• Nenhum resultado encontrado

Tape Reading - Análise de Fluxo Neto Trader

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Tape Reading - Análise de Fluxo Neto Trader"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

Página 1

COMPORTAMENTO E DECISÃO

Análise de Fluxo

Introdução

O mercado de bolsa sempre foi uma batalha de compradores e vendedores, e desde sempre os traders tentaram entender e se beneficiar desses movimentos. Cabe a nós avaliar as situações e assumir os riscos de cada operação. Fatores de conhecimento e psicológicos andam lado a lado e testam nossas emoções. A capacidade de avaliação, reação e comportamento devem ser únicas e incisivas. São como um peixe que come os restos do almoço do tubarão, sempre esperto para não ser comido.

Autor

Wilson Neto, mais conhecido apenas como “Neto”, começou sua carreira na mesa de operações de uma corretora de valores (Dibran), logo após ingressou no pregão viva-voz, ficando até o final de suas operações. Tendo assim mais de 15 anos de experiência no mercado BM&F onde presenciou e operou nos mais marcantes eventos mundiais, como crise asiática, queda das torres gêmeas, crise da argentina, subprime, entre outras.

Objetivo

Este curso tem como objetivo proporcionar ao trader o entendimento e funcionamento do mercado e através da análise dos fluxos de ordens e negócios, montar as melhores estratégias com as condições apresentadas pelo mercado, sempre voltadas às operações de Daytrade.

“A análise de fluxo é a origem da informação e

o fator mais importante para o

COMPORTAMENTO e DECISÃO na hora do trade”.

(2)

Página 2

História

Para apresentarmos a técnica de Análise de Fluxo, precisamos voltar um pouco no tempo, mais precisamente no tempo do pregão viva-voz quando o mercado ainda nem imaginava os grandes data centers, home brokers ou as operações de alta frequência (High Frequency) que existem atualmente.

Nessa época existiam os operadores de pregão, profissionais do mercado cujos maiores instrumentos de trabalho eram sua voz e experiência. Era comum identificar movimentos de mercado através do “Face Reading” – “olhos nos olhos”, onde se tentava descobrir as estratégias do operador ao lado, através de suas expressões ao receber as ordens por telefone provenientes dos grandes players.

Como o mercado é formado por grandes players, responsáveis por mais de 90% do volume transacionado nas bolsas de valores, toda grande ordem executada era percebida e narrada pelos operadores. Assim surgiu a Análise de Fluxo, uma tentativa de rastrear os movimentos de preços de compra ou venda desses players, para identificar a tendência dos ativos.

"Os bancos e fundos – players – são formadores das ondas do oceano chamado “MERCADO”, que proporcionam inúmeras oportunidades cabendo aos “surfistas” – traders – encontrar a onda perfeita".

(3)

Página 3

Funcionamento do Mercado

Fazendo uma alusão ao conceito da frase anterior, nós, pessoas físicas, somos os “surfistas”, e, portanto, a nossa primeira grande lição é que não podemos mudar o oceano e nem as ondas, apenas tentar surfar os eventos gerados pelos diversos fatores econômicos mundiais, dos quais os grandes players tentam tirar proveito. Milhares de ondas de oportunidades aparecem todos os dias.

A formação dos preços e oscilações dos ativos é originada pela quantidade e força dos negócios, que são fundamentalmente criados pelos grandes players. Estas instituições possuem áreas especificas de estratégias e execução de operações.

Os traders dentro da sua corporação tem papéis distintos, uns apenas fazem giro (tesouraria), outros se posicionam em vários ativos (fundos), outros fazem o hedge das grandes posições (proteção).

No mercado de capitais, os players são instituições participantes responsáveis pela negociação de grandes volumes financeiros em determinado ativo.

No mercado brasileiro, os principais players são: os bancos, fundos de investimentos,

gestoras de recursos e investidor estrangeiro.

