• Nenhum resultado encontrado

EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

HEALTH EDUCATION IN PRIMARY CARE: EXPERIENCE REPORT Thainar Machado de Araujo NÓBREGA; Maria Soraya Pereira FRANCO

RESUMO: A partir do diálogo e intercâmbio de saberes técnico-científicos e populares, profissionais e usuários podem construir de forma compartilhada um saber sobre o processo saúde-doença. Este compromisso e vinculação com os usuários possibilita o fortalecimento da confiança nos serviços. Neste sentido este estudo teve como objetivo desenvolver um trabalho continuado de educação em saúde junto à comunidade para o alcance da cidadania e autonomia na perspectiva de prevenir doenças e promover saúde da população. O presente trabalho tratou-se de um relato de experiência em que descreve a caracterização da educação em saúde na atenção básica no município de cajazeiras através de ações extencionista do projeto vinculado ao Programa de Bolsa e Extensão (PROBEX) da Universidade Federal de Campina Grande. Onde verificou-se que durante as visitas domiciliares foi possível identificar o perfil sócio epidemiológico do território adscrito pelo PAPS, por meio do reconhecimento da área. Desta maneira, ficou evidente a relevância do empenho e engajamento tanto individual como coletivo de todos os membros da equipe do projeto.

Palavras-Chave: Práticas Educativas, Saúde da Família, Educação em Saúde.

ABSTRACT: From the dialogue and exchange of technical-scientific and popular knowledge, professionals and users can build a shared way a knowledge about the health-disease process. This commitment and linking with the users enables the strengthening of confidence in the services. In this sense this study aimed to develop a continuous work of health education in the community to achieve citizenship and autonomy from the perspective of preventing disease and promoting health. This study dealt with is an experience report that describes the characterization of health education in primary health care in cajazeiras municipality through extencionista actions of the project linked to the Stock Exchange and Outreach Program (PROBEX) of the Federal University of Campina Grande. Where it was found that during home visits was possible to identify the epidemiological profile of the territory partner ascribed by PAPS, by recognizing the area. In this way, it became clear the importance of commitment and engagement both individual and collective of all members of the project team.

Keywords: Práticas Educativas, Saúde da Família, Educação em Saúde.

1. INTRODUÇÃO

Dentre os diversos espaços dos serviços de saúde a atenção básica se destaca em contexto privilegiado para o desenvolvimento de educação em saúde que pela sua magnitude, deve ser entendida como uma importante vertente à prevenção e promoção

(2)

da saúde, e que na prática deve estar voltada sua atenção para a melhoria das condições de vida e saúde da população (OLIVEIRA; GONÇALVES, 2004).

Nesse contexto, a proposição de práticas educativas sensíveis às necessidades dos usuários insere-se no discurso emergente de educação em saúde – o modelo dialógico que, em oposição ao modelo tradicional, trabalha com a perspectiva de sujeitos das práticas de saúde (AYRES, 2001).

Para tanto, Chiesa e Veríssimo (2001) destacam a transformação de saberes existente como o principal objetivo dessa educação dialógica e aponta a prática educativa como grande aliada no desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade dos indivíduos no cuidado com a saúde, porém não mais pela imposição de um saber técnico-científico detido pelo profissional de saúde, mas sim pelo desenvolvimento da compreensão da situação de saúde.

Corroborando ainda com o autor citado, a estratégia valorizada por esse modelo é a comunicação dialógica, que visa à construção de um saber sobre o processo saúde-doença-cuidado que capacite os indivíduos a decidirem quais as estratégias mais apropriadas para promover, manter e recuperar sua saúde. Como contexto das práticas educativas, considera-se que estas tanto podem ser formais e desenvolvidas nos espaços convencionais dos serviços, com realização de palestras e distribuição de cartilhas e folhetos, como também podem ser informais, desenvolvidas nas ações de saúde cotidianas (CHIESA; VERÍSSIMO, 2001).

Dessa forma, a partir do diálogo e intercâmbio de saberes técnico-científicos e populares, profissionais e usuários podem construir de forma compartilhada um saber sobre o processo saúde-doença. Este compromisso e vinculação com os usuários possibilita o fortalecimento da confiança nos serviços. Por esta circunstância, o modelo dialógico tem sido associado a mudanças duradouras de hábitos e de comportamentos para saúde, visto serem ocasionados não pela persuasão ou autoridade do profissional, mas pela construção de novos sentidos e significados individuais e coletivos sobre o processo saúde-doença-cuidado.

Contudo, tendo por base o contexto da educação em saúde, o presente trabalho objetivou relatar a experiência vivenciada no desenvolvimento do projeto de extensão (PROBEX/UFCG) que teve como objetivo desenvolver um trabalho continuado de

(3)

educação em saúde junto à comunidade para o alcance da cidadania e autonomia na perspectiva de prevenir doenças e promover saúde da população.

2. MATERIAL E MÉTODOS

O presente trabalho trata-se de um relato de experiência em que descreve a caracterização da educação em saúde na atenção básica no município de cajazeiras através de ações extencionista do projeto vinculado ao Programa de Bolsa e Extensão (PROBEX) da Universidade Federal de Campina Grande.

Para alcançar o objetivo do trabalho, valeu-se de uma técnica de pesquisa documental e bibliográfica concernente ao tema, bem como, de análise de bancos de dados disponível no local de estudo e no SIA/SUS. Além disso, foi utilizada uma metodologia dinâmica e participativa que oportunizou a interação entre discentes, docentes, profissionais de saúde e usuários na perspectiva da construção de saberes e fazeres ao nível da comunidade (re)construindo, dessa forma, a cidadania.

As ações educativas foram desenvolvidas no Posto de Atenção Primária a Saúde (PAPS), localizado no município de Cajazeiras- PB. O PAPS apresenta uma estrutura que lhe confere a dinâmica de uma unidade de saúde viva, com profissionais cujas competências e habilidades refletem um trabalho eficaz e efetivo junto à comunidade assistida.

Dessa forma, com o intuído de concretizar as ações educativas proposta pelo projeto foi realizada visita domiciliar, oficinas, palestras, apresentações lúdicas e feira de saúde. A realização dessas ações educativas possibilitou a capilarização das ações concretas do projeto para com a comunidade, atingindo dessa forma, um maior número de pessoas. As atividades foram desenvolvidas no período de abril a dezembro de 2010.

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Dentre as atividades desenvolvidas no projeto foram realizadas visitas domiciliares, em que bolsista e voluntários visitaram as famílias da área adscrita. Estas visitas, por sua vez, permitiram a compreensão da dinâmica da comunidade através do contato com estas famílias, vivenciando e conhecendo a comunidade com ênfase na

(4)

complexidade da vida e do espaço geográfico, além da organização familiar identificada, possibilitando a compreensão do que eles entendem sobre o processo de adoecimento, serviços de saúde, direitos e deveres enquanto usuários do serviço, bem como suscitou o desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade no cuidado com a saúde.

Durante as visitas domiciliares também foi possível identificar o perfil sócio epidemiológico do território adscrito pelo PAPS, por meio do reconhecimento da área. Pode-se então reconhecer o diagnóstico situacional da área, em que observamos que se tratava de uma zona periférica da cidade na qual a maioria da população vive em precárias condições de vida, onde falta saneamento básico adequado, ruas pavimentadas e sistema de tratamento de água e de lixo.

Nesse contexto, para Araújo et al. (2000, p.118), o cuidado dispensado à saúde no domicílio propicia a equipe de saúde da família a inserção no cotidiano do cliente; identificando demanda e potencialidades da família, em um clima de parceria terapêutica.

No contexto das ações educativas no decorrer do projeto foi realizado uma apresentação lúdica sobre Diabetes Mellitus, com abordagem ao conceito, tipos de diabetes, manifestações clínicas, diagnóstico, mudanças no estilo de vida, prevenção de complicações, enfocando os cuidados com o pé diabético e a importância dos hábitos de vida saudável. Palestras educativas abordando diversos temas da saúde como esclarecimento acerca da hipertensão arterial sistêmica, câncer de mama, temas abordando saúde da criança, saúde bucal e saúde do homem.

Além das atividades educativas descritas acima, foi realizado uma feira de saúde de tema “Cuidar da saúde é um ato de amor a si próprio”, com o objetivo de popularizar o conhecimento cientifico aprendido na academia ao tempo em que prestamos assistência a um maior número possível de usuários a fim de promover saúde e reconstruir conceitos em saúde, totalizando 408 pessoas como público envolvido.

Nessa perspectiva essa ação teve como eixo principal a educação em saúde, através dos seguintes subtemas: Fitoterapia; Nutrição; Saúde Bucal; Educação em Saúde nas doenças de enfoque à saúde da mulher e doenças crônicas não transmissíveis. Além disso, houve distribuição de panfletos educativos elaborados por

(5)

estudantes bolsista e voluntários, com conteúdo relacionado aos subtemas da ação. Dessa forma a realização desses processos educativos possibilitou a capilarização das ações concretas do projeto junto à comunidade, promovendo também o fortalecimento do vínculo entre a instituição e a comunidade, possibilitando a esta um acompanhamento diferenciado. Aos extensionistas, Figura 1, o desenvolvimento do projeto gerou a oportunidade de se tornarem profissionais mais capacitados para atuar no processo de educação em saúde (Figura 2, 3), prestando uma atenção de qualidade a população.

Figura 1. Extensionista e Coordenação do Projeto.

(6)

4. CONCLUSÕES

As ações do projeto proporcionaram, reconhecer o usuário como um sujeito portador de um saber sobre o processo saúde-doença-cuidado, capaz de estabelecer uma interlocução dialógica com o serviço de saúde e a Universidade e de desenvolver uma análise crítica sobre a realidade e o aperfeiçoamento das estratégias de luta e enfrentamento, permitindo dessa forma construir e reconstruir seus caminhos de cidadania.

No entanto, sabemos que a assistência à família como unidade de cuidado a saúde implica em conhecer como cada família cuida e identifica suas dificuldades e seus esforços para partilhar responsabilidades. A partir disso, ficou evidente a relevância do empenho e engajamento tanto individual como coletivo de todos os membros da equipe do projeto que tinha como um dos fundamentos transportar saberes e conhecimentos expandindo-os até a comunidade, como também trazer conosco conhecimentos advindos desta comunidade.

5. REFERÊNCIAS

ARAÚJO. M. et al. Saúde da Família: Cuidado no domicílio. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 53, n. especial, p. 117-122, 2000.

AYRES, J. R. C. M. Sujeito, intersubjetividade e práticas de saúde. Ciênc. Saúde Colet., v .6, n. 1, p. 63-72, 2001.

(7)

CHIESA, A. M; VERÍSSIMO, M. D. L. Ó. R. A educação em saúde na prática do PSF. Manual de enfermagem. In: Instituto Para o Desenvolvimento da Saúde. Universidade de São Paulo. Ministério da Saúde. Brasília, 2001.

OLIVEIRA, I. M; GONÇALVES, M. J. F. EDUCAÇÃO EM SAÚDE: uma experiência transformadora. Rev., Bras., Enferm., Brasília (DF), v. 57, n. 6, p. 761-3, 2004.

Referências

Documentos relacionados

O autor nesta obra apresenta de uma forma simples e objectiva, as ferramentas necessárias para músicos profissionais e engenheiros de som, ou interessados em conhecer ou

Quando o pai novamente pode perceber que ali, onde via a síndrome, havia antes de tudo um bebê, que precisava de seus cuidados e carinho para se fazer cumprir a promessa de “vir

Honra e Sociedade no mundo ibérico e ultramarino: Inquisição e Ordens Militares – séculos

Em São Jerônimo da Serra foram identificadas rochas pertencentes à Formação Rio do Rasto (Grupo Passa Dois) e as formações Pirambóia, Botucatu e Serra Geral (Grupo São

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Para o desenvolvimento das atividades considerou-se as ações educativas/ dramatizações fundamentais para a promoção da participação ativa da comunidade escolar, o

e dos grupos considerados. Fonte: MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato Esta pesquisa teve lugar em uma escola pública de ensino técnico localizada no bairro de

O foco na gestão da cadeia de suprimentos está associado à importância estratégica que esta tem dentro do modelo da economia de mercado que sustenta o vigente