• Nenhum resultado encontrado

PORTARIA SEMEB Nº 31, DE 04 DE DEZEMBRO DE 2020.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PORTARIA SEMEB Nº 31, DE 04 DE DEZEMBRO DE 2020."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1  RUA CEL. CONRADO CALDEIRA Nº 470 – CENTRO – BEBEDOURO/SP - CEP-14701-000 -  17-3344-6100

www.bebedouro.sp.gov.br / educacao@bebedouro.sp.gov.br

PORTARIA SEMEB Nº 31, DE 04 DE DEZEMBRO DE 2020.

Homologando Deliberação CME nº 01/2020. O Secretário Municipal de Educação de Bebedouro, usando de suas atribuições legais e com

fulcro no artigo 13, da lei 5060 de 09 de dezembro de 2015, Resolve:

Artigo 1º Fica homologada a Deliberação CME nº 01/2020, do Conselho Municipal de

Educação de Bebedouro, que reorganiza no Sistema Municipal de Ensino de Bebedouro, o regime de progressão continuada no ensino fundamental.

Artigo 2º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições

em contrário.

Bebedouro, 04 de dezembro de 2020.

DELIBERAÇÃO CME Nº 01/ 2020.

Reorganiza no Sistema Municipal de Ensino de Bebedouro, o Regime de Progressão Continuada nos anos iniciais do ensino fundamental.

O Conselho Municipal de Educação de Bebedouro, com fundamento no artigo 32 da Lei Federal 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996, e atendendo a necessidades pedagógicas do Sistema Municipal de Ensino de Bebedouro,

DELIBERA

Art. 1º Fica reorganizado no Sistema Municipal de Ensino de Bebedouro, nos anos iniciais do ensino fundamental, o regime de progressão continuada, com duração de 5 anos.

§ 1º - O regime, de que trata este artigo, será organizado em dois ciclos, a saber: 1- Ciclo I A – de 1º a 3º anos;

2- Ciclo I B – de 4º a 5º anos.

RODOLFO AUGUSTO RODRIGUES Secretário Municipal de Educação

RG. 26.789.767-4

(2)

2  RUA CEL. CONRADO CALDEIRA Nº 470 – CENTRO – BEBEDOURO/SP - CEP-14701-000 -  17-3344-6100

www.bebedouro.sp.gov.br / educacao@bebedouro.sp.gov.br

§ 2º O regime de progressão continuada não deve ser entendido como promoção automática. § 3º Este regime deverá garantir a avaliação formativa do processo ensino aprendizagem, o qual deve ser objeto de recuperação contínua e paralela, a partir da análise de resultados periódicos de competência.

Art. 2º Ao final do Ciclo I A e do Ciclo I B, os alunos que não se apropriaram dos conhecimentos básicos esperados serão mantidos nos referidos ciclos.

§ 1º Os alunos considerados no caput deste artigo serão incluídos em classes regulares, garantindo-se estratégias metodológicas variadas que abordem conteúdos a partir de conhecimentos prévios destes alunos.

§ 2º Os professores responsáveis por estas classes deverão conceber e coordenar situações problemas ajustadas ao nível e às possibilidades dos alunos considerados e administrar a heterogeneidade destas classes; observar, refletir e registar a evolução do processo de construção de conhecimento de cada um.

§ 3º No regime de Progressão Continuada, nos anos intermediários (2º e 4º ano), o aluno avança para o ano seguinte e deve ser registrado no Histórico Escolar “rendimento satisfatório”, com nota igual ou superior a 5 (cinco).

Art. 3º A idade referencial para a matrícula inicial no ensino fundamental será de seis anos completos até 31/03.

§ 1º O mesmo referencial será adaptado para a matrícula nas etapas seguintes à inicial. §2º A matrícula do aluno transferido ou oriundo de fora do Sistema Municipal de Ensino terá como referência, além da idade e dos dados de transferência, a avaliação de competências, com fundamento nos conteúdos mínimos obrigatórios, nas Diretrizes Curriculares Nacionais e na Base Nacional Comum Curricular, realizada por professor designado pela direção da escola. Esse gestor indicará a necessidade de eventuais estudos de aceleração ou de adaptação, mantida preferencialmente a matrícula no período adequado, em função da idade.

§ 3º A avaliação de competências poderá indicar que o aluno que apresente deficiência receba complementação ou suplementação em salas de recursos multifuncionais para atendimento educacional especializado com professores especializados nesta área, as quais funcionarão em período contrário das classes regulares, a serem frequentados por estes alunos.

Art. 4º O projeto educacional, objeto desta Deliberação, deverá ser integrado ao Projeto Político Pedagógico de cada unidade escolar, devendo especificar, entre outros aspectos, mecanismos que assegurem:

(3)

II- Avalição da aprendizagem ao longo do processo, conduzindo a uma avaliação contínua e cumulativa da aprendizagem do aluno, de modo a permitir a apreciação de seu desempenho em cada ciclo considerado;

III- Conteúdos essenciais e indicadores de desempenho de cada ciclo considerado;

IV- Atividades de reforço e de recuperação ao longo do ciclo considerado;

V- Meios alternativos de adaptação, de reforço, de reclassificação, de reconhecimento, de aproveitamento de estudos;

VI- Controle de frequência de alunos;

VII- Formas de implantação, implementação e avaliação do projeto; VIII- Dispositivos regimentais adequados;

IX- Articulação com as famílias no acompanhamento do aluno ao longo do processo, fornecendo-lhes informações sistemáticas sobre frequência e aproveitamento escolar.

Art. 5º Com o fim de garantir a frequência mínima de 75% por parte de todos os alunos, as escolas de ensino fundamental devem tomar as seguintes providências (além daquelas a serem adotadas no âmbito do próprio estabelecimento de ensino):

I- Alertar e manter informados os pais quanto às suas responsabilidades no tocante à

educação dos filhos, inclusive no que se refere à frequência dos mesmos;

II- Tomar as providências cabíveis, no âmbito da escola, junto aos alunos faltosos e

respectivos professores;

III- Encaminhar a relação dos alunos que excederam o limite de 20% de faltas ao Conselho Tutelar, com cópia para a Secretaria Municipal de Educação, solicitando a devida colaboração.

Art. 6º Cabe à supervisão do Sistema Municipal de Ensino orientar e acompanhar a elaboração e a execução da proposta educacional dos estabelecimentos de ensino, verificando periodicamente os casos especiais, previstos nos parágrafos 2º e 3º do artigo 3º desta Deliberação.

Art. 7º Esta Deliberação entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário, em especial a Deliberação CME nº 06, de 16 de novembro de 2003 e a Deliberação CME nº 04, de 05 de dezembro de 2005.

Bebedouro, 02 de dezembro de 2020. Rosineide de Andrade Rocha

Presidente do CME

(4)

1  RUA CEL. CONRADO CALDEIRA Nº 470 – CENTRO – BEBEDOURO/SP - CEP-14701-000 -  17-3344-6100

www.bebedouro.sp.gov.br / educacao@bebedouro.sp.gov.br

PORTARIA SEMEB Nº 32, DE 04 DE DEZEMBRO DE 2020.

Homologando Parecer CME nº 03/2020. O Secretário Municipal de Educação de Bebedouro, usando de suas atribuições legais e com

fulcro no artigo 13, da lei 5060 de 09 de dezembro de 2015, Resolve:

Artigo 1º Fica homologado o Parecer CME nº 03 de 02 de dezembro de 2020, do Conselho

Municipal de Educação de Bebedouro, favorável acerca dos critérios para aprovação e retenção de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental do Sistema Municipal de Ensino de Bebedouro.

Artigo 2º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições

em contrário.

Bebedouro, 04 de dezembro de 2020.

PARECER CME Nº 03/2020

Após análises e discussões, realizadas em Sessão Ordinária, no dia 02 de dezembro de 2020, o Conselho Municipal de Educação vem, por meio deste, emitir Parecer Favorável acerca dos critérios para aprovação e retenção de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, previstos no documento emitido a este Colegiado em 30/11/2020.

Bebedouro, 02 de dezembro de 2020.

Rosineide de Andrade Rocha Presidente do CME de Bebedouro

RODOLFO AUGUSTO RODRIGUES Secretário Municipal de Educação

(5)

Rua Coronel Conrado Caldeira, 470 – Centro – Bebedouro/SP CEP: 14.701-000 Telefone: 17-3344-6100 www.bebedouro.sp.gov.br / educacao@bebedouro.sp.gov.br

1 PORTARIA SEMEB Nº 33, DE 04 DE DEZEMBRO DE 2020.

Estabelece critérios para aprovação, retenção e registros escolares dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental do Sistema Público Municipal de Ensino de Bebedouro e dá outras providências.

O Secretário Municipal de Educação de Bebedouro no uso de suas atribuições legais, tendo em vista a adoção do ensino remoto emergencial como medida preventiva a disseminação e contágio da COVID - 19, e considerando:

a excepcionalidade da realização de atividades escolares não presenciais durante o ano letivo de 2020, bem como a desigualdade nas condições materiais dos estudantes para a realização dessas atividades fora da escola;

 o Parecer CNE/CP n° 5/2020 que trata da Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da Covid-19.

 Parecer CNE/CP n° 11/2020 que trata das Orientações Educacionais para a Realização de Aulas e Atividades Pedagógicas Presenciais e Não Presenciais no contexto da Pandemia.

 Deliberação CME nº 01/2020, que reorganiza no Sistema de Ensino Municipal de Bebedouro

o regime de progressão continuada nos anos iniciais do ensino fundamental.

 A Portaria SEMEB nº 10, de 15/06/2020, que dispõe sobre as diretrizes e estratégias para

execução de regime especial de aulas não presenciais para o ensino fundamental do sistema público municipal de ensino de Bebedouro durante a suspensão das atividades escolares e normas complementares.

 A publicação da Resolução Seduc-82, de 10-11-2020, que dispõe sobre os critérios de aprovação e retenção no ano letivo de 2020 na rede estadual de ensino.

 O disposto no artigo 11, inciso I da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBN, Lei 9.394/1996, os municípios incumbir-se-ão de “organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados”.

 a necessidade de se garantir a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, de acordo com o Art. 206, inciso I, da Constituição Federal de 1988;

a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBN, Lei 9.394/1996, que estabelece a

possibilidade de organização da educação básica em ciclos, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar;

(6)

Rua Coronel Conrado Caldeira, 470 – Centro – Bebedouro/SP CEP: 14.701-000 Telefone: 17-3344-6100 www.bebedouro.sp.gov.br / educacao@bebedouro.sp.gov.br

2

 o conceito de reordenamento da trajetória escolar em um continuum de dois anos/séries constante do Parecer CNE/CP 15/2020;

 o Parecer CME nº 03/2020 de 02/12/2020- que aprova os critérios para aprovação, retenção e registros dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental do Sistema Público Municipal de Ensino de Bebedouro elaborados pela Secretaria Municipal de Educação.

RESOLVE

Artigo 1º – No Sistema Público Municipal de Ensino de Bebedouro, excepcionalmente, devido à

pandemia de Covid19, os anos letivos de 2020 e 2021 serão considerados como um único ciclo contínuo compreendido como o conjunto dos oito bimestres letivos correspondentes.

Artigo 2º - Os estudantes matriculados na 2ª etapa da Educação Infantil e nos anos iniciais do

ensino fundamental devem ser matriculados no ano/série subsequente em 2021 em regime de progressão continuada, exceto os estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA matriculados em 2020.

Artigo 3º - Os estudantes matriculados nos 5º Anos, em 2020, cadastrados na Secretaria Digital

Escolar - SED como público alvo da Educação Especial poderão, após análise da equipe gestora e da especialista da área, com a anuência dos pais ou responsáveis, serem mantidos matriculados no mesmo ano/série como oportunidade da permanência em ambiente alfabetizador.

Artigo 4º - Os pedidos de transferência de estudantes que solicitem mudança de escola para outro

sistema de ensino devem ser acompanhados de relatório de avaliação diagnóstica, com base no seu desempenho ao longo de 2020.

Artigo 5º – As escolas de ensino fundamental oferecerão a todos os estudantes oportunidades para

que realizem, ainda no ano letivo de 2020, as atividades não presenciais para que se considerem estudantes frequentes.

