• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

EDITAL N°005 /2016 PROGRAD

PET EDUCAÇÃO FÍSICA

1. APRESENTAÇÃO

1.1. A PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO (PROGRAD) torna pública a seleção de bolsistas para o grupo PET-Educação Física, que ocorrerá conforme a Portaria MEC Nº 976, de 27 de julho de 2010.

1.2. O Programa de Educação Tutorial (PET) do Ministério da Educação visa realizar nas universidades brasileiras, o modelo de indissociabilidade do ensino, da pesquisa, da extensão. Assim, além de um incentivo à melhoria da graduação, o PET pretende estimular a criação de um modelo pedagógico para a universidade, de acordo com os princípios estabelecidos na Constituição Federal (CF-1988) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN- 9394/96).

1.3. O processo seletivo de bolsistas para o PET/Educação Física visa o preenchimento de (10) vagas, assim distribuídas, (05) cinco vagas para preenchimento imediato e (05) cinco vaga para preenchimento no início do primeiro semestre/2016.

1.4. A seleção será coordenada pelo Profa. Dra. Maria do Socorro Craveiro de Albuquerque, tutora do PET/Educação Física, por um professor colaborador e por dois bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET/Educação Física).

2. DOS OBJETIVOS

2.1. São objetivos do PET/Educação Física:

2.2. Promover a cooperação entre bolsistas e discentes, bem como a troca de experiência por meio de atividades de prática de ensino e o desenvolvimento de metodologias inovadoras pelo contato dos discentes com a realidade escolar, fortalecendo assim o projeto político-pedagógico do curso de Educação Física (Licenciatura);

2.3. Apoio aos discentes na elaboração de seus projetos de pesquisa e trabalhos de conclusão de curso, promovendo a troca de experiência entre discentes, favorecendo a produção de artigos e outros produtos acadêmico-científicos;

2.4. Reconhecer a centralidade da cultura no processo de inclusão social e econômica e buscar fortalecer as identidades dos cidadãos de Rio Branco, através do registro e da revitalização de jogos, brinquedos e brincadeiras tradicionais de nosso município.

2.5. Criar condições para que a população rio-branquense, principalmente as comunidades das áreas de “invisibilidade” e “vulnerabilidade” social, tenha acesso aos meios de formação, difusão e fruição da cultura lúdica, estimulando a amplificação das expressões da cultura lúdica de diferentes grupos sociais da capital acriana.

(2)

2.6. Promover a discussão sobre metodologias de ensino/prática pedagógicas na área de Educação Física, de modo a estimular o pensamento crítico para intervenção qualitativa dos discentes no projeto político-pedagógico do curso de Educação Física (Licenciatura).

2.7. Promover a cooperação entre bolsistas e demais estudantes do curso (efeito multiplicador) no que se refere aos conhecimentos adquiridos no PET.

2.8. Divulgar os modos de vida dos povos indígenas do Acre, em diversos espaços públicos de Rio Branco (Zona Rural e Urbana), de modo a formar uma nova mentalidade entre a população não indígena com isto superando o preconceito e a discriminação historicamente construídos na sociedade brasileira.

3. REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DO GRUPO PET-EDUCAÇÃO FÍSICA/UFAC:

3.1. Estar regularmente matriculado no Curso de Graduação em Licenciatura em Educação Física, cursando no mínimo o 2º período e no máximo o 6º período.

3.2. Ter disponibilidade de dedicação integral às atividades do PET, com cumprimento de 20 (vintes horas) semanais não podendo estar vinculado a qualquer outro tipo de bolsa e nem possuir vínculo empregatício de qualquer natureza.

3.3. Coeficiente de rendimento escolar com média igual ou superior a 5,0 (cinco). 4. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A REALIZAÇÃO DA INSCRIÇÃO 4.1. Formulário de inscrição devidamente preenchido (Anexo I);

4.2. Declaração de matrícula do Curso de Licenciatura em Educação Física (2° semestre de 2015), obtidas no Portal do Aluno no sítio da UFAC;

4.3. Histórico Escolar do Aluno com Coeficiente de Rendimento Escolar, emitido pela Coordenação do Curso de Licenciatura em Educação Física ou Nurca;

4.4. Cópia do documento oficial de identificação com foto e CPF. 5. DA INSCRIÇÃO:

5.1. As inscrições deverão ser efetuadas pelos interessados no período de 19 de janeiro a 19 fevereiro de 2016, no horário das 08 às 12 horas e das 14 às 17 horas na sala da Coordenadoria de Apoio à Programas de Iniciação Profissional e Mobilidade Estudantil (CAIPME), Bloco Esther de Figueiredo Ferraz (Prograd), térreo. Campus Universitário de Rio Branco, BR-364, Km 04, Bairro Distrito Industrial, CEP 69915-900, Rio Branco/AC;

5.2 Serão indeferidas as inscrições que não atenderem as disposições dos itens 3, 4 e 5 deste edital;

5.3. As inscrições serão homologadas e divulgadas no dia 23 de fevereiro de 2016, após as 17 horas, no sítio eletrônico <www.ufac.br>.

5.4. Do resultado das inscrições, será aberto o prazo de 24 (vinte e quatro) horas para recurso, a ser protocolizado perante a Coordenadoria de Apoio a Programa de Iniciação Profissional e Mobilidade Estudantil (CAIPME) e, julgado pela Pró-Reitoria de Graduação.

5.5. O resultado final das inscrições homologadas será divulgado no sítio eletrônico <www.ufac.br>, até o dia 25 de fevereiro de 2016.

(3)

6. DA SELEÇÃO

6.1. Será realizada prova escrita de conhecimentos e entrevista com os candidatos inscritos. A prova escrita versará sobre PCN-EF1, Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental: Educação Física2, LDB 9393/963, Metodologia do Ensino de Educação Física4, Educação Física e Cultura Corporal5, onde serão avaliados: 1. Domínio de conteúdo (O candidato deve demonstrar conhecer e compreender o tema abordado, desenvolvendo-o com profundidade); 2. Domínio cognitivo do tema com objetividade (Escrita em linguagem direta, sem considerações irrelevantes); clareza (Apresentação das ideias sem ambiguidade, para não originar interpretações diversas); precisão (Uso adequado do termo e/ou conceito); concisão (Expressar as ideias com poucas palavras. O parágrafo deve apresentar apenas uma ideia principal, em torno da qual giram as ideias secundárias e os detalhes importantes); simplicidade (Não usar jargões do senso comum, gírias, ou expressões vulgares); coerência (As ideias devem ser apresentadas em sequência lógica e cada parágrafo deve referir-se a um único assunto e ser iniciado, de preferência, com uma frase que contenha a ideia básica do parágrafo, que se associará a outras ideias secundárias, mediante outras frases).

6.2. A prova escrita será atribuída a pontuação máxima de 10 (dez) pontos.

6.3. A prova escrita será realizada no dia 26 de fevereiro de 2016, às 15 horas na sala do “Laboratório de Estudos Pedagógicos e Pesquisa da Cultura Corporal”, no Bloco Fernando Melo de Andrade (segundo piso/última sala do lado direito) e terá duração de 02 (duas) horas. 6.4. A prova escrita será realizada pelo próprio candidato, à mão, em letra legível, com caneta esferográfica azul ou preta fabricada em material transparente.

6.5. Serão classificados os candidatos que obtiverem nota final igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos.

6.7. O resultado preliminar será publicado até dia 29 de fevereiro de 2016 no sítio eletrônico < www.ufac.br>.

6.8. Do resultado preliminar, o candidato poderá interpor pedido de reconsideração, no prazo de 24 (vinte e quatro), a ser protocolizado perante a Coordenadoria de Apoio a Programa de Iniciação Profissional e Mobilidade Estudantil (CAIPME) e julgada pela Comissão de seleção. 6.9. São critérios de desempate:

a) Maior Coeficiente de Rendimento Acadêmico; b) Candidato com maior idade.

6.10. O resultado final será publicado no dia 02 de março de 2016 no sítio eletrônico < www.ufac.br>.

1 BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1998.; RODRIGUES, A. T. Gênese e sentidos dos Parâmetros Curriculares Nacionais e seus desdobramentos para a educação física escolar brasileira. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 23, n. 2, p. 135-147, jan. 2002.

2 ACRE. Secretaria de Estado de Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental: Educação Física. Rio Branco, Acre: SEE-AC,2010.

3 BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n. 9.394/96. Brasília: Congresso Nacional, dezembro, 1996.

4 COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 2009. 5

DAOLIO, Jocimar. A ORDEM E A (DES)ORDEM NA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA. Revista

Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, SC, v. 25, n. 1, Jul. 2008. ISSN 2179-3255. Disponível em:

(4)

7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1. É de inteira responsabilidade de o candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes ao processo seletivo.

7.2. A bolsa terá o valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais).

7.3. O processo de seleção terá validade até o término do ano letivo de 2016.

7.4. Os candidatos classificados após o número de bolsas para chamada imediata comporão o cadastro de reserva e poderão ser convocados até a validade do processo seletivo.

7.4. Os casos omissos serão dirimidos pela Pró-Reitoria de Graduação.

Rio Branco/AC, 15 de janeiro de 2016.

Aline Andréia Nicolli Pró-Reitora de Graduação

(5)

EDITAL Nº /2015 – PROGRAD ANEXO I

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO – SELEÇÃO 2015

Nome:

Endereço Completo:

Telefone: Celular:

Email:

RG: CPF:

Data de Nascimento (Dia/Mês/Ano):

Curso: Modalidade:

Período: Matrícula:

Possui Vínculo Empregatício? Sim ( ) Não ( )

Faz parte de algum programa institucional de pesquisa, ensino ou extensão, vinculado ou não à UFAC? ( )

Não ( ) Sim. Qual?

Declaro que as informações fornecidas neste formulário de inscrição são verdadeiras e assumo toda e qualquer responsabilidade a respeito das mesmas. Sob pena de incorrer nas sanções previstas no art. 299 do Código Penal.

, de de 2016.

Referências

Documentos relacionados

É através de registro cuidadoso de todos os fatos relacionados ao treina­ mento vesical programadO que pode-se chegar a conhecer como ocorre o esva­ ziamento da

O terceiro e último capítulo relatou sobre a possibilidade da morte digna no Brasil, de uma possível adequação na legislação brasileira fundamentada na

Depois de determinar o número de grupos através da análise de agrupamento pode- se fazer a análise de K-means clustering que examina a média para cada grupo em cada dimensão

Em alguns casos, o Espírito comunicante pode utilizar-se diretamente da laringe do médium em transe, fazendo-a vibrar sob a sua vontade, e dando-lhe a entonação desejada, cujos sons

Contudo, uma questão que tem preocupado a interpretação contemporânea do uso das proposições reduplicativas na Escolástica consiste na dificuldade de se determinar a forma

e) participar da partida quando sujeito ao cumprimento de penalidade administrativa prevista no Regulamento da Copa Metropolitana de Futsal - Edição 2013 - Categoria ADULTO

Sugerimos para futuras pesquisas uma análise das imagens, de suas relações com o texto verbal, de leituras realizadas por estudantes em materiais didáticos e atividades de ensino

A redução na lâmina de irrigação aplicada em até 60% da ETc proporcionou maior eficiência de uso da água no cultivo da mangueira ‘Kent’; no entanto, a