• Nenhum resultado encontrado

A unção que quebra o jugo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A unção que quebra o jugo"

Copied!
44
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)
(4)
(5)

Uma publicação da Igreja Batista da Lagoinha Uma publicação da Igreja Batista da Lagoinha 1ª Edição: julho/1999 1ª Edição: julho/1999 Revisão: Revisão: Jussara M. F. Campos Jussara M. F. Campos 2ª Edição: maio/2010 2ª Edição: maio/2010 Gerência de Comunicação Gerência de Comunicação Ana Paula Costa

Ana Paula Costa Revisão:

Revisão:

Adriana Santos e Nicibel Silva Adriana Santos e Nicibel Silva Capa e Diagramação:

Capa e Diagramação: Junio Amaro

(6)

5

 ApresentAção

Este, como todos os livros que se propõem a a-lar da Palavra de Deus, deve ser lido em espírito de oração, para que nosso Deus e Pai possa trazer reve-lação e entendimento ao seu espírito provocando mudança de comportamento no tocante à unção do Senhor; a unção que quebra o jugo pesado de satanás e nos põe sobre o jugo suave e manso de Jesus. A unção, o poder de Deus que nos torna seus colaboradores, que nos az suas testemunhas, reve-lando ao mundo a sua luz, sua vida e seu poder.

Este livro leva até você uma mensagem não só de avivamento, mas também de conhecimento da

(7)

6

unção, que deve ser buscada e renovada a cada dia para que possamos azer as obras que Jesus ez e ainda maiores, porque Ele mesmo armou: “Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim ará também as obras que eu aço e outras maio-res ará, porque eu vou para junto do Pai.” (Jo 14.12.)

O Espírito Santo Consolador veio, e por inter-médio do Pai recebemos dons para ns mui provei-tosos. Neste livro você verá como é importante ter-mos a unção do Espírito Santo; que por meio dela gloricamos o nome do Senhor e exaltamos a Deus Pai. Leia-o com carinho e tome posse do que é seu por herança. Jesus oi ungido, a unção pertence a Ele, por isso ela lhe pertence também. Não rejeite essa bênção, porque é por meio dela que você será gerador de bênção e vida.

“Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso é que vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.” (Jo 16.15.)

(8)

7

orAção:

“Ó Deus e Pai, em nome de Jesus peço por todas as pessoas que lerão esse livro, que estarão recebendo essa mensagem. Pai, que de ti recebam entendimento, que lhes seja revelado o poder da unção que oereces a todo aquele que busca. Dá-lhes a compreensão do verdadeiro sentido da unção em nossa vida, como testemunhas, discípulos e flhos. Que ao término deste livro, estejam dispostos a buscá-la diariamente, para que não lhes alte o óleo sobre a cabeça e assim sejam féis testemunhas, revelando-te ao mundo por meio da maniestação da vida de Cristo em cada um deles.  Amém! 

(9)
(10)

9

 A unção que

quebrA o

jugo

“E vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento.”  (1Jo 2.20.) O que signica unção? Baseados em que aspectos da Palavra de Deus podemos compreender que a unção quebra o jugo?

Satanás era um querubim ungido e esta un-ção lhe dava autoridade para ir diante do trono de Deus. Porém, satanás não soube administrar essa

(11)

10

unção; ele usou indevidamente a autoridade que lhe oi conerida como querubim da guarda e por causa da inveja se rebelou contra Deus, vindo, não somente a perder a unção e a autoridade que essa lhe coneria, como também perder seu lugar no pa-raíso, de onde oi expulso com todos os anjos que se deixaram contaminar pela sua rebeldia. O diabo não pôde mais morar nos céus e desde que Deus criou o homem, ele só entra lá para acusar os lhos de Deus, colocando sobre eles pesados ardos. Sa-tanás procura, incansavelmente, atingir a Deus por meio da obra prima de sua criação, que é o homem; pois Deus ez o homem com suas próprias mãos. Toda a criação do universo veio a existir a partir da Palavra de Deus, mas o homem oi tecido pelas próprias mãos do Criador. O diabo odeia o homem, e principalmente, o homem lho de Deus, porque sobre este ele perdeu o direito de posse.

