• Nenhum resultado encontrado

PREPARATÓRIO: RESMULTI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREPARATÓRIO: RESMULTI"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

PREPARATÓRIO: RESMULTI

MÓDULO: Assistência fisioterapêutica na saúde coletiva e no gerenciamento dos serviços de saúde: Assistência Fisioterapêutica na promoção de saúde, prevenção e controle de enfermidades infectocontagiosas e crônico degenerativas nos diversos grupos populacionais;

Papel do fisioterapeuta no controle de infecção hospitalar/biossegurança), na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal Pediátrico e Adulto (Objetivos da assistência fisioterapêutica na UTI.

PROFA. JULIANA FONTELES

MATERIAL DE APOIO

1. ( RESMULTI-2017) A terapia respiratória de alto fluxo de gases administrada pelas Cânulas Nasais de Alto Fluxo (CNAF), aquecido e umidificado, é administrada por meio de pequenas cânulas nasais que permitem melhor adaptação, conforto e aceitação do paciente. Seu objetivo é manter o recém nascido em ventilação espontânea, sem a necessidade do uso de prótese ventilatória. Sobre a CNAF assinale a afirmativa CORRETA:

A) É indicada como suporte pós-extubação de RN (recém nascido) com IG (idade gestacional) ou IGpc (idade gestacional pós-concepção) acima de 28 a 34 semanas e peso acima de 1000g.

B) Posicionar o RN sempre em decúbito ventral com coxim na região torácica, cabeça lateralizada e cabeceira elevada de 30 a 45º.

C) Será considerada falha no uso quando o paciente não tiver sinais estabilizados em 48 horas após introdução da CNAF, por persistência de hipoxemia apesar do aumento do fluxo e quando houver aumento do trabalho ventilatório.

D) Os gases oferecidos pela CNAF (2 até 15L/min na faixa etária neonatal) são aquecidos e umidificados, impedindo que haja perda de calor e o ressecamento da mucosa, evitando, assim, sangramentos e até hemorragia pulmonar.

2. (RESMULTI-UFC-ESP ,2020) O protocolo GAME (Goals - Activity - Motor Enrichment) baseia-se nos princípios da aprendizagem motora e na Teoria dos Sistemas Dinâmicos (MORGAN et al, 2014). Os princípios da aprendizagem motora descrevem o desenvolvimento motor da criança como dependentes da maturação neurofisiológica e bioquímica do organismo, ou seja, a aprendizagem motora da criança só acontecerá quando esta atingir o desenvolvimento apropriado para realizar quaisquer tarefas enquanto a Teoria dos Sistemas Dinâmicos compreende o desenvolvimento infantil como um processo contínuo e dinâmico, que é influenciado pelo ambiente. Em relação ao protocolo GAME assinale a alternativa correta.

A) As intervenções do GAME integram três componentes: treinamento motor intensivo orientado pelo objetivo sem a participação direta da família, educação para pais e estratégias para enriquecer o ambiente de aprendizagem motora.

B) Outros membros da família não são necessários a participarem das sessões de

atividades, proporcionando compreensão, aceitação e bem-estar da família, além da

(2)

repetição oportuna da aprendizagem e do favorecimento à interação social da criança.

C) Os objetivos são direcionados para a prática de um programa de atividades programado, no qual os pais devem ser protagonistas e encorajados a realizarem as atividades no domicílio, de forma a promover o treinamento intensivo e, dessa forma, favorecer o desempenho motor da criança.

D) Intervenções precoces que incorporam a estimulação de movimentos iniciados pela criança (com base nos princípios de aprendizagem motora e de especificidade da tarefa), a educação dos pais e modificações do ambiente parecem não ter um efeito positivo no desenvolvimento motor de crianças com transtornos do desenvolvimento.

3. (RESMULTI-UFC-ESP, 2020) A estimulação precoce de bebês nascidos com microcefalia tem como objetivo promover a harmonia do desenvolvimento entre vários sistemas orgânicos funcionais dependentes ou não da maturação do Sistema Nervoso Central (SNC). Avalie os itens abaixo:

Estas atividades são referentes a que tipo de estimulação?

I. Colocar objetos em recipientes afastados da criança e estimular a mesma a alcançar.

II. Ofertar a criança estímulos que combinem diferentes consistências, texturas e temperaturas: argila, gelatina, etc.

III. Tocar objetos de seu dia a dia, como pegar uma maçã, banana descascada, assim ela irá sentir a textura, forma, tamanho, associando e memorizando, com mais rapidez, o nome do objeto e sua função.

A) Da função visual.

B) Da função manual.

C) Da função motora.

D) Da função cognitiva.

