• Nenhum resultado encontrado

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DOS CONTRATOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DOS CONTRATOS"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FGV DIREITO SP (FGV LAW)

Rua Rocha, 233 – Bela Vista | São Paulo, SP – Brasil – CEP: 01330 000 direitosp.fgv.br

PÓS-GRADUAÇÃO

EM

DIREITO

DOS

CONTRATOS

G

RADE E

C

ORPO

D

OCENTE

:

2

º

S

EMESTRE DE

2019

PROGRAMA

DE

PÓS-GRADUAÇÃO

(2)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FGV DIREITO SP (FGV LAW)

Rua Rocha, 233 – Bela Vista | São Paulo, SP – Brasil – CEP: 01330 000 direitosp.fgv.br

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início às suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados para a administração pública e privada do país. Esse objetivo foi ampliado ao longo do tempo, expandindo o foco de atuação da FGV para o campo das ciências sociais.

A atuação marcada pelo pioneirismo e pela inovação levou a FGV a inaugurar, no Brasil, a graduação e a pós-graduação stricto sensu em Administração Pública e de Empresas e a pós-pós-graduação em Economia, Psicologia, Ciências Contábeis e Educação. Além disso, iniciativas como a elaboração do balanço de pagamento, das contas nacionais e dos índices econômicos ajudaram o profissional em busca de formação e o cidadão comum a entender melhor o desempenho econômico e social brasileiro além de contribuir para seu permanente desenvolvimento.

ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO – FGV DIREITO SP

O posicionamento do Brasil no rol das potências e lideranças mundiais tem levado à redefinição dos conteúdos das áreas clássicas do direito e ao surgimento de novas áreas e novos tipos de advocacia, o que torna premente a necessidade de formação de quadros profissionais que sejam, além de altamente qualificados, capazes de atuar em patamares diferenciados.

Para responder às demandas do mercado atual, os(as) alunos(as) da FGV DIREITO SP são preparados(as) para atuar nas esferas pública e privada e para dialogar com outros campos do conhecimento, a fim de que possam influenciar positiva e profundamente o cenário jurídico no Brasil e no exterior.

No que concerne à pós-graduação, a FGV DIREITO SP busca aumentar sua inserção substantiva no mercado jurídico, tendo em mente a integração entre o direito e outros campos do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades importantes para o desempenho das atividades profissionais de seus(as) alunos(as). Seu Programa de Pós-Graduação Lato Sensu diferencia-se por dispor de grupos de pesquisa dedicados à produção de material didático e bibliográfico próprio, a fim de oferecer conteúdo atualizado e em consonância com as premissas da FGV DIREITO SP.

Com tais pressupostos e ações em mente, a FGV DIREITO SP pretende consolidar-se como alternativa ao modelo tradicional de ensino do Direito e manter a postura crítica sempre assumida em relação a esse campo de saber.

(3)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FGV DIREITO SP (FGV LAW)

Rua Rocha, 233 – Bela Vista | São Paulo, SP – Brasil – CEP: 01330 000 direitosp.fgv.br

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DOS CONTRATOS

Apresentação

O Direito dos Contratos permeia as atividades de profissionais do direito nos mais diversos segmentos do mercado, dos negócios imobiliários às relações de consumo, passando pela elaboração de grandes projetos e pelas atividades cotidianas de pequenas e médias empresas. A Pós-Graduação em Direito dos Contratos se volta, assim, para profissionais cujas atividades envolvam, direta ou indiretamente, a negociação de contratos, a governança de relações contratualmente estabelecidas e a gestão de litígios contratuais.

Com o objetivo principal de desenvolver habilidades e competências que diferenciem o(a) aluno(a) em seu campo de atuação, o curso não segue uma estrutura tradicional. Oportuniza ao(à) aluno(a) ir além da discussão de teorias sobre a estrutura contratual e tipos específicos de contratos. O contrato é tomado, na Pós-Graduação em Direito dos Contratos, como uma estrutura de governança que pode ser empregada tanto para o exercício quanto para a organização da atividade econômica, suas funções elementares na prática empresarial contemporânea. O curso oferece ao(à) aluno(a) instrumentos que o capacitem à elaboração, gestão ou mesmo disputa de contratos, sempre tendo em conta uma combinação adequada entre flexibilidade e segurança no desempenho dessas funções. Essa formação é complementada por disciplinas não jurídicas, como contabilidade, finanças e técnicas de negociação, que possibilitam o desenvolvimento de outras habilidades essenciais à advocacia contemporânea interessada nas relações contratuais.

Público-Alvo

Graduados(as) em direito com, no mínimo, 2 (dois) anos de experiência relevante em direito dos contratos. Para o bom aproveitamento do curso, sugere-se que o(a) aluno(a) tenha domínio do idioma inglês para leitura.

Metodologia

O FGV LAW enfatiza o uso de metodologias participativas de ensino, que colocam o(a) aluno no centro do processo de aprendizagem. Os módulos mesclarão aulas com exposição dialogada, discussão de casos, exercícios aplicados e simulação de situações concretas.

DISCIPLINAS DO CURSO

Contabilidade Aplicada ao Direito (32 horas- aula)

Os alunos serão capazes de (i) identificar e relacionar noções de contabilidade com sua prática jurídica; (ii) mobilizar conceitos básicos de contabilidade para análises de casos.

Os temas analisados são:

 O que é e para que serve a Contabilidade;

 Evolução da Contabilidade: Mudança do ambiente normativo-contábil; Prevalência da essência sobre a forma; Nascimento dos órgãos internacionais e brasileiro;

 Partidas Dobradas;  Escrituração Contábil;

(4)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FGV DIREITO SP (FGV LAW)

Rua Rocha, 233 – Bela Vista | São Paulo, SP – Brasil – CEP: 01330 000 direitosp.fgv.br

 Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado e Demonstração dos Fluxos de Caixa – Visão Geral;  Balanço Patrimonial: Ativos, Passivos e Patrimônio Líquido; Princípios contábeis;

 Demonstração do Resultado: Receitas e despesas; Regime de Competência vs. Regime de Caixa; Inter-relação entre Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado;

 Demonstração dos Fluxos de Caixa: Inter-relação entre Balanço Patrimonial e Caixa;  Conciliação entre Lucro e Caixa;

 Reflexo dos Contratos nas Demonstrações Contábeis;

 Alguns índices utilizados para análise das Demonstrações Contábeis;  Direito Tributário ligado à Contabilidade.

Contratos de Exercício da Atividade Empresarial (32 horas-aula)

Os alunos, ao final da disciplina, deverão ser capazes de identificar, manejar e orientar o empresário a exercer sua atividade de forma eficiente e segura, valendo-se de contratos que dizem respeito ao próprio desenvolvimento diário da atividade empresarial.

Os temas analisados são:

 Trocas empresariais: compra-e-venda, permuta e fornecimento;

 Prestação de serviços, outsourcing e outras formas de compartilhamento de força de trabalho e ativos;  Locação de bens móveis;

 Contrato de transporte. Modalidades. Limites da responsabilidade do transportador;  Contrato de depósito e outras modalidades de custódia e guarda de ativos e informações;  Contrato de seguro e suas modalidades.

Contratos de Financiamento e Alocação de Ativos (32 horas-aula)

Ao final do curso, os alunos deverão ser capazes de identificar, dentre os instrumentos de financiamento, as formas possíveis e mais vantajosas. Além disso, deverão identificar os riscos e as alternativas viáveis de financiamento, bem como conhecer e saber manejar estruturas e soluções contratuais voltadas à mitigação, distribuição e administração dos riscos inerentes à atividade empresarial.

Os temas analisados são:

 Mútuo e financiamento bancário. Empréstimos-ponte e financiamento de longo prazo. Juros compensatórios e moratórios;

 Métodos não bancários de financiamento, crédito empresarial, capitalização interna e capitalização externa;

 Factoring, securitização de recebíveis, fundos de investimento em direitos creditórios;  Títulos de crédito e cédulas setoriais: CDB, CPR, LCI, CRI, CRA, etc;

 Investimento-anjo, Seedfunding e crowdfunding;  Contratos de câmbio e derivativos. Hedge e Swap;  Meios eletrônicos de pagamento;

(5)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FGV DIREITO SP (FGV LAW)

Rua Rocha, 233 – Bela Vista | São Paulo, SP – Brasil – CEP: 01330 000 direitosp.fgv.br

Contratos de Organização e Expansão da Atividade Empresarial (32 horas-aula)

Ao final do curso, os alunos deverão ser capazes de refletir sobre os diferentes modelos de negócios possíveis para organização da atividade empresarial, de modo que, analisando as diferentes estruturas, eles consigam identificar as vantagens e desvantagens econômicas de cada negócio. Ou seja, os alunos serão habilitados para identificar a(s) melhor(es) opção(ões) para a aplicação prática. Além disso, deverão ser capazes de identificar e instrumentalizar formatos diversos de organização da rede empresarial voltada à expansão da atividade desenvolvida.

Os temas analisados são:

 Organização empresarial por meio de contratos e as teorias modernas sobre as empresas;  Joint Venture: SPE, consórcio e parcerias estratégicas. Startups;

 Contratos de construção e modalidades de contratação de obra (EPC, Turnkey, EPC-M, Aliança, FIDC, etc.);

 Built to suit, locação imobiliária, shopping centers e co-working;

Contratos de expansão da empresa: Distribuição, Franquia, Representação Comercial (confidencialidade, exclusividade e não concorrência);

Aspectos, riscos e tratamento de questões de Direito Concorrencial e Trabalhista nos contratos de organização e expansão da empresa.

E-Contracts (32 horas-aula)

Considerando a popularização da comunicação em ambiente virtual, o fenômeno da internet, as plataformas de compartilhamento de serviços e produtos e o constante crescimento do comércio eletrônico, é necessário que o aluno conheça e saiba lidar com situações contratuais em ambientes virtuais.

Os temas analisados são:

 Contratação em ambiente virtual;  Responsabilidade dos agentes virtuais;

 Proteção de dados (Marco Civil da Internet, LGPD, GDPR, etc.);  Licenciamento de software e marca;

 Transferência de tecnologia, know-how, etc;  Contratos na economia compartilhada;

 Automação dos contratos (algoritmos, blockchain, etc.).

Estrutura dos Contratos Empresariais (32 horas-aula)

Ao final do curso, os alunos deverão ser capazes de conhecer cláusulas comuns à maioria dos contratos. Os temas analisados são:

 Inadimplemento. Qualificação. Mora. Violação Positiva. Adimplemento defeituoso;  Cláusula penal. Cláusula de limitação e exclusão de responsabilidade;

 Contratos, riscos e redes: aleatoriedade, coligação, redes contratuais;

 Tipicidade. Legalidade. Negócio Jurídico Indireto. Simulação. Fraude. Negócio Jurídico Fiduciário;  Revisão. Conservação. Conversão;

(6)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FGV DIREITO SP (FGV LAW)

Rua Rocha, 233 – Bela Vista | São Paulo, SP – Brasil – CEP: 01330 000 direitosp.fgv.br

Finanças para Advogados (32 horas- aula)

Ao final do curso, os alunos deverão ser capazes de compreender conceitos relacionados à lógica básica da ciência das finanças, e como ela afeta e deve ser regrada pelos contratos.

Os temas analisados são:

 Análise Financeira e Geração de valor;

 Instrumentos e objetivo de análise financeira;  Indicadores de valor;

 Governança Corporativa: Conflito de interesse entre agentes; Mecanismo de controle e incentivos;  Noções sobre Valor do Dinheiro no Tempo: Juro simples e Juro composto. Valor presente e Valor future.

Taxa interna de retorno; Valor Presente Líquido.;

 Fontes de Financiamento e Custo Médio Ponderado de Capital: Principias Instrumentos de financiamentos; Capital de Terceiro (Dívidas) e Capital Próprio (Ações); Análise e cálculo de custo médio ponderado de capital (WACC);

 Análise de Investimento de Capital: Riscos de projetos; Regras de decisão; Payback, TIR, VPL;  Estrutura de Capital: Estrutura ótima de capital; Efeitos de alavancagem; Política de dividendos;

 Fusões, Aquisições e Avaliação de Empresas: Lógica das Fusões e Aquisições; Ciclo da Vida Financeira de uma nova empresa;

 Modelos de avaliação de empresas.

Fundamentos dos Contratos Empresariais (32 horas-aula)

Ao final do curso, os alunos deverão ser capazes de manejar conceitos, fundamentos, princípios e categorias de Teoria Geral dos Contratos. Nesse sentido, espera-se que o aluno diferencie Obrigações e Contratos, compreendendo como aquelas podem ser aplicadas ao Direito Contratual.

Os temas analisados são:

 Obrigações e contratos: conceitos, fontes e aspectos;  Princípios. Interpretação;

 Formação. Responsabilidade pré-contratual. Contrato preliminar;  Regimes contratuais. Contratos empresariais. Contratos de consumo;  Objeto do contrato. Adimplemento;

 Modulação de efeitos. Termo. Condição.

Garantias Contratuais (32 horas-aula)

O objetivo desta disciplina é treinar a capacidade dos alunos de fazer escolhas a respeito de garantias, ponderar riscos e vantagens conforme a situação, manejando as hipóteses de garantias disponíveis para tornar os contratos mais efetivos. Ao final do curso, os alunos deverão conhecer a dogmática jurídica envolvida nas garantias contratuais - identificando, examinando e diferenciando institutos normativos. Também deverão ser capazes de predizer e estimar as consequências advindas da adoção desses institutos, escolhendo-os e manipulando-os em razão dos efeitos desejados. Assim, os alunos irão analisar as situações práticas que envolvem garantias, avaliando e alterando estratégias, bem como justificando suas escolhas.

(7)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FGV DIREITO SP (FGV LAW)

Rua Rocha, 233 – Bela Vista | São Paulo, SP – Brasil – CEP: 01330 000 direitosp.fgv.br

 Patrimônio (patrimônio de afetação). Teoria Geral das Garantias;  Garantias pessoais (fiança, aval, fiança bancária);

 Garantias reais tradicionais – penhor e hipoteca;  A propriedade resolúvel como garantia;

 Seguro-garantia e Garantias autônomas (commercial and standby letter of credit);

 Cláusulas especiais de garantia (raps and warrants, covenants, equity support agreements, etc.);  A execução das garantias em Juízo, fora dele e no concurso de credores.

Gestão Contratual de Litígios (32 horas-aula)

Considerando que conflitos e litígios fazem parte da realidade empresarial, bem como o fato de que existem atualmente diversas formas negociais e extrajudiciais de se resolver ou de se organizar o método de solução de um conflito empresarial, torna-se necessário ao aluno conhecer e saber operar as modalidades mais usuais de negócios jurídicos relacionados a litígios.

Os temas analisados são:

 Negócio de acertamento e transação;

 Termos de ajustamento e de cessação de conduta;  Negócios jurídicos processuais;

 Métodos alternativos de solução de disputas: negociação, hardship, dispute boards, mediação e arbitragem;

 Cláusula compromissória arbitral;

 Cláusulas de mediação e outras cláusulas de solução de disputas. Cláusulas escalonadas.

Impactos da Crise Empresarial sobre os Contratos (16 horas-aula)

Ao final do curso, os alunos deverão ser capazes de compreender o tratamento jurídico da crise empresarial e o impacto que as soluções legais voltadas ao concurso de credores geram sobre os contratos empresariais, de modo a poder preparar contratos que, na medida do possível, melhor convivam com essa realidade.

Os temas analisados são:

 O conceito de insolvência. Modalidades de concurso de credores no Direito Brasileiro (concurso individual e concurso universal, Recuperação Judicial e Falência). Aspectos gerais e impactos sobre a atividade empresarial;

 Impactos do concurso de credores sobre o adimplemento e a extinção dos contratos empresariais;  Negócios jurídicos concursais, novação e contratos empresariais.

Internacionalização dos Contratos (32 horas- aula)

Os alunos, ao final da disciplina, deverão ser capazes de compreender o fenômeno da internacionalização dos contratos, tanto no que diz respeito às dificuldades relacionadas à lei aplicável, quanto ao conteúdo típico das relações contratuais internacionais.

Os temas analisados são:

 Teoria Geral do Contrato Internacional: do direito internacional privado ao direito privado transnacional;

Regulação do Contrato Internacional: regras, guidelines e instituições de regulação do comércio internacional;

(8)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FGV DIREITO SP (FGV LAW)

Rua Rocha, 233 – Bela Vista | São Paulo, SP – Brasil – CEP: 01330 000 direitosp.fgv.br

Lei aplicável aos contratos internacionais celebrados com partes brasileiras (fórum shopping);  Interpretação dos contratos Internacionais;

 Cláusulas contratuais típicas dos contratos internacionais;  Compra e venda internacional (UNIDROIT, CISG, DCFR, etc.);

 Aspectos dos contratos de financiamento, seguro, transporte e prestação de serviços em âmbito internacional;

 Sanções em contratos internacionais.

Técnicas de Negociação (32 horas- aula)

O objetivo desta disciplina é que o aluno crie para si a reputação de solucionador de problemas, afastando a imagem comumente associada ao advogado de destruidor de valor na negociação. Assim, ao final do curso, os alunos deverão ser capazes de utilizar ferramentas de negociação conhecidas de forma a otimizar a criação de valor nos negócios e maximizar os resultados em situações conflituosas.

Os temas analisados são:

 Introdução - O advogado como negociador de contratos. Negociações behind the table e across the

table. Alternativas para solução de conflitos. Negociação e Mediação. Características essenciais. Pontos

convergentes e divergentes;

 Negociações Integrativas e Contratos de Exercício da Atividade Empresarial - Defesa dos interesses de acordo com a abordagem do Programa de Negociação de Harvard. Identificação do poder nas negociações. Como medir o sucesso do resultado final;

 Três tensões fundamentais do processo de negociação de Contratos de Organização da Atividade Empresarial - A tensão entre criação e distribuição de valor; a tensão entre empatia e assertividade; a tensão entre representante e representado;

 Os cinco passos da negociação;

 Negociações Distributivas: Gestão de situações adversariais na negociação de contratos - Administração de negociações em que os interesses são nitidamente opostos. Conceitos e estratégias peculiares da negociação distributiva;

 O peso das emoções nas negociações - Compreensão de percepções. Os comportamentos irracionais. A importância da escuta ativa;

 Negociação no âmbito jurídico: peculiaridades - Negociação com outro advogado e com o próprio cliente (interno e externo). Negociações difíceis.

Teoria Econômica dos Contratos (32 horas-aula)

A disciplina visa a apresentação do contrato, ao longo de seu ciclo de vida, como instrumento de previsão de impactos econômicos sobre os ganhos tanto do contratante quanto do contratado. O objetivo da disciplina é expor o instrumental básico microeconômico a ser empregado em aplicações relacionadas aos contratos, normalmente empreendida sob a corrente da Law & Economics. Com base nos conteúdos fundamentais indicados abaixo, e durante a elaboração de um contrato, os alunos serão capazes de considerar, de forma estruturada e consistente, os requisitos econômicos para sua elaboração, a formação do preço contratual e o impacto econômico de remédios jurídicos por inadimplemento e seu efeito em termos de custo-benefício.

(9)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FGV DIREITO SP (FGV LAW)

Rua Rocha, 233 – Bela Vista | São Paulo, SP – Brasil – CEP: 01330 000 direitosp.fgv.br

Assim, ao compreender o contrato como instrumento econômico, os alunos conhecerão um instrumental teórico que lhes permite (i) dar suporte à elevação do poder de negociação da empresa e, assim, criar soluções jurídicas efetivas para dar conta dos problemas econômicos por ela enfrentados; (ii) proporcionar a maximização dos benefícios de cada contrato; e (iii) assegurar que esses benefícios sejam verificados tanto para contratados quanto para contratantes.

Os temas analisados são:

 Noções Básicas de Economia I: Ciclo de Vida do Contrato; Formação do Preço Contratual; Oferta & Demanda; Conceitos de Eficiência -- 1o e 2o Teoremas de Bem-Estar Social; Falhas de Mercado e de Estado;

 Noções Básicas de Economia II: Teoria dos Jogos; Comportamento Estratégico; Teoria da Tomada de Decisão; Equilíbrio de Nash e resultados em termos de bem-estar. Dilema do Prisioneiro;

 Teoria Econômica da Propriedade & Custos de Transação: Direito de Propriedade; Economia dos Custos de Transação; Teorema de Coase;

 Aplicações I: Modelos e teorias aplicados à realidade contratual: Teoria da Barganha e Informação Assimétrica; Remédios Jurídicos para quebra de contratos; Seis Finalidades do Contrato; Equilíbrio Econômico do Contrato, etc;

 Aplicações II: Modelos e teorias aplicados à realidade contratual: Matriz de riscos; Critérios para identificação de desequilíbrios econômicos contratuais; Indicadores de rentabilidade excessiva ou insuficiente do contrato; Arbitragens e soluções eficientes, etc.

AVALIAÇÃO

A média para aprovação em cada disciplina é de 7 (escala de 0-10), sendo 40% equivalente a atividades realizadas ao longo das aulas (trabalhos, exercícios, participação oral, etc.) e 60% referente a nota obtida nas provas (1 prova final). A aprovação também depende da presença mínima em 75% das aulas.

Os critérios de avaliação se aplicam a todas disciplinas do curso.

CORPO DOCENTE

André Rodrigues Corrêa

Professor da disciplina: Estrutura dos Contratos Empresariais

Pós-Doutor pela University of Edinburgh School of Law (Old College) Post-Doctoral Fellow no Edinburgh Institute for Advanced Studies in the Humanities, doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Professor da graduação e do programa de Mestrado Profissional da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas.

(10)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FGV DIREITO SP (FGV LAW)

Rua Rocha, 233 – Bela Vista | São Paulo, SP – Brasil – CEP: 01330 000 direitosp.fgv.br

Anita Pissolito Campos

Professora da disciplina: Técnicas de Negociação

Mestre em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2014). Pós-graduada pelo Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo. Graduada em Direito pela Universidade de São Paulo (2002). Advogada atuante nas áreas de Biodiversidade, Propriedade Intelectual e Direito Ambiental. Professora do FGV LAW, do FGV Management e da Business School São Paulo Ltda. Participante do Programa de Negociação da Harvard Law School.

Claudio Wasserman

Professor da disciplina: Contabilidade Aplicada ao Direito

Possui doutorado (2004) e mestrado (2009) em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo. Auditor-Fiscal da Receita Federal - Secretaria da Receita Federal. Tem experiência na área de auditoria fiscal, atuando principalmente nos seguintes temas: informação contábil, lucro à luz do conceito de riqueza, efeitos da elisão sobre a contabilidade, elisão e evasão fiscal, planejamento tributário e seus efeitos fiscais e tributação implícita.

Fabio Floriano Melo Martins

Professor das disciplinas: Contratos de Financiamento e Alocação de Ativos e Impactos da Crise Empresarial sobre os Contratos

Doutor pela Universidade de São Paulo, Mestre pela Università degli Studi di Roma Tor Vergata e Diretor Administrativo e Financeiro do Instituto de Direito Privado (IDiP).

José Augusto Fontoura Costa

Professor da disciplina: Internacionalização dos Contratos

Livre Docente e Doutor em Direito Internacional (FD/USP). Pesquisador com bolsa de produtividade (P2) do CNPq. Advogado. Professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Marcelo Barbaresco

Professor da disciplina: Garantias contratuais

Mestre em Direito pela Universidade Mackenzie, Pós-graduado em direito empresarial, em direito do mercado financeiro e de capitais, em direito processual civil, em direito do consumidor e em direito imobiliário, com capacitação para Mediador. Integrante da Comissão de Direito Urbanístico e de Direitos Conexos em Shopping Centers da Ordem dos Advogados do Brasil e da Mesa de Debates de Direito Imobiliário (MDDI). Foi membro da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil; da Comissão Jurídica do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e Subcoordenador Jurídico da Comissão Jurídica da ABRAINC – Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias. Ocupou cargos de gestão em instituição financeira, em

(11)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FGV DIREITO SP (FGV LAW)

Rua Rocha, 233 – Bela Vista | São Paulo, SP – Brasil – CEP: 01330 000 direitosp.fgv.br

fundação relacionada à Universidade do Estado de SP (USP); na Iguatemi Empresa de Shopping Centers e na JHSF Participações. Advogado e professor.

Maria Angelica Lencione Pedretti

Professora da disciplina: Finanças para Advogados

Mestra em Administração de Empresas, com ênfase em Administração Contábil e Financeira, pela Fundação Getulio Vargas. Graduada em Administração de Empresas, pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo. Professora de Contabilidade e Finanças do Departamento de Contabilidade, Finanças e Controle, da Fundação Getulio Vargas desde agosto de 2001.

Paulo Dóron Rehder de Araújo

Professor da disciplina: E-contracts

Doutor (2011 – summa cum laudae) em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Graduado (2005 – Prêmio Jovem Jurista) Professor de Contratos Empresariais do GV Law desde 2006. Coordenador do curso de especialização em Contratos Empresariais da Direito GV SP desde 2011. Delegado do Business and Law Work-group da Law Schools Global League. Membro do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr), do Instituto de Direito Privado (IDiP) e da International Bar Association (IBA). Ex-procurador Municipal. Advogado, sócio fundador de SABZ Advogados.

Pedro Ricardo e Serpa

Professor da disciplina: Gestão Contratual de Litígios

Doutor, mestre e graduado em Direito pela USP. Advogado em São Paulo.

Rafael Bianchini

Professor da disciplina: Teoria Econômica dos Contratos

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e Direito pela Universidade de São Paulo (2014). Mestre (2015) e Doutorando em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo. Analista do Banco Central desde 2008, tendo experiência com gestão de projetos e regulação do Sistema de Pagamentos Brasileiro e Sistema Financeiro Nacional.

Thiago do Amaral Santos

Professor da disciplina: Contratos de Organização e Expansão da Atividade Empresarial

Especialista em Direito Societário pela Fundação Getulio Vargas – FGV LAW. Mestrando em Direto Comercial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC. Professor universitário. Membro do Turnaround Management Association do Brasil - TMA Brasil. Advogado em São Paulo.

(12)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FGV DIREITO SP (FGV LAW)

Rua Rocha, 233 – Bela Vista | São Paulo, SP – Brasil – CEP: 01330 000 direitosp.fgv.br

Vivianne Ferreira Mese

Professora da disciplina: Contratos de Exercício da Atividade Empresarial

Doutora em Direito (2016) pela Universidade de Heidelberg, Mestre em Direito Civil (2005) e Bacharel (2002) pela Universidade de São Paulo. Ex-bolsista do DAAD (doutorado integral). Docente responsável, entre 2007 e 2017, pela disciplina "Introdução ao Direito Brasileiro e Português" (Universidade de Heidelberg). Ganhadora do Prêmio Hengstberger 2016, juntamente com a Dra. Lena Kunz, pelo projeto "Rechtssprache und Schwächerenschutz" ("Linguagem jurídica e proteção dos vulneráveis"). Professora da Graduação da FGV Direito SP e orientadora (2015 e 2017-2018) nos cursos de especialização do FGV LAW. Autora do livro "Die soziale Funktion des Vertrages im brasilianischen Código Civil - A Função Social do Contrato no Código Civil Brasileiro" (editora Nomos, 2017) e de artigos publicados no Brasil, Alemanha, Itália e Espanha. Pesquisadora nas áreas de Direito Civil, com destaque para Direito dos Contratos, Direito das Sucessões, Parte Geral e Direitos Reais, Direito Comparado, História do Direito e Metodologia Jurídica.

Wanderley Fernandes

Professor da disciplina: Fundamentos dos Contratos Empresariais

Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (2011); Mestre em Direito pela University of Illinois at University of Illinois at Champaign-Urbana – College of Law (LLM – 1996-1997); Professor da FGV Direito SP, nos programas de graduação, de pós-graduação do FGV LAW e do Mestrado Profissional e da FGV Direito RJ no Programa de Educação Continuada, da FGV-RJ.

Se necessário, o Programa de Pós-Graduação Lato sensu da FGV DIREITO SP (FGV LAW) poderá alterar o corpo docente original das disciplinas.

REALIZAÇÃO

Carga horária: 432 horas-aula Duração: 18 meses

Data de início: 07/08/2019

Dias da semana: quartas e quintas-feiras Horário: das 19h às 22h40

Se necessário, o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da FGV DIREITO SP (FGV LAW) poderá alterar o calendário original das disciplinas.

Reposições de aula (estipuladas pela Instituição), monitorias acadêmicas ou quaisquer outros eventos relacionados ao curso poderão ser agendados às sextas-feiras, no horário regular das aulas, exceto provas de 2ª chamada que serão aplicadas às 19h30.

(13)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FGV DIREITO SP (FGV LAW)

Rua Rocha, 233 – Bela Vista | São Paulo, SP – Brasil – CEP: 01330 000 direitosp.fgv.br

INVESTIMENTO

Valor à vista: R$ 36.350,33

I- Matrículas efetuadas no período de 09/04/2019 a 30/04/2019 receberão um desconto de R$ 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais) sobre o valor global do curso.

II- Matrículas efetuadas no período de 02/05/2019 a 31/05/2019 receberão um desconto de R$ 1.000,00 (hum mil reais) sobre o valor global do curso.

III- Matrículas efetuadas no período de 03/06/2019 a 28/06/2019 receberão um desconto de R$ 500,00 (quinhentos reais) sobre o valor global do curso.

IV- Matrículas efetuadas no período de 01/07/2019 a 19/07/2019 não contemplam os descontos acima mencionados.

Tais descontos serão aplicados sobre o valor global do curso, que pode ser pago em até 18 (dezoito) parcelas conforme abaixo:

PERÍODO DE MATRÍCULA VALOR TOTAL DO CURSO

À VISTA COM DESCONTO

VALOR DA PARCELA EM ATÉ 1+17 VEZES TOTAL A PAGAR 09/04/2019 a 30/04/2019 R$ 34.850,33 R$ 2.190,79 R$ 39.434,22 02/05/2019 a 31/05/2019 R$ 35.350,33 R$ 2.222,22 R$ 39.999,96 03/06/2019 a 28/06/2019 R$ 35.850,33 R$ 2.253,65 R$ 40.565,70 01/07/2019 a 19/07/2019 R$ 36.350,33 R$ 2.285,08 R$ 41.131,44

PROCESSO SELETIVO

O ingresso dar-se-á por meio de classificação no Processo Seletivo, observados os procedimentos, condições, regras e critérios descritos no Edital. O presente Processo Seletivo tem validade para o segundo semestre letivo de 2019, não havendo reserva de vaga para semestres posteriores.

Período: de 02/04/2019 a 10/07/2019

O Processo Seletivo é contínuo. Por essa razão, os cursos poderão ter suas inscrições encerradas antes do período previsto caso sejam preenchidas todas as vagas disponíveis.

(14)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FGV DIREITO SP (FGV LAW)

Rua Rocha, 233 – Bela Vista | São Paulo, SP – Brasil – CEP: 01330 000 direitosp.fgv.br

Inscrições: site fgv.br/direitosp

Os(as) interessados(as) deverão realizar sua inscrição, sem qualquer ônus financeiro, exclusivamente pela internet. É obrigatório o preenchimento de todos os campos solicitados na ficha de inscrição e a inserção de arquivo digital com o Curriculum Vitae do candidato. Certifique-se que o currículo anexado esteja atualizado, inclusive com o detalhamento das atividades profissionais desempenhadas. A primeira fase do Processo Seletivo do FGV LAW é eliminatória e será realizada a partir dessas informações, que serão confrontadas com o público-alvo, os pré-requisitos (quando houver) e os objetivos do curso preterido. Currículos extraídos da plataforma Lattes não serão considerados. Serão avaliados, conjuntamente, (i) a formação acadêmica, (ii) a experiência profissional e (iii) a correlação entre os objetivos do curso pretendido e a trajetória profissional do(a) candidato(a).

Seleção dos(as) Candidatos(as): O processo seletivo está estruturado em duas etapas: (i) análise curricular e (ii)

entrevista individual. Somente os(as) candidatos(as) pré-aprovados(as) na análise curricular serão

convocados(as) para a entrevista. Para que a entrevista ocorra de forma adequada é imprescindível que o(a) candidato(a) observe a data e o horário previamente informados. Não serão atendidos(as) candidatos(as) fora do horário estabelecido. É necessário documento de identificação com foto para a realização da entrevista. Na impossibilidade de comparecer, o(a) candidato(a) poderá realizar apenas 1 (um) reagendamento e caso não compareça na segunda oportunidade terá o processo seletivo automaticamente cancelado para o curso pretendido no processo seletivo vigente.

(15)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FGV DIREITO SP (FGV LAW)

Rua Rocha, 233 – Bela Vista | São Paulo, SP – Brasil – CEP: 01330 000 direitosp.fgv.br

(*) A aprovação no processo seletivo não garante vaga. A matrícula será confirmada após entrega de todos os documentos solicitados e efetivação do pagamento da primeira parcela do plano de pagamento ou ainda do curso à vista, conforme opção feita pelo(a) candidato(a) no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, em cumprimento das exigências do edital publicado.

RESULTADO

Período: processo seletivo contínuo.

A divulgação do resultado será feita via comunicação eletrônica (e-mail). É responsabilidade exclusiva do(a) candidato(a) manter seus dados de contatos atualizados, acompanhar a divulgação dos resultados, averiguar sua eventual aprovação e consequente convocação para a matrícula.

Não haverá divulgação do desempenho dos(as) candidatos(as), nem sua classificação relativa, apenas a informação quanto à aprovação ou não. O resultado no processo seletivo não é passível de recursos.

INFORMAÇÕES

Central de Atendimento Telefone: (11) 3799-7777 E-mail: fgvlaw@fgv.br

Referências

Documentos relacionados

Os serviços disponibilizados pela PATENTIK, a serem executados, no âmbito nacional pela PATCORP GESTÃO EM MARCAS E PATENTES LTDA (CNPJ 07.338.646/0001-22) , tais como constam

Long‑term prophylaxis with C1‑inhibitor (C1 INH) concentrate in patients with recurrent angioedema caused by hereditary and acquired C1‑inhibitor deficiency..

Ao ser instalado o SUSE Linux Enterprise Server, os dados de instalação reais devem estar disponíveis na rede, em uma partição do disco rígido ou em um CD-ROM ou DVD local..

Para mais informação sobre este produto e para aceder à versão mais recente deste manual do utilizador, visite a nossa página www.velleman.eu.. Podem alterar-se as especificações e

Polo Escola (CIEM): 36 crianças, com idade entre 6 a 12 anos, com aulas a serem realizadas 2 vezes por semana, em duas turmas, uma no período da manhã e outra no período da tarde,

A produção vai para as indústrias brasileiras, como as de alimentos e de combustível (álcool ou etanol), e também para outros países. Nesse tipo de

base blindada os valores do laudo de avaliação ajustados, as movimentações incluídas (adições, baixas, depreciação e obrigações especiais) e a

[r]