• Nenhum resultado encontrado

ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA SOBRE A APLICAÇÃO DE MÉTODOS QUANTITATIVOS NO ESTUDO DA ESTRATÉGIA DE POSTPONEMENT

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA SOBRE A APLICAÇÃO DE MÉTODOS QUANTITATIVOS NO ESTUDO DA ESTRATÉGIA DE POSTPONEMENT"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA SOBRE A APLICAÇÃO

DE MÉTODOS QUANTITATIVOS NO ESTUDO

DA ESTRATÉGIA DE POSTPONEMENT

Larissa Almeida Flavio (UFOP) larissaamflavio@gmail.com Karine Araujo Ferreira (UFOP) karineproducao@gmail.com Lasara Fabricia Rodrigues (UFOP) lasara@em.ufop.br

O postponement, que consiste em retardar a configuração final e/ou movimentação de produtos até que os pedidos dos consumidores sejam recebidos, é uma importante estratégia para aumentar a agilidade e flexibilidade dos sistemas produtivos e logísticos. Este trabalho tem como objetivo realizar um levantamento bibliográfico e análises bibliométricas sobre a aplicação de métodos quantitativos em pesquisas da estratégia de postponement na literatura internacional, bem como sua evolução ao longo do tempo. Para tal, a pesquisa recorreu a recursos tecnológicos para identificação, seleção e indexação dos artigos científicos do portfólio, com a utilização do software Citespace. A presente pesquisa identificou não apenas a quantidade de artigos com ambos postponement e métodos quantitativos, como também investigou as áreas de pesquisa que mais abordavam a estratégia; os países que mais publicaram artigos; o número de citações por ano e por artigo; o número de artigos publicados por ano, por autor e por periódico; e criou um mapa de citações e co-citações para identificar as referências de maior relevância para os autores dos artigos do portfólio. Por fim, a pesquisa comparou os resultados encontrados com a realidade brasileira.

Palavras-chave: Postponement; dellayed differentiation; análise bibliométrica; métodos quantitativos

(2)

2

1. Introdução

O atual ambiente competitivo impõe às empresas uma crescente pressão para fornecer produtos e serviços que atendam as necessidades específicas de clientes individuais. Para Van Hoek, Peelen e Comandeur (1999), uma maneira para enfrentar este desafio consiste em projetar e desenvolver produtos padrão ou genéricos que possam ser customizados rapidamente e a baixo custo, uma vez que a demanda do consumidor seja conhecida. Envolve também a implantação de estratégias de estoque específicas, permitindo produtos em um único local no canal de distribuição (centralização dos estoques) até o momento em que o pedido é realizado.

Esta estratégia é conhecida como postponement e consiste em adiar o máximo possível qualquer movimentação e/ ou configuração final de produtos. Em outras palavras, Saghiri (2011) afirma que o postponement permite gerenciar riscos e incertezas na demanda por atrasar atividades de adição de valor na cadeia de suprimentos, sendo reconhecida como uma estratégia do campo de conhecimento da engenharia, logística e gestão de operações para resolver os problemas decorrentes de operar em um mercado de customização em massa. Isto possibilita trazer o ponto onde decisões sobre o que fazer são realizadas para mais perto do recebimento dos pedidos do consumidor, resultando em redução de custos de estoques e custos logísticos (ASSUMPÇÃO; RIBEIRO, 2001; VAN HOEK, 2001; YANG; BURNS; BACKHOUSE, 2004).

Um exemplo clássico da aplicação dessa estratégia pode ser verificado na fabricação de tintas. Atualmente, por meio de parceria estabelecida entre produtores e lojas de tintas, o ponto de diferenciação do produto transfere-se para dentro da loja, ou seja, os produtores vendem às lojas as bases de tinta, geralmente na cor branca, e os pigmentos de outras cores. Assim, quando o cliente faz o pedido, a loja de tinta faz a configuração final, misturando a base e o pigmento para fabricar a cor desejada pelo cliente, eliminando a necessidade de estoque de cada cor de tinta e obsolescência do produto. Deste modo, o cliente pode escolher a cor e a tonalidade de tinta dentro de uma escala com níveis de graduação quase imperceptíveis, sem ter que pagar um valor sensivelmente maior por isso (PIRES, 2009).

(3)

3 O postponement não é apenas um conceito teórico ou um conceito novo, embora tenha tido uma maior divulgação recentemente e tenha sido discutido de maneira mais intensa nos últimos anos. Essa estratégia vem sendo estudada de forma descontinuada há décadas. O termo foi introduzido primeiramente na literatura em 1950 (ALDERSON, 1950) e as primeiras experiências utilizando o postponement remontam da década de vinte (CLM, 1995). Desde então, o presente tema tem despertado interesse de acadêmicos e executivos em diversos países. Trabalhos abordando o conceito postponement podem ser encontrados em diversos setores, tais como: roupas e confecções; eletrônicos; automotivo; e até alimentos. Apesar disso, pouco ainda se sabe sobre os resultados de sua aplicação, principalmente na indústria brasileira, onde existem poucos estudos aprofundados e publicados sobre o assunto. Outro fator a ser destacado se refere ao método de pesquisa adotado nestes trabalhos. Em pesquisa realizada por Ferreira e Alcantara (2013b), que analisaram os trabalhos publicados sobre o tema no Brasil ao longo de 64 anos do surgimento do termo na literatura, as autoras verificaram que os métodos de pesquisa adotados nos estudos mais aprofundados sobre o tema no Brasil (teses, dissertações e periódicos) concentram-se em procedimentos de pesquisa qualitativos, tais como estudos de casos e revisões bibliográficas sobre o tema.

Portanto, este trabalho tem como objetivo apresentar a evolução das publicações internacionais sobre a aplicação de métodos quantitativos em pesquisa da estratégia de postponement nos 64 anos de literatura sobre o tema. Para tal, foi realizada uma análise bibliométrica, que consiste na aplicação de técnicas quantitativas e estatísticas de pesquisa para mensurar e classificar os índices de produção dos autores e a disseminação do conhecimento científico (ARAÚJO, 2006).

Cabe ainda ressaltar que Alderson (1950) classificou o postponement em dois tipos, quais sejam: postponement de tempo e postponement de forma. Assim, postergar a movimentação do produto foi denominado de “postponement de tempo”, enquanto a postergação na diferenciação do produto foi denominada de “postponement de forma”. Ao longo dos anos, outros rótulos foram dados ao postponement de tempo, como: postponement logístico ou manufatura centralizada. Da mesma maneira, outros autores denominaram o postponement de forma como postponement de manufatura, postponement de produção; ou diferenciação na

(4)

4 produção, dentre outros (COOPER, 1993; BOWERSOX e CLOSS, 1996; YANG; BURNS; BACKHOUSE, 2004) Verifica-se assim, que muitas das classificações de postponement citadas atualmente pelos diversos autores podem ser vistas como subcategorias, ou novos rótulos para os tipos de postponement definidos por Alderson em 1950. Assim, neste trabalho buscou selecionar os artigos que abordam os tipos de postponement de forma e/ou tempo e outros, que mesmo com denominações diferentes, têm o mesmo significado.

Além desta seção introdutória, apresenta-se, na seção 2, a metodologia utilizada para o estudo. Em seguida, na seção 3, os resultados obtidos pela pesquisa serão discutidos. E, por fim, as conclusões e sugestões de estudos futuros serão explicitadas na seção 4, seguido pelas referências bibliográficas.

2. Método científico

O método científico adotado neste trabalho pode ser descrito através da caracterização da pesquisa, do método de seleção dos artigos para estudo e das ferramentas adotadas na análise bibliométrica, que serão detalhados a seguir.