O próprio Jesus deniu a obra de satanás como aniquiladora quando Ele diz: “O ladrão vem somente  para, roubar, matar e destruir [...]” (Jo 10.10.) Esta é a obra de satanás: destruição e morte. Mas Jesus con-tinua: “[...] eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” Para isso se maniestou o Filho de

(12)

11

Deus, Jesus Cristo veio para desazer as obras do diabo. Jesus Cristo triunantemente esmagou a ca-beça da serpente, quando morreu em nosso lugar para que tivéssemos a vida abundante que só Ele é capaz de nos oerecer. No momento em que Jesus ressuscitou, a vitória oi plena, declarada e assina-da com seu próprio sangue. Em Cristo Jesus somos mais que vencedores porque já entramos nessa ba-talha vitoriosos. Cristo já venceu por nós; tomemos posse dessa vitória, em nome de Jesus!

Você sabe qual é única parte do nosso corpo que Deus deseja que seja vista por satanás? É a sola dos nossos pés. Meu amado irmão, isso é tremendo! Veja o que o Senhor diz em Lucas 10.19: “Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo, e nada absolutamente vos causará dano.” 

Quantos estão por aí, correndo de um lado para o outro, amedrontados, procurando alguém que com autoridade lhes possa augentar o inimigo; po-bres coitados! A autoridade é nossa, é sua, nos oi outorgada (concedida) pelo nosso General.

O Senhor nos diz em sua Palavra que o inimi-go, nosso adversário, é como um leão rugindo ao

(13)

12

nosso derredor, procurando a quem possa devorar (1Pe 5.8). O que muita gente não sabe é que este leão é velho e desdentado; por não conhecê-lo, muitos correm temerosos. A única coisa que pode colocar dentes neste leão é o pecado. Mas quando você assume a sua identidade de cristão tudo ca dierente. A palavra “cristão” signica ser semelhan-te a Cristo; cristão signica “ungido” . E a unção veio desazer o jugo. Como está escrito no Salmo 92.10: “Derramas sobre mim o óleo resco.” Há uma unção nova a cada dia. O óleo derramado é resco; ele é novo, não é amanhecido. Diariamente está a sua disposição uma unção nova. Aleluia!

(14)

13

o perigo

de viver dA 

 velhA unção

O grande problema é que muitos querem viver da unção recebida há cinco, dez anos atrás. O óleo destes já está velho, opaco, não tem mais brilho, está “queimado” . Aconteceu assim com um irmão, que ao ser batizado com o Espírito Santo, se tornou intrépido no Senhor e resolveu escrever um bonito testemunho. Ele narrava seu processo de cura e libertação, de como ele era usado por Deus. Sempre que alguém chegava

(15)

14

a sua casa, ele logo buscava o testemunho do qual já alara tantas vezes e orgulhoso dizia: “Leia aí o meu tes-temunho” . E o testemunho era lido, lido e lido. Os anos oram se passando e aquele era o único testemunho que este nosso irmão podia apresentar. O papel oi cando amarelado, tão velho quanto o seu testemu-nho. Depois de mais algum tempo, ao receber uma visita, nosso amigo com empolgação, pediu à sua mu-lher que trouxesse o seu grande testemunho para que o visitante pudesse lê-lo. Porém, a esposa um pouco desconcertada respondeu lá de dentro: “Querido, o rato roeu o seu testemunho” . Isto não deve, mas pode acontecer na vida de algumas pessoas.

Davi pediu ao Senhor: “Derrama sobre mim o óleo resco.” A Palavra de Deus nos exorta a andarmos em novidade de vida e a servirmos em novidade de espí-rito; novidade é recomeço. É a unção nova que existe a cada manhã. Essa é a realidade da Palavra do Senhor: “Unges a minha cabeça com óleo, um novo a cada ma-nhã na presença dos meus inimigos” (Sl 23.5, grio do autor). Meus amados, nós vivemos no meio dos nossos inimigos, somos cercados por eles. A carne, o diabo e o mundo são adversários nossos. E neste contexto, ou seja: quando estamos rodeados por nossos inimigos

(16)

15

que a Palavra de Deus diz: “Unges a minha cabeça com óleo.” Para quê? Qual a utilidade do óleo? Amados, a unção quebra o jugo! É tão interessante saber que o óleo da unção era eito de azeitonas; mas para que as azeitonas ossem transormadas em óleo, era necessá-rio que elas ossem moídas, eridas, batidas e pisadas. Para que hoje pudéssemos ter o Espírito santo, o óleo resco da unção, oi preciso que Jesus osse erido e moído por nós, pelas nossas transgressões e malda-des. Ele oi batido por nós para que tivéssemos direito ao óleo. No livro de Êxodo, podemos ver que além das azeitonas, também eram acrescentadas outras espe-ciarias, como o álamo, que nos ala do ruto do Espírito Santo.

Por intermédio de Jesus tivemos direito ao óleo; o Espírito Santo enviado por Jesus e todas as ma-niestações dos dons. São as especiarias que dão aroma, que dão sabor; de nada adianta a unção se não tiver a maniestação, pois Jesus nos ala atra-vés da parábola da candeia que “ninguém, depois de acender uma candeia, a cobre com um vaso ou a põe debaixo duma cama: pelo contrário, coloca-a sobre um velador, a fm de que os que entram vejam a luz”  (Mt 5.15).

(17)
(18)

17

Óleo e águA 

não se

misturAm

Curioso é o ato de que o óleo não se mistura com a água. São duas substâncias com elementos totalmente heterogêneos. Não existe nada em co-mum, não há comunhão entre eles. No momento em que você assume a sua unção, quando você toma posse do óleo que é seu por herança e assume a sua posição de cristão, você tem plena compreen-são de que realmente não pertence a este mundo.

(19)

18

Está aqui, mas não comunga com ele, não participa das mesmas ideias, não se mistura a ele. O óleo e a água não se misturam de maneira nenhuma, não adianta insistir, são dierentes em sua essência. Ain-da que colocados juntos no mesmo recipiente e sa-cudidos de todas as ormas, jamais dará liga. Para que sejam ligados é preciso que haja inclinação natural. Quando você está coberto com o óleo da unção, ainda que esteja em um ambiente de escar-necedores, você jamais se sentará com eles, jamais haverá intimidade, comunhão entre vocês; porque não existe uniormidade na inclinação. Um está in-clinado para as coisas do mundo, e outro para as do Espírito.

Se você se envolver com as coisas do mundo, como loteria, televisão (salvo programações em conormidade com Filipenses 4.8), revistas imorais, conversas inconvenientes etc., algo está errado com você. É preciso estar atento, é preciso detectar o que há de errado; porque com certeza existe al-guma coisa errada. Óleo e água não se misturam. Se você está se unindo, mesclando com o mundo, en-tão não é óleo. Porque o Espírito Santo não se mis-tura com o que é estranho à sua natureza. O

(20)

após-19

tolo Paulo, em 2Tm 2.4 arma: “Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisazer àquele que o arregimentou.”  Nosso General é Cristo, omos arregimentados por Ele; não podemos nos envolver com as coisas deste mundo, cujo príncipe é o diabo. Quando a unção que está em nós é maior do que o poder persuasivo de satanás, nós não nos envolvemos com o mundo, porque está escrito, que “maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo” (1Jo 4.4). A un-ção quebra o jugo, o jugo pesado de satanás.

Você com certeza já ouviu alar que os iguais se atraem. Óleo se mistura com óleo. Quando você é apresentado a um irmão que nunca havia visto ou se apresentam num encontro casual, vocês se abra-çam e se identicam um com o outro. Vocês têm o mesmo Pai, a mesma carga genética, ou seja, são nascidos não da vontade da carne ou do homem, mas de Deus; são irmãos, têm a mesma unção, a mesma vida. Vocês podem dizer: “Aleluia, somos ir-mãos! Comungamos as mesmas idéias” .

Quando eu ui buscar o irmão Tony Wayt no ae-roporto de Conns, eu não o conhecia e cava ima-ginando como e ele seria. Eu pensava: “Será que ele

(21)

20

é velho ou novo? Carrancudo ou alegre? Introvertido ou extrovertido?” Eu tinha conhecimento de que ele era uma pessoa sorida, pois havia passado por dias diíceis, momentos terríveis no cárcere. Um homem que soreu pelo amor de Jesus. Ao encontrá-lo, aquele irmãozinho magro, simpático, alegre, exa-lando o amor de Cristo, me abraçou acariciando-me. Foi tão bom! Mais do que o agradável calor do abraço, houve identicação. Somos irmãos, uma amília. Aleluia!

Contou-nos que quando recolhido ao presídio, todo o mundo cou ciente do acontecido e o povo evangélico não oi exceção. Então, ele começou a receber cartas. Ao receber uma carta da Tailândia ele disse ao carcereiro, que tinha amília na Tai-lândia. Depois veio outra, outra e outras; daqui da América do Sul, da Ásia e do mundo inteiro. Nosso irmão eliz contava ao carcereiro: “Eu tenho amília na América do Sul, na Ásia... minha amília está no mundo inteiro” . Você pode imaginar o carcereiro? Eu creio que ele não entendia nada. Mas nós enten-demos, é por causa da unção. É a unção que az a dierença!

(22)

21

eliminAndo

fricções

Outro ato muito interessante é que o óleo eli-mina as ricções. Eu não entendo nada de carro, mas periodicamente tenho que levá-lo ao posto para azer a troca de óleo; isto porque é a recomenda-ção dos prossionais que conhecem deste assunto. Armam que a troca deve ser eita a cada cinco mil quilômetros, caso contrário o carro undirá o motor. O óleo tem que estar novo. Eu possuía um carro e ele começou a vazar óleo; oi vazando, vazando, até que um dia a alta do óleo provocou a ricção das

(23)

22

peças e o motor undiu. O carro parou de rodar e o prejuízo oi muito grande. Eu não sei explicar de-talhadamente o porquê de se colocar o óleo, mas suponho, com grande margem de acerto, que seja exatamente para lubricar e impedir a ricção das peças. Quando a unção está fuindo em nossas vidas não existe ricção. Como membros de um mesmo corpo, de um mesmo “mecanismo” , temos que estar sempre em contato uns com os outros; mas com a unção este “roçar das peças” permanece lubricado e não existe o desgaste, a ricção que provoca atrito, aíscas e corrosão. A lubricação az com que as pe-ças uncionem em harmonia sem se “machucarem”  umas às outras. Assim também acontece conosco. A unção é que nos lubrica. Cada um dentro do seu ministério, harmoniosamente colaborando para o pereito uncionamento do Corpo, sem atrito, sem desavença.

Lemos em Eésios 3.19: “Maridos amai as vos-sas espovos-sas [...]”  A tradução literal deste texto diz assim: “Maridos, não sejam lixa para com as vossas esposas” ; se altar o óleo, serão lixa mesmo. Vai lixar, descamar, provocar eridas. A Palavra do Senhor é clara. Só o óleo elimina a ricção sem alterar o

(24)

un-23

cionamento. Não adianta tirar uma ou duas peças, porque assim a “engrenagem”  não unciona, não se move bem e com regularidade. Não resolvemos atritos nos aastando dos irmãos, evitando-os ou mudando de igreja. Só a unção quebra o jugo, eli-mina atritos e permite o bom uncionamento do Corpo de Cristo. Nós somos o Corpo, só a unção do Espírito nos capacita para o desempenho dos nos-sos dons. Eésios 4.15-16 arma: “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é o cabeça, Cristo, de quem todo corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a  justa cooperação de cada parte, eetua o seu próprio aumento para a edifcação de si mesmo em amor.”  Muitas vezes enrentamos confitos, seja em casa, entre maridos e esposas, com os lhos, com os pais; ou com o irmão na igreja ou ora dela, no trabalho... Em todos os lugares estamos sujeitos a desavenças. Somente se a unção estiver fuindo em nossas vidas não haverá ricção. Vejamos o que o Senhor nos ala em Colossenses 3.12: “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos aetos de miseri-córdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.” Meus irmãos, Jesus oi ungido!

(25)
(26)

25

o poder está 

nA unção

Ao observarmos a vida de Jesus, desde o seu nascimento, constatamos que até completar 30 anos, Jesus não operou nenhum milagre; Ele não ez com que nenhum cego voltasse a enxergar, nem ez paralítico andar e nem ressuscitou nenhum morto. Nada. Mas, aos 30 anos Jesus oi batizado, o Espírito do Senhor veio sobre Ele e o ungiu. E depois da unção do Senhor, cheio de poder, o que Jesus ez? Jesus saiu quebrando o jugo, para desazer as obras do diabo. Um pouco antes de Jesus subir para

(27)

26

 junto do Pai, Ele disse aos seus discípulos que per-manecessem na cidade, voltassem para Jerusalém até que do alto recebessem a unção. Até que pelo Espírito ossem capacitados a realizarem as mesmas obras que o Senhor havia eito.

