• Nenhum resultado encontrado

Manual do Prestador de Serviços. M. Dias Branco S.A.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual do Prestador de Serviços. M. Dias Branco S.A."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Área responsável:

Gestão de Terceiros Elaborado por: Jorge Barreto Revisado por: Alexandre Lima

Manual do Prestador de Serviços

M. Dias Branco S.A.

(2)

Área responsável:

Gestão de Terceiros Elaborado por: Jorge Barreto Revisado por: Alexandre Lima

Sumário

Objetivo ... 3

Abrangência ... 3

Código de Ética ... 3

Contrato de Prestação de Serviços ... 3

Avaliação Cadastral de Prestadores de Serviços ... 3

Liberação do Acesso de Colaboradores Terceirizados ... 4

Atividades de Risco... 5

Comunicação de Acidentes de Trabalho ... 6

Verificação do Pagamento Regular de Salários, Encargos e Benefícios ... 6

Destinação de Resíduos Sólidos ... 6

Homologação de Produtos Químicos ... 6

Controle de Ferramentas dos Prestadores de Serviços...7

Uso Racional de Água e Energia ... 7

Resposta à Emergências Ambientais ... 7

Orientações Gerais ... 8

Anexos ... 8

(3)

Área responsável:

Gestão de Terceiros Elaborado por: Jorge Barreto Revisado por: Alexandre Lima

1. Objetivo

Divulgar as normas a serem seguidas pelas empresas prestadoras de serviços, seus colaboradores, subcontratados e prepostos durante a execução de suas atividades para a M. Dias Branco, sendo parte integrante do contrato de prestação de serviços.

2. Abrangência

Todas as unidades da M. Dias Branco.

3. Código de Ética

Todos os nossos colaboradores e representantes legais devem cumprir integralmente às legislações aplicáveis, sejam na esfera municipal, estadual ou federal. Exigiremos de nossos parceiros comerciais uma postura idêntica à nossa no atendimento aos dispositivos legais. Adicionalmente, nossos procedimentos internos, os quais precisam estar alinhados com a legislação vigente, também devem ser seguidos de forma integral. Nosso relacionamento com órgãos governamentais, agências reguladoras e qualquer outro tipo de representação do poder público é pautado pela ética e transparência. Somos contrários a todo tipo de condutas ilícitas e atos de corrupção.

O Código de Ética da M. Dias Branco está disponível para leitura pelos prestadores de serviços e colaboradores terceirizados através do endereço eletrônico: http://mdiasbranco.com.br/codigo-de-etica/

4. Contrato de Prestação de Serviços

A prestação de serviços deverá ser precedida da formalização contratual, cabendo ao colaborador da M. Dias Branco responsável pela aquisição do serviço, abrir uma demanda jurídica para a elaboração do contrato.

O prestador de serviços deverá disponibilizar os seguintes documentos para serem anexados à demanda jurídica: contrato social e aditivos, cartão do CNPJ, RG e CPF dos sócios, proposta comercial com o detalhamento do objeto da prestação dos serviços, local e prazo de execução, condições técnicas e comerciais.

A Minuta Padrão com a descrição dos direitos e deveres das partes contratantes está disponível no Anexo 1 - Minuta Padrão de Prestação de Serviços.

5. Avaliação Cadastral de Prestadores de Serviços

A contratação de serviços de natureza contínua, prestados com habitualidade e cessão de mão de obra deverá ser precedida da avaliação cadastral do prestador de serviços, com foco em aspectos financeiro, trabalhista, previdenciário e tributário.

(4)

Área responsável:

Gestão de Terceiros Elaborado por: Jorge Barreto Revisado por: Alexandre Lima

A avaliação será realizada pela empresa Bernhoeft, através da análise da documentação descrita no Anexo 2 – Documentação para Avaliação Cadastral. O custo da avaliação deverá ser pago pelo prestador de serviços diretamente à Bernhoeft.

