• Nenhum resultado encontrado

Informações de Impressão

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informações de Impressão"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Informações de Impressão

Questão: 315898

A partir da Constituição Federal de 1988 (CF), vem ocorrendo uma mudança na compreensão do Estado acerca da família. Com relação a esse tema, julgue os itens que se seguem.

I A conceituação básica compreende que a família está em evolução, transformando-se continuamente e organizando-se muito mais por laços de afeição do que por hierarquias tradicionais.

II A família passou a ser reforçada como núcleo natural e fundamental da sociedade, em especial aquelas que apresentam características de família padrão.

III As atuais políticas públicas elaboradas no Brasil fundamentam-se na concepção de que a família é tanto o locus para a promoção de programas de atenção e cuidados como a depositária de responsabilidades para prover muitas das necessidades de seus membros, cujas demandas o Estado não atende integralmente.

IV O Estado estimula a instituição família na sua forma de organização básica, incentivando as famílias a serem cada vez menores, com o objetivo de impedir que ocorra um grande aumento na população e consequentemente dos problemas sociais. A quantidade de itens certos é igual a

1) 1 ○ 2) 2 ○ 3) 3 ○ 4) 4 ○

Acesse mais questões: https://questoes24horas.com.br/

Informações de Impressão

Questão: 694422

(2)

Assinale a opção correta, a respeito do conceito de autogestão como forma de organização do trabalho.

1) Assinale a opção correta, a respeito do conceito de autogestão como forma de organização do trabalho.

2) Na autogestão, um grupo de pessoas assume a gestão, discutindo entre elas ações prioritárias para em seguida submetê-las ao supervisor ou ao chefe.

3) A gestão cooperativa ou autogestão, ou gestão coletiva do empreendimento por todos os seus sócios, ocorre no sistema de um voto por pessoa.

4) Na autogestão, chefe, supervisor e consultor orientam e definem os rumos dos processos e das relações da produção, para em seguida orientar os trabalhadores.

Acesse mais questões: https://questoes24horas.com.br/

(3)

Questão: 484739

De acordo com a LDB,

1) a educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da educação básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos.

2) será incluído, obrigatoriamente, na parte diversificada do currículo, o ensino do inglês, a partir do sexto ano do ensino fundamental.

3) a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática é diretriz que deve ser observada em relação aos conteúdos curriculares da educação básica.

4) os conteúdos curriculares e metodologias, na oferta da educação básica para a população rural, devem ser apropriados às reais necessidades e interesses dos alunos da zona rural, obedecendo-se ao calendário escolar fixado para todas as escolas do respectivo sistema de ensino.

Acesse mais questões: https://questoes24horas.com.br/

Informações de Impressão

Questão: 687055

Texto para as questões 23 e 24

Uma escola possui em sua estrutura: um conselho executivo composto por uma diretora e uma vice-diretora; coordenadores distribuídos no ensino fundamental e no ensino secundário; um quadro de professores; consultores técnicos escolares; e o pessoal de apoio constituído por funcionários das áreas administrativa, refeitório, biblioteca, portaria e vigilância, além dos auxiliares de ação educativa.

Com relação às estruturas da escola apresentada no texto, assinale a opção correta, acerca das configurações organizacionais.

(4)

1) A estrutura simples é uma configuração característica de grandes organizações, que contam com uma forte liderança exercendo autoridade de maneira informal, através de uma supervisão direta, em que a tecnoestrutura é convocada para avaliar e coordenar o centro operacional.

2) A burocracia mecanicista é caracterizada pela dependência da estrutura hierárquica definida pelo organograma, na qual os fluxos são altamente regulados e a informação percorre a organização sempre de uma maneira formal, impedindo a padronização dos processos de trabalhos e resultados.

3) Uma estrutura divisionalisada pressupõe um vértice estratégico como o órgão de poder central, tal qual o Ministério da Educação, o qual subdivide-se em diferentes departamentos (delegacias regionais de ensino), que ao dispersarem as funções operacionais, minimizam a interdependência entre as divisões.

4) A inexistência de uma tecnoestrutura realça as características da escola como uma burocracia mecanicista, sendo que o papel de analisar e avaliar o processo de

aprendizagem dos alunos está entregue aos professores, dentro da sala de aula, ou em alguns casos ao corpo docente nas reuniões de conselho pedagógico.

Acesse mais questões: https://questoes24horas.com.br/

Informações de Impressão

Questão: 490817

Em relação ao tabaco, outras drogas e redução de danos, assinale a opção correta. 1) A nova Lei sobre Drogas (Lei n.º 11.343/2006) rompe totalmente com o modelo punitivo-proibicionista que é mundialmente hegemônico, recusa expressamente as estratégias de redução de danos e limita-se a dispor sobre medidas de repressão ao tráfico de drogas.

2) As estratégias de redução de danos não são indicadas para os dependentes de tabaco devido aos seus efeitos deletérios à saúde, principalmente porque, na maioria dos casos, esses efeitos aparecerão rapidamente.

3) Há atualmente uma tendência de se atribuir à droga a responsabilidade pela dissolução das famílias, pela entrada de jovens na criminalidade e pela violência urbana, assim possibilitando a realização de um debate mais profundo sobre temas

(5)

como critérios de inserção social e de acesso a bens e serviços coletivos. 4) Nos casos de associação entre transtorno de humor e uso de substâncias psicoativas, observa-se a tendência a um prognóstico pior do que nas situações de diagnóstico único. Assim, recomenda-se atenção especial aos casos de depressão associada, pois o risco de suicídio é mais evidente.

Acesse mais questões: https://questoes24horas.com.br/

Informações de Impressão

Questão: 471373

Acerca dos direitos assegurados ao idoso por seu estatuto específico, assinale a opção correta.

1) Direito ao transporte urbano gratuito aos maiores de 65 anos de idade, para os que têm entre 60 e 65 anos de idade, fica a critério da legislação local decidir sobre a gratuidade.

2) Em programas habitacionais do governo 5% das unidades devem ser reservadas para idosos.

3) Torna-se crime a discriminação contra idosos em todas as circunstâncias, com pena de 6 meses a 1 ano de reclusão ou com pena alternativa de pagamento de multa.

4) A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) torna-se a exclusiva representante legítima dos idosos em todas as pendências jurídicas.

Acesse mais questões: https://questoes24horas.com.br/

(6)

Questão: 57817

Com respeito aos tipos de teorias clássicas das organizações, assinale a opção correta. 1) A escola anatômico-descritiva de Henry Fayol propõe a seleção e treinamento dos trabalhadores de modo científico para alcançar melhor desempenho na tarefa.

2) A teoria das relações humanas de Elton Mayo causa um desvio do foco de análise do sistema técnico-produtivo para o sistema social.

3) O modelo burocrático da organização de Max Weber funda-se em características cruciais para a funcionalidade que ainda hoje estão presentes nas organizações.

4) A administração científica de Taylor apresenta entre seus princípios gerais de gestão a autoridade, a disciplina e a centralização.

Acesse mais questões: https://questoes24horas.com.br/

Informações de Impressão

Questão: 687059

Assinale a opção correta em relação ao modelo crítico de comunicação nas organizações e à sua influência na interação grupal.

1) A comunicação é o processo de construção das realidades organizacionais, e a transferência de informação não admite ruídos.

2) A padronização de comportamentos individuais e coletivos é um dos objetivos da comunicação para a garantia da eficiência nas relações pessoais

3) A comunicação deve considerar os conflitos e os interesses pessoais no momento de construção de consensos pelos grupos.

4) A interferência de comunicação realizada por meio de atitudes ou gestos deve ser evitada, pois isso compromete as interações grupais.

(7)

Informações de Impressão

Questão: 722741

As análises das novas questões sociais e urbanas nas grandes metrópoles contemporâneas têm apontado os desafios e novas demandas para a gestão democrática da cidade e das políticas públicas. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

I As lutas sociais fizeram que a questão social se transformasse em uma questão política e pública, transitando do domínio privado das relações entre capital e trabalho para a esfera pública, exigindo a intervenção do Estado no reconhecimento de novos sujeitos sociais como portadores de direitos e deveres e na viabilização do acesso a bens e serviços públicos mediatizados pelas políticas públicas.

II As análises recentes acerca da questão social a tem identificado como sinônimo de problema social ou da pobreza remetida ao indivíduo isolado ou a certos grupos sociais, responsabilizados ou culpabilizados pelo conjunto de carências e privações por ela produzidas.

III O termo exclusão social vem-se generalizando amplamente na literatura e no discurso de diferentes atores sociais, devendo, portanto, ser compreendido com o mesmo significado que questão social.

IV Uma análise da política social brasileira de inspiração neoliberal revela sua direção compensatória e seletiva, centrada em situações-limites em termos de sobrevivência e seu direcionamento aos mais pobres, incapazes de competir no mercado. Essas políticas e seus programas aprofundaram o efeito fragmentador da questão social.

A quantidade de itens certos é igual a 1) 1 ○ 2) 2 ○ 3) 3 ○ 4) 4 ○

Acesse mais questões: https://questoes24horas.com.br/

(8)

Questão: 722744

Julgue os itens a seguir, relativos aos elementos conceituais e teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa.

I O reconhecimento da singularidade do sujeito, da peculiaridade da experiência do sujeito e da importância de conhecer o modo de vida do sujeito são pressupostos que dão fundamento à pesquisa qualitativa.

II A entrevista, o depoimento e o grupo focal, complementados pela observação sistemática e pelo diário de campo, são instrumentos fundamentais para realizar a pesquisa pela via qualitativa.

III As pesquisas qualitativas têm por objetivo primordial a construção de generalizações. Isso lhe permite dispensar os requisitos de confiabilidade, credibilidade e consistência interna, pois, nesse contexto, não há necessidade de se garantir a qualidade científica do empreendimento realizado.

IV Nas profissões humano-sociais, em especial na área de serviço social, a pesquisa é considerada somente um procedimento operativo, dissociado de qualquer expressão de opção política.

Estão certos apenas os itens 1) I e II. ○ 2) I e III. ○ 3) II e IV. ○ 4) III e IV. ○

Referências

Documentos relacionados

ao etilenoglicol (Massip, 1994) possibilitaria um certo equi- líbrio entre a saída deste crioprotetor e a entrada de água, durante a reidratação, evitando, então, a presença

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Nossos parâmetros de rating levam em consideração o potencial de valorização da ação, do mercado, aqui refletido pelo Índice Bovespa, e um prêmio, adotado neste caso como a taxa

A significância dos efeitos genéticos aditivos e dos efeitos da interação, envolvendo os qua- tro testes de progênies foi avaliada pela análise de LTR, que foi significativa para

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação