• Nenhum resultado encontrado

MEMORIAL DESCRITIVO SUBESTAÇÃO 112,5 KVA, 13.8KV.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MEMORIAL DESCRITIVO SUBESTAÇÃO 112,5 KVA, 13.8KV."

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

MEMORIAL DESCRITIVO

SUBESTAÇÃO 112,5 KVA, 13.8KV.

RESPONSÁVEL TÉCNICO: JOSE NILTON DA SILVA CREA 17124/D-GO PROPRIETÁRIO: PREFEITURA MUNICIPAL DE URUTAI

LOCAL DA OBRA: RUA MARIA UCHÔA, S/N, BAIRRO CENTRAL, URUTAI – GO.

CNPJ: 01.763.622/0001-34

(2)

1-

INTRODUÇÃO

:

O presente memorial juntamente com o projeto da subestação de 112,5 KVA tem por objetivo, orientar os serviços a serem executados na instalação da iluminação do campo de futebol, com suas respectivas necessidades. Tem também como objetivo, completar as demais peças que serão usadas para as instalações da subestação de energia elétrica da fazenda e demais execuções do projeto.

2 - CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

Todos os serviços a serem executados deverão obedecer a melhor técnica vigente, enquadrando-se rigorosamente dentro dos preceitos da ABNT, NBR-5410 Instalações Elétricas de Baixa Tensão; normas da ENEL;Norma Regulamentadora (NR):

NR-10: Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. Normas da Concessionária de Energia Local (ENEL) 

NTC-04 – Fornecimento de Energia Elétrica em Tensão Secundária de Distribuição – Revisão 4;

NTC-05 - Fornecimento de Energia Elétrica em Tensão Primária de Distribuição - Classe 15 kV e 36,2 kV - Revisão 2;

NTC-06 – Estruturas para Redes de Distribuição Aéreas Rurais – Classes 15 e 36,2 kV – Revisão 2;

NTC-07 - Critérios de Projetos de Redes de Distribuição Rural

NTC-64 - Simbologia para Projetos de Redes de Distribuição de Energia Elétrica Urbanas e Rurais;

Descrição do projeto

Todos os serviços a serem executados deverão obedecer a melhor técnica vigente, enquadrando-se rigorosamente dentro dos preceitos da Todos os materiais a serem utilizados nas instalações deverão ser novos e estarem de acordo com as especificações deste memorial;

Os técnicos, eletricistas e seus auxiliares deverão ser tecnicamente capacitados para a execução dos trabalhos de instalação, devendo os mesmos seguir rigorosamente o projeto elaborado. Quaisquer dúvidas, consultar o Autor do Projeto;

Qualquer alteração em relação ao projeto e/ou emprego de material inexistente na praça, só será permitida após consulta ao Autor do Projeto, sob pena de possíveis danos às instalações e, portanto, nenhuma responsabilidade por parte do mesmo.

3 -

PROJETO

O Projeto foi elaborado de modo a atender, dentro das modernas técnicas, todas as necessidades garantindo-lhe confiabilidade, seletividade e

(3)

segurança.

Os projetos obedecem: Layout do espaço ocupacional; Catálogos e recomendações técnicas dos fabricantes dos equipamentos e materiais a serem empregados.

4 -

FINALIDADE

O presente projeto trata-se de instalação de uma subestação ao tempo de potência 112,5,0KVA, que irá atender a estádio de futebol. No local não existe ponto de energia que atende ao local.

O projeto é composto por 03 pranchas, conforme discriminação abaixo: PRANCHA 01/03 – Ramal de entrada, quadro de medição, legendas e detalhes,

PRANCHA 02/03, - Quadro de carga, diagrama unifilar, Calculo de demanda, detalhes e legendas;

PRANCHA 03/03 – Planta baixa e legendas;

5 -

ALIMENTAÇÃO

A alimentação será portanto em rede compacta 13.8 kv, 3#50(9,5), a entrada será frontal a área da propriedade, como demonstra a Situação Geral PRANCHA 02/03.

6 -

SUBESTAÇÃO

Deverá ser instalada em frente, no meio da propriedade, dentro dos limites do terreno da mesma, conforme Situação Geral apresentada na PRANCHA 02/03.

