• Nenhum resultado encontrado

Circular nº 31/2015. Comunicação de compra e venda de fluido Empresas certificadas em f-gases. 12 de Julho Caros Associados,

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Circular nº 31/2015. Comunicação de compra e venda de fluido Empresas certificadas em f-gases. 12 de Julho Caros Associados,"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Circular nº 31/2015

12 de Julho 2015

Assunto:

Comunicação de compra e venda de fluido

Empresas certificadas em f-gases

Caros Associados,

Na nossa Circular nº 01/2015, de 1 de Janeiro, referimos que a compra e venda de gases de fluorados com efeito de estufa está sujeita a registo e a comunicações a estabelecer pelas entidades envolvidas nessas operações, conforme exigível no n.º 3 do artigo 6.º do Regulamento (UE) n.º 517/2014.

Assim, pretendemos com esta Circular esclarecer os nossos Associados quanto ao preenchimento dos ficheiros em formato Excel disponibilizados para o efeito pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), como segue:

1. Os registos de compras e vendas são elaborados em dois tipos de ficheiros disponibilizados pela APA, os seguintes (ver imagens em anexo):

— Folha de Compra;

e,

— Folha de Venda.

2. Em cada um desses ficheiros existem duas tabelas, quer na Folha de Venda quer na Folha de

Compra, sendo a tabela com colunas a azul destinada a enviar à APA e a tabela com colunas a cinzento a arquivar na empresa durante o período de 5 anos, podendo vir a ser solicitada a respectiva comunicação pela APA, ou sujeita a fiscalização das entidades competentes.

(2)

3. Os prazos de submissão da informação às APA são os seguintes:

— Até 31 de Outubro de 2015, deverão ser submetidos os dados relativos às compras e vendas (campos obrigatórios para Comunicação à APA, na tabela com colunas a azul) ocorridas entre 1 de Janeiro de 2015 e 30 de Junho do mesmo ano.

— Até 30 de Abril de 2016, deverão ser submetidos os dados relativos às compras e vendas (campos obrigatórios para Comunicação à APA, na tabela com colunas a azul) ocorridas entre 1 de Julho de 2015 e 31 de Dezembro do mesmo ano.

O meio de comunicação ainda não esta estabelecido à data desta Circular Informativa, mas a APA informa que oportunamente será divulgada essa informação. Entretanto, as empresas devem preencher atempadamente as Folhas de Venda e as Folhas de Compra que constam nos ficheiros Excel, cujas tabelas com colunas a azul deverão vir a ser enviadas para um endereço de e-mail ou para um Link a indicar pela APA.

4. Existem diversos tipos de entidades que poderão estar envolvidas na transacção do fluido, cuja

tipologia está caracterizada no GUIA DE VENDA (imagem em anexo), no que respeita à Folha de Venda, e no GUIA DE COMPRA (imagem em anexo) no que respeita à Folha de Compra. Estes Guias são documentos apenas de orientação.

Dentro do universo de empresas associadas da APIRAC que poderão estar envolvidos nas operações de transacções de gases fluorados com efeito de estufa, abrangidas pelo Regulamento, destacamos as seguintes tipologias, com indicação da forma de preenchimento, quer da Folha de Venda quer da Folha de Compra:

4.1 Empresas que vendem fluido, mas que não exercem a actividade de instalação,

manutenção e assistência técnica a terceiros (identificadas no GUIA de VENDA, como “1 - Importadores/ distribuidores de Gases fluorados)”. Independentemente da tipologia da entidade compradora, terão de preencher as colunas a azul da Folha de Venda para posterior comunicação à APA, com:

 Data de Venda

 N.º de Fatura

 Nome da entidade/empresa que pretende adquirir o gás fluorado

(3)

 País da entidade/empresa que pretende adquirir o gás fluorado

 Identificação do gás fluorado

 Quantidade de gás fluorado

Além disso deverão indicar, no ficheiro da Folha de Venda com colunas a cinzento, a seguinte informação:

— Nº do certificado da empresa a quem venderam o fluido, no caso de venda a empresas prestadoras de serviços a terceiros de instalação, manutenção/ assistência técnica ou reparação em equipamentos de terceiros, que contenham gases fluorados com efeito de estufa (identificadas no Guia de Venda como “2 - Empresas prestadoras de serviços de instalação, reparação, manutenção/ assistência técnica AVAC&R e Extinção de Incêndios”).

NOTA IMPORTANTE: As entidades referidas não poderão comprar fluido para o disponibilizar a empresas de instalação/ manutenção não certificadas para execução dos trabalhos solicitados por essas entidades.

— Nº do Técnico certificado, quando se trate de venda a entidades que não prestam

serviços a terceiros de instalação, manutenção/assistência técnica ou reparação em equipamentos de terceiros, que contenham gases fluorados com efeito de estufa (identificadas no Guia de Compra como “6 – Empresas / Entidades não prestadoras de serviços de reparação, manutenção/assistência técnica a terceiros”, de que são exemplo: Hospitais, Hotéis, Organismos Públicos, Laboratórios), que fazem instalação/ manutenção “in house” sem recorrer a empresas certificadas de instalação/ manutenção de AVAC&R.

— Nº do Atestado de Formação do técnico, quando se trate de venda de fluido para

aplicação em intervenções em sistemas de ar condicionado instalados em veículos ligeiros e comerciais a motor, contendo gases fluorados com efeito de estufa. Nota 1 No caso de intervenções em sistemas de ar condicionado em veículos

pesados a motor, ou em sistemas de frio em camiões e reboques frigoríficos e ainda em sistemas de ar condicionado ou de refrigeração em embarcações, é exigido o nº de certificado da empresa certificada, em igualdade de circunstâncias com as empresas que prestam o serviço a

(4)

terceiros de instalação, manutenção/ assistência técnica ou reparação em equipamentos que contenham gases fluorados com efeito de estufa. Nota 2 Quando se trate da venda a empresas produtoras de equipamentos

(fabricantes), desde que estas não exerçam a actividade dos serviços de instalação/ manutenção, não é, à data, exigida qualquer certificação, quer da própria empresa quer do técnico.

4.2 Empresas que prestam o serviço de instalação, manutenção/ assistência técnica ou reparação em equipamentos a terceiros, que contenham gases fluorados com efeito de estufa, designadas no respectivo segmento por “empresas instaladoras”, que constituem a maioria das empresas associadas da APIRAC, terão de inserir informação nas tabelas das Folha de Venda e Folha de Compra, sendo que as colunas a azul destinam-se a posterior comunicação obrigatória à APA. Terão ainda de inserir informação nas tabelas com as colunas a cinzento para registo interno, sujeito a posterior comunicação à APA ou à Comissão Europeia quando exigível.

Nota 3 No caso de empresas instaladoras que exercem simultaneamente a actividade a retalho de venda de fluido, deverão indicar na sua folha de venda o número do certificado da empresa a quem venderam o fluido.

Nota 4 Quando a entidade/ empresa presta serviços de instalação, manutenção/ assistência técnica ou reparação de equipamentos que contenham gases fluorados com efeito de estufa ao consumidor final, terá que registar a venda, de acordo com a “Folha de Venda”, preenchendo a seguinte informação:

 Data de Venda

 N.º de Fatura

 Nome do consumidor final que pretende adquirir o gás fluorado

 NIF do consumidor final que pretende adquirir o gás fluorado

 País do consumidor final que pretende adquirir o gás fluorado

 Identificação do gás fluorado

(5)

4.3 Empresas apenas produtoras (fabricantes) de equipamentos, no próprio local da produção, contendo gases fluorados com efeito de estufa.

A estas empresas não é exigida a sua certificação, ou do técnico, desde que não exerçam a actividade de instalação/ manutenção, ou de assistência técnica. No entanto, terão de preencher as colunas a azul da Folha de Compra, para comunicação obrigatória à APA, e as colunas cinzento da Folha de Compra para registo interno, a submeter posteriormente se solicitado pela APA ou pela Comissão Europeia.

4.4 Empresas distribuidoras de equipamentos pré-carregados de AVAC&R.

A estas empresas não é exigida a comunicação ou o registo das quantidades de fluido contido nos equipamentos pré-carregados. No entanto, se estas empresas prestarem serviço de assistência técnica e/ ou manutenção, estarão em igualdade de circunstâncias no que respeita às empresas instaladoras identificadas acima em 4.2.

Como nota final, queremos sublinhar que os anexos enviados não são para preenchimento manual. Os documentos anexam-se à presente circular para ilustrar correctamente o seu conteúdo e as orientações ao preenchimento. Portanto, até que seja disponibilizada, pela APA, plataforma na internet para o efeito, o preenchimento terá que ser feito informaticamente nos documentos em excel disponibilizados no sítio da APA na internet. Assim, os documentos deverão ser descarregados e guardados em suporte informático, para preenchimento dos dados requeridos.

Com os melhores cumprimentos,

(6)

FOLHA DE COMPRA - Dados obrigatórios para comunicação à Agência Portuguesa do Ambiente

Data de Compra N.º de Fatura

Nome da Empresa/ Entidade à qual efetuou a

compra

NIPC/"VAT Number" da Empresa/ Entidade à qual

efetuou a compra

País da empresa/ entidade à qual efetuou a

compra

Identificação do Gás Fluorado

Quantidade de Gás

(7)

FOLHA DE VENDA - Dados obrigatórios para comunicação à Agência Portuguesa do Ambiente

Data de Venda N.º de Fatura Nome da Empresa/ Entidade a quem vendeu

NIPC/"VAT Number" da Empresa/

Entidade a quem vendeu Identificação do Gás Fluorado

Quantidade de Gás

(8)

Tipologia de Empresa/Entidade Data de Compra N.º de Fatura

Nome da Empresa/ Entidade à qual efetuou a

compra

NIPC/"VAT Number" da Empresa/ Entidade à qual

efetuou a compra

País da empresa/ entidade à qual efetuou a compra

Identificação do Gás Fluorado

Quantidade de Gás Fluorado (kg)

1) Importadores/Distribuidores de Gases Fluorados X X X X X X X

2) Empresas prestadoras de serviços de instalação, reparação, manutenção/assistência técnica (AVACR ou Extinção de Incêndios)

X X X X X X X

3) Produtores de equipamentos que contêm gases

fluorados; X X X X X X X

4) Oficinas que efetuam intervenções em sistemas de

ar condicionado instalados em veículos a motor; X X X X X X X

5) Empresas que efetuam intervenções em

comutadores elétricos; X X X X X X X

6) Empresas/Entidades não prestadoras de serviços de instalação, reparação, manutenção/assistência técnica a terceiros (Organismos Públicos, Laboratórios, etc.).

X X X X X X X

7) Empresas/Entidades não abrangidas pelas

categorias anteriores X X X X X X X

(9)

Tipologia de

Empresa/Entidade Data de Venda N.º de Fatura

Nome da Empresa/ Entidade a quem vendeu NIPC/"VAT Number" da Empresa/ Entidade a quem vendeu Nº de certificado da Empresa/ Entidade a quem vendeu (se

aplicável) Nome do Técnico certificado/ atestado (se aplicável) a quem vendeu NIF do técnico certificado/ atestado (se aplicável) a quem vendeu Nº de certificado/ atestado do técnico a quem vendeu (se aplicável) País da empresa/ entidade a quem vendeu Identificação do Gás

Fluorado Quantidade de Gás Fluorado (kg)

1) Importadores/Distribuidores de

Gases Fluorados X X X X X X X

2) Empresas prestadoras de serviços de instalação, reparação,

manutenção/assistência técnica (AVACR ou Extinção de Incêndios)

X X X X X X X X

3) Produtores de equipamentos que

contêm gases fluorados; X X X X X X X

4) Oficinas que efetuam intervenções em sistemas de ar condicionado instalados em veículos a motor;

X X X X X X X X X X

5) Empresas que efetuam intervenções

em comutadores elétricos; X X X X X X X X X X

6) Empresas/Entidades não

prestadoras de serviços de instalação, reparação, manutenção/assistência técnica a terceiros (Organismos Públicos, Laboratórios, etc.).

X X X X X X X X X X

7) Empresas/Entidades não abrangidas

pelas categorias anteriores X X X X X X X

Referências

Documentos relacionados

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Em média, a Vivo forneceu a melhor velocidade de download para os seus clientes em 2020... A Vivo progrediu em especial a partir de abril

־ Uma relação de herança surge quando um objecto também é uma instância de uma outra classe mais geral (exemplo: “automóvel é um veículo”). ־ É sempre possível

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

This was considered a unique case in Portugal, since power transformers are only available for this type of assessment, when a catastrophic failure occurs, preventing an analysis

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to