• Nenhum resultado encontrado

Oratório familiar. 9º ANO Catequese 3, primeira parte. Ser pessoa livre

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Oratório familiar. 9º ANO Catequese 3, primeira parte. Ser pessoa livre"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Oratório familiar

9

º ANO

| Catequese 3, primeira parte

(2)

A família reúne-se no seu «Oratório familiar». Sugere-se a colocação de uma cruz, uma vela acesa e uma imagem de Nossa Senhora. Podem usar-se estatuetas ou estampas. Se a família tiver alguma devoção especial a um santo ou santa em particular, pode também colocar-se a sua imagem. A cruz deve ser sempre central. Convém que haja perto cadeiras para todos se sentarem.

Antes de começar a oração, é preciso combinar tarefas: uma pessoa preside (sugere-se que seja o adolescente) e são necessários 2 leitores. Caso no momento de oração participem apenas duas pessoas, então uma preside e a outra responde e faz as leituras. Após alguns momentos de silêncio, todos rezam como se segue (o V. marca as intervenções de quem preside e o R. a resposta de todos):

V. Em nome do Pai, (†) do Filho e do Espírito Santo.

R. Ámen.

A seguinte jaculatória é rezada por todos ao mesmo tempo:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Então, o adolescente que preside explica o sentido da celebração:

Nos nossos dias, há diversas formas de encarar a liberdade. Há quem ache que a liberdade é «fazer o que se quer»: essas pessoas são, normalmente, pessoas insuportáveis. Também há quem ache que «a nossa liberdade termina onde começa a dos outros»: para quem pensa assim, os outros são um limite, um concorrente, um perigo. São os que, quando se vêm sozinhos (sem os «outros» para limitar a própria liberdade), fazem os maiores disparates. Para algumas pessoas, ser «livre» é sinónimo de «eu quero, posso e mando!». Isso não é liberdade, mas egoísmo. Também há pessoas que entendem corretamente a liberdade: são aqueles que se esforçam por descobrir

(3)

caminhos de liberdade onde se realizem como pessoas e, ao mesmo tempo, contribuam para um mundo melhor. A liberdade verdadeira significa saber distinguir entre várias possibilidades, identificar o que é verdadeiro e bom e optar por isso.

Os últimos meses trouxeram uma nova realidade às nossas vidas: uma pandemia. Estes tempos novos pedem pessoas com um coração renovado: pessoas livres! Nestes meses, muitas pessoas jovens e menos jovens têm enfrentado inúmeros perigos em prol da comunidade, lutando pelo bem comum, tantas vezes abdicando do aconchego da família na esperança de conseguirem suavizar o mar de dor que atinge outras pessoas. Certamente que Jesus é a grande referência na vida destas pessoas altruístas! É Ele que os faz sentir-se verdadeiramente livres! Ser livre é ser capaz de escolher o bem. Aprendamos com Jesus a libertarmo-nos do mal, do pecado, dos vícios e de todas as formas de egoísmo. Acreditemos que conseguimos ser verdadeiramente livres e que somos capazes de ajudar os outros a libertar-se.

Todos se sentam. Então, entoa-se o seguinte cântico (pode repetir-se várias vezes):

Permanece junto de Mim, ora e vigia, ora e vigia.1

O leitor 1 proclama a seguinte leitura (Mt 12, 1-8).

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, Jesus passou através das searas em dia de sábado e os discípulos, sentindo fome, começaram a apanhar e a comer espigas. Os

1Pode ouvir-se uma versão deste cântico em:

(4)

fariseus viram e disseram a Jesus: «Vê como os teus discípulos estão a fazer o que não é permitido ao sábado». Jesus respondeu-lhes: «Não lestes o que fez David, quando ele e os seus companheiros sentiram fome? Entrou na casa de Deus e comeu dos pães da proposição, que não era permitido comer, nem a ele nem aos seus companheiros, mas somente aos sacerdotes. Também não lestes na Lei que, ao sábado, no templo, os sacerdotes violam o repouso sabático e ficam isentos de culpa? Eu vos digo que está aqui alguém que é maior que o templo. Se soubésseis o que significa: ‘Eu quero misericórdia e não sacrifício’, não condenaríeis os que não têm culpa. Porque o Filho do homem é Senhor do sábado».

Palavra da salvação.

R. Glória a Vós, Senhor.

Segue-se o Salmo Responsorial.

Guardai-me junto de Vós: na Vossa paz, Senhor.

1| Senhor, não se eleva soberbo o meu coração,

nem se levantam altivos os meus olhos. Não ambiciono riquezas,

nem coisas superiores a mim.

2| Antes fico sossegado e tranquilo,

como criança ao colo da mãe. Espera, Israel, no Senhor, agora e para sempre.

(5)

O leitor 2 faz a seguinte leitura:

Entre nós, acontece muitas vezes que queremos ser livres, mas deixamo-nos escravizar pelo pensamento dominante. Que liberdade existe em ser-se conduzido, em gritar o que todos gritam, em repetir o que outros dizem? Onde está a liberdade quando, sem analisar, consentimos? Onde está a liberdade quando deixamos que outros pensem e decidam por nós? A sociedade ocidental, também apelidada de «mundo livre», vive dependente dos meios de comunicação social, com as suas mensagens e opiniões pré-fabricadas. Que liberdade há, também, em se deixar escravizar pela droga ou pelo álcool? Que liberdade temos se somos irresponsáveis nas nossas atitudes para com os outros?

Ser livre é ser pensante, é questionar-me e questionar o mundo que me rodeia. Se livre é fazer as minhas opções de vida e saber as razões pelas quais as faço. Ser livre é ver, pensar e agir. A liberdade manifesta-se na procura da verdade e do bem. Há uma voz dentro de nós – a nossa consciência – que nos diz: «faz isto, evita aquilo». Na procura pela verdade e pelo bem, o cristão segue a própria consciência, devidamente formada à luz da Palavra de Deus. O cristão não vai nas «ondas da moda», mas segue Jesus. Mais ainda: o cristão é aquela pessoa livre que está pronta para servir. Sente-se responsável pelo bem de todos e, por isso, não cruza os braços, antes intervém na vida social e procura transformar a sociedade à sua volta. O cristão – o discípulo de Jesus – sabe que o seu contributo e a sua opinião são essenciais para a construção de um mundo melhor. A liberdade do cristão é dom de Jesus: pois só Ele é verdadeiramente livre e capaz de nos libertar.

(6)

Ser livre tem consequências, para nós e para os outros. Temos de trabalhar cada dia para gerir a nossa liberdade de forma responsável. E temos também de ser capazes de lutar pela liberdade dos outros. Isto implicará alguns incómodos, sacrifícios e até, em certos casos, perseguições. Que a nossa voz, à semelhança da de Jesus, seja um grito de liberdade e nos conduza pelos caminhos do amor.

No final da meditação, vem um momento longo de silêncio (3 minutos). Todos são convidados a pedir o dom de ser libertado de todas as escravidões exteriores e a coragem de ser livre. Quem quiser, pode ajoelhar-se.

Ao fim do tempo assinalado, todos se levantam e cantam (repete-se várias vezes):

Tu és fonte de vida, Tu és fogo, Tu és amor: Vem, Espírito Santo.

O adolescente que preside inicia as preces:

De mãos dadas, caminhemos para uma liberdade cada vez mais consciente e verdadeira. Invoquemos a bondade de Deus, para que nos conceda o que Lhe imploramos com fé, dizendo:

Senhor, ajudai-nos a procurar o Vosso Reino.

Os leitores 1 e 2, alternadamente, propõem as preces.

1| Para que o nosso Bispo, os presbíteros e os diáconos vivam a mensagem

libertadora do Evangelho e ensinem aos cristãos o caminho libertador do amor, oremos irmãos.

2| Por todos os cristãos, que anseiam pela liberdade e estão prontos a sofrer

(7)

3| Para que todos os discípulos de Cristo se ponham ao lado dos que são perseguidos, por lutar contra as injustiças no mundo, oremos irmãos.

4| Por todos os jovens, para que compreendam o verdadeiro sentido de ser

pessoa livre e descubram, em Deus, como se libertar das amarras que os prendem, oremos irmãos.

5| Pelos nossos familiares e pelos nossos amigos, para que sejam verdadeiros

soldados de Cristo, oremos irmãos.

6| Por todos nós, para que consigamos lutar contra a liberdade egoísta,

oremos irmãos.

O adolescente que preside inicia o Pai-nosso, que todos rezam juntos. No final, o adolescente conclui com a seguinte oração:

V. Senhor Deus, queremos apresentar-nos diante de Vós com o que somos e

temos, com as nossas amarras e com as opressões que nos atormentam. Senhor, fazei de nós pessoas livres, desapegadas do pecado e capazes de ajudar os outros. Fazei que procuremos o bem, que procuremos amar mais do que ser amados, pois é dando que somos verdadeiramente felizes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

R. Ámen.

O momento de oração conclui-se do seguinte modo:

V. O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna.

(8)

E, voltados para a imagem de Nossa Senhora, rezam em conjunto:

Ó Senhora minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo(a) a vós, e em prova da minha devoção para convosco, Vos consagro neste dia e para sempre, os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou vosso(a), ó incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como propriedade vossa. Lembrai-vos que vos pertenço, terna Mãe, Senhora nossa. Ah, guardai-me e defendei-me como coisa própria vossa.

Então, em silêncio, todos se benzem.

Para guardar na memória e no coração…

A liberdade humana é um dos maiores sinais que somos

imagem de Deus!

De forma a exteriorizares o que pensas, abre o teu catecismo na página 28 e escreve 10 palavras com as quais definas a «liberdade».

Desafio...

Atreve-te a procurar no

YouTube a música «Cristo

dará a liberdade» e acompanha com a letra que

se encontra no teu catecismo (página 26).

Referências

Documentos relacionados

Para a análise dos dados dos 340 questionários válidos, utilizou-se métodos de estatística descritiva (medidas de tendência central e porcentagens) com o auxílio

Nos tempos atuais, ao nos referirmos à profissão docente, ao ser professor, o que pensamos Uma profissão indesejada por muitos, social e economicamente desvalorizada Podemos dizer que

A este conjunto de factores, agravado pela concentração geográfica de hispânicos em certas zonas do país – não só Miami e a Califórnia, mas também o Sudoeste

PLANO DE ACTIVIDADES 2006 APROVADO NO CDN DE 16/02/2006.. PA 2006 - Listagem

Irmãos, se realmente somos filhos de Deus, discípulos e amigos de Cristo, respondamos positivamente ao que o nosso Salvador e Senhor requer de nós, pois os Seus

Se em Alenterra (2010) nos fez mergulhar nas mágoas de campanhas na frente de combate, aqui as magias são outras, em olhar bem acutilante sobre quem estamos a ser

No quadro seguinte são indicados, para cada alternativa de resposta de algumas questões do Questionário Socioeconômico, a nota média obtida, o desvio-padrão e o percentual de

Considera as seguintes imagens, identificadas pelas letras de A a D, que representam, de forma não ordenada, as várias fases de elaboração de um desenho pela Elsa. Indica uma