Todos os materiais constituintes da Subestação deverão ser novos ou no mínimo garantidos pelos fabricantes, fabricados e testados de acordo com as Normas Técnica Brasileiras, especificas para cada caso e da concessionária local (ENEL);

O transformador será do tipo distribuição, padrão ENEL, 15kV, 60Hz Reg. de 600V em 600V Tensão secundária 380/220V – 60 Hz Trifásico de 1x 112,5 KVA de Potência e ainda equipado com pára–raios, será sustentado em poste de concreto armado, Tipo CC 10 M/600 Kgf, isoladores e demais com entrada de energia em alta-tensão. Serão utilizados cabos cobre tipo EPR, isolação 90°C, 0,6/1 KV, seção nominal cabo # 1x70mm² classe 5 isolação para fases e neutro, sendo que no caso do condutor neutro deverá ser utilizado condutor de cor azul claro, todos embutidos em eletrodutos

(4)

metálicos, pesado, zincado por imersão à quente eletrodutos de 100mm, da descida do transformador até atingir a proteção geral. Todos os cálculos para dimensionamento dos condutores e eletrodutos seguem a NTC 05.

Nota:

Independente se aplica ao secundário de TCs, será obrigatória a identificação dos condutores por intermédio de codificação de cores, Conforme descrito abaixo:

-fase A: preta; -fase B: branca; -fase C: vermelha; -neutro: azul clara;

-terra: verde ou verde-amarelo.

7 –

MEDIÇÀO

O centro de medição terá um medidor horo sazonal do Grupo A.

Suas instalações deverão obedecer às especificações da NTC-03 - Revisão-03 ENEL com Caixa para medidor horosazonal demanda, 580x420x215mm, Caixa p/ transformador de corrente (TC) 580x500x216mm e Caixa para disjuntor geral de proteção, 580x500x216mm.

8 -

PROTEÇÃO

GERAL SOBRECORRENTE.

A proteção do conjunto de medição será feita através de disjuntores termomagnético, instalados dentro de caixas apropriadas e amperagem indicada no Diagrama Unifilar (PRANCHA 02/03).

A proteção do sub-ramal dos circuitos de distribuição será feita através de disjuntores termomagnéticos instalados em caixas de medição e quadros de distribuição respectivamente, com amperagem definida no Diagrama

Unifilar (PRANCHA 02/03).

9 -

PROTEÇÃO

GERAL SOBRETENSÃO

A proteção do conjunto de medição será feita através de pára-raios de baixa tensão DPS’s, sendo instalados nos condutores fase do barramento de BT e possuírem ainda as seguintes características: poliméricos, ZnO, classe I, tensão nominal 275V para sistema de 220/380V, frequência de 60Hz,

corrente de impulso de ≥12,5 kA (10/350 μs), corrente de descarga: nominal ≥25 kA (8/20 μs) e máxima ≥60 kA (8/20 μs), demais caracteriscas ABNT NBR IEC 61643-1.

(5)

Nota:

Os DPS's devem ser posicionados a montante do disjuntor geral,

cada qual deve ser protegido na retaguarda por fusível Diazed de retardo ou disjuntor termomagnético monopolar, ambos com corrente nominal de 20A e a capacidade de interrupção compatível com o nível de curto-circuito existente no ponto de instalação.

10 -

CHAVES

FUSÍVEIS

Deverá ser instalado anterior ao poste da subestação, três chaves fusíveis, classe de tensão 15 KV, Corrente nominal 100A, capacidade de interrupção assimétrica de 2 kA, instalação ao tempo, base C, padrão ENEL, com elo fusível 6K para atender ao trafo de 112,5,0KVA conforme NBR-8668/8124.

11 - PÁRA-RAIOS

Para a proteção do ramal de entrada e demais equipamentos elétricos da Subestação, contra surtos de manobra e surtos atmosféricos, serão instalados no Pórtico de recepção de energia (carcaça do Transformador), três pára-raios do tipo distribuição, tensão nominal 12 KV, neutro aterrado 12–15 KV- 10 KA–tipo Polimérico - óxido de zinco, sem centelhador, 60 Hz.

12 -

POSTE

Postes de Concreto armado, Tipo CC 10/600 m/kgf. Tudo de acordo com as normas e padrões ENEL.

13 -

CABO

DE COBRE

Os condutores que irão até a proteção geral serão 1 cabo de

#70mm² por fases e neutro respectivamente, EPR com isolação 0,6/1KV 90ºC, classe 2 de cor preta para condutores fase e azul claro para o condutor neutro.

Para a medição do grupo A, serão condutores serão #70mm² fases e neutro respectivamente, EPR com isolação 0,6/1KV-90ºC, classe 2 de cor preta para condutor fase A, branca fase B, vermelha fase C, azul claro para o condutor neutro e verde ou verde-amarelo para o terra.

(6)

Tipo rosqueável, conforme Norma NBR-6150 Dimensões 100mm.

15 - NIPE

Metálico, Rígido, Pesado, Zincado por imersão a quente 100mm

16 - HASTE DE ATERRAMENTO

Tipo Copperweld, ø25mm² x 2400mm com espessura mínima da Camada de 254μ, com conector de cobre, tipo grampo, reforçado.

17 - CONECTOR TIPO CUNHA

Conector estribo tipo Cunha.