6. Liberação do Acesso de Colaboradores Terceirizados

A liberação do acesso dos colaboradores terceirizados às unidades da M. Dias Branco para a prestação de serviços, está condicionada a análise prévia da documentação da empresa prestadora de serviços e de seus funcionários, relacionada às Normas de Saúde e Segurança do Trabalho e à participação dos colaboradores terceirizados no treinamento de integração ministrado pelas áreas de Segurança do Trabalho, Qualidade e Meio Ambiente da unidade na qual o serviço será prestado.

A documentação deverá ser disponibilizada pelo prestador de serviços, com antecedência mínima de 3 (três) dias úteis ao início da prestação dos serviços, através do portal da Gestão de Terceiros, seguindo os passos descritos abaixo:

a) O colaborador da M. Dias Branco responsável pela aquisição do serviço, deverá

solicitar à Gestão de Terceiros, através de chamado no sistema OTRS, o cadastro do prestador de serviços no portal da Gestão de Terceiros, informando no chamado o endereço de e-mail do prestador de serviços. A Gestão de Terceiros responderá o chamado, disponibilizando para o prestador de serviços a Planilha Anexo 3 - Dados para Cadastro no Portal da Gestão de Terceiros, Manual da Mobilização e as orientações para o cadastro. Após o preenchimento completo da planilha, o prestador de serviços

deverá enviá-la para os endereços de e-mail: gestaodeterceiros@bernhoeft.com.br e

gestaodeterceiros@mdiasbranco.com.br

b) Após o envio da planilha preenchida, em até 24 horas úteis, o prestador de serviços

receberá um e-mail com login e senha para acessar o portal.

c) Após o recebimento do login e senha, o prestador de serviços deverá acessar o portal da Gestão de Terceiros, utilizando o navegador Google Chrome, através do endereço: https://newcontract.contractweb.com.br para a postagem da documentação descrita no Anexo 4 - Documentação para Mobilização de Colaboradores Terceirizados. O passo a passo com o detalhamento da postagem da documentação está descrito Manual da Mobilização.

d) Após a postagem completa da documentação, a Gestão de Terceiros realizará a análise da mesma em até 3 dias úteis e enviará um relatório detalhado com o resultado da análise para o prestador de serviços e para o colaborador da M. Dias Branco responsável pela aquisição do serviço. Caso sejam identificadas não conformidades, o prestador de serviços deverá realizar as regularizações necessárias para que a documentação seja reanalisada. Após a reanálise, não restando pendências, o acesso do

(5)

Área responsável:

Gestão de Terceiros Elaborado por: Jorge Barreto Revisado por: Alexandre Lima

Nota 1: a M. Dias Branco arcará integralmente com o custo de 1 (uma) análise e até 2 (duas) reanálises da documentação. Caso sejam necessárias mais de 2 (duas) reanálises devido a repetidos erros na postagem da documentação pelo prestador de serviços, o custo das reanálises adicionais deverá ser pago pelo prestador de serviços diretamente à Bernhoeft. e) O agendamento do treinamento de integração dos colaboradores terceirizados que estiverem com o status da documentação Conforme, deverá ser realizado pelo prestador de serviços no portal da Gestão de Terceiros, seguindo o passo a passo descrito no Anexo 5 – Manual da Integração.

Nota 2: a análise da documentação somente será realizada após a postagem completa de todos os documentos especificados no portal. Caso algum documento especificado seja Não Aplicável, o prestador de serviços deverá, obrigatoriamente, inserir um comentário no ícone ilustrado abaixo, com a devida justificativa, caso contrário o sistema entenderá que um documento especificado não foi postado e a análise não será realizada.

Ícone Comentário

Nota 3: havendo o desligamento de colaboradores terceirizados durante a prestação dos serviços, o fornecedor deverá realizar a inativação dos mesmos no portal da Gestão de Terceiros, imediatamente após o desligamento e solicitar o bloqueio do seu acesso, sendo de sua inteira responsabilidade o acesso indevido de seus ex-funcionários nas dependências da M. Dias Branco.

Nota 4: a contratação de ex-funcionários da M. Dias Branco para a prestação de serviços como terceirizados, somente poderá ocorrer após o decurso do prazo de 18 (dezoito) meses do seu

desligamento, conforme Art. 5o da Lei 6.019/1974.

7. Atividades de Risco

Os serviços que envolvem as atividades de risco descritas abaixo, somente poderão ser executados com a autorizada da área de Segurança do Trabalho, através da emissão da PTR (permissão de trabalho de risco), condicionada à aptidão dos colaboradores terceirizados, devidamente comprovada pela documentação postada no portal. O relatório com o resultado da análise da documentação informa as aptidões para as quais os colaboradores terceirizados estão conformes.

a) Trabalho em altura.

b) Trabalho em espaço confinado.

c) Manutenção e montagem mecânica.

d) Serviços a quente (Corte, lixamento e solda).

(6)

Área responsável:

Gestão de Terceiros Elaborado por: Jorge Barreto Revisado por: Alexandre Lima

f) Operações em subestação.

g) Abastecimento de Inflamáveis.

h) Manipulação de produtos químicos (pesticidas).

i) Operação de muncks e guindastes.

j) Operação de empilhadeira.

k) Operação de Plataformas elevatórias.

l) Construção civil.

m) Pintura.

Nota 5: a análise da documentação postada inclui a verificação de possíveis adulterações. Caso sejam identificados indícios de possível adulteração, o caso será encaminhado apuração pela área de Compliance.

8. Comunicação de Acidentes de Trabalho

As empresas prestadoras de serviços têm a obrigação legal de registrar a ocorrência de acidentes de trabalho ou trajeto envolvendo seus colaboradores, até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência, através da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), mesmo que não haja afastamento das atividades. Conforme disposto nos Artigos 286 e 336 do Decreto 3.048/99 do Regulamento da Previdência Social.

Em caso de acidente de trabalho envolvendo colaborador terceirizado nas dependências da M. Dias Branco, o prestador de serviços deverá enviar uma cópia da CAT, na data em que a mesma for emitida, para a Segurança do Trabalho da unidade da M. Dias Branco em que o acidente ocorreu.

9. Verificação do Pagamento Regular de Salários, Encargos e Benefícios

A área de Gestão de Terceiros realizará o acompanhamento do pagamento mensal de salários, encargos e benefícios dos funcionários das empresas que prestam serviços de natureza contínua, com habitualidade e cessão de mão de obra.

Quando solicitado pela Gestão de Terceiros a empresa prestadora de serviços deverá passar a disponibilizar mensalmente, através do portal, a documentação descrita no Anexo 6- Documentação para Análise Mensal, seguindo os passos descritos no Manual da Análise Mensal que será disponibilizado pela Gestão de Terceiros na ocasião da solicitação dos documentos.

10. Destinação de Resíduos Sólidos

O prestador de serviços deverá realizar a limpeza do local de trabalho após suas atividades, realizando a segregação, acondicionamento e descarte correto dos resíduos sólidos gerados, conforme a legislação vigente, e apresentar à área de Meio Ambiente os comprovantes da destinação final.

11.Homologação de Produtos Químicos

(7)

Área responsável:

Gestão de Terceiros Elaborado por: Jorge Barreto Revisado por: Alexandre Lima

FISPQ (Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico) à equipe de Meio Ambiente, antes do início da execução dos serviços, para a homologação ou não do uso. Todos os produtos químicos homologados devem ser acondicionados adequadamente em suas embalagens originais, mantidos com seus rótulos e identificados junto com a FISPQ, conforme a Convenção Nº170 da OIT (Organização Internacional do Trabalho) e demais legislações vigentes. O prestador de serviços deverá manter um controle efetivo de inventário de seus produtos.

Não é permitida a utilização de nenhum tipo de material ou produto que contenha asbesto/amianto. Assim como, não é permitido o descarte de produtos químicos nas dependências da M. Dias Branco sem a autorização formal da área de Meio Ambiente.

12. Controle de Ferramentas dos Prestadores de Serviços

Visando um controle mais efetivo das ferramentas utilizadas pelos prestadores de serviços, faz-se necessário o preenchimento e assinatura prévia do Anexo 7 - Formulário Check List Ferramentas, pela empresa prestadora de serviços, antes do início de suas atividades e pelo colaborador da M. Dias Branco responsável pela aquisição dos serviços. O referido formulário, após preenchido e assinado, deverá ser conduzido juntamente com as ferramentas, podendo ser solicitado para conferência pela Segurança do Trabalho durante a análise de atividades de risco.

As ferramentas utilizadas na execução dos serviços, devem atender aos requisitos mínimos de segurança ocupacional e patrimonial, sendo expressamente proibido o uso de ferramentas improvisadas, danificadas ou descaracterizadas de seu estado original, o que oferece riscos adicionais à operação.

Conforme o item 10.4.3.1 da NR10, o prestador de serviços deverá apresentar o laudo de ensaio elétrico de isolamento das ferramentas utilizadas na execução de serviços com eletricidade, atestando a compatibilidade das mesmas com a tensão onde será executado o serviço. A não apresentação do laudo será fator impeditivo para a execução dos serviços.

13. Uso Racional de Água e energia

O prestador de serviços deverá fazer uso racional de água e energia elétrica durante a realização de suas atividades, além de informar possíveis vazamentos, mal-uso e desperdícios identificados.

Não é permitido o descarte de materiais estranhos nas galerias de águas pluviais, bem como na rede coletora de esgoto, tais como: latas, estopas, panos, papéis, etc.

14.Resposta à Emergências Ambientais

(8)

Área responsável:

Gestão de Terceiros Elaborado por: Jorge Barreto Revisado por: Alexandre Lima

de derramamentos, kit de emergência ambiental (mantas/cordões absorventes, turfa, cordões de contenção, pás, enxadas, sacos plásticos PEAD) com volume suficiente para realizar um primeiro atendimento. Devendo acionar a Brigada de Emergência e/ou Incêndio em caso de identificação de situações de emergência, tais como: vazamentos, incêndios, etc.

15.Orientações Gerais

O descumprimento das normas contidas neste manual pelas empresas prestadoras de serviços, seus colaboradores, subcontratados e prepostos poderá acarretar na adoção de medidas administrativas pela M. Dias Branco, tais como: notificação extrajudicial, bloqueio de acesso, retenção de pagamentos ou suspensão das contratações.

16.Anexos

Anexo 1 - Minuta Padrão de Prestação de Serviços. Anexo 2 – Documentação para Avaliação Cadastral.

Anexo 3 - Dados para Cadastro no Portal da Gestão de Terceiros.

Anexo 4 - Documentação para Mobilização de Colaboradores Terceirizados. Anexo 5 – Manual da Integração.

Anexo 6 - Documentação para Análise Mensal. Anexo 7 – Formulário Check List de ferramentas.

17.Histórico de Alterações

Revisão Emissão Alterações

00 28/06/2017 Liberação inicial.

01 02/08/2017 Inclusão das normas de Meio Ambiente.

02 07/11/2017 Inclusão das normas de controle e

Inspeção de ferramentas dos prestadores de serviços.

03 02/10/2018 Inclusão da NOTA informando sobre a

necessidade da comunicação tempestiva do desligamento de colaboradores terceirizados para evitar acessos indevidos.

04 08/05/2019 Inclusão:

- Item 5. Avaliação cadastral de prestadores de serviços.

- Nota 1: custos adicionais da reanálise da documentação.

- Nota 4: prazo para contratação de ex-funcionários da M. Dias como terceirizados.

- Nota 5: análise de possíveis adulterações da documentação postada.

Referências

Documentos relacionados

Acrescenta que “a ‘fonte do direito’ é o próprio direito em sua passagem de um estado de fluidez e invisibilidade subterrânea ao estado de segurança e clareza” (Montoro, 2016,

The focus of this thesis was to determine the best standard conditions to perform a laboratory-scale dynamic test able to achieve satisfactory results of the

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

Este estudo tem o intuito de apresentar resultados de um inquérito epidemiológico sobre o traumatismo dento- alveolar em crianças e adolescentes de uma Organização Não

Abstract: We consider the problem of robust model predictive control for linear sampled– data dynamical systems subject to state and control constraints and additive and

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento