• Nenhum resultado encontrado

Press Release Nº 084 ANO I Santarém - Pará, 29 de junho de Criado GT que vai organizar a criação do Comitê de Bacias Hidrográficas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Press Release Nº 084 ANO I Santarém - Pará, 29 de junho de Criado GT que vai organizar a criação do Comitê de Bacias Hidrográficas"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Contato ASCOM:

Coordenador: Jornalista Ednaldo Rodrigues (DRT /PA: 2281) - (93) 9133-3550 - E-mail: ednaldorodrigues@hotmail.com

Assessor: Jornalista Milton Corrêa (DRT/PA: 2124) - (93) 99101-3889 - E-mail: miltonstm@bol.com.br

Press Release Nº 084 ANO I Santarém - Pará, 29 de junho de 2015.

Criado GT que vai organizar a criação do Comitê de Bacias Hidrográficas

Um evento que marca a história da Câmara Municipal de Santarém, foi a realização de audiência pública, que instituiu o Grupo de Trabalho que irá organizar a criação do Comitê de Bacias Hidrográficas.

A audiência foi realizada na última sexta-feira, 26/06, no plenário Benedito Magalhães. O professor Edivaldo Bernardo, coordenador do Instituto Cidadão Pro Estado do Tapajós (ICPET), defende a criação do Comitê de Bacias Hidrográficas. Segundo ele, nos estados da Amazônia, não existe nenhum instrumento legal dessa natureza para fazer a gestão das águas.

A deputada estadual do Amapá Edna Auzier (PROS), falou do interesse em ser criado o Comitê como instrumento de discussão de defesa dos rios da região, ela destaca como situações de comprometimento das águas no norte, a instalação de hidrelétricas, o tráfico das águas, através de navios transatlânticos. “Temos que ter uma política compensatória, de melhorias sociais para o desenvolvimento regional”, sustenta.

O secretário de planejamento de Santarém, Nélio Aguiar, vê a iniciativa da Câmara em congregar entidades da sociedade civil organizada, entidades públicas dos estados do Pará, Amazonas, Amapá e do Governo Federal, como audaciosa principalmente pela importância que tem a bacia hidrográfica dos rios Tapajós e Amazonas, que fomenta e motiva a criação do Comitê de Bacias Hidrográficas. “Nós temos que mudar essa realidade da forma como são utilizados os recursos hídricos que ainda obedece a um modelo colonial, com hidrelétricas aqui implantadas, para atender interesses de fora da região”, alerta.

O deputado Paulo Lemos (PSOL) do Amapá, ao parabenizar a Câmara de Santarém, pela iniciativa do evento, disse que a partir de agora a Assembléia Legislativa Amapaense, vai estar afinada com o parlamento na criação do Comitê de Bacias Hidrográficas, principalmente por que o seu estado tem uma ligação muito forte com Santarém, “porque são milhares de pessoas de Santarém, que moram em Macapá, a capital do Amapá e vice versa”.

Alda Selma, chefe de Gabinete da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), é também defensora da criação do Comitê de Bacias Hidrográficas. Ela acredita que a partir de agora, com a efetivação desse instrumento legal. Passa-se a fazer parte de um processo e discussão

(2)

Contato ASCOM:

Coordenador: Jornalista Ednaldo Rodrigues (DRT /PA: 2281) - (93) 9133-3550 - E-mail: ednaldorodrigues@hotmail.com

Assessor: Jornalista Milton Corrêa (DRT/PA: 2124) - (93) 99101-3889 - E-mail: miltonstm@bol.com.br importante que é a preservação das Bacias Hidrográficas. “A SUDAM não atua diretamente nessa linha, mas estamos aqui para contribuir da melhor forma possível, até porque a SUDAM é um órgão de desenvolvimento e todo e qualquer instrumento que venha colaborar com o desenvolvimento regional, a gente se coloca a disposição”, esclarece.

No entendimento do presidente da Câmara Municipal de Santarém, Reginaldo Campos, a presença no evento de personalidades de outros estados e do governo federal, mostra que há um interesse focado neste caso, para a preservação da água em nossa região. Ele espera que se não foi possível agora, mas que num futuro breve o Comitê de Bacias Hidrográficas, possa ser realmente criado, garantindo melhor uso da água no norte do país. Reginaldo esclarece que essa iniciativa teria que ser inicialmente da Agencia Nacional das Águas e do Ministério do Meio Ambiente. “A Câmara de Santarém, está tomando a dianteira na criação do Comitê, para dirimir conflitos, com relação aos recursos hídricos”, sugestiona.

Fabiana Keilla Schneider, Procuradora da República, disse que o Ministério Público Federal enxerga com bons olhos a criação do Comitê de Bacias Hidrográficas. Informa que neste momento inicia-se uma discussão para que o comitê seja criado. Segundo esse instrumento tem que ter uma participação plural. Ou seja, uma representatividade de todos os segmentos da sociedade civil organizada, instituições de nível superior, entidades públicas, política e dos executivos da região. Keilla defende que o debate seja melhorado e ampliado, ouvindo também a comunidades tradicionais.

O representante da Agência Nacional das Águas (ANA), Nelson Neto Freitas, fez uma exposição esclarecedora sobre a Política e o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, com base Artigo 21/inciso XIX, da Constituição Federal, de 1.988. Freitas justificou que a política Nacional de Recursos Hídricos é normatizada pela Lei 9.433/97, que entre outras diretrizes inclui a gestão ambiental. Durante a exposição, Nelson Freitas falou das ferramentas legais e sobre o funcionamento da política dos recursos hídricos, com abrangência aos vinte e seis estados brasileiros e mais o Distrito Federal, destacando as atribuições dos Comitês de Bacia Hidrográfica, que é de promover o debate das questões relacionadas a recursos hídricos, bem como articular a atuação das entidades intervenientes.

Nelson Freitas apresentou nove comitês interestaduais no Brasil, criados entre os anos de 1988 e 2014. Para a criação do Comitê faz-se necessário observar a Lei (9.433/1997, que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos e com base nas resoluções: 05/2000 que estabelece diretrizes para a

(3)

Contato ASCOM:

Coordenador: Jornalista Ednaldo Rodrigues (DRT /PA: 2281) - (93) 9133-3550 - E-mail: ednaldorodrigues@hotmail.com

Assessor: Jornalista Milton Corrêa (DRT/PA: 2124) - (93) 99101-3889 - E-mail: miltonstm@bol.com.br formação e funcionamento dos Comitês de Bacia Hidrográfica; a 109/2010, que cria Unidades de Gestão de Recursos Hídricos de Bacias Hidrográficas de rios de domínio da União (UGRH) e estabelece procedimentos complementares para a criação e acompanhamento dos comitês de bacia. Nelson ainda esclareceu que são cinco passos para a criação do comitê interestadual, que são eles: proposta de instituição, pacto de gestão, aprovação da proposta de instituição, criação propriamente dita e instalação, com a representação de 40% do poder público, 20% das organizações civis e 40% de representação de usuários. Nelson Freitas concluiu a exposição dele, destacando um texto que fala sobre os desafios de se criar comitês hidrográficos na Amazônia, em decorrência das distâncias entre as regiões urbanas.

O prefeito de Santarém, Alexandre Von fez o fechamento da audiência pública e disse que a Prefeitura Municipal de Santarém está completamente integrada com a proposta de criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Amazonas e Tapajós.

Como encaminhamento da audiência, o presidente da Câmara, Reginaldo Campos sugeriu para fazer parte do Grupo de Trabalho os segmentos presentes no evento, formado pela Câmara de Santarém; Prefeitura de Santarém; Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós (ICPET); Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Santarém; Serviço Florestal Brasileiro; União de Entidades Comunitárias de Santarém (UNECOS); Ministério Público Estadual; Ministério Público Federal; Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)- Campus de Itaituba; Comissão de Ecologia da Assembléia Legislativa do Pará; Agencia de Desenvolvimento em Rede Sustentáveis (ADERES); e Instituto Beneficente Amigos Solidários do Amapá (IBASAP).

A proposta a partir da criação do Grupo de Trabalho é mobilizar os três estados, de acordo com as resoluções que orientam a criação de Comitês no Brasil e num prazo de seis meses viabilizar a criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Tapajós e Amazonas, com a representação dos estados do Pará, Amazonas e Amapá.

Vereador cobra a instalação do Conselho de Contribuintes

Segundo Geovani Aguiar (PSC), o Conselho Municipal de Contribuinte, já está criado através de lei, mas ele critica a sua demora na instalação.

(4)

Contato ASCOM:

Coordenador: Jornalista Ednaldo Rodrigues (DRT /PA: 2281) - (93) 9133-3550 - E-mail: ednaldorodrigues@hotmail.com

Assessor: Jornalista Milton Corrêa (DRT/PA: 2124) - (93) 99101-3889 - E-mail: miltonstm@bol.com.br O vereador Geovani Aguiar em sua fala na tribuna, sessão desta segunda-feira, 29/06, disse que o que está faltando é o Prefeito mandar para a Câmara, essa organização de como vai ficar composto o conselho de contribuintes e logicamente a sua instalação.

Segundo o vereador, o que não pode acontecer é o fiscal multar e o contribuinte não ter o direito de se defender. “Você vende uma casa por 100 mil reais e os técnicos que não sei quais são, calculam em 500 mil reais tua casa”, observa.

Com relação ao assunto, disse ser lamentável a insegurança jurídica que temos hoje. Aproveitou para parabenizar a advogada. Citando matéria da última edição do Jornal o Impacto, Geovani Aguiar parabenizou a advogada Charlene Vendruscolo, que acionou o Ministério Público para que o Prefeito Alexandre Von cumpra o que estabelece o Código Tributário do Município (CTM), instalando o Conselho de Contribuintes.

Advogada aciona o PM para criar o Conselho Municipal de Contribuintes

Por iniciativa da advogada Charlene está tramitando uma ação no Ministério Público Estadual contra o prefeito de Santarém, para que ele encaminhe a Câmara o projeto de lei visando à criação do Conselho Municipal de Contribuintes.

O vereador Emir Aguiar (PR), nesta segunda-feira, 29/06, na tribuna da Câmara também destacou a ação da advogada contra o prefeito Alexandre Von, por não ter possibilitado até a presente data, a instalação do Conselho Municipal de Contribuintes. Segundo o vereador, é uma obrigação da gestão municipal viabilizar esses procedimentos, pois está previsto tanto na Lei Orgânica do Município quanto no Código Tributário.

Emir disse que a obrigatoriedade da instalação e funcionamento dessa segunda instância visa amparar os contribuintes que discordarem sobre alguma situação de cobrança anormal de impostos municipais, tais como: Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI). “Então o fato disso ainda não ter acontecido pode caracterizar um crime, mas pela iniciativa da advogada Charlene Vendruscolo está tramitando uma ação no Ministério Público Estadual contra o prefeito de Santarém para que ele encaminhe a Câmara o projeto de lei para a criação do Conselho Municipal de Contribuintes”, finalizou Emir.

(5)

Contato ASCOM:

Coordenador: Jornalista Ednaldo Rodrigues (DRT /PA: 2281) - (93) 9133-3550 - E-mail: ednaldorodrigues@hotmail.com

Assessor: Jornalista Milton Corrêa (DRT/PA: 2124) - (93) 99101-3889 - E-mail: miltonstm@bol.com.br

Reginaldo Campos convidou os eleitores do município, da cidade e do interior para fazer o cadastro biométrico com antecedência. Informou que o serviço inicia dia primeiro de julho de 2015 e vai se estender até fim de março de 2016.

Na manhã desta segunda-feira, 29/06, o presidente da Câmara de Santarém, Reginaldo Campos (PSB), prestigiou no auditório da UEPA, o lançamento da Campanha de Identificação Biométrica 2015/2016, promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA). O evento contou com a participação das autoridades das Zonas Eleitorais de Santarém, Mojuí dos Campos e Belterra. Reginaldo Campos disse que o Poder Legislativo de Santarém está acompanhando o processo de implantação do sistema de biometria. Segundo ele, nas eleições de 2016 todos os eleitores já vão estar cadastrados e poder votar por meio da impressão digital, o que garante mais segurança ao pleito eleitoral. “Com esse novo sistema não haverá possibilidade alguma de um eleitor votar por outro e isso traz uma segurança ainda maior ao sistema eleitoral e a democracia brasileira”, observou.

Reginaldo aproveitou a oportunidade para convidar os eleitores do município, da cidade e do interior para fazer o cadastro com antecedência. Informou que o serviço inicia no dia primeiro de julho de 2015 e vai se estender até fim de março de 2016, mas as pessoas precisam fazer o cadastro com antecedência e não deixar para ultima hora.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Raimundo Holanda Reis, disse que o objetivo do lançamento da Campanha é incluir Santarém no processo biométrico. “Estamos, portanto, dando início nesse novo procedimento e a gente aguarda o mesmo sucesso que já obtivemos em outros municípios, onde o sistema biométrico já se encontra implantado”, informou.

Holanda Reis informou ainda que a Campanha vai ser realizada em Santarém a partir do dia primeiro de julho/2015 e a partir do mês de agosto será ampliada para Mojuí dos Campos e Belterra, uma vez que os dois municípios estão incluídos entre as zonas eleitorais sediadas em Santarém e também farão parte do sistema de biometria.

O presidente do Tribunal Eleitoral (TER) disse que o Pará é um estado com grandes dimensões, mas o TRE, na medida do possível, pretende alcançar o estado por inteiro, instalando a biometria nos 144 municípios. “O trabalho está sendo feitos por regiões até porque não há quites suficientes para atender a todos os municípios de uma só vez, mas o planejamento do TRE é de cadastrar a todos os municípios e garantir mais segurança ao eleitor nos próximos pleitos eleitorais”, explicou.

(6)

Contato ASCOM:

Coordenador: Jornalista Ednaldo Rodrigues (DRT /PA: 2281) - (93) 9133-3550 - E-mail: ednaldorodrigues@hotmail.com

Assessor: Jornalista Milton Corrêa (DRT/PA: 2124) - (93) 99101-3889 - E-mail: miltonstm@bol.com.br Holanda Reis disse que para as próximas eleições de 2016 a meta é fazer com que 100% dos eleitores do Pará estejam cadastrados ao novo sistema.

Vereador louva iniciativa da construção do centro integrado de pesca

A construção pela gestão municipal do Centro Integrado de Pesca Artesanal foi objeto do discurso do vereador Marcílio Cunha (PMN), feito na tribuna. Ele louva a iniciativa dado a importância do investimento.

Em sua fala, sessão desta segunda – feira, 29/06, Marcilio Cunha disse que esteve em visita ao local no último sábado, juntamente com o prefeito Alexandre Von e ressalta que em seu entendimento é uma obra importante para a economia do município de Santarém.

Lembra o vereador que ali, já houve um entreposto pesqueiro que exportava toneladas de peixes, até para a Bahia, o que lamenta ter sido destruído. Segundo ele ainda no local, seria feito um galpão de hortifrutigranjeiros.

Marcílio louva a iniciativa da atual obra destinada ao Centro Integrado de Pesca Artesanal, que está sendo construída em parceria governo federal, municipal e Colônia de Pescadores Z-20 e que já está com 75% concluída.

“Isso vai gerar divisas para o município, porque nós vamos continuar exportando, já que hoje Santarém vive de comprar mercadorias de outros estados”, admite e em seguida critica, assim somos nós que estamos contribuindo com divisas para outros municípios e estados.

Para o vereador é importante que tenhamos a produção local do pescado, como já houve e agora vai continuar sendo.

Vereador destaca obras inauguradas pela gestão municipal

São várias as obras inauguradas pela gestão municipal e o vereador Ney Santana (PSDB), desta na tribuna os feitos realizados pelo prefeito Alexandre Von.

Foi na sessão desta segunda – feira, 29/06, que o vereador Ney Santana, referiu-se a gestão municipal de forma elogiosa, pelas obras que vem sendo inauguradas. Disse que esteve acompanhando o prefeito Von na última quarta-feira, na inauguração de um micro sistema de

(7)

Contato ASCOM:

Coordenador: Jornalista Ednaldo Rodrigues (DRT /PA: 2281) - (93) 9133-3550 - E-mail: ednaldorodrigues@hotmail.com

Assessor: Jornalista Milton Corrêa (DRT/PA: 2124) - (93) 99101-3889 - E-mail: miltonstm@bol.com.br abastecimento d’ água, na comunidade de Secretaria, com capacidade de mais de 40 mil litros do precioso liquido.

Ney Santana relatou também que Fez um requerimento da 5ª Unidade Regional de Ensino, órgão representativo da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), com sede em Santarém, pedindo a instalação do Ensino Modular no Ituqui, com o objetivo de concentrar alunos em um único local e que hoje tem que percorrer mais de 3 horas no local do estudo, com muitos alunos deixando de estudar inclusive, por não terem suas famílias de mantê-los na cidade. Segundo o vereador, o ensino modular na região do Ituqui, será implantado por todo o próximo mês de agosto.

Junto a Capitania dos Portos, Ney Santana disse que solicitou a Capitania dos Portos, um curso para marinheiro auxiliar, destinado a habilitar condutores de bajaras, garante o vereador que 30 vagas serão disponibilizadas.

“Sabemos que os nossos rios são nossas estradas e os condutores de interior e neste casso da região do Ituqui, precisam estar habilitadas para virem a Santarém, trazendo seu peixe para vender e dedicando-se aos seus afazeres”, conclui.

Projeto de resíduos sólidos chega à câmara no afogadilho

Vereadores Silvio Neto (PSD) e Marcela Tolentino (SDD) criticaram a chegada de afogadilho do projeto do Executivo que institui a Política Municipal de Resíduos Sólidos, que segundo eles foi entregue a Câmara na ultima sexta-feira, para ser votado e aprovado até esta terça, 30/06, já que na quarta a Câmara deverá entrar em recesso.

Para o vereador Silvio Neto (PSD) em pronunciamento feito na tribuna, sessão desta segunda-feira, 29/06, trata-se de um projeto importantíssimo para Santarém “e chega em cima da hora para nós aprovarmos”, contesta.

Silvio Neto entende que um projeto como esse teria que ser discutido amplamente com os técnicos da prefeitura, “não é chegar de afogadilho para esta casa aprovar”, lamenta.

O vereador entende que na discussão teriam que ser esclarecido, de onde vem os recursos para a execução do projeto, quais seus objetivos? “Sabemos que é importante, mas tem que ser amplamente discutido”, sustenta.

(8)

Contato ASCOM:

Coordenador: Jornalista Ednaldo Rodrigues (DRT /PA: 2281) - (93) 9133-3550 - E-mail: ednaldorodrigues@hotmail.com

Assessor: Jornalista Milton Corrêa (DRT/PA: 2124) - (93) 99101-3889 - E-mail: miltonstm@bol.com.br

Vereadora diz que a Câmara não pode ser banalizada

Os vereadores têm a responsabilidade de analisar os projetos que chegam a Câmara de forma criteriosa e lembra que este é um dos importantes papéis do vereador, aprovar projetos de relevância ao município.

A vereadora Marcela Tolentino (SDD), que falou na seqüência de Silvio Neto, ao referir-se aos projetos do Executivo Municipal que chegam em cima da hora na Câmara, para serem discutidos, votados a aprovados, disse que “a Casa de Leis não pode ser banalizada”.

Segundo ela a sua referencia dá-se pela importância que a Câmara dá a projetos que são importantes para o município, mas que não podem “chegar em cima da hora”.

Lembra a vereadora que os parlamentares têm a responsabilidade de analisar os projetos que chegam a Câmara de forma criteriosa e lembra que este é um dos importantes papéis do vereador, aprovar projetos de relevância ao município.

Ainda na tribuna, Marcela Tolentino aproveitou a oportunidade para convidar seus pares para a 13ª Conferencia Municipal de Saúde que acontece nesta terça-feira, 30/06, na Universidade Estadual do Pará (Campus Santarém).

A conferência terá como tema; "Saúde Pública de Qualidade para Cuidar com Equidade", o evento reunirá 272 delegados eleitos durante as pré-conferências, sendo 28 de usuários e 12 entre gestores e trabalhadores, realizados nos meses de fevereiro a maio deste ano, contemplado tanto a zona urbana quanto rural do município.

A Conferência tem como objetivos avaliar o Sistema Único de Saúde (SUS) no Município, eleger propostas que vão compor o relatório final e que servirão como diretrizes para a elaboração do Plano Municipal de Saúde.

A Conferência é regida pela Lei Federal nº 8.142 de 28 de setembro de 1990, que garante a participação da sociedade na construção do Sistema Único de Saúde (SUS) composto por dois fóruns de participação, sendo as Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde.

Troca do gramado do Colosso já tinha acordo entre os clubes de futebol

O vereador Júnior Tapajós (PMDB), na tribuna fez questionamentos com relação ao adiamento da troca do gramado do estádio Colosso do Tapajós.

(9)

Contato ASCOM:

Coordenador: Jornalista Ednaldo Rodrigues (DRT /PA: 2281) - (93) 9133-3550 - E-mail: ednaldorodrigues@hotmail.com

Assessor: Jornalista Milton Corrêa (DRT/PA: 2124) - (93) 99101-3889 - E-mail: miltonstm@bol.com.br O vereador Júnior Tapajós (PMDB), na tribuna, sessão desta segunda-feira, 29/06, disse que já havia um acordo entre os clubes de Santarém e a prefeitura, com relação à troca do gramado do estádio Colosso do Tapajós.

Segundo ele, isso por conta de que o São Raimundo inicia suas atividades em setembro e posteriormente, o São Francisco, junto com Tapajós estarão jogando a Primeira Divisão do Campeonato paraense. Informa que uma instituição religiosa que vai realizar um congresso no mês de julho, “desrespeitou esse acordo e foi diretamente em Belém pedir o atraso da troca do gramado, que vai acabar atrapalhando o planejamento dos clubes de futebol de Santarém”, garante Tapajós. “A gente tem que saber se o estádio foi feito para atender eventos do futebol ou religiosos, Cristoval já se adaptou e é feito no Parque da Cidade, por que outras instituições não podem se adaptar?” Questiona o vereador.

VEREADORES PRESENTES: Reginaldo campos (PSB); Emir Aguiar (PR); Geovani Aguiar

(PSC); Maurício Corrêa (PSD); Dayan Serique (PPS); Ana Elvira Alho (PT); Silvio Amorim (PRTB); Marcílio Cunha (PMN); Rogélio Cebuliski (PSB); Luiz Alberto (PP); Silvio Neto (PSD); Marcela Tolentino (SDD); Ney Santana (PSDB); Júnior Tapajós (PMDB); Erasmo Maia (DEM); Chiquinho da UMES (PSDB); Nicolau do Povo (PP); Ivete Bastos (PT); Gerlande Castro (SDD); Ronan Liberal Júnior (PMDB).

TRABALHOS APROVADOS

Moção de Aplausos 162/2015, de autoria do vereador Emir Aguiar (PR), à advogada Charlene Vendruscolo Barbosa, pela sua ação judicial no Ministério Público contra o Prefeito Municipal de Santarém, por improbidade administrativa, por não implantar o Conselho Municipal do

Contribuinte.

Moção de Aplausos 163/2015, de autoria do vereador Silvio Neto (PSD), a Sérgio Roberto Gomes de Castro, que recebeu a Comenda Padre João Felipe Bettendorf.

(10)

Contato ASCOM:

Coordenador: Jornalista Ednaldo Rodrigues (DRT /PA: 2281) - (93) 9133-3550 - E-mail: ednaldorodrigues@hotmail.com

Assessor: Jornalista Milton Corrêa (DRT/PA: 2124) - (93) 99101-3889 - E-mail: miltonstm@bol.com.br Moção de Aplausos 164/2015, de autoria do vereador Silvio Neto (PSD), ao médico João Otaviano de Matos Neto, que recebeu a Comenda Padre João Felipe Bettendorf.

Moção de Aplausos 166/2015, de autoria do vereador Emir Aguiar (PR), à Prefeitura Municipal de Mojui dos Campos e a comunidade do planalto pela realização da 8ª Festa da Integração

Nordestina.

Projeto de Lei, de autoria do vereador Maurício Corrêa (PSD) e vereadora Marcela Tolentino (SDD), que dispõe sobre a proibição do uso, comercialização, distribuição e produção de cerol e produtos similares no âmbito do município de Santarém e dá outras providências.

Projeto de Lei, de autoria do vereador Rogélio Cebuliski (PSB), que dispõe sobre a concessão de utilidade pública para o município de Santarém, a Associação de Moradores do Bairro Bela Vista.

Pedido de Informação 054/2015, de autoria do vereador Geovani Aguiar (PSC), para que seja repassado ao Poder Legislativo Municipal, informações de forma analítica sobre as aplicações dos recursos destinados à área de saúde destinada a ação de apoio à política nacional de

desenvolvimento urbano, favorecido município de Santarém.

Requerimento 549/2015, de autoria do vereador Gerlande Castro (SDD), solicitando que seja

autorizada a instalação de quinze luminárias completas, e a troca de cinco lâmpadas, na comunidade de Cruzeiro, e mais a instalação de cinco luminárias completas e troca de mais cinco na comunidade Igarapé da Pimenta, a fim de propiciar mais segurança e conforto aos moradores.

Requerimento 567/2015, de autoria do vereador Rogélio Cebuliski (PSB), solicitando serviços de infraestrutura para a Rua Jáder Barbalho, no bairro da Vitória Régia.

Requerimento 568/2015, de autoria do vereador Rogélio Cebuliski (PSB), solicitando serviços de infraestrutura para a Rua 13 de Maio, no bairro da Vitória Régia.

(11)

Contato ASCOM:

Coordenador: Jornalista Ednaldo Rodrigues (DRT /PA: 2281) - (93) 9133-3550 - E-mail: ednaldorodrigues@hotmail.com

Assessor: Jornalista Milton Corrêa (DRT/PA: 2124) - (93) 99101-3889 - E-mail: miltonstm@bol.com.br Requerimento 573/2015, de autoria do vereador Geovani Aguiar (PSC), solicitando a recuperação da Escola Municipal Felipe Corrêa Picanço, bem como a ponte e sua passarela, que se encontram completamente fora dos padrões de atendimento, na comunidade de Campos de Urucurituba.

Requerimento 574/2015, de autoria da vereadora Ana Elvira Alho (PT), ao Secretário Municipal de Infraestrutura, solicitando o aterramento de uma grande poça de lama que se formou na Alameda Amazonas, no bairro Uruará.

Requerimento 575/2015, de autoria da vereadora Ana Elvira Alho (PT), solicitando aterramento de um buraco situado na Rua Augusto Meira, no bairro Uruará.

Requerimento 576/2015, de autoria da vereadora Ana Elvira Alho (PT), solicitando melhorias na infraestrutura da Rua Nossa Senhora da Conceição, no bairro Uruará.

Requerimento 578/2015, de autoria do vereador Marcílio Cunha (PMN), solicitando a recuperação geral e a colocação das tampas dos bueiros, localizados na Avenida Dom Frederico Costa.

Requerimento 579/2015, de autoria do vereador Ney Santana (PSDB), solicitando a recuperação total através de limpeza nas margens, empiçarramento, compactação do trecho da comunidade de São Raimundo da Palestina até a Curuá-Una.

Requerimento 580/2015, de autoria do vereador Ney Santana (PSDB), solicitando a presença de médicos do programa “Mais Médicos” para atender o Alto, Médio e Baixo Lago Grande.

Requerimento 581/2015, de autoria do vereador Ney Santa (PSDB), solicitando reforma geral da Escola de Ensino Infantil e Fundamental na comunidade de Carariacá.

Requerimento 582/2015, de autoria do vereador Ney Santana (PSDB), solicitando a implantação de um laboratório de análises clínicas na Vila de Curuai, na região do Lago Grande.

(12)

Contato ASCOM:

Coordenador: Jornalista Ednaldo Rodrigues (DRT /PA: 2281) - (93) 9133-3550 - E-mail: ednaldorodrigues@hotmail.com

Assessor: Jornalista Milton Corrêa (DRT/PA: 2124) - (93) 99101-3889 - E-mail: miltonstm@bol.com.br Requerimento 583/2015, e autoria do vereador Luiz Alberto (PP), solicitando a recuperação através de aterro e terraplanagem da Rua alvorada, no bairro São José Operário.

Requerimento 584/2015, e autoria do vereador Luiz Alberto (PP), solicitando a Secretaria Municipal de Infraestrutura em caráter de urgência o serviço de limpeza e tapa buracos nas vias periféricas de Alter do Chão.

Requerimento 585/2015, e autoria do vereador Luiz Alberto (PP), solicitando a recuperação urgente da Via Maracanã, trecho próximo ao residencial “Reserva Maracanã”.

Requerimento 586/2015, de autoria do vereador Geovani Aguiar (PSC), solicitando em nome dos comunitários residentes na Travessa Portugal serviços de infraestrutura na referida Travessa, bairro do Diamantino.

Requerimento 587/2015, de autoria da vereadora Ana Elvira Alho (PT), solicitando a colocação de lixeiras em pontos estratégicos na Praça do Santíssimo.

Requerimento 588/2015, de autoria da vereadora Ana Elvira Alho (PT), solicitando melhorias na infraestrutura da Rua Gonçalves Dias, no bairro Uruará.

Requerimento 589/2015, de autoria da vereadora Ana Elvira Alho (PT), solicitando a recuperação na infraestrutura da Rua Beira Rio, no bairro Uruará.

Referências

Documentos relacionados

Todas as outras estações registaram valores muito abaixo dos registados no Instituto Geofísico de Coimbra e de Paços de Ferreira e a totalidade dos registos

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

I, Seltan Segued, emperor of Ethiopia, believe and profess that Saint Peter, prince of the Apostles was nominated head of the Christian Church by Christ our Lord, who bestowed

Segundo Martins et al., (2012) o aparelho de alta frequência é um dos recursos utilizado na prática clínica de profissionais que realizam tratamentos para a

Direção hidráulica, revestimento dos bancos em tecido, bancos dianteiros com 3 regulagens, abertura interna da tampa do porta-malas, sistemas de freios ABS e EBD,

Para solicitar visto diretamente você deve procurar o órgão responsável pela liberação do visto, que é o consulado de cada país. Veja a lista de países que necessitam de

Em uma cidade do sul do país, existe um trabalho realizado pela prefeitura com relação à coleta de lixo reciclável, buscando elevar os índices de sustentabilidade. Esse

Dessa maneira, os resultados desta tese são uma síntese que propõe o uso de índices não convencionais de conforto térmico, utilizando o Índice de Temperatura de Globo Negro e