• Nenhum resultado encontrado

Estágio profissional em serviços de bibliotecas públicas - Medellín, Colômbia: experiência de um mês na caixa de compensação familiar, COMFENALCO :: Brapci ::

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Estágio profissional em serviços de bibliotecas públicas - Medellín, Colômbia: experiência de um mês na caixa de compensação familiar, COMFENALCO :: Brapci ::"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

S. M. Clivati

10

Relatos de Experiência

Estágio profissional em serviços de

bibliotecas públicas - Medellín, Colômbia:

experiência de um mês na caixa de

compensação familiar, COMFENALCO

Silvana Maria Clivati Bibliotecária

Secretaria Municipal de Cultura

Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas smclivati@prefeitura.sp.gov.br

(Fotos da autora)

Resumo: Relato da prática profissional em Medellín, Colômbia, de 26 de outubro a 24 de novembro de 2007. A Colômbia é o único país do mundo em que os serviços de bibliotecas públicas são gerenciados por instituições privadas ou mistas. Vivenciamos uma gama de serviços e práticas de trabalho sempre considerando a realidade do público local. Foi possível conhecer em detalhes os trabalhos desenvolvidos quanto à estrutura administrativa, marco lógico utilizado no planejamento diário, serviço de informação, promoção de leitura e serviços técnicos.

Palavras-chave:Biblioteca pública - Colômbia; Estágio profissional em bibliotecas públicas; América Latina - Sistema de bibliotecas.

INTRODUÇÃO

A IFLA/ALP e IFLA/LAC – Federação Internacional de Associações de Bibliotecários e Bibliotecas e Ação para o Desenvolvimento através de Bibliotecas –

promoveram em 2007 um Estágio profissional em Serviços de Bibliotecas Públicas para a América Latina e Caribe na cidade de Medellín, na Caixa de Compensação Familiar – COMFENALCO,

com a participação de 13 bibliotecários dos seguintes países: Bolívia (1); Brasil (1); Cuba (1); Equador (1); Peru (2); Venezuela (1); Belize (1); Colômbia (4) e Portugal (1).

As chamadas Caixas de Compensação Familiar, instituições de redistribuição econômica e natureza solidária, as quais todos os empresários colombianos são afiliados por lei, têm que contribuir com 4% da receita mensal. Estas Caixas existem em grande número pelo país; no estado de Antioquia existem três: COMFENALCO, a provedora desta prática profissional, COMFAMA e COMFAMILIAR.

(2)

Crédito e Subsídios. Nos últimos quinze anos vem sendo priorizada a área de bibliotecas, o que tem contribuído sobremaneira para o seu crescimento – na Colômbia muitas bibliotecas públicas não são gerenciadas pelos serviços públicos, sendo o único país do mundo onde existem bibliotecas públicas gerenciadas por instituições privadas –

serviços estes de altíssima qualidade, dignidade, respeito e compromisso.

A cidade de Medellín, com uma população de três milhões de habitantes, possui 35 Bibliotecas Públicas, sendo: 18 Bibliotecas Públicas Municipais, 11 Bibliotecas Públicas da COMFAMA e seis Bibliotecas Públicas da COMFENALCO. Existem também os projetos em parceria envolvendo duas ou três instituições, sendo: Caixas de Compensação e Serviço Municipal.

O Departamento de Bibliotecas tem seus princípios inspirados nos conceitos modernos de seguridade social, caracterizados por serem multidisciplinares e estarem embasados em princípios de justiça. Inclui, também, nos serviços das bibliotecas públicas, uma gama de serviços sociais considerando a biblioteca como um fator de bem estar que tende ao desenvolvimento e aperfeiçoamento da personalidade.

Na América Latina há uma surpreendente variedade social, uma única história não consegue englobar sua diversidade – e também nossos países têm muito em comum, semelhanças de conquista e colonização européia e com profundas raízes indígenas.

A Colômbia vive uma situação de conflito armado há mais de 40 anos, acentuado pelo narcotráfico e pelos milhares de refugiados que fogem das zonas de conflito em direção às cidades – bem como os países participantes deste curso possuem ainda muitas debilidades, situações econômicas precárias, desigualdades sociais, taxas de analfabetismo, comunidades rurais e indígenas pobres e cidades superpovoadas, onde a violência, a pobreza e o desemprego são uma constante.

Em Medellín, cidade que durante muitos anos foi dominada pelo narcotráfico e pela violência gerada por ele, as bibliotecas públicas e os bibliotecários desempenham atualmente um papel fundamental na renovação e desenvolvimento da cidade.

(3)

S. M. Clivati

12

Neste período foi possível conhecer e vivenciar uma gama de serviços e práticas de trabalho, principalmente o atendimento do dia a dia, a pesquisa, o atendimento por telefone, o empréstimo, a consulta. Toda ação em cada particularidade é voltada à construção de um leitor autônomo. A equipe é singular e os funcionários são altamente capacitados, tanto os profissionais de nível superior como os auxiliares são qualificados em diversas áreas, uma em especial, destacamos: formação sócio-politica para bibliotecários.

1. BIBLIOTECAS DA COMFENALCO: ALGUMAS PARTICULARIDADES

Biblioteca Central Hector Gonzalez Mejia

Foi a primeira biblioteca da COMFENALCO, inaugurada em 1979. Está situada no centro da cidade e ocupa o 4º e o 5º andar de uma das sedes da empresa. Funciona todos os dias, de segunda-feira a domingo.

Frequência média/dia de 3.000 pessoas. Espaço para 300 pessoas com um acervo de 42.800 volumes.

Biblioteca Pública Belèn

Esta biblioteca foi protagonista de um projeto, chamado “Memória de la Piel”, nos anos 1998-2000. Este projeto apoiou uma comunidade dividida pelo narcotráfico, violência e as mortes causadas por esse mesmo narcotráfico. A partir da memória, das recordações e de um trabalho em campo com as pessoas, foi possível diminuir a violência e reconciliar gangs e famílias rivais.

Frequência média/dia de 400 pessoas. Prédio: 700m² com um acervo de 15 mil volumes.

Biblioteca Pública La Aldeã Itagui

Biblioteca localizada no município Itagui, vizinho de Medellín, Frequência média/dia de 450 pessoas. Prédio: 435m² com acervo de 13.500 volumes.

(4)

uso dos computadores como para participar de atividades de programação e leitura. A maioria desses meninos frequenta a biblioteca normalmente e tem conhecimento de como utilizar este espaço; para tal foi realizado um programa para apropriação do espaço e conhecimento de que ali todos têm seus direitos e deveres: formalidade de tratos de limpeza, educação e comunhão.

Outros programas: Clube de docentes, Letras Urbanas e outros.

Biblioteca Pública Centro Occidental

Está situada numa das zonas mais pobres e perigosas de Medellín, Comuna 13 – já foi a área mais perigosa da cidade. Viveu nos anos 1990 a 2000 situações de conflito armado por causa dos confrontos entre a guerrilha, os traficantes, os paramilitares e o exército. Esta parte da cidade é composta por 22 bairros com 115.000 habitantes. Como a biblioteca foi refúgio para muitas pessoas, a sala de leitura foi denominada de Sala do Refúgio, sempre nos grandes conflitos a sala foi utilizada para o acolhimento dessas pessoas e o livro seu aliado.

2. SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO

Aluguel de auditório das Bibliotecas: Para a realização de eventos acadêmicos, de formação e de promoção de leitura.

Arquivo cultural: Centralização e difusão de informação cultural da cidade, por meio de folderes, folhetos e cartazes. Recebe várias divulgações de programações e eventos culturais da cidade. As instituições inscritas e interessadas retiram periodicamente estes materiais de divulgação para distribuição às comunidades locais.

Biblioteca eletrônica: Possibilita o acesso à Internet, consulta de material audiovisual como vídeo cassetes, áudio cassetes, CD e CD-ROM e também os equipamentos para os deficientes visuais.

Capacitação e assessoria no uso da biblioteca e capacitação no manejo de novas tecnologias deinformação: Sensibilização e instrução sobre o uso da biblioteca e seus recursos como Internet, equipamento para deficientes visuais, o catálogo automatizado OPAC e as obras de referência.

(5)

S. M. Clivati

14

Empréstimo de material de leitura fora da biblioteca: Possibilita o empréstimo domiciliar e no caso de obras pertencentes ao acervo, que já estejam emprestadas, permite o empréstimo em outras instituições.

Extensão cultural: Oficinas literárias, vídeos, fóruns, exposições, conferências, ciclos musicais e acadêmicos, etc.

Fotocopiadora: Serviço de fotocópias.

Referência: Guia e orientação aos usuários na busca da informação.

Serviço de informação local de Medellín: Coleção organizada e difusão da informação da cidade em temas de educação, saúde, transporte, educação, atividades culturais e formas associativas entre outras áreas.

Serviço de entrega e recolhimento a domicílio de materiais de leitura para usuários inscritos no serviço de empréstimo domiciliar.

Troca de livros: Programa anual que ocorre entre os meses de janeiro e fevereiro. Livros escolares, literatura e outros assuntos, novos ou usados, podem ser trocados por livros similares.

Vitrine cultural: Venda de souvernis concebidos e criados pelo Departamento de Cultura e Bibliotecas.

3. SERVIÇOS DE PROMOÇÃO DE LEITURA

Programação de atividades de promoção e animação à leitura, leituras em voz alta, concursos literários, exposições literárias, capacitação de professores e assessorias personalizadas a docentes e pais de família.

Assessoria para leitura: Fomento à leitura, livros para família, assessoria e informação sobre o Programa Ler em Família. Agendamento prévio.

Caixas viajeiras em empresas e Caixas viajeiras em instituições educativas: Coleções itinerantes de materiais de leitura, encaminhadas para estas instituições em uma mochila de lona.

(6)

Cinema azul: Ciclo de filmes sobre temas especiais. Programados e dirigidos por cinéfilos. Semanal. Sábado.

Clube de leitura com jovens: Encontro onde os jovens em companhia de promotores de leitura, compartilham seus interesses e expectativas sobre leitura e escrita. Semanal.

Clube de leitura com jovens e adultos: Encontro onde os jovens e adultos, em companhia de um promotor de leitura, compartilham seus interesses e expectativas sobre leitura e escrita. Semanal.

Clube literário: Encontro para compartilhar leituras e livros através da conversação e a tertúlia. Semanal.

Exposições: Mostras artísticas e didáticas, realizadas permanentemente.

Falamos de Medellín: Encontros para debater e discutir sobre projetos, investigações e reflexões em torno da cidade. Mensal.

Hora do Conto: Leitura em voz alta para as crianças, acontece duas vezes na semana.

Ler em família: Os bebês podem ler. Espaço para compartilhar em família o maravilhoso mundo da palavra contada, cantada, ilustrada e escrita. Quinzenal.

Leitura a la carta: Programa para centros turísticos, em cada quarto dos hotéis da COMFENALCO, há um menu de livros com sugestões e leituras selecionadas.

Livro Correio: Programa interno para os filhos de funcionários da COMFENALCO. A responsável seleciona o acervo em bolsas, que é enviado mensalmente para cada funcionário inscrito. Cada promotora é responsável por 40 afiliados. Uma vez por ano é realizado encontro com os filhos, pais e a promotora de leitura.

(7)

S. M. Clivati

16

Mostra de vídeo de Medellín “Para te ver melhor”: Concurso bianual que busca a

identificação, a relação e a difusão da produção audiovisual sobre a cidade, como elemento dinamizador da identidade cultural.

Paradeiros para livros para os parquesPPP: A configuração é uma estrutura metálica que pode acoplar uma coleção de 300 livros, que são disponibilizados em parques e praças.

Oficina de escritores: Encontros ao redor da leitura e da escrita com o objetivo de gerar processos de criação literária. Semanal.

Oficina para formação de leitores dirigida para pais de família e interessados (professores, bibliotecários, estudantes): Oficinas para pais de família, sobre promoção e animação de leitura. Mensal.

Outras vozes: Encontros ao redor de temas relacionados com a promoção de leitura. Mensal.

Ouvir-ler: Uma hora de leitura em voz alta com escritores convidados. Semanal.

Oficinas de férias: Atividades de leitura para crianças realizadas na metade e final do ano.

Outras atividades culturais: Ciclos de poesia e música, conferências e bate-papo sobre obras de autores da literatura universal, seminários e ciclos especializados de cinema e oficinas de diferentes manifestações artísticas.

Programa de voluntariado no Departamento de Cultura e Bibliotecas: Promover e consolidar serviços de voluntários a partir da conformação de um grupo de pessoas que de maneira livre e responsável oferecem seus serviços, com conhecimento e experiências para o cumprimento das metas e objetivos das bibliotecas. Este programa já existe há quatro anos e tem contribuído sobremaneira nas tarefas diárias.

Serviço de informação local - SIL: Está presente em todas as bibliotecas da CONFENALCO e no centro da cidade com um quiosque sobre informação turística e cultural, em 2008 completando 15 anos.

(8)

A voz do livro: Leitura em voz alta para pessoas com limitação visual, que inclui capacitação no uso dos equipamentos para acesso à leitura e à informação. Quinzenal.

4. VISITAS A OUTROS ESPAÇOS

4.1 Parques Bibliotecas

O projeto denominado Parques Bibliotecas é composto por cinco mega bibliotecas públicas localizadas em regiões periféricas e pobres, em áreas de aproximadamente 11.000 m² e com espaços para as bibliotecas de 3.400 m². A Prefeitura foi responsável pela construção dos prédios e com cooperação internacional. Há um convênio com o

serviço municipal para o processamento técnico das obras e as Caixas de Compensação são responsáveis pela administração. Estes parques são construídos em áreas periféricas desprovidas de recurso sociocultural.

Destacamos em especial o primeiro parque inaugurado em parceria com a Espanha. Espanha Parque Biblioteca Santo Domingo Sávio.

Serviços e espaços oferecidos: acervo geral e infantil, consulta local, consulta a software educativo, empréstimo de material, exposições, salas de leitura, espaços para o desenvolvimento infantil, ludoteca, áreas recreativas, locais comerciais e centro de navegação à Internet.

(9)

S. M. Clivati

18

4.2 Bibliotecas Públicas Municipais

Biblioteca EPM - Empresas Públicas de Medellín

Inaugurada em 2005 está situada num edifício de cinco andares, é especializada em ciência, indústria, meio ambiente e tecnologia. Possui, também, espaços para o público em geral: crianças, jovens, adultos e idosos.

Pertence às empresas municipais de Medellín (água, gás, eletricidade e telefones) e integra a rede de Bibliotecas Públicas da cidade.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

As bibliotecas públicas da Colômbia estão desenvolvendo serviços de altíssima qualidade, as equipes são muito bem preparadas e multidisciplinares.

Nestes espaços multiculturais, a biblioteca é privilegiada pois fica instalada no melhor local e com muita visibilidade e é a essência, refletindo de uma forma positiva na valorização da biblioteca pública e dos cursos de Biblioteconomia, com o aumento na procura desta profissão. A busca de profissionais na área vem aumentando, tendo em vista estes espaços.

Neste período foi uma oportunidade única para o encontro com pessoas de diversos países da América Latina e conhecer suas realidades diferentes e suas histórias que têm muitos pontos em comum partindo do pressuposto de que fomos todos colonizados.

Destaco alguns aspectos importantes para aplicação na realidade brasileira que ainda não são desenvolvidos como tal:

 O planejamento dos serviços utilizando a metodologia de Marco Lógico, que é uma ferramenta importantíssima na realização dos projetos numa prática cotidiana;

 Divulgar, apresentar e dinamizar nas Escolas de Biblioteconomia e para o Sistema de Bibliotecas Públicas da cidade de São Paulo a prática profissional vivenciada na Colômbia, disponibilizando material e participação em grupo;

(10)

 Propiciar nas bibliotecas espaços para pessoas com deficiência auditiva, visual e outras.

Nos países latinos as bibliotecas públicas desenvolvem demasiadamente a função de biblioteca escolar. Em São Paulo, nestes meus 15 anos de profissão, presenciei vários momentos de reflexão sobre esta questão, porém as bibliotecas continuam comprando material didático, devido a um processo histórico. Porém, não podemos perder de vista este parâmetro e ter uma atuação sempre voltada para a inversão deste quadro.

Conforme palavras da bibliotecária María Moliner – In: Merino, Esmeralda. Maria Moliner,

autora de uma obra singular“o bibliotecário, para pôr entusiasmo em sua tarefa, precisa acreditar nestas duas coisas: na necessidade de melhoramento espiritual das pessoas a quem vai servir e na eficácia de sua própria missão para contribuir a esse

melhoramento.” Constatei nas bibliotecas da COMFENALCO em Medellín que existe

este espírito e fico feliz.

REFERÊNCIAS

ARANGO VELÁSQUEZ, Gabriel Jaime. Valor y función cultural de la información. Colômbia, COMFENALCO, 2005. 40p.

BETANCUR BETANCUR, Adriana Maria. Bibliotecas públicas, información y desarrollo local. Colômbia, COMFENALCO, 2007. 68p.

BETANCUR BETANCUR, Adriana Maria. La promocion de la lectura em Medellín y su área metropolitana: algo em broma, muy em serio. Colômbia, COMFENALCO, 2005. 42p.

GIRALDO ARREDONDO, Claudia Maria. Experiências para llevar a la balanza: sistema de gestión de la calidad y satisfacción de los usuários. Colômbia, COMFENALCO, 2005. 62p.

HERNÁNDEZ CARVAJAL, Juan Pablo. Animación y promoción de la lectura: consideraciones y propuestas. 3.ed. Colômbia, COMFENALCO, 2004, 238p.

LEXIS. Boletin Informativo de la Biblioteca. N.29. agosto de 2007. Biblioteca Concertada ADIDA – COMFENALCO.

MARIN PEREZ, Consuelo. Biblioteca pública: bitácora de vida. COMFENALCO, 2005. 40p.

MERINO, Esmeralda. Maria Moliner, autora de uma obra singular. Revista Esfinge, Belo Horizonte, n.00, p.12-14, 2005.

(11)

S. M. Clivati

20

RODRIGUEZ SANTAMARIA, Gloria Maria. La biblioteca pública a manifiestos y directrices. Colômbia, COMFENALCO, 2007. 68p.

RODRIGUEZ SANTAMARIA, Gloria Maria. Cara y cruz de las bibliotecas públicas y escolares, y otros textos. Colômbia, COMFENALCO, 2005. 57p.

YEPES OSORIO, Luis Bernardo. Consideraciones políticas em torno a la biblioteca pública y la lectura. Colômbia, COMFENALCO, 2007. 54p.

YEPES OSORIO, Luis Bernardo. No soy um gángster, soy um promotor de lectura, y otros textos. Colômbia, COMFENALCO, 2005. 61p.

YEPES OSORIO, Luis Bernardo. Elaboración de proyectos institucionales de promoción de la lectura. Colômbia, COMFENALCO, 2002. 91p.

Referências

Documentos relacionados

O romance Usina, diferentemente dos demais do conjunto da obra pertencente ao ciclo-da-cana-de-açúcar, talvez em função do contexto histórico em que se insere, não

Para facilitar a identificação e a localização dos poços por unidade geológica, estruturou-se uma tabela resumo contendo: código do poço, unidade geológica e o quadrante

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

O objetivo deste artigo é justamente abordar uma metodologia alternativa para a elaboração de análises contábeis e financeiras, denominada de balanço perguntado e

Hoje o gasto com a saúde equivale a aproximada- mente 8% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo que, dessa porcentagem, o setor privado gasta mais que o setor público (Portal

Biólogo, mestre em ciências (Biologia celular e molecular) pelo instituto oswaldo cruz (ioc/Fiocruz) e egresso do curso técnico de Pesquisa em Biologia Parasitária do mesmo

O estudo múltiplo de casos foi aplicado para identificar as semelhanças e dissemelhanças na forma como as empresas relacionam seus modelos de negócios e suas

Essas informações foram utilizadas na segunda etapa onde foi elaborado um questionário sobre as características de uma plataforma de crowdsourcing e enviado aos