• Nenhum resultado encontrado

DELTA vol.25 número especial a01v25nspe

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "DELTA vol.25 número especial a01v25nspe"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

APRESENTAÇÃO

Tópicos de Linguística Sistêmico Funcional na América Latina

Como Editora da DELTA, pela primeira vez tomei a liberdade de solicitar a publicação de um número especial diretamente de meu interesse. Este contem ple-nárias e mesas redondas apresentadas no IV Congresso da ALSFAL – Associação de Linguística Sistêmico Funcional da América Latina – da qual fui uma das fundadoras e em cuja comissão coordenadora atuo no momento como Presidente. Esse Congresso se realizou na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, Santa Catarina, de 1 a 3 de outubro de 2008, sob a competente presidência do nosso colega José Luiz Meurer. Contou com a participação de cerca de 300 delegados, a maioria do Brasil e da Argentina, onde se concentra a grande parte dos sistemicistas do Conti-nente.

Constituiu-se em plenárias, mesas redondas, sessões de comunicações coorde-nadas e de pôsteres, tendo oferecido mini-cursos em diversas áreas da sistêmica.

O conteúdo das atividades desenvolvidas bem refletiu as preocupações teóricas e aplicadas da LSF abarcando pesquisas nas várias áreas da comunicação em socieda-de. Como seria de se esperar em um encontro de sistemicistas, todos os trabalhos, tanto plenários como os voluntários, constituíram ocasiões de discussão de questões sociais que preocupam nossa comunidade e que, acreditamos, servirão de contribui-ção para reflexão e acontribui-ção de pesquisadores em lingüística aplicada e para agentes de mudanças nas diversas áreas envolvidas.

Três dos plenaristas nos ofereceram suas apresentações para publicação neste volume.

Seguem-se as três mesas redondas amplamente debatidas, cada equipe tendo organizado sua organização escrita de forma diferente.

A plenária de Oteíza aborda o tema do discurso oficial sobre direitos humanos no Chile, pela comissão constituída após o fim da ocupação militar. Analisa os recursos de avaliatividade e as projeções verbais e mentais para explicar as possíveis causas de violações de direitos durante a ditadura militar (1973-1990).

Martin, em sua conferência discute os papéis desempenhados por jovens infra-tores em reuniões conciliatórias na justiça australiana partindo da análise comparati-va de um texto informal de um de seus filhos e outro de um desses adolescentes para discutir as implicações envolvidas.

A conferência de Vasconcelos mostra o crescimento dos estudos de tradução no Brasil, desde o final da década de 1990, com o desenvolvimento de trabalhos com base na teoria sistêmico funcional e o auxílio de metodologia baseada em corpus e corpora anotados sistemicamente.

(2)

A mesaA linguagem dos textos escolares, a aprendizagem a ideaologia e a formação cidadã teve a participação de representantes de três dos países de língua espanhola presen-tes ao Congresso (Argentina, Chile e Colombia) e tratou da linguagem verbal e não verbal de textos escolares usados nos três países, em diferentes níveis de disciplinas sociais e naturais, oferecendo sugestões para compreensão e aproveitamento de ca-racterísticas.

A mesa redonda A Gramática Sistêmico Funcional e o Ensino de Línguas em Contextos Latino Americanos tratou de questões relativas tanto a ensino de língua materna no continente quanto a ensino de línguas estrangeiras, com a preocupação de um ensino em que teoria não esteja dissociada da prática. Foi também discutida a importância dada à descrição de português do Brasil e do espanhol da Argentina dentro do arcabouço da Gramática Sistêmico Funcional (GSF), com enfoque em metafunções específicas, mas sempre levando em conta o contexto e frequentemente enfocando gêneros específicos. Nesse sentido, houve discussão especificamente enfocada no en-sino em nível universitário.

Já a mesa redonda Interações com a Lingüística Sistêmico Funcional, ao contrário da acima que se concentrou em um mesmo problema social enfocou problemas diferen-tes: Gouveia centrou-se no problema do ensino de Gramática na escola (salientando as vantagens da LSF sobre outras possíveis abordagens); Garcia da Silva concentra-se na representação discursiva da pobreza (pela mídia e por moradores de rua) enquan-to Figueiredo cuida da representação de gênero social, ambas defendendo a impor-tância da utilização conjunta da LSF e da Análise Crítica do Discurso (ACD), dela derivada e que se prende mais nas questões da linguagem como prática social.

Quero agradecer aos plenaristas e participantes de mesas redondas, por terem acedido a nosso convite e oferecido seus trabalhos inéditos para publicação na DELTA.

Agradeço ao professor Meurer por ter conseguido que alguns dos pesquisadores mais importantes da área tenham podido estar no Brasil e pela organização de todo o congresso, cujo sucesso nos permitiu aquilatar o crescimento da ALSFAL em tão poucos anos.

E, não menos, quero agradecer, a Professora Lucia Natale, da Universidade Nacional General Sarmiento, Buenos Aires, Argentina, uma das Secretárias da ALSFAL, a co-organizadora deste volume, que, entre outras atividades, trabalhou incansavelmente em sua organização e foi a ligação entre a revista e os autores.

L.B. Editora

XVI D.E.L.T.A., 25:ESPECIAL

Referências

Documentos relacionados

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

5.2.1.  As  rubricas  de  despesa  de  transferências  correntes  ou  de  capital  e  de  subsídios  para  organismos  da  Administração  Central  devem 

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

Após a queima, para os corpos com a presença do sienito observou-se que os valores de densidade diminuíram (comparados às respectivas densidades a seco), já

Com o presente projeto de investimento denominado "Nexxpro Speed (Qualificação) - Reforço do Posicionamento Competitivo Internacional", a empresa pretende

Para tanto, é necessário que a Atenção Básica tenha alta resolutividade, com capacidade clínica e de cuidado e incorporação de tecnologias leves, leve duras e duras (diagnósticas

Brasil Seguros e Previdência S/A), apresentou os trabalhos da Comissão de Inteligência de Mercado – CIM em 2017, que foram divididos em três projetos: 1) Insurtechs e

Resultados de um trabalho de três anos de investigação da jornalista francesa Marie-Monique Robin, o livro Le Monde Selon Monsanto (O Mundo Segundo a,Monsanto) e o