• Nenhum resultado encontrado

Escola de Engenharia Departamento de Engenharia Química

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Escola de Engenharia Departamento de Engenharia Química"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Escola de Engenharia

Departamento de Engenharia Química

Dados de identificação

Disciplina: Fundamentos de Processamento de Polímeros Período Letivo: 2020/1

Professor Responsável: Nilo Sérgio Medeiros Cardozo

Sigla: ENG07752 Créditos: 4

Carga Horária: 60 h CH Autônoma: h CH Coletiva: h CH Individual: h

Súmula

Definição de processamento e variáveis importante. Extrusão. Moldagem por sopro. Produção de fibras e não-tecidos. Moldagem por injeção. Outros processos de moldagem: moldagem por compressão, moldagem por transferência, termomoldagem, rotomoldagem. Processamento de elastômeros. Produção de reforçados com fibras. Reciclagem de materiais poliméricos.

Currículos

Currículos Etapa Pré-Requisitos Natureza

Engenharia Química, Química

Industrial 7º Semestre ENG07751 (Introdução aos Polímeros) Eletiva

Objetivos

Específicos: Ao final do curso os alunos deverão estar aptos a:

- Utilizar este conhecimento para estabelecer critérios de seleção, aplicação e substituição de materiais e/ou equipamentos.

- Entender como as etapas de processamento podem afetar as propriedades finais de peças e utilidades produzidas com plásticos e elastômeros e como o engenheiro pode atuar sobre estes processos, visando melhoria e/ou desenvolvimento de produtos ou otimização de processo.

- Poder atuar na modelagem e simulação de operações de processamento de polímeros.

Conteúdo Programático

Semana Título Conteúdo

1 1. Introdução Definição de processamento, variáveis que devem ser

consideradas no processamento (Revisão de conteúdo visto no período presencial) 2 1. Introdução (cont.) 2. Extrusão Questionario - Cap. 1 Extrusão: princípio de funcionamento. Sistemas de acionamento e alimentação 3 2. Extrusão (cont) Cilindro. Rosca. Sistemas de aquecimento e resfriamento . Filtros e telas. Matrizes. 4 2. Extrusão (cont) Extrusoras de rosca simples:

características gerais de projeto e funcionamento. Zona de alimentação (mecanismo e modelo)

5 2. Extrusão (cont) Zona de compressão

(2)

de dosagem (mecanismo e modelo). Modificações com relação ao parafuso

convencional.

6 2. Extrusão (cont) Extrusoras de rosca dupla: princípio de funcionamento, tipos, características de mistura, projeto de perfis de parafuso.

7 3. Processos baseados em extrusão Peletização. Extrusão de chapas. Filmes: tipos e processos de produção. 8 3. Processos baseados em extrusão (cont)

4. Moldagem por sopro

Extrusão de tubos, mangueiras e perfis. Recobrimento por extrusão. Coextrusão.

Moldagem por sopro de extrudados e injetados.

9 5. Fiação Produção de fibras e

não-tecidos

10 6. Injeção Descrição do processo de moldagem por injeção, tipos de injetoras, tipos de molde. 11 6. Injeção (cont) Produtos e aspectos relativos ao

desenho de peças. Variantes do processo de injeção convencional. Simulação e otimização de processos de injeção. Importância da simulação no projeto de moldes.

12 7. Outros processos de moldagem Moldagem por compressão, moldagem por transferência, termomoldagem,

rotomoldagem.

13 8. Elastômeros Processamento de elastômeros: principais tipos de elastômeros, etapas do processamento, calandragem, moldagem e vulcanização 14 8. Elastômeros (cont) 9. Compósitos Injeção de elastômeros

Materiais: matrizes e fibras, “hand lay-up”, moldagem por compressão de lâminas reforçadas

15 9. Compósitos (cont) 10. Reciclagem

Pultrusão, filament winding Reciclagem de materiais poliméricos

Metodologia

A disciplina será desenvolvida da seguinte maneira: - apresentação do conteúdo por meio de vídeo-aulas

- atividade síncrona (videoconferência) para esclarecimento de duvidas (uma vez por semana em um dos horários oficias da disciplina)

- Tarefas para fixação de conteúdo e/ou desenvolvimento do aluno em termos de análise de problemas práticos (proposição de soluções para problemas propostos, execução de

pequenos projetos, discussão orientada de problemas específicos, etc.) - Questionários de avaliação

(3)

Haverá pelo menos uma tarefa de fixação e pelo menos um questionário de avaliação para cada conteúdo semanal, além de tarefas e questionários periódicos relativos ao conteúdo acumulado.

Informações sobre Direitos Autorais e de Imagem:

Todos os materiais disponibilizados são exclusivamente para fins didáticos, sendo vedada a sua utilização para qualquer outra finalidade, sob as penas legais.

Todos os materiais de terceiros que venham a ser utilizados devem ser referenciados, indicando a autoria, sob pena de plágio.

A liberdade de escolha de exposição da imagem e da voz não isenta o aluno de realizar as atividades originalmente propostas ou alternativas;

Todas as gravações de atividades síncronas devem ser previamente informadas por parte dos professores.

Somente poderão ser gravadas as atividades síncronas propostas mediante concordância prévia dos professores e colegas, sob as penas legais.

É proibido disponibilizar, por quaisquer meios digitais ou físicos, os dados, a imagem e a voz de colegas e do professor, sem autorização específica para a finalidade pretendida.

Os materiais disponibilizados no ambiente virtual possuem licença de uso e distribuição específica, sendo vedada a distribuição do material cuja a licença não permita ou sem a autorização prévia dos professores para o material de sua autoria.

Carga Horária

Teórica: 60 horas Prática: 0 horas

Experiências de Aprendizagem

Leituras orientadas e discussão sobre aspectos específicos do conteúdo programático. Desenvolvimento de competência para elaboração de relatórios de atividade e para trabalho em equipe.

Entendimento dos conceitos básicos de Operações de Processamento de Polímeros e capacidade de resolução de problemas práticos nesta área.

Critérios de Avaliação

- N1: Nota baseada na participação dos alunos nas atividades, cumprimento de prazos e porcentagem de entrega de tarefas (com base nos relatórios gerados pelo Moodle).

- N2: Nota referente às tarefas para fixação de conteúdo e trabalhos/atividades envolvendo atividades práticas.

- N3: Nota dos questionários de avaliação. - Nota final: NF = 0,25*N1 + 0,35*N2 + 0,40*N3

De acordo com a Resolução do CEPE sobre o ERE, durante o período em que perdurar o ERE, fica inaplicável a atribuição de conceito FF, prevista no Parágrafo 2º, do Artigo 44, da Resolução nº 11/2013 do CEPE.

Para os estudantes matriculados até o final do período e que deixaram de participar da Atividade de Ensino, deverá ser atribuído o registro NI (Não Informado) no campo de conceito do sistema acadêmico.

(4)

Para os casos previstos no Parágrafo 1º, a justificativa do registro NI deverá conter a referência ao período de excepcionalidade.

Os casos de não informação de conceito durante o ERE, deverão ser resolvidos até o fim do segundo período letivo, após o fim da situação emergencial de saúde.

Atividades de Recuperação Previstas

- Realização de uma prova síncrona ou tarefas adicionais.

Prazo para Divulgação dos Resultados das Avaliações

Os resultados das avaliações serão divulgadas pelo menos 72h antes da realização da atividade de recuperação.

Bibliografia

A Bibliografia Básica Essencial deve estar disponível de forma digital. Básica Essencial

Processamento de polímeros por extrusão e injeção : conceitos, equipamentos e aplicações

Souza, Wander Burielo de; Almeida, Gustavo Spina Gaudêncio de, Erica, 2015.

https://bit.ly/3fxMkY1 Polymer extrusion

Vergnes, Bruno; Lafleur, Pierre G ISTE-Wiley, 2014.

https://bit.ly/3k8w8zO

Extrusion : The Definitive Processing Guide and Handbook Wagner, John R.; Mount, Eldridge M.; Giles, Harold F. 2nd ed. Kidlington, Oxford : William Andrew. 2014 https://bit.ly/30q6W00

ARBURG Practical Guide to Injection Moulding Goodship, Vannessa

E2nd ed. Shrewsbury : Smithers Rapra. 2017 https://bit.ly/30rHbMN

Practical Guide to Rubber Injection Moulding Lindsay, John A.

Shawbury, Shrewsbury, Shropshire, U.K. : Smithers Rapra. 2012 https://bit.ly/3grDEnd

Básica

Polymer Processing Engineering. Richard G. Griskey. Polymer Blends and Alloys, M.J. Folkes e P.S. Hope.

Fundamentos de Reologia de Polímeros. Rômulo F. Navarro

Basics of Polymers : Fabrication and Processing Technology Muralisrinivasan Subramanian

Momentum Press. 2015 https://bit.ly/3gqV7vR

(5)

Chang Dae Han

Oxford University Press. 2007 https://bit.ly/2D811Ux

Complementar

Outras Referências

Referências

Documentos relacionados

Além de serem gravados no cartão, os dados são transmitidos através de um módulo de rádio frequência transmissor para um receptor do modelo, onde há um outro PIC capaz de

São muitos os problemas ambientais causados pelo crescimento urbano, o poder público não acompanha esse crescimento com investimentos em obras de infraestrutura, são ocupados

Para Piaget, a forma de raciocinar e de aprender da criança passa por estágios. Por volta dos dois anos, ela evolui do estágio sensório motor, em que a ação envolve os

A origem do nome Açaí é que nós justamente tivemos o trabalho né, foi o processo foi feito com o SEBRAE né, foi dado as aulas pra nós, aí então, lá no curso ela pediu pra

A função gerente de obras torna-se cada vez mais necessária na construção civil, pois o setor está cada vez mais desenvolvendo e aprimorando a área de coordenação

Na Nova Zelândia em sistemas pastoris as vacas produzem em média 17 litros de leite ao dia, enquanto nos produtores analisados neste estudo a média de

Segundo Cheng (2007) a casa da qualidade (planejamento do produto) é utilizada para traduzir a qualidade demandada pelos clientes em requisitos técnicos do produto

Diante dos discursos levantados por tais instituições, sejam elas, os Museus, os Institutos, ou as Faculdades, a obra de Schwarz 1993, fornece amplo conhecimento sobre a formação