Artigo 6º - A frequência dos alunos deverá ser registrada no diário de classe do professor a partir

dos seguintes critérios:

I - Realização de atividades enviadas na plataforma digital ou outras mídias digitais; II - Realização de atividade impressa retirada e entregue na escola;

III - Realização de conjunto de atividades de compensação de ausências;

IV - Participação, comunicação e interação por meio de mídias digitais ou plataforma digital e ou

presencial.

(7)

Rua Coronel Conrado Caldeira, 470 – Centro – Bebedouro/SP CEP: 14.701-000 Telefone: 17-3344-6100 www.bebedouro.sp.gov.br / educacao@bebedouro.sp.gov.br

3 Artigo 7º - A compensação de ausências no ano letivo de 2020, decorrerá da entrega de um

conjunto de atividades preparadas pelos professores de cada turma, a serem realizadas e entregues até o dia 14/12/2020.

Artigo 8º - O registro de frequência dos estudantes que não participaram de nenhuma atividade

proposta pela escola, após todas as tentativas de retorno, deve ser fechado com um traço, trazendo a seguinte anotação no rodapé do diário de classe: “ não realizou (aram) atividades remotas, vide relatório de justificativas”.

Parágrafo Único - o relatório de justificativas deve ser anexado ao diário de classe de cada turma

com a lista nominal de estudantes não frequentes com as devidas justificativas da não participação nas atividades remotas.

Artigo 9º - A baixa frequência de estudantes, no segundo semestre, deve ser registrada com as

faltas nos dias letivos. Nos campos dos totais registrar as compensações de ausências de acordo com a carga horária aferida ao conjunto de atividades a ser realizada até o prazo estipulado no artigo 7º da presente Portaria.

Parágrafo Único - Cabe às equipes escolares identificar cada um dos estudantes com baixa

frequência nas atividades escolares não presenciais, bem como registrar as ações realizadas para que estes entreguem à unidade escolar as atividades propostas.

Artigo 10 - Esgotadas as ações de busca ativa dos estudantes, a escola deve comunicar por escrito

o Conselho Tutelar por meio de ofícios nominais e individuais com a descrição das ações realizadas, caso as famílias não tenham respondido aos contatos realizados por meio de telefonemas, mensagens, cartas registradas e intervenção do Conselho Tutelar referente ao primeiro semestre.

Artigo 11 - Os processos avaliativos das atividades curriculares ofertadas no segundo semestre

serão pautados na concepção de avaliação somativa, formativa, diagnóstica e de autoavaliação, de maneira que nenhum estudante seja prejudicado por não ter acesso a computador, internet ou outros recursos de apoio.

Artigo 12 - Deverão ser asseguradas oportunidades a todos os alunos com baixa frequência e com

nenhuma frequência para realização de atividades de compensação de ausências por meios digitais ou impressos.

Artigo 13 - Para aferição das notas levar-se-ão em consideração a frequência e os processos

avaliativos, devendo ser registradas no consolidado de cada bimestre letivo do segundo semestre.

Parágrafo único – A frequência está ligada a participação sob vários aspectos e não somente no

número de atividades realizadas, o vínculo que o aluno e a família mantiveram com a unidade escolar é considerado como frequência, ou seja, é um conjunto de ações que determina a frequência.

(8)

Rua Coronel Conrado Caldeira, 470 – Centro – Bebedouro/SP CEP: 14.701-000 Telefone: 17-3344-6100 www.bebedouro.sp.gov.br / educacao@bebedouro.sp.gov.br

4 Artigo 14 - As notas, excepcionalmente, no período de aulas não presenciais podem ser

consideradas iguais nos dois bimestres do 2º Semestre, devendo ser o resultado do processo avaliativo e de frequência, após manifestação do Conselho de Classe/Ano da escola.

Artigo 15 - As notas bimestrais, como resultado do processo avaliativo e de frequência, referente

ao 2º Semestre de ensino remoto, deverão ser consideradas com pontuação de cinco a dez (5 a 10), obedecendo aos seguintes critérios:

I - Cinco (5) – Mínimo de participação e entrega de atividades incluindo a compensação de

ausências;

II - Cinco (5) – Alunos totalmente ausentes com observações no rodapé do diário de classe e Ata

Final com a anotação de progressão continuada.

III - Seis a oito (6 a 8) – Participação e entrega de atividades satisfatórias;

IV - Nove a dez (9 a 10) – Participação integral, considerada plenamente satisfatória.

Artigo 16 - Na Ata Final do Conselho de Classe deve constar relatório sobre a situação de cada

aluno, contendo:

I - Relação de alunos não frequentes seguida de justificativas para a não realização das atividades

remotas, a ser anexado junto ao diário de classe do professor com cópia para munir o ofício de encaminhamento ao Conselho Tutelar;

II - Relação de alunos com baixa frequência que fizeram ou não atividades de compensação de

ausências para ações pontuais no ano de 2021.

Artigo 17 – A SEMEB, no início do ano letivo de 2021, juntamente com as equipes escolares

deverão realizar a Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem de todos os estudantes a fim de identificar o nível de desenvolvimento das competências e habilidades essenciais previstas no Currículo Paulista para cada ano/série.

Artigo 18 - As equipes escolares em parceria com a equipe da SEMEB devem elaborar um plano

de readequação curricular para todos os estudantes que progrediram no ano/série.

Artigo 19 - Os planos de readequação curricular devem contemplar as habilidades ainda não

desenvolvidas e consideradas essenciais para continuidade dos estudos, bem como as ações a serem realizadas pelos estudantes, professores e responsáveis para que essas aprendizagens sejam efetivadas.

Artigo 20 - Aos estudantes matriculados no 2º e 3º ano do ensino fundamental, no ano de 2021,

(9)

Rua Coronel Conrado Caldeira, 470 – Centro – Bebedouro/SP CEP: 14.701-000 Telefone: 17-3344-6100 www.bebedouro.sp.gov.br / educacao@bebedouro.sp.gov.br

5 Artigo 21 - As equipes escolares deverão elaborar um plano de recuperação individual àqueles

alunos que não frequentaram e/ou tiveram baixa frequência a ser realizada como atividade extraescolar.

Artigo 22 - As fichas individuais dos alunos deverão ser preenchidas no final do ano letivo de

modo a relatar o desempenho e engajamento no trabalho remoto desenvolvido.

Artigo 23 - O rito de passagem dos alunos de um sistema de ensino para outro deverá ser realizado

ainda no ano de 2020, por meio de relatório dos alunos contendo informações sobre a frequência durante o ensino remoto e o desempenho médio da criança.

Artigo 24 – Os programas de recuperação da aprendizagem para os próximos quatro (4) anos

letivos devem considerar os resultados do diagnóstico das aprendizagens, a readequação curricular, a formação de professores e a confecção de materiais pedagógicos

Artigo 25 – Caberá à SEMEB oferecer apoio às escolas para que os estudantes tenham ás

oportunidades de aprender e avançar na trajetória escolar por meio de reforço e recuperação da aprendizagem.

Artigo 26 - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as

disposições em contrário.

Bebedouro, 04 de dezembro de 2020.

RODOLFO AUGUSTO RODRIGUES Secretário Municipal de Educação

RG. 26.789.767-4

(10)

Licitação, torna público para conhecimento dos interessados, que realizará na sala de reuniões da Divisão de Despesas - Setor de Licitação, de seu edifício - sede, situado na Praça José Stamato Sobrinho, nº 45, Centro, no município de Bebedouro, Estado de São Paulo, as seguintes licitações: PREGÃO PRESENCIAL Nº 70/2020

DATA DA REALIZAÇÃO: 16/12/2020 HORÁRIO: A PARTIR DAS 13:00 HORAS

OBJETO: Contratação de Empresa para Prestação de Serviços de Seguros de Veículos pertencentes a Frota Municipal.

PREGÃO PRESENCIAL Nº 71/2020

LICITAÇÃO DIFERENCIADA COM COTA RESERVADA DATA DA REALIZAÇÃO: 16/12/2020

HORÁRIO: A PARTIR DAS 15:00 HORAS

OBJETO: Registro de Preços para a Contratação de Empresa Especializada em prestação/execução de serviços de ressolagem/recauchutagem de pneus agrícolas e de máquinas pesadas pertencentes à Frota Municipal.

PREGÃO PRESENCIAL Nº 72/2020 DATA DA REALIZAÇÃO: 17/12/2020 HORÁRIO: A PARTIR DAS 13:00 HORAS

OBJETO: Contratação de empresa especializada para terraplanagem e cercamento com alambrado da área da usina de processamento de resíduos de construção civil e poda de Bebedouro, sito a Avenida Mário Estato s/n, Distrito Industrial V, Bebedouro/SP, incluindo mão-de-obra, materiais, equipamentos, transportes, ferramentas, encargos e leis sociais, enfim, tudo às expensas do contratado

PREGÃO PRESENCIAL Nº 73/2020

LICITAÇÃO EXCLUSIVA – ME/EPP (LEI COMPLEMENTAR Nº 147/2014) DATA DA REALIZAÇÃO: 17/12/2020

HORÁRIO: A PARTIR DAS 15:00 HORAS

OBJETO: Contratação de Empresa Especializada para Impressão e Montagem de Carnês de IPTU, ISS Fixo e Taxa de Licença de 2021. Os carnes de IPTU deverão ser confeccionados em formato 75x210mm (4/folha A-4); quantidade 38.000 unidades; impressão de capa e contracapa em papel couche fosco 90 grs. a 4/4 cores (fotos); 04 lâminas impressas em papel couchê fosco 90 grs a 4/0 cor; 11 laminas (parcelas) impressas em papel offset 75 grs, impresso a laser p/b só frente. Os carnes de ISS FIXO e TAXA DE LICENÇA deverão ser em formato 75x210mm (4/folha A-4); quantidade 9.500 unidades; impressão de capa e contracapa em papel couche fosco 90 grs. a 4/4 cores (foto); 04 laminas impressas em papel couche fosco 90 grs. A 4/0, cor, 03 laminas (parcelas) impressos em papel offset 75 grs., impressão a laser p/b só frente, para o Departamento de Arrecadação, Tributos e Fiscalização da Prefeitura

PREGÃO PRESENCIAL Nº 74/2020 DATA DA REALIZAÇÃO: 18/12/2020 HORÁRIO: A PARTIR DAS 13:00 HORAS

OBJETO: Registro de Preços para a Aquisição de Medicamentos diversos destinados a Secretaria Municipal de Saúde – Farmácia Ação Judicial

PREGÃO PRESENCIAL Nº 75/2020 DATA DA REALIZAÇÃO: 21/12/2020 HORÁRIO: A PARTIR DAS 13:00 HORAS

OBJETO: Registro de Preços para a Aquisição de Materiais de Enfermagem e Farmacológicos para uso da Secretaria Municipal de Saúde

PREGÃO PRESENCIAL Nº 76/2020

LICITAÇÃO DIFERENCIADA COM COTA RESERVADA DATA DA REALIZAÇÃO: 23/12/2020

HORÁRIO: A PARTIR DAS 13:00 HORAS

OBJETO: Registro de Preços para a Aquisição de Materiais Odontológicos em Geral para a Secretaria Municipal de Saúde

IMPORTANTE:

A execução de certames licitatórios durante a pandemia de Covid-19 será realizada em uma sala ampla e arejada, bem como, os participantes que se fizerem presentes deverão utilizar obrigatoriamente máscara de proteção na sessão de realização do certame.

Os Editais e seus respectivos Anexos serão fornecidos aos interessados gratuitamente no site oficial do município: www.bebedouro.sp.gov.br, ou poderão ser adquiridos na Prefeitura Municipal de Bebedouro, no endereço acima mencionado, através de cópia impressa ou cópia por meio magnético gravado em CD, mediante a retirada e pagamento do Documento de Arrecadação Municipal - DAM no valor de R$ 20,00 (Vinte reais), nos dias úteis, no horário de expediente bancário entre 11:00 às 15:00 horas, e informações pelo telefone 0**17 3345 9100.

Bebedouro/SP., 04 de dezembro de 2020. Luis Antônio Nogueira

Referências

Documentos relacionados

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

[r]

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

É importante destacar também que, a formação que se propõem deve ir além da capacitação dos professores para o uso dos LIs (ainda que essa etapa.. seja necessária),

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar