• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO JOSÉ CARLOS DE ARAÚJO JUNIOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO JOSÉ CARLOS DE ARAÚJO JUNIOR"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO

JOSÉ CARLOS DE ARAÚJO JUNIOR

ANÁLISE COMPARATIVA DO TOTAL DE GOLS MARCADOS ENTRE AS 4 PRIMEIRAS EQUIPES DA SÉRIE A E AS 4 PRIMEIRAS EQUIPES DA SÉRIE B ASSIM COMO DAS 4 ÚLTIMAS EQUIPES DA SÉRIE A COM AS 4 ÚLTIMAS DA

SÉRIE B NO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2016

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO 2017

(2)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO

EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E CIÊNCIAS DO ESPORTE

JOSÉ CARLOS DE ARAÚJO JUNIOR

ANÁLISE COMPARATIVA DO TOTAL DE GOLS MARCADOS ENTRE AS 4 PRIMEIRAS EQUIPES DA SÉRIE A E AS 4 PRIMEIRAS EQUIPES DA SÉRIE B ASSIM COMO DAS 4 ÚLTIMAS EQUIPES DA SÉRIE A COM AS 4 ÚLTIMAS DA

SÉRIE B, NO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2016

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO 2017

TCC apresentado ao Curso de Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória, como requisito para a obtenção do título de Bacharel em Educação Física.

Orientador: Marcelus Brito de

(3)

Catalogação na Fonte

Sistema de Bibliotecas da UFPE. Biblioteca Setorial do CAV. Bibliotecária Fernanda Bernardo Ferreira, CRB15/797

A658a Araújo Junior, José Carlos de.

Análise comparativa do total de gols marcados entre as 4 primeiras equipes da série A e as 4 primeiras equipes da série B assim como das 4 últimas equipes da série A com as 4 últimas equipes da série B, no campeonato Brasileiro de 2016./ José Carlos de Araújo Júnior. Vitória de Santo Antão, 2017.

21 folhas.

Orientador: Marcelus Brito de Almeida.

TCC (Bacharelado em Educação Física) – Universidade Federal de Pernambuco, CAV, Núcleo de Educação Física e Ciências do Esporte, 2017. Inclui referências.

1. Futebol. 2. Estratégias e táticas. I. Almeida, Marcelus Brito de (Orientador). II. Título.

(4)

JOSÉ CARLOS DE ARAÚJO JUNIOR

ANÁLISE COMPARATIVA DO TOTAL DE GOLS MARCADOS ENTRE AS 4 PRIMEIRAS EQUIPES DA SÉRIE A E AS 4 PRIMEIRAS EQUIPES DA SÉRIE B ASSIM COMO DAS 4 ÚLTIMAS EQUIPES DA SÉRIE A COM AS 4 ÚLTIMAS DA

SÉRIE B, NO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2016

TCC apresentado ao Curso de Educação física da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória, como requisito para a obtenção do título de Bacharel em Educação física.

Aprovado em: 07/07/2017.

BANCA EXAMINADORA

________________________________________ Profº. Dr. Marcelus Brito de Almeida (Orientador)

Universidade Federal de Pernambuco

_________________________________________

Profº. Josenaldo Rodrigues Marques Junior (Examinador externo)

_________________________________________ Profº. Gerffeson Willian Martins (Examinador externo)

(5)

AGRADECIMENTOS

Primeiramente, agradeço a Deus acima de tudo por me dar a graça de conseguir concluir esta graduação, agradeço a toda a minha família, em especial aos meus pais, o senhor José Carlos de Araújo e a senhora Maria Bernadete Ferreira de

Oliveira, que sempre me apoiaram, se esforçaram, fizeram de tudo para me ajudar

chegar até aqui e jamais mediram esforços para me proporcionar tudo o que há de melhor, agradeço também a minha companheira Karla Rafaele da Silva Oliveira que sempre esteve ao meu lado apoiando e dando forças para continuar, agradeço também a todos os amigos que pude conhecer nesta graduação a qual sem eles não teria sido a mesma e dos quais eu sentirei saudades no dia a dia, dentre muitos quero destacar em especial os meus companheiros de turma: Lucas Cavalcanti,

Elivelton Francisco, Bruno Rafael, Kivson Rodrigo, Guilherme Chagas e Manoel Ermínio, destaco também meus amigos Josenaldo Rodrigues, Marivânio josé, Givanilson Miguel, Gustavo Roberto, Thalison Arruda e Lúcio Xavier.

Quero agradecer a todos os professores que me forneceram conhecimento suficiente para chegar até a graduação assim como a todos os meus professores da própria graduação que me ajudaram e me forneceram todo saber para que eu possa desempenhar da melhor maneira possível o meu trabalho no dia a dia, em especial destaco o meu grande amigo e orientador Marcelus Brito de Almeida, assim como meu querido Wilson Viana.

(6)

RESUMO

O futebol é um dos esportes coletivos mais populares no mundo. Praticado em mais de 200 países filiados a FIFA, Federação Internacional de Futebol. O objetivo deste estudo foi de analisar o quantitativo de gols total entre as 4 primeiras da série A e as 4 primeiras da série B, assim como as 4 últimas da série A e as 4 ultimas da série B do Campeonato Brasileiro de 2016. A base de dados utilizada foi o site

resultados.com http://www.resultados.com/, os dados estão apresentados em média

desvio ± padrão e para as comparações entre grupos foi utilizado o teste T de Student não pareado, através do programa Prisma. Foi adotado o coeficiente de significância estatística P < 0,05. Os resultados mostraram um valor não significativo para ambos os grupos (P > 0,05). O grupo dos 4 primeiros colocados na série A (58,5 ± 4,51 gols) do Campeonato Brasileiro de 2016 marcaram mais gols que o grupo dos 4 primeiros colocados da série B (54,0 ± 6,48 gols), assim como os 4 últimos colocados da série A (33,25 ± 9,25) marcaram mais gols que os 4 últimos colocados da série B (32,75 ± 4,99). Concluiu-se que no Campeonato Brasileiro de 2016 tanto as 4 equipes melhores classificadas na série A fizeram mais gols que as 4 melhores da série B, assim como, as 4 piores equipes da série A conseguiram uma maior quantidade de gols que as 4 piores da série B, no entanto as diferenças não foram estatisticamente significativas.

Palavras chave: Futebol. Campeonato Brasileiro. Desporto.

(7)

Abstract

Football is one of the most popular team sports in the world. It is practiced over 200 countries affiliated to FIFA, International Football Federation. The objective of this study was to analyze the total goals quantitative between the Serie A and Serie B first four, just like the last four of the Serie A and Serie B last four of the Brazilian

Championship of 2016. The database used was the website

http://www.resultados.com/, the data are presented in ± pattern deviation and for the

matches between the groups was used the nonmatched Student t-test, through the Prism Program. It was adopted the significant statistical coefficient p<0,05. The results showed low significant value to both groups (P>0,05). The first four group in Serie A (58,5 ± 4,51 goals) of Brazilian football league of 2016 scored more goals than the first four group of the Serie B (54,0 ± 6,48 goals), just like the last four of the Serie A (33,25 ± 9,25) scored more last four of the Serie B (32,75 ± 4,99). It concludes that in the Brazilian Championship of 2016 as much as the first four teams rated in Serie A scored more goals than the first four in Serie B, just like, the last four teams of the Serie A managed a bigger quantitative of goals than the last four of the Serie B, however the difference was not significant statistical.

(8)

LISTA DE ABREVIAÇÕES

CBF Campeonato Brasileiro de Futebol

DA Divisão de Acesso (equivalente a série B do Campeonato Brasileiro) DE Divisão de Elite (equivalente a série A do Campeonato Brasileiro)

(9)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ...8 2 HIPÓTESE ... 11 3 OBJETIVOS... 12 3.1 Objetivo geral ... 12 3.2 Objetivos específicos ... 12 4 METODOLGIA ... 13 5 RESULTADOS E DISCUSSÃO ... 15 6 CONCLUSÃO... 20 REFERÊNCIAS ... 21

(10)

8

1 INTRODUÇÃO

O futebol é um dos esportes coletivos mais populares no mundo. Praticado em mais de 200 países o mesmo parece despertar tanto interesse em função da forma atraente de disputa. No nosso país estamos em contato constante com ele, seja num simples jogo entre amigos, em uma roda de conversa, ou até mesmo por meio da tecnologia através das mídias sociais, por isso, é altamente ligado à sociedade atual.

O Futebol é um importante fenômeno sociocultural contemporâneo, com implicações econômicas, políticas e ideológicas. É muito presente na cultura brasileira, considerada a modalidade esportiva mais popular em nosso país, e perpassa o cotidiano de todos nós. O futebol expressa a própria sociedade brasileira, sua estrutura e tensões (DA MATTA, 1982).

É classificado por Daolio J. (2005), como sendo parte da cultura do nosso país e afirma isso no trecho em que classifica o futebol como: Uma das principais manifestações culturais brasileiras, o futebol é constantemente atualizado e ressignificado.

De acordo com Rinaldi (2000), o futebol além do contexto cultural, acaba sendo um transmissor ideológico fazendo parte do contexto social, não é ideológico em si, adquire uma função ideológica na medida em que é utilizado em um determinado contexto social no sentido de transparecer valores e verdades de uma determinada concepção que se pretende tornar hegemônica.

Na perspectiva da teoria do processo civilizatório formulada por Norbert Elias, conforme (REIS; ESCHER, 2006) o futebol representa: Grupos em tensão controlada, além de ser um dos principais meios de excitação agradável e de identificação coletiva. As pessoas procuram as atividades miméticas, principalmente o esporte, pela excitação agradável provocada pelo jogo e pela tensão que é concedida por esta atividade.

Segundo Dunning (1999), o futebol é algo que se liga e interage diretamente no contexto sociocultural do indivíduo, comenta isto no trecho em que diz: O grande interesse dos espectadores por esse esporte nos dias de hoje deve-se à necessidade que os povos do mundo têm de atividades de lazer que propiciem um tipo de excitação que não se encontra mais nas sociedades atuais e o futebol, pela sua configuração especial, propiciaria o atendimento a esta necessidade, ao analisar

(11)

9

o futebol como fenômeno que se imbrica com a formação ideológica e cultural de certo grupo social, é também possível visualizar sua inevitável ligação ao processo de formação do indivíduo, formação esta que ocorre primariamente na famíli a, mas sobre a qual a instituição escolar também exerce notável influência.

A respeito do futebol na escola Dunning (1999), faz a seguinte análise: Quando o futebol adentra à escola, percebemos a especial responsabilidade das aulas de Educação Física, que costumeiramente o incorpora como conteúdo, sob a forma do futebol de salão. Mas o futebol, pela importância cultural que adquiriu no Brasil, com frequência também está presente em outros tempos e espaços escolares como o “recreio” e intervalos das aulas, seja como prática ou nas conversas entre os alunos.

Há mais de vinte anos atrás já se caracterizava e inseria o futebol como sendo altamente difundido pelo mundo e estreitamente ligado a economia devido a seus fatores capitalistas, por ser um dos esportes mais populares do mundo, possui papel fundamental na sociedade capitalista onde vivemos, movimentando trilhões de dólares por ano. Cada vez mais, esse esporte internacional ganha novos adeptos, aumentando a atenção da mídia e o interesse de uma infinidade de pessoas no mundo todo (WAHL, 1997).

No que se refere a competição em si, atualmente, os profissionais que trabalham no futebol buscam extrair o maior desempenho técnico, tático, físico e psicológico dos atletas, o que poderá resultar em melhor desempenho dentro de campo (CAPINUSSU, 2006). Por isso, o conhecimento dos eventos que ocorrem durante o jogo pode ser uma ferramenta interessante para preparação das equipes” (GARGANTA, 2001; KUHN, 2005; LEITÃO, 2004).

No nosso país diversas são as competições entre clubes, pelos quatro cantos, do norte ao sul, do leste ao oeste, porém, dentre elas o campeonato brasileiro se destaca como sendo a mais importante. Como afirma Leitão, no Brasil, a mais importante competição é o Campeonato Brasileiro (LEITÃO, 2003).

O campeonato Brasileiro é atualmente composto por 4 divisões, sendo às séries A e B, as principais, tendo em vista que nelas se encontram as 40 melhores equipes do país, sendo 20 na série A, que é a elite do futebol nacional e 20 na série B, que é a divisão de acesso.

O intuito deste estudo é a partir da análise comparativa do quantitativo de gols total entre as 4 primeiras da série A e as 4 primeiras da série B, assim como as 4

(12)

10

últimas da série A e as 4 ultimas da série B do Campeonato Brasileiro de 2016, para assim observarmos o desempenho de gols total marcado pelas mesmas.

(13)

11 2 HIPÓTESE

As equipes melhores classificadas da série A do Campeonato Brasileiro conseguem marcar maior número de gols quando comparadas com as melhores equipes do Campeonato Brasileiro da Série B, assim como, as piores classificadas da série A conseguem marcar maior número de gols quando comparadas com as piores equipes da série B.

(14)

12 3 OBJETIVOS

3.1 Objetivo geral

Analisar e comparar o número de gols marcados pelas quatro primeiras equipes da série A com as quatro primeiras equipes da séria B; e das quatro últimas equipes da série A com as quatro últimas equipes da série B do Campeonato Brasileiro de 2016.

3.2 Objetivos específicos

 Analisar de forma comparativa as quatro primeiras e quatro últimas equipes dos Campeonatos Brasileiro das Séries A e B de 2016;

 Comparar o número de gols total das 4 primeiras equipes da série A com a quantidade marcada pelas 4 primeiras equipes da série B do campeonato brasileiro no ano do mesmo ano;

 Comparar o número de gols total das 4 últimas equipes da série A com a quantidade marcada pelas 4 últimas equipes da série B do campeonato brasileiro no ano de 2016.

(15)

13 4 METODOLGIA

O presente estudo analisou as quatro primeiras equipes classificadas da série A do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2016 com as quatro primeiras equipes do mesmo campeonato da série B comparando a quantidade de gols marcados pelos dois grupos, assim como, as quatro piores equipes classificadas da série A com as quatro piores equipes da série B, todas do CBF de 2016, observando assim qual dos grupos obteve maior quantidade de gols após o termino dos 38 jogos, tendo em vista que o CBF é o maior campeonato de futebol nacional, onde reúne as 40 melhores equipes nas séries A e B do país.

A análise dos dados foi feita através do site (http://www.resultados.com/). A partir dos dados devidamente analisados, foram somados os gols das quatros primeiras equipes da série A do campeonato brasileiro de 2016 e comparado com os da soma dos gols também das quatro primeiras equipes da série B do CBF do mesmo ano, assim observando qual dos grupos obteve maior quantidade de gols total ao fim do campeonato. Após isso, foi feito o mesmo procedimento com as quatro últimas equipes de ambas as divisões, séries A e B do campeonato brasileiro de 2016.

As quatro primeiras equipes analisadas da série A do campeonato brasileiro de 2016 foram respectivamente: Palmeiras - SP, Atlético Mineiro – MG, Santos – SP, Flamengo - RJ e Atlético Mineiro – MG, assim como as quatro primeiras equipes da série B do mesmo campeonato e ano, respectivamente: Atlético – GO, Avaí – SC, Vasco – RJ e Bahia – BA. Como dito anteriormente, foi somado o quantitativo de gols marcados pelas mesmas, observado a média e o desvio padrão, o valor total foi comparado com o obtido pelo outro grupo, ou seja, o valor das equipes da série A foi comparado com o da série B para que se pudesse observar suas respectivas diferenças e se ter a comprovação de qual grupo marcou mais gols, o mesmo método foi utilizado comparando os valores dos grupos das quatro ultimas equipes da série A do mesmo campeonato e ano, as quais foram respectivamente: Internacional – RS, Figueirense – SC, Santa Cruz – PE e América - MG, e as quatro ultimas da série B, que foram, Joinville – SC, Bragantino – SP, Tupi – MG e Sampaio Correia - MA, que tiveram seus gols comparados e assim avaliados para definição dos resultados.

(16)

14

Os dados estão apresentados em média ± desvio padrão foram calculados para todas as variáveis estudadas. Para as comparações entre grupos foi utilizado o teste T de Student não pareado, através do programa Prisma. Para todas as análises foi adotado o coeficiente de significância estatística p < 0,05.

(17)

15 5 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os resultados da análise estatística com base no teste T de student demonstraram um valor não significativo para ambos os grupos com p > 0,05. O grupo dos 4 primeiros colocados na série A (58,5 ± 4,51 gols) do Campeonato Brasileiro de 2016 marcaram mais gols que o grupo dos 4 primeiros colocados da série B (54,0 ± 6,48 gols) (Gráfico 1), assim como os 4 últimos colocados da série A (33,25 ± 9,25) marcaram mais gols que os 4 últimos colocados da série B (32,75 ± 4,99) (Gráfico 2) porém o resultado não foi significativo (p>0,05).

Gráfico 1- Quatro primeiras equipes classificadas nas séries A e B do Campeonato Brasileiro de 2016.

Fonte: ARAÚJO JUNIOR, J.C, 2017. Elaborado através do programa GraphPad Prism 5.

Nota: Média e Desvio Padrão dos gols marcados pelas 4 equipes melhores classificadas nas séries A

e B do Campeonato Brasileiro. Resultado não significativo p> 0,05. Fonte: Formatado pelo próprio autor através do programa GraphPad Prism 5, 2017.

(18)

16

Gráfico 2: Quatro últimas equipes classificadas nas séries A e B do Campeonato Brasileiro de 2016.

Fonte: ARAÚJO JUNIOR, J.C, 2017. Elaborado através do programa GraphPad Prism 5.

Nota: Média e Desvio Padrão dos gols marcados pelas 4 equipes piores classificadas nas séries A e

B do Campeonato Brasileiro. Resultado não significativo p> 0,05. Fonte: Formatado pelo próprio autor através do programa GraphPad Prism 5, 2017.

Gráfico 3: Média de gols dos 4 melhores classificados nas séries A e B do Campeonato Brasileiro de 2016 em comparação com os principais campeonatos europeus na temporada 2016-17.

(19)

17

Gráfico 4: Média de gols dos 4 piores classificados nas séries A e B do Campeonato Brasileiro de 2016 em comparação com os principais campeonatos europeus na temporada 2016 -17.

Fonte: ARAÚJO JUNIOR, J.C, 2017. Elaborado através do programa Microsoft Excel, 2017.

Com base nos dados do gráfico 1, podemos perceber que a diferença entre o grupo dos primeiros classificados da série A do CBF em comparação com o grupo dos primeiros classificados da série B do CBF, o valor obtido pelo grupo da série A, como esperado, foi superior ao do grupo da série B, porém, com uma diferença pequena. Esse resultado nos mostra que as equipes da série A marcam uma maior quantidade de gols, mesmo que seus adversários sejam superiores aos da série B mas alguns pontos podem influenciar no desempenho, como a qualidade técnica de seus jogadores, a qualidade dos gramados, a condição financeira e estrutural das equipes, propiciando assim um melhor capacidade para o treinamento e evolução da equipe. Esses valores obtidos quando relacionados com as principais ligas europeias como a alemã, inglesa, espanhola, italiana, e francesa, a partir dos dados obtidos através do site (http://www.resultados.com/), podemos observar que os europeus acabam tendo um desempenho ainda maior (GRÁFICO 3) dos 4 primeiros classificados da sua respectiva divisão de elite, que equivale a nossa série A, em comparação com os 4 primeiros classificados na divisão de acesso, que é equivalente a série B. Na Alemanha, por exemplo, a temporada 2016-17 tem o grupo dos 4 primeiros da DE com média de 72,75 (291 gols no total) enquanto as 4 primeiras equipes da DA ficaram com média de 53,75 gols (215 gols no total), (No

(20)

18

brasil os valores e médias equivalentes são de 233 gols com média de 54,25 e de 216 gols com média de 54,00 respectivamente). Vale ressaltar, que o campeonato alemão tem apenas 18 equipes em suas divisões e que mesmo com 4 jogos a menos por temporada. Em outros campeonatos da Europa as diferenças também podem ser facilmente notadas. Na Inglaterra por exemplo, durante a temporada 2016-17 o grupo dos 4 clubes da DE tem média de 82,25 (329 gols no total) enquanto que o grupo dos 4 primeiros da DA tem média de 71,75 (287 gols no total) mesmo tendo a DA com 24 clubes, 4 a mais que na DE. Portanto, mesmo com mais jogos e assim com mais possibilidades de marcar mais gols, as equipes da DA tem média inferior as equipes da DE. Na Espanha a temporada 2016-17 tem os 4 primeiros classificados da DE ficaram com média de 90,95 (361 gols no total) enquanto que os 4 primeiros da DA têm média de apenas 56,75 (227 gols no total). Já no futebol italiano de mesma temporada, 2016-17, o grupo dos 4 primeiros da DE tem média de 80,75 (323 gols no total) enquanto que os da DA tem média de 60,25 (241 gols no total). Da mesma forma que no inglês, na DA da Espanha assim como da Itália, contém mais equipes que na DE desses países, 2 a mais, e mesmo assim podemos observar a diferença dos valores entre os mesmos. Na França os valores de média obtidos foram de 82,75 (330 gols no total) para o grupo da DE e de 59,25 (237 gols no total) para o grupo da DA, valores interessantes para serem precisamente comparados com o brasil, tendo em vista que ambas as divisões têm quantitativo de 20 clubes assim como em nosso campeonato, e assim observamos a superioridade de média das equipes da DE em comparação com as da DA. Tais achados na Europa, podem se caracterizar ainda mais pelos fatos citados anteriormente, como a qualidade técnica de seus jogadores, a qualidade dos gramados, a condição financeira e estrutural das equipes, dentre fatores de preparação envolvidos nas equipes os quais influenciariam diretamente em campo e no sucesso do resultado entre elas.

Com base no gráfico 2 podemos observar que as equipes da série A do CBF também se mostram em vantagem, porém, de forma ainda menor que a diferença vista entre as 4 primeiras equipes melhores classificadas da série A do CBF em comparação com as 4 melhores equipes classificadas da série B do CBF, aspectos interessantes podem ser levantados a partir disso, as equipes da série A do CBF teoricamente deveriam conseguir uma diferença com um grau de significância maior que o apontado nos dados, tendo em vista os fatores já citados

(21)

19

anteriormente de técnica da equipe e condições estruturais e financeiras de maior porte. Quando analisamos as ligas europeias assim como feito com as primeiras equipes classificadas nas suas divisões de elite (DE) e de acesso (DA) (GRÁFICO 4) podemos observar dados interessantes, diferentemente dos primeiros classificados que mostraram a superioridade das equipes da DE, em nenhuma das ligas, as equipes piores classificadas da DE obtiveram maior média de gols que a das equipes piores classificadas na DA.

Na Alemanha, por exemplo, o grupo da DA obteve média de 36,5 (146 gols no total) enquanto que o grupo da DE obteve média de 35,5 (142 gols no total) tendo a mesma quantidade de equipes em ambas as divisões. Na Inglaterra a diferença fica ainda maior quando comparamos os grupos, a DA teve média de 48,75 (195 gols no total) enquanto que a DE obteve média de 33,25 (133 gols no total), vale ressaltar mais uma vez que na Inglaterra a DA tem 4 clubes a mais que a DE, tendo um total de 8 jogos a mais para cada equipe, o que influencia também no resultado. Na Espanha o grupo da DA obteve média de 43,25 (173 gols no total), já os da divisão DE obtiveram média de 37 (148 gols no total).

Na Itália o valor de média alcançado pelo grupo da DA foi de 34,75 (139 gols no total) e o valor de média do grupo da DE foi de 33,25 (133 gols no total), mais uma vez os dados sofrem interferência devido a quantidade de clubes, onde na DA contém 2 clubes a mais fazendo assim com que se tenha 4 jogos a mais para cada equipe em relação com as equipes DE. Na França, onde assim como no brasil ambas as divisões têm a mesma quantidade de equipes, 20 para cada, o valor foi absolutamente igual entre elas, ambos conseguiram média de 34,5 (138 gols no total).

Os valores observados nas ligas europeias demonstram assim como nos grupos das 4 equipes melhores classificadas que as piores equipes classificadas nesses países quando comparados com o brasil, também conseguem marcar uma maior quantidade de gols durante todo o campeonato, vale ressaltar que algumas dessas ligas analisadas, tem uma quantidade maior de equipes comparada com a quantidade de equipes do Campeonato Brasileiro de Futebol (CBF) da série B, sendo assim os valores alcançados por elas tem influência direta no resultado devido a esta diferença.

(22)

20 6 CONCLUSÃO

Mesmo a diferença não sendo estatisticamente significativa, no Campeonato Brasileiro de Futebol de 2016, as 4 equipes melhores classificadas na série A marcaram mais gols que as 4 equipes melhores classificadas na série B, assim como, as 4 piores equipes classificadas da série A também conseguiram uma maior quantidade de gols marcados quando comparadas com as 4 piores equipes classificadas da série B, muito provavelmente por conta da a qualidade técnica de seus jogadores, da condição financeira e estrutural dos clubes, propiciando assim um melhor capacidade para o treinamento e desempenho da equipe.

(23)

21 REFERÊNCIAS

CAPINUSSÚ, J. M. Manifestações interdisciplinares no esporte. Revista de

Educação Física, Rio de Janeiro, n. 135, p. 52-57, nov. 2006.

DA MATTA R. O universo do futebol: esporte e sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1982.

DAOLIO J. Futebol, cultura e sociedade. Campinas: Autores Associados, 2005. DUNNING E. Sport matters: sociological studies of sport, violence and

civilization. London: Routledge, 1999.

GARGANTA, J. A análise da performance nos jogos desportivos. Revisão acerca da análise do jogo. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, Porto, v.1, n. 1, p. 57-64, jan./abr. 2001.

KUHN, W. Changes in professional soccer: a qualitative and quantitative study. In: REILLY T. et al. Science and football V. London: Routledge, 2005. p. 194-200. LEITÃO, R. A. A. et al. Análise da incidência de gols por tempo de jogo no

campeonato brasileiro de futebol 2001: estudo comparativo entre as primeiras e últimas equipes colocadas na tabela de classificação. Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 1, n. 2, nov. 2003.

LEITÃO, R. A. A. Futebol: análises qualitativas e quantitativas para verificação e

modulações de padrões e sistemas complexos de jogo. 2004. 90 f. Dissertação

(Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.

REIS HHB, Escher TA. Futebol e sociedade. Brasília: Líber; 2006.

RINALDI W. Futebol: manifestação cultural e ideologização. Revista de Educação

Física/UEM. Maringá, v. 11, n.1, p.167-172, 2000.

Referências

Documentos relacionados

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

número é encontrado, adicionando a soma do valor de todas as letras do número é encontrado, adicionando a soma do valor de todas as letras do primeiro nome ou prenome (de nome

Esta pesquisa tem como objetivo avaliar as características e o potencial do Resíduo de Mármore como material de substituição parcial do cimento Portland em concreto tanto no

Um novo método é proposto para a extração em tempo real da componente da corrente de seqüência negativa, apresentando um bom desempenho em comparação com os outros métodos.

Como hipótese, assumiremos que o desenvolvimento de um modelo matemático diferente do tradicional poderia, por permitir a criação de personagens com comportamentos adaptáveis a

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São