• Nenhum resultado encontrado

Manual de Utilização - Sitef

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual de Utilização - Sitef"

Copied!
135
0
0

Texto

(1)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 1

INDÍCE

INTRODUÇÃO _____________________________________________________________________________ 2 1. O QUE É O SITEF ? ______________________________________________________________________ 3 1.1.CARACTERÍSTICAS DO SITEF ... 3 1.2.ARQUITETURA ... 5

2. COMO UTILIZAR O SITEF ________________________________________________________________ 6 2.1.AMBIENTE WINDOWS ... 6

2.2.REQUISITOS NECESSÁRIOS ... 6

2.3.CONFIGURANDO O SITEF ... 6

2.4.NORMAS DE SEGURANÇA (PCI/AIS) ... 7

3. UTILITÁRIOS____________________________________________________________________________ 8 3.1.CONFIGURAÇÃO DE COMUNICAÇÃO ... 8 3.2.CONFIGURAÇÃO DE ROTEAMENTO ... 16 3.3.CONFIGURAÇÃO DO SITEF ... 21 3.4.CONFIGURADOR SERASA ... 30 3.5.CONFIGURADOR TELEDATA ... 32 3.6.CONFIGURADOR TECBAN ... 34 3.7.CONFIGURADOR DE TERMINAIS ... 43 3.8.RELATÓRIO SITEF ... 49 3.9.RESUMO DE VENDAS ... 57 4.0.CARGA DE TABELAS ... 60

4.1.VISUALIZADOR DO CONFIGURADOR VISANET ... 65

4. ATIVAÇÃO E FINALIZAÇÃO DO SITEF ___________________________________________________ 71 5. MENSAGENS DO SITEF _________________________________________________________________ 74 5.1.MENSAGENS NA JANELA DO CONTROLEGERAL ... 74

5.1.1.MÓDULO PRINCIPAL SITEF ... 74

5.2.MENSAGENS DE ERRO APRESENTADO NO PDV ... 77

ANEXO 1 - CONFIGURAÇÃO DAS REDES NO ROTEADOR DA CYCLADES ____________________ 81 ANEXO 2 – MANUAL DE CONFIGURAÇÃO E INSTALAÇÃO DA LICENÇA DO SITEF. ___________ 90 ANEXO 3 – CONFIGURAÇÃO E INSTALAÇÃO REDECARD L0205, L0400 E VISA 4.1 _____________ 97

(2)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 2

Introdução

O objetivo deste manual é fornecer uma visão geral do SiTef e auxiliar o usuário em sua operação.

O capítulo 1 descreve as características do SiTef, abordando o meio de ligação utilizado para interligação da aplicação (PDV ou Televenda ou etc) com o SiTef, e do Sitef com as Administradoras de Cartões ou empresas de serviço de consulta/garantia.

O capítulo 2 mostra o que o usuário precisa para começar a utilizar o SiTef.

O capítulo 3 descreve em detalhes todos os utilitários disponíveis do SiTef.

O capítulo 4 explica como ativar e desativar o SiTef.

O capítulo 5 descreve as principais mensagens de avisos e erros que podem ocorrer durante a execução do SiTef.

Antes de iniciar este manual, pressupõem-se que o usuário saiba como utilizar o mouse, abrir e selecionar pastas ou programas (ícones) no sistema WINDOWS.

Durante o transcorrer deste manual, o termo PDV deve ser entendido como uma entidade necessitando de serviços de TEF, podendo ser também uma estação de televendas, um concentrador de terminais, um terminal de um sistema UNIX, um mainframe, etc.

(3)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 3

1. O que é o SiTef ?

SiTef - Solução Inteligente para Transferência Eletrônica de Fundos desenvolvido pela SOFTWARE EXPRESS, para auxiliar e facilitar a integração de empresas comerciais, com as

Administradoras de cartões de crédito e débito e a conexão com as empresas de serviço de consultas/garantia de cheques.

A função principal do SiTef é gerenciar todas as etapas de uma Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) entre os PDV's e as empresas autorizadoras.

1.1.Características do SiTef

As características principais do SiTef são:

 Alta Performance (Ambiente multi-tarefa)

Pelo fato de centralizar todas transações TEF e consulta/garantia de cheques, o tempo de resposta de cada transação deve ser o menor possível. Para isso o SiTef utiliza-se das características do Sistema Operacional no gerenciamento de multi-tarefas, isto e´, permite que múltiplas transações sejam executadas simultaneamente. Isto evita que haja enfileiramento de mensagens de solicitações dos PDV´s, pois não há necessidade da espera do término de uma transação para inicio de outra.

 Flexibilidade (Inclusão de novos Serviços)

O SiTef foi desenvolvido em módulos especializados. Cada módulo é responsável em executar uma tarefa específica. Desta forma, a inclusão de novas empresas ou novos serviços que venham prestar este tipo de serviço (TEF ou consulta/garantia) se torna mais flexível.

 Modo Multi-Empresa (Podendo concentrar um único cliente e várias lojas distintas) O SiTef quando opera em modo multi-empresa, se comporta como um concentrador de várias lojas distintas.

 Gerenciamento Centralizado (Configuração no próprio servidor TEF por utilitários do SiTef)

Todas informações necessárias para execuções das operações TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) ou consulta/garantia Cheques são configurados pelos utilitários SiTef.

 Segurança (Troca das mensagens de forma criptografada)

Pelo fato de envolver transferência de valores entre duas entidades (cliente e o lojista) e informações contidas no cartão, as mensagens que trafegam da rede local são

(4)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 4 Administradora de Cartões.

 Resolução de pendências (Módulo específico para a resolução das pendências)

Uma transação TEF é executada em 3 fases: solicitação do PDV (ou aplicação), resposta do SiTef e na confirmação do PDV ao SiTef. Uma transação é considerada como efetuada com sucesso após a recepção da mensagem de confirmação. Se por ventura o PDV não enviar a confirmação, devido a problemas na impressora ou problemas de comunicação com o SiTef, a transação fica pendente. Para estes casos existe um módulo específico para resolução das pendências.

 Interface flexível com os PDV’s (TCP/IP ou Via Arquivos)

A comunicação do SiTef com os PDV´s pode ser efetuada via troca de mensagens utilizando-se a interface Socket do protocolo TCP/IP. E para as redes de automação que não suportam o protocolo TCP/IP, a comunicação é efetuada via arquivos, isto é, os PDV´s geram arquivos contendo a solicitação de TEF e o SiTef devolve via arquivo a resposta à solicitação.

 Utilitários de apoio

Além do módulo principal, o SiTef possui utilitários de apoio para emissão de relatórios, configurações, manutenção de pendências, etc.

 Logs (Armazenamento das informações em determinado período)

O SiTef armazena o log das transações por 45 dias, permitindo a consulta ou relatório destas neste período. A remoção da log é feita de forma automática na ativação do SiTef.

(5)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 5

1.2. Arquitetura

PDV PC Aplicativo

* Rede Local

SiTef SiTef X-25

Visanet

Redecard

Amex Tecban

Serasa A C S P

Teledata Visa, American Express Bradesco, Credicard/Mastercard, Dinners, Redeshop Amex 24 Horas, Serasa A C S P Teledata Legenda: Rede Roteadoras Instituições Autorizadoras

* Rede Local(TCP/IP, Novell, Microsoft Network, etc....) ou WAN (TCP/IP)

Arquitetura SiTef

Itau

A figura acima mostra como os PDV´s interagem com SiTef, e como o SiTef se comunica com as Instituições Autorizadoras.

Entende-se por rede roteadora a empresa que faz a conexão entre o SiTef e as Instituições Financeiras. As principais redes disponíveis são: Tecban, Visanet, RedeCard, Amex, Serasa, Teledata e Associação Comercial de São Paulo.Esta comunicação é efetuada utilizando-se o protocolo X-25 oferecido pela Embratel no serviço 3025.

Entende-se por instituição financeira a instituição que autoriza ou não a Transferência Eletrônica de Fundos, ou a instituição que aprova ou não a consulta a cheques ou documentos. As principais Instituições Financeiras disponíveis são: TecBan, Itaú, Visa, Amex, Sollo, Credicard, Bradesco, Serasa, Teledata e ACSP.

(6)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 6 Onde:

• Tecban é a instituição que autoriza os cartões: de débito 24 horas.

• Visanet é a instituição que autoriza cartões de crédito VISA.

• Amex é a instituição que autoriza cartões de crédito American Express.

• Credicard autoriza os cartões de crédito: MasterCard, Diners e os cartões de débito RedeShop.

• Serasa consulta cheques de qualquer banco e disponibiliza serviços de consulta a documentos (de pessoa física ou jurídica) a nível nacional.

• Teledata oferece o serviço de consulta e garantia de cheque.

• ACSP oferece o serviço de consulta a cheques e documentos de pessoas físicas e jurídicas, restrito a cidade de São Paulo.

2. Como utilizar o SiTef

Neste capítulo descreveremos os primeiros passos a serem executados após a instalação do SiTef, e quais são as informações que o usuário deverá ter em mãos.

2.1. Ambiente Windows

O Sistema Operacional Windows NT é a base de funcionamento do SiTef, e é através dele que o usuário solicita as tarefas desejadas.

Após a instalação do SiTef, encontraremos uma pasta SiTef - Menu Principal em Programas. A pasta SiTef - Menu Principal contém ícones dos utilitários do SiTef (descritos no capítulo 3). E em Serviços na pasta do Painel de Controle está a Ativação do SiTef para disponibilizar as transações TEF e consulta/garantia aos PDV´s (vide capítulo 4).

2.2. Requisitos necessários

Para configurar o SiTef o usuário deverá ter as seguintes informações: • Endereço Renpac das Redes Roteadoras.

• Código do Estabelecimento para transações TEF, e

• Senha e código de acesso para transações de consultas/garantia de cheques, fornecido pela Instituição Autorizadora.

2.3. Configurando o SiTef

A configuração do SiTef deve obedecer a seguinte ordem:

•Configuração de comunicação, onde será configurado o tipo de comunicação do PDV com o SiTef, qual placa será utilizada na comunicação com as Redes Roteadoras, e é onde serão

(7)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 7 cadastrados os endereços Renpac das Redes Roteadoras.

•Configuração de Roteamento, onde será definido por qual Rede Roteadora as Instituições

Financeiras se comunicarão.

•Configuração do SiTef, onde serão configurados dados operacionais e os códigos de

estabelecimentos (para transações TEF e para consultas/garantias da Teledata).

•Configuração Serasa ou Configuração ACSP, onde serão cadastrados a senha e o código de

acesso do estabelecimento.

•Configuração Tecban, onde serão definidas as transações que o estabelecimento deseja efetuar

para a rede Roteadora Tecban.

•Configuração de Terminais, onde serão configurados os tipos de pin-pad´s existentes no

estabelecimento determinando qual pin-pad que irá utilizar a criptografia de senha.

2.4. Normas de Segurança (PCI/AIS)

PCI/AIS

O que é PCI?

O PCI não é uma lei federal, como HIPAA, SOX e GLBA, mas sim um padrão privado de segurança, que estabelece como administradores e operadores de terminais de cartões de pagamento e prestadores de serviços devem proceder ao firmar contratos com companhias de cartões de crédito, como Visa, MasterCard, American Express etc.

O que é AIS?

É um Programa de Segurança da Informação (AIS) introduzido na Visa para a América Latina e Caribe no ano de 2000. Ele estabelece que todos os Membros (Emissores ou Adquirentes), Agentes, Estabelecimentos e Prestadores de Serviços que armazenam, processam ou transmitem a informação e as transações dos Portadores de Cartão devam cumprir com as Normas de Segurança da Informação.

Os padrões PCI oferecidos no AIS foram desenhados para proteger a confidencialidade, disponibilidade e integridade dos dados do portador de cartão.

Quem está sob as regras do PCI?

O PCI se aplica a todos os administradores de cartões de pagamento, estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços que processam ou transmitem dados de usuários de cartões, independentemente se o dado é recebido em um ponto de venda, por telefone, através de comércio eletrônico ou por qualquer outro modo de transação. O PCI se aplica a todos os componentes do sistema, incluindo componente de rede, servidor, ou qualquer aplicativo incluído ou conectado ao ambiente de acesso às informações do portador do cartão.

(8)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 8

3. Utilitários

Além do módulo principal, que é o núcleo de comunicação entre PDV e Administradoras, o SiTef possui utilitários de apoio.

Neste capítulo, descreveremos em detalhes a operação desses utilitários.

3.1. Configuração de Comunicação

Utilitário responsável em configurar a comunicação do SiTef com os PDV’S e com as Redes Roteadoras. Permite configurar o tipo de placa de comunicação, o protocolo, as redes que serão utilizadas (VISANET, TECBAN, REDECARD, AMEX, SERASA e outras redes) e para cada rede o seu endereço Renpac.

Para ativar o configurador devemos abrir a pasta “SiTef - Menu Principal” e ativar o programa

Configurador de Comunicação.

Será apresentada a seguinte tela:

(9)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 9

3.1.1. Opção Tipo de Comunicação

Esta opção define como será a comunicação dos PDV´s com o SiTef, e se a troca de mensagens será de forma codificada ou não.

Esta comunicação pode ser feita:

• via troca de mensagens utilizando a interface Socket do protocolo TCP/IP.

• via arquivos quando a rede de PDV não suporta o protocolo TCP/IP (por exemplo NOVELL, LANTASTIC, etc).

1. Tipo de comunicação

Opção disponível para redes locais que utilizem este protocolo e redes WAN.

Opção disponível para redes de automação que não suportam o protocolo TCP/IP. A troca de mensagens com o Sitef é feita via arquivos.

Opção disponível para a Rede dedicada com tratamento especial no formato de mensagens, porém não são todas transações do Sitef que suportam esta interface.

A troca de mensagens do PDV com o Sitef é feita via arquivos.

2. Tipo de Mensagem

Esta opção define se a troca de mensagens do PDV com SiTef será feita criptografada ou não.

Indica que as mensagens serão criptografadas, por uma questão de segurança. Esta opção deverá ser obrigatória no ambiente de produção.

Indica que as mensagens não serão criptografadas. Esta opção está disponível apenas em

ambiente de teste (laboratório).

Observação: Esta opção deve coincidir com a forma que o PDV está enviando as mensagens ao

SiTef (criptografadas ou não).

3. Opção Arquivos

O usuário pode selecionar os nomes dos diretórios de transmissão e recepção de mensagens, com o auxílio das caixas de diálogos com a àrvore do diretório, apresentados no lado direito

(10)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 10 das opções.

3.1. Diretório dos Arquivos PDV  SiTef

Define o nome do diretório onde serão gravados os arquivos com mensagens a serem enviadas ao SiTef.(Mensagens de solicitação e de confirmação da transação).

Esta opção está disponível se o tipo de comunicação for “Arquivo Sitef” ou “Outro Tipo de Arquivo”.

3.2. Diretório dos Arquivos SiTef  PDV

Define o nome do diretório onde serão gravados os arquivos com mensagens recebidas do SiTef.(Mensagens de resposta da transação).

Esta opção está disponível se o tipo de comunicação for “Arquivo Sitef” ou “Outro Tipo de Arquivo”.

3.3. Nome base do arquivo

Define o nome base do arquivo contendo mensagens enviadas e recebidas do SiTef. O nome base do arquivo deve ser composto de no máximo 5 caracteres.

Exemplo do “Diretório dos Arquivos e do Nome base do arquivo”: - Diretório dos Arquivos PDV-> SiTef : C:\OSPDV\TEFTX . - Diretório dos Arquivos SiTef-> PDV : C:\OSPDV\TEFRX. - Nome base do arquivo: PDV

3.1.2. Opção Interface Host

Esta opção define qual placa será utilizada na comunicação do SiTef com as Redes Roteadoras, e qual o protocolo utilizado.

O SiTef permite configurar até 4 placas (de 0 a 3). O SiTef reconhece as seguintes interfaces:

 Placa Eicon

 Path Router da Cyclades

 Placa Net Open

 Roteador do SiTef

 Roteador Cisco RBP

 Direto

 Aligera

(11)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 11

Figura 2

Para a configuração de cada uma das Interfaces (de 0 a 3), deve-se selecionar a linha da interface correspondente, e em seguida deve-se pressionar o botão Configurar Placa.

(12)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 12

Figura 3

1. X-25

Define o modelo da placa que trata o protocolo X-25. . Eicon,

. Cyclom – 2x . Net Open.

2. TCP/IP

Define a interface utilizada quando o protocolo do SiTef com os Roteadores é TCP/IP.

. Roteador SiTef, quando o SiTef se comunica com o Gateway que é o módulo responsável pela comunicação com as Redes Roteadoras.

. Roteador Cyclades, quando o SiTef utiliza o Path Router da Cyclades para se comunicar com as Redes Roteadoras.

. Cisco RBP, quando o SiTef utiliza o Roteador Cisco com protocolo RBP para se comunicar com as Redes Roteadoras.

. Direto, quando o SiTef se comunica via Tcp IP Direto para comunicação com as Redes Roteadoras.

. Aligera, quando o SiTef utiliza o Path Router da Cyclades para se comunicar com as Redes Roteadoras.

(13)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 13

3.1.3. Opção Redes

Esta opção permite configurar com quais Redes Roteadoras o SiTef irá se comunicar.

As possíveis redes são: Tecban, Visanet, Redecard, Amex, Serasa, Teledata e Associação Comercial de São Paulo.

Figura 4

Para configurar cada rede, devemos selecionar a linha correspondente e pressionar o botão , ou dar duplo clique na linha selecionada.

Para cada Rede selecionada será apresentada a seguinte tela:

(14)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 14 Nesta tela se configura por qual interface o SiTef se comunicará com as Redes Roteadoras. A opção Excluir configuração para esta Rede deve ser assinalada se desejar excluir a Rede.

Se o protocolo utilizado for X-25 serão pedidas as seguintes opções na tela:

Figura 6

1. Endereço Remoto

Corresponde ao endereço Renpac fornecido pela Rede Roteadora.

Notar que, se a linha contratada não for a Renpac da Embratel, mas for de uma rede de pacotes da concessionária local, por exemplo, Minaspac ou Bahiapac ou Riopac, o endereço remoto deverá ser cadastrado com um prefixo. Este prefixo é fornecido pela rede de pacotes da concessionária local.

Por exemplo: endereco remoto da Visanet é 11158360 e a rede for Minaspac, o endereço a ser cadastrado é 0724311158360.

2. Endereço Local

Corresponde ao endereço Renpac (identificação fornecido pela EMBRATEL na instalação da linha 3025) da linha contratada do lojista. Deverá ser preenchido se a opção Envia endereço local for afirmativa.

3. Envia endereço local

Indica se o endereço local fará parte da mensagem que será transmitida para a rede autorizadora. Este parâmetro deverá ser configurado somente para a rede TECBAN.

Se placa selecionada estiver configurada como Roteadores SiTef, Roteadores Cyclades,Direto,Aligera , será apresentada a seguinte tela:

(15)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 15

Figura 7

1. End. IP do 1º roteador

Endereço na rede TCP/IP que estará o 1º roteador.

2. Socket do 1º roteador

Porta de serviço do 1º roteador.

3. End. IP do 2º roteador

Endereço na rede TCP/IP que estará o 2º roteador.

4. Socket do 2º roteador

Porta de serviço do 2º roteador.

3.1.4. Opção Loja

Esta opção permite atribuir um número de identificação da Loja, para que seja impressa no Relatório do SiTef.

Esta identificação é essencial quando o tipo de comunicação adotada for Roteador SiTef, de forma que, cada Loja receba uma identificação única que não coincida com nenhuma outra.

(16)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 16

Figura 8

3.2. Configuração de Roteamento

Este utilitário permite configurar com quais Instituições Financeiras que o estabelecimento irá se comunicar, e por qual Rede Roteadora estas serão processadas.

Os cartões de crédito:

 Credcard MasterCard, Diners são processados pela RedeCard.  American Express podem ser processados pela Amex ou Visanet .  Visa são processados pela Visanet .

Para os cartões de débito:

 Itau, podem ser processados pela RedeCard.  Bradesco e Eletron são processados pela Visanet.

 Demais bancos, podem ser processados pela Tecban e Redecard.

Para ativar o configurador devemos abrir a pasta “SiTef - Menu Principal” e ativar o programa

(17)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 17

3.2.1. Opção Crédito

Esta opção configura qual a Rede Roteadora processará os cartões de crédito. Permite incluir cartão de crédito que não constam no primeiro quadro (Credicard/Mastercard/Diners, Amex/Sollo, Visa) desde que sejam processados por uma das redes definidas no Configurador de Comunicação.

Figura 9

Para configurar a Rede Roteadora que processará o cartão de crédito, posicionar o mouse na caixa de dialogo do cartão desejado e selecionar a rede. A opção Nenhuma na caixa de diálogo indica que o cartão não será aceito pelo SiTef.

Duplo click na grade Outros Cartões possibilita incluir novos cartões de crédito, ou alterar ou excluir. Será apresentada a seguinte tela:

(18)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 18

Por exemplo, para incluir o cartão Private Label, selecionar o botão Inclui, que apresentará a seguinte tela.

Figura 11

Digitar o Nome do Cartão, no exemplo seria PRIVATE LABEL e na Rede Destino selecionar o nome da Rede que processará o cartão. Na caixa de diálogo da Tabela de Bins selecionar o botão Inclui para cadastrar os Bins do cartão. Será apresentada a seguinte tela para incluir o Bin.

Figura 12

Entende-se por Bin os primeiros digitos do cartão que possa identificar como sendo Private Label (no exemplo). Este dado deve ser obtido da Administradora de Cartão. Em geral o tamanho do Bin varia de 4 a 6 dígitos, e um cartão pode ter mais de um Bin.

Para excluir um Bin, selecionar o Bin e pressionar o botão Exclui. Para alterar um Bin é necessário exclui-lo e depois incluir.

(19)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 19

3.2.2. Opção Débito

Esta opção configura qual a Rede Roteadora processará os cartões de débito.

É apresentado uma tabela de Bins de bancos que, com exceção do Itau e Bradesco, são comuns entre a RedeCard e Tecban, deixando assim a opção para o lojista definir qual rede processará o cartão.

As configurações feitas neste utilitário devem espelhar fielmente o acordo feito entre o lojista e as administradoras.

Figura 13

Os Bancos que não constam na tabela terão suas transações efetuadas através da rede configurada na linha "default", portanto esta linha deve ser atualizada com muita atenção e, normalmente, está configurada para a Tecban.

Os Bancos que constam na tabela e cujo conteúdo da Rede roteadora associada for igual a "Nenhuma" não terão transações efetuadas pelo SiTef. Qualquer tentativa de transação resultará no erro "Cartão Inválido".

Para alterar a Rede roteadora associada a um Banco, devemos selecionar a linha correspondente ao Banco e depois dar duplo click que apresentará a seguinte tela:

(20)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 20

Figura 14

Selecionar o botão Altera. Na tela seguinte:

Figura 15

Permite alterar Rede Destino (roteadora) e a Tabela de Bins do Banco, como também Inclui e Exclui os bins do cartão.

Entende-se por Bin os primeiros digitos do cartão que possa identificar como sendo do banco. Este dado deve ser fornecido pela Administradora do Cartão. Para excluir um Bin selecionar o Bin desejado, e pressionar o botão Exclui. Para alterar um Bin é necessário excluir e incluir com o novos dados.

Para a inclusão de novo Banco à lista de bancos existentes, deve-se clicar no botão Inclui (figura 14), que será apresentado a tela da figura 15. Repetir o mesmo procedimento descrito acima.

Para a exclusão de um Banco da lista deve-se selecionar o banco a ser excluído, e em seguida clicar no botão Exclui (figura 14).

(21)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 21

3.3.Configuração do SiTef

Este utilitário permite configurar dados operacionais do SiTef, tais como tempo máximo de espera da mensagem de resposta das redes, código de estabelecimento, valores limites, e outros dados referentes a Loja, tais como: se emite Nota Promissória, e permite cadastrar um cabeçalho no cupom emitido no PD.

Para ambientes Multi-Empresa é neste Utilitário que efetuaremos os cadastramentos das Empresas com os seus respectivos Códigos de Estabelecimento.

Por medida de segurança, para manipular este utilitário é solicitado uma senha. Para isso, sugerimos que esta seja cadastrada assim que instalada.

Para ativar o programa devemos clicar no ícone Configurador SiTef, na pasta “ SiTef - Menu Principal”.

Será solicitado a senha, na seguinte tela:

Figura 16

(22)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 22

Figura 17

3.3.1. Opção Operacional

Esta opção permite ao usuário alterar a senha de acesso ao utilitário e entrar com dados referentes ao terminal.

Apresenta as seguintes opções: - Altera Senha

- Dados operacionais

3.3.1.1. Altera Senha

O usuário deverá entrar com a senha atual e digitar duas vezes a nova senha.

(23)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 23

3.3.1.2. Dados Operacionais

Chave de Criptografia:

Utilizada no caso de compra com cartão de débito. Não deve ser modificada a não ser quando solicitado pela Instituição Financeira.

Este campo está inicializado com valor default.

Timeout:

É o tempo em que o SiTef aguarda uma resposta proveniente da Administradora . Caso a resposta não chegue no intervalo especificado, a transação é cancelada por serviço indisponível.

Tipo de Terminal:

Descreve características físicas do PDV, número de linhas, do visor, número de colunas do visor e número de colunas da impressora.

O SiTef se baseia no número de colunas da impressora para formatar o cupom do TEF.

3.3.2. Opção Lojista

Esta opção permite configurar dados referentes a transação a ser executado no PDV, e cadastrar o código de estabelecimento fornecida pelas Instituições Financeiras.

Apresenta a seguinte tela:

(24)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 24

3.3.2.1. Transações habilitadas

Permite configurar quais operações de TEF o PDV poderá aceitar.

Para habilitar ou desabilitar a transação, só clicar nas opções de transações oferecidas. Se o item estiver assinalado significa que está habilitado, caso contrário, está desabilitado.

3.3.2.2. Cabeçalho do cupom

Permite que o usuário digite um texto que será apresentado no inicio do cupom TEF.

Figura 20

Digitar o numero de linhas do cabeçalho para entrar com os dados a serem impressos. Permite cadastrar até 5 linhas, e caso não haja necessidade de imprimir um cabeçalho, cadastrar 0 (zero) no campo Numero de linhas.

(25)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 25

3.3.2.3. Código do Estabelecimento

É o número pelo qual o estabelecimento é reconhecido perante a Instituição Financeira. É fornecido por elas e está vinculado ao contrato do estabelecimento com a administradora.

Figura 21

Selecionar a caixa de diálogo da Instituição Financeira desejada, e cadastrar o código de estabelecimento correspondente.

(26)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 26

3.3.2.4. Captura parâmetros

Permite configurar se o PDV fará a captura:

- do número de parcelas para compra com cartão de crédito - da taxa de serviços para compra com cartão de crédito

- se emitirá nota promissória para transações, e o usuário deverá informar os dados que serão impressos na nota promissória

Figura 22

Para habilitar ou desabilitar a transação, só clicar nas opções de transações oferecidas. Se o item estiver assinalado significa que está habilitado, caso contrário, está desabilitado.

(27)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 27

3.3.2.5. Data de lançamento para cartão de débito

Permite configurar a data de lançamento de uma compra com cartão de débito pré-datada em Quantidade de dias (DDD), ou em uma Data Agenda atribuindo uma data pré-fixada (DD/MM).

Selecionar uma das opções no Tipo de Agendamento: por Dia ou Data e entrar com os dados correspondentes.

(28)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 28

3.3.2.6. Parcelamento cartão de débito

Permite parametrizar uma compra parcelada, definindo o numero de parcelas, o intervalo entre as parcelas, se a primeira parcela é a vista ou não, e se o vencimento das parcelas será em um dia fixo.

Figura 24

Para os cartões 24 horas é permitido efetuar compras parceladas de até 50 parcelas. O Intervalo entre as parcelas é dado em número de dias.

Para habilitar ou desabilitar os parâmetros Primeira parcela a vista e Parcela em dia fixo, basta dar um click na opção desejada. Se estiver assinalada assume-se que está habilitada, caso contrário, está desabilitada.

Se o parâmetro Primeira parcela a vista, estiver assinalada a primeira parcela da compra será debitada na data corrente. Caso contrário, a data será calculada levando em conta os parâmetros desta tela.

Se o parâmetro Parcela em dia fixo, estiver assinalado as parcelas serão cobradas em dias fixos independentes se os meses decorrentes tem 30 ou 31 dias (se o intervalo estiver configurado com 30 dias). Este dia é baseado no dia corrente. Caso contrário, a data do vencimento será calculado baseando-se na quantidade de dias de cada mês.

3.3.2.8. Limites

Esta opção permite configurar valor limite para que uma consulta a cheque seja submetida a Instituições competentes. Ou configurar valor limite para que uma compra forçada seja submetida a

(29)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 29 Tecban, sem pedir a aprovação do supervisor ou gerente da loja.

Figura 25

Limite para consultas

Nas transações de consulta a cheque, se o valor da compra é igual ou maior que o Limite configurado, o SiTef solicita uma consulta ao Serasa ou a ACSP (dependendo da configuração). Porem, se o valor for menor que o Limite configurado, o SiTef automaticamente autorizará a consulta, sem submeter ao Serasa ou a ACSP.

Limite para compra forçada com cartão de débito

Entende-se por Transação Forçada, uma compra com cartão de débito que foi recusado por saldo insuficiente ou excedeu o limite, e o lojista optou em fazer uma compra forçada, responsabilizando-se em pelo recebimento desta compra (esta transação não é garantida pela Tecban). Esta transação está disponível apenas para os cartões 24 horas.

Este parâmetro permite que o lojista defina um limite para estas compras forçadas sejam submetidas ao SiTef sem pedir a autorização de um Supervisor ou Gerente. Isto é, toda compra forçada acima deste limite, o PDV deverá solicitar a autorização de um Supervisor, que aprovará ou não a transação.

OBSERVAÇÃO: Os testes destes limites deverão ser controlados pelo software do PDV. O SiTef

(30)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 30

 2009 Software Express Informática Tel.: (011) 3170-5353 e_mail: suporte@softwareexpress.com.br

3.4. Configurador Serasa

Este utilitário permite configurar dados cadastrais do lojista fornecidos pelo Serasa, quando da contratação do serviço.

Existem dois modos operacionais: - Resumido

- Detalhado

No modo Resumido, as consultas são efetuadas no PDV e a resposta será apenas se o cheque foi ou não aprovado retornando o código correspondente.

No modo Detalhado, o resultado da consulta de um documento não aprovado, é uma relação de registros das ocorrências deste documento.

Para ativar o programa devemos clicar no ícone "Configurador Serasa", na pasta “SiTef - Menu Principal”.

Será solicitado uma senha para ter acesso ao utilitário. A senha é a mesma utilizada no utilitário Configurador Sitef. Desta forma é necessário configurar o Sitef antes de utilizá-lo.

(31)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 31

3.4.1. Modo Resumido

Neste modo, cadastrar a senha e o código de acesso referente a este serviço (consultas feitas no PDV). A senha e código de acesso deverão ser digitados duas vezes.

Figura 27

3.4.2. Modo Detalhado

Neste modo, o tipo de serviço contratado pelo Serasa é Emulador 3270, onde o lojista tem acesso a todas as formas de consultas detalhadas, podendo assim, ter uma conexão direta ao Mainframe da Serasa.

Para utilizar o Emulador 3270 não há necessidade de cadastrar a senha e o código de acesso, pois estes serão solicitados na tela de apresentação do emulador.

A SOFTWARE EXPRESS fornece o utilitário Emulador 3270 em Ambiente DOS, WINDOWS.

(32)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 32

3.5. Configurador Teledata

Este utilitário permite cadastrar senha e código de acesso do lojista, fornecidos pela Teledata quando da contratação do serviço.

Permite configurar valor limite para que uma consulta a cheque ou garantia de cheque seja submetida a Teledata.

Para ativar o programa devemos clicar no ícone "Configurador Teledata", na pasta “SiTef - Menu Principal”.

Será solicitada uma senha para ter acesso ao utilitário. A senha é a mesma utilizada no utilitário Configurador Sitef. Desta forma é necessário configurar o Sitef antes de utilizá-lo.

A tela apresentada é:

Figura 28

(33)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 33

Figura 29

3.5.1. Opção Código de Estabelecimento

O código do estabelecimento é composto pela senha e o código de acesso.

3.5.2. Opção Limite para garantia de cheque

Nas transações de garantia de cheque, se o valor da compra é igual ou maior que o Limite configurado, o SiTef solicita uma garantia de cheque a Teledata. Porem, se o valor for menor que o Limite configurado, o SiTef automaticamente autorizará a garantia, sem submeter a Teledata.

3.5.3. Opção Limite para consultas

Nas transações de consulta a cheque, se o valor da compra é igual ou maior que o Limite configurado, o SiTef solicita uma consulta a Teledata. Porem, se o valor for menor que o Limite configurado, o SiTef automaticamente autorizará a consulta, sem submeter ao Serasa ou a Teledata.

(34)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 34

3.6. Configurador Tecban

Este utilitário permite ao usuário a configurar as transações que o estabelecimento deseja efetuar para a rede Roteadora Tecban.

Como exemplo transações de débito, crédito,convênio,consulta/garantia.

Para ativar o configurador tecban devemos abrir a pasta “SiTef - Menu Principal” e ativar o programa Configurador Tecban.

Será apresentada a seguinte tela:

Figura 30

Se o Sitef estiver configurado como (Multiempresa), irá apresentar o código da empresa correspondente á loja que se deseja configurar a Tecban , em seguida teclar a opção Confirma.

Caso contrário irá diretamente para o próximo passo.

Digitar a senha correspondente àquela empresa (mesma senha configurada no Configurador do SiTef). Figura 30 .

(35)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 35

3.6.1. Procedimento para configurar o Configurado Tecban

1. No diretório \SiTef\Config\:

- Editar o arquivo sitefcfg.ini e incluir as seguintes linhas abaixo: : [TECBAN]

Versao=200

- editar ou criar o arquivo TabUsoMK.ini e incluir as seguintes linhas : [1]

00000000=1 eeeeeeee=1

Onde eeeeeeee= código da empresa, valor =1 para ativar a Masterkey da TecBan,

OBS: O Pinpad deverá posuir a MasterKey da Tecban gravada (slot 7) ; caso o cliente não possua o pinpad atualizado com a MK da TecBan, habilitar a utilização da Masterkey da Software Express (Configurador de Terminais).

2. Caso o SiTef esteja configurado Multi empresa , digitar o código de empresa e a senha , caso seja mono-empresa, digitar apenas a senha , conforme a figura a seguir:

(36)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 36 3. Após a digitação da senha a seguinte tela surgirá:

Figura 32

4. Na guia “Consulta/Garantia”, configuraremos os itens para as transações de cheque :

Tipo de consulta : - Básica : - Banco: - Completa: - Nenhuma:  Garantia : - Nenhuma : - Aceita : - Senha : Não Coleta : Coleta : Opcional : Portador :

Aceita Contingência Consulta: - Sim :

- Não:

Imprime Consulta Cheque: - Sim :

- Não :

(37)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 37 - Sim :

- Não:

5. Na guia “Geral”, configuraremos o ticket reduzido e permite alteração configuração:

Figura 33

- Habilita Ticket Reduzido :

(38)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 38 6. Na guia “Convenio”, configuraremos um cartão convenio junto com os bins relacionados a este

cartão;

Só terá a necessidade de configurar este guia se o estabelecimento permitir a aceitação de algum cartão convênio roteado pela Tecban.

(39)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 39 7. Na guia “Crédito”, configuraremos um cartão de crédito junto com os bins relacionados a este

cartão;

Só terá a necessidade de configurar este guia se o estabelecimento permitir a aceitação de algum cartão de crédito roteado pela Tecban.

Figura 35

- Nome: Nome do cartão de crédito

- Tabela de Bins : Número(s) do(s) Bin(s) relacionado ao cartão de crédito

(40)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 40 8. Na guia “Trn. Habilitadas” opção “Crédito”, configuraremos que tipo de transação poderá ser

permitida para as vendas crédito, caso tenha sido configurado no item 7.

Figura 36 Crédito  À vista  Código Moeda Real ou Dólar  Parcelado

Parcelado Juros Emissores: Parcelado Juros Estabelecimento: Consulta Cond. De Finaciamento: Numero Máximo Parcelas:

 Cancelamento

 Permite

Captura Pré Autorização: Permite Transação Digitada:

 Captura Taxa de Serviço:

9. Na guia “Trn. Habilitadas “ opção “Débito”, configuraremos que tipo de transação poderá ser permitida para as vendas débito.

(41)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 41

Figura 37

Débito

 À vista

 Pré Datado

Data limite Pré Datado:

 Parcelada

Parcelado Primeita á vista: Parcelado sem Entrada: Parcelado Juros Emissores: Consulta CDC:

Numero Máximo Parcelas:

Numero Máximo Parcelas Juros Emissor: Data Limite Primeira Parcela:

 Cancelamento

10. Na guia “Trn. Habilitadas” opção “Convênio”, configuraremos que tipo de transação poderá ser permitida para as vendas convênio, caso tenha sido configurado no item 6.

(42)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 42

Figura 38

Convênio

 Compra Cartão Convênio:

 Cancelemnto Cartão Convênio:

11. Feito as configurações, você irá selecionar a opção “Encerra” para gravar as configurações feitas.

Será apresentada a seguinte tela:

Figura 39

Se o Sitef estiver configurado como Mono-Empresa selecionar a opção Padrão.

(43)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 43 diferente uma da outra, você irá selecionar a opção para gravar como Empresa.

Onde será gravado a configuração feita somente para a empresa que você está configurando, tendo necessidade de efetuar a configuração das outras empresas restantes.

Se todas as empresas utilizarem a mesma configuração você irá selecionar a opção Padrão, onde serão gravadas as configurações para todas a empresas, não tendo a necessidade de efetuar a configuração de cada empresa especifica.

3.7. Configurador de Terminais

Este utilitário permite ao usuário a configurar os tipos de pin-pad´s existentes no estabelecimento. Onde ele irá determinar qual pin-pad utiliza a criptografia de senha.

Para ativar o configurador de terminais devemos abrir a pasta “SiTef - Menu Principal” e ativar o programa Configurador de Terminais.

Será apresentada a seguinte tela:

(44)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 44

3.7.1. Procedimento para configurar o Configurador de Terminais

1. Selecione o(s) modelo(s) de pin-pad existentes.

Caso exista pelo menos um pin-pad de cada tipo em seu(s) estabelecimento(s), marque os dois. Pressionar a opção configura.

Será apresentada a seguinte tela:

Figura 41

2. Selecione qual o tipo de pin-pad que deseja colocar como padrão, ou seja, o pin-pad que mais existe no estabelecimento.

(45)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 45 Será apresentada a seguinte tela:

Figura 42

3. No campo empresa selecione o código da empresa que deseja configurar. Caso o sitef esteja configurado como monoempresa irá aparecer somente a empresa (00000000).

Caso o sitef esteja configurado como multiempresa irá aparecer todas as empresas cadastradas no sitef . Ex: (00000001) (00000002) (00000003)..., onde você irá selecionar uma por vez.

4. Selecione qual o tipo de pin-pad existente naquela empresa . Caso exista mais de um modelo de Pin-pad na empresa exemplo 1º modelo (Teclado simples, Verifone modelos 101 / 201 /552) e

2º modelo (Dione Sollo 2005, SC-5000, Shulemberger ,Gertec, Ingenico) Selecione as duas opções de pin-pad.

(46)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 46 Será apresentado a seguinte tela:

Figura 43

5. Selecione a opção Incluir Terminais,

Será apresentada a seguinte tela:

Figura 44

6. Digite o número do terminal (PDV) que você deseja configurar e pressione a opção confirma.

(47)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 47 Será apresentada a seguinte tela:

Figura 45

7. Marque a coluna referente ao modelo de pin-pad correspondente ao terminal configurado. Veja que ficará marcado com um X, conforme exemplo.

8. Incluir todos os terminais existentes na empresa configurada e marque qual o pin-pad correspondente ao terminal.

9. Salve as configurações da empresa.

(48)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 48 Será apresentada a seguinte tela:

Figura 46

Figura 47

(49)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 49

3.8. Relatório SiTef

Este programa permite que o usuário tenha acesso a todas as transações de TEF efetuadas da loja, informando o seu estado. Os relatórios são mantidos em disco num prazo de até 45 dias anteriores a data atual.

Para ativar o programa devemos clicar no ícone Relatórios, na pasta “SiTef - Menu Principal”.

Será apresentada a seguinte tela:

Figura 50

(50)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 50

3.8.1. Opção Transações

Esta opção do relatório permite selecionar o tipo de transações que será listado. O relatório será exibido somente quando for pressionado o botão Listar.

Será apresentada a seguinte tela:

Figura 51

Onde os parâmetros:

1. Todas

Seleciona todas as transações e apresenta na ordem em que o SiTef as executou. As transações podem ser administrativas como as de compras e de cancelamentos.

2. Compras (Débito e Crédito)

Seleciona todas as transações de compras com cartão de débito ou crédito efetuadas com sucesso pelo SiTef.

3. Compras - Débito

Seleciona todas as transações de compras com cartão de débito efetuadas com sucesso pelo SiTef.

4. Compras - Crédito

Seleciona todas as transações de compras com cartão de crédito efetuadas com sucesso pelo SiTef.

5. Cancelamentos

(51)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 51

6. Compras Não Validadas

Seleciona todas as transações que ficaram em estado diferente de EFETUADA . Estas transações podem não ter sido validadas, pelos seguintes motivos:

• SiTef não recebeu mensagem de confirmação da transação, estado PEND. • SiTef não recebeu mensagem de resposta do Host, estado RESP.

• SiTef não recebeu mensagem de resposta do Host e caiu por timeout, estado CTIM. • O PDV cancelou a transação em andamento, estado CPDV.

• Transações pendentes que foram canceladas pelo usuário utilizando o Manutenção de Pendências, estado CNLC.

7. Compras Negadas

Esta opção mostra todas as transações que por algum motivo foram negadas pela Autorizadora.

3.8.2. Opção Manutenção de Pendências

Esta opção permite ao usuário listar e atualizar o estado das transações pendentes.

Esta atualização deverá ser feita todos os dias, onde deverá ser efetuado de modo consciente, e após verificar com o operador do PDV se a transação foi realmente executada ou não (verificar a existência do cupom TEF da transação). Uma vez atualizado a pendência, não existe um modo de desfazê-lo.

O que são Transações Pendentes?

Toda transação com o SiTef é efetuada em três fases:

• a solicitação da transação do PDV ao SiTef,

• a resposta do SiTef ao PDV (depois de comunicar-se com a administradora), • a confirmação pelo PDV, após a impressão do cupom TEF.

Se por ventura, o PDV não enviar a confirmação, a transação fica Pendente, provavelmente porque o PDV foi desligado no meio da operação, ou por problemas de comunicação, ou da impressora.

(52)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 52 Neste caso será apresentada a seguinte tela:

Figura 52

Para alterar o estado da transação, selecionar a transação utilizando as teclas  e  e dar um duplo click.

Será apresentada a seguinte tela, que permite efetivar ou cancelar uma transação pendente.

Figura 53

Se uma transação for cancelada seu estado passará para CLLC (cancelada localmente) e se for efetivada, seu estado passará para OKLC (efetivada localmente), e se a decisão for mantê-la pendente, seu estado permanecerá PENDENTE (pendente).

OBSERVAÇÃO:

A atualização de pendências deverá ser executadas todos os dias, de forma a minimizar pendências, e para que o lojista possa receber das Instituições Financeiras os valores referentes a estas transações sem atrasos.

(53)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 53 As transações pendentes não são creditadas na conta crédito do lojista.

3.8.3. Opção Resumo

Esta opção possibilita ao usuário a verificação do relatório de forma resumida, exibindo quantidades e totais de transações de compras com os cartões de débito e crédito, classificados por Redes.

A tela apresentada é a seguinte:

Figura 54

O resumo será exibido quando for pressionado a tecla Listar. Exibe também totais das transações pendentes e canceladas.

No parâmetro Movimento, o usuário poderá entrar com a data desejada, no seguinte formato: DD/MM/AAAA, onde DD corresponde ao dia, MM ao mês e AAAA ao ano.

3.8.4. Opção Imprimir

Permite imprimir o relatório ou gravar em disco, podendo classificar por código de empresa.

Se a saída for gravar em disco, o relatório será gravado no diretório \SITEF\LST e o nome tem o seguinte formato: LOG_mmdd.PRN, onde mm corresponde ao mês e dd ao dia do movimento solicitado.

3.8.5. Opção Finalizar

(54)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 54

3.8.6. Opção Sobre

Informa dados do utilitário.

3.8.7. Opções apresentadas no cabeçalho

O utilitário apresenta algumas opções no cabeçalho da tela de apresentação, que possiblita ao usuário uma seleção mais detalhadas das transações.

Estas opções são válidas se for selecionado Transações ou Manutenção de Pendências do menu principal.

Figura 55

As opções apresentadas são:

1. Movimento

Permite a digitação da data da log a ser analisada. A data tem o seguinte formato: DD/MM/AAAA onde DD correponde ao dia, MM ao mês e AAAA ao ano.

2. Empresa

Permite selecionar o código de uma empresa. Por default lista as transações de todas as empresas.

3. PDV

Permite digitar a identificação do PDV, se o usuário quiser selecionar transações de um único PDV. Por default lista as transações de todos PDV´s.

4. Produto

Permite selecionar transações de uma determinada rede de cartão. Por default lista transações de todos os cartões.

5. Número do Cartão

Nesta opção, pode ser digitado o número de cartão ou apenas os primeiros dígitos do cartão que serão apresentadas no relatório todas as transações referentes a esse cartão.

(55)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 55 Após selecionar a opção será apresentada a seguinte tela:

Figura 56

Onde os campos:

Nome do Produto é o nome do cartão ou da Instituição Financeira que processou o cartão.

NSU do Host é o numero do documento ou comprovante retornado pela Instituição Autorizadora. Transação é o código da transação, que podem ser as seguintes:

.PREAUTCM - Pré-autorização de cartão de crédito magnético. .PREAUTCN - Pré-autorização de cartão de crédito digitado. .CMPCTDEB - Compra com cartão de débito.

.CMPCTDEF - Compra forçada com cartão de débito. .CMPPRECD - Compra pré-datada com cartão de débito.

.PARCVIST - Compra parcelada com entrada a vista com cartão de débito. .PARCFORC - Compra parcelada forçada com cartão de débito.

.PARCSVIS - Compra parcelada sem entrada com cartão de débito. .CMPCTCRM - Compra com cartão de crédito magnético.

.CMPCTCRN - Compra com cartão de crédito digitado.

.CMPCRMJU - Compra parcelada com cartão de crédito magnético com juros. .CMPCRNJU - Compra parcelada com cartão de crédito digitado com juros. .CANCREDM - Cancelamento de crédito com cartão magnético.

.CANCREDN - Cancelamento de crédito digitado.

(56)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 56 .ABERTERM - Abertura de terminal.

.FECHTERM - Fechamento de terminal. .CONSCHEQ - Consulta cheque papel. .RESUMOVD - Resumo de vendas.

.PARAMEST - Parametrização de estabelecimento. .CONSALDO - Consulta de saldo.

.CPROTNOR - Compra crédito rotativo normal. .CPROTDOR - Compra crédito rotativo forçada. .CPPARNOR - Compra crédito parcelada normal. .CPPARFOR - Compra crédito parcelada forçada. .PAGAMROT - Pagamento da compra crédito rotativo. .PAGAMENT - Pagamento do crédito

.CANCEROT - Cancelamento do crédito rotativo. .CANCEPAR - Cancelamento do crédito parcelado. .CANCEPGM - Cancelamento do pagamento do crédito.

Estado da transação indica o estado da transação, que podem assumir os seguintes estados: . CANC.TIM - Cancelado por Timeout

. CANC.PDV - Cancelado pelo PDV

. NEGADA - Transação negada pela Instituição Autorizadora . EFETUADA- Transação efetuada

. PENDENTE - Transação pendente

. ESP.RESP - Aguardando resposta do Host (Instituição Autorizadora)

. CANC.LOC - Cancelada Localmente (através da Manutenção de Pendências). . EFET.LOC - Efetivada Localmente.

Cód resp corresponde ao código que a Instituição Autorizadora negou a transação. Identificação do cartão é o número do cartão que efetivou a transação.

Por medida segurança e exigência das redes, o número dos cartões é apresentado com o caráter *. Valor é o campo do valor da transação.

Empresa é campo do código da empresa.

Horário é a hora em que a transação foi efetivada pela Rede Autorizadora. Nsu SiTef corresponde ao número sequencial único do SiTef da transação. Terminal é a identificação do PDV.

Código autoriz é o código de autorização retornada pela Rede Autorizadora do cartão. Título completo da transação é o nome da transação.

Data de vencimento é a data de vencimento do cartão de crédito quando a transação for digitada. Código de Processamento é código de processamento da transação.

Nr. Parcelas é o número de parcelas de uma transação parcelada de débito ou crédito. Data lançamento corresponde a data de lançamento de uma transação pré-datada.

Doc. Cancel corresponde ao número do documento cancelado de uma transação de cancelamento. Data Cancel corresponde a data de efetivação da compra cancelada.

Hora Cancel corresponde ao horário de efetivação da compra cancelada.

No rodapé da tela são apresentados os totalizadores das transações, em quantidade e valor. Esses totalizadores são:

(57)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 57 administrativas.

Débito: apresenta o total em quantidade e valor de transações de débito efetuadas com sucesso. Crédito: apresenta o total em quantidade e valor de transações de crédito efetuadas com sucesso. Pendentes, apresenta o total em quantidade e valor de transações que ficaram em estado Pendente. Cancelamentos: apresenta o total em quantidade e valor de transações de cancelamentos que

foram efetuadas com sucesso.

Negadas, apresenta o total em quantidade e valor de transações que foram negadas pela Rede Autorizadora.

Não Validadas, apresenta o total em quantidade e valor de transações não validadas.

Vendas Válidas. apresenta o total em quantidade e valor de transações de compras válidas a receber das Redes Administradoras.

3.9. Resumo de vendas

Este utilitário permite ao usuário solicitar o resumo de vendas para Rede Roteadora. Retorna dados tais como a data do movimento, data do crédito das compras referentes ao cartão em questão, a quantidade de transações, e o valor bruto e o valor líquido do movimento.

Este recurso está disponível apenas pela Redecard.

Para cada solicitação é retornado o resumo de um dia e de um determinado cartão. Por exemplo, se o usuário desejar o resumo de vendas do dia anterior, é necessário solicitar pelo menos três vezes (MasterCard, Diners e RedeShop).

A tela apresentada é:

Figura 57

Será solicitado uma senha para acessar o resumo de vendas. Se estiver correta a tela de apresentação é a seguinte:

(58)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 58

3.9.1. Opção Configuração

Esta opção configura a interface do utilitário com o SiTef, que deve ser compatível com os dados configurados na opção Interface do programa Configuração de Comunicação.

Será apresentada a seguinte tela:

Figura 59

Onde os parametros:

1. Comunicação

Define o tipo de interface do Terminal com o SiTef.

2. Mensagem

Define se as mensagens trocadas entre o Terminal e o SiTef é codificada ou não.

3. Endereço IP

Se a interface utilizada for TCP/IP, neste parâmetro deve ser configurada o endereço IP do

SiTef.

3.9.2. Opção Resumo

É necessário escolher de qual rede se deseja o resumo de vendas.

(59)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 59

Se o resumo de vendas foi executada com sucesso, será apresentado na tela o cupom com dados do resumo. Este cupom deverá ser impresso, pois uma vez efetuada um resumo, não existe um modo de repetir a mesma solicitação.

Exemplo de um resumo de vendas:

Figura 61

Enquanto for apresentada a mensagem de que existe mais resumo, o usuário poderá efetuar novas solicitações.

3.9.3. Opção Impressão

Esta opção permite reimprime o último resumo retornado pela Rede.

3.9.4. Finalizar

Esta opção encerrar a execução do utilitário.

OBSERVAÇÂO:

(60)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 60

4.0. Carga de Tabelas

Este utilitário permite ao usuário solicitar a carga de Tabelas para Rede Roteadora. Retorna dados como todas as transações permitida ao estabelecimento, (ex: débito á vista, crédito á vista, parcelado, nº de parcelas, digitado,etc...) todos os bins permitido ao estabelecimento , ou seja, retorna a mesma tabela que existe na rede roteadora com as configurações do estabelecimento.

Este recurso está disponível apenas pela Visanet e Amex .

Para ativar a Carga de Tabelas devemos abrir a pasta “SiTef - Menu Principal” e ativar o programa

Carga de Tabelas.

Será apresentada a seguinte tela:

Figura 62

4.0.1. Procedimento para configurar a Carga de Tabelas para a Visanet.

12. No diretório \SiTef\Config\:

- Editar o arquivo sitefcfg. ini e incluir as seguintes linhas abaixo: : [Visanet]

Versao=200001

(61)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 61

4.0.2. Opção de Parâmetros

Esta opção configura a interface do utilitário com o SiTef, que deve ser compatível com os dados configurados na opção Interface do programa Configuração de Comunicação.

Será apresentada a seguinte tela:

Figura 63

Onde deverão ser configurados os parametros:

1. Tipo de Mensagem

Define a mensagens trocada entre o Terminal e o SiTef que é codificada .

2. Tipo de Comunicação

Se a comunicação for TCP/IP - configurar o IP do SiTef e clicar em Confirma

Se a comunicação for via Arquivos - configurar os diretórios de troca de arquivos e o nome base do arquivo conforme estiver configurado no Configurador de Comunicação.

3. Endereço IP

Se a interface utilizada for TCP/IP, neste parâmetro deve ser configurada o endereço IP do SiTef.

Feito as configurações pressione o botão Confirma.

(62)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 62

Figura 64

Pressionar a opção Sim, se houver certeza de que os dados estão corretos.

4.0.3. Opção Visanet ou Amex

É necessário escolher uma das opções necessária para efetuar a Carga de Tabela . Como exemplo neste caso Visanet.

Será apresentada a seguinte tela:

Figura 65

Pressionar a opção Sim.

Se o Sitef estiver configurado como (Multiempresa), irá apresentar o código da empresa correspondente á loja que se quer realizar a carga de tabelas, em seguida pressionar o botão Confirma; (Figura 46).

Caso contrário irá diretamente para o próximo passo.

Digitar a senha correspondente àquela empresa (mesma senha configurada no Configurador do SiTef). Figura 67.

(63)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 63 Figura 66

Próximo passo:

Figura 67

Pressionar a opção Confirma. Mensagens apresentadas:

Se for apresentada a mensagem de Transação Rejeitada  Carga Em Andamento .(Figura 68), faça novamente a carga até a mensagem retornar como Transação OK (Figura 69)

(64)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 64

Figura 68

(65)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 65

OBSERVAÇÂO:

Para solicitar a Carga de Tabelas é necessário que o SiTef esteja ativado.

4

.1. Visualizador do Configurador Visanet

Este utilitário permite ao usuário visualizar a Carga de Tabelas que efetuou junto a Rede Roteadora Visanet.

Para ativar a Visualização do Configurador Visanet, devemos abrir a pasta “SiTef - Menu Principal” e ativar o programa Visualiza Conf. Visanet.

Será apresentada a seguinte tela:

Figura 70

Se o Sitef estiver configurado como (Multiempresa),irá apresentar o código da empresa correspondente á loja que se deseja vizualizar a carga de tabelas, em seguida pressione o botão Confirma;

Caso contrário irá diretamente para o passo de digitar a senha correspondente àquela empresa (mesma senha configurada no Configurador do SiTef). Figura 70.

(66)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 66

4.1.1. Opção Acquirer

Esta opção mostra os dados configurados na Visanet.

Retornam dados como: Nome, Endereço Rempac, Cód Estabelecimento, Grupo Categoria Estab., Chave Mac, Terminal Visanet, Grupo Atividade.

Será apresentada a seguinte tela:

(67)

Manual de Utilização – Windows – Sitef - Versão 2.0 - Página - 67

4.1.2. Opção Issuer

Esta opção mostra quais produtos poderão ser utilizados no estabelecimento. Exemplo:

- VISA VALE cartões de débito da Visa Vale; - VISA cartões de crédito da Visanet.;

- ELECTRON cartões de débito da Visa; Entre outros.

Apresentará a seguinte tela:

Figura 72

Ao efetuar um duplo click na opção do produto VISA VALE, irá mostrar que tipo de venda poderá ser utilizado para este produto.

Os campos que estão selecionados (√) são os tipos de transações que poderão ser efetuadas no estabelecimento para o produto Visa Vale. Como exemplo (à vista on-line).

Referências

Documentos relacionados

Na maioria dos manuais de arborização das concessionárias de distribuição são destacadas somente as espécies de pequeno porte adequadas para plantio próximo às redes

A metodologia de trabalho cooperativo entre os parceiros (academia e práxis) tem produzido resultados na produção e disseminação do conhecimento, bem como na integração deste

Aplicação dos princípios humanitários, étnico- raciais, ambientais e científicos em áreas relacionadas a produção, controle de qualidade e distribuição de

EUROPEU, ao COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU e ao COMITÉ DAS REGIÕES «Uma  Estratégia  Europeia  para  a  Investigação  Marinha  ‐  Um  quadro 

Ap (apatita), Tfflo (tetra- ferriflogopita), Flo (flogopita), Car (carbonato), Dp (diopsídio), Ol (olivina), Tt (titanita), Bar (barita), Af (anfibólio), Prv

Quando um dos jogadores encaçapa a bola da vez, essa não volta para a mesa, e o jogador tem o direito de mais duas tacadas.. A primeira tacada é livre (pode tentar

O Programa de Liderança para a Conservação de Moçambique (PLCM), implementado pela Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND), em parceria com

• SE A PARADA ,DENTRO DA PLACA DE PARADA, DO ELEVADOR FOR BRUSCA REDUZA O VALOR DO PARÂMETRO “RPM MAX1V” , REPITA ESTE PROCEDIMENTO ATE QUE ,AO REDUZIR EM VELOCIDADE DE