• Nenhum resultado encontrado

Tendências e Desafios. Tendências e. Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Tendências e Desafios. Tendências e. Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1

Tendências e

desafios

Tendências e

desafios

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte

(2)

2

Tendências e

desafios

A criação do Parque Tecnológico Metrópole Digital, o apoio acadêmico e governamental e a colaboração de instituições como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae são mais do que suficientes para gerar otimismo e boas perspectivas no ecossistema empreendedor do Rio Grande do Norte, mesmo em tempos de crise, como a que está em curso, em 2020, provocada pela pandemia do coronavírus.

De acordo com o ‘Mapeamento do Ecossistema de Empreendedorismo Inovador e Startups do RN’, das 117 empresas entrevistadas na Grande Natal, Mossoró e Região Seridó, 34 ou 29,06% delas têm a expectativa de aumentar o faturamento nos próximos cinco anos. Outras 20 (ou 17,09%) pretendem crescer no território nacional, 12 (10,26%) querem aumentar a carteira de clientes e 10 (8,55%) desejam expandir o mercado.

Os empresários também apontaram como expectativa para os próximos cinco anos: captação de clientes (7,69%), ter abrangência na Região Nordeste (5,98%), ter abrangência no mercado exterior (4,27%), aumentar a equipe (3,43%), elaborar novos projetos (2,56%), ser líder no mercado (2,56%) e aumentar as vendas (1,71%). Vale destacar que para este item - ‘crescimento e expectativa para os próximos cinco anos’ - admitia-se múltipla resposta. Outros 25 aspectos foram citados com o mesmo percentual (0,85%). São eles:

PeRsPecTiVas e cResciMenTo

Abrir filiAl | AtuAção globAl | lucrAtividAde | Ser umA plAtAformA globAl de deSign pArA feStAS | Ser A melhor trAnSformAdorA do proceSSo

de vendAS do pAíS | AmpliAr A Ação de novoS produtoS e mercAdoS |

promover oS produtoS digitAiS | AumentAr A ofertA de AceSSo A fibrA

ópticA | AumentAr projeto de peSquiSA e deSenvolvimento e inovAção |

Aumento e eStAbilidAde nA região | portfólio de produto | AvAnçAr nA áreA de Agronegócio | buScAr um novo modelo de negócio | conSeguir Atingir grAndeS clienteS | criAr AplicAtivoS pArA gerenciAr clienteS e

colAborAdoreS | expAndir oS ServiçoS pArA novAS empreSAS | formAr

umA equipe própriA de deSenvolvedoreS | inSerção de novoS produtoS

| ter locAl próprio | implAntAção de lAborAtórioS | mudAnçA no

SiStemA de logíSticA | oferecer plAnoS de tv pArA oS clienteS e fibrA

(3)

3

Tendências e

desafios

Sebrae, SETIRN, universidades, Governo do Estado e Prefeituras estão entre as instituições que mais apoiam o ecossistema empreendedor e inovador no Rio Grande do Norte. Este apoio tem sido fundamental para fomentar o empreendedorismo.

E para ajudar a entender como o apoio institucional pode contribuir com o empreendedorismo, o Sebrae/RN incluiu o tópico ‘forma que as instituições podem ajudar’ na pesquisa ‘Mapeamento do Ecossistema de Empreendedorismo Inovador e Startups do RN’, que ouviu representantes de 117 empresas da Região Metropolitana de Natal, Mossoró e Seridó, no período 5 de novembro de 2019 e 31 de janeiro de 2020.

Capacitação profissional para a equipe (64,96%), cursos para os gestores (64,96%), consultorias tecnológicas (57,26%), consultorias de gestão (49,57%), missões para participar de eventos em outros estados (48,72%) e certificações (33,33%) foram os itens mais citados pelos empresários entrevistados no levantamento.

Em menor escala, outros itens também foram citados pelos entrevistados, no quesito

‘forma que as instituições do ecossistema pode ajudar’:

doRes eMPResaRiais

Compras em conjunto / Central de Compras Vendas Networking Conexões relevantes Consultoria Indicação Divulgação Troca de experiência

(4)

Tendências e

desafios

O ‘novo normal’, definido em meio a pandemia do coronavírus, está reinventando o ecossistema dos negócios, em todos aspectos. Os desafios estão postos à mesa e as incertezas também. Antes da pandemia, no entanto, representantes de 117 empresas participantes do ‘Mapeamento do Ecossistema de Empreendedorismo Inovador e Startups do RN’ revelaram as suas expectativas para o ano de 2020. É bom lembrar que a pesquisa foi realizada entre 5 de novembro de 2019 e 31 de janeiro de 2020, antes da pandemia.

Um ponto em comum entre todos os entrevistados, objetivo comum no mundos dos negócios, é o de elevar o faturamento: 99,14%. Em seguida, apontaram, por ordem:

95,69%

Aumentar o número de clientes

81,90%

Aumentar o número de colaboradores

79,13%

Aumentar a quantidade de equipamentos

77,19%

Aumentar o mercado

60,87%

Aumentar o número de produtos da empresa

4

desafios eM coMuM

(5)

Tendências e

desafios

5

Os desafios diante do “novo normal” serão enormes para as empresas sobreviventes da crise gerada pela pandemia do coronavírus. Além de enfrentar este novo cenário de incertezas, os empresários vão ter que continuar buscando soluções para velhos problemas. A necessidade de mão de obra qualificada é considerada um desafio para 32 entrevistados (27,35%) na pesquisa do Sebrae/RN. A falta de capital de giro foi citado por 11 entrevistados (9,40%) como um dos principais desafios para alcançar o crescimento projetado para o ano.

Também receberam citações na pesquisa os seguintes desafios:

5,98%

Expandir mercado

5,13%

Crise econômica do país

4,27%

Concorrência

4,27%

Parte financeira

3,42%

Acompanhar as Inovações tecnológicas

3,42%

Desaquecimento da economia

3,42%

Gestão em geral

3,42%

Investimentos

2,56%

Parcerias

1,71%

Carga tributária elevada

1,71%

Conseguir novos Contratos

1,71%

Cultura dos clientes

1,71%

Área comercial

1,71%

Avaliação do mercado

1,71%

Inovação

1,71%

Tornar o produto escalável

(6)

Tendências e

desafios

6

Um dos pontos destacados no ‘Mapeamento do Ecossistema de Empreendedorismo Inovador e Startups do RN’ diz respeito a Análise SWot, definida como uma técnica de planejamento estratégico utilizada para auxiliar pessoas ou organizações a identificar

forças, fraquezas, oportunidades, e ameaças relacionadas à competição em negócios ou

planejamento de projetos.

A pesquisa do Sebrae/RN identificou muitos itens revelados pelos entrevistados na

Análise SWot. Confira os 4 principais destacados para os pontos fortes e fracos:

pontoS forteS

23 empresas (19,66%) responderam Atendimento ao Cliente

21 empresas (17,95%) responderam Qualidade no Serviço e Produtos 20 empresas (17,09%) responderam Equipe Qualificada

9 empresas (7,69%) responderam Experiência

pontoS frAcoS

28 empresas (23,93%) responderam Área Comercial

27 empresas (23,08%) responderam Mão de Obra Qualificada 17 empresas (14,53%) responderam Falta de Capital de Giro 9 empresas (7,69%) responderam Equipe Reduzida

(7)

Tendências e

desafios

7

Dando sequência à Análise SWot, confira, agora, os 4 principais itens citados nos quadrantes oportunidades do Segmento e Ameaças e Desafios, catalogados pelo ‘Mapeamento do Ecossistema de Empreendedorismo Inovador e Startups do RN’:

oportunidAdeS

37 empresas (31,62%) responderam Expansão de Mercado 7 empresas (5,98%) responderam Transformação Digital 6 empresas (5,13%) responderam Novos Produtos/Serviços

5 empresas (4,27%) responderam Crescimento do Mercado/Parcerias

AmeAçAS

65 empresas (55,56%) responderam Concorrência 8 empresas (6,84%) responderam Crise Econômica 6 empresas (5,13%) responderam Legislação

5 empresas (4,27%) responderam Mão de obra e Tributos

(8)

8

Tendências e

desafios

De Startup Day à go!rn 2020 online. O maior evento de empreendedorismo inovador do Rio Grande do Norte cresceu. Antes concentrado no ecossistema de startups, o evento reuniu em 2020 todo o ecossistema de empreendedorismo inovador, startups, tecnologia e transformação digital do Estado. Realizado pela primeira vez de forma 100% virtual, a 1ª edição do go!rn teve como objetivo fortalecer e incentivar o segmento, reunindo geeks, instituições, empreendedores digitais e empresários tradicionais para a capacitação, troca de conhecimento, geração de soluções criativas e negócios inovadores.

O go!rn 2020 online foi realizado nos dias 11 e 12 de setembro pela plataforma

eventmobi. O evento contou com a participação de grandes nomes da área de inovação,

empreendedorismo e tecnologia do Brasil e do mundo. A programação oficial incluiu palestras, minicursos, painéis e bate-papo com CEOs de startups de sucesso. E mais: das quatro plenárias programadas, três foram internacionais, reunindo líderes do mercado de inovação do mundo, como a “Global Vision of the Future”. O evento também contou com estandes virtuais no espaço de Exposição de Startups e de Empresas Inovadoras.

Go!Rn 2020 online

jerimum valley

potiguaras valley

lep

cdl jovem

Salt valley

junior Achievement

imd

rn júnior

Silicon valley

prefeitura do natal

oAb/rn

AieSec

Seahub

Setirn

pong

potilivre

Wie

gdg

grupy

pyladies

Webdev

php

darkwaves

telecom

ufrn

natal jS

Arara furtacor

customer Success

inova metrópole

itnc-ifrn

empreende rn

inpacta

fiern

(9)

9

Tendências e

desafios

O ‘Mapeamento do Ecossistema de Empreendedorismo Inovador e Startups do RN’, coordenado pelo Sebrae RN, em 2019, não deixa dúvidas: o Rio Grande do Norte é um polo tecnológico e inovador em expansão. Os dados revelados pelo levantamento e divulgados nos seis boletins produzidos pelo Sebrae RN confirmam esse crescimento.

Os boletins ‘Ecossistema Inovador’, ‘Empreender e Acelerar’, Networking e Negócios’, ‘Comunicação e Colaboração’, Recursos Humanos e Inovação’ e Tendência e Desafios’ desenham o novo cenário, protagonizado pelo próprio Sebrae RN, que conta com o apoio do Parque Tecnológico Metrópole Digital, símbolo dessa evolução, Sindicato das Empresas de Tecnologia e Informação do RN - SETIRN, incubadoras Inova Metrópole, da UFRN, e ITNC, do IFRN, além da Federação das Empresas Juniores - RN Júnior.

Desde 2008, ano em que foi publicado o Diagnóstico Setorial das Empresas de Tecnologia da Informação da Grande Natal, primeira pesquisa do gênero no estado, o Sebrae RN tem implementado ações com o objetivo de desenvolver o ecossistema de tecnologia e inovação, e incentivar o empreendedorismo do estado. Em 12 anos, a instituição potiguar investiu R$ 6 milhões, captando e apoiando programas e criando iniciativas locais.

ecossisTeMa PRoMissoR

Highlights - de 2008 a 2020

De 2008 a 2020, o Sebrae RN investiu mais de R$ 6 milhões em projetos específicos para o desenvolvimento do setor de tecnologia da informação e comunicação e startups.

PRIME

Startup Brasil

Editais de Subvenção estaduais ou regionais

Programa de Aceleração da DARWIN

Programa de Aceleração da Semente Negócios

Programa de Aceleração via SEBRAETEC

Programa de Aceleração via edital próprio

DEMO BRASIL

RIOINFO

Campus Party BR

CASE

BGS

Inovativa

Autocom

Superlógica

Startup Summit

Missão Vale do Silício

Missão visitas técnicas

Circuito Startup

Open100Startups

Trilha Apollo

StartupON

Certificação MPS.BR

Capital Empreendedor

(10)

Tendências e

desafios

Superintendente:

José Ferreira de Melo Neto

Diretor Técnico:

João Hélio Costa da Cunha Cavalcanti Junior

Diretor de Operações:

Marcelo Saldanha Toscano

Gerente de Negócios, Inovação e Tecnologia:

David Xavier de Souza Gois

Gestor do Projeto de Startups e do GO!RN:

Carlos von Sohsten

Núcleo de Inteligência de Mercado:

Paulo Ricardo C. Bezerra e Adriana Maria Bezerra Costa

Gestão de conteúdo e projeto gráfico:

ACARTA Comunicação

Fale com o Sebrae/RN:

0800-570-0800

inovacaoenegocios@rn.sebrae.com.br

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte

Referências

Documentos relacionados

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Quem pretender arrematar dito(s) bem(ns), deverá ofertar lanços pela Internet através do site www.leiloesjudiciais.com.br/sp, devendo, para tanto, os interessados,

Dando prosseguimento, o presidente em exercício, colocou em votação a proposta de menção de elogio para os membros da comissão eleitoral central e comissões

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de