Nas tabelas a seguir consta a representatividade de cada participante nos mercados futuros de Dólar e mini Dólar, futuro do índice e mini índice do Ibovespa.

(4)

Página 4

Fonte: www.bmfbovespa.com.br Vamos então fazer uma breve apresentação dos players:

Bancos: De forma didática, podemos dividir as operações de um banco entre mesa

proprietária, mesa institucional e varejo. A primeira possui um foco basicamente especulativo, buscando retornos superiores aos da renda fixa. A mesa institucional oferece serviços mais customizados a empresas e fundos de investimentos, como por exemplo um fundo que precisa fazer um termo de taxa de juros ou um swap cambial. O Varejo é para permitir acesso das pessoas físicas, ao mercado de bolsa.

Fundos: os fundos possuem categorias e estratégias diferentes. Os que tem como

estratégia a gestão ativa buscam ativos para maximizar os ganhos afim de superar o seu benchmark, e essas estratégias podem utilizar ativos de mercado futuro – na forma especulativa.

Empresas: possuem uma participação muito pequena no volume negociado e suas

operações, quase que na totalidade, são para proteção contra variações do mercado – hedger. Exemplo: proteção contra a valorização do Dólar, no caso do importador que

possui dívidas em dólar – deve comprar o ativo, já na posição do exportador é necessário se proteger contra desvalorização, pois possui receitas em Dólar – deve vender o ativo.

Pessoa Física: são formados por investidores de longo prazo interessados em formar

uma carteira de ações para conseguir rendimentos superiores as aplicações de renda fixa, e pelos traders (curto prazo), cujo objetivo é realizar operações de especulação e ganhar com a variação diária dos preços. Em ambos os casos, os indivíduos trabalham com o capital próprio.

(5)

Página 5

Comportamento e Decisão

O trader precisa de ferramentas operacionais e raciocínio sobre o movimento do mercado. Ele é especulador e necessita o tempo todo dessas informações para montar suas estratégias e executá-las.

A partir de agora vamos descrever as principais características desta metodologia: Para executar as operações (compras e/ou vendas de ativos), os players utilizam brokers, que são corretoras. Essas, por sua vez, disponibilizam operadores para executar as ordens enviadas. Esta tática proporciona anonimato para a execuções das estratégias operacionais determinadas pelos Bancos e fundos.

Nossa intenção é mostrar como devemos nos comportar para tomar a melhor decisão e surfar estes movimentos do mercado.

Abordaremos o máximo de informações de onde se origina o movimento dos preços: contratos em aberto, preços de ajuste, leitura de book, percentual do ativo (acúmulo), negócios realizados (times & trades), preços mais negociados, a máxima e mínima, rompimentos de preços (topos e fundos). Tudo isso deve estar alinhado no momento da decisão do trade.

“Comportamento e Decisão é a soma dos valores necessários que devemos ter em cada entrada e saída de um trade”.

(6)

Página 6

Jargões de Mercado

 “Bater”  “Tomar”  ''Olha o burburinho''  ''Já deu day-trade''  ''Põe no bolso''

 ''Não entrega a rapadura''  ''Descendo a ladeira''

 ''Tiraram a escada dos meninos''  ''É roça para eles''

 ''Fecha o olho e aperta''  ''Já não gostou sai fora''

 ''Pegamos tudo aquilo, quer caçar trade agora?''  ''Cuida bem de mim''

 “A piscina está subindo"

 "Tem coisa melhor que tirar dinheiro de banco?"  “Não quero ver ninguém falando em compra”  “Dançando com a irmã”

 “Já Coloca as saídas”  “Não deixa virar naba”

 " Tem que vender na subida pessoal"  "Está vomitando "

 “Cheiro de mato queimado”  “É hora de socar o bambú”  “Não fica no meio dos caras”  “Mão de alface”

 “Deixa para os mortais”

 “Veio para o seu lado, amassa os caras”  "Vai para cima dos caras"

 "Compra na barrigada"  "Vai catar lata"

(7)

Página 7

Introdução ao Mercado Futuro

Índice Bovespa

O Índice Bovespa representa o desempenho médio das principais ações na Bolsa de Valores de São Paulo, sendo formado pelas ações com maior volume de negociação nos últimos meses. Ele mede o comportamento geral do mercado de ações brasileiro, servindo como termômetro para as expectativas futuras da economia e da Bolsa. Negociar o futuro do Ibovespa permite ao investidor comprar ou vender uma carteira diversificada de ações, diversificando o risco.

Se um investidor comprar contratos futuros do Índice Bovespa, sua expectativa, até o vencimento, é que a bolsa se valorize, isto é, que as ações que compõem o Índice Bovespa se valorizem, elevando a pontuação do Índice Bovespa e ganhando na operação. Se o investidor vender contratos futuros do Índice Bovespa, ele estará esperando uma queda dos preços futuros, ganhando assim com a operação.

A grande vantagem de negociar o Índice Bovespa é a liquidez (esse índice é altamente negociado), baixos custos (a corretagem é barata), além de não ter que desembolsar muito dinheiro para abrir posições no mercado.

Mini Índice Bovespa

As regras e funcionalidade do mini Índice do Ibovespa são as mesmas para o Índice Bovespa original, mudando apenas o valor por contrato: R$ 0,20, ou seja 20% menor do que o contrato padrão.

DÓLAR

O dólar futuro visa negociar contratos de taxas de câmbio de Reais por Dólar dos Estados Unidos, sendo sua cotação de venda, para pronta entrega.

A variação do dólar depende de inúmeros fatores, sempre dependendo do fluxo da moeda. Por exemplo, se entrar dólares no Brasil, a moeda Real vai se valorizar, ou seja, sua cotação vai cair comparada ao Dólar, isto é, os valores de Real e Dólar ficarão mais próximos um do outro. Já se sair dólares do Brasil, o Real vai se desvalorizar, aumentando a diferença entre as duas moedas. Esse fluxo de entrada e saída da moeda no país depende principalmente das importações e exportações de bens e serviços das empresas, dos investimentos estrangeiros, das aplicações estrangeiras (como por exemplo, se um grande investidor americano quiser comprar ações brasileiras) e de remessas de moeda para o exterior. Além disso, há as ações de compra e venda de Dólar por parte do Banco Central (onde realizam transações com altos volumes de moeda).

Logo, podemos definir o Dólar futuro como um contrato de compra ou venda de dólar em um prazo futuro, por um preço previamente estabelecido. É importante ressaltar que na data de vencimento, quem compra ou vende dólar não vai receber ou entregar a

(8)

Página 8

moeda. O contrato estipula apenas a liquidação da diferente em Reais, conforme cotação estabelecida no contrato.

Mini Dólar

Para operar contrato futuro de Dólar, é exigido um alto valor, tanto para a margem inicial quanto o próprio tamanho do contrato. A solução encontrada para atrais pequenas empresas e investidores foi a criação dos Contratos de Mini Dólar.

As regras e funcionalidades permanecem as mesmas dos contratos futuros de Dólar, com a diferença de que o mini Dólar vale 20% do contrato original, isto é, ao invés de valer US$ 50.000,00, cada Mini Contrato de Dólar equivale a US$ 10.000,00.

A grande vantagem do mini Dólar é a redução do financeiro envolvido, sendo os custos operacionais mais baixos, acessíveis a pequenos investidores e empresas de qualquer tamanho.

Características

Código de Negociação IND WIN DOL WDO

Tamanho do Contrato

Contrato Futuro de Ibovespa multiplicado pelo valor em reais de cada ponto, sendo cada ponto equivalente a

R$1,00.

Contrato Futuro de Ibovespa multiplicado pelo valor em reais de cada ponto, sendo

cada ponto equivalente a

R$0,20.

USD50.000,00 (dez mil dólares dos Estados Unidos da América).

USD10.000,00 (dez mil dólares dos Estados Unidos da

América). Cotação Pontos do Indice BRL por USD1.000,00. Variação 5 pontos (R$ 5,00) 1 ponto (R$ 0,20) 0,5 ponto x U$ 1.000 (R$ 5,00) Lote Padrão 5 Contratos 1 Contrato 5 Contratos 1 Contrato Horário de Negociação Das 09hs00 às 17hs55

Sessão de negociação anterior

à data de vencimento. Último dia de negociação Quarta-feira mais próxima do dia 15 do mês de

vencimento. Das 09hs00 às 17hs55 Vencimentos Meses Pares (Fevereiro, Abril,

Junho, Agosto, Outubro e Dezembro)

1º dia útil do mês de vencimento do contrato. Mensal de Janeiro à Dezembro) Margem (CLEAR

Corretora) - Posição R$ 11.500,00 por contrato

R$ 2.500,00 por contrato R$ 33.000,00 por contrato R$ 7.300,00 por contrato Margem (CLEAR

Corretora) - Day Trade R$ 500,00 por contrato

R$ 90,00 por contrato R$ 1.000,00 por contrato R$ 150,00 por contrato Corretagem CLEAR De R$ 2,00 à R$ 4,00 por

contrato De R$ 0,23 à R$ 1,00 por contrato De R$ 2,00 à R$ 4,00 por contrato De R$ 0,23 à R$ 1,00 por contrato

(9)

Página 9

Margem de Garantia

A margem de garantia é um valor depositado em dinheiro ou títulos que servirá para cobrir uma possível inadimplência do investidor em alguma chamada de ajuste diário, o investidor é obrigado a depositar margem de garantia para mitigar o risco de credito. Essa margem é estipulada pela Bolsa

Os ativos aceitos como margem de garantia podem ser dinheiro, ouro, títulos públicos federais, títulos privados, cartas de fianças, ações e cotas de fundos fechados de investimento em ações.

Ajuste Diário

O ajuste diário nada mais é do que um mecanismo utilizado pela BMF&Bovespa para equalizar as contas dos investidores. Como os contratos futuros variam de preço todo dia, gerando assim um débito ou crédito, os investidores são atualizados diariamente sobre suas posições, ganhando ou perdendo conforme os preços oscilam, isto é, os investidores recebem seus lucros e pagam seus prejuízos diariamente. Esse mecanismo é utilizado como forma de proteção contra possíveis inadimplências por parte dos investidores.

No contrato futuro de Índice Bovespa, as posições em aberto serão ajustadas com base no preço de ajuste do dia, ao final de cada pregão. A movimentação financeira será no dia útil subsequente, isto é, em D+1, conforme regras da BM&F.

Liquidação

Na data de vencimento, as posições em aberto, após o último ajuste, serão liquidadas financeiramente pela Bolsa, mediante o registro de operação de natureza inversa à da posição, na mesma quantidade de contratos, pelo valor de liquidação. Ou seja, a liquidação será financeira, onde os investidores comprados terão seus contratos vendidos e vice-versa.

Caso o investidor quiser, ele poderá liquidar sua posição antes do vencimento, realizando uma operação contrária à original, ou seja, se ele estiver comprado em 10 contratos e quiser liquidar sua posição, basta vender estes 10 contratos, onde será feita a apuração final dos ajustes diários.

Day Trade

É possível realizar day trade (compra e venda no mesmo dia da mesma quantidade de contrato para o mesmo vencimento) de contratos futuros de Índice Bovespa e Mini Índice.

