• Nenhum resultado encontrado

Ponto de Apoio - Revista Planeta Azul

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ponto de Apoio - Revista Planeta Azul"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

S

S

S

S

ugestões de atividades e reflexões a serem

*desenvolvidas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, para as histórias publicadas na revista Planeta Azul - Edição 146.

Confira também:

Os valores que as histórias possibilitam refletir;

Os temas transversais relacionados e

As atividades permanentes que podem ser realizadas.

Po

nto

d

e

Apo

io

R

ev

is

ta

Pl

an

eta

Az

ul

Tema do mês - Alegria

Objetivo: Compreender que a alimentação com energia vital favorece ao ser humano a possibilidade de uma vida mais

saudável, por meio de mudanças de hábitos alimentares, bem como, desfrutar de momentos alegres quando preparamos um prato para saborearmos coletivamente.

(2)

Alegria e pontualidade – Compartilhando com o amigo – Sendo prestativo – Sendo independente – Lindas flores, linda amizade – Mão e contramão – Fazer o bem faz bem – Doçura em família – Ajudan-do a mamãe com muito amor – Um carinho vale ouro – A beleza começa pela limpeza – Boas escolhas

Na história Alegria e pontualidade, vamos trabalhar sobre a importância da pon-tualidade, da alegria, da educação e do bom humor. Compreendendo que precisa-mos ser pontuais em nossos compromissos.

A pontualidade está diretamente ligada à sinceridade. Do início ao término de uma aula, por exemplo, temos compro-missos, que envolvem diversas pessoas, como pais, profes-sores, amigos, funcionários da escola, entre outros e, neste sentido, a nossa postura precisa ser íntegra, cumprindo e respeitando os horários, e ainda, sempre que possível, che-gar com dez ou quinze minutos de antecedência.

Ao manter esta postura, pensando no bem estar do próximo, vamos refletir com os alunos, sobre a importância da simpatia e bom humor. Ensine e incentive-os à pe-quenas práticas, usando palavras de afeto, onde quer que estejam, na escola, em casa, com parentes, amigos, etc, desejando sempre: bom-dia, tarde, boa-noite... Fazendo com que o aluno sinta-se bem e tenha o hábito, de praticar a sim-patia e boa educação, perguntando às pessoas: “Como você está?” ou desejando, bom retorno, boa viagem, etc. São pequenas práticas que podem mudar o dia das pessoas deixando-as mais felizes.

Treine este hábito com os alunos em sala de aula, para que compreendam e colo-quem em prática.

Em Compartilhando com o amigo, podemos compreender a importância a ami-zade, do olhar atento, atitudes de desapego e altruísmo.

Incentivando os alunos a serem solidários, inclusive em situações de brincadeiras e/ou aulas esportivas.

Valores

Alegria, amizade, percepção, autonomia, altruísmo, amor filial, confiança, carinho e companheirismo.

Temas transversais

Ética e Pluralidade Cultural.

Atividades permanentes

Ikebana, Campanha do obrigado, Horta e Cozinha experimental.

“(...) Quando um homem pratica o Bem, seus pensamentos emanam do amor, da misericórdia, da justiça social e, em sen-tido amplo, do amor à humanidade. (...)”

Mokiti Okada

(3)

Observe o personagem Dourado, antes constrangido e, chatea-do, por não ter como brincar. Explore com os alunos: “Ele estava sem pipa. Por quê será?”. Esqueceu em casa? Não teve como comprar? Não sabe fazer pipa? Aliás, por que usamos este no-me? Pipa? Você conhece outros? Como: Papaguaio de papel, Maranhão, Capucheta e muitos outros... Cada região utiliza um termo diferente? Quais conhecem? Você já brincou? Sabe fazer uma pipa ou conhece quem sabe?

Reforçar com os alunos, cada vez mais, a prática da ação altruísta e, se mantiver-mos amigos, a todos os momentos, poderemantiver-mos compartilhar nossas alegrias, triste-zas, brinquedos, brincadeiras, etc, ou seja, teremos oportunidades de compartilhar momentos inesquecíveis em nossas vidas.

Na história Sendo prestativo, os alunos compreenderão a importância do cuidado e atenção com os pais e familiares. Observe que o perso-nagem Abelhudinho, ofereceu a ajuda para sua mãe, antes dela sair de casa, deixando tudo combinado, influenciou na atitude do pai e, além de contribuírem ao dividir o peso das sacolas, demonstraram carinho e companheirismo ao encontrarem com a Dona Zumbida no ponto de ônibus.

Dentre tantas reflexões que esta história possibilita, observe o uso da tecnologia, para nos auxiliar nas atitudes de boas ações. Dialogue com os alunos sobre as mudanças que observam, em suas vidas, com a influência positiva e aprendizados da Turma do Planeta Azul.

Através da história Sendo independente, vamos exemplificar sobre a importância dos cuidados pessoais e para com a família. Percebendo que muitas vezes, apenas pelo fato de sermos independentes, já estamos contribuindo.

Propor aos alunos que contem para os colegas como é o dia-a-dia de suas famílias, quais são seus hábitos em casa, se ajudam em alguma tarefa, quais são as tarefas executadas somente por adultos, outras em que os alunos podem contribuir, regras que devem ser obedecidas, etc. Incentivando pequenas atitudes de autonomia, como organização, respeito e percepção.

Em Lindas flores, linda amizade, aprendemos que precisamos cuidar das plan-tas com dedicação e sentimento de carinho. Dentre as possíveis reflexões,

de-monstre aos alunos que a flor é a expressão máxima de beleza na natureza e sua missão é alegrar a vida das pessoas.

Trabalhando também sobre amizade e companheirismo.

Quais são as atitudes que podemos ter quando um colega de sala, por algum motivos não pode ir à escola? Guardar materiais entre-gues? Explicar o conteúdo da disciplina? Auxiliá-lo no que for pre-ciso? Preocupar-se com a falta do amigo e se está precisando de alguma coisa? Nas escolas em que tiver a horta, cuidar do vaso do amigo? Enfim... Atitudes, que se comprometem a pensar no outro.

(4)

Na história Mão e contramão, vamos ilustrar a importância dos cuidados e aten-ção que devemos ter no trânsito. Leis, tanto para motoristas como para pedestres. Qual é o nosso papel como cidadão? Como evitar acidentes? Atenção para o cinto de segurança que o personagem motorista utiliza e que está correto. Bom exem-plo! Porém, o mesmo motorista cometeu uma infração de trânsito muito grave, fa-lando ao celular enquanto dirigia. Por isso, quase entrou na contramão, podendo causar um grave acidente. Ainda bem que a Turma do Planeta Azul estava lá e, Abelhuda deu o recado! Para que os alunos compreendam algumas leis de trânsi-to, proporcione uma atividade, conforme faixa etária, utilizando os recursos possí-veis da escola e/ou encenações... Confeccionando suas próprias carteiras de

habi-litação, nas categorias bicicleta com ou sem rodas auxili-ares, motoca, patinete ou outros veículos autorizados. Colocando o aprendizado em prática, no pátio da esco-la, com uma pequena representação de ruas e avenidas, com faixas de pedestres, obstáculos, semáforos, etc. Em Fazer o bem faz bem, precisamos compreender que podemos contribuir com a felicidade das pessoas, com um olhar especial, com carinho e pequenas atitudes. Até mesmo com pessoas que às vezes nem conhecemos ainda.

Observe, ao ler o cartaz, logo a Abelhuda mobilizou-se e, as três personagens ficaram atentas por alguns dias, empenhando-se em achar o cachorrinho perdido. Espalharam ainda mais a notícia, quando um belo dia: o encontraram! Neste sentido, podemos re-fletir com os alunos de que forma podemos contribuir com a felici-dade de pessoas que não conhecemos ou dos colegas e

familia-res? Exercite a Campanha do Obrigado, ilustrando as inúmeras maneiras de ga-nharmos um “obrigado” de alguém.

A história Doçura em família, nos faz compreender que o amor filial, o compa-nheirismo e a atitude de servir, pode estar presente no dia-a-dia, nos gestos mais

singelos. Ao abordar o assunto com os alunos, aproveite para registrar de-poimentos em um cartaz ou outro recurso, utilizando este material em reu-niões de pais, observando também o envolvimento deles, no sentimento e participação dos filhos dentro de casa. Desenvolvendo um diálogo de uni-ão familiar. Nesta história, trabalhe também com a Cozinha experimen-tal. Hum... cheirinho de bolo... Faz você lembra do quê? Ou de quem? Em Ajudando a mamãe com muito amor, vamos abordar a atenção dos filhos nos cuidados com os pais e a ajuda em pequenas tarefas. Observe: a mãe do Cas-cudão estava gripada. CasCas-cudão atento, começou a ajudar nas tarefas, sem sequer ela precisar pedir. Rapidamente, encheu as garrafas de água a serem colocadas na geladeira e depois de tudo terminado, serviu um chazinho... Com tanto carinho, sua mãe melhorou. Atenção para o vermelhinho do nariz, mostre aos alunos como

ela melhorou... Quem já praticou algo semelhante?

Confeccione um álbum de figurinhas de boas atitudes ou outro material que ilustre bons exemplos, para que os alunos possam oferecer à alguém especial, família ou amigos.

(5)

Na história Um carinho vale ouro, também vamos refletir que podemos contribuir com a felicidade dos nossos pais, com atitudes simples de amor e compreensão. Por que será que o pai da Abelhuda estava triste? O que aconteceu? Veja as dife-rentes opiniões dos alunos... Já observamos isto em casa? O que

de-vemos fazer para ajudar? Ser bom ouvinte, dar bons conselhos, ofe-recer um ombro amigo, presentear com Ikebana... Após reflexões, sugira uma produção de texto a partir do seguinte tema: “Amo a mi-nha família...”. Na Educação Infantil, produzir desenhos e entendi-mentos no papel de metro para exposição.

Através da história A beleza começa pela limpeza, trabalhe sobre amor familiar, respeito e carinho com os mais velhos. Atitude de servir, companheirismo e aten-ção. Aborde conceitos como limpeza, organização e beleza.

Convidar os alunos para uma boa observação do pátio: fazer uma visita antes do recreio e outra logo depois desse período, porém antes do momento da limpeza.

Você pode fotografar os mesmos lugares, nos dois momentos. Organizar uma roda de conversa e mostrar as imagens. É impor-tante que eles relatem o que viram e que tenham percebido di-ferenças entre o "antes" e o "depois". Compreendendo que um lugar limpo e organizado, fica mais bonito e todos precisam ter esse comprometimento, tanto na escola, como em casa ou qual-quer outro lugar. Sugestões para jogos e brincadeiras educativas, sobre a impor-tância da organização, em http://www.planetaazul.com.br/jogos.php

Em Boas escolhas, podemos sugerir diversos aprendizados e reflexões, traba-lhando sobre a importância da alimentação saudável e do convívio familiar. Com a devida atenção e respeito, aprendemos muito com os nossos pais. Atenção especi-al para a fespeci-ala de Abelhuda: “É mãe... Aprendi com a Senhora!”

Proporcione também, um momento de pesquisa com os alunos, mostrando a função dos alimentos em relação ao corpo, com a Pirâ-mide alimentar. Mokiti Okada, afirma que o fundamento da saúde é ingerir-se de alimentos que contenham grande quantidade de energia vital, sendo muito mais inteligente consumir verduras

fres-cas e sem agrotóxicos. Reflita sobre isso com os alunos! E relembre todas as ale-grias que alcançamos, com a construção da Horta na escola e/ou em casa.

Lixo separado, benefício redobrado – Uso consciente – Água preciosa água

Valores

Gratidão, respeito e cuidados com a natureza, alegria, participação, atenção, dedicação e cidadania.

HISTÓRIAS RELACIONADAS

Temas transversais

Meio Ambiente, Saúde e Pluralidade Cultural.

Atividades permanentes

(6)

Na história Lixo separado, benefício redobrado, vamos compreender que a reci-clagem do lixo, pode ser realizada de forma simples, no

dia-a-dia, dentro de casa. Separando o lixo úmido, do lixo seco, já esta-mos contribuindo para o meio ambiente. Vaesta-mos nos tornar cida-dãos conscientes em relação ao assunto. Através de pesquisas a serem feitas, solicite que os alunos tenham esta prática em casa, às vezes, ensinando até mesmo os pais. Acesse o site: http:// separeseulixo.com.br/ , você encontrará alguns panfletos e

infor-mativos, para impressão. Atenção para o Pensamento da semana. Elabore com os alunos do infantil um "Basquete da Reciclagem". Com cestos para lixo úmido e lixo seco, com peças e/ou figuras ilustrativas de cartolina ou outros materiais.

Em Uso consciente, vamos conscientizar os alunos, de que a água é um bem preci-oso, que precisamos valorizá-la e usá-la com sabedoria.

Incentivando os alunos na economia de água.

Estamos vivendo um extenso período de seca e fazer a nossa parte como cidadão, será decisivo para o nosso futuro. A falta de água acar-reta em muitas perdas para a natureza e para o homem. Causando sé-rios danos ambientais: aumento de poluição, perda de espécies, per-da de alimentos e muitos outros. O Peperiquito é um belo exemplo de cidadão comprometido, não desperdiça nem mesmo a água fria que cai do chuveiro, até que se esquente... E você? Tem alguma dica de economia? Registre no Livro da aprendizagem e envie para a Turma do Planeta Azul!

O mesmo ocorre na história Água preciosa água, a economia de água, pode ser feita de todas as maneiras. Vamos refletir sobre pequenas atitudes, que fazem a di-ferença num todo. O Mestre Coruja também faz a parte dele. E você? Parece pouco, mas imagine se todos nós jogássemos um restinho de água do copo, no ralo, todas

as vezes em que fossemos beber água? Reflita... E dê exemplo imediata-mente! Reforce o aprendizado com os alunos, sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos, trabalhando tam-bém com um Relaxamento e Músicas do projeto.

“Podemos observar uma ordem natural nas atividades de todo o Universo. Considera-se realmente homem o indivíduo que reconhece a obediência e a ordem como fator natural do progresso.”

Mokiti Okada

Fundação Mokiti Okada

Rua: Morgado de Matheus, 77, Vila Mariana, São Paulo – SP, CEP: 04015-050 www.fmo.org.br www.planetaazul.com.br facebook.com/projetoplanetaazul Telefone: (11) 5087-5098 contato@planetaazul.com.br Coordenação Geral

Miguel Ângelo Lopes

Coordenação Pedagógica

Referências

Documentos relacionados

A disciplina terá como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o SIGAA, no qual serão disponibilizados artigos, exercícios, enquetes, vídeo-aulas e link para as

a) Resposta pessoal. Espera-se que o aluno entenda o texto e a moral, tipo de explicação ou história contada ou recontadaque podem acontecer na vida real. Na fábula a raposa

2) Com as restrições ambientais dificultando a incorporação de novas áreas de floresta densa, os agricultores já estão utilizando fertilizantes e corretivos para viabilizar

 Vários anos gastos para correlacionar a oscilação do gerada pelo relógio atômico com a hora astronômica. – Em 1955 com a UT2 – Depois com

No que diz respeito à insuficiência de médi- cos por habitantes na Atenção Primária à Saúde (APS), a maior carência ocorre nos municípios da Região Nordeste, onde 49,3%

Consultores experimentando os dois produtos têm nos relatado que com o ChangeMan ZMF eles têm desfrutado de uma administração mais fácil, processos de promoção e de

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

Observem também esta 2ª imagem do interior da livraria Dentu, que talvez traga a data errada, já que pelo menos no início de 1829 a livraria ainda não tinha se mudado para a