• Nenhum resultado encontrado

Especial Combate à Covid-19

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Especial Combate à Covid-19"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)
(2)

INTRODUÇÃO

Esta cartilha foi produzida pela AngloGold Ashanti, terceira maior produtora de ouro do planeta. A empresa atua em dez países, e sua sede está localizada do outro lado do Oceano Atlântico, em Johanesburgo, na África do Sul.

No Brasil, há atuação em dois estados, Minas Gerais e Goiás, onde trabalham sete mil em-pregados diretos e indiretos. A empresa chegou a Nova Lima (MG), em 8 de julho de 1834, quando ainda era conhecida como Saint John Del Rey Mining Company.

Preservar o meio ambiente, sendo sustentável e usando os recursos naturais de forma consciente, é um dos valores da AngloGold Ashanti. A empresa acredita que a educação ambiental é o caminho para a preservação e espera que o conteúdo das próximas páginas possa fazer você aprender um pouco mais sobre a importância de proteger a natureza. Esta cartilha é mais uma ferramenta de aprendizado neste momento em que o ideal é se cuidar, mantendo a distância e o isolamento social.

(3)

CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Você já ouviu falar em Educação Ambiental? Basicamente é educar a sociedade para que as pessoas mudem seus comportamentos com o objetivo de preservar o meio ambiente. Para isso, a AngloGold Ashanti conta com o Centro de Educação Ambiental (CEA). Criado em 2000, o CEA está inserido em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), ou seja, uma área protegida pela empresa com o objetivo de preservar a biodiversidade do local.

QUANDO TUDO PASSAR...

O CEA está fechado em função do novo coronavírus e não tem data prevista para reaber-tura. Quando o espaço voltar a funcionar, você poderá visitá-lo para se divertir e aprender ainda mais sobre os cuidados com a natureza.

Transformando o mundo

Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) esta-beleceu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que devem ser implementados por todos os países, até 2030, para transformar o mundo em um lugar melhor. A AngloGold Ashanti abraçou essa causa. Nesta cartilha, sempre que você vir um selinho como este ao lado, é para que saiba qual o objetivo que estamos trabalhando na-quele momento.

Oi, eu sou o Naturelê! Vamos aprender mais sobre o meio ambiente? Vem comigo! Este é o Naturelê, mascote do CEA. Ele é um caxinguelê, tipo de esquilo presente na Mata Atlântica e na região onde está localizado o CEA. O nome foi escolhido por meio de um concurso, em 2001, que envolveu alunos do 4º ano das escolas municipais de Nova Lima. Naturelê é a junção de natureza + caxinguelê. Quando tudo isso passar, entre em contato com o CEA e faça uma visita:

(31) 3589-2010 / 3589-2011 / 3589-2013 / 9 9922-1682.

Toda a equipe do CEA espera por você!

A área, que recebe o nome de Mata Samuel de Paula, fica em Nova Lima (MG) e possui o tamanho equivalente a 147 campos de futebol.

O CEA promove ações para empregados, prestadores de serviços e comunidades por meio de oficinas de educação ambiental, palestras e o desenvolvimento do Programa de Educação Ambiental (PEA).

(4)

SUSTENTABILIDADE

Geração de Resíduos e Reciclagem

Você já parou para pensar na quantidade de lixo que produzimos? A reciclagem transforma o lixo em novos produtos para serem reutilizados. É possível reciclar diversos materiais, como vidro, plástico, metal e papel. Ao reciclar, diminuímos a poluição.

Assista à série de vídeos de Educação Ambiental e aprenda a fazer brinquedos com materiais recicláveis! Aponte a câmera do seu celular para o código ou use um aplicativo específico para acessar o conteúdo.

Você sabia que, além da RPPN onde o CEA está inserido, a AngloGold Ashanti mantém mais três áreas protegidas? Elas ficam nos municípios mineiros de Sabará, Santa Bárbara e Raposos. Ah, a empresa também trata a água utilizada na produção do ouro. Grande parte dela é reaproveitada. Legal, né?

Na AngloGold Ashanti, sabemos a importância da reciclagem e separamos todo o lixo. Além disso, geramos parte da nossa própria energia elétrica com o Sistema Hidrelétrico de Rio de Peixe. E sabe o que é mais legal? Também contri-buímos para a conservação de espécies da flora e da fauna aquática e terrestre que dependem do rio.

RECURSOS NATURAIS

Água

A água é um elemento fundamental para a vida. Você sabia que, de toda a água disponível no mundo, apenas 2,5% servem para consumo e a maior parte é de difícil acesso? Por isso, temos que usar este recurso com sabedoria!

Biodiversidade

A biodiversidade é o conjunto de todos os seres vi-vos presentes no nosso planeta. Cada espécie tem um papel a cumprir para manter o equilíbrio da Terra. Protegendo as florestas e os rios, protegemos também a biodiversidade.

Florestas e Reservas Ambientais

As florestas são muito importantes para nós, humanos, e para diversas espécies da fauna e da flora. Os motivos são vários. Um deles é o de manter o clima equilibrado em nosso planeta e também preservar as áreas por onde passam os rios e córregos.

Energia Limpa

Energia limpa é toda energia renovável que não emite substâncias po-luidoras no meio ambiente. Um exemplo é a energia solar, que, basica-mente, gera energia elétrica usando a luz do sol.

PARA COLORIR!

(5)

álcool gel

CUIDE-SE!

Estamos vivendo um momento muito difícil, não é mesmo? Tudo por causa do novo coronavírus. Mas, afinal, você sabe o que é um vírus?

Os vírus são parasitas, o que significa que só sobrevivem se estiverem em um organismo (pessoas ou animais, por exemplo). O novo coronavírus se espalhou rapidamente pelo mundo e, por isso, foi decretada a pandemia. Para evitar que ele continue contaminando as pessoas, é preciso seguir as recomendações abaixo:

Aponte a câmera do seu celular ou use um aplicativo especí-fico para acessar o código ao lado e saiba mais sobre como proteger a si e aos outros do novo coronavírus. Você tam-bém vai encontrar atividades educativas e culturais sobre o assunto. Se cada um fizer a sua parte, em breve venceremos esta batalha!

Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%;

Mantenha distância das outras pessoas;

Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos;

Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas; Utilize máscara se precisar sair de casa.

Referências

Documentos relacionados

Estes limites são avaliados antes do envio de cada ordem ao sistema de negociação, permitindo estabelecer, para cada comitente¹, os seguintes parâmetros de negociação:

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

Contudo, a literatura apresenta ainda uma escassez no que diz respeito à comparação entre diferentes aparelhos de BIA para análise da composição corporal,

A REITORA DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA, no uso das atribuições que lhe são conferidas mediante o artigo 7º da Lei n° 7.011, de 08 de julho de 1982, artigo 11

O objetivo do curso é promover conhecimentos sobre as técnicas de gerenciamento de projetos, melhorando assim a qualidade do planejamento e controle de obras, visando proporcionar

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São

Outros hormônios de crescimento dos vegetais Dúvidas de como são sintetizados nas plantas Pólen,folhas,flores, sementes, brotos e caules Crescimento e desenvolvimento

3.4.2 Não serão aceitos como documentos de identidade aqueles que não estejam listados no item 3.4.1, tais como: protocolos, Certidão de Nascimento, Certidão de