• Nenhum resultado encontrado

1. PROJETO EXECUTIVO ESTRUTURAL/FUNDAÇÕES E MEMORIAL DESCRITIVO ESTRUTURAL/FUNDAÇÕES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1. PROJETO EXECUTIVO ESTRUTURAL/FUNDAÇÕES E MEMORIAL DESCRITIVO ESTRUTURAL/FUNDAÇÕES"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS / EXIGÊNCIAS MÍNIMAS PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS EXECUTIVOS E MEMORIAIS DESCRITIVOS ESTRUTURAL/FUNDAÇÕES, INSTALAÇÕES ELÉTRICAS/SPDA, PPCI E INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS DA REFORMA DA EDIFICAÇÃO EXISTENTE

Deverão ser confeccionados pela contratada, a partir do Projeto Executivo Arquitetônico e Memorial Descritivo Arquitetônico, e atendendo às exigências aqui descritas, os seguintes projetos executivos: Estrutural/Fundações, Instalações Elétricas/SPDA, PPCI e Instalações Hidrossanitárias. Deverão atender, ainda, às especificações e prazos estabelecidos no edital. A aceitação dos projetos executivos pelo fiscal do contrato não exime seus autores da total responsabilidade pelos projetos; o fabricante, de qualquer peça, da total responsabilidade pelo produto por ele fabricado e/ou montado; e o executor, da total responsabilidade pela execução dos serviços. Os projetos complementares deverão estar perfeitamente integrados, sob pena de serem refeitos.

1. PROJETO EXECUTIVO ESTRUTURAL/FUNDAÇÕES E MEMORIAL DESCRITIVO ESTRUTURAL/FUNDAÇÕES

1.1. Deverão ser respeitados as distâncias e os alinhamentos pré-lançados no projeto arquitetônico, bem como as informações contidas no memorial descritivo arquitetônico, sendo que qualquer modificação que altere o projeto arquitetônico deverá ser autorizada, por escrito, pelo fiscal do contrato.

1.2. Será executado o projeto executivo estrutural/fundações referente à placa vazada e à floreira, conforme indicação na planta baixa. Deverá conter: planta das formas e vigas de fundação, planta da primeira e segunda fiadas dos blocos de concreto estruturais com a locação e carga dos grautes e demais reforços estruturais, em escala 1:50, detalhamento das vigas de fundação, cintas de amarração, grautes, verga e contraverga e demais elementos estruturais que se fizerem necessários para o perfeito entendimento do projeto e execução da obra.

1.3. O memorial descritivo deverá discriminar todos os elementos de fundação e estruturais da placa vazada e da floreira, tais como orientações a respeito da execução, das formas, escoramentos, recobrimentos, prazos para desformas, uso de espaçadores, etc.

1.4. Deverão ser indicados os diferentes níveis estruturados, bem como o fck do concreto, o tipo de aço e a resistência dos blocos de concreto para as alvenarias.

1.5. Os insumos do orçamento estimado da fundação e estrutura da placa vazada e da floreira servem, apenas, para se obter uma estimativa aproximada de custo destes elementos. O projetista estrutural terá total liberdade para desenvolver o projeto de fundações e estrutural mais adequado ao projeto arquitetônico, respeitando o exposto no item 1.1 supra.

1.6. Deverá ser entregue, após a elaboração do projeto executivo e memorial descritivo, uma nova planilha de orçamento estimado, contendo todos os insumos com as respectivas quantidades e valores de material, mão-de-obra e totais, nos moldes das planilhas de orçamento estimado fornecido pelo fiscal do contrato, de todos os elementos estruturais.

1.7. O projeto estrutural e de fundações deverá estar integrado aos outros projetos e perfeitamente claro, para que, no momento da execução, seja possível prever esperas, rasgos, escavações e perfurações para a instalação de tubulações e equipamentos.

(2)

2. INSTALAÇÕES ELÉTRICAS/SPDA

2.1. Qualquer modificação que altere o projeto arquitetônico deverá ser autorizada, por escrito, pelo fiscal do contrato.

2.2. Todas as instalações elétricas/SPDA deverão ficar embutidas nas alvenarias, salvo recomendação diversa do projetista, cuja aprovação ficará a cargo do fiscal do contrato.