4. (RESMULTI-UFC-ESP, 2020) Menino de 03 anos foi internado na unidade de terapia intensiva (UTI) após sofrer queimaduras de espessura parcial profunda e espessura total em 45% da superfície corporal em ambos os membros inferiores, abdome inferior, região lombar, nádegas e genitália. A criança apresentava agitação, edema, desconforto respiratório, sendo submetida à intubação. Qual item corresponde ao posicionamento correto das áreas do corpo afetadas pelas queimaduras:

A) Joelhos em extensão, quadris em rotação neutra e extensão neutra e tornozelos em dorsiflexão neutra.

B) Cabeça em leve extensão, antebraço em supinação, tronco em linha média,

quadris em abdução a 15-20°, joelhos em extensão.

(3)

C) Quadril em extensão neutra ou aumentada, antebraço em supinação, joelhos em extensão completa, tornozelo em dorsiflexão neutra.

D) Tronco em linha média, quadris em extensão neutra, cotovelo em extensão completa, joelhos em extensão completa e tornozelo em dorsiflexão neutra.

5. (RESMULTI- UFC, 2019) Criança de 9 anos, sexo feminino, com Síndrome de Down, submetida à terapia neuromotora intensiva (TNMI) realizada em um Centro de Reabilitação. Possui hipotonia generalizada e atraso no desenvolvimento motor.

Histórico gestacional com nascimento de 31 semanas, com parto cesariana, necessitando de cuidados em UTI neonatal. Mãe relata que realizou todos os exames solicitados, porém o diagnóstico durante a gestação não foi concluído, pois não havia argumentos suficientes para defini-lo, somente após o nascimento. Frequenta escola e realiza intervenção multidisciplinar, incluindo fonoaudiologia e terapia ocupacional. Foi avaliado o desenvolvimento motor da criança pela Medida de Função Motora Grossa (GMFM 88), que contém 88 itens de avaliação, com 5 dimensões: A) Deitar e rolar, B) Sentar, C) Engatinhar e sentar, D) Em pé, E) Andar, correr e pular. Sendo a dimensão E eleita área meta, pois se verificou na avaliação pré-tratamento uma maior dificuldade na realização dos itens e atraso no desenvolvimento motor da paciente questão. De acordo com os achados da avaliação fisioterapêutica, assinale a assertiva verdadeira que aponta para os objetivos adequados para o desenvolvimento das atividades terapêuticas da criança.

A) Inibição da atividade reflexa exacerbada para adequar o tônus muscular e facilitar o movimento, resultando na melhora da força, flexibilidade, amplitude, padrões de movimento e aquisição de capacidades motoras básicas para a mobilidade funcional e proporcionar os benefícios do ortostatismo.

B) Prevenir deformidades; diminuir o tônus auxiliar a funcionalidade; estimular a aquisição do controle cervical para obtenção do equilíbrio muscular entre agonistas e antagonistas; aumentar a mobilidade e controle de cintura escapular;

proporcionar propriocepção articular; aumentar a extensibilidade muscular;

proporcionar os benefícios do ortostatismo.

C) Melhorar propriocepção corporal, estimular exterorreceptores e realizar manutenção articular; estimular consciência corporal, bem como melhorar equilíbrio, trocas posturais, transferência de peso e funcionalizar o tônus muscular;

promover simetria corporal, alinhar o centro de gravidade, ativando determinados grupos musculares; estimular transferências posturais para fortalecer musculatura global e finalmente treino de marcha.

D) Aumentar a extensibilidade muscular (inclinadores cervicais, elevadores e

rotadores internos de ombro, flexores de cotovelo, flexores de punho e dedos,

adutores de polegar, flexores de quadril, adutores de quadril, flexores de joelho e

flexores plantares); aumentar controle cervical, aumentar a mobilidade e controle

de cintura escapular; estimular o rolar, as reações de endireitamento e a

movimentação ativa de membros superiores.

(4)

6. (RESMULTI, 2017) O câncer de mama (CA) tornou-se um problema de saúde pública, é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Em relação ao CA de mama, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa que corresponde à resposta CORRETA

A idade é um dos principais fatores que aumentam o risco de se desenvolver câncer (CA) de mama. Mulheres mais velhas, sobretudo a partir dos 50 anos, são mais propensas a desenvolver a doença.

II. Alguns sinais e sintomas podem ser percebidos na presença do CA de mama, entre eles alterações na pele que recobre a mama (abaulamentos ou retrações), pele da mama avermelhada, alterações no mamilo e saída de líquido anormal.

III. O diagnóstico precoce evita a disseminação, proporciona mais opções de tratamento e maiores chances de recuperação completa. Um dos métodos tradicionais utilizados pelo SUS para rastreamento do CA de mama é a ultrassonografia, realizada a partir dos 30 anos.

IV. O sistema TNM foi desenvolvido com o objetivo de classificar os tumores malignos proporcionando o estadiamento da doença e um possível prognóstico. O sistema baseia-se em três componentes, extensão do tumor primário (T), metástase em linfonodos regionais (N) e metástase a distância(M).

Apenas as frases I, III e IV estão corretas.

B) Apenas as frases I, II e IV estão corretas.

C) Apenas as frases I e III estão corretas.

D) Apenas as frases II, III e IV estão corretas.

7. (RESMULTI,2017) Em 1º de fevereiro de 2016 a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou que um surto de microcefalia e outros distúrbios neurológicos relatados no Brasil é uma Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional.

1. Segundo a OMS, a microcefalia leve é caracterizada pela medida do crânio em que o Perímetro Cefálico (PC) apresente medida menor que menos três (-3) desvios padrões abaixo da média específica para o sexo e idade gestacional.

2. A microcefalia pode ser acompanhada de epilepsia, paralisia cerebral, retardo no desenvolvimento cognitivo, motor e fala, sem problemas de visão e audição.

3. Microcefalia grave: recém-nascidos com um perímetro cefálico inferior a -2 desvios-padrão, ou seja, mais de 3 desvios-padrão abaixo da média para idade gestacional e sexo.

4. Observa-se nos exames de imagem, calcificações intracranianas, principalmente nos lobos frontal, parietal, na junção córtico medular, gânglios basais e tálamo.

5. Displasia do quadril, rigidez acentuada apendicular e tônus axial diminuído,

escavação de mácula dificultando a visão central e posteriormente aquisição das

funções visuais e das coordenações sensório motoras primárias, secundárias e

terciárias são achados comuns da síndrome congênita do vírus Zika.

(5)

Estão CORRETAS as afirmativas:

A) 1; 2; 3; 4 B) 4 e 5 C) 1; 3; 4; 5 D) 2; 3; 4

8. (SESAB/ BA, 2014/ RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM CLÍNICA DA PESSOA E DA FAMÍLIA) Com relação à Cinesioterapia Ativa Livre e Resistida, é

correto afirmar que

A. O intervalo de repouso é o fator menos importante no ganho de força muscular.

B. Para um melhor resultado na reeducação funcional, os exercícios devem simular uma função prevista.

C. Tão logo o músculo vença uma carga, outra maior deve ser imposta para potencializar o ganho de força.

D. Os exercícios resistidos com carga promovem redução da pressão arterial, comprovadamente

E. Aumento da frequência de lesões nos tecidos moles durante a atividade física é consequência dos exercícios resistidos de carga.

9. (SECRETARIA DE SAÚDE DE PERNAMBUCO, 2010/ RESIDÊNCIA EM FISIOTERAPIA) A reabilitação pulmonar tem sua indicação para paciente com

comprometimento respiratório crônico, EXCETO

A. Com hipoxemia ou hipercapnia.

B. Com Insuficiência respiratória crônica em uso de ventilação não invasiva C. Com Infarto Agudo do Miocárdio recente

D. Com dispneia ao repouso e tolerância reduzida ao exercício.

E. Após transplante pulmonar

10. (RESMULTI-ESP-UFC, 2020) As complicações decorrentes do Acidente Vascular Cerebral (AVC) devem ser identificadas e tratadas de forma precoce, pois impactam no prognóstico e autonomia para desenvolvimento das atividades de vida.

A eletroestimulação, fortalecimento muscular e bandagens no ombro são indicadas para que tipo de complicação?

A) Espaticidade.

B) Subluxação de ombro.

C) Trombose Venosa Profunda.

(6)

D) Déficit do Condicionamento Cardiorrespiratório

11. (IMPHAR, 2021) Conhecer os fatores de risco para aquisição de Infecção Hospitalar (IH) é fundamental para preveni-la. Os fatores de risco para infecção neonatal hospitalar podem ser próprios dos recém-nascidos ou relacionados às condições locais. Entre os fatores de risco para infecção hospitalar próprios dos recém-nascidos, ressaltam-se:

A. peso ao nascer - quanto maior for o peso, maior é o risco de IH.

B. prematuridade - quanto mais prematuro for o RN, mais imatura é sua imunidade humoral e celular.

C. necessidade de procedimentos invasivos e não invasivos – qualquer tipo de manuseio já aumenta o risco de infecção nos bebês, pela sua fragilidade.

D. alteração da microbiota bacteriana - durante a internação, os RN são colonizados por bactérias do ambiente hospitalar, muitas vezes pouco resistentes aos antibióticos e com menor virulência.

12. (EDUCA,2018) O profissional da área de saúde pode adquirir ou transferir infecções para os pacientes, para outros profissionais no ambiente de trabalho e para comunicantes domiciliares e da comunidade. As ações de serviço de saúde ocupacional, no que diz respeito ao controle de infecção, têm como objetivos:

Educar o Profissional da Área de Saúde acerca do controle de infecção, ressaltando a importância da participação individual nesse controle.

II. Dar assistência ao Profissional da Área de Saúde em caso de exposições ou doenças relacionadas ao trabalho.

III. Identificar riscos e instituir medidas de prevenção. IV. Reduzir custos, através da prevenção das doenças infecciosas que exultem em faltas ao trabalho.

Estão CORRETOS os itens:

A. I, II e IV, apenas.

B. III e IV, apenas.

C. I, II, III e IV.

D. I e II, apenas.

E. II e III, apenas.

(7)

13. (GSA CONCURSOS, 2021) As infecções hospitalares constituem risco significativo à saúde dos usuários dos hospitais, e sua prevenção e controle envolvem medidas de qualificação da assistência hospitalar e de vigilância sanitária, dentre outras. Sobre a prevenção e controle das infecções hospitalares, é incorreto afirmar que:

A. Não são recomendadas, para a finalidade de anti-sepsia, as formulações contendo

éter e clorofórmio.

B. São recomendados os métodos de busca ativos de coleta de dados para Vigilância Epidemiológica das infecções hospitalares.

C. A lavagem das mãos com anti-séptico é recomendada em prestação de cuidados a pacientes críticos.

D. O Programa de Controle de Infecções Hospitalares (PCIH) é um conjunto de ações desenvolvidas deliberada e sistematicamente, com vistas à redução máxima possível da incidência e da gravidade das infecções hospitalares.

E. São consideradas cirurgias potencialmente contaminadas todas as intervenções cirúrgicas realizadas em qualquer tecido ou órgão, em presença de processo infeccioso (supuração local) e/ou tecido necrótico.

14. (AMEOSC, 2021) Em relação as infecções hospitalares, é INCORRETO afirmar que:

A. São diagnosticadas, em geral, a partir de 48 horas após a internação.

B. São apenas duas categorias de causas associadas à ocorrência de infecção hospitalar: inerentes ao próprio paciente e inerentes aos procedimentos invasivos.

C. A missão do controle de infecção hospitalar é promover a interação e o equilíbrio entre a abordagem clínica e a epidemiológica, aprimorando a qualidade do atendimento prestado.

D. É necessário que exista um programa de controle de infecção hospitalar apoiado em uma metodologia de vigilância

15. (OMINI, 2021) A infecção hospitalar, que pode ter como fontes a equipe de saúde, o próprio paciente, os artigos hospitalares e o ambiente, pode causar complicações no quadro de saúde do cliente. Por infecção hospitalar entende-se:

A. É qualquer infecção adquirida e que se manifeste especificamente durante a internação do paciente, cujo foco relacione-se com a realização de procedimentos hospitalares.

B. É a infecção constatada ou em incubação no ato da admissão, desde que não

relacionada com internação anterior no mesmo hospital.

(8)

C. É qualquer infecção adquirida e que se manifeste durante a internação ou mesmo após a alta do paciente, cujo foco relacione-se com a realização de procedimentos hospitalares.

D. É qualquer infecção adquirida e que se manifeste durante a internação ou mesmo após a alta do paciente, cujo foco não se relaciona com a realização de procedimentos hospitalares.

16. (RESMULTI-UFC, 2020) Há dois focos principais a direcionar as ações em prevenção desenvolvidas no SUS, envolvendo toda a rede de atenção. As realizadas para intervir nos eventos que causam as deficiências e também aquelas realizadas para evitar a progressão de uma deficiência já instalada. No primeiro foco, entre as principais ações de saúde para prevenção, estão:

A) Acompanhamento do pré-natal, do crescimento e desenvolvimento da criança, prevenção e tratamento da hanseníase, programas de vacinação, programas voltados aos diabéticos, hipertensos, idosos e adolescentes.

B) Atenção a ostomizados, a portadores de osteogênesis imperfeita, na assistência ventilatória não invasiva a portadores de doenças neuromusculares, nas deficiências intelectuais e na reabilitação visual.

C) Acompanhamento pelas equipes de Saúde da Família na Atenção Primária a Saúde, e quando necessário encaminhar para os serviços de reabilitação do Sistema Único de Saúde (SUS).

D