• Nenhum resultado encontrado

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 219/2017 Deputado(a) Tiago Simon CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 219/2017 Deputado(a) Tiago Simon CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 219/2017 Deputado(a) Tiago Simon

Institui, no âmbito da administração pública estadual, o Estatuto Estadual da Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e Microempreendedor Individual, e dá outras providências.

CAPÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º Esta Lei Complementar regula o tratamento jurídico diferenciado, simplificado e favorecido assegurado ao Microempreendedor Individual, às Microempresas e às Empresas de Pequeno Porte, em conformidade com o que dispõem os arts. 146, III, d, 170, IX, e 179 da Constituição Federal, todos combinados com o art. 41, II, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Estadual e a Lei Complementar Federal nº 123, de 14 de dezembro de 2006, suas respectivas alterações, bem como outra lei que a substituir na sua totalidade.

§ 1º Para fins desta Lei, considera-se Microempreendedor Individual – MEI, Microempresa – ME e Empresa de Pequeno Porte – EPP aqueles assim definidos pela Lei Complementar nº 123, de 2006, em seu art. 3º.

§ 2º O MEI é modalidade de microempresa.

§ 3º Ressalvado o disposto na Lei Complementar nº 123, de 2006, Capítulo IV, toda nova obrigação que atinja as Microempresas e Empresa de Pequeno Porte, no âmbito do Estado, deverá apresentar, no instrumento que a instituiu, especificação do tratamento diferenciado, simplificado e favorecido para o seu cumprimento.

Art. 2º O tratamento diferenciado, simplificado, favorecido e de incentivo às Microempresas, às Empresas de Pequeno Porte e ao Microempreendedor Individual incluirá, entre outras ações dos órgãos e entes da administração estadual:

I – o incentivo à formalização de empreendimentos;

II – a unicidade, a desburocratização e a simplificação do processo de registro, alteração, baixa e de legalização de empresários e de pessoas jurídicas;

III – o incentivo à geração de emprego e renda;

IV – a simplificação, a racionalização e a uniformização, por ramo de atividade, dos requisitos de segurança sanitária, metrologia, controle ambiental e prevenção contra incêndios, para os fins de registro, legalização e funcionamento de empresários e pessoas jurídicas, inclusive com a definição das atividades consideradas de alto risco, nos termos da legislação federal;

V – a fiscalização orientadora, no que se refere aos aspectos trabalhista, metrológico, sanitário, ambiental e de segurança, quando a atividade ou situação, por sua natureza, comportar grau de risco compatível com esse procedimento;

VI – o acesso aos mercados através da preferência nas aquisições de bens e serviços pelos órgãos públicos estaduais e outras medidas contempladas nesta Lei;

VII - a simplificação das relações de trabalho e do acesso à Justiça do Trabalho, nos termos da legislação federal;

VIII – a inovação tecnológica e a educação empreendedora;

IX – a formação de parcerias entre entidades públicas e privadas, objetivando a instalação ou utilização de ambientes propícios para a realização dos procedimentos inerentes à busca da solução de conflitos e ao acesso à Justiça;

(2)

X – a criação de fóruns estaduais com a participação do Poder Público e de entidades representativas, para desenvolver e acompanhar políticas públicas voltadas às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

Art. 3º Para as hipóteses não contempladas ou omissas nesta Lei, serão aplicadas as diretrizes da Lei Complementar Federal nº 123, de 2006, as Resoluções do Comitê Gestor do Simples Nacional – CGSN ou do Comitê para Gestão da Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios – CGSIM, no que couber.

CAPÍTULO II

DA DEFINIÇÃO DOS BENEFICIÁRIOS DESTA LEI Seção I

Do Microempreendedor Individual - MEI

Art. 4º Para efeitos desta Lei, considera-se MEI o empresário individual a que se refere o § 1º do artigo 18-A da Lei Complementar Federal nº 123, de 2006, optante pelo Simples Nacional.

Seção II

Da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte

Art. 5º Para os efeitos desta Lei, considera-se Microempresa - ME e Empresa de Pequeno Porte - EPP a sociedade empresária, a sociedade simples, empresa individual de responsabilidade limitada ou o empresário, a que se refere o artigo 3º, incisos I e II da Lei Complementar Federal nº 123, de 2006, devidamente registrados no Registro Civil de Pessoas Jurídicas, conforme o caso.

§ 1º Equipara-se a Microempreendedor Individual, a Microempresa e a Empresa de Pequeno Porte o Produtor Rural Pessoa Física e o Agricultor Familiar que auferirem receita bruta no limite estabelecido na Lei Complementar nº 123, de 2006, sendo a eles estendidos os benefícios previstos nesta Lei, desde que estejam em regularidade perante o Município e a Previdência Social.

§ 2º Considera-se receita bruta, para fins do disposto neste artigo, o produto da venda de bens e serviços nas operações de conta própria, o preço dos serviços prestados e o resultado nas operações em conta alheia, não incluídas as vendas canceladas e os descontos incondicionais concedidos, conforme o disposto no art. 3º, §1º da Lei Complementar nº 123, de 2006.

§ 3º Os dispositivos desta Lei são aplicáveis a todas as Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, ou a ela equiparadas, assim definidas pelos incisos I e II do caput e § 4º do artigo 3º da Lei Complementar nº 123, de 2006, ainda que não enquadradas no regime tributário do Simples Nacional, por vedação ou por opção.

CAPÍTULO III

DO REGISTRO E DA LEGALIZAÇÃO Da Consulta Prévia, Inscrição e Baixa

Art. 6º A Administração Pública Estadual, Direta e Indireta poderão providenciar, de forma periódica, o estímulo à realização e publicação de estudos que visem ao levantamento das atividades econômicas nas áreas urbanas e rurais, registrando o perfil da informalidade, contribuindo para a redução desses índices e promovendo o crescimento dos níveis de formalização das empresas.

(3)

Parágrafo único. O Estado poderá viabilizar os estudos de que tratam o caput deste artigo por meio de celebração de parcerias e convênios com entidades públicas e privadas de ensino, representantes de classe profissionais e entidades empresariais e civis, nos termos da Lei Federal nº 8.666, de 1993.

Art. 7º Será assegurado aos empresários e pessoas jurídicas:

I - entrada única de dados e documentos e a unicidade do processo de registro;

II - processo de registro e legalização integrado entre os órgãos e entes envolvidos, por meio de sistema informatizado que garanta:

a) sequenciamento das seguintes etapas: consulta prévia de nome empresarial e de viabilidade de localização, registro empresarial, inscrições fiscais e licenciamento de atividade;

b) criação da base nacional cadastral única de empresas;

III - identificação nacional cadastral única que corresponderá ao número de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas - CNPJ.

IV - proceder ao registro dos atos constitutivos, de suas alterações e extinções (baixas), referentes a empresários e pessoas jurídicas em qualquer órgão envolvido no registro empresarial e na abertura da empresa, independentemente da regularidade de obrigações tributárias, previdenciárias ou trabalhistas, principais ou acessórias, do empresário, da sociedade, dos sócios, dos administradores ou de empresas de que participem, sem prejuízo das responsabilidades do empresário, dos sócios ou dos administradores por tais obrigações.

§1º Para fins do inciso I do caput, entende-se por entrada única de dados e unicidade do processo de registro a entrada única de documentos na Junta Comercial, seus escritórios ou postos de atendimento nos municípios ou outro local a ser definido pela respectiva prefeitura.

§ 2º O sistema de que trata o inciso II do caput deve garantir aos órgãos e entidades integrados: I - compartilhamento irrestrito dos dados da base nacional única de empresas;

II - autonomia na definição das regras para comprovação do cumprimento de exigências nas respectivas etapas do processo.

§ 3º A identificação nacional cadastral única substituirá para todos os efeitos as demais inscrições, sejam elas federais, estaduais ou municipais, após a implantação do sistema a que se refere o inciso II do

caput.

§ 4º É vedado aos órgãos e entidades integrados ao sistema informatizado de que trata o inciso II do caput o estabelecimento de exigências não previstas em lei.

§ 5º A coordenação do desenvolvimento e da implantação do sistema de que trata o inciso II do caput ficará a cargo do órgão a ser definido na regulamentação da presente lei complementar.

§ 6º O processo de abertura, registro, alteração e baixa da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, bem como qualquer exigência para o início de seu funcionamento, deverão ter trâmite especial e simplificado, preferencialmente eletrônico, opcional para o empreendedor, observado o seguinte:

I – serão dispensados o uso da firma, com a respectiva assinatura autografada, o capital, requerimentos, demais assinaturas, informações relativas ao estado civil e regime de bens, bem como remessa de documentos;

II - Ressalvado o disposto na Lei Complementar nº 123, de 2006, ficam reduzidos a 0 (zero) todos os custos, inclusive prévios, relativos à abertura, à inscrição, ao registro, ao funcionamento, ao alvará, à licença, ao cadastro, às alterações e procedimentos de baixa e encerramento e aos demais itens relativos ao Microempreendedor Individual, incluindo os valores referentes a taxas, a emolumentos e a demais contribuições relativas aos órgãos de registro, de licenciamento, sindicais, de regulamentação, de anotação de responsabilidade técnica, de vistoria e de fiscalização do exercício de profissões regulamentadas (sugere-se excluir por (sugere-se tratar de taxas fixadas em legislação federal ou municipal);

(4)

§ 7º O agricultor familiar, definido conforme a Lei nº 11.326, de 24 de julho de 2006, e identificado pela Declaração de Aptidão ao Pronaf - DAP física ou jurídica, bem como o Microempreendedor Individual ficam isentos de taxas e outros valores relativos à fiscalização da vigilância sanitária.

Art. 8º Os requisitos de segurança sanitária, metrologia, controle ambiental, prevenção e combate a incêndios, para os fins de registro e legalização das pessoas jurídicas tratadas nesta Lei, deverão ser simplificados, racionalizados e uniformizados pelos órgãos envolvidos na abertura e no fechamento das empresas, no âmbito de suas competências.

Art. 9º Fica dispensado de alvará emitido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul o Microempreendedor Individual que não exerça suas atividades em local fixo, salvo se for considerado de alto risco.

Art. 10. Os órgãos e entidades estaduais envolvidos na abertura e fechamento de empresas, no âmbito de suas atribuições, deverão manter à disposição dos usuários, de forma presencial e pela rede mundial de computadores, informações, orientações e instrumentos, de forma integrada e consolidada, que permitam pesquisas prévias às etapas de registro ou inscrição, alteração e baixa de empresários e pessoas jurídicas, de modo a prover ao usuário certeza quanto à documentação exigível e quanto à viabilidade do registro ou inscrição.

Parágrafo único. As pesquisas prévias à elaboração de ato constitutivo ou de sua alteração deverão bastar a que o usuário seja informado pelos órgãos e entidades competentes:

I - da descrição oficial do endereço de seu interesse e da possibilidade de exercício da atividade desejada no local escolhido;

II - de todos os requisitos a serem cumpridos para obtenção de licenças de autorização de funcionamento, segundo a atividade pretendida, o porte, o grau de risco e a localização; e

III - da possibilidade de uso do nome empresarial de seu interesse. CAPÍTULO IV

DO ESTÍMULO À FORMALIZAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS

Art. 11. Com o objetivo de incentivar a regularização das atividades empresariais no Estado, fica a Administração Pública Estadual Direta e Indireta autorizada a conceder os seguintes benefícios às pessoas físicas ou jurídicas enquadradas na presente Lei Complementar, optantes ou não do Simples Nacional, que espontaneamente, no prazo de 180 (cento e oitenta) dias após a promulgação desta lei, providenciarem sua regularização:

I – aplicação de quaisquer penalidades referentes ao período de informalidade, salvo as decorrentes da legislação tributária, não beneficiadas por anistia ou remissão;

II – redução a 0 (zero) os valores referentes a taxas, emolumentos e demais custos relativos à abertura, à inscrição, ao registro, à alteração, ao alvará, à licença, ao cadastro e aos demais itens relativos ao processo de registro;

III – orientação, por meio dos órgãos estaduais e entidades parceiras e conveniadas, quanto à atividade ou situação em que se encontra o empreendimento em relação a aspectos trabalhistas, metrológicos, sanitários, ambientais e de segurança.

Parágrafo Único. Para os fins deste artigo, consideram-se informais as atividades econômicas em funcionamento que não estejam inscritas no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e no Cadastro de Contribuintes do Estado.

CAPÍTULO V

(5)

Art. 12. Fica a Administração Pública Estadual autorizada a promover estímulos ao empreendedorismo através de parcerias com instituições públicas e privadas para o desenvolvimento de projetos que tenham por objetivo valorizar o papel do empreendedor, disseminar a cultura empreendedora e despertar vocações empresariais.

Parágrafo único. Os projetos referentes a este artigo também poderão assumir a forma de fornecimento de cursos de qualificação, concessão de bolsas de estudo, ações de capacitação de professores e outras ações que entender cabíveis para estimular a educação empreendedora.

Art. 13. Fica o Poder Público Estadual autorizado a realizar ações de inclusão digital, com o objetivo de promover o acesso de Microempreendedores Individuais, Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado às novas tecnologias da informação e comunicação e a implantar programa para fornecimento de sinal da rede mundial de computadores em banda larga, via cabo, rádio ou outra forma.

Parágrafo único. Compreendem-se como ações de inclusão digital, para fins deste artigo:

I – a abertura ou destinação e manutenção de espaços públicos dotados de computadores para acesso gratuito à internet;

II – o fornecimento de serviços integrados de qualificação e orientação;

III – a divulgação e a facilitação do uso de serviços públicos oferecidos por meio da internet. CAPÍTULO VI

DO ACESSO AOS MERCADOS

Do tratamento diferenciado nas compras públicas

Art. 14. Todos os órgãos e entidades da Administração Pública Estadual Direta e Indireta, inclusive os fundos especiais, deverão conceder tratamento diferenciado em compras públicas para as Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, na forma desta Lei, conforme previsão do parágrafo único do art. 47 da Lei Complementar 123, de 14 de dezembro de 2006.

Art. 15. Para a ampliação da participação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte nas contratações públicas, os órgãos ou entidades da Administração Pública Estadual poderão adotar regras com objetivo de:

I - instituir cadastro, de acesso livre, ou adequar os eventuais cadastros existentes, para identificar as Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, classificadas por categorias conforme sua especialização, com as respectivas linhas de fornecimento, de modo a possibilitar a notificação das licitações e facilitar a formação de parcerias e subcontratações;

II - padronizar e divulgar as especificações dos bens, serviços e obras contratados, de modo a orientar as Microempresas e as Empresas de Pequeno Porte para que ajustem os seus processos produtivos;

III - não utilizar, na definição do objeto da contratação, especificações que restrinjam injustificadamente a participação das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte sediadas regionalmente; e

IV - descentralizar a contratação de bens e serviços, sempre que for mais adequado, para ampliar a participação de licitantes e para fomentar o desenvolvimento local e regional.

Parágrafo único. As atividades de que tratam os incisos do caput serão supervisionadas, controladas e mantidas pela Administração Pública Estadual, com o auxílio dos órgãos competentes para disciplina e gestão dos cadastros de fornecedores, de materiais e serviços.

(6)

Art. 16. As Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, por ocasião da participação em certames licitatórios, deverão apresentar toda a documentação exigida para efeito de comprovação de regularidade fiscal, mesmo que esta apresente alguma restrição.

§ 1º Havendo alguma restrição na comprovação da regularidade fiscal, será assegurado o prazo de 5 (cinco) dias úteis, cujo termo inicial corresponderá ao momento em que o proponente for declarado o vencedor do certame, prorrogável por igual período, a critério da administração pública, para a regularização da documentação, pagamento ou parcelamento do débito e emissão de eventuais certidões negativas ou positivas com efeito de certidão negativa.

§ 2º A declaração do vencedor do processo licitatório acontecerá no momento imediatamente posterior à fase de habilitação, no caso do pregão, conforme estabelece o art. 4º, inciso XV, da Lei Federal nº 10.520, de 17 de julho de 2002, e no caso das demais modalidades de licitação, no momento posterior ao julgamento das propostas, aguardando-se os prazos de regularização previdenciária para a abertura da fase recursal, se for o caso.

§ 3º A prorrogação do prazo previsto no § 1º deverá sempre ser concedida pela Administração Pública Estadual quando requerida pelo licitante, a não ser que exista urgência na contratação ou prazo insuficiente para o empenho, devidamente justificado.

§ 4º Não havendo regularização da documentação, no prazo previsto no § 1º, ocorrerá a decadência do direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas na legislação vigente, facultado à Administração Pública Estadual convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para assinatura do contrato, ou revogar, se for o caso, a licitação.

§ 5º Na habilitação em licitações para o fornecimento de bens para pronta entrega ou para a locação de materiais, não será exigida da Microempresa ou da Empresa de Pequeno Porte a apresentação de balanço patrimonial do último exercício social.

Art. 17. Nas licitações será assegurada, como critério de desempate, a preferência de contratação para as Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

§ 1º Entende-se por empate aquelas situações em que a oferta apresentada por Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte seja igual ou até 10% (dez por cento) superior à proposta mais bem classificada.

§ 2º Na modalidade de pregão, o percentual estabelecido no § 1º será de até 5% (cinco por cento) superior ao melhor preço.

§ 3º O disposto neste artigo somente se aplicará quando a melhor oferta inicial não tiver sido apresentada por Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte.

Art. 18. A preferência de que trata o artigo 17 será concedida da seguinte forma:

I - ocorrendo o empate, a Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte melhor classificada será convocada para, caso haja interesse, apresentar proposta de preço inferior àquela considerada vencedora do certame, situação em que será adjudicado em seu favor o objeto licitado;

II - na hipótese de não contratação da Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte, na forma do inciso I do caput, serão convocadas as remanescentes que porventura se enquadrem em situação de empate, na ordem classificatória, para o exercício do mesmo direito; e

III - no caso de equivalência dos valores apresentados pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte em situação de empate, será realizado sorteio entre elas para que se identifique aquela que primeiro poderá apresentar melhor oferta.

(7)

§ 1º Não se aplica o sorteio disposto no inciso III do caput quando, por sua natureza, o procedimento não admitir o empate real, como acontece na fase de lances do pregão, em que os lances equivalentes não são considerados iguais, sendo classificados conforme a ordem de apresentação pelos licitantes.

§ 2º No caso de pregão, a Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte mais bem classificada será convocada para apresentar nova proposta no prazo máximo de 5 (cinco) minutos após o encerramento dos lances, sob pena de preclusão.

§ 3º Nas demais modalidades de licitação, o prazo para os licitantes apresentarem nova proposta deverá ser estabelecido pelo órgão ou entidade contratante, conforme previsto no instrumento convocatório.

Art. 19. Nas contratações públicas da Administração Estadual Direta e Indireta, deverá ser concedido tratamento diferenciado e simplificado para as Microempresas e Empresas de Pequeno Porte objetivando a promoção do desenvolvimento econômico e social, a ampliação da eficiência das políticas públicas e o incentivo à inovação tecnológica.

Art. 20. Para o cumprimento do disposto no art. 19, a Administração Pública:

I - deverá realizar processo licitatório destinado exclusivamente à participação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte nos itens de contratação cujo valor seja de até R$ 80.000,00 (oitenta mil reais);

II - deverá estabelecer, em certames para aquisição de bens de natureza divisível, cota de até 25% (vinte e cinco por cento) do objeto para a contratação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

Parágrafo único. Quando não houver êxito na licitação realizada conforme o inciso I, o processo poderá ser repetido, não havendo a obrigatoriedade da participação exclusiva de Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte.

Art. 21. Nas licitações para fornecimento de bens, serviços e obras, os órgãos e entidades contratantes poderão estabelecer, nos instrumentos convocatórios, exigência de subcontratação de Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte, sob pena de desclassificação, determinando que:

I – as Microempresas e Empresas de Pequeno Porte a serem subcontratadas deverão estar indicadas e qualificadas pelos licitantes com a descrição dos bens e serviços a serem fornecidos e seus respectivos valores;

II - a empresa contratada compromete-se a substituir a subcontratada, no prazo máximo de 30 (trinta dias), na hipótese de extinção da subcontratação, mantendo o percentual originalmente subcontratado até a sua execução total, notificando o órgão ou entidade contratante, sob pena de rescisão, sem prejuízo das sanções cabíveis, ou demonstrar a inviabilidade da substituição, em que ficará responsável pela execução da parcela originalmente subcontratada; e

III - a empresa contratada responsabiliza-se pela padronização, compatibilidade, gerenciamento centralizado e qualidade da subcontratação.

Art. 22. Não se aplica o disposto no artigo 19 e 20, quando:

I - não houver um mínimo de 03 (três) fornecedores competitivos enquadrados como Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte sediados local ou regionalmente e capazes de cumprir as exigências estabelecidas no instrumento convocatório;

II - o tratamento diferenciado e simplificado para as Microempresas e Empresa de Pequeno Porte representar prejuízo ao conjunto ou complexo do objeto a ser contratado;

III - a licitação for dispensável ou inexigível, nos termos dos arts. 24 e 25 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, excetuando-se as dispensas tratadas pelos incisos I e II do art. 24 da mesma Lei, nas quais a compra deverá ser feita preferencialmente de microempresas e empresas de pequeno porte, aplicando-se o disposto no inciso I do art. 48 da citada Lei.

(8)

Art. 23. Os critérios de tratamento diferenciado e simplificado para as Microempresas e Empresas de Pequeno Porte deverão estar expressamente previstos no instrumento convocatório.

Parágrafo único. A identificação das Microempresas ou Empresas de Pequeno Porte na sessão pública do pregão eletrônico só poderá ocorrer após o encerramento dos lances, de modo a dificultar a possibilidade de conluio ou fraude no procedimento.

CAPÍTULO VII

DO ESTÍMULO AO DESENVOLVIMENTO Dos Polos Empresariais

Art. 24. Na aprovação de polos públicos empresariais deverá o órgão do Estado em parceria com o Município responsável pelo loteamento destinar, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da área comercializável, com lotes destinados à implantação de empreendimentos classificados como Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte, priorizando as atividades e arranjos produtivos de base tecnológica.

Parágrafo único. Os empreendimentos classificados como Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte são aqueles definidos no artigo 5º desta Lei.

Art. 25. Fica autorizado o Poder Executivo a utilizar o Patrimônio Público Estadual sem ocupação ou em desuso nos projetos que visem à implantação de incubadoras e parques tecnológicos.

Art. 26. Fica autorizado o Poder Executivo a estabelecer políticas diferenciadas de comercialização e financiamentos nas vendas de terrenos para as Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, como promoção e estímulo ao setor.

CAPÍTULO VIII DO ACESSO À JUSTIÇA

Seção I

Do Acesso aos Juizados Especiais

Art. 27. Na forma do disposto no artigo 74 da Lei Complementar Federal nº 123, de 2006, aplica-se às Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e ao Microempreendedor Individual de que trata esta Lei, o disposto no § 1º do artigo 8º da Lei Federal nº 9.099, de 26.9.1995, e no inciso I do caput do artigo 6º da Lei Federal nº 10.259, de 12.7.2001, as quais, assim como as pessoas físicas capazes, passam a ser admitidas como proponentes de ação perante o Juizado Especial, excluídos os cessionários de direito de pessoas jurídicas.

Seção II

Da Conciliação Prévia, Mediação e Arbitragem

Art. 28. A Administração Pública Estadual poderá estimular as Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e o Microempreendedor Individual, a utilizarem os institutos de conciliação prévia, mediação e arbitragem para solução dos seus conflitos.

§ 1º Serão reconhecidos de pleno direito os acordos celebrados no âmbito das comissões de conciliação prévia, na forma do Capítulo XII, Seção II, da Lei Complementar Federal nº 123, de 2006.

§ 2º O estímulo a que se refere o caput deste artigo compreenderá campanhas de divulgação, serviços de esclarecimento e tratamento diferenciado, simplificado e favorecido no tocante aos custos

(9)

administrativos e honorários cobrados.

Seção III Das Parcerias

Art. 29. Para fazer face às demandas originárias do estímulo previsto nos artigos 24, 25 e 26 desta Lei, a Administração Pública Estadual, os Órgãos e Entidades da Administração Pública Direta e Indireta, inclusive o Poder Judiciário, poderão firmar parcerias entre si, objetivando a instalação ou utilização de ambientes propícios para a realização dos procedimentos inerentes à busca da solução de conflitos.

CAPÍTULO IX

DOS PEQUENOS EMPREENDIMENTOS RURAIS

Art. 30. A Administração Pública Estadual fica autorizada a firmar parcerias e formalizar convênios com órgãos públicos e privados com foco no agronegócio, entidades de pesquisa e assistência técnica rural e instituições afins, com o objetivo de melhorar a produtividade e a qualidade produtiva dos pequenos empreendimentos rurais, mediante disseminação e aplicação de conhecimento técnico.

§ 1º Das parcerias referidas neste artigo poderão fazer parte sindicatos rurais, cooperativas e entidades da iniciativa privada que tenham condições de contribuir para a implementação de projetos, mediante geração e disseminação de conhecimento, fornecimento de insumos, locação de máquinas, equipamentos e outras atividades rurais de interesse comum.

§ 2º Estão compreendidas no âmbito deste artigo atividades para conversão do sistema de produção convencional para sistema que adotem práticas sustentáveis de produção, sendo entendidas como aquelas que optam por tecnologias que otimizam o uso de recursos naturais com objetivo de promover a auto sustentação e a minimização da dependência de energias não renováveis em qualquer fase do processo de produção e armazenamento dos gêneros alimentícios.

CAPÍTULO X

DA SIMPLIFICAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO

Art. 31. Serão aplicados aos beneficiários desta Lei todos os direitos e diretrizes estabelecidos pelo Capítulo VI da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006.

CAPÍTULO XI

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 32. O Poder Público Estadual poderá prever, nos instrumentos de planejamento de ações governamentais, os recursos financeiros, materiais e humanos necessários para a plena aplicação desta Lei.

Art. 33. Fica o poder Executivo Estadual autorizado a celebrar convênios e demais instrumentos públicos, na forma da Lei, visando à participação e à cooperação de instituições públicas e privadas que possam contribuir para o alcance dos resultados almejados pelas ações públicas estabelecidas nesta Lei.

Art. 34. Todos os órgãos vinculados à Administração Pública Estadual deverão incorporar em seus procedimentos, no que couber, o tratamento diferenciado e favorecido às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

Parágrafo único. O Poder Executivo deverá dar ampla divulgação do teor desta Lei para a sociedade, com vistas à sua plena aplicação.

(10)

Art. 35. Fica instituído o Dia Estadual da Microempresa, da Empresa de Pequeno Porte e do Microempreendedor Individual, que será comemorado anualmente, no dia 05 (cinco) de outubro.

Art. 36. Fica revogada a Lei Estadual nº 13.706, de 06 de abril de 2011. Art. 37. Esta Lei poderá ser regulamentada por Decreto do Poder Executivo. Art. 38. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Sala de Sessões.

Deputado(a) Tiago Simon

JUSTIFICATIVA

A Lei Complementar Federal n. 123, de 14 de dezembro de 2006, instituiu Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. Referida norma, fruto de mobilização de fundamental segmento da economia nacional, recebeu em 7 de agosto de 2014 importante atualização, através da publicação da Lei Complementar Federal n. 147.

Estas duas normas federais constituem fundamental marco legal, que regula de forma ampla e absolutamente inovadora o funcionamento das Micro e Pequenas Empresas, que movimentam 52% de todo o mercado de trabalho nacional.

A Lei Complementar 123, de 14 de dezembro de 2006, contempla definições conceituais, reduz a burocracia para o registro e funcionamento das empresas beneficiadas, confere tratamento tributário diferenciado, assegura a participação em compras públicas, facilita o acesso ao Judiciário e ao crédito, enfim, confere ao Micro e Pequeno Empresário, através de inúmeros mecanismos, igualdade de condições para competir no mercado.

Muitas destas condições diferenciadas, contudo, dependem de iniciativas dos poderes locais, Estaduais e Municipais, para que os microempresários e empresários de pequeno porte alcancem os direitos previstos na Lei Complementar 123, de 2006.

Toda a sistemática para inscrição e baixa das empresas, apenas para exemplificar um caso, ocorre quase que exclusivamente no âmbito dos poderes locais.

Po r conta de tal situação, é necessária iniciativa legislativa desta Casa, a fim de que o microempresário e o empresário de pequeno porte do Estado do Rio Grande do Sul possam competir não apenas no mercado interno gaúcho, mas também em igualdades de condições com outros empresários do mesmo segmento de outros Estados, onde tais instrumentos já se encontram em funcionamento.

Diante disso, propomos o presente Projeto de Lei, que tem como escopo implantar e dar eficácia aos mecanismos previstos na LC 123/06 na esfera estadual.

(11)

Por fim, faz-se fundamental relembrar que o momento atual da economia, com fortes demonstrações de retração e fragilização do mercado de trabalho, demonstra a necessidade da retomada dos estímulos ao micro e pequeno empreendedorismo, pilares do segmento produtivo da sociedade gaúcha.

Sala das Sessões,

Referências

Documentos relacionados

O reajuste tarifário do transporte individual de passageiros por táxi poderá ser concedido anualmente, mediante requisição dos Autorizatários, com a aplicação do

Salvo disposição legal em contrário, o provedor de aplicações de Internet somente poderá ser responsabilizado por danos decorrentes de conteúdo gerado por terceiros

São apresentados 4 casos de degenerações ectásicas com perfuração corneana (1 caso de ceratoglobo, 2 casos de degeneração marginal de Terrien, e 1 caso de degeneração

Figura 8 - Variação dos descritores ecológicos dos Bivalvia, entre as categorias de profundidade, amostradas na plataforma continental sob a influência do rio

5 O DEVER FUNDAMENTAL DE PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE COMO PREMISSA DE CONCRETIZAÇÃO DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA (Luísa Cortat Simonetti Gonçalves e Ivy de

Em outros termos, para o caso da equa¸c˜ ao de Schr¨ odinger, ´ e poss´ıvel obter uma desigualdade de Carleman que resulte em controlabilidade nula com controle na fronteira.. Da

A LITERATURA INFANTIL NAS AULAS DE MATEMÁTICA DAS SÉRIES INICIAIS NUMA PERSPECTIVA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS BRENDA LEME DA SILVA MENGALI (UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO/ SEC-

As aulas de Dança de Salão “Salsa Roda de Cassino” e “Sertanejo Universitário” são realizadas uma (01 ) vez por semana com a duração de uma (01) hora, pois ressalta- se