2.3. Será executado o projeto executivo elétrico nos seguintes ambientes que sofrerão intervenções de reforma: pátio coberto, cozinha, vestiários feminino e masculino de funcionários e lavanderia. Deverá conter: planta de localização (esc. 1:200 ou 1:250), plantas de distribuição elétrica (esc. 1:50), esquema vertical (sem escala), quadro de cargas, simbologia e demais elementos que se fizerem necessários para o perfeito entendimento do projeto e execução da obra.

2.4. Será executado o projeto executivo de SPDA de todo o prédio existente. Deverá conter: planta de localização (esc. 1:200 ou 1:250), planta dos captores Franklin e aterramento ou da malha de cobre e aterramento (esc. 1:100), esquema vertical (sem escala), detalhamento dos elementos do captor franklin ou da malha, detalhamento da caixa de inspeção com haste de aterramento, simbologia e demais elementos que se fizerem necessários para o perfeito entendimento do projeto e execução da obra. O projeto de SPDA deverá ser desenvolvido dentro dos padrões para aprovação do PPCI (Plano de Prevenção Contra incêndio).

2.5. O memorial descritivo deverá discriminar todos os elementos elétricos/SPDA dos ambientes descritos em 2.3 e 2.4 supra, tais como fornecimento de energia, ramal de ligação, ramal de entrada, medição, aterramento, caixas de passagem, quadro de distribuição, disjuntores, eletrodutos, condutores, etc.

2.6. Os insumos do orçamento estimado das instalações elétricas/SPDA da escola servem, apenas, para se obter uma estimativa aproximada de custo destes elementos da obra. O projetista das instalações elétricas e de SPDA terá total liberdade para desenvolver o projeto, respeitando o exposto no item 2.1. supra.

2.7. Deverá ser entregue, após a elaboração do projeto executivo e memorial descritivo, uma nova planilha de orçamento estimado, contendo todos os insumos com as respectivas quantidades e valores de material, mão-de-obra e totais, nos moldes das planilhas de orçamento estimado fornecido pelo fiscal do contrato, de todos os elementos das instalações elétricas/SPDA.

2.8. Os insumos discriminados no orçamento estimado INSTALAÇÕES ELÉTRICAS e INSTALAÇÕES de SPDA contemplam todos os demais insumos necessários para a execução das instalações elétricas e de SPDA. As novas planilhas de orçamento estimado entregues pela contratada, conforme item 2.7 supra, deverão discriminar estes insumos separadamente. O valor unitário para estes insumos deverá ser aprovado pelo fiscal do contrato, o qual utilizará como parâmetro de análise e julgamento os valores apresentados pelo software de nome Volare, utilizado pela Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Canoas.

2.9. O projeto elétrico e de SPDA deverá estar integrado aos outros projetos e perfeitamente claro, para que, no momento da execução, seja possível prever esperas, rasgos, escavações e perfurações para a instalação de tubulações e equipamentos.

2.10. As instalações elétricas/SPDA deverão seguir, ainda, as seguintes exigências, salvo recomendação diversa do projetista, cuja aprovação ficará a cargo do fiscal do contrato:

(3)

a) Pontos de Luz Fluorescentes: Deverão ser instaladas luminárias tipo comercial, de sobrepor, com refletores metálicos e reatores com alto fator de potência. Em cada ponto deverão ser instaladas duas lâmpadas fluorescentes tubulares do tipo luz do dia.

b) Interruptores e tomadas: Deverão ter acabamento na cor branco.

3. PPCI

3.1. Qualquer modificação que altere o projeto arquitetônico deverá ser autorizada, por escrito, pelo fiscal do contrato.

3.2. Será executado o PPCI de todo o prédio existente. Deverá conter: planta-baixa da reforma com as instalações preventivas de incêndio com a identificação, em vermelho, dos elementos de proteção e segurança (sinalização, iluminação de emergência, etc.) e de combate ao fogo (extintores e hidrantes), projeto do SPDA com elementos específicos de atração e dispersão em vermelho, detalhamentos, bem como estereogramas do sistema automático - se houver - em escala apropriada e simbologia preventiva de incêndio.

3.3. As instalações preventivas de incêndio que estiverem interligadas na rede elétrica deverão, além de indicadas no projeto preventivo de incêndio, constar em projeto elétrico específico fornecido pela CONTRATADA.

3.4. O PPCI deverá apresentar todos os elementos necessários (requerimentos, memoriais padrões, tabelas, etc) para a aprovação do PPCI no Corpo de Bombeiros do Município de Canoas.

3.5. O PPCI deverá ser entregue devidamente aprovado pelo Corpo de Bombeiros do Município de Canoas.

3.6. Será de responsabilidade da CONTRATADA averiguar, junto ao Corpo de Bombeiros do Município de Canoas, todos os condicionantes para aprovação do PPCI.

3.7. O projeto executivo e o memorial descritivo deverão informar, de forma clara, as dimensões, posições, tipos, bitolas, etc, dos diferentes sistemas, materiais e equipamentos que integram o PPCI. 3.8. Os insumos do orçamento estimado do PPCI da escola servem, apenas, para se obter uma estimativa aproximada de custo destes elementos da obra. O projetista terá total liberdade para desenvolver o PPCI, respeitando o exposto no item 3.1 supra.

3.9. Deverá ser entregue, após a elaboração do projeto executivo e memorial descritivo, uma nova planilha de orçamento estimado, contendo todos os insumos com as respectivas quantidades e valores de material, mão-de-obra e totais, nos moldes das planilhas de orçamento estimado fornecido pelo fiscal do contrato, de todos os elementos que compõe o PPCI.

3.10. O PPCI deverá estar integrado aos outros projetos e perfeitamente claro, para que, no momento da execução, seja possível prever esperas, rasgos, escavações e perfurações para a instalação de tubulações e equipamentos.

3.11. O PPCI da ampliação a construir e da reforma do prédio existente deverão ser desenvolvidos concomitantemente para poderem ser aprovados junto ao Corpo de Bombeiros do Município de Canoas.

4. INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS

4.1. Qualquer modificação que altere o projeto arquitetônico deverá ser autorizada, por escrito, pelo fiscal do contrato.

(4)

4.2. Todas as instalações hidrossanitárias deverão ficar embutidas nas alvenarias, salvo recomendação diversa do projetista, cuja aprovação ficará a cargo do fiscal do contrato.

4.3. Será executado o projeto executivo das instalações hidrossanitárias nos seguintes ambientes que sofrerão intervenções de reforma: pátio coberto, cozinha, vestiários feminino e masculino de funcionários, lavanderia e sanitários feminino e masculino de alunos. Deverá conter: planta de localização, na escala 1:200 ou 1:250, plantas baixas, na escala 1:50, planta do barrilete e das CAFs, na escala 1:100, estereogramas, na escala 1:20 ou 1:25, detalhamentos diversos, tais como caixas de inspeção, fossa séptica, filtro, etc, em escala apropriada, simbologia e demais elementos que se fizerem necessários para o perfeito entendimento do projeto e execução da obra.

4.4. O memorial descritivo deverá discriminar todos os elementos hidrossanitários dos ambientes descritos em 4.3 supra, tais como fornecimento de tubulações, conexões, rede hidráulica de água quente e fria, rede de esgoto pluvial, rede de esgoto cloacal, ramal de ventilação, registros de pressão e gaveta, válvulas de retenção, caixas e ralos sifonados, fossa, filtro, etc.

4.5. Os insumos do orçamento estimado das instalações hidrossanitárias da escola servem, apenas, para se obter uma estimativa aproximada de custo destes elementos da obra. O projetista das instalações hidrossanitárias terá total liberdade para desenvolver o projeto, respeitando o exposto no item 4.1. supra.

4.6. Deverá ser entregue, após a elaboração do projeto executivo e memorial descritivo, uma nova planilha de orçamento estimado, contendo todos os insumos com as respectivas quantidades e valores de material, mão-de-obra e totais, nos moldes das planilhas de orçamento estimado fornecido pelo fiscal do contrato, de todos os elementos das instalações hidrossanitárias.

4.7. O insumo discriminado no orçamento estimado INSTALAÇÕES para REDES de ÁGUA FRIA e ESGOTO contempla todos os demais insumos necessários para a execução das instalações hidrossanitárias dos ambientes descritos no item 4.3 supra. As novas planilhas de orçamento estimado entregues pela contratada, conforme item 4.6. supra, deverão discriminar estes insumos separadamente. O valor unitário para estes insumos deverá ser aprovado pelo fiscal do contrato, o qual utilizará como parâmetro de análise e julgamento os valores apresentados pelo software de nome Volare, utilizado pela Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Canoas.

4.8. O projeto hidrossanitário deverá estar integrado aos outros projetos e perfeitamente claro, para que, no momento da execução, seja possível prever esperas, rasgos, escavações e perfurações para a instalação de tubulações e equipamentos.

4.9. As instalações hidrossanitárias deverão seguir, ainda, as seguintes exigências, salvo recomendação diversa do projetista, cuja aprovação ficará a cargo do fiscal do contrato:

a) Louça Sanitária: Será de louça, da marca Deca ou similar, na cor branco, devendo as bacias e lavatórios serem da mesma linha. Os lavatórios deverão seguir o formato e as dimensões especificados em projeto, ser suspensos, fixados na parede, na altura indicada no detalhe do projeto arquitetônico, com exceção daqueles destinados aos sanitários de alunos, que serão de coluna. As bacias sanitárias serão com caixa acoplada, sifonadas e auto-aspirantes, formato oval, com assento e tampa plásticos, da mesma linha da bacia. Deverão ser colocadas de forma que a tampa, quando erguida, tenha o ângulo necessário para manter-se na posição aberta. Deverá ser fornecido catálogo do fabricante, indicando o eixo de saída do esgoto, o qual deverá ser obedecido.

(5)

b) Papeleiras: Serão de louça, 15x15 cm, na cor branco, marca Deca ou similar, com suporte plástico para papel, colocadas junto aos lavatórios, a uma faixa de alcance entre 0,80m e 1,20m do piso acabado. c) Saboneteiras: Serão de louça, na cor branco, marca Deca ou similar, modelo meia saboneteira, colocadas junto aos lavatórios, a uma faixa de alcance entre 0,80m e 1,20m do piso acabado.

d) Chuveiros: Serão todos elétricos, de 220V, marca Fame ou similar, com, no mínimo, duas temperaturas quando ligados, sendo a maior potência não inferior a 5.000W. A união entre os condutores da instalação e os do chuveiro deverá ser através de conectores adequados. Os chuveiros a serem instalados nos vestiários de funcionários deverão possuir ducha manual, cujo controle de fluxo (ducha/chuveiro) deve ser na ducha manual.

e) Tanque: Será de concreto, com dimensão mínima de 50X45cm, devendo ter sifão plástico na saída. Deverá ser fixado a 0,85m do piso acabado.

f) Escovódromos: Serão de aço inoxidável, padrão AISI 304-18.8 U.S.G, estampadas, marca Fischer ou similar, nas dimensões apresentadas em projeto, apoiadas sobre tampos de madeira fixados nas paredes com, no mínimo, três mãos francesas. Cada bebedouro terá quatro cubas com dimensões mínimas de 30x30x14cm. Nas laterais a chapa de aço deverá estar dobrada, fazendo uma espécie de bocel. Uma cópia autenticada da nota fiscal dos escovódromos, com a devida discriminação do padrão do aço, deverá ser entregue ao fiscal do contrato.

g) Torneiras: Serão do tipo alavanca nos vestiários de funcionários, tanto nos lavatórios quanto nos chuveiros. Em todos os ambientes serão de mesa, de pressão, cromadas, com bitola de 1/2". Já nos escovódromos, serão do tipo parede, cromadas, com bitola de 1/2". Todas deverão ser da marca Deca ou similar, seguindo a mesma linha dos registros de pressão.

h) Registros de Pressão: Serão cromados, com canopla, marca Deca ou similar, instalados um para cada chuveiro. Deverão ser de liga de bronze, com baixo teor de zinco, resistentes à corrosão.

i) Registros de Gaveta: Serão cromados, com canopla, em todas as CAFs, nos pontos indicados em projeto a ser desenvolvido pela contratada. Deverão ser de liga de bronze, com baixo teor de zinco, resistentes à corrosão.

j) Válvulas de Retenção: Serão do tipo globo vertical, instaladas entre as saídas das bombas de recalque e os registros de gaveta. Deverá ser de liga de bronze, com baixo teor de zinco, resistentes à corrosão.

k) Caixas Sifonadas: Serão de PVC, marca Tigre ou similar, monobloco, com bujão para desobstrução e tampa grelhada redonda de PVC, com diâmetros internos e saídas conforme indicado em projeto a ser desenvolvido pela contratada.

l) Ralos Sifonados: Serão de PVC, marca Tigre ou similar, monobloco cilíndrico, com diâmetro interno de 100 mm, saída de 40 mm e grelha de PVC.

m) Caixas de Inspeção: Serão de alvenaria de tijolos maciços rebocados com espessura final de, no mínimo, 15 cm. O fundo das caixas deverá ser moldado com canaletas para direcionar o escoamento no sentido da saída, evitando a formação de depósitos. As tampas deverão ser de concreto ou ferro fundido leve, cegas ou com grelha. A parte superior das tampas deverá estar alinhada ao nível do terreno ou dos pisos prontos, conforme o caso. As tampas deverão ser de fácil remoção e garantir a perfeita vedação.

(6)

5. OBSERVAÇÕES GERAIS

5.1. Os projetos executivos complementares e memoriais descritivos deverão estar de acordo com as normas da ABNT e Código de Obras do Município de Canoas.

5.2. É de total responsabilidade da CONTRATADA averiguar e pesquisar todos os condicionantes e elementos necessários para a perfeita adequação dos diferentes projetos às normas e exigências dos diferentes órgãos avaliadores.

5.3. No caso de dúvida quanto à aplicação das diferentes normas e condicionantes, caberá sempre à CONTRATADA a comprovação de que a técnica e/ou decisão adotada está correta, através da apresentação de documentos (normas técnicas, etc).

5.4. Quaisquer dúvidas a respeito do projeto arquitetônico, detalhamentos, memorial descritivo arquitetônico e especificações técnicas e exigências mínimas para elaboração dos projetos complementares deverão ser dirimidas junto ao fiscal do contrato, antes da execução dos serviços, sob pena dos mesmos serem refeitos.

5.5. Nenhuma decisão que incorra em alteração ou correção de cotas, bem como qualquer alteração ou interpretação do projeto e memorial descritivo arquitetônico, poderá ser tomada sem a comunicação e o consentimento, por escrito, do fiscal do contrato. Nenhuma medida tomada por escala poderá ser considerada como precisa.

5.6. Todos os projetos complementares deverão estar acompanhados da ART correspondente, fornecida pela CONTRATADA.

5.7. Os projetos complementares e os respectivos memoriais descritivos serão submetidos à avaliação do fiscal do contrato, que poderá solicitar alterações quando julgar necessário.

5.8. A liberação dos serviços, expedida pelo fiscal do contrato, só será fornecida à CONTRATADA após a entrega das alterações solicitadas.

5.9. A liberação dos serviços, expedida pelo fiscal do contrato, não exime de responsabilidade os autores dos diferentes projetos.

Referências

Documentos relacionados

As avaliações (bimestral e unificada) serão marcadas pela coordenação de curso e divulgadas aos alunos com antecedência mínima de cinco dias (inclusive para as disciplinas de DP

Nos resultados das simulações, observou-se que os carregamentos de amplitudes variáveis com diferentes espectros podem apresentar uma mesma influência na propagação

De uma forma ou de outra, os índices bastante positivos de crescimento econômico boliviano, somados à sua recente adesão ao Mercosul como membro pleno em julho

Entretanto, buscando entender como esse comando constitucional está posto nos planos diretores foram escolhidos 7 município de grande porte, consideradas metrópoles, somando uma

Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, conduzida a partir de artigos publicados nos períodos de 2010 a 2020, sob os temas: câncer de mama,

“As informações desta FISQP representam dados atuais e refletem o nosso melhor conhecimento para o manuseio apropriado deste produto sobre condições normais de

O início do período de gozo das de férias deverá sempre ocorrer no primeiro dia útil da semana, excetuando-se quando ocorrer feriado no segundo dia da semana, quando então

Na linha baixa Fase (Grande Campeã Nacional Melhor Úbere Jovem, Recordista mundial Fêmea Jovem no Torneio. Leiteiro Megaleite/09. Grande Campeã e Melhor Úbere Expo Brasília/10,