RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA FINANCEIRA 2º SEMESTRE DE 2014 ORIENTAÇÕES GERAIS

Loading....

Loading....

Loading....

Loading....

Loading....

Texto

(1)

______________________________________________________________________________________________

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA FINANCEIRA – 2º SEMESTRE DE 2014

ORIENTAÇÕES GERAIS

A) ALUNO NÃO BOLSISTA

A Renovação de matrícula consiste em duas etapas, sendo:

1ª ETAPA: RENOVAÇÃO FINANCEIRA 2ª ETAPA: RENOVAÇÃO ACADÊMICA

1ª ETAPA: RENOVAÇÃO FINANCEIRA Início: A partir do dia 10/06/2014

Abaixo segue o Passo a Passo da renovação de matrícula financeira:

Passo 1: Logar na Intranet e ler as orientações contidas neste documento.

Passo 2: O aluno e seu responsável financeiro, se for o caso, deverão ler e arquivar os seguintes documentos:

a. Contrato Padrão registrado em Cartório de Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoa

Jurídica de São Paulo – SP e Termo de Adesão;

Passo 3: Imprimir o boleto bancário, escolhendo uma das opções de pagamento (mensalidade ou semestralidade à vista), e realizar o pagamento na rede bancária dentro do prazo de vencimento estabelecido pela instituição conforme instruções no boleto.

Importante:

Verifique seu extrato de emolumentos e, havendo valores em aberto, regularize seu débito na Secretaria de sua Unidade. Só poderemos conceder a renovação de matrícula para alunos sem valores em atraso, conforme previsto em contrato;

Caso queira negociar débitos em atraso, informamos que é necessária a abertura do requerimento online de “NEGOCIAÇÃO DE DÉBITOS”. Se desejar somente ter a informação sobre o valor total de valores em atraso, favor abrir o requerimento de “CÁLCULO DE DÉBITOS”, pois não informamos valores por e-mail ou telefone;

O vencimento do boleto da 1ª parcela da semestralidade será em 08/07/2014. O seu pagamento será confirmado após processamento automático do crédito, a ser realizado pela rede bancária. A

apresentação do comprovante de pagamento não servirá como comprovante para liberação do MOL.

(2)

B)

ALUNO BOLSISTA

A Renovação de matrícula consiste em duas etapas, sendo:

1ª Etapa: renovação financeira 2ª Etapa: renovação acadêmica

1ª ETAPA: RENOVAÇÃO FINANCEIRA Início: A partir do dia 16/07/2014

Abaixo segue o Passo a Passo da renovação de matrícula financeira: Passo 1:

Cumprir as exigências documentais e acadêmicas previstas no Aditivo de Bolsa. Passo 2:

O aluno bolsista e seu responsável financeiro, se for o caso, deverão ler e arquivar os seguintes documentos:

b. Contrato Padrão registrado em Cartório de Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica de São Paulo – SP e Termo de Adesão;

c. Primeiro Aditivo ao Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

Passo 3:

a) Imprimir o boleto bancário, escolhendo uma das opções de pagamento (mensalidade ou semestralidade à vista), e realizar o pagamento na rede bancária dentro do prazo de vencimento estabelecido pela instituição conforme instruções no boleto.

b) Os alunos bolsistas 100%, deverão solicitar a rematrícula através do aceite eletrônico do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e Aditivo de Bolsa para o 2º semestre, que será concluída no prazo de 72 horas úteis após o aceite.

REGRAS GERAIS:

Os Passos 2 e 3 da renovação financeira somente estarão disponíveis aos bolsistas que cumprirem os critérios exigidos para manutenção da bolsa, conforme orientações contidas neste documento no Passo 1.

(3)

______________________________________________________________________________________________ O vencimento do boleto da 1ª parcela da semestralidade será em 19/07/2014. O boleto da renovação online poderá ser pago na rede bancária sem ônus até o vencimento. Os alunos que perderem sua bolsa por não atingirem as exigências obrigatórias deverão comparecer a Secretaria da sua Unidade até 19/07/2014 para renovação sem ônus. Após esta data, o pagamento será acrescido de encargos previstos em contrato.

O seu pagamento será confirmado após processamento automático do crédito, a ser realizado pela rede bancária. A apresentação do comprovante de pagamento não servirá como comprovante para liberação do MOL.

Importante!

Verifique seu extrato de emolumentos e, havendo valores em aberto, regularize seu débito na Secretaria de sua Unidade. Só poderemos conceder a renovação de matrícula para alunos sem valores em atraso, conforme previsto em contrato.

TIPOS DE BOLSA E ORIENTAÇÕES:

1. DEPENDENTE DE PROFESSOR - OUTRA IES ou DEPENDENTE DE PROFESSOR – IBMEC

A entrega da documentação para renovação de bolsa será feita através do Requerimento Online - RENOVAÇÃO - BOLSA DEPENDENTE DE PROFESSOR, disponível a partir de 27/06/2014. Ressaltamos que para respeitar as datas do vencimento da 1ª parcela da semestralidade e da 1ª etapa de renovação acadêmica o aluno deverá abrir o requerimento até 04/07/2014 e cumprir os passos nele descritos. Em função do disposto na Convenção Coletiva do Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro – SINPRO, para ter garantido o direito deverá ser entregue na Secretaria da Unidade Centro a documentação comprobatória abaixo:

a) Declaração, emitida em papel timbrado da IES, com: - data de admissão do professor na IES;

- número da CTPS;

- número de horas-aula semanais ministradas no semestre correspondente ao da concessão da bolsa

(2014.2);

- nome, curso e data de início e término curso da disciplina;

- reconhecimento de firma da assinatura da pessoa que assina a declaração.

b) CTPS devidamente atualizada, cópia das seguintes páginas: foto, identificação civil, contrato assinado e posterior em branco;

c) Declaração do Imposto de Renda completa do professor com o recibo de entrega (Exercício 2014, Ano base 2013).

(4)

Importante!

A documentação entregue está sujeita a análise e aprovação da Coordenação Financeira. Só serão

aceitas as documentações que estiverem completas e dentro do padrão especificado. Caso a

documentação não esteja completa o requerimento será indeferido; O aluno deverá cumprir a exigência acadêmica prevista na convenção;

O aluno que optar por renovar sem a bolsa, terá até o dia 29/08/2014 para entregar a documentação e ter o reajuste proporcional ao semestre de acordo com as etapas previstas no requerimento.

2. IRMÃO EM CURSO

Os bolsistas inclusos nesta categoria só serão habilitados para os Passos 2 e 3 em até 72 horas úteis após a confirmação da rematrícula financeira do irmão para o 2º semestre de 2014.

Importante!

Verifique seu extrato de emolumentos e, havendo valores em aberto, regularize seu débito na Secretaria de sua Unidade. Só poderemos conceder a renovação de matrícula para alunos sem valores em atraso, conforme previsto em contrato;

Não é necessária entrega de documentação para renovação de matrícula, salvo documentos solicitados pelo MEC em caso de Supervisão;

O aluno deverá cumprir a exigência acadêmica prevista no Programa.

4. MÉRITO ACADÊMICO, COORD. ACADÊMICA, DIREÇÃO ACADÊMICA OU VESTIBULAR

Os bolsistas inclusos nesta categoria só serão habilitados para os Passos 2 e 3 se cumprir os requisitos acadêmicos previstos no Aditivo.

5. TRANSFERÊNCIA DF

Os bolsistas inclusos nesta categoria serão habilitados para os Passos 2 e 3 automaticamente. Os ajustes financeiros, previstos na cláusula 5 do Termo de Concessão de Bolsa de Estudos, serão realizados após a conclusão da última etapa da renovação acadêmica, a ser comunicado em agosto de 2014 pela Secretaria para início da regularização a partir da 4ª parcela com vencimento em 08/10/2014.

(5)

______________________________________________________________________________________________

C)

ALUNOS DE CRÉDITO ESTUDANTIL E BOLSA PROUNI

As informações para renovação de matrícula financeira serão disponibilizadas pelo Departamento de Crédito Estudantil.

Em caso de dúvidas, favor entrar em contato através do e-mail financeiroestudantil@ibmecrj.br .

D) TODOS OS ALUNOS

2ª ETAPA: RENOVAÇÃO ACADÊMICA

A renovação de matrícula acadêmica estará disponível para os alunos que concluíram a etapa da renovação financeira, conforme orientações acima nas datas definidas a seguir:

Início Término 1ª Etapa 19/07/2014 21/07/2014

2ª Etapa 22/07/2014 24/07/2014

3ª Etapa 25/07/2014 27/07/2014

Caso haja alguma dúvida ou problema durante o processo de renovação de matrícula, o aluno deverá contatar a Secretaria Acadêmica através do e-mail duvidasremol@ibmecrj.br ou através do telefone 4503-4032 opção 4 .

Imagem

Referências

temas relacionados :