No Salmo 92.10, Davi compara o seu poder, exalta-do por Deus, com a orça exalta-do boi selvagem: “Porém tu exaltas o meu poder como o do boi selvagem; derramas sobre mim o óleo resco.” Davi oi ungido com óleo res-co! Em Israel, o boi era o animal mais orte que Davi conhecia, por isto ele o citou aqui. Você com óleo res-co caminha res-como um boi selvagem. Um boi selvagem não é detido, com a sua orça ele vai tirando do seu ca-minho todos os obstáculos; nada o detém, ele é orte, destemido e determinado. Nós não somos selvagens, mas com a unção do Espírito, renovada a cada manhã, temos orça e poder como este boi. Nada nos detém, as artimanhas do nosso inimigo não nos intimidam nem nos incapacitam, porque o nosso poder vem do alto, é maior do que todas as suas insistentes tentati-vas de reter-nos em nossa caminhada.

Quando Jesus ia para Betânia ressuscitar Láza-ro, encontrou com seus discípulos que lhe alaram: “Mas ele morreu” . Porém, Jesus lhes respondeu: “Eu

(28)

27

vou despertá-lo” . Jesus não se deteve ou se irritou com eles, mas Ele prosseguiu em sua jornada; esta era a sua vocação: azer a vontade do Pai. Encare essa realidade em sua vida agora mesmo. O óleo em você evita as ricções. Em Eésios 4.1 a Palavra do Se-nhor nos diz: “[...] que andeis de modo digno da voca-ção a que ostes chamados.” Qual é a nossa vocavoca-ção? É sermos semelhantes a Cristo, azendo sempre a vontade do Pai, e a vontade de Deus é ter muitos lhos conorme a imagem do Filho, para que Jesus seja o primogênito entre muitos irmãos. O livro A imitação de Cristo, de Tomás de Kempis, é lindo e você deve lê-lo, entretanto, nenhum homem natu-ral será capaz de vivê-lo, porque a vida cristã não é uma imitação, não é apenas uma reprodução al-sicada. Imitação de Cristo se reere a produzir em semelhança, ter como modelo ou norma o próprio Senhor, é reproduzir o estilo de vida de Jesus. A vida cristã é participativa, é o próprio Senhor Jesus vivendo em mim e em você, conorme diz a Escritu-ra: “[...] Cristo em vós, a esperança da glória.” (Cl 1.27.) Proetize essa verdade não somente em sua vida como também na vida de seus irmãos. Realmente o óleo elimina ricções.

(29)

28

O óleo tem poder penetrante, ele possui a ca-pacidade de se introduzir, de chegar ao íntimo. No Salmo 109.18 lemos assim: “Vestiu-se de maldição como de uma túnica: penetre, como água, no seu in-terior, e nos seus ossos, como azeite.”  Quando o ho-mem cristão assume a sua unção, essa que Deus lhe dá, do seu Espírito, o óleo penetra proundamente, traspassa alma e penetra no espírito.

Durante uma grande seca na Etiópia, uma irmã americana oi movida pelo Espírito de Deus a levar alimentos e Bíblias para os etíopes, e sua decisão oi de levar pessoalmente esse suprimento. Ela pediu autorização para sua entrada na Etiópia e o minis-tro havia prometido a liberação do visto no seu passaporte, por isso ela providenciou os prepara-tivos para a viagem; comprou vinte mil dólares de comida e vinte mil Bíblias, gastando com elas mais vinte mil dólares, perazendo um total de quarenta mil dólares. Contudo, devido ao governo comunis-ta desse país, nossa irmã encontrou alguns entraves burocráticos que a impediram de viajar. Mas ela era cristã, tinha convicção da sua identidade e da sua unção. Ela não se desesperou, conou no Deus que a havia comissionado, arregimentado. A ordem

(30)

ha-29

via partido dele e nenhum dos seus propósitos são rustrados. Estava descansada e em paz. Pouco tem-po detem-pois, um membro da igreja a inormou sobre uma nova convertida etíope. Logo elas se encontra-ram e esta irmã tomou conhecimento da situação.

No dia seguinte, nossa irmã tinha em mãos o passaporte com visto de entrada. O ministro era um antigo namorado daquela irmã etíope e a amizade que restou, ajudou bastante. A unção az a dieren-ça!

Tony Wayt nos relatou sobre aquela que seria sua décima viagem sobre Cuba, na qual o avião caiu. Antes do dia do embarque, uma irmã teve uma visão e a revelou ao Tony. Ela disse a ele: “Eu vi você andando numa estrada em um tanque de guerra; você oi preso, mas nada lhe aconteceu” . O nosso ir-mão oi levado pela polícia, entretanto, podia sentir a presença de Deus.

Após o julgamento que o condenou a 24 anos de prisão, ele recebeu uma carta muito singular. Nesta carta, algumas irmãs lhe escreveram ar-mando que estariam orando por ele até o dia 15 de outubro; só até esse dia, depois não orariam mais. Ele então pensou: “Como estas irmãs me amam?! Se

(31)

30

eu vou fcar aqui até o ano 2006, como é que só es-tarão orando por mim até 15 de outubro?!”  Os pen-samentos do Senhor são mais altos que os nossos e seus caminhos são maravilhosos! De uma orma tão linda, 33 presos americanos que estavam em Cuba ormam libertados, todos num único dia, o dia 15 de outubro. E o nosso Tony Wayt estava entre eles. Deus não é pego de surpresa, ninguém pode surpreendê-lo. Ele é onisciente, conhece também o amanhã; conhece toda a história, do começo ao m. Por isso colocou no coração daquelas irmãs o peso de oração, orientando-as a orar até o dia 15 de outubro. Essa era a parte delas, o resto era por conta do Senhor da história. O óleo tem essa capa-cidade de penetrar undo, entranhando até o mais proundo. Quantas vezes você está na superície, tratando de modo tão natural as situações. Mas é preciso azer como o óleo, aproundar-se, ir ao pro-undo, observar o espiritual da situação natural. É bom reconhecer que a unção, o óleo penetra pro-undamente.

(32)

31

É preciso

repor o Óleo

É inquestionável o ato de que, quando lança-mos mão de alguma coisa, quanto mais a usalança-mos, mais desgaste ocorre. Isto também acontece com o óleo. Vamos usando, gastando o óleo e ele vai aca-bando. Se você recebeu o óleo há dez, cinco, dois anos ou uma semana atrás, este óleo já está gasto;  já oi retirada uma parte, ou uma grande parte dele. É preciso repor o óleo. Por isso Davi pedia: “Unge a minha cabeça com óleo a cada manhã. Unge a minha cabeça com óleo na presença dos meus inimigos.”  A

(33)

32

unção tem que ser renovada a cada manhã, tem que ser nova, em medida recalcada e sacudida. A unção tem que estar transbordando, é assim que do nosso interior fuirão rios de Água Viva. Veja a Pa-lavra do Senhor no Salmo 46.4-5: “Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; jamais será abalada; Deus a ajudará desde antemanhã.”  So-mos morada de Deus, nosso coração é o seu santu-ário. As correntes que jorram deste rio devem ale-grar a cidade de Deus. Se somos moradas de Deus, a Igreja do Senhor é a sua cidade. A unção deve fuir para que a cidade seja alegrada, para que ela sirva de modelo e inspiração; para que aqueles que estão do lado de ora queiram entrar e azer parte dela. Esta é a cidade de Deus e Ele está no meio dela. Ela  jamais será abalada, porque está escrito que as por-tas do inerno não prevalecerão contra a Igreja e o próprio Senhor disse ao proeta Jeremias: “[...] por-que eu velo sobre a minha Palavra para a cumprir.” (Jr 1.12.) E Deus e sua Palavra são um, eternos e trans-cendentes ao tempo e ao espaço. A sua Palavra é tão viva e ecaz hoje, como há dois mil anos atrás.

(34)

33

sÓ o senhor É

digno

Não recebemos a unção para sairmos decla-rando: “Sou ungido!” Não, é claro que não oi para isto. Não é certo estarmos declarando a toda hora: “Eu jejuei uma semana inteira” . “Eu tenho orado muito” . “Eu tenho trabalhado muito para o Senhor” . “Deus tem me usado grande e poderosa-mente” . Não! Não é para se contar essas coisas. Somos apenas indicadores para Cristo. Se temos unção, é porque Ele nos dá; se somos usados por Ele, é mérito dele e não nosso, porque é Ele quem

(35)

34

opera em nós, tanto o querer quanto o realizar, segundo a sua boa vontade. É como um pintor que pinta um quadro. O mérito não é dos pincéis e das tintas que ele usou ou do valor de ambos. O que realmente tem valor é o quadro pronto, a obra realizada. O pincel por si só não reproduzirá traços, nem a tinta por si mesma daria cor e be-leza aos traços. É preciso a mão do pintor. O que traz vida ao quadro é a essência do pintor que ica impregnada nele. De nada adianta todos os nossos dons se não houver a unção do Espírito. É o poder de Deus que dá vida a eles. É a essência de Deus em nós que nos az geradores de bên-çãos e vida. Sem o pintor, os pincéis e as tintas, com todo o seu valor, seriam peças inanimadas. Sem a unção do Senhor somos como letras mor-tas; só o Espírito viviica.

Deus não dá a sua glória a ninguém. Muitas pessoas perdem a unção exatamente porque se vangloriam o tempo todo, alando e se enalte-cendo diante dos homens, deixando de gloriicar a Deus, quando sabemos que é Ele, o Senhor, o único digno de louvor e adoração. Jesus echou a parábola do ariseu e do publicano dizendo:

(36)

35

“[...] porque todo o que se exalta, será humilha-do; mas o que se humilha, será exaltado.”  Satanás perdeu a unção e autoridade por invejar o lugar de Deus; ele queria usurpar a glória do Senhor. A unção que Deus nos deu é para gloriicar a Je-sus; e Ele disse que teríamos unção para sermos suas testemunhas. A testemunha não é aquela que az e sim, a pessoa que viu ou ouviu algo ou que é chamada para depor. Se você presenciou uma batida de carros, você oi testemunha. Você não estava na direção de nenhum deles apesar de poder testemunhar sobre o ocorrido. Você vai revelar a outras pessoas o que viu ou ouviu. Nós temos a unção para revelar a glória de Deus. Jesus disse aos seus discípulos: “Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim; porque estais comigo desde o princípio.”  (Jo 15.26.) O Espírito Consola-dor já oi enviado e somos os discípulos de Cristo, desde o princípio, desde o momento que o reco-nhecemos como Senhor das nossas vidas. “E nós temos visto e testemunhamos que o pai enviou seu Filho como Salvador do mundo.”  (1Jo 4.14.) Você

(37)

36

é testemunha de Jesus libertando e salvando as pessoas. É tão lindo você chegar e dizer: “Eu vi Je-sus salvar duas vidas hoje a noite; eu vi JeJe-sus curar  um canceroso e azer um paralítico andar, aleluia!”  Pena que muitas pessoas gostam de colocar um pouco de si mesmas, ou às vezes deixam só um pouco para Jesus e alam orgulhosos: “Ah, sabe o que aconteceu? Eu coloquei as minhas mãos e quando eu coloco as minhas mãos...”  Não são as nossas mãos que curam; são as mãos de Jesus que envolvem as nossas, que azem o milagre. São as mãos do Senhor que operam as maravi-lhas. São como as luvas do cirurgião. Esta atitude de autoexaltação pode ser comparada com a das luvas, se essas alassem. Elas diriam: “Viu como eu sou tão capaz? Viu com que agilidade eu segurei o bisturi e com que precisão eu iz o corte?! E como eu estanquei o sangue e costurei?!” Elas se sentem responsáveis por todo o sucesso da cirurgia. Elas se esquecem que dentro delas estava a mão do cirurgião, ele as conduzia. Assim é o homem que dá a si mesmo a glória que é de Deus. É a mão do Senhor, o braço do Senhor em nós, em você meu irmão, que az acontecer. Temos que anunciar a

(38)

37

vida de Deus em nós e não, nos apresentarmos como Deus, conorme está escrito em 1 João 1.2: “[...] e a vida se maniestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos oi maniesta-da.” É a unção do Senhor em sua vida, que az de você uma pessoa intrépida para alar aos outros do amor de Deus e do seu poder. Isto é a vida do Senhor em você.

O diabo tenta destruir o homem, roubando sua unção, matando nele o poder de Deus e destruin-do sua comunhão com o Pai. Resista ao diabo. Deus nos manda resistir; é certo que ele ugirá. Todas as pessoas que dão ouvidos ao inimigo perdem a gra-ça e a unção do Senhor. O diabo pode langra-çar setas em seu pensamento, azendo você pensar que é muito bom, que o poder que emana de você é seu e, você é quem realiza o que quer e quando quer. Não caia nesta, meu irmão! Veja o que diz o salmis-ta no Salmo 62.11: “Uma vez alou Deus, duas vezes ouvi isto: Que o poder pertence a Deus.”  Ora, em sua primeira carta aos Coríntios, o apóstolo Paulo ala sobre os dons espirituais, sobre o poder de Deus em nós, que se maniesta em dierentes ormas,

(39)

sem-38

pre visando um m proveitoso. Leia com atenção: “Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E  também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mes-mo Deus é quem opera tudo em todos.” (1Co 12.4-6.) A unção é nossa, mas é o Senhor quem dá e ela tem que ser renovada a cada dia; para isso é preciso es-tar sempre diante do trono de Deus, o Pai.

O Senhor perguntou para Moisés o que ele tinha nas mãos e Moisés respondeu: “Eu tenho uma vara.”  E Deus lhe disse: “Vai e tira o meu povo do Egito” . Com uma vara?! Sim, com uma vara, porque o po-der não estava na vara e nem na mão que segurava a vara, mas estava, como está, em Deus.

E você, querido irmão, o que tem nas mãos? Você pode não ter nada, você pode até não ter mãos, mas se tiver a unção de Deus sobre a sua vida, com certeza, você vai revolucionar o mundo inteiro. Como o óleo, a unção do Senhor tem que estar nova e entranhada em nós, traspassando alma e alcançando o espírito; assim, enquanto a unção estiver nova, reteremos o poder de Deus. Desta orma, nossa mente, alma e espírito estarão sendo renovados em Cristo para a transormação

(40)

39

do mundo no Reino de Deus.

“E não vos conormeis come este século, mas transormai-vos pela renovação da vossa mente,  para que experimenteis qual seja a boa, agradável 

e pereita vontade de Deus.” (Rm 12.2.)

“Quanto ao mais, sedes ortalecidos no Senhor e na orça do seu poder.” (E 6.10.)

Deus abençoe!

(41)
(42)

41

jesus te

 AmA e quer 

 vocÊ!

1º PASSO: Deus o ama e tem um plano maravilhoso para sua vida. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigê-nito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.“ (Jo 3.16.)

(43)

42

separado de Deus. “Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus.“ (Rm 3.23b.)

3º PASSO: Jesus é a resposta de Deus, para o confito do homem. “Respondeu-lhe  Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.“ (Jo 14.6.) 4º PASSO: É preciso receber a Jesus em nosso coração. “Mas, a todos quantos o rece-beram, deu-lhes o poder de serem eitos flhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome.“  (Jo 1.12a.) “Se, com tua boca, conessares Je-sus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será sal-vo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se conessa a respeito da salva-ção.” (Rm 10.9-10.)

5º PASSO: Você gostaria de receber a Cristo em seu coração? Faça essa oração de decisão em voz alta:

(44)

43

“Senhor Jesus eu preciso de Ti, conesso-te o meu pecado de estar longe dos teus caminhos.  Abro a porta do meu coração e te recebo como meu único Salvador e Senhor. Te agradeço por-que me aceita assim como eu sou e perdoa o meu pecado. Eu desejo estar sempre dentro dos teus planos para minha vida, amém” .

6º PASSO: Procure uma igreja evangé-lica próxima à sua casa.

Nós estamos reunidos na Igreja Batista da Lagoinha, à rua Manoel Macedo, 360, bairro São Cristóvão, Belo Horizonte, MG.

Nossa igreja está pronta para lhe acom-panhar neste momento tão importante da sua vida.

Nossos principais cultos são realizados aos domingos, nos horários de 10h, 15h e 18h horas.

Referências

Documentos relacionados

Portanto, por um contexto computacional, os números binários são estudos porque “os computadores atualmente utilizam o sistema binário para representar

O teste de patogenicidade cruzada possibilitou observar que os isolados oriundos de Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Manaquiri e Iranduba apresentaram alta variabilidade

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação