• Nenhum resultado encontrado

1. DA DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS E DA HABILITAÇÃO EXIGIDA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1. DA DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS E DA HABILITAÇÃO EXIGIDA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

EDITAL Nº ___/2021 PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS (AS) A ESTÁGIO NA EXECUÇÃO DE SERVIÇOS E DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA EM ENGENHARIA E AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS E DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO DO CONVÊNIO DE PARCERIA E COOPERAÇÃO MÚTUA QUE ENTRE SI CELEBRAM A UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA – UVA (CONVENENTE) E A CONCESSIONÁRIA PROLAGOS S.A.(CONVENIADO).

A Direção do Campus Cabo Frio da Universidade Veiga de Almeida – UVA torna pública a abertura de inscrições para seleção de candidatos (as) ao ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO REMUNERADO, para um período de até 1 (um) ano, podendo ser prorrogado por mais um ano e será regida pela Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008 e pelas condições estabelecidas neste edital.

1. DA DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS E DA HABILITAÇÃO EXIGIDA

1.1. O processo seletivo destina-se ao preenchimento de 8 (oito) vagas e a formação de cadastro de reserva de estagiários (as), estudantes dos cursos do Campus Cabo Frio, matriculados na Universidade Veiga de Almeida – UVA, para atender a execução de serviços e desenvolvimento de pesquisa em engenharia e ações socioambientais e de educação ambiental em área sob a responsabilidade da Concessionária Prolagos S.A., no âmbito do CONVÊNIO DE PARCERIA E COOPERAÇÃO MÚTUA QUE ENTRE SI CELEBRAM COMO CONVENENTE a UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA - UVA e como CONVENIADO a PROLAGOS. A distribuição de vagas está especificada conforme a Tabela 1:

Tabela 1 – Descrição das Vagas para estagiários(as)

Função Turno de desempenho

nas funções

Jornada de atividades

Vagas Requisitos

Estagiário A combinar 20 h/semanais 8 + CR Estudantes dos cursos de graduação em Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção, Administração, Pedagogia, Direito, Serviço Social, Jornalismo e Publicidade da UVA Campus Cabo Frio que estejam cursando a partir do terceiro

período. * Inscrição gratuita.

* CR – Cadastro Reserva.

1.2. A comprovação da escolaridade exigida na tabela acima deverá ser entregue mediante declaração do Colegiado do Curso no dia da entrevista, sob pena de desclassificação do (a) candidato (a).

(2)

1.3. Não pode se tratar de estudante com previsão de conclusão de graduação até o primeiro semestre de 2021.

2. DAS ÁREAS DE ATUAÇÃO

2.1. Os alunos selecionados para o Projeto de Pesquisa e Extensão deverão desempenhar as atividades de execução de serviços e desenvolvimento de pesquisa em engenharia e ações socioambientais e de educação ambiental em área sob a responsabilidade da Concessionária Prolagos S.A, que será a concedente das bolsas auxílio aos alunos selecionados. Os serviços prestados serão os seguintes:

 Analisar os parâmetros físico-químicas da água das proximidades dos lançamentos das Estações de Tratamento de Esgoto – ETEs;

 Fomentar ações de Educação Ambiental: Caracterizar os ecossistemas do entorno da Laguna de Araruama para programas de educação ambiental e realizar oficinas de capacitação, palestras e cine debate nas escolas, universidades e comunidades;

 Aconselhar e indicar comportamentos e possibilidades de intervenções;

Produzir relatórios com análise das informações com inputs de dados acadêmicos, sociais, econômicos e ambientais para interpretações do comportamento da Laguna de Araruama;

 Fomentar Projetos de Iniciação Científica (PIC-UVA) e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) por estudos de aproveitamento do lodo (ETEs e ETAs) para diferentes aplicações;

 Implementação de viveiros de mudas nas ETEs para o plantio na área do entorno da Laguna de Araruama e do reservatório de Juturnaíba;

 Levantar a avifauna do entorno da Laguna de Araruama;

 Realizar mutirões de coleta de micro lixos das praias lagunares e fazer análise estatística do material coletado.

3. DA SUPERVISÃO DO ESTÁGIO

3.1. Os (as) estagiários (as) no exercício de suas funções estarão sob a supervisão do CONVÊNIO DE PARCERIA E COOPERAÇÃO MÚTUA QUE ENTRE SI CELEBRAM COMO CONVENENTE a UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA - UVA e como, CONVENIADO a PROLAGOS, sendo os supervisores diretos o Coordenador Geral do projeto e os Coordenadores Sênior.

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1. Antes de efetuar a inscrição o (a) candidato(a) deverá conhecer o edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos.

4.2. As inscrições serão gratuitas e estarão abertas no período de 24 fevereiro de 2021 a 17 março de 2021.Os documentos solicitados para inscrição deverão ser encaminhados em formato: .doc, .docx ou .pdf via e-mail: atendimentocf@uva.br a partir do dia 24 de fevereiro de 2021 até as 23h59min do dia 17 de março de 2021. 4.3. A Universidade Veiga de Almeida/Campus Cabo Frio não se responsabilizará por solicitação de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transmissão de dados.

(3)

4.4. As informações prestadas pelo (a) candidato (a) serão de sua inteira responsabilidade, dispondo a Universidade Veiga de Almeida/Campus Cabo Frio do direito de excluir do processo seletivo aquele que fornecer dados comprovadamente inverídicos, sem prejuízo das medidas jurídicas cabíveis.

4.5. O (a) candidato (a) deverá estar regularmente matriculado nos cursos de graduação da Universidade Veiga de Almeida/Campus Cabo Frio e estar cursando a partir do 3º período conforme descrito na Tabela 1.

4.6. O (a) candidato (a) deverá apresentar disponibilidade de horário para cumprir a jornada semanal de 20 horas, sem prejuízo do horário escolar, de acordo com o projeto desenvolvido e as atividades da área.

4.7. A inscrição será feita mediante o preenchimento e encaminhamento dos seguintes documentos:

a) formulário de inscrição em modelo próprio, conforme Anexo I, em uma via impressa devidamente preenchida e assinada, que deve ser digitalizada após a assinatura, para o envio da inscrição por e-mail;

b) carta de intenção (Anexo II); c) histórico escolar;

d) Curriculum vitae da Plataforma Lattes.

4.8. O (a) candidato (a) que não apresentar a documentação listada nos subitens do item 4.7 no ato da inscrição será automaticamente desclassificado (a).

4.9. O ato de inscrição gera presunção absoluta de que o (a) candidato (a) conhece as presentes instruções e de que aceita as condições do processo seletivo, estabelecidas na legislação e neste Edital.

5. DO DEFERIMENTO DAS INSCRIÇÕES

5.1. O edital de homologação das inscrições será divulgado pela confirmação por e-mail, na data de 18 de março de 2021.

5.2. Quanto ao indeferimento de inscrição caberá pedido de recurso mediante formulário disposto no Anexo III, sem efeito suspensivo.

5.3. No edital de homologação das inscrições constará a listagem dos (as) candidatos (as) cujas inscrições foram deferidas ou indeferidas.

5.4. O (a) candidato (a) que efetivar mais de uma inscrição terá confirmado apenas a última, sendo as demais canceladas.

6. DO PROCESSO SELETIVO

6.1. Os critérios de avaliação serão os seguintes: análise do histórico escolar, Curriculum vitae da Plataforma Lattes, carta de intenção e entrevista, totalizando 100 (cem) pontos de acordo com a escala abaixo:

(4)

PRIMEIRA ETAPA DE SELEÇÃO a) Análise do histórico

escolar e curriculum

vitae.

25 pontos Eliminatório

b) Carta de Intenção 25 pontos Classificatório

SEGUNDA ETAPA DE SELEÇÃO

c) Entrevista 50 pontos Classificatório

Total 100 pontos

6.2. O resultado preliminar da primeira etapa da seleção será no dia 26 de março de 2021, sendo o período para recurso um dia após a divulgação e resultado no dia 02 de abril de 2021.

6.3. Os 20 (vinte) primeiros (as) classificados (as) serão convocados (as) para a segunda etapa: entrevista, sendo demais candidatos (as) considerados (as) desclassificados (as).

6.4. A entrevista será realizada via online, utilizando o recurso Microsoft Teams. Os(as) alunos(as) serão avaliados pelos integrantes da Comissão de Seleção. O link para a entrevista será enviado momentos antes da entrevista pelo e-mail fornecido pelo candidato(a), nos turnos matutino e vespertino a combinar, mediante contato prévio com os (as) candidatos (as) para marcação do horário da entrevista.

6.5. O resultado preliminar da entrevista será divulgado no dia 02 de abril de 2021, com prazo de recurso no dia 03 de abril de 2021 e resultado final a ser divulgado no dia 04 de abril de 2021.

6.6. O (a) candidato (a) que não comparecer à entrevista será desclassificado (a). 6.7. É de inteira responsabilidade do (a) candidato (a) informar no formulário de inscrição, telefone para contato e e-mail, para viabilizar a marcação do horário da entrevista, sendo desclassificados (as) aqueles que não responderem ao contato em tempo hábil.

6.8. Ocorrendo empate no total de pontos, o desempate beneficiará, sucessivamente, o (a) candidato (a) que:

a) obtiver maior pontuação na análise do histórico escolar e curriculum vitae da Plataforma Lattes;

b) obtiver maior nota na pontuação na carta de intenção; c) obtiver maior nota na pontuação da entrevista.

6.9. Os (as) candidatos (as) excedentes, classificados (as) após a segunda etapa, comporão o cadastro de reserva e poderão ser convocados (as) no caso de rescisão no âmbito do CONVÊNIO DE PARCERIA E COOPERAÇÃO MÚTUA QUE ENTRE SI CELEBRAM COMO CONVENENTE a UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA - UVA e como, CONVENIADO a PROLAGOS.

7. DA CONVOCAÇÃO E DA CONTRATAÇÃO

7.1. O(a) candidato (a) aprovado será convocado (a) para contratação por meio de edital divulgado por e-mail obedecendo a ordem de classificação ao longo da validade da presente seleção e de acordo com as necessidades doCONVÊNIO DE PARCERIA

(5)

E COOPERAÇÃO MÚTUA QUE ENTRE SI CELEBRAM COMO CONVENENTE a UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA - UVA e como, CONVENIADO a PROLAGOS. 7.2. É de responsabilidade do (a) candidato (a) manter seu endereço eletrônico e telefones atualizados para viabilizar os contatos necessários. São de exclusiva responsabilidade do (a) candidato (a) os prejuízos advindos da não atualização de seus dados e do não acompanhamento das convocações.

7.3. A contratação, sem vínculo empregatício, dar-se-á com a assinatura do Termo de Compromisso de Estágio firmado no âmbito do CONVÊNIO DE PARCERIA E COOPERAÇÃO MÚTUA QUE ENTRE SI CELEBRAM COMO CONVENENTE a UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA - UVA e como, CONVENIADO a PROLAGOS. 7.4. É de inteira responsabilidade do (a) candidato (a) acompanhar todos os atos, editais e comunicados referentes a este processo seletivo que sejam enviados por e-mail.

8. DA REMUNERAÇÃO

8.1. O valor da bolsa correspondente a 20 (vinte) horas semanais será informado no momento da entrevista do candidato(a), sendo as bolsas auxílio concedidas pela conveniado.

9. DA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO

9.1. A realização do estágio dar-se-á mediante Termo de Compromisso e não acarretará vínculo empregatício de qualquer natureza.

9.2. A carga horária a ser cumprida atenderá às necessidades do CONVÊNIO DE PARCERIA E COOPERAÇÃO MÚTUA QUE ENTRE SI CELEBRAM COMO CONVENENTE a UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA - UVA e como, CONVENIADO a PROLAGOS.

9.3. O estágio não obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória, conforme Art. 2º, §2º da Lei nº 11.788/08.

10. DOS RECURSOS

10.1. Caberá recurso no prazo de 01 dia útil, contado da data de divulgação do resultado em cada etapa da seleção;

10.2. O recurso deverá ser impetrado mediante formulário disponível no Anexo III. 11. DA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO

11.1. O resultado deste processo de seleção, depois de decididos todos os recursos interpostos, será homologado pela Direção da UVA Campus Cabo Frio e divulgado por e-mail na data provável do dia 02 de abril de 2021.

12. DA CONCLUSÃO DO ESTÁGIO

12.1. Ao final do estágio será conferido Termo de Realização de Estágio, com menção do período estagiado e a carga horária cumprida, emitido pela Direção da UVA

(6)

13. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

13.1. Será contratado em favor do (a) estagiário (a) seguro contra acidentes pessoais. 13.2. É assegurado ao (à) estagiário (a), sempre que o estágio tenha duração igual ou superior a 1 (um) ano, período de recesso de 30 (trinta) dias, a ser gozado preferencialmente durante suas férias escolares.

13.3. Durante o período de avaliação acadêmica, a carga horária do estágio será reduzida pelo menos à metade, para garantir o bom desempenho do estudante. 13.4. O Termo de Compromisso de Estágio poderá ser rescindido a qualquer tempo por interesse do (a) estagiário (a) ou pela UVA mediante descumprimento dos termos contidos no Termo de Compromisso pelo (a) estagiário (a).

13.5. Os casos omissos serão decididos pela Direção da UVA Campus Cabo Frio e os coordenadores do projeto.

Cabo Frio/RJ, 18 de fevereiro de 2021.

___________________________________ Luciana Pinheiro de Oliveira

(7)

ANEXO I – FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

1. Informações pessoais

Nome completo: ... Naturalidade: ... UF: ... Sexo: ( ) Masculino ( ) Feminino Nacionalidade: ... Estado Civil:... CPF:...Data de Nascimento: .../.../... Identidade:... Órgão Expedidor: ... Data: .../.../...

2. Endereço residencial Rua:...Nº.:... Complemento:...CEP:... Bairro: ... Cidade:... UF:... País:... Telefone:... Celular: ... E-mail:... 3. Formação acadêmica Graduando:... Instituição: ... Local/País: ... 4. Dados Profissionais

Está empregado? ( ) Sim ( ) Não

Em caso afirmativo, nome da instituição/empresa:... Local:... Tipo de atividade:...

Declaro estar ciente das normas deste Edital.

(8)

Assinatura:... ANEXO II – CARTA DE INTENÇÃO

CARTA DE INTENÇÃO

Eu, ___________________, venho, por meio desta, demonstrar meu interesse

em

participar

do

edital...

Sendo só para o momento, apresento

Cordiais Saudações.

Cabo Frio, ___ de __________ de 2021.

__________________________________

(9)

ANEXO III – FORMULÁRIO PARA RECURSO

Nome do candidato: ...

E-mail de contato: ... Eu, ..., portador do documento de identidade nº ... , inscrição nº..., para concorrer a vaga de ... no processo seletivo, EDITAL nº ... apresento recurso junto à Comissão de Processo Seletivo contra decisão da mesma.

A decisão objeto de contestação é... ... (explicitar a decisão que está contestando).

Os argumentos com os quais contesto a referida decisão são:

... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... Se necessário anexe documentos, referências e/ou outras fontes externas, listando-as abaixo:

... ... ... ...

Referências

Documentos relacionados

Essa parte da população ainda vive sem uma educação de qualidade, pois vivem em condições de extrema miséria e portanto, acabam por não ir a uma

A educação a distância nos dias atuais tem contribuído muito para a formação dos brasileiros, e fato que essa nova modalidade do ensino tem como foco colocar o estudante

No século XIX, por conta das exigências da Revolução Industrial, os países eu- ropeus deram início ao “Neocolonialismo” na África e na Ásia, o que significou buscar recursos

Experimentos de campo foram conduzidos entre maio e outubro de 2000 para determinar a eficiência de diversos inseticidas para o controle de Tuta absoluta e Helicoverpa zea e o

Dessa forma, este trabalho teve por objetivo avaliar a inibição do crescimento micelial de Didymella bryoniae e o controle preventivo e curativo do Crestamento gomoso do caule em

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

O aviso prévio devido pelo empregador ao empregado será o de acordo com a Lei nº 12.506, de 11/10/2013, e o acordado na presente convenção coletiva de trabalho nos termos da