2.1. Caracterização da pesquisa

O presente trabalho tem abordagem quantitativa, uma vez que é caracterizado pela coleta de dados em bases internacionais e pela utilização de ferramentas estatísticas para análise; tem foco em um assunto em específico e não considera a qualidade dos trabalhos selecionados para bibliometria (Meadows, 1999; Gregolin et al., 2005).

Este estudo é considerado exploratório, por não existir nenhum estudo com objetivos semelhantes que abranja o mesmo tema e no período proposto. Além disso, a pesquisa procura por padrões buscando a entender melhor o tema (Collins; Hussey, 2005).

(5)

5 Como fonte para o estudo bibliométrico foi escolhida a base de dados Web of Science, escolhida porque seu processo de busca acessa artigos que estão disponíveis em outras bases, como o Scopus, o ProQuest e o Wiley. E, além disso, por acessar artigos que são publicados em periódicos indexados e classificados com fator de impacto no Journal Citation Reports (JCR).

Para a seleção de artigos que constituem a base de dados para a análise bibliométrica foi necessário definir os termos de busca. A pesquisa foi realizada inicialmente pelo termo postponement na base de dados no período de 1950 (quando o termo foi introduzido) a 2014. Esta primeira busca obteve 1670 resultados. Buscando refinar os resultados obtidos, foram aplicados critérios de refinamento (filtros adicionais). O primeiro critério adotado foi por tipo de documento, escolhendo apenas por artigos. Esse critério permitiu reduzir o número de artigos para 1303.

O segundo critério de refinamento foi pelas categorias do Web of Science, visando obter artigos mais relacionados às áreas de interesse da pesquisa. No Quadro 1 são apresentadas as categorias selecionadas neste refinamento. É importante notar que não somente as categorias relacionadas à engenharia e gestão foram selecionadas, mas também aquelas relacionadas à ciência da computação, visto que nesta pesquisa busca-se investigar métodos quantitativos, como simulação e modelagem. Após refinamento, restaram 380 artigos.

Quadro 1 – Categorias de pesquisa

Business Engineering Civil

Business Finance Engineering Electrical Electronic

Economics Engineering Industrial

Management Engineering Manufacturing

Operation Research Management Science Engineering Environmental Computer Science Artificial Intelligence Engineering Mechanical

Computer Science Information System Mathematics Interdisciplinary Applications Computer Science Interdisciplinary Telecommunications

Computer Science Theory Methods Transportation

Categorias do Web of Science

Automation Control Systems

Fonte: Elaborado pelos autores

Cabe ressaltar que outro critério de refinamento existente na base de dados Web of Science é a seleção das áreas de pesquisa. Porém, ao selecionar as áreas de pesquisa de interesse, o

(6)

6 número de artigos resultante não mudou, sendo essa etapa ignorada nesta pesquisa.

A base Web of Science não possui a busca por palavras-chave. Optou-se pelo critério tópico, que consiste em retornar qualquer artigo que contenha a palavra postponement no corpo do texto. Assim, foi preciso excluir aqueles artigos que apenas mencionam o termo nas referências, ou usam o termo com outro significado que não o buscado nesta pesquisa (postponement de tempo e forma). Assim, outros critérios de refinamento foram necessários. O próximo critério foi a análise do título dos 380 artigos até então obtidos, de modo a eliminar aqueles que claramente não estavam relacionadas com o foco desta pesquisa. Nesta etapa, foram eliminados 109 artigos. Na etapa seguinte, foi realizada a leitura dos resumos e a busca do termo postponement no corpo do artigo, quando considerado necessário. A localização do termo foi feita para excluir aqueles artigos que apenas citavam o termo em suas referências bibliográficas ou superficialmente ao longo do artigo, eliminando-se assim, 83 artigos.

Adicionalmente, verificou-se que muitos artigos tinham apenas o resumo disponível no portal do Web of Science, ou seja, não apresentavam acesso livre para o artigo completo. Isto ocorreu para 103 artigos, que foram eliminados, obtendo-se um total de 85 artigos. As etapas de refinamento são ilustradas na Figura 1 abaixo:

Figura 1 - Etapas de refinamento

(7)

7 Durante a leitura dos artigos selecionados através dos refinamentos, foi percebida a utilização do termo delayed differentiation com a mesma idéia de postponement. Assim, também foi realizada uma busca com este termo, adotando-se os mesmos passos e critérios de refinamento utilizados previamente para o termo postponement. A primeira busca resultou em 173 periódicos, após a realização dos refinamentos e a exclusão de artigos em comum nas duas pesquisas, a busca obteve cinco artigos com o termo delayed differentiation. A Figura 2 mostra o número total de artigos resultantes, que foram selecionados para a etapa de leitura integral dos artigos.

Figura 2 - Total de artigos selecionados

Fonte: Elaborada pelos autores

Decidiu-se realizar leitura completa de todos os artigos, porque a busca não consistia apenas na procura dos artigos sobre a estratégia de postponement, mas que também apresentavam método quantitativo.

Procedeu-se, então, a leitura dos artigos. Nesta etapa, verificou-se que ainda existiam alguns artigos que não abordavam os tipos de postponement foco desta pesquisa, como: postponement de decisão, postponement de preço, postponement de inventário, postponement de investimento, postponement de pedido, postponement de reposição e postponement de preço e pedido. Estes foram excluídos, pois conforme mencionado anteriormente, nesta pesquisa decidiu-se focar nas estratégias de postponement do tipo tempo e forma, e outros tipos que tivessem o mesmo significado: o atraso na configuração e/ou na movimentação do produto até que a demanda seja conhecida. Estes tipos de postponement foram escolhidos por terem impacto significativo em duas das principais áreas de conhecimento da engenharia de produção: o planejamento e controle de sistemas produtivos e a logística.

Além destes, foram excluídos também artigos que não tinham como foco principal a estratégia de postponement, mas que só foi possível verificação após leitura integral do texto. Geralmente, nestes a estratégia estava nas revisões bibliográficas, sendo utilizada como base

(8)

8 para o estudo do trabalho, mas não tinha a aplicação do postponement como foco.

Quadro 2 - Refinamento após leitura integral

Fonte: Elaborado pelos autores

O Quadro 2 mostra o número de artigos eliminados conforme os critérios descritos anteriormente. Portanto, o portfólio final para a realização da análise bibliométrica é composto por 39 artigos que utilizam métodos quantitativos e que abordam a estratégia de postponement de tempo e/ou forma.

2.3. Ferramentas para análise de dados e analise biliométrica

A pesquisa utilizou das ferramentas de análise disponíveis na própria base de dados Web of Science para as avaliações referentes às publicações por ano, por autores, por categorias, por países e por periódico. Além disso, esta permitiu investigar os números de citações de cada artigo do portfólio e, utilizando o Microsoft Office Excel 2007, foram feitos alguns gráficos e tabelas para ilustrar e analisar essas citações.

Este trabalho também utilizou do software Citespace, para realizar as análises a respeito da literatura científica. Este software foi escolhido pela sua compatibilidade com o Web of Science. Os dados referentes aos 39 artigos, obtidos no Web of Science, foram baixados no formato .txt e utilizados diretamente no Citespace.

3. Resultados e Discussão

Nesta seção são apresentados os resultados obtidos a partir das ferramentas apresentadas na

Quantidade

Artigos com método qualitativo 15

O tipo de postponementnão é o

selecionado pela pesquisa 14

Artigos que citam a estratégia, mas

esta não é foco da pesquisa 22

(9)

9 seção anterior, bem como as discussões e observações resultantes.

3.1. Evolução das pesquisas científicas sobre postponement

O maior número de artigos sobre o tema foi publicado no ano de 2012 (sete de 39 artigos), que representa em torno de 18% do número total de artigos, seguido dos anos 2008 (cinco artigos) e 2005, com quatro artigos. A Figura 4 mostra a distribuição dos artigos publicados no período compreendido entre 2002 e 2014, que são os anos de publicação dos trabalhos que compõem o portfólio da presente pesquisa.

Figura 3 - Artigos publicados por ano

Fonte: Base de dados Web of Science

Não foi observada nenhuma tendência para a publicação de artigos por ano, nestes últimos 12 anos. Porém, observa-se que as pesquisas sobre postponement são mais recentes. Nenhuma publicação associando os dois temas (postponement e métodos quantitativos) foi encontrada na base Web of Science no período compreendido entre 1950 e 2001.

Esta ausência de artigos neste período ocorre, pois, embora as características e os benefícios do postponement sejam conhecidos há muitos anos, a aplicação deste conceito tem se tornado mais atraente e viável nas últimas décadas com o desenvolvimento recente da tecnologia, especialmente tecnologias de informação e comunicação, de transporte e de produção (FERREIRA, 2009). Corroborando com essa afirmação, Van Hoek et al. (1999) destacam que uma rede de informação projetada apropriadamente é um pré-requisito para a aplicação bem-sucedida do postponement na reestruturação da cadeia de suprimentos. Adicionalmente,

(10)

10 métodos quantitativos exigem o desenvolvimento dessas tecnologias para serem aplicados, o que aconteceu mais recentemente. Isto explica essa falta de artigos publicados antes de 2002 no portfólio desta pesquisa.

3.2. Publicações por categorias

A Figura 5 mostra a distribuição de artigos por Categorias do Web of Science. A categoria que contém mais registros acadêmicos é a de Operations Research Management Science, na qual 69% dos artigos estão inseridos, seguido por Engineering Industrial (38%), Engineering Manufacturing (38%) e Management (35%). Isto sugere que a aplicação do postponement é mais utilizada como estratégia gerencial ou produtiva.

Figura 4 - Artigos publicados por categorias

Fonte: Base de dados Web of Science

3.3. Publicações por autores

Dentre os artigos selecionados na base Web of Science, no que diz respeito ao número de publicações por autores, nenhum autor se destacou, ou seja, não existe nenhum autor que se sobressai ao abordar a estratégia de postponement e métodos quantitativos conjuntamente. O maior número de artigos publicados por autor foi dois. Os oito autores que se destacaram (com dois artigos cada) estão listados na Figura 5:

(11)

11

Figura 5 - Artigos publicados por autor

Fonte: Base de dados Web of Science

3.4. Número de artigos por periódicos e por país

Outra análise considerada relevante para a pesquisa é o número de artigos publicados por periódicos. Os periódicos que foram publicados mais artigos sobre a estratégia de postponement com uso de métodos quantitativos são o European Journal of Operational Research e o International Journal of Production Economics (ambos com oito publicações), seguidos do International Journal of Adcanced Manufacturing Technology, com quatro publicações. A Figura 6 mostra a distribuição dos 39 artigos de acordo com seus respectivos periódicos:

Figura 6 - Artigos publicados por periódico

(12)

12 O número de publicações por periódico é uma análise importante, uma vez que evidencia o destaque que o periódico em questão apresenta em relação ao tema. Além disso, mostra a abrangência da adoção da estratégia de postponement. No total, existem no portfólio 39 publicações que abordam o tema, publicados em 19 diferentes periódicos. Adicionalmente, isto corrobora com o resultado apresentado anteriormente em relação às categorias, visto que os periódicos que se destacaram abordam em suas publicações temas relacionados a gestão, a pesquisa operacional e a engenharia de produção.

Outro fator que mostra a visibilidade do tema é os países em que são feitas essas publicações. Os Estados Unidos lidera com 15 artigos (38% das publicações); seguido da China, que detém 25% das publicações, com dez trabalhos. Os outros países estão listados abaixo:

Figura 7 - Artigos publicados por país

Fonte: Base de dados Web of Science

Uma das justificativas possíveis para esta evidência é que os Estados Unidos está entre os sete maiores desenvolvedores mundiais de tecnologia da informação, segundo o Relatório Global de Tecnologia da Informação 2014 do Fórum Econômico Mundial. Conforme já mencionado, a tecnologia é muito importante para a adoção do postponement e para sua aplicação no estudo desta estratégia.

3.5. Número de citações por ano

A Figura 9 apresenta o número total de citações que cada artigo recebeu, organizados em ordem decrescente.

(13)

13

Figura 9 - Número de citações por artigo

Fonte: Elaborada pelos autores

A Tabela 1 lista os três artigos mais citados, apresentado os respectivos títulos, autores, ano de publicação e número de citações:

Tabela 1 - Artigos mais citados

TÍTULO AUTORES ANO CITAÇÕES

1 The power of flexibility for

mitigating supply chain risks Tang, Christopher; Tomlin, Brian 2008 78

2

Evaluation of postponement structures to accommodate mass customization

Su, JCP; Chang, YL; Ferguson, M 2005 67

3

Transshipments: An emerging inventory recourse to achieve supply chain leagility

Herer, YT; Tzur, M; Yucesan, E 2002 40

Fonte: Elaborada pelos autores

No primeiro artigo mais citado, Tang e Tomlin (2008) abordam estratégias de flexibilidade (dentre elas o postponement) e gestão de riscos da cadeia de suprimentos como temas de pesquisa. Neste sentido, os autores apresentam uma estrutura unificada e 5 modelos para ilustrar que as empresas podem obter valor estratégico significativo pela implementação de um programa de redução de risco que exige um nível relativamente baixo de flexibilidade. Dentre os resultados obtidos, a pesquisa mostra o poder da flexibilidade, e fornece argumentos para a implantação da flexibilidade para mitigar os riscos da cadeia de fornecimento.

(14)

14 implementações de estruturas com o postponement de tempo e forma e, compararam o seu desempenho no custo total da cadeia de suprimentos e tempo de espera do cliente. Dentre os resultados, os autores oferecem orientação para os gestores usarem qualquer uma das estruturas e onde alocar recursos para melhoria do desempenho.

Herer, Tzur e Yucesan (2002), através de uma série de modelos, estabelecem como a estratégia de transshipment pode ser usada para melhorar ambas produção ágil e enxuta. No artigo, transshipment é apresentado como uma estratégia que substituiria o postponement por este último precisar de modificações inter-funcionais para sua implementação, que são modificações custosas e demandam tempo.

3.6. Rede de citação e cocitação

Para análise de citação e cocitação, utilizou-se o software Citespace, que permite criar redes de citação e cocitação dos 39 artigos selecionados para o portfólio. Nestas redes, os nodos representam os artigos, enquanto as ligações entre os nodos representam a cocitação dos trabalhos ligados, e por fim a espessura da linha representa o numero de cocitações. Assim mesmo é possível identificar por meio da rede citações e cocitações os trabalhos que mais tem contribuído para o embasamento teórico da amostrada analisada.

A Figura 10 ilustra a rede de citação e cocitação gerada pelo software. Pode-se perceber em destaque o trabalho realizado por Lee e Tang (1997), concluindo-se que este está entre as referências mais citadas pelos 39 artigos que compõem o portfólio da presente pesquisa.

(15)

15

Fonte: Citespace

Considerando todos os clusters gerados, a Tabela 2 mostra as dez referências mais citadas: Tabela 2 - Referências mais citadas

Número de citações Referências Cluster

21 LEE, H. L.; TANG, C. S. Modelling the costs and benefits of delayed product differentiation. Management

Science, v. 43, n.1, p.40- 53, 1997. 0

16 VAN HOEK, R.I. The rediscovery of postponement a literature review and directions for research. Journal of Operations Management, v. 19, n. 2 , p.161-184, 2001. 4 12 FEITZINGER, E.; LEE, H. L. Mass customization at Hewlett-Packard: the power of postponement . Harvard Business Review, v.75, n.1, p.116-121, 1997. 2 11 ZINN, W.; BOWERSOX, D.J. Planning physical distribution with the principle of postponement . Journal of Business Logistics , v.9, n.2, p.117-136, 1988. 0 10 PAGH, J.D.; COOPER, M.C. Postponement and speculation strategies: how to choose the right strategy. Journal of Business Logistics , v.19, n.2, p.13-32, 1998. 7 10 SU, J.C; CHANG, Y; FERGUSON, M. Evaluation of postponement structures to accommodate mass customization. Journal of Operations Management, v. 23, n.3-4, p.305-318, 2005. 0 10 LEE, H. L. Effective inventory and service management through product and process redesign. Operations Research, v. 44, n. 1, p. 151-159, 1996. 0 9 AVIV, Y.; FEDERGRUEN, A. Capacitated Multi-Item Inventory Systems with Random and Fluctuating Demands: Implications for Postponement Strategies. Management Science, v. 47, n. 4, p.512-531, 2001. 8 9 ERNST, R.; KAMRAD, B. Evaluation of supply chain structures through modularization and postponement . European Journal of Operational Research, v.124, p.495-510, 2000. 0 8 LEE, H. L.; BILLINGTON, C.; CARTER, B. Hewlett-Packard gains control of inventory and service through design for localization. Interfaces, v.23, n. 4, p.1-11, 1993. 8

(16)

16 O trabalho mais citado é o de Lee e Tang (1997), no qual é feita a classificação de três abordagens básicas para o postponement de forma: padronização, projeto modular e reestruturação do processo.

Já a segunda referência mais citada é a de Van Hoek (2001), que investigou a literatura de postponement disponível em artigos e livros acadêmicos e encontrou publicações sobre o tema em um amplo campo de pesquisa, variando da pesquisa operacional à logística, marketing e, mais recentemente, da gestão estratégica, entre outros. Assim, o autor gerou uma lista de 19 publicações, cobrindo mais de 30 anos de pesquisa sobre postponement e elaborou uma classificação destes, com o objetivo de identificar lacunas na pesquisa e no conhecimento sobre o tema.

5. Considerações finais

A presente pesquisa atingiu seu objetivo de realizar uma análise bibliométrica de artigos que abordam a estratégia de postponement e métodos quantitativos e, através desta, investigar a evolução do tema ao no decorrer de 64 anos de literatura.

Foi possível observar que as publicações que abordam os dois temas conjuntamente são recentes, sendo 2012 o ano com maior número de publicações. Isto pode ser explicado, dentre outros fatores, pelo recente surgimento de novas tecnologias.

Adicionalmente, as áreas de Operations Research Management Science, Engineering Industrial, Engineering Manufacturing e Management foram destacadas como as que mais abordam a estratégia. Considerando também os periódicos com mais publicações, percebe-se que postponement é mais publicado em journals relacionados as áreas de manufatura e gestão. Quanto aos artigos do portfólio mais citados, destacam-se Tang e Tomlin (2008), Su, Chang e Ferguson (2005), Herer, Tzur e Yucesan (2002). E a rede de citações e cocitações geradas pelo Citespace, mostra que as referências mais utilizadas como fundamento teórico pelos autores da nossa amostra (39 artigos), são Lee e Tang (1997) e Van Hoek (2001).

Por fim, os resultados encontrados por esta pesquisa são importantes não apenas por investigar a evolução de artigos que aplicam métodos quantitativos ao estudo do

(17)

17

postponement, mas também para fornecerem subsídios para pesquisa sobre o tema no Brasil, onde, conforme já mencionado, Ferreira e Alcantara (2013b), destacam ausência de pesquisas associando métodos quantitativos e postponement.

Finalmente, cabe ressaltar que pesquisas futuras deverão ser realizadas, buscando a aplicação e divulgação de resultados do uso de métodos quantitativos associados à estratégia de postponement, bem como sua aplicação à realidade brasileira.

REFERÊNCIAS

ALDERSON, W. Marketing efficiency and the principle of postponement. Cost and Profit Outlook, v.3 n.4, p. 15-18, 1950.

ARAÚJO, C. A. Bibliometria: evolução história e questões atuais. Em Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 11-32, jan./jun. 2006.

ASSUMPÇÃO, M. R.; RIBEIRO, J. F. Compounding: postponement at processed food. In: International Conference on Agri-Food Chain / Networks Economics and Management, 3., 2001, Ribeirão Preto (SP). Anais… Ribeirão Preto, 2001.1 CD -ROM.

BILBAO-OSORIO B.; DUTTA S.; LANVIN B. The Global Information Technology Report 2014. World Economic Forum, 2014. Disponível em <

http://www3.weforum.org/docs/WEF_GlobalInformationTechnology_Report_2014.pdf

BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D J. Logistical Management: the integrated supply chain process. New York, NY: McGraw-Hill, 1996.

CLM (COUNCIL OF LOGISTICS MANAGEMENT). World class logistics: the challenge of managing continuous change. United State of America: Oak Book, 1995.

COLINS, J.; HUSSEY, R. Pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.

COOPER, J. Logistics strategies for global business. International Journal of Physical Distribution and Logistics Management, v. 23,n. 4, p. 12-23,1993.

FERREIRA, K. A.; ALCÂNTARA, R.L. Postponement: uma análise da evolução do tema no brasil. In: XXXIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – ENEGEP, 2013b, Salvador. Anais... Salvador, BA, 2013. CD-ROM.

FERREIRA, K. A. Uma estrutura conceitual para a aplicação do postponement: estudo multicaso em empresas da indústria de alimentos. 2009. 203 p. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Departamento de Engenharia Produção. Universidade Federal de São Carlos,São Carlos, 2009.

GREGOLIN, J. A. R. et al. Análise da produção científica a partir de indicadores bibliométricas. In:

FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Indicadores de ciência, tecnologia e inovação em São Paulo 2004. São Paulo: FAPESP, 2005.

LEE, H. L.; TANG, C. S. Modelling the costs and benefits of delayed product differentiation. Management Science, v. 43, n.1, p.40- 53, 1997.

(18)

18

PIRES, S.R.I. Gestão da cadeia de suprimentos: conceitos, estratégias, práticas e casos - supply chain management. São Paulo: Atlas, 2a ed. 2009.

SAGHIRI, S. A structural approach to assessing postponement strategies: construct development and validation. International Journal of Production Research, v. 49, n.21, p.6427-6450, 2011.

VAN HOEK,R.I. The rediscovery of postponement a literature review and directions for research. Journal of Operations Management, v. 19, n. 2 , p.161-184, 2001.

VAN HOEK,R.I.; VOS, B.; COMANDEUR, H.R Reestructuring European supply chains by implementing postponement strategies. Long Range Planning, v.32, n.5, p.505-518, 1999b.

YANG, B.; BURNS, N.D.; BACKHOUSE, C. J.. Management of uncertainty through postponement. International Journal of Production Research, v.42, n.6, p.1049-1064, 2004b.

Referências

Documentos relacionados

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Passiflora edulis, popularly known in Brazil as sour passion fruit is the most widely cultivated species of the genus Passiflora, and is of economic importance in Brazil for

a) O modo de aplicação única ou parcelada do regulador de crescimento na densidade populacional de 6 a 14 plantas m -1 não interfere na produção de algodão em caroço das

Os protocolos franceses não recomendam o uso rotineiro de radiografia simples de crânio e admitem alta hospitalar após seis horas de observação, sem prova radiológica alguma, para

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

segunda guerra, que ficou marcada pela exigência de um posicionamento político e social diante de dois contextos: a permanência de regimes totalitários, no mundo, e o

O gráfico nº11 relativo às agências e à escola representa qual a percentagem que as agências tiveram no envio de alunos para a escola Camino Barcelona e ainda, qual a percentagem de