• Nenhum resultado encontrado

CIÊNCIAS Esta disciplina é importante

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CIÊNCIAS Esta disciplina é importante"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

CIÊNCIAS

De acordo com a DCE, é fundamental considerar a evolução do pensamento do ser humano, pois é a partir dele que a historia da ciência se constrói. Sendo assim a que se levar em conta a medida que o homem busca satisfazer suas necessidades automaticamente, passa a observar e à buscar repostas as suas indagações.

A descoberta do fogo foi um marco na história da humanidade, a partir daí o homem assume outras e torna-se ainda mais atento a respeito das dinâmicas da natureza.

Dentro da escola pública a trajetória do ensino de ciências sempre foi determinada por um momento histórico, político e social. Momentos estes que influenciaram os modelos curriculares de cada época e causaram fortes mudanças nas concepções da ciência.

Uma vez que os conhecimentos são produzidos pela humanidade no decorrer de sua história a disciplina se constitui num conjunto de conhecimentos científicos necessários para compreender e explicar os fenômenos da natureza e suas interferências no meio. Para que isso aconteça são estabelecidas relações entre os diferentes conhecimentos físicos, químicos e biológicos e o cotidiano do aluno, ou seja, sua prática social.

A valorização da vida em sua diversidade, a responsabilidade em relação a saúde e ao ambiente, bem como a consideração de variáveis que envolvem com fatos, são elementos que contribuem para o aprendizado de atitudes, para saber se posicionar crítica e construtivamente diante de diferentes questões.

Esta disciplina é importante, no contexto escolar pela necessidade humana de compreender, sistematizar e desmistificar os mais diversos fenômenos na natureza, nos seres vivos e no universo. Portanto, a disciplina oportuniza a compreensão dos eventos que ocorrem com a água, o solo, o ar e a interferência na saúde humana. Propicia a compreensão das inter-relações entre os seres vivos e o meio ambiente, demonstrando a interdependência que há entre eles. Onde o ser humano é o agente de transformação consciente daquela.

De forma científica, o educando é levado a conhecer o seu próprio corpo, do seu semelhante, despertando o devido respeito pelas diferenças existentes entre as mais diversas etnias. Assim, ocorrem quebras de preconceitos sexuais, dos raciais, da xenofobia, bem como daqueles que apresentam necessidades especiais temporárias ou permanentes.

(2)

Assim, o processo de ensino-aprendizagem de ciências valoriza a dúvida, a contradição, a diversidade, o questionamento superando o tratamento curricular dos conteúdos por eles mesmos dando prioridade a sua função social.

Busca:

•Integrar os conteúdos a partir de três eixos norteadores: noções de astronomia, transformação e interação da matéria, energia e saúde que implica na melhoria da qualidade de vida.

•Compreender os conceitos históricos de ciência que tratam das questões dogmáticas, neutras, infalíveis, prontas e acabadas, bem como buscar explicações e construir a parte científica que convive com a dúvida, que é falível e intencional, utilizando-se de métodos que buscam as explicações dos fenômenos naturais: físicos, químico, biológicos, geológicos, que recebem influências dos fatores: sociais, econômicos, políticos, etc.

•Conduzir o aluno para fazer a investigação científica, redescobrindo assim os conceitos em ambiente apropriado para a simulação do método investigativo, acompanhado pelo professor, contextualizando os conteúdos estudados com os fenômenos da natureza. Sendo um modelo construtivista de educação.

•Fornecer subsídios para que os educandos não sejam ignorantes sociais dos produtos científicos e tecnológicos com os quais convive reconhecendo o processo de produção, distribuição e consumo, bem com os problemas decorrentes, buscando soluções para tais.

•Incorporar ao ensino de ciências, aspectos sociais, políticos, econômicos, éticos e culturais, incluir os portadores de necessidades especiais e / ou tecnológicos inerentes ao processo de produção, a aplicabilidade dos conhecimentos científicos, das relações e inter-relações estabelecidas entre os sujeitos do processo ensino-aprendizagem.

Objetivos gerais da disciplina:

•Organizar os conteúdos a partir dos conteúdos estruturantes: Corpo humano e saúde, Ambiente, Matéria e energia e Tecnologia, estabelecendo relações entre os conhecimentos físicos, químicos e biológicos , tendo como base o Movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade.

•Compreender os conceitos históricos de ciência que tratam das questões dogmáticas, neutras, infalíveis, prontas e acabadas, bem como buscar

(3)

explicações e construir a parte científica que convive com a dúvida, que é falível e intencional, utilizando-se de métodos que buscam as explicações dos fenômenos naturais: físicos, químicos, biológicos, geológicos, que recebem influências dos fatores: sociais, econômicos, políticos, etc.

• Conduzir o aluno para fazer a investigação científica, redescobrindo assim os conceitos em ambiente apropriado para a simulação do método investigativo, acompanhado pelo professor, contextualizando os conteúdos estudados com os fenômenos da natureza. Sendo um modelo construtivista de educação. • Fornecer subsídios para que os educandos não sejam ignorantes sociais dos produtos científicos e tecnológicos com os quais convive reconhecendo o processo de produção, distribuição e consumo, bem com os problemas decorrentes, buscando soluções para tais.

• Incorporar ao ensino de ciências, aspectos sociais, políticos, econômicos,éticos e culturais, incluindo os portadores de necessidades especiais. Evidenciando também os aspectos tecnológicos inerentes ao processo de produção, a aplicabilidade dos conhecimentos científicos, as relações e inter-relações estabelecidas entre os sujeitos do processo ensino-aprendizagem.

•Identificar o conhecimento científico como resultado de um processo historicamente construído, essencial para a compreensão do mundo, valorizando-o cvalorizando-omvalorizando-o instrumentvalorizando-o para valorizando-o exercícivalorizando-o da cidadania cvalorizando-ompetente.

•Desenvolver hábitos de saúde e cuidado corporal, concebendo a saúde pessoal, social e ambiental como bens individuais e coletivos que devem ser conservados. •Identificar os elementos do ambiente, percebendo-os como parte de processos de relações, interações e transformações, reconhecendo a profunda interdependência dos seres vivos e dos demais elementos do ambiente, relacionando-a com sobrevivência das espécies.

•Relacionar as características do ambiente natural e cultural com a qualidade de vida.

•Compreender a tecnologia como recurso para resolver as necessidades humanas, diferenciando os usos corretos e úteis daqueles prejudiciais ao equilíbrio da natureza e ao ser humano.

•Desenvolver flexibilidade para reconsiderar as suas ideias, reconhecendo e selecionando fatos e dados na reelaboração de seus conhecimentos; desenvolvendo postura de aprendizagem: curiosidade, interesse, mobilização para a busca e organização de informações; autonomia e responsabilidade na

(4)

realização de suas tarefas como estudante.

•Desenvolver a reflexão sobre as relações entre ciência, tecnologia e sociedade , considerando as questões éticas envolvidas.

Conteúdos Estruturantes

O currículo de Ciências no Ensino Fundamental é formado por um conjunto de ciências que se somam historicamente numa mesma disciplina escolar para compreender os fenômenos naturais nessa etapa da escolarização. Os conhecimentos físicos, químicos e biológicos são contemplados na disciplina com vistas à compreensão das diferenças e inter-relações entre essas ciências de referência que compõem a área de ciências, ditas naturais, no processo pedagógico.

De forma geral, os fenômenos naturais são tratados na disciplina sob os seguintes conhecimentos físicos – a partir dos conhecimentos científicos em relação aos diversos fenômenos naturais e tecnológicos, com a abordagem de conteúdos como: movimento, som, luz, eletricidade, magnetismo, calor e ondas, entre outros;

conhecimentos químicos – contemplam as noções e conceitos científicos sobre materiais e substâncias, sua constituição, propriedades e transformações, necessárias para compreender os processos básicos da Química;

conhecimentos biológicos – orientam progressivamente na interpretação e compreensão dos processos biológicos e contribuem para o entendimento dos ambientes e da manutenção da vida.

As ciências de referência orientam a definição dos conteúdos significativos na formação dos alunos porque oportunizam o estudo da vida, do ambiente, do corpo humano, do universo, da tecnologia, da matéria e da energia, e outros. Também fornecem subsídios para a compreensão crítica e histórica do mundo natural (conteúdo da ciência), do mundo construído (tecnologia) e da prática social (sociedade).

Os Conteúdos Estruturantes propostos nestas Diretrizes são entendidos como saberes fundamentais, capazes de organizar teoricamente os campos de estudo da disciplina, essenciais para compreender seu objeto de estudo e suas áreas afins.

São conteúdos estruturantes da disciplina de Ciências para o Ensino Fundamental: – corpo humano e saúde;

– ambiente;

– matéria e energia; e – tecnologia.

(5)

Esses conteúdos estruturantes foram definidos tendo em vista as relações entre os campos de estudo, tradicionalmente tratados ao longo do ensino de Ciências, e a sua relevância no processo de escolarização atual.

Ao desmembrar no currículo os conteúdos estruturantes em conteúdos específicos, é importante considerar a concepção de ciência adotada nestas Diretrizes, os conhecimentos físicos, químicos e biológicos e os elementos do Movimento CTS, os conteúdos sobre cultura afro-brasileira e africana serão abordados conforme a lei a lei nº 106 39/2003, que prevê a obrigatoriedade destes temas no ensino de ciências. Os conteúdos abordado serão:

• Desmistificação das teorias racistas;

• Estudos das características biológicas (biótipo) dos diversos povos;

• Contribuições dos povos africanos e de seus descendentes para os avanços da ciência e da tecnologia.

a – Corpo Humano e Saúde:

Conhecer e compreender as transformações e a integração entre os sistemas que compõe o corpo humano, suas funções de nutrição, coordenação, relação, regulação, bem como as questões relacionadas a saúde e a sua manutenção.

b – Ambiente:

Entender como funciona os ambientes da natureza e como a vida se renova e se mantém, reconhecendo a importância da biodiversidade e das ações humanas que nela interfere. Discutir sobre os diferentes ambientes da Terra, sua diversidade, localização, caracterização, transformações e adaptações dos seres vivos e do homem ao longo da história.

c – Matéria e Energia

Considerar as interações, as transformações, as propriedades, as transferências, as diversas fontes e formas, os modos como se comportam em determinadas situações, as relações com o ambiente, assim como os problemas sociais e ambientais relacionados à geração de energia, sua destruição, consumo e desperdício.

d – Tecnologia

Estabelecer as relações sociais de produção da Ciência e da Tecnologia, com vistas ao atendimento das suas necessidades. Pretende-se romper a ideia de que as

(6)

Ciências e a Tecnologia estão separados. Esse desenvolvimento cientifico e tecnológico determina, contraditoriamente, problemas graves para o meio ambiente e para a sobrevivência da própria espécie, analisando que toda a população é exposta a esses defeitos e não apenas a porção da sociedade que determina a produção do conhecimento científico-tecnológico.

Conteúdos básicos por série: 5º SÉRIE

Origem e evolução do Universo;

Dinâmica do Universo e teoria da gravitação Universal; Movimentos celestes;

Sistema Solar;

Teorias: Geocentrismo e Heliocentrismo; Satélites, planetas e constelações; Viagens Espaciais;

Constituição da Matéria;

Conhecimento dos compostos orgânicos e relações destes com a constituição dos Organismos vivos;

Conceitos sobre Célula e os Sistemas do Corpo Humano;

O Sol, Características físicas e químicas / Relações com a vida no planeta Conceitos;

Transferência da matéria e energia nos ecossistemas;

Constituição do Planeta Terra: atmosfera, crosta, manto e núcleo; Propriedades do ar e suas aplicações;

Cadeias alimentares; Relações entre ar e saúde; Fluxo de Energia;

O ar e a geração de energia;

Poluição do ar e a diminuição da Biodiversidade; Relações entre os seres vivos;

Influência do Ser humano no ambiente; Desequilíbrios ambientais;

Composição e Estados físicos da água;

Transferência da matéria e energia nos ecossistemas; Influência do Ser humano no ambiente;

(7)

Desequilíbrios ambientais; Água e geração de energia;

Ciclo da Água;Disponibilidade da Água no planeta; Utilidades e cuidados com a água;

Relação entre água e Saúde; Composição do solo;

Tipos de Solo Condições de fertilidade do solo,Adubação orgânica e inorgânica; Técnicas de preparo e conservação do solo;

Minerais, Minérios e o uso no desenvolvimento tecnológico; Energia gasta nos desmatamentos e queimadas;

Poluição e contaminação do solo e as relações com a saúde;

Utilização e cuidados com o Solo; adubação, formas de conservação da fertilidade e combate à erosão;

6º SÉRIE

Noções sobre a origem da vida e condições de vida no planeta; Noções de evolução;

Características dos seres vivos( Biomas e Biociclos);

Níveis de organização e características gerais dos seres vivos;

Modos de agrupar os seres vivos: noções de classificação e nomenclatura científica; Os cinco Reinos;

Adaptações dos seres vivos (animais e vegetais) aos ambientes terrestre e aquáticos; Vírus;

Características básicas, classificação,diversidade e importância e curiosidades sobre Vírus,

Reino Monera; Reino Protista; Reino dos Fungos;

Utilização de microorganismos (fermentação) na indústria farmacêutica, química e alimentícia;

Biotecnologia da utilização industrial de microorganismos (OGM –organismos geneticamente modificados);

Diagnósticos, prevenção e tratamento de doenças causadas por microorganismos: parasitoses, infecções bacterianas, viroses, protozooses e micoses.

(8)

Alopatia: antibióticos e sua utilização e uso abusivo; Reino Vegetal:

Vegetais: características principais de cada grupo, classificação e diversidade; Órgãos vegetais: raiz, caule, folha, flor, fruto e semente;

Fisiologia: osmose, absorção, fotossíntese

transpiração, gutação, reprodução e hereditariedade, polinização e fecundação, formação do fruto e da semente e disseminação; Intoxicações causadas por plantas tóxicas;

Utilização de vegetais na indústria farmacêutica, química e alimentícia;

Biotecnologia da utilização industrial de vegetais (OGM –organismos geneticamente modificados);

Homeopatia e fitoterapia ( plantas medicinais) ; Preservação da flora;

Reino Animal:

Animais invertebrados e vertebrados : Poríferos, celenterados, platelmintos, Nematelmintos, anelídeos, moluscos, artrópodes, equinodermos e cordados Características principais de cada grupo, classificação, diversidade e importância Fisiologia: respiração, digestão, excreção,

circulação, coordenação, locomoção,relação e reprodução e hereditariedade. Diagnósticos, prevenção e tratamento de doenças causadas por animais: parasitoses, zoonoses e verminoses.

Controle biológico de pragas de lavoura. Preservação da fauna e da flora

Cuidados com animais domésticos: prevenção de doenças. Prevenção de acidente com animais peçonhentos;

7º SÉRIE Célula;

Conceitos sobre Célula e os Sistemas do Corpo Humano; Doenças relacionadas aos seres vivos;

Formas de Energia;

Evolução dos Seres vivos;

(9)

características que permitiram o sucesso sobre a terra;

Níveis de organização do corpo humano; Morfologia e fisiologia dos seres vivos; Estrutura do organismo/células e tecidos;

Aspectos morfofisiológicos básicos das células. Componentes químicos celulares; Células animais e vegetais e suas estruturas básica (membrana, parede celular,.); Divisão celular e importância: mitose e meiose (reprodução celular, câncer, gametogênese);

Cromossomos e anomalias cromossomais. Determinação do sexo; Aspectos morfofisiológicos dos tecidos animais e vegetais;

Funções Vitais;

Reprodução humana e hereditariedade; Sistema reprodutor masculino e feminino; Disfunções do sistema reprodutor (prevenção); Gravidez e parto;

Gravidez precoce: causas e consequências (prevenção);

Técnicas de reprodução artificial ( fertilização in vitro, inseminação artificial,...); Sexualidade;

Doenças sexualmente transmissíveis;

AIDS e DSTs, tecnologias associadas ao diagnóstico e tratamento; Métodos contraceptivos;

Métodos contraceptivos: tipos, ação no organismo, eficácia, acesso, causas e consequências do uso;

Hereditariedade: mecanismo, doenças, determinação do sexo; Manipulação genética: clonagem e células-tronco;

Aconselhamento genético como forma de prevenção à má formação gênica;

Portadores de Necessidades Educacionais Especiais: deficiência congênita e adquirida (causas, consequências e prevenção);

Sistema digestório; Morfofisiologia;

Nutrição: necessidades nutricionais, hábitos alimentares (aditivos e alimentos light e diet);

Disfunções do Sistema digestório: desnutrição. Obesidade, subnutrição, anorexia, bulimia;

Digestão química e mecânica (deglutição), Sistema respiratório:

(10)

Morfofisiologia;

Disfunções do sistema respiratório; prevenção; Aspectos preventivos do enfisema pulmonar, da asma, da bronquite, entre outros;

Sistema circulatório;

Morfofisiologia;Transporte de nutrientes e pressão arterial.

Disfunções do sistema cardiovascular: AVC, enfarte, hipertensão, arteriosclerose, outros;

Sistema imunológico: Defesas do corpo;

Imunização artificial: soros e vacinas, medicamentos; Sistema Excretor:

Morfofisiologia;Disfunções do sistema urinário: nefrite, cistite, uretrite entre outros; Hemodiálise.

Funções de relação com o ambiente: Sistema locomotor:

Morfologia e fisiologia;

Disfunções do sistema locomotor, prevenção. Lordose, cifose, escoliose; Correção de lesões ósseas e musculares: traumatismos, fraturas e lesões;

Importância da prática frequente de exercícios físicos e boa postura e cuidados com a coluna vertebral;

Aparelhos que o homem e constrói para corrigir algumas deficiências físicas; Sistema sensorial:

Morfofisiologia dos órgãos dos sentidos; Disfunções do sistema sensorial:

Objetos e aparelhos fabricados para corrigir deficiência dos órgãos dos sentidos; Coordenação das funções orgânicas:

Sistema nervoso: Morfofisiologia;

Disfunções do sistema nervoso: prevenção, depressão, uso abusivo de drogas, insônia; Importância do lazer e do descanso (Sono);

Ação das drogas no sistema nervoso central, efeitos e reações ocorridas;

Tecnologias que causam dano ao sistema nervoso central : radiação,, metais pesados, acidentes de trânsito e com armas de fogo, automedicação, outros;

Sistema endócrino; Morfofisiologia;

(11)

Segurança no trânsito;

Acidentes de trânsito relacionados ao uso de drogas (álcool): causas e consequências; Efeitos do álcool e outras drogas no organismo;

Prevenção de acidentes. Primeiros Socorros:

Noções de primeiros socorros

Prevenção ao uso indevido de Drogas. 8º SÉRIE

QUÍMICA:

Histórico da Química:

Evolução histórica da Química; Modelos atômicos;

Importância da química ;

Consequências do uso de produtos químicos – poluição e saúde. Educação Ambiental

Matéria e energia:

Conceito e origem da matéria;

Conceito de Energia:Tipos, fontes, aplicações, transformações, segurança e prevenção;

Propriedades físicas e químicas da matéria:massa, volume, densidade, compressibilidade, elasticidade, divisibilidade, impenetrabilidade, maleabilidade,ductibilidade, flexibilidade,

permeabilidade, dureza, tenacidade, cor ,brilho, sabor, textura e odor. Substâncias puras e misturas:

Conceitos e exemplos do ambiente;

Processos de separação de misturas e suas aplicações: tratamento da água, destilação do petróleo, extração de sale de óleo, separação dos derivados do leite...

Átomo e sua estrutura

Elementos químicos e suas características e propriedades, Linguagem química - Nomenclatura

Classificação d os elementos

(12)

Ligações químicas; Reações químicas Funções químicas

Prevenção ao uso indevido de drogas. História da Física Cinemática Estática Trabalho Termologia Ótica Eletromagnetismo Sexualidade

Enfrentamento à violência na escola ( homossexualismo). METODOLOGIA

Articular os conteúdos em uma abordagem curricular, e numa perspectiva crítica e histórica dos conhecimentos químicos, físicos e biológicos. Tratar os conteúdos estruturantes não como conhecimento acabado, mas cujos conhecimentos científicos sejam passiveis de alterações ao longo do tempo. Pois os conhecimentos tidos como acabados, podem ser reinterpretados, pois outras áreas do conhecimento humano podem contribuir significativamente para o estudo, a explicação e a compreensão de tais conhecimentos científicos.

Estabelecer relações entre os diversos conteúdos específicos, superando os eixos: físicos, químicos, biológicos, incorporando os eixos sociais, étnicos, culturais e outros. Estabelecer uma contextualização dos conteúdos interdisciplinares programados de uma série como os demais de ensino fundamental. Tratar os conteúdos, respeitando s nível cognitivo dos alunos, a realidade local, a diversidade cultural, aditando uma linguagem coerente a cada faixa etária e nível de conhecimento, buscando gradativamente o aprofundamento da abordagem dos conteúdos.

Provocar uma reflexão sobre o atual momento histórico, social, científico-tecnologico, propiciando um entendimento sobre os problemas que afetam diretamente a vida do ser humano, dos seres vivos e do ambiente.

Procurar entender os problemas ambientais, que cercam a comunidade escolar, perceber a rotina dessa comunidade quanto a degradação do meio ambiente, utilização da água, do ar e do solo.

(13)

Atividades:

• SALA DE AULA: debates, seminários, entrevistas com profissionais utilizando pesquisas para ampliar o conhecimento, através do despertar da curiosidade do aluno;

• VISITAS: em parques municipais, laboratórios da universidade, com objetivo de realizar intercâmbio com outras formas de ambiente;

• SAÍDAS A CAMPO: elaborar projeto com o tema a ser trabalhado, favorecendo ao aluno que o mesmo perceba a importância de suas atitudes no ambiente em que vive;

• AULAS PRÁTICAS: serão realizadas no laboratório onde o aluno através da construção do experimento observará e entenderá os fenômenos da natureza: Vale destacar a importância dos registros que os alunos fazem no decorrer das atividades da sala de aula, pois assim o professor pode analisar a própria prática e fazer uma

intervenção pedagógica coerente. Além disso, o professor pode divulgar a produção de seus alunos com o intuito de promover a socialização dos saberes e entre os estudantes e desta com a produção científico-tecnológico, participando de projetos como:

• Projeto educação com ciências; • Agenda XXI vai a escola;

• Porta dia-a-dia educação;

• Festival de arte da rede estudantil FERA; • TV Paulo Freire;

• Laboratório de informática. AVALIAÇÃO

A avaliação é uma atividade constante na vida de todas as pessoas, portanto, precisamos primeiramente nos libertar da idéia de que o senso comum é suficiente para julgarmos um desempenho, essa libertação permite estabelecer parâmetros para uma avaliação mais competente, tornando possível um maior desenvolvimento do aluno, pois a avaliação deve ser um processo contínuo, sistemático, auto-avaliativa, diagnóstica para verificar se os objetivos previstos estão sendo atingidos; integral, pois considerar o aluno como um todo, ou seja, não apenas os aspectos cognitivos analisados, mas igualmente os comportamentais e a habilidade psicomotora.

(14)

Para uma avaliação efetiva, devem ser estabelecidos critérios, levando consigo fatores como a série a ser avaliada, o nível cognitivo dos alunos e a apropriação dos conteúdos.

A avaliação verificará se os alunos atingiram os objetivos propostos a partir do que é básico e essencial, se necessário far-se-á a retomada de conteúdos com posterior recuperação paralela.

Serão utilizados instrumentos avaliativos e diversificados como relatórios de pesquisas, visitas de campo e palestras, exercícios desafiadores, trabalhos de grupo (dramatização, jogos, músicas e produções coletivas), debates, painéis, exposições, avaliações individuais, relatórios, análise de trechos de filmes pertinentes ao conteúdo.

BIBLIOGRAFIA:

DCE - Diretrizes Curriculares da Rede Pública de Educação Básica do Estado do Paraná. Ciências, Curitiba, 2006.

Lei nº 10.639, de janeiro de 2003.

MEC/SEB – Orientações curriculares nacionais do ensino fundamental –Brasília, 2003.

Referências

Documentos relacionados

Narrativamente consensual, o sexo anal, assim como nas cenas de Sasha Grey, parece destravar a boca como caixa de ressonância.. Olham fixamente

O objetivo deste trabalho foi conhecer a prevalência dos sinais e sintomas relacionados à Disfunção Temporomandibular em um grupo de alunos do curso de fisioterapia, verificando

Foi apresentada, pelo Ademar, a documentação encaminhada pelo APL ao INMETRO, o qual argumentar sobre a PORTARIA Nº 398, DE 31 DE JULHO DE 2012 E SEU REGULAMENTO TÉCNICO

Neste trabalho avaliamos as respostas de duas espécies de aranhas errantes do gênero Ctenus às pistas químicas de presas e predadores e ao tipo de solo (arenoso ou

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

Dessa forma, os níveis de pressão sonora equivalente dos gabinetes dos professores, para o período diurno, para a condição de medição – portas e janelas abertas e equipamentos

complexas. 01- A partir da leitura do texto, assinale a alternativa que apresenta sua ideia central: a) Mostrar alguns resultados do desempenho das formigas. c) Apresentar os

A partir de um estudo sobre os modelos de desenvolvimento do pensamento sobre a linguagem de funções, este trabalho tem o objetivo de propor e testar um modelo de níveis