• Nenhum resultado encontrado

PARCERIAS INTERNACIONAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PARCERIAS INTERNACIONAIS"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Ementa de Curso

PARCERIAS INTERNACIONAIS

Berkeley

(2)

B.I. INTERNATIONAL

O B.I. International é uma escola de educação

executiva que propõe um Modelo Único de

Educação. Nossa premissa é desenvolver em cada

aluno, competências que os tornem mais aptos a

empreender, inovar e competir globalmente.

Ensinar ou Aprender?

Essa é uma das muitas questões que têm modificado as relações e as expectativas entre alunos e escolas. O desafio do Ensinar X Aprender ganha novas dimensões em se tratando de educação executiva, porque a demanda por conhecimento é diretamente proporcional às velozes e constantes mudanças do mercado.

O B.I. International surgiu em resposta a esse cenário de transformação pelo qual a educação está passando.

Missão

“Convergir e disseminar o conhecimento em empreendedorismo e inovação, com base em um modelo único de educação.”

(3)

MODELO ÚNICO DE

EDUCAÇÃO EXECUTIVA

VISÃO GLOBAL

Programas Internacionais – ação permanente para que os alunos pensem e atuem globalmente através da realização de programas internacionais no Brasil e no exterior, em universidades mundialmente reconhecidas como precursoras do empreendedorismo e da inovação.

Programas Internacionais realizados no Brasil – os programas possuem em sua grade regular de aulas ministradas no Brasil, a realização de disciplinas conduzidas por professores das universidades estrangeiras .

Tradução simultânea – seja no Brasil ou no exterior, há tradução simultânea para todas as aulas e visitas externas .

COACHING

Plano de Desenvolvimento Individual – O B.I. destina uma disciplina em todos os programas para abordar questões específicas de planejamento de carreira e desenvolvimento de competências. Coach em sala de aula - O Coach, sempre presente em sala de aula, cumpre o papel de tutor da turma. Ora ouvindo e orientado, ora fomentando as discussões em sala de aula.

Eventos e Treinamentos – São oportunidades extra-classe para que o aluno aborde questões comportamentais que, desenvolvidas, podem alavancar significativamente sua atuação e consequentemente, seus resultados.

O B.I. International é uma escola de educação executiva que propõe um Modelo Único de Educação. Nossa premissa é desenvolver em cada aluno, competências que os tornem mais aptos a empreender, inovar e competir globalmente.

CEO's - Presidentes - Diretores - Acionistas

Superintendentes - Alta Gerência - Empreendedores - Gestores - Consultores

Gerentes - Líderes - Assessores - Supervisores - Sucessores

Profissionais em desenvolvimento da carreira executiva.

Trainees, graduandos e recém-graduados

Global Talent

Executive MBA - EMBA MBA Internacional Strategic Club Partners Master Internacional

Post MBA

(4)

MODELO

DE ApRENDIzAGEM

Mapa de Competências – O plano de Desenvolvimento Individual (pDI) do aluno é traduzido num Mapa das Competências Individuais que apresenta de forma transparente quais são os Conhecimentos, Habilidades e Atitudes que ele precisa desenvolver naquele momento específico de sua carreira. Líderes Construtivistas - Nossos professores são “facilitadores”, “instigadores”, educadores e executivos comprometidos com a evolução do conhecimento e a transformação dos seus alunos.

Avaliações Construtivas - Desenvolvimento de estudos de caso, Business plans ou Business projects, além de dinâmicas de design thinking e open innovation, reforçam a assimilação do aprendizado.

COMpETÊNCIAS ESSENCIAIS

COMpETÊNCIAS ESpECÍFICAS

1. Inovação

2. Desenvolvimento Socioambiental 3. Liderança Construtivista 4. Orientação para o cliente 5. Visão Externa (Global e Local) 6. Gestão de Recursos Financeiros 7. Gestão dos Indicadores 8. Empreendedorismo

1. Comunicação e Negociação Eficaz 2. Visão de Futuro

3. Gestão do Sistema de sustentabilidade 4. Geração de valor

5. Gestão socioambiental 6. planejamento 7. Foco no resultado 8. Raciocínio Analítico

(5)

MBA INTERNACIONAL

ECONOMIA ECOLÓGICA E GESTÃO EM SUSTENTABILIDADE

As transformações exigidas pela crescente movimentação nos mercados e alterações nos processos de produção estão apontando para uma nova relação entre desempenho e aprendizagem nas organizações. Torna-se necessária uma visão mais abrangente e integrada sobre a produção e consumo de bens e serviços, que visam a satisfação das necessidades pessoais e de sobrevivência das organizações na criação de valor numa sociedade globalizada, hoje voltada para a sustentabilidade.

O programa discute o conhecimento atual e apresenta mais de perto a arquitetura dos critérios para uma nova economia, voltada para o conceito da sustentabilidade. Trabalha exemplos de boas práticas e metodologias renovadas para melhoria da produtividade, qualidade, competitividade e cooperação interna e externamente a partir de considerações da estratégia organizacional. Voltado para preparar profissionais nas organizações que se propõem traçar uma trajetória rumo a excelência com base em uma crescente e flexível estruturação dessa nova economia global.

PROPOSTAS E OBJETIVOS

O MBA Internacional em Economia Ecológica e Gestão em Sustentabilidde tem por objetivo principal desenvolver conceitos e práticas essenciais a excelência da Economia Ecológica e Sustentabilidade com métodos e técnicas gerenciais de comprovado sucesso em estruturas econômico-produtivas, em variados setores dos negócios.

Capacitar profissionais na antecipação e solução de problemas nos diversos níveis de gestão de organizações, sob a ótica da moderna regulamentação da área socioambiental.

PÚBLICO ALVO

profissionais graduados do setor público, privado e terceiro setor, que estejam envolvidos com sustentabilidade, economia e contabilidade socioambientais, além normativas e legistações do certificações da área.

PERFIL DO CONCLUINTE

Ao final do curso os participantes estarão preparados com novas competências, possuindo habilidades para: - participar efetivamente na concepção, implementação e aprimoramento de programas de sustentabilidade. - Orientar atividades com metodologias e técnicas, conforme requer as legislações e normativas em vigor. - Liderar e gerenciar integradamente processos para obtenção de resultados para a organização e para os clientes. - Ter análise socioambiental e obter critérios para a inovação nesse novo mercado profissional.

- produzir dados e indicadores para gestão sócio-ambiental.

Um especialista executivo em Economia Ecológica e Gestão em Sustentabilidade é um profissional capaz de orientar a melhoria contínua da qualidade e apoiar os demais especialistas de outras áreas de atuação na melhoria do desempenho dos processos organizacionais, promovendo resultados de destaque para todas as partes interessadas na organização.

METODOLOGIA

O programa baseia-se em metodologia e didática que implica em maior discussão de estudos de casos aplicados, além dos conceitos e teorias pertinentes e atuais, com:

- Foco em resultado associado a habilidades de análise de contexto;

- pressuposição da participação ativa no processo decisório das organizações; - Busca desenvolver habilidades na mensuração de processos e resultados;

- Resolução de problemas, integrando projetos e processos onde cria-se habilidades de encontrar o problema, encaminhar a análise e atividades de solução das situações;

(6)

pARCERIA

NACIONAL

AGENDA GESTÃO AMBIENTAL é uma consultoria com experiência de duas décadas voltadas para a gestão ambiental e sustentabilidade. pioneira no Brasil no trato da Economia Ecológica, sendo a primeira empresa brasileira registrada no COFECON (Conselho Federal de Economia) com legalidade para atuação na área. Com uma vasta carteira de grandes clientes, alia a experiência de mercado com a expertise de seu corpo técnico reconhecido internacionalmente.

ABORDAGEM DO CURSO

O campo de conhecimento necessário ao desenvolvimento da Economia Ecológica e Sustentabilidade é multidisciplinar por natureza. A experiência do passado deve ser considerada como referencial para as novas idéias e ações essenciais que irão prevalecer em conjunto com inovações no futuro. Trata-se de apreciar as abordagens sistêmicas atuais e fundamentos agregados, que se propõem ao desenvolvimento permanente dos processos, produtos, pessoas e das organizações.

Considerando o ambiente das empresas e das instituições envolvidas, o curso desenvolve conhecimentos aplicados para:

- Entendimento das questões que trata a excelência sustentada nas dimensões ambientais, humana, tecnológica, gerencial e econômica e de como são tratadas de uma forma integrada e permanentemente renovada, moderna e voltada para resultados organizacionais.

