0

Ensino Fundamental 5º Ano Tarde 1

Ensino Fundamental 6º Ano Manhã 12

Ensino Fundamental 7º Ano Manhã 8

Ensino Fundamental 8º Ano Manhã 10

Ensino Fundamental 9º Ano Manhã 10

Ensino Médio 1ª Série Manhã 1

Ensino Médio 2ª Série Manhã 3

Ensino Médio 3ª Série Manhã 2

* Vagas disponíveis para o 1º Processo Seletivo. Para o 2º Processo Seletivo, estarão disponíveis somente as vagas remanescentes.

3.2. O Colégio reserva-se o direito de oferecer vagas para os períodos/anos/séries, conforme as possibilidades de espaço físico, demandas e políticas internas.

4. DA IDADE DOS CANDIDATOS

4.1. O Colégio observará, como data de ingresso e de matrícula, o disposto na Lei 20.817, de 29 DE JULHO DE 2013, do Governo do Estado de Minas Gerais, e o estabelecido em seu Regimento Escolar, em idade completa, conforme se segue:

ANO / SÉRIE IDADE A COMPLETAR

Maternal II 2 anos até 30/06/2018

Maternal III 3 anos até 30/06/2018

1º Período 4 anos até 30/06/2018

2º Período 5 anos até 30/06/2018

1º Ano do Fundamental 6 anos até 30/06/2018

4.1.1. Havendo mudança na legislação vigente, estará a cargo da Direção Geral do Colégio Nossa Senhora do Carmo a análise e a adequação do especificado neste Edital.

(3)

4.2. Para os candidatos fora da faixa etária, o Processo de Admissão de Novos Alunos e a matrícula observarão os limites de Idade Máxima, a ser completada no ano a ser cursado, tendo como referência a tabela a seguir:

Ensino Fundamental Ensino Médio

Ano/Série 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 1ª 2ª 3ª

Idade Máxima 7 8 9 10 11 12 13 14 15 17 18 19

5. CANDIDATOS DA EDUCACÃO INFANTIL E DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 5.1. As vagas serão preenchidas pelo critério de ordem cronológica até o limite de vagas.

5.2. O período de inscrição dos candidatos à Educação Infantil e ao 1º Ano do Ensino Fundamental será de 04 de setembro a 20 de setembro de 2017 (das 8h às 11h e das 13h30min às 16h30min), considerado, neste, o limite de vagas e também o cadastro para possíveis vagas remanescentes. Observando o item 1.1.1.

5.3. Finalizado o preenchimento da Ficha de Intenção de Vaga, conferida a documentação obrigatória, será informado pelo Colégio o número de ordem correspondente à posição do candidato, de acordo com a sequência cronológica dos cadastros efetuados.

5.3.1. Esgotado o número de vagas anunciadas neste Edital, a Secretaria continuará a receber o cadastro de inscrição para possíveis vagas remanescentes até 26 de fevereiro de 2018, em sequência cronológica.

6. CANDIDATOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL (2º AO 9º ANOS) e PARA O ENSINO MÉDIO (1a A

3a SÉRIES)

6.1. As vagas serão preenchidas em conformidade com os critérios descritos no item 10.2 deste Edital.

6.2. Os pais ou responsáveis legais pelo candidato à admissão no Ensino Fundamental e no Ensino Médio deverão observar os seguintes procedimentos:

6.2.1. Observar o item 1.1, 1.2 e 1.4.

6.2.2. Apresentar os documentos descritos no item 2.1. 6.2.3. Participar de todas as etapas do processo de admissão.

6.3. O processo de Admissão de Novos Alunos do Ensino Fundamental ao Ensino Médio será através de prova diagnóstica das seguintes áreas: Língua Portuguesa e Matemática. Os candidatos farão prova compatível com o grau de escolaridade, avaliando, assim, competências básicas necessárias para o seu desenvolvimento acadêmico na série/ano pretendida (Anexo I). As Provas deste processo seletivo têm caráter unicamente avaliativo, não caracterizando concorrência para bolsa de estudos.

7. PROCESSO DE ADMISSÃO PARA NOVOS ALUNOS

7.1. Data, horário e local do processo para admissão de novos alunos: • Data e horário do Primeiro Processo:

(4)

o Local: Colégio Nossa Senhora do Carmo o Data: 23 de setembro de 2017

o Horário: 8h - Ensino Fundamental e Ensino Médio e 9h – Educação Infantil • Data e horário do Segundo Processo:

o Local: Colégio Nossa Senhora do Carmo o Data: 11 de novembro de 2017

o Horário: 15h 8. ATIVIDADES

As atividades integrantes do Processo de Admissão de Novos Alunos 2018 têm como objetivo apenas perceber o momento cognitivo dos candidatos, avaliando as suas potencialidades com a construção de novos conhecimentos.

8.1. Etapas

8.1.1. Os candidatos às vagas da Educação Infantil e os do 1o. Ano do Ensino Fundamental realizarão atividades especi ́ficas (lúdicas, de caráter socializante e interativo), conforme a data indicada no item 7.1, no Colégio Nossa Senhora do Carmo. Essas atividades não terão caráter classificatório, porém a presença é obrigatória.

8.1.2. Os candidatos às vagas da Educação Infantil e os do 1º Ano do Ensino Fundamental

deverão usar traje que não dificulte movimentos e calçar tênis confortável.

8.1.3. Os candidatos às vagas do 1º Ano do Ensino Fundamental deverão trazer estojo com

lápis de cor, lápis preto e borracha.

8.1.4. Os candidatos às vagas do 1º Ano do Ensino Fundamental realizarão, além das atividades específicas, atividades diagnósticas. Essas atividades não terão caráter classificatório, tendo como objetivo possibilitar que a escola conheça o estágio de alfabetização da criança e viabilizar um melhor acompanhamento ao longo de sua vida escolar. A presença do candidato é obrigatória.

8.1.5. Os candidatos às vagas do 2º Ano ao 9º Ano do Ensino Fundamental e os do Ensino

Médio farão provas de Língua Portuguesa, de Produção de Texto e de Matemática e participarão de uma dinâmica. Deverão trazer o estojo completo (lápis, caneta azul e borracha.) Os alunos do 2º ao 5º Ano devem trazer, também, lápis de cor.

8.1.6. O encontro com os pais e/ou responsáveis legais que definirem por matricular seu filho no Colégio Nossa Senhora da Carmo deverá ser agendado na Recepção do Colégio.

9. PROCEDIMENTOS NO DIA DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS

9.1. É de competência exclusiva do responsável e/ou do candidato a identificação correta de seu local de prova e o comparecimento no horário determinado.

9.2. Não será admitido o ingresso de candidato, no local de realização das provas, após o horário fixado para o seu início.

(5)

9.3. Não serão aplicadas provas, em hipótese alguma, fora da data prevista e do espaço fi ́sico predeterminado no endereço e local indicados.

9.4. Não será permitida, durante a realização das provas, a comunicação entre os candidatos. 9.5. Não será permitido ao candidato o uso de aparelhos eletrônicos e/ou calculadoras de

qualquer tipo, durante a realização das provas, bem como o uso de smartfone, gravador, receptor e/ou outros.

9.6. Não haverá segunda chamada de provas, assim como revisão e/ou vista das provas em qualquer momento do processo.

9.7. Terá suas provas anuladas e será eliminado do Processo de Admissão de Novos Alunos o candidato que, durante a realização de qualquer uma das provas:

9.7.1. usar ou tentar usar meios fraudulentos e/ou ilegais para a realização das provas ou para obter aprovação própria ou de terceiros;

9.7.2. for surpreendido fornecendo e/ou recebendo auxi ́lio para a execução de quaisquer das provas;

9.7.3. utilizar-se de equipamentos que não forem expressamente permitidos;

9.7.4. afastar-se da sala de provas, a qualquer tempo, sem acompanhamento da equipe organizadora.

9.8. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas, em virtude de afastamento do candidato do local de realização das mesmas.

9.9. Não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação das provas e/ou pelas autoridades presentes, informações referentes ao conteúdo das mesmas.

10. CLASSIFICAÇÃO

10.1. Os candidatos da Educação Infantil e os do 1º Ano do Ensino Fundamental serão classificados por ordem de inscrição até o limite de vagas. A ausência à entrevista e/ou às atividades do dia previsto implicam a eliminação do candidato.

10.2. Os candidatos do 2º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e os do Ensino Médio serão classificados de acordo com as notas obtidas nas provas e na participação da dinâmica, até o preenchimento das vagas, devendo o candidato conseguir o mínimo de 60% dos pontos distribuídos nas provas.

10.3. Será considerado desistente o candidato que não comparecer em qualquer uma das provas e/ou descumprir as determinações deste Edital.

11. RESULTADOS

11.1. Os resultados serão divulgados, por ordem alfabética, a partir das 14h do dia 06 de outubro de 2017, para quem participou do primeiro processo. E, no dia 11 de novembro de 2017, para quem participou do segundo processo. O resultado estará disponível na Recepção do Colégio. 11.2. Os resultados relativos ao Processo de Admissão de Novos Alunos para o Colégio Nossa

Senhora do Carmo somente terão validade para o ano de 2018. 12. MATRI ́CULA DOS CANDIDATOS CLASSIFICADOS

12.1. A matrícula dos candidatos aprovados, até o limite das vagas oferecidas neste Edital, será efetivada na Secretaria Escolar do Colégio, no horário das 8h30min às 10h30min e das 13h às

(6)

16h30min. Dos dias 06 e 07 de novembro de 2017, para quem participou do primeiro processo. E, para quem participou do segundo processo, do dia 29 a 30 de novembro de 2017. 12.2. Documentos exigidos e procedimento para a efetivação da matrícula:

a. Requerimento de Matrícula devidamente preenchido, sem rasuras, e assinado pelos pais e/ou responsáveis legais;

b. Cópia da Certidão de Nascimento; c. Carteira de Identidade;

d. Declaração de Transferência, solicitada na escola de origem;

e. Pagamento do boleto referente à 1ª parcela da anuidade escolar de 2018 e entrega de cópia do comprovante na Tesouraria do Colégio, no ato da matrícula.

f. No caso de pais separados, é obrigatória a comprovação da guarda do menor mediante a cópia do documento judicial.

12.3. Documento a ser entregue na Secretaria Escolar do Colégio, para a efetivação da matrícula, até o dia 23 de fevereiro de 2018:

a. Histórico Escolar da escola de origem.

12.4. A matrícula do aluno ingressante por transferência de outra instituição será cancelada se o Histórico Escolar da escola de origem não for apresentado no prazo de até 30 dias a contar da data de expedição da Declaração de Transferência.

12.5. A desistência da matrícula já realizada, se necessária, deverá ser formalmente requerida pelo(s) responsável(eis) na Secretaria Escolar do Colégio Nossa Senhora do Carmo.

12.6. O cancelamento da matrícula é prerrogativa da Direção do Colégio Nossa Senhora do Carmo, caso seja apurada qualquer irregularidade na documentação do aluno ou se houver outra limitação impeditiva.

13. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

13.1. A inscrição do candidato no Processo de Admissão de Novos Alunos para o ano letivo de 2017 implicará a ciência e a aceitação das normas estabelecidas neste Edital.

13.2. Serão incorporadas a este Edital, para todos os efeitos, as normas complementares que porventura vierem a ser publicadas pelo Colégio.

13.3. Na ocorrência de caso fortuito, força maior ou outro fato que impeça a realização da avaliação escrita, parte do Processo de Admissão de Novos Alunos para o ano letivo de 2017, o Colégio se reserva o direito de cancelá-la ou substituí-la, de modo a viabilizar a admissão dos novos alunos.

13.4. Caso o candidato necessite de atendimento educacional especializado, o responsável deverá fazer a solicitação no momento da inscrição.

13.5. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Processo de Admissão de Novos Alunos e homologados pela Direção do Colégio.

Juiz de Fora, 01 de setembro de 2018.

Sônia Maria Estevam Diretora Presidente

(7)

ANEXO I

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE SERÃO AVALIADAS:

ÁREA DE LINGUAGENS E CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS E REDAÇÃO • Ler, interpretar, analisar e produzir textos;

• Organizar a expressão escrita com coerência de ideias; • Usar a língua como meio de interação e interlocução;

• Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.

ÁREA DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

• Resolver situações-problema, validando estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos como intuição, dedução, analogia e estimativa e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos.

• Reconhecer e aplicar diferentes representações dos números e operações. ATENÇÃO

• O Colégio opta por não fornecer lista de conteúdos programáticos, considerando que cada prova será contextualizada, primando pela percepção crítica do candidato em relação ao cotidiano no qual está inserido como um cidadão em processo de amadurecimento.

Referências

Documentos relacionados

o Candidatos às séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º Anos EFII) e ao Ensino Médio (1ª à 3ª Séries): Os candidatos realizarão, individualmente, uma prova de

Assim que todos os candidatos tiverem manifestado seu interesse, a direção organizará essa lista de espera, utilizando uma série de critérios simultaneamente: nota

Assim que todos os candidatos tiverem manifestado seu interesse, a direção organizará essa lista de espera, utilizando uma série de critérios simultaneamente: nota do(a)

Assim que todos os candidatos tiverem manifestado seu interesse, a direção organiza essa lista de espera, utilizando uma série de critérios simultaneamente: nota

MOSSORÓ é um município brasileiro no interior do estado do Rio Grande do Norte, situado no oeste Potiguar, Região Nordeste do país.. Ocupa uma área de aproximadamente 2

Idealmente, a melhor comparação para as UC tratadas viria do grupo de UC tratadas, ou seja, o grupo que receberam as ações de EE, mas na situação em que eles não tivessem

3 Mecanismos que visam garantir que o grupo de controle não receba as ações de EE são fundamentais para que a contaminação do grupo de controle não inviabilize a

The purpose of the auction is to hire entities to carry out energy efficiency (EE) actions aimed at reducing electricity consumption in the city of Boa Vista in the state of