• Nenhum resultado encontrado

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANDRÉ SOARES (150952)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANDRÉ SOARES (150952)"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Apreciação/balanço do trabalho desenvolvido no âmbito do Projeto aLer+ Considere as atividades (previstas, não previstas, realizadas e não realizadas) os objetivos (atingidos e não atingidos), entre outros aspetos

De uma maneira geral, o plano previsto foi cumprido e os objetivos plenamente alcançados. O projeto ALer+ permitiu que os nossos alunos tivessem a oportunidade de realizar mais e melhores leituras.

Apenas não se realizou uma das iniciativas previstas - "Quero saber, por isso vou ler" e porque o público a que se destinava (1 turma CEF) demonstrou, ao longo do ano, uma total desmotivação e falta de interesse pelas atividades relacionadas com a leitura. Podemos afirmar que a leitura em articulação com o currículo está muito bem cimentada e que os professores das turmas são também eles, para além da biblioteca, efetivos e consistentes promotores do gosto e hábitos de leitura, destacando-se, a título exemplificativo, as atividades: Aler+ todos os dias; Aler+ os cientistas; Aler+ Poetas e Poemas; Ler+ para vencer; Aler+ os nossos textos; Uma sala de aula, um escritor; Saber + sobre a obra…; Leituras partilhadas; Eu li e gostei; Para ser diferente, vamos à biblioteca.

As atividades desenvolvidas com e para a família constituem o ex libris do Agrupamento: Serões de Leitura; Leituras em Família; Chá e Poesia; e Conto com a Família.

É nosso lema, também, sensibilizar a comunidade envolvente à escola da importância da leitura, divulgando amplamente que somos um Agrupamento ALER+. Testemunhamos o grande impacto das iniciativas ALer+ em todo o lado; Poesia à solta; e Recital de Poesia.

Parece-nos, ainda, importante referir o trabalho que desenvolvemos no âmbito da rede concelhia de bibliotecas de Braga, destacando a nossa participação no Concurso concelhio de leitura; Semana da Leitura; e Escritores do Minho – Sebastião Alba.

Para concluir, referimos o grande desafio que continuamente abraçamos, decorrente da sinalética das salas de aula - identificadas com o nome de um escritor português. No corrente ano, e com a escola totalmente requalificada, algumas turmas desenvolveram um trabalho brilhante a propósito do escritor da “sua” sala. Foi o caso do 5º B, que tem aulas na sala Manuel António Pina, tendo desenvolvido uma atividade para toda a escola a propósito da comemoração dos 70 anos do seu nascimento. Os alunos do 5º G, que têm aulas na sala Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, prepararam um trabalho relacionado com as várias leituras realizadas de obras destas escritoras e tiveram a honra de receber a escritora Isabel Alçada que veio “amadrinhar” a sala de aulas. O 5º E, que tem aulas na sala José Jorge Letria, preparou uma atividade de leitura de poesia para toda a escola a partir dos versos deste escritor na obra “A Liberdade é…”. E, finalmente, as turmas de 7º ano, partindo das leituras em suporte digital de alguns escritores das salas de aula, produziram conteúdos digitais que publicaram na página da Biblioteca Escolar, no separador Todos@Ler.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANDRÉ SOARES (150952)

(2)

Descrição Sumária do Plano de Intervenção

O Agrupamento de Escolas André Soares entrou para o projeto ALer+ no 1º ano de desenvolvimento e, desde então, como o PNL bem sabe, tem assumido a leitura como área prioritária no seu projeto educativo. Toda a comunidade escolar e educativa conhece e participa nas atividades e iniciativas desenvolvidas. ´

O plano de intervenção que apresentamos para o próximo ano letivo assume-se como uma continuidade de atividades/iniciativas já em desenvolvimento e outras que têm como objetivo envolver públicos específicos de forma a participarem e a assumirem-se como leitores. Destaca-se, ainda, a vertente de envolvimento e articulação entre todos os níveis de escolaridade do agrupamento, assim como a comunidade educativa. Estamos convictos que com este plano vamos conseguir que a leitura faça parte da rotina escolar, que os nossos encarregados de educação continuem a ser grandes aliados na promoção e criação de hábitos de leitura e que a comunidade educativa continue a "ouvir falar", nos jornais, na rádio, etc, do que tanto e tão bem fazemos pela Leitura, que se tem traduzido nos últimos anos por um aumento significativo de alunos, sobretudo para o 5º ano.

O plano de intervenção para o próximo ano letivo, para além da continuidade das iniciativas que já provaram ser eficazes na promoção do gosto pela leitura e a melhoria das competências de leitura e escrita, incorpora 3 setores “novos”, a saber:

1- envolver o público do Estabelecimento Prisional em mais atividades de leitura e de envolvimento com a cultura literária;

2- desenvolver junto dos alunos do 1º ciclo a leitura digital e consequentemente a produção de conteúdos digitais, a partir de atividades de leitura e de escrita; 3- aumentar os índices de leitura autónoma, oferecendo opções de leitura mais

diversas e atuais, sobretudo junto dos alunos mais velhos – 8º e 9 anos. DOMÍNIO 1 - Estratégia para toda a escola/ todo o agrupamento:

Este domínio aborda um conjunto de condições de base para o desenvolvimento do projeto, pelo que todos os indicadores são de preenchimento obrigatório.

a) Envolvimento da escola/ do agrupamento*

Reunião geral - a diretora apresenta o projeto de forma a garantir o envolvimento de

toda a comunidade escolar (docentes e Assistentes Operacionais)

b) Envolvimento da comunidade*

Reuniões de pais e encarregados de educação - participação na primeira reunião de

pais/encarregados de educação de todo o agrupamento, para apresentação do projeto "Escola Aler+” para envolvimento nas atividades/iniciativas previstas.

c) Leitura transversal ao currículo*

"Aler+ todos os dias" (leitura de textos, apresentados no livro de ponto, relacionados

com a Semana da Alimentação, Semana da Cultura Científica e Semana da Leitura) - Público alvo: todos os alunos de 1º, 2º e 3º ciclos - Promotores: professores.

(3)

biografias de cientistas) - Público alvo: todos os alunos de 1º ciclo - Promotores: professores titulares de turma dos 3º e 4º anos.

"Aler+ poetas e poemas" (Compilação de um conjunto de poetas e respetivos poemas,

referenciados na educação literária, e disponibilizados no site da biblioteca para que os professores do 1º ciclo e de Português - 2º e 3º ciclos - possam usar como material de leitura nas suas aulas) - Público alvo: todos os alunos de 1º, 2º e 3º ciclos - Promotores: bibliotecas escolares.

"Exposições bibliográficas "ALer+..." (nas bibliotecas do agrupamento, em articulação

com o PAA do Agrupamento, são divulgadas e disponibilizadas obras selecionadas de acordo com os temas explorados/assinalados) Público alvo: todos os alunos de 1º, 2º e 3º ciclos - Promotores: bibliotecas.

"Ler+ para vencer" (receção dos alunos de 1º ano e de 5º anos no primeiro dia de

aulas e oferta de uma pequena história, que será depois lida e explorada na sala de aula, sob orientação dos professores titulares de turma e de português) - Público alvo: alunos dos 1º e do 5º anos - Promotores: bibliotecas escolares.

"Aler+ os nossos textos" (os textos produzidos pelos alunos em contexto curricular,

nas disciplinas de Português, Ciências, Estudo do Meio, História, etc, são convertidos em ebook e divulgados/disponibilizados no site das bibliotecas) - Público alvo: todos os alunos de 1º, 2º e 3º ciclos - Promotores: professores de Português, titulares de turma e biblioteca escolar

"Uma sala de aula, um escritor" (as salas de aula da escola sede estão identificadas

com diferentes nomes de escritores e ao longo do ano, cada turma trabalha a vida e obra do autor da sua sala)- Público alvo: turmas de 2º ciclo - Promotores: professores de português

“Participar é o que está a dar - Saber+ sobre..." (Construção de questionários on-line,

em articulação com as diferentes disciplinas e que exploram conteudos/temáticas do PAA do agrupamento) - Público alvo: todos os alunos de 1º, 2º e 3º ciclos -

Promotores: biblioteca escolar

d) Envolvimento das crianças e dos alunos na leitura*

Tornando-os atores na promoção/organização/dinamização das atividades de leitura. Tornando-os atores na promoção/organização/dinamização das atividades de leitura.

"Leituras partilhadas" (duas turmas, do mesmo ano ou de anos diferentes, partilham

leituras) - Público alvo: turmas do pré-escolar, 1º e 2º ciclos - Promotores: biblioteca escolar e educadoras / professores titulares de turma / Diretores de Turma.

"Colaboradores da biblioteca" (um grupo de alunos interessado inscreve-se e cumpre

algumas tarefas de arrumação e orientação a alunos, num horário estipulado) - Público alvo: alunos de 2º e 3º ciclos - Promotores: biblioteca escolar

(4)

“Poesia à solta – Ler+ em todo o lado” (pequenos grupos de alunos saem à rua para

ler poesia, de acordo com a temática a assinalar – Dia da Poesia; Natal; Semana da Leitura; 25 de Abril) - Público alvo: alunos de 1º, 2º e 3º ciclos - Promotores: biblioteca escolar

“Clube de leitura” – (criar um grupo de alunos para em sessões mensais discutir

leituras, preparar pequenas encenações; etc) - Público alvo: alunos de 2º e 3º ciclos - Promotores: biblioteca escolar

e) Articulação entre ciclos/ níveis em dinâmicas de leitura

Entre níveis e ciclos de educação e de ensino, na escola ou no agrupamento.

"Leituras@troca" (usando o correio eletrónico, as turmas das diferentes escolas do 1º

ciclo partilham mensagens) - Público alvo: turmas do pré-escolar e do 1º ciclo - Promotores: educadoras e professores titulares de turma.

"Os grandes lêem para os pequenos" (alunos do 5º ano deslocam-se à sua escola de

1º ciclo e leem uma história aos alunos da antiga professora) -Público alvo: alunos do 1º ciclo - Promotores: alunos de 5º ano e biblioteca escolar.

«"Bora" lá fazer uma história» (Em cada escola de 1º ciclo, uma turma inicia uma

história e cada uma das turmas dá continuidade, construindo assim uma história que, depois, é divulgada junto da comunidade escolar e educativa; construir-se-á, também, uma história ao nível do pré-escolar , envolvendo os 3 Jardins de Infância) -Público alvo: alunos do pré-escolar (5 anos) e de 1º ciclos - Promotores: biblioteca escolar, educadoras e professores titulares de turma.

f) Envolvimento da(s) Biblioteca(s) Escolar(es) *

Nas atividades, eventos, projetos, concursos ou qualquer iniciativa de promoção da leitura.

"Leituras inesperadas" (em determinadas ocasiões, são expostos pequenos textos -

anedotas, adivinhas, quebra-cabeças, desafios, etc. nas casas de banho, nas portas das salas, na cantina, nas árvores dos recreios, etc. ) - Público alvo: todos os alunos de 1º, 2º e 3º ciclos - Promotores: biblioteca escolar e coordenadores de estabelecimento.

"Saber+ sobre a obra... "(jogo com um conjunto de questões sobre as obras lidas e

exploradas no âmbito da leitura orientada do PNL e da Educação literária) - Público alvo: turmas de 3º, 4º, 5º e 6º anos - Promotores: biblioteca escolar

"Encontro com Escritores e Contadores de histórias" - Público alvo: alunos do

(5)

"Vem ouvir um conto" (leitura de histórias de acordo com as temáticas/eventos do

PAA do agrupamento - Semana da leitura; Semana da Cultura Científica; Viver o Natal; Semana da Leitura) - Público alvo: alunos do pré-escolar, do 1º e 2º ciclos -

Promotores: biblioteca escolar

DOMÍNIO 2 - Promoção e dinâmicas de leitura*

"Eu li e gostei" (realização de pequenas fichas de leitura das leituras realizadas e

divulgação num blogue específico) Público alvo: alunos do 2º ciclo - Promotores: biblioteca escolar e professores de português.

"Concurso Nacional de Leitura" - Público alvo: alunos do 3º ciclo - Promotores:

biblioteca escolar e professores de português.

"Concursos de leitura" - Público alvo: alunos do agrupamento - Promotores: biblioteca

escolar e Biblioteca Pública.

"Concursos de escrita" - Público alvo: alunos do agrupamento - Promotores: biblioteca

escolar e Biblioteca Pública.

"Um leitor com Super Visão" - criação de questionários on-line (mensal) sobre os

assuntos da revista "Visão júnior" - Público alvo: alunos do 2º e 3º ciclo - Promotores: biblioteca escolar

DOMÍNIO 3 - Eventos e grupos de leitura*

"Aqui também se lê" (os alunos/adultos do estabelecimento prisional preparam

leituras e realizam Fóruns de Leitura) - Promotores: biblioteca escolar

“De pai para filho” (leitura de pequenas histórias/textos para assinalar o Dia do pai

pelos alunos/pais e pelos filhos presentes no dia do evento) - Promotores: biblioteca escolar, coordenador pedagógico do Estabelecimento Prisional e Diretora do EP

"Para ser diferente vamos à biblioteca" (semanalmente, os alunos com NEE vão à

biblioteca e realizam atividades de leitura) - Público alvo: alunos com NEE - Promotores: biblioteca escolar e professores da educação especial.

"Todos @ Ler" - (disponibilização de tablets para que os alunos leiam em suporte

digital) - Público alvo: alunos do agrupamento - Promotores: biblioteca escolar e professores de português.

(6)

Universidade do Minho, com a dra Iolanda Ribeiro) - Público alvo: turmas de 6º ano - Promotores: biblioteca escolar e professores de português.

DOMÍNIO 4 - Colaboração com a família*

"Leituras em família" - (os alunos levam um livro para casa e a família é convidada a

participar na leitura. No pré-escolar, desenvolvem as "Leituras Vai e Vem"; no 1º ciclo, dão continuidade ao programa "Já sei Ler"; e nos 2º e 3º ciclos, nas paragens letivas, os alunos levam um conjunto de livros para potenciar a leitura em família) - Público alvo: alunos do agrupamento - Promotores: biblioteca escolar.

"Conto com a família" (os pais/avós são convidados a vir à escola para lerem uma

história à turma) - Público alvo: todos os alunos do pré-escolar e de 1º ciclo - Promotores: biblioteca escolar, educadoras e professores titulares de turma.

"Serões de leitura" (Os pais/familiares da turma são convidados para, numa noite,

assistirem a diferentes manifestações de leitura dos alunos) - Público alvo: turmas de 4º ano, 2º e 3º ciclos. Promotores: biblioteca escolar, professores titulares de turma e das AEC e conselhos de turma.

DOMÍNIO 5 - Envolvimento com a comunidade*

Semana da Leitura - Envolvimento na iniciativa "Ler em todo o lado", distribuição de poemas nos estabelecimentos comerciais nas imediações das escolas

"Chá e poesia" (comunidade escolar, representantes dos encarregados de educação

de todas as turmas do agrupamento, presidentes das juntas de freguesia, responsáveis de instituições diversas, com as quais o Agrupamento desenvolvolve parcerias, são convidados para numa noite, tomarem chá e partilharem leituras de poemas) - Público alvo: comunidade educativa - Promotores: biblioteca escolar e direção.

"Feira do Livro" - Público alvo: comunidade escolar e educativa das escolas do 1º ciclo

- Promotores: biblioteca escolar e coordenadores de estabelecimento. OUTROS DOMÍNIOS

«Escritores do Minho – Vergílio Alberto Vieira» - desenvolvimento de atividades

várias, decorrentes do estudo da vida e obra deste escritor do Minho - Público alvo: alunos do Agrupamento- Promotores: biblioteca escolar e Rede concelhia de

bibliotecas.

"Recital de Poesia" (evento que conta com a participação de todos os agrupamentos

do concelho) - Público alvo: comunidade educativa - Promotores: biblioteca escolar, educadoras e professores titulares de turma e Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares.

(7)

"Concurso concelhio de leitura" - Público alvo: alunos do 3º, 4º, 5º e 6º anos -

Promotores: biblioteca escolar e Rede Concelhia de Bibliotecas.

"Visita a outras bibliotecas" (os alunos do 1º ciclo visitam e participam numa atividade

de leitura na Biblioteca Pública; os alunos do 4º ano visitam a biblioteca da escola sede e participam numa atividade de leitura; os alunos do 9º ano visitam as bibliotecas das escolas secundárias) - Promotores: biblioteca escolar, diretores de turma, professores titulares de turma.

Referências

Documentos relacionados

[r]

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Entretanto, estudos mostram que um nú- mero considerável de pacientes internados em unidade de terapia intensiva recebe um volume de nutrição enteral inferior ao prescrito ou com

“De outra parte, em se tratando de arguição de negativa de prestação jurisdicional, o prequestionamento tem de estar revelado nos embargos de declaração, ou seja, a parte

A rubrica “Aplicações para garantia de depósitos” enquadra os ativos fi nanceiros que servem de garantia dos depósitos constituídos nas CCAM participantes no FGCAM, de acordo com

IV. b) Todas as afirmações estão corretas. c) Todas afirmações estão incorretas.. Forma farmacêutica sólida na qual os princípios ativos e/ou os excipientes estão contidos

b) Ringue é sujeito do verbo agredir (agressões). Acerca das sessões da Câmara de Vereadores do município de Cerro Azul, assinale a alternativa correta de acordo com a Lei

Em um dado momento da Sessão você explicou para a cliente sobre a terapia, em seguida a cliente relatou perceber que é um momento para falar, chorar, dar risada