CARGA HORÁRIA

O curso tem 432 h/a, podendo o programa ser alterado tendo em vista novas tendências e assuntos pertinentes ao público-alvo, sem prejuízo da carga-horária total do curso. O curso terá duração prevista de 18 meses.

CERTIFICAÇÃO

Os alunos que concluírem os programas nacionais, observados os critérios de frequência e aprovação (incluindo o Business plan) receberão o Certificado de MBA Internacional em Economia Ecológica e Gestão em Sustentabilidade (pós- Graduação Especialização Lato Sensu).

Os que completarem, adicionalmente, programas internacionais no exterior receberão o Certificado emitido pela respectiva instituição estrangeira.

CONTEÚDO

pROGRAMÁTICO

1 - COACHING DE CARREIRA E PDI (PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL)

Montar e implementar um plano de Ação estruturado que deve estar orientado ao estabelecimento de metas profissionais e de todos os passos que a pessoa deverá trilhar para obter as qualificações necessárias, de acordo com os seus objetivos pessoais e profissionais. Dotar o aluno de melhor entendimento de suas escolhas pessoais e seu impacto na vida profissional.

2 - PRINCíPIOS DA GESTãO DA INOVAçãO E CRIATIVIDADE

A inovação como fonte na busca de vantagens competitivas; A necessidade de inovar; Ambiente inovador; Bloqueios à inovação; Conceitos de inovação; Fontes de inovação; Imitação e inovação; Invenção e inovação; Mudança organizacional voltada para a inovação: criatividade, capacitação, inovação e aprendizagem; Objetivos da gestão da inovação; Riscos da inovação; Tipos/ Modelos de inovação. preparar o aluno para atuar num ambiente inovador, onde a criatividade e a mudança são constantes e necessárias para o crescimento da empresa e para a obtenção de vantagens competitivas.

(7)

3 - MUDANçAS CLIMÁTICAS, BIODIVERSIDADE, SEGURANçA ALIMENTAR E ECO-CONHECIMENTO

Cadeia da interatividade: Certificações Efeitos climáticos: causas e consequências;

Segurança alimentar com o desdobramento do plano de metas e ações; Sistema de trabalho nos processos: células e equipes de trabalho; Biodiversidade;

Reflexos economicos dos efeitos climáticos e da biodiversidade; Eco-conhecimento; Gestão de resíduos

Teorias comparativas de sustentabilidade; projetos sócio-ambientais;

Monitoramento análise e melhoria de processos com avaliação de resultados.

4 - CRITÉRIOS DE GESTãO PARA A SUSTENTABILIDADE

Imagem e conhecimento do mercado; Relacionamento com clientes; projeto e gestão de MKT de produto.

5 - GESTãO DOS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS

Estratégias de modernização organizacional e solução de problemas; Ferramentas estatísticas;

Metodologia da análise e solução de problemas; Etapas do método e técnicas instrumentais;

6 - ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL

Organização do trabalho: Interesses individuais e de equipe;

Necessidades organizacionais, criatividade, flexibilidade e troca de conhecimento; Aquisição, desenvolvimento e remuneração de talentos;

Capacitação e aquisição de competências; Qualidade de vida.

7 - MUDANçA INSTITUCIONAL PARA UMA NOVA ORDEM

Discussão sobre a relação entre a gestão do conhecimento, a inovação e a excelência das organizações; Análise sobre a localização do conhecimento nas organizações;

Conhecimento tácito e explícito;

Capital intelectual e gestão de recursos humanos; Como as empresas aprendem;

O processo de aprendizagem com o ambiente interno e externo; Etapas necessárias a uma efetiva gestão do conhecimento; Ferramentas e práticas de gestão do conhecimento;

Estudo de casos de gestão do conhecimento nas organizações públicas e privadas.

8 - LEGISLAçãO E NORMATIVAS

Definição e mapeamento;

Sistemas de suporte a informação; Aplicação de sistemas especialistas; Direito ambiental.

9 - ESTRUTURAS FUNCIONAIS CORPORATIVAS E PÚBLICAS

Organizações;

Tomada de posição conceitual: da ideologia a gestão; Estruturas e organogramas;

Referenciação e poder; processos e condução;

(8)

10 - VALORAçÕES SOCIOAMBIENTAIS Metodologias; Cálculos Laudas técnicas; Auditorias; Rotas de inovação; Relatórios; Utilização prática. 11 - ECONOMIA AMBIENTAL

Adaptação organizacional: Melhoramento contínuo por convergência ou reorientação; Formulação das estratégias: Contexto, processo e conteúdo;

Desdobramento de diretrizes e programação; plano de Metas;

Equipes para projetos de melhoria / inovação; Integração com as atividades da rotina;

Acompanhamento e avaliação de estratégias e resultados.

12 - GESTãO FINANCEIRA

Ciclo econômico financeiro nas organizações; Etapas básicas da gestão financeira;

Instrumentos básicos de indicadores e análise econômico financeira; Custos baseados em atividades; Aplicações

Gestão dos custos.

13 - CONTABILIDADE AMBIENTAL princípios contábeis; Teorias e evolução; Legislação e normativas; Aplicabilidade e prática. 14 - MERCADOS SÓCIO-AMBIENTAIS O mercado de carbono;

O mercado de ativos e passivos ambientais; Mecanismos verdes e estruturas verdes; Novas oportunidades.

15 - ANÁLISE ESTATíSTICA PARA SUSTENTABILIDADE

Metodologias; Sistemas integrados;

Mecanismos para coleta de dados; Econometria;

Análises e relatoria.

16 - SISTEMAS INTEGRADOS/MECANISMOS VERDES

Integração pelos diversos setores produtivos; Tecnologia no processo sustentável;

Mecanismos Sustentáveis no Brasil e no mundo; Agricultura e Mercado Justo;

(9)

pROGRAMAS

INTERNACIONAIS

Babson Executive Education – Wellesley / EUA*

Babson é considerada a nº1 no ensino do Empreendedorismo no Mundo pelo Financial Times. O foco do módulo “Desenvolvimento de Executivos, IntraEmpreendedores e Acionistas” é no estudo de cases reais de sucesso e fracasso, analisando na prática, o porquê desses desfechos, quais os caminhos percorridos que deram certo e quais os que devem ser evitados. Além de analisar a postura do empreendedor frente ao projeto, sua cultura de liderança e sua visão do negócio, conceitos estes que, segundo muitos dos alunos que já participaram, mudaram completamente depois da participação do International Babson program.

Berkeley University of Califórnia / EUA*

O módulo “Innovation”, realizado no campus da Berkeley University of California, oferece aos executivos, além das características similares ao módulo no Brasil, vivenciar uma rica e singular experiência na científica, econômica e culturalmente excepcional área da Baía de São Francisco, incluindo visitas às empresas do Vale do Silício. A essência da Escola Haas em Berkekey reflete o espírito da Califórnia: explorar ideias inovadoras, buscar grandes oportunidades, ousar e mudar o mundo.

Columbia University - New York / EUA*

O módulo “Macroeconomic Risk Management” em parceria com a pRMIA (professional Risk Management International Association), engloba os elementos essenciais de finanças, quantificação de riscos, mercados e instrumentos financeiros. Os executivos são apresentados às melhores práticas do mercado, crédito e gerenciamento de risco operacional, em uma das melhores escolas de educação executiva do mundo, de acordo com o Ranking do Financial Times.

Shanghai Jiao Tong University - China*

Módulo “Oportunidades de negócios entre Brasil e China – The Future” é realizado em Xangai, por meio de palestras, debates e visitas a empresas e organizações na China e debates com seus principais executivos. O seminário possibilita aos participantes o acesso aos conceitos da economia chinesa, ampliação dos conhecimentos sobre a realidade política, cultural e social chinesa, e também sobre a competitividade chinesa e seus modelos de negócios. Busca compreender as opções estratégicas para a realização de negócios com a China, formação de networking com empresários chineses e latino-americanos.

17 - CAPITAL SOCIAL E SEU ENVOLVIMENTO

perspectiva humana na vida em sociedade; Cultura nas organizações;

As pessoas – personalidade e Comportamento; Motivação e trabalho;

Relações interpessoais e comunicação;

Liderança, perfis profissionais e organização do trabalho; Desenvolvimento de competências de liderança; Capacitação nas organizações;

Ética nas atividades profissionais.

18 - MÓDULO INTERNACIONAL NO BRASIL BERKELEY UNIVERSITY OF CALIFORNIA

“Innovation” Oferece aos participantes casos de sucesso que vão além de produtos físicos e novos serviços. Eles não são apenas histórias sobre sorte. por trás de cada sucesso, há uma estratégia de inovação cuidadosamente executada. Inovação é a palavra de ordem das empresas nos mercados competitivos de hoje. O módulo proporciona um profundo acesso científico a uma nova geração de ferramentas corporativas dedicadas à pesquisa e Desenvolvimento. Novas abordagens para inovação em equipes, com diferentes tipos de capacitações, que podem ir além da engenharia e administração, para chegar ao valor emocional e mesmo aos aspectos fantasiosos de produtos e serviços.

(10)

Johns Hopkins University / EUA*

A paul H. Nitze School of Advanced International (SAIS) é a divisão de pós graduação da Johns Hopkins University e tem seu currículo projetado para mesclar teoria e prática de estudos internacionais com destaque para relações internacionais, diplomacia e economia. O programa com três dias de duração tem seu foco em eventos e políticas da contemporaneidade, comércio global e sustentabilidade, finanças, investimentos internacionais e mercados estrangeiros. O programa politcs of International Relations & Economy e seu corpo docente repleto de especialistas coloca a SAIS entre as melhores escolas de assuntos internacionais do mundo.

* Sob consulta de data e investimento (tradução simultânea e staff acadêmico)

INFORMAÇÕES

ADICIONAIS

CORPO DOCENTE

Formado por doutores, mestres, empresários e consultores com vasta formação acadêmica nacional e internacional, além de serem renomados profissionais em suas áreas de atuação.

MANUAL DO ALUNO E REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS

O programa tem suas normas de funcionamento consolidadas no Manual do Aluno-Regulamento Geral dos Cursos. REALIZAÇÃO

Aulas quinzenais. As provas serão ministradas em dias diferentes das aulas. TRADUÇÃO SIMULTÂNEA

Os módulos internacionais realizados no Brasil contarão com tradução simultânea e acompanhamento de coordenação brasileira. RESOLUÇÃO DO MEC

(11)

pARCERIAS INTERNACIONAIS

UNIDADES

RIBEIRÃO PRETO

Av. Antonio Diederichsen, 400 - Conj. 1306 16 3514-7800 | inforibeirao@biinternational.com.br BELO HORIZONTE

Av. Bernardo Monteiro, 1.199 - Funcionários 0800 941-3517 | infobh@biinternational.com.br

SÃO PAULO - WTC

Av. das Nações Unidas, 12.551 - 6º andar 11 3014-1000 | infosp@biinternational.com.br SÃO PAULO - PAULISTA

Alameda Santos, 2326 - 5º andar

11 3065-5810 | infopaulista@biinternational.com.br

pROCESSO

SELETIVO

ENTREVISTA DE AVALIAÇÃO

Durante a fase em que o interessado estiver avaliando as alternativas de programas, ele participa de uma entrevista com um Coach de Carreiras. Nesta entrevista é feita a primeira avaliação das competências individuais, em termos de conhecimento e proficiência, além do mapeamento de perspectivas profissionais e pessoais. Assim, a entrevista auxilia o potencial aluno, na escolha do programa que melhor atenderá o seu plano de desenvolvimento individual.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA - Ficha de Inscrição preenchida

- Taxa de inscrição - RG- cópia - CpF

- Certificado / Diploma de graduação - Histórico de graduação

Referências

Documentos relacionados

Os candidatos reclassificados deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos nos subitens 5.1.1, 5.1.1.1, e 5.1.2 deste Edital, no período de 15 e 16 de junho de 2021,

O Custeio Baseado em Atividade nas empresas de prestação de serviço, assim como na indústria, envolve os seguintes passos: os recursos consumidos são acumulados por

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

• Diferenças entre os estados podem ser explicadas em parte por suas diferenças históricas: no início da década de 2000, pequenos proprietários e possuidores rurais do

• Differences between states can be in part explained by historical differences in deforestation behavior: in the early 2000s, smallholders in Mato Grosso cleared forest in

Os trabalhadores têm consciência de que as condições de suas atividades profissionais estão mudando e que somente uma formação contínua irá capacitá-los para

A fundamentação teórica proporciona a compreensão da mobilidade internacional no contexto da internacionalização, iniciativas de internacionalização implantadas nas

O objetivo geral desse trabalho foi analisar o perfil acadêmico dos docentes de uma instituição pública de educação profissional tecnológica que atuam em cursos