• Nenhum resultado encontrado

MESTRADO EM COMUNICAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2010/02

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MESTRADO EM COMUNICAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2010/02"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

MESTRADO EM COMUNICAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, em 14 de julho de 2006. Portaria nº 524, MEC, 29 de abril de 2008.

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2010/02

O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO SCRICTO SENSU EM COMUNICAÇÃO – MESTRADO – da Universidade Anhembi Morumbi comunica a abertura de inscrições para seleção de candidatos para o preenchimento de vagas para o segundo semestre de 2010, no período de 19 de abril a 11 de junho de 2010.

MANUAL DO CANDIDATO

Stricto Sensu

O Mestrado em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi é um centro de pesquisa, estudos e ensino que se constitui em um espaço para a produção do conhecimento e para o intercâmbio intelectual na área da comunicação, preparado para receber, absorver, desenvolver e treinar discentes e docentes que demonstram vocação e capacidade para a pesquisa e o ensino nessa mesma área e áreas afins.

O curso forma profissionais com habilidades acadêmicas ou extra-acadêmicas suficientes para se debruçarem sobre os aspectos científicos da comunicação, estudando, examinando, produzindo e aplicando metodologias capazes de dar conta do pensamento e dos saberes nessa área. Em especial, estando capacitados a desenvolver estudos, pesquisas e projetos em áreas de conhecimentos que envolvam a comunicação contemporânea nos universos da tecnologia, cultura e da sociedade, manejando pressupostos adequados ao envolvimento com os meios de comunicação atuais, com a convergência midiática advinda dos avanços tecnológicos no campo da imagem e do som e seu conseqüente impacto nas práticas comunicacionais globalizadas de hoje.

Estrutura do Programa

04 (quatro disciplinas cursadas): 16 créditos

Atividades Programadas com o Orientador: 14 créditos Trabalho de Conclusão – Defesa da Dissertação: 20 créditos Total de Créditos para a Titulação: 50 créditos

Duração: 24 meses

Área de Concentração Comunicação Contemporânea

Os objetos da área são manifestações comunicacionais da contemporaneidade, entendidas como aquelas que partilham os universos tecnológicos, culturais e sociais, especificamente naquilo em que estes são atravessados por dispositivos midiáticos, multimidiáticos e hipermidiáticos da comunicação que veiculam mensagens configuradas, técnica e expressivamente, em imagens, sons e imagens em movimento.

A área caracteriza-se pelo estudo dos meios de comunicação contemporâneos, resultantes de um determinado momento técnico e tecnológico (fotografia, cinema, rádio, televisão, vídeo, internet, CDROM, telefones celulares e congêneres), em todos seus aspectos específicos, inter-relacionados e multirrelacionados, agregando as preocupações com os processos pelos quais tais meios operam no campo contextual da cultura e da sociedade de hoje.

(2)

Linhas de Pesquisa

Análises em Imagem e Som

Os objetos desta linha são as diferentes práticas de análises de produtos e linguagens audiovisuais, considerando-se as formas expressivas, dimensões da experiência estética e estratégias do entretenimento no universo da comunicação contemporânea.

Mediação, Tecnologia e Processos Sociais

Os objetos desta linha são os processos sociais que fundamentam o universo contemporâneo, considerando-se as trocas e interações que os meios e as tecnologias audiovisuais da comunicação estabelecem com a coletividade dos indivíduos que deles se serve.

Disciplinas

Obrigatória

• Comunicação e teorias do contemporâneo Optativas

• Conceitos culturais do pop nos meios de comunicação massivos • Efeitos das tecnologias da comunicação

• Estética dos meios audiovisuais

• Formas seriadas nos meios audiovisuais contemporâneos • História e mídias audiovisuais contemporâneas

• Metodologias contemporâneas na interface história e audiovisual. • Metodologias de análises em imagem e som

• Modos narrativos nas mídias

• Novas mídias e práticas socioculturais

• Tecnologias da comunicação e identidades contemporâneas • Tecnologias da comunicação e sociabilidades

• Tendências das formas nos meios de comunicação contemporâneos • Teorias e práticas das análises de produtos e linguagens audiovisuais • Teorias e técnicas da animação contemporânea

CORPO DOCENTE PERMANENTE

André Piero Gatti Gelson Santana Penha Laura Loguercio Cánepa Luiz Antônio Vadico

Maria Bernadette Cunha de Lyra Maria Ignês Carlos Magno Rogério Ferraraz

Sheila Schvarzman Vicente Gosciola

REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

O diploma de curso superior de graduação é requisito mínimo para inscrição dos candidatos ao Programa.

O candidato graduado no exterior somente poderá se inscrever após a revalidação de seu título por uma universidade pública brasileira.

(3)

AS INSCRIÇÕES PODERÃO SER REALIZADAS:

a) pessoalmente

b) por procuração: no ato da inscrição, o procurador deve apresentar toda documentação do candidato e a procuração que, obrigatoriamente, deverá estar com firma reconhecida. A ficha (conforme modelo Anexo 1) será assinada pelo procurador, que se responsabilizará por todas as informações contidas na mesma.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

O candidato ou seu procurador deverá apresentar os seguintes documentos:

1. Ficha de inscrição (disponível no site: www.anhembi.br);

2. Curriculum vitae inscrito na Plataforma Lattes, do CNPq (www.cnpq.br), devidamente atualizado; 3. Proposta de pesquisa (conforme roteiro Anexo 2);

4. Cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição;

5. Fotocópia (autenticada ou simples, desde que seja acompanhada do original) do diploma de curso superior de graduação (Bacharelado e Licenciatura Plena) ou certificado com protocolo de solicitação do diploma outro documento comprobatório de conclusão de curso superior de graduação;

6. Fotocópia (autenticada ou simples, desde que seja acompanhada do original) do histórico escolar do curso de graduação (Bacharelado / Licenciatura Plena);

7. Fotocópia (autenticada ou simples, desde que seja acompanhada do original) da cédula de identidade ou equivalente;

8. Fotocópia (autenticada ou simples, desde que seja acompanhada do original) do CPF; 9. Uma foto 3X4.

O candidato deve apresentar a relação dos documentos acima em uma das Centrais de Atendimento ao Candidato da Anhembi Morumbi, de 2ª a 6ª das 09h00 às 21h00 e aos sábados das 09h00 às 13h00, em um dos seguintes endereços:

Campus Vila Olímpia – Rua Casa do Ator, 275 – Vila Olímpia Campus Morumbi – Av. Roque Petroni Jr., 630 – Morumbi Campus Centro – Rua Dr. Almeida Lima, 1134 – Brás

Campus Avenida Paulista – Avenida Paulista, 2000 – Bela Vista

Obs.: Os documentos dos candidatos não selecionados ficarão disponíveis na Secretaria do Programa para devolução até 30 dias após a divulgação do resultado final.

Para maiores informações: (11) 3847-3037

DESCRIÇÃO DO PROCESSO SELETIVO

O Processo Seletivo compreende: Prova escrita;

Prova de proficiência em língua estrangeira;

Análise do curriculum vitae (Lattes) e da proposta de pesquisa; Entrevista individual.

O candidato deverá trazer seu número de inscrição nos dias de prova.

Local das provas e entrevistas Campus Vila Olímpia

Rua Casa do Ator, 275. Unidade 7, 6º andar, sala 768.

Exame de seleção

16 de junho de 2010

09h00 às 11h30 – Prova Escrita

(4)

Na prova escrita, o candidato faz uma reflexão a partir da análise de uma obra audiovisual, em que é avaliado o domínio teórico de questões ligadas aos meios de comunicação contemporânea.

Na prova de proficiência em língua estrangeira, o candidato deve demonstrar a habilidade de leitura instrumental. As línguas estrangeiras aceitas pelo Programa são espanhol, inglês ou francês. É permitido o uso de dicionário monolíngüe.

17 de junho de 2010

A partir das 09h00 – Entrevistas

A entrevista compreende um encontro formal do candidato com os professores do Programa. Neste encontro, ocorre uma conversa sobre a proposta de pesquisa apresentada pelo candidato e sobre o seu curriculum vitae (formato Lattes).

21 de junho de 2010

Divulgação dos resultados através da página do Mestrado em Comunicação (http://www.anhembi.br/mestradocomunicacao).

Matrícula

De 21 a 25 de junho de 2010, das 09h00 às 21h00, na Central de Atendimento ao Candidato de qualquer campus da Universidade.

OBSERVAÇÃO:

EM CASO DE VAGAS REMANESCENTES

Em caso de vagas remanescentes, aplica-se esse mesmo edital, respeitando-se as seguintes datas:

INSCRIÇÕES De 28 de junho a 30 de julho de 2010 EXAME DE SELEÇÃO De 03 a 05 de agosto de 2010 03 de agosto de 2010 09h00 às 11h30 – Prova Escrita

11h30 às 13h00 – Proficiência em língua estrangeira

04 de agosto de 2010

A partir das 09h00 – Entrevistas

09 de agosto de 2010

Divulgação dos resultados na página do Mestrado em Comunicação (http://www.anhembi.br/mestradocomunicacao).

Matrícula

De 09 a 13 de agosto de 2010, das 09h às 21h, na Central de Atendimento ao Candidato de qualquer campus da Universidade.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

A prova de proficiência em língua estrangeira não tem caráter eliminatório.

O candidato que não atingir nota 7,0 (sete) em qualquer dos outros quesitos (prova escrita; entrevista individual) será automaticamente reprovado.

A Comissão de seleção dos candidatos deverá obedecer aos critérios de avaliação estabelecidos pela Comissão de Pós-Graduação.

Os candidatos que necessitam de cuidados especiais deverão comunicar suas necessidades com uma antecipação mínima de 72h.

Os candidatos selecionados devem processar suas matrículas dentro do período instituído pela Coordenação do Programa. Será considerado desistente quem não efetuar sua matrícula no prazo fixado.

(5)

CONCORDÂNCIA

A inscrição do candidato pressupõe a concordância com as regras estabelecidas por este edital de processo seletivo. As questões não previstas neste edital são de responsabilidade da Comissão de Pós-Graduação do Mestrado em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

AUMONT, Jacques et al. A estética do filme. Campinas, SP : Papirus, 2002.

CHARNEY, Leo ; SCHWARTZ, Vanessa (org.). O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo : Cosac & Naify, 2004. MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro : UFRJ, 2006. RAMOS, José Mário Ortiz. Cinema, televisão e publicidade: cultura popular de massa no Brasil nos anos 70-80. São Paulo: Annablume, 2005.

SANTANA,Gelson (org). Cinema, comunicação e audiovisual. São Paulo : Alameda, 2007. VILCHES, Lorenzo. A migração digital. Rio de Janeiro : PUC-Rio ; São Paulo : Loyola, 2003.

São Paulo: abril, 2010.

Coordenação de Pós-Graduação Mestrado em Comunicação Universidade Anhembi Morumbi Campus Vila Olímpia

Rua Casa do Ator, 294 - Vila Olímpia. Cep: 04546-001. São Paulo, SP. Telefone: (11) 3847-3037

E-mail: mecomunicacao@anhembi.br

(6)

ANEXO 1

MODELO DE PROCURAÇÃO

Pelo presente instrumento particular de procuração eu, (nome do candidato), nacional de (nacionalidade), (estado civil), maior, portador da Cédula de Identidade nº, residente e domiciliado na (endereço completo) nomeio e constituo meu bastante procurado(a) (nome do procurador), (estado civil), (nacionalidade), maior, portador da Cédula de Identidade nº, residente e domiciliado na (endereço completo) a quem confio amplos poderes, para efetuar minha inscrição no Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi, podendo, para este fim, assinar documentos. Enfim, praticar todos os atos necessários ao bom desempenho deste mandato.

Local e data

_____________________ Assinatura

(7)

ANEXO 2

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA DE PESQUISA

A proposta de pesquisa, a ser apresentada como requisito obrigatório para a seleção de ingresso no Mestrado em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi, deverá conter:

1. Tema: Assunto ou temática geral a que se liga a proposta. 1.1 Título (ainda que provisório).

1.2 Breve resumo do plano

1.3 Introdução: descrição breve, em alguns parágrafos, do que será tratado na proposta.

2. Justificativa da pesquisa: indicar a linha de pesquisa à qual a proposta se vincula, justificando a relevância de sua pesquisa e a originalidade em relação aos trabalhos já existentes sobre o assunto. Discorrer sobre o referencial teórico em que se baseiam as investigações.

3. Objetivos (gerais e específicos): o objetivo da proposta é a meta final e, obviamente, de fundamental importância, por isso deve ser:

· O menos complexo possível; · Realista e viável;

· Norteador do trabalho metodológico a ser desenvolvido.

4. Metodologia: para realização de trabalhos, deve ser detalhada, procurando sempre que possível, descrever os métodos, as técnicas e os objetos a serem estudados.

Referências

Documentos relacionados

Resp: A distribuição do iluminante D65 tem melhor aproveitamento pelo olho humano. d) a cor no sistema CIExyY da superfície iluminada ao mesmo tempo com as duas fontes

Este Edital visa orientar os interessados no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado Profissional em Produção Jornalística e Mercado sobre as normas do processo

Por exemplo, não encontrámos diferenças significativas entre as concepções transformativas do aprender (i.e., compreender, ver algo de forma diferente, mudar como pessoa

Com a minha trajetória acadêmica, senti a necessidade de trabalhar o tema Educação Sexual na perspectiva de colaborar com a formação inicial dos licenciandos em Ciências

1. Cada relatório parcial, elaborado no âmbito do Estágio, terá de ser entregue, junto do SIAP, devidamente assinado pelo Estudante e validado pelo Supervisor, até

Nasci de uma pequena semente Posso dizer para lhe servir, O meu oxigênio você sente, Minhas flores a natureza colorir, Minha sombra a evitar o sol ardente,.. Vocês muito bem

As equações de regressão obtidas pelos métodos Tradicional e Conservação de Massas para a regionalização da vazão de permanência Q 95 para a bacia

Trabalhadores Consumidores Via de exposição Efeito agudo local Efeitos agudos sistêmica Efeitos crônicos locais Efeitos crônicos sistêmica Efeito agudo local Efeitos agudos