(10)

Página 10

Nomenclatura

A nomenclatura da negociação do futuro de Índice Bovespa será da seguinte forma: Código de negociação do futuro de Índice Bovespa é: “IND”

Código de negociação do futuro de Mini Índice é: “WIN” Código de negociação do futuro de Dólar é: “DOL” Código de negociação do futuro de Mini Dólar é: “WDO”

Letra correspondente ao mês de vencimento, conforme abaixo:

Vencimento

O vencimento do contrato futuro de Ibovespa e Mini Índice ocorre em todos os meses pares do ano, em Fevereiro, Abril, Junho, Agosto, Outubro e Dezembro, sempre na quarta feira mais próxima do dia 15 do mês. Caso for feriado, o vencimento será no próximo dia útil subsequente. Já o vencimento do contrato futuro de Dólar e Mini Dólar ocorre em todos os meses do ano, sempre no primeiro dia útil do mês. O último dia de negociação será no último dia útil do mês anterior ao mês de vencimento do contrato.

Vencimento Indice e Mini Indice (IND/WIN)

Dolar e Mini Dolar (DOL/WDO) JAN F FEV G G MAR H ABR J J MAI K JUN M M JUL N AGO Q Q SET U OUT V V NOV X DEZ Z Z

(11)

Página 11

A cotação do Dólar futuro é expressa em Reais por US$ 1.000,00 (1 mil dólares), sendo cada contrato equivalente a negociação de US$ 50.000,00. O lote padrão são 5 contratos. A liquidação é exclusivamente financeira, através da PTAX (cotação média do dólar ponderada pelas quantidades dos negócios realizados ao longo do dia). O contrato futuro de dólar poderá ser negociado até o último dia útil do mês anterior ao mês de vencimento, e sua variação máxima será de 5% sobre o valor do vencimento negociado, calculado sobre o preço de ajuste do pregão anterior.

Book de Ofertas

O Book de ofertas é formado por todas as ofertas de compra e venda enviadas para bolsa, mas que ainda não foram executadas. As posições das ofertas são classificadas primeiro pelo melhor preço dos compradores (quem compra mais caro) e vendedores (quem vende mais barato), depois por ordem de chegada.

As ofertas são enviadas por todos os participantes do mercado através de corretoras, formando um livro de ofertas com intenções de compras e vendas em seus determinados preços.

As ordens podem ser praticamente de 2 tipos:

Limitada - Envia ordem com preço limitado e geralmente fica em oferta no book; como

o próprio nome diz, a ordem limita-se ao preço inserido ou melhor.

Mercado - Envia ordem para execução imediata, ela não aparece no book de ofertas,

pois é para agressão à ponta contrária.

Abaixo, temos um book de ofertas onde podem ser vistas todas as intenções dos diferentes participantes do mercado para o Dólar:

(12)

Página 12

Times & Trades

É o histórico dos negócios realizados com detalhes de cada transação, como corretora da ponta compradora e vendedora, horário que foi realizado cada negócio, preço e quantidade de todas as transações. Trata-se do registro de todas as ordens executadas. Essas informações são extremamente importantes para análise do fluxo das operações, acumulação dos preços e agressão ao book de ofertas.

O times & trades é o reflexo do que está acontecendo no mercado.

Como podemos ver na figura abaixo, todos os negócios executados:

Legenda:

Hora – hora que ordem foi executada Qtd – quantidade que saiu o negócio Preço – preço da ordem executada CC – Corretora compradora

(13)

Página 13

Agressão ao book de ofertas:

A agressão se dá quando uma única oferta, de compra ou venda, executa a mercado a ponta contrária de vários participantes, movendo o preço.

Nas figuras abaixo temos um exemplo de agressão compradora executada pela corretora LIQ (Liquidez), onde o mercado está operando a 3736 e foi enviada uma ordem de compra de 500 contratos a 3738, fazendo com que comprasse todas as ofertas de venda até o preço desejado - executando parcialmente a ordem - fazendo assim o preço do ativo mover para um novo patamar.

(14)

Página 14

Lote Escondido

É uma modalidade que os grandes players utilizam para vender grande quantidade de lotes. Para que não assustem o mercado colocando uma ordem muito grande eles colocam a ordem, porém aparecerá no book apenas um lote pequeno, e essa ordem pequena se repetirá até que seja completa o total imputado.

Exemplo: um grande banco tem 500 contratos de dólar para vender.

Para não afugentar a compra, colocando o lote todo, ele utiliza um mecanismo de colocar ordens parciais, como no caso de 50 em 50 lotes (a ordem continua sendo de 500 contratos, porém ela foi quebrada em 10 ordens de 50 contratos), assim que executada esses primeiros 50 lotes, aparece uma nova ordem de 50 contratos vendendo ao mesmo preço. Essa nova ordem vai para o final da fila, e só é encerrada assim que finalizar o tamanho total da ordem – no caso os 500 contratos.

Ofertas tipo Direto

Tipo de operação na qual uma mesma Corretora negocia um mesmo ativo entre clientes diferentes, no mesmo preço e quantidade. Geralmente esse tipo de negociação é realizada quando se trata de um grande volume financeiro a ponto de afetar significativamente a cotação de mercado, sendo que na maioria das vezes forma-se um grande acúmulo de negócios.

Como podemos ver a corretora VOT (Votorantim) negociou entre diferentes clientes quantidades e preços iguais, tendo assim 04 diretos.

(15)

Página 15

Direto 01 – quantidade de 10.000 a 3755 entre dois clientes (da mesma corretora) Direto 02 – quantidade de 5.000 a 3755 entre dois clientes (da mesma corretora) Direto 03 – quantidade de 5.000 a 3755 entre dois clientes (da mesma corretora) Direto 04 – quantidade de 10.000 a 3755 entre dois clientes (da mesma corretora)

Ajuste Diário

O Ajuste diário é uma espécie de liquidação diária do contrato futuro, usada como mecanismo de proteção contra possíveis inadimplências.

As posições em aberto ao final de cada sessão de negociação serão ajustadas com base no preço de ajuste do dia, estabelecido conforme regras da BM&FBOVESPA, com liquidação financeira (débito ou crédito) no dia útil subsequente. Na abertura do mercado, os comprados e vendidos partem do mesmo valor devido ao ajuste diário de suas posições.

O valor do ajuste diário, se positivo, será creditado ao comprador e debitado ao vendedor. Caso o valor seja negativo será debitado ao comprador e creditado ao vendedor.

TABELA DOS AJUSTES

Rolagem

As operações de rolagem consistem na estratégia de negociar dois vencimentos de contrato futuro simultaneamente.

A operação é de mudança de vencimento – uma vez que esse já está encerrando para o novo contrato que vigora. Os players que estão vendidos e desejam continuar vendidos compram o vencimento atual e vendem o próximo vencimento, e os que estão comprados e querem se manter fazem a operação inversa.

Como no dia de vencimento ocorre a liquidação financeira, a maior parte deles encerra suas posições nesse dia havendo assim uma distorção nos preços o que proporciona oportunidades no mercado.

Rentabilidade diária, quinzenal e mensal

É essencial acompanhar a rentabilidade mensal, quinzenal e diária dos ativos, para confirmar a tendência dos preços e por que os players de mercado realizam ganhos parciais durante esse período. Independe se comprado ou vendido, um banco zera parte da sua posição depois de alguns dias, mesmo que tenha apresentado ganho, para realizar o lucro e não devolver o ganho em caso de uma possível reversão.

(16)

Página 16

O ponto primordial a ser estudado nesse caso é o preço de ajuste e a variação dos preços dos ativos, assim temos um controle mais preciso de quanto o ativo já se valorizou ou desvalorizou no período desejado – sempre devemos nos concentrar percentualmente nos ganhos ou prejuízos.

Dolar Indice

Ajuste Dia Mês Ajuste Dia Mês

29/fev 4.022,78 29/fev 43.313,00 01/mar 3.979,60 -1,07% -1,07% 01/mar 44.682,00 3,16% 3,16% 02/mar 3.925,43 -1,36% -2,42% 02/mar 45.375,00 1,55% 4,76% 03/mar 3.824,82 -2,56% -4,92% 03/mar 47.801,00 5,35% 10,36% 04/mar 3.776,59 -1,26% -6,12% 04/mar 49.713,00 4,00% 14,78% 07/mar 3.812,78 0,96% -5,22% 07/mar 49.781,00 0,14% 14,93% 08/mar 3.776,79 -0,94% -6,11% 08/mar 49.702,00 -0,16% 14,75% 09/mar 3.719,14 -1,53% -7,55% 09/mar 49.230,00 -0,95% 13,66% 10/mar 3.665,73 -1,44% -8,88% 10/mar 50.114,00 1,80% 15,70% 11/mar 3.628,52 -1,02% -9,80% 11/mar 49.992,00 -0,24% 15,42% 14/mar 3.634,02 0,15% -9,66% 14/mar 49.216,00 -1,55% 13,63% 15/mar 3.780,34 4,03% -6,03% 15/mar 47.445,00 -3,60% 9,54% 16/mar 3.771,85 -0,22% -6,24% 16/mar 48.113,00 1,41% 11,08% 17/mar 3.648,20 -3,28% -9,31% 17/mar 51.327,00 6,68% 18,50% 18/mar 3.603,23 -1,23% -10,43% 18/mar 51.060,00 -0,52% 17,89% 21/mar 3.611,13 0,22% -10,23% 21/mar 51.609,00 1,08% 19,15% 22/mar 3.590,92 -0,56% -10,74% 22/mar 51.393,00 -0,42% 18,65% 23/mar 3.678,82 2,45% -8,55% 23/mar 49.948,00 -2,81% 15,32% 24/mar 3.697,03 0,50% -8,10% 24/mar 49.980,00 0,06% 15,39% 28/mar 3.633,30 -1,72% -9,68% 28/mar 51.174,00 2,39% 18,15% 29/mar 3.643,42 0,28% -9,43% 29/mar 51.379,00 0,40% 18,62% 30/mar 3.622,61 -0,57% -9,95% 30/mar 51.399,00 0,04% 18,67%

Horários

O movimento do mercado é cíclico, e identificamos que acontecem fluxos maiores em determinados horários. Esse movimento pode se tornar um começo de um movimento até uma inversão de uma tendência.

 09:00hs horas (abertura)  09:40hs (fluxo cambial)

 10:00hs (abertura mercado à vista – Bovespa)  10:30hs (abertura dos EUA – Dow Jones)  10:40hs (fluxo dos papéis à vista - Bovespa)  11:15hs (fluxo dos papéis à vista – Dow Jones)  12:15/12:30hs (zeragem da manhã)

(17)

Página 17

 14:30hs (volta do almoço – players)  15:15/15:30hs (zeragem para o ajuste)  15:50 a 16:00hs (formação do ajuste)  16:55hs (leilão dos papéis à vista)

Contratos em Aberto (Posição)

Acompanhar as posições compradas ou vendidas pelo mercado é fundamental para termos uma ideia de como pode ser o comportamento e tendência do mercado. Os principais players se posicionam de forma direcional, ou fazendo hedge para proteger posição.

O aumento ou diminuição de contratos em abertos serve como indicador para manutenção ou reversão de tendência.

Acumulação de Negócios

O acúmulo de preços ocorre quando são realizados vários negócios, com um volume grande de contratos, em determinada faixa de preços, determinando assim a formação de suportes e resistências.

O acúmulo como pode ser visto está no 3820, formando assim um suporte – já que o preço está em 3821 (amarelo).

(18)

Página 18

Rompimento de Suporte e Resistência:

Depois de analisar acumulação dos negócios realizados e identificar os preços de suporte e resistência, assim que sair um negócio abaixo do preço de suporte ou acima do preço de resistência, ocorre um rompimento dessa zona de acumulação.

Geralmente, os posicionados iniciam o processo de zeragem da posição comprada ou vendida (depende se o rompimento é de queda ou alta), confirmando o rompimento e início de novo range de acumulação de preços.

Lembrando que rompida uma resistência essa passará a ser um suporte e rompido um suporte esse passará a ser uma resistência.

VWAP

VWAP significa: Preço Médio Ponderado Por Volume (Volume Weighted Average Price) Os grandes players utilizam muito esse indicador para atingir suas ordens a média do mercado, ou seja, ver a qualidade da execução dos seus operadores.

Outro ponto importante do VWAP é onde identificamos de maior liquidez do ativo, onde como falamos, os players tendem buscar essa média na execução de suas ordens, uma vez que elas são muito grandes.

Estes pontos de liquidez então começam a se tornar zonas de suporte e resistência (ACÚMULOS).

Se o preço rompe o VWAP acaba demonstrando uma tendência de compra, e abaixo do VWAP tendência de queda.

Abertura

Denomina-se "fase de pré-abertura" o período compreendido pelos 5 minutos que antecedem a abertura das negociações, onde são aceitos apenas o registro das ofertas de compra e ofertas de venda. Essa fase tem por objetivo fazer com que a abertura desses contratos se processe de forma transparente.

(19)

Página 19

As características são:

 Não existência de rateio para ofertas ao mesmo preço;

 Ofertas não podem ser canceladas e nem terem suas quantidades diminuídas, sendo aceita somente alteração para melhor (melhorar o preço ou aumentar a quantidade);

 Ofertas de compra com preço maior que o preço teórico e ofertas de venda com preço menor que o preço teórico serão atendidas em sua totalidade;  Ofertas de compra e venda com preços iguais ao preço teórico poderão ser

atendidas totalmente, parcialmente ou não serem atendidas de acordo com a situação do leilão.

 A fase de leilão é o momento onde aproveitamos a maior demanda de negócios, onde iremos detectar o primeiro movimento do dia. Nada mais é que verificar a força que o mercado pode tomar.

Divulgação de números

A divulgação de números vem a ser a expectativa do mercado em relação a determinados fatores externos e internos, sobre determinada atividade que o impacte. Sendo assim temos três maneiras de interpretar e reagir aos fatos relevantes, divulgados:  Quando o número vem conforme a expectativa do mercado, ele segue a

tendência.

 Quando o número vem melhor do que a expectativa do mercado, temos uma aceleração da tendência.

 Quando o número vem pior que a expectativa do mercado, tem uma mudança de tendência (de alta para baixo ou de baixa para alta).

(20)

Página 20

EXERCÍCIOS

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

(21)

Página 21

PATROCÍNIO

Neto Trader & Equipe gostaríamos de agradecer o apoio e colaboração dos nossos parceiros:

CLEAR Corretora de Valores WEMALE Work Hard, Take Care

Portal PÕE NO BOLSO | TRADING & FINANÇAS

www.clear.com.br www.wemale.com.br

Referências

Documentos relacionados

Analisaram-se 15 diferentes ovários em cada estágio, com exceção do estágio IV (desovado), no qual foram observadas apenas quatro fêmeas.. As medidas foram tomadas sempre no

Não tem informações sobre a sua modificação química e, pelo exposto acima, no presente trabalho tem-se estudado a modificação química deste amido variando a concentração

Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa O local escolhido como cenário para a pesquisa foi a Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró – FACENE/RN

v) por conseguinte, desenvolveu-se uma aproximação semi-paramétrica decompondo o problema de estimação em três partes: (1) a transformação das vazões anuais em cada lo-

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Em média, a Vivo forneceu a melhor velocidade de download para os seus clientes em 2020... A Vivo progrediu em especial a partir de abril

־ Uma relação de herança surge quando um objecto também é uma instância de uma outra classe mais geral (exemplo: “automóvel é um veículo”). ־ É sempre possível

Modeladora  –   Equipamento profissional para indústria alimentícia destinado à. modelar massas pela sua passagem entre