18 - BEP

O Barramento de Equipotencialização Principal será instalado na caixa do disjuntor geral, com isolador epóxi de baixa tensão e barramento de cobre de 20x3mm conforme tabela 7 NTC 05.

O comprimento do condutor que vai da proteção geral ao BEP (barra de cobre 150x50x6mm) passando pelo supressor de surtos não deverá exceder 500mm.

19 –

CONDUTOR

PE

Os condutor designado à proteção elétrica (PEN), deverá ser do tipo solado em EPR 90°, 0,6 – 1kv na cor verde de bitola de #70mm² conforme indica diagrama unifilar e detalhe de instalações no BEP conforme projeto.

20 - CAIXA DE INSPEÇÃO DE ATERRAMENTO

Será de alvenaria com dimensões internas de 200x200x250mm, revestida internamente com argamassa de concreto e areia, com tampa de concreto, alça embutida e dreno de brita n.º 1 no fundo da caixa.

(7)

Os eletrodutos dos ramais subterrâneo serão embutidos no solo a uma profundidade de 700mm, no mínimo, até chegarem aos respectivos quadros gerais de distribuição;

Os eletrodutos subterrâneos internos serão embutidos no contrapiso;

Nas emendas de eletroduto, deverão ser empregadas luvas e nas mudanças de direção em 90º curvas de mesma fabricação dos eletrodutos;

Nas junções de eletrodutos com caixas de passagem metálicas ou similares, deverão ser utilizadas buchas e arruelas de alumínio e nas extremidades de eletrodutos em caixas de passagem subterrânea, deverão ser utilizadas apenas as buchas;

Os eletrodutos deverão estar completamente limpos e sem umidade quando da passagem de condutores elétricos pelos mesmos.

22 - ATERRAMENTO

A malha de aterramento dos equipamentos elétricos da subestação terá cordoalha de cobre nu de seção nominal cabo #50mm², nos pontos de interseção, serão cravadas hastes de cobre do tipo “copperweld” bitola Ø25mm² e comprimento de 2400mm com espessura mínima da camada de 254μ, que ficarão presas às cordoalhas de cobre nú, através de conectores; O neutro da entrada de serviço será aterrado num ponto único partindo da caixa para a medição, as partes condutoras normalmente sem tensão serão permanentemente ligadas a terra;

O tipo de aterramento utilizado será o TN-C-S, no qual o neutro e o condutor de proteção são combinados em um mesmo condutor.

(8)

As instalações internas, incluindo centros de medição, quadros de distribuição e demais componentes metálicos, serão aterradas de acordo com o prescrito na NBR- 5410;

A resistência máxima de aterramento não deverá exceder a 10 ohms em qualquer época do ano e estarão interligados entre si conforme prescrito na NBR - 5410.

23.1 - CARACTERÍSTICAS RELATIVAS À PROTEÇÃO CONTRA CHOQUES ELÉTRICOS, QUEIMADURAS E OUTROS RISCOS ADICIONAIS

QUADROS DE DISTRIBUIÇÃO:

Será utilizado para proteção e isolação dos quadros de distribuição com o meio externo, placa de acrílico de dimensões necessárias para a total isolação do mesmo, impedindo o contato direto humano, com os barramentos energizados, evitando assim riscos de choques elétricos e queimaduras por contato.

O grau de proteção mecânica do quadro deverá ser no mínimo IP- 54, ou seja, protegido contra pó sem depósitos prejudiciais e protegido contra projeção de água de todas as direções.

23.2 - INDICAÇÃO DE POSIÇÃO DOS DISPOSITIVOS DE MANOBRA DOS CIRCUITOS ELÉTRICOS

(9)

Os disjuntores gerais são considerados dispositivos de manobra referentes aos circuitos elétricos dos devidos quadros de distribuição, para isso deverá ser identificado conforme abaixo:

DESLIGADO: Deverá ser identificado com etiqueta adesiva na cor VERDE, contendo a descrição "D" impressa na cor preta, colada logo abaixo a chave de manobra do mesmo;

- LIGADO: Deverá ser identificado com etiqueta adesiva na cor VERMELHA, contendo a descrição "L" impressa na cor preta, colada logo acima à chave de manobra do mesmo;

23.3 - DESCRIÇÃO DO SISTEMA DE IDENTIFICAÇÃO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS, EQUIPAMENTOS E DISPOSITIVOS DE MANOBRA

Os circuitos elétricos, equipamentos e dispositivos de manobra serão identificados, nas placas de acrílico dos quadros de distribuição, indicando o número de cada circuito e sua finalidade, também os disjuntores gerais utilizados como dispositivo de manobra e demais equipamentos. Deverá ser feita através de fita adesiva com indicação impressa com texto na cor preta, estas serão fixadas ao lado de cada disjuntor dos quadros de distribuição.

Os circuitos elétricos com finalidades diferentes, tais como: comunicação, sinalização, controle e tração elétrica devem ser identificados e instalados separadamente, salvo quando o desenvolvimento tecnológico permitir compartilhamento, respeitadas as definições do projeto.

23.4 - RECOMENDAÇÕES DE RESTRIÇÕES E ADVERTÊNCIAS QUANTO AO ACESSO DE PESSOAS AOS COMPONENTES DAS INSTALAÇÕES

(10)

As instalações elétricas devem estar de tal forma a considerar o espaço seguro, quanto ao dimensionamento e a localização de seus componentes e as influências externas, quando da operação e da realização de serviços de construção e manutenção.

Conforme a NR-10, para circuitos com tensão menor que 1KV a zonas de risco, controlada e livre são delimitadas da seguinte forma:

Raio de delimitação entre zona de risco e controlada, em metros: Rr = 0,20m

Raio de delimitação entre zona controlada e livre, em metros: Rc = 0,70m

Deverão ser respeitadas as seguintes distancias ilustrada abaixo, de forma a manter a segurança quando da operação e da realização de serviços de construção e manutenção.

Distâncias no ar que delimitam radialmente as zonas de risco, controlada e livre, com interposição da superfície de separação física adequada.

Onde:

ZL = Zona livre - qualquer pessoa;

ZC = Zona controlada - restrita a trabalhadores autorizados; ZR = Zona de risco - restrita a trabalhadores autorizados e com a adoção de

(11)

técnicas, instrumentos e equipamentos apropriados ao trabalho; PE = Ponto da instalação energizado;

SI = Superfície isolante construída com material resistente e dotada de todos dispositivos de segurança.

23.5 - PROTEÇÃO SUPLETIVA

A proteção supletiva e destinada a garantir a proteção contra choques elétricos em caso de falha na proteção básica, foi projetada a utilização de Dispositivos "DR" nas respectivas áreas onde seu uso se faz necessário, conforme NBR-5410.

CÁLCULO PARA PROTEÇÃO SUPLETIVA: Z = 1000 + 0,5ZT5% (Q)

Zp = 200 + 0,5ZT5% (Q) Nessas expressões temos:

Z = Impedancia do corpo humano na situação 1, considerando o trajeto duas mãos dois pés;

1000Q = valor que considera a resistência de calçados e do piso (solo);

0,5 = fator que considera o duplo contato - duas mão e dois pés; ZT5% = valor da impedância total do corpo humano que não é ultrapassado por 5% da população;

Zp = impedância do corpo humano na situação 2 (condições molhadas), considerando o trajeto duas mãos - dois pés;

200Q = valor da menor resistência do piso (solo), ignorando a presença de calçado.

(12)

Logo o cálculo para uma tensão de 220V, será: Z = 1000 + 0,5 x 1125 = 1562,5Q - 1562Q Zp = 200 + 0,5 x 1125 = 762,5Q - 762Q

De acordo com a tabela 1 da IEC/TS 60479-1, temos ZT5% = 1125Q

As correntes então serão:

(V) Q) mA) s) 0 25 25 60 0 00 40 0 62 33 0 00 7 18 0 60 5 12 0 25 0 07 0 00 0 04

(13)

Para Z * I = 220/1562 = 140mA Para Zp * I = 220/762 = 288mA

De acordo com a tabela acima e a curva Lc do gráfico abaixo, temos que o tempo máximo de seccionamento deverá ser:

Zonas tempo-corrente dos efeitos de correntes alternadas (15Hz a 100Hz) sobre pessoas, considerando um trajeto mão esquerda - pés. Fonte: Figura 14 da IEC/TS 60479-1, 3a Edição.

Para I = 140mA t ~160ms Para I = 288mA ^ t ~ 65ms

Os dispositivos "DR" destinados a proteção supletiva deverão possuir capacidade de corrente residual de 30mA, conforme especificado no projeto, garantido assim a proteção supletiva de pessoas.

(14)

24

-

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Todos os materiais e equipamentos utilizados nas instalações elétricas deverão atender às normas da ABNT e ENEL.

A empresa ou o profissional que for executar as obras relativas a este projeto, deverá executá-las na íntegra.

O Autor do Projeto, não se responsabiliza por quaisquer danos que possam vir acontecer pelo mau uso das instalações elétricas, bem como por pessoas não capacitadas para a função.

Toda e qualquer alteração referente a este Projeto Elétrico, somente poderá ser feita mediante a aprovação do Autor do Projeto.

Palmelo, 20 de maio de 2018.

JOSÉ NILTON DA SILVA CREA-GO: 17.124/D-GO

Referências

Documentos relacionados