• Nenhum resultado encontrado

Analista de Comércio Exterior

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Analista de Comércio Exterior"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Analista de Comércio Exterior

Curso presencial em Belo Horizonte Início das aulas dia 28/04

Aproveite e faça agora sua inscrição em um dos melhores cursos de comércio exterior

Inscrições abertas Vagas limitadas

Objetivo:

Capacitar o aluno para atuar como analista de comércio exterior, tanto em operações de exportação como nas operações de importação. Este é um curso bastante prático que pretende fornecer ao aluno conhecimentos avançados e práticos na área de comércio exterior.

Este curso está entre os melhores cursos presenciais de comércio exterior existentes atualmente no Brasil e irá capacitar o aluno a preencher documentos, planejar e gerenciar processos de importação e exportação de uma empresa ou também para prestar consultoria na área de comércio exterior.

Além das aulas presenciais haverão atividades para serem feitas através de contato por email com o professor.

Aviso:

O curso presencial de analista de comércio exterior é mais completo e mais prático do que o curso de analista que oferecemos à distância.

Data das aulas:

28/4, 05/5, 26/5, 16/06, 30/6, 14/7, 28/7, 11/8, 25/8 - sempre aos sábados Como as vagas são limitadas e este curso é muito procurado, aconselhamos que o aluno garanta sua vaga com antecedência para poder participar desta turma.

(2)

Horário das aulas:

8:00 às 13:00 - Inclui coffee break na parte da manhã.

Local:

Espaço UFV - Rua Sergipe, 1087 - 3º andar - Savassi - Belo Horizonte - MG

Carga horária:

45 horas/ aula de aulas presenciais e 20 horas/ aula de atividades à distância, totalizando a carga horária total de 65 horas/ aula de curso. As atividades à distância incluem uma prática de importação, atividades sobre planejamento de um processo de importação, leitura de textos, exercícios e tirar dúvidas com o professor por email.

Diferencial:

Durante todo o curso o coordenador estará à disposição para responder dúvidas, corrigir exercícios, fornecer informações e fornecer material de aulas complementar através de contato permanente através de email com os alunos.

Os alunos também poderão participar gratuitamente do próximo workshop de comércio exterior que for promovido pela GS Educacional. Nosso último workshop teve palestras ministradas pela GS Educacional, pelos Correios e pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil China.

Mensalidade:

R$ 350,00 (total de cinco parcelas), sendo a primeira parcela a ser paga no ato de inscrição, válida para o primeiro mês de aula em Abril.

Forma de Pagamento:

Boleto bancário mês a mês

Certificado de conclusão:

Será fornecido ao aluno que tiver participado de 90% das aulas (que tiver assistido pelo menos 8 aulas e que tiver feito as principais atividades e exercícios do curso). Esta metodologia está sendo adotada para que o aluno obtenha o mais alto nível de capacitação profissional na área de comércio exterior e que obtenha um diferencial acadêmico no mercado de trabalho.

Aspectos Educacionais:

Nosso certificado de conclusão é válido para apresentação em todo território nacional.

Como a GS Educacional oferece cursos livres de capacitação profissional, não existe a necessidade dos nossos cursos serem reconhecidos pelo MEC.

A Lei nº 9.394 (Leis, Diretrizes e Bases da Educação) definiu que os cursos livres fazem parte da educação profissional de nível básico, que proporciona ao aluno capacitação e conhecimentos para se atualizar para o mercado de trabalho.

O decreto 5.622 de 19/12/2005 caracteriza-se a educação à distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

(3)

Nossas Premiações:

Troféu Top Empreendedor 2010 pela revista Top of Business

Prêmio Top of Quality 2011 pela Ordem dos Parlamentares do Brasil

Prêmio Empresa Brasileira do Ano 2012 pelo Latin American Quality Institute (LAQI)

Relatos de alunos

O relato abaixo é do aluno (Vagner Alves), que fez o curso à distância Analista de Comércio Exterior.

O curso atendeu bem as suas expectativas?

Sim atendeu além das minas expectativas, pois como falei anteriormente o conteúdo é bem amplo. Eu quero aqui agradecer ao professor Henrique que me atendeu todas as vezes que eu precisei com a maior boa vontade e dedicação e também mostrou conhecimento árduo sobre comércio exterior, espero talvez em breve realizar outro curso pela GS EDUCACIONAL.

Relatos de alunos que fizeram o curso presencial de importação:

Saí de Campinas – SP para ir a BH fazer o curso com o Professor Henrique, e sem a menor sombra de dúvida, fiquei satisfeito por cada centavo investido em Passagem aérea, táxis, hotéis, entre outros gastos.

Nota-se que o conhecimento do Henrique é bem mais que alguém que fez um curso e já saiu dando treinamentos por aí. É notado de cara, que o conhecimento do professor é de alguém que viveu por muitos anos, trabalhando neste setor, que é carente de informações relacionadas ao comercio exterior. O ritmo das aulas também é bastante agradável, fazendo quem nunca importou nada, ficar ciente dos processos.

Tudo explicado em material impresso e digital (um cd com várias informações, exemplos, etc.). Enfim, não tenho motivos para fazer propaganda enganosa. Apenas recomendo o curso para que as pessoas que não possuem informações sobre comercio exterior, saibam com segurança, os mais diferentes processos, detalhes e termos, que certamente fazem a diferença. Hoje eu

(4)

posso fazer o meu planejamento de importação com segurança e tranqüilidade, sem ter medo de surpresas.

Jorge Augusto - Jota Neves Automação - Campinas - SP

Prof. Henrique, quero dar meu depoimento de que o curso a mim oferecido na última sexta feira atendeu plenamente minhas expectativas. Muito obrigado e parabéns pelo seu trabalho.

Jader - Montes Claros - MG

Parabéns pelo curso Henrique!! Bom conteúdo, esclarecedor e rico!! Geraldo - Santana dos Montes - MG

Benefícios ao aluno:

Aulas práticas que permitem rápido aprendizado

Sistema de ensino fácil e moderno que permite que qualquer pessoa aprenda comércio exterior. Certificado emitido pela GS Educacional (empresa reconhecida nacionalmente pela excelência e pela qualidade de ensino na área de comércio exterior).

(5)

Coordenador

Professor Henrique Mascarenhas - Administrador de Empresas com Habilitação em Comércio

Exterior, MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas, Certificado em Estratégia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Certificado em Ética pela Fundação Getúlio Vargas em Parceria com a Universidade da Califórnia, Certificado em Didática do Ensino Superior pela Fundação Getúlio Vargas. Consultor e Professor de Comércio Exterior e Negócios Internacionais da GS Educacional e da Cescomex. Mais de 12 anos de experiência na área internacional junto a empresas e indústrias do Brasil e do exterior.

Material didático:

Uma apostila impressa para cada módulo

Programa do curso:

Importação

Incoterms - International Commercial Terms

Versão 2000: EX-WORKS, FCA, CPT, CIP, FOB, FAS, CFR, CIF, DES, DAF, DDU, DDP

Versão 2010: EX-WORKS, FCA, CPT, CIP, FOB, FAS, CFR, CIF, DAT, DAP, DDP

Habilitação da Empresa no RADAR, Classificação Fiscal de Mercadorias

Modalidade de Habilitação Simplificada e Ordinária, Documentos Necessários para Realizar a Habilitação, RADAR - Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros.

(6)

Importação Terceirizada

Importação por conta e ordem de terceiros e importação por encomenda

Logística Aplicada na Importação

Marcação de Volumes, Modais de Transporte, Composição do Frete, Seguro, Tipos de Avarias, Tipos de Cargas, Tipos de Containeres, Tipos de Navios, Planejamento do processo de logística no comércio exterior.

Modalidades de Pagamento

Pagamento Antecipado, Remessa sem Saque, Cobrança Documentária, Carta de Crédito

Sistemática do Processo de Importação

Passo a Passo dos Processos de Importação

Despacho Aduaneiro na Importação

Despacho Aduaneiro na Importação

Documentação

Fatura Pro-Forma, Fatura Comercial, Certificado de Origem, Packing List, Conhecimento de embarque, Contrato de Câmbio.

Cálculo de Impostos e Custos Incidentes na Importação

II, IPI, ICMS, PIS, COFINS, AFRMM, outras taxas e despesas incidentes no processo de importação.

ICMS: Como a base de cálculo do ICMS varia de acordo com cada estado do Brasil, o curso apresenta informações e a fórmula para fazer o cálculo por dentro do ICMS e orienta o aluno como pesquisar a base de cálculo dos estados do Brasil.

Tratamentos Administrativos na Importação

Importações sujeitas a licença de importação, Antidumping e Medidas Compensatórias

Captação Fornecedores no Exterior

Como Utilizar os Principais Portais de Negócios no Exterior para desenvolver os negócios da empresa

Localização de Fornecedores no Exterior

Como localizar fornecedores no exterior, Dicas de segurança na negociação com os fornecedores encontrados

(7)

Importação Paralela

Referências jurídicas sobre a possibilidade de importar produtos de marcas conhecidas

Infrações e Penalidades Existentes nos Processos de Importação e Exportação

Tipos de penalidades, multas, redução de multas

Planejamento do Processo de Importação

Como planejar o processo de importação da empresa

Exercícios Práticos

Diversos exercícios práticos envolvendo o conteúdo do curso

Prática de Importação

(Acompanhe um processo real de negociação com fornecedores no exterior) AVISO: Esta prática será feita na modalidade à distância durante o curso O professor vai entrar em contato com alguns fornecedores no exterior e vai negociar detalhes sobre os incoterms, formas de pagamento, preço, especificações do produto, prazo de entrega das mercadorias, outros detalhes. Na medida que o professor for conduzindo as negociações ele vai enviar cópia dos emails que estará enviando e recebendo dos fornecedores no exterior para o aluno poder acompanhar e entender como está sendo conduzido o processo de importação.

O professor também vai demonstrar como o aluno deve conduzir algumas etapas do processo de planejamento da importação, o planejamento inicial é importante para avaliar se a importação é viável e para conduzir a importação da forma correta.

O professor vai fornecer orientações e explicações para o aluno conseguir entender como poderá ser feito o processo de importação e o aluno também terá acesso a uma apostila eletrônica contendo mais informações sobre o processo de planejamento

(8)

como um todo.

O aluno também irá ter acesso a uma apostila eletrônica que explica o passo a passo do planejamento inicial de um processo de importação.

Tópicos abordados:

Localização de fornecedores no exterior

Análise das informações recebidas do fornecedor Negociação com os fornecedores encontrados

Práticas de segurança durante o processo de negociação Planejamento inicial do processo de importação

Organização das etapas iniciais existentes em um processo de importação Orientações sobre como determinar os custos e as despesas na importação Análise de restrições e / ou proibições na importação

Análise da viabilidade do processo de importação

Como Negociar com a China

Normas de Conduta com a China

Principais normas de conduta que devem ser adotadas e respeitas durante os processos de negociação, normas de conduta durante visitas de negócios na China, Apresentações e Cumprimentos, Cartões de Visita, Características das negociações durante as refeições.

Elementos Característicos da Cultura Chinesa

Características da cultura chinesa que devem ser observados, conhecidos e respeitados durante o processo de negociação (Guanxi, Zhongjian Ren, Shehui Dengji, Renji Hexie, Zhengti Guannian, Jiejian , Mianzi, Chiku Nailao), Hierarquia adotada durante o processo de negociação, Utilização de intérpretes, Noções gerais sobre a cultura chinesa.

Como Negociar com os Chineses

Características das negociações com a China, Diferenças de características entre a cultura oriental e ocidental, Situações que normalmente acontecem durante as negociações, Como se adaptar ao perfil de negociação da cultura chinesa e como

(9)

superar impasses durante o processo de negociação, Como aumentar as chances de sucesso nos processo de negociação, Entendendo a percepção de tempo da cultura chinesa e o conceito de impermanência das coisas quando aplicada aos negócios.

Proteção de Marcas e Patentes na China

Orientações sobre como proteger marcas e patentes no mercado chinês

Importação de Produtos Chineses

Orientações para empresas que desejam importar produtos da China

Exportação de Produtos para a China

Orientações para empresas que desejam exportar produtos para a China

Orientações para Empresários e Executivos que vão participar de Viagens de negócios para a China

Orientações e referências sobre empresas e prestadores de serviços na China que trabalham com intérpretes e suporte para empresas brasileiras dentro do território chinês.

Exportação

Pesquisa de Mercado para Exportação

Escolha do Produto, do Mercado e do Público Alvo para a Exportação

Como Definir Mercados no Exterior para a Exportação do seu Produto com Base nos Parâmetros Econômicos, de Mercado, Tributários, Técnicos e de Logística.

Formação de Preços na Exportação

Informações sobre a composição de preços na exportação

Programas de Incentivo às Exportações

Informações sobre programas do governo para incentivo às exportações

Documentação usada na Exportação

Fatura Pro-Forma, Fatura Comercial, Packing List, Conhecimento de Embarque, Contrato de Câmbio

Logística para Exportação

(10)

Avarias, Tipos de Cargas, Tipos de Containeres, Tipos de Navios, Planejamento do processo de logística.

Modalidades de Pagamento na Exportação

Pagamento Antecipado, Remessa sem Saque, Cobrança Documentária, Carta de Crédito

Contrato de câmbio

Modelo de contrato de câmbio

Meios de Promoção Comercial para a Exportação

Como Divulgar os Produtos no Exterior e captar Clientes

Barreiras Técnicas para a Exportação

Como Identificar Barreiras Técnicas para Exportação dos seus Produtos

Despacho Aduaneiro

Passo a passo do processo de despacho aduaneiro na exportação

Sistemática do Processo de Exportação

Passo a Passo do Processo de Exportação

Logística

Modais de Transporte e Infra-Estrutura de Logística

Aéreo, Ferroviário, Marítimo e Rodoviário, Tipos de Navios, Rotas, Cabotagem, Navegação de Longo Curso, Portos, Aeroportos, EADI - Porto Seco, Pontos de Fronteira, Recintos Aduaneiros, Armazéns Alfandegados, Entrepostos Aduaneiros, Liner Terms, Modalidades de Afretamento de Navios, Bandeira de Conveniência, Charter Party, NVOCC, Freight Forwarders, Distribuição Física Global, Custos Logísticos, Funções do Processo Logístico.

Containers

Tipos e Tamanhos de Containers, Ovação, Desova e Estufagem de Containers, Pallets.

Cargas

Marcação de Volumes, Tipos de Cargas, Perdimento, Avaria Grossa, Prescrição, Embarque limpo (Clean on Board), Aventura Marítima, Transbordo, Consolidação de

(11)

Cargas.

Contratação de Frete e Seguro

Tarifas de Frete, Frete Básico, Frete Pre-paid e Collect, AFRMM - Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante, Empresas de Navegação e Prestadores de Serviços, Tipos de Avarias, Contratação de Seguro de Carga.

Documentação

Conhecimento de embarque aéreo, marítimo, ferroviário, rodoviário, DTA - Declaração de trânsito aduaneiro, carta partida (charter party), packing list (romaneio de embarque).

Planejamento do Processo Logístico

Informações que devem ser levantadas para Planejar o Processo Logístico, Infra-Estrutura de Logística.

Técnicas de Negociação Internacional

O que é Negociar?

A negociação acontece sempre que existem interesses divergentes envolvendo qualquer situação. Algumas negociações acontecem de forma tão rápida e natural que a maioria das pessoas nem percebe que vivenciou um processo de negociação, outras negociações podem demorar dias, meses e até mesmo anos.

As pessoas negociam interesses todos os dias, pode ser em casa, com os familiares, no trânsito, com os vizinhos, em uma loja, no trabalho, nas relações pessoais e profissionais. Vamos explicar como o processo de negociação acontece diariamente nas atividades pessoais e profissionais e como lidar melhor com estas situações.

Estilos de Negociação - Modelos de Comportamento Adotados pelas Pessoas

Estilos de Negociação adotados usualmente pelas pessoas, diferenças entre o Modelo Cooperativo e o Modelo Competitivo, Abordagem Integrativa e Distributiva que acontecem nas negociações.

Linguagem Assertiva - Como falar de forma correta para alcançar seus objetivos

Como usar a linguagem assertiva nas negociações, Como comunicar de forma eficaz

Modelo Desenvolvido na Universidade de Havard que pode ser usado nas Negociações

Técnicas de Negociação baseadas no modelo desenvolvido em Havard, envolvendo as Pessoas, Interesses, Opções, Critérios, Melhor alternativa a negociação de um acordo

(12)

e o Compromisso.

Técnicas de negociação

Como usar técnicas de negociação que vão aumentar suas chances de sucesso em um processo de negociação. Como usar critérios legítimos e objetivos, como superar desafios e impasses durante o processo de negociação

Aplicação das Técnicas de Negociação

Como aplicar as técnicas em negociações internacionais. Estas negociações podem ter características de curto, médio e longo prazo.

Planejamento de um Processo de Negociação

Como Planejar e Preparar um Processo de Negociação a nível profissional, como identificar os interesses das partes, como lidar e superar as diferenças, como aumentar as chances de sucesso nas negociações, como negociar de forma eficaz.

Processo de Negociação Internacional

O Processo de Negociação Internacional, Características Culturais que Influenciam o Processo de Negociação Internacional, Como negociar com base em critérios legítimos e objetivos

Características Culturais que Influenciam no Processo de Negociação Internacional

Como as características de diferentes culturas influenciam no processo de negociação, estudo das características culturais de alguns países.

Siscomex Importação

Os primeiros alunos que fizerem a matrícula vão ganhar o curso à distância de Siscomex Importação, que será cursado durante o curso presencial, após a conclusão do módulo de importação.

A carga horária deste curso online é de 10 horas/ aula, que poderá ser acrescentada no certificado de conclusão do curso de Analista de Comércio Exterior.

(13)

Siscomex Importação

Informações sobre como adquirir o software original e o simulador

Acesso as funcionalidades do Siscomex - Importação que podem ser acessadas através da página na internet

Informações sobre as funcionalidades que podem ser acessadas através da página na internet e informações sobre o cadastro de representantes legais da empresa no Siscomex

Consulta a Tratamentos Administrativos no Siscomex

Órgãos Anuentes na Importação

Operações no Siscomex Importação

Importações dispensadas de licenciamento / Importações sujeitas ao licenciamento

Licença de Importação / Licença Simplificada de Importação: Preenchimento dos

dados no sistema. Passo a passo com explicações dos campos e das telas do sistema

Declaração de Importação - Preenchimento dos dados no sistema. Passo a passo

com explicações de campos e telas do sistema

Declaração Simplificada de Importação - Preenchimento dos dados no sistema.

Passo a passo com explicações de campos e telas do sistema

Acompanhamento do Despacho Aduaneiro

(14)

Emissão do Comprovante de Importação

Como emitir o comprovante de importação no Siscomex

Infrações e Penalidades Existentes nos Processos de Importação

Tipos de penalidades, multas, redução de multas

Resumo do Processo de Despacho Aduaneiro na Importação

Informações sobre o processo de despacho aduaneiro na importação

Valor do curso com parcelamento: 5 x R$ 350,00

Referências

Documentos relacionados

Atualmente, o grau de investimento da economia concedido pelas três agências internacionais de classificação de risco (**) foi baixado para grau especulativo. A redução da

Os dólares arrecadados pelo sistema produtivo brasileiro (balança comercial), os empréstimos e/ou financiamentos obtidos pelo setor privado, as aplicações do exterior em

Vem contribuindo bastante para elevar as reservas cambiais atuais do Banco Central, os dólares arrecadados pelo sistema produtivo brasileiro (balança comercial), os

Fonte: www.mdic.gov.br – (Comércio exterior – Estatística do comércio exterior – Balança Comercial Brasileira: Unidades da Federação) (Consulta em 27/06/2016)..

Muito importantes são as manutenções de queda nas taxas de inflação e continuidade da política de redução/estabilização de juros (SELIC/BC). Há condições para manter

Atualmente, o grau de investimento da economia concedido pelas três agências internacionais de classificação de risco (**) foi baixado para grau especulativo. A redução da nota

Atualmente, as reservas cambiais do Banco Central têm como componentes principais os dólares arrecadados pelo sistema produtivo brasileiro (saldo de exportações

Fonte: www.mdic.gov.br – (Comércio exterior – Estatística do comércio exterior – Balança Comercial Brasileira: Unidades da Federação) (Consulta em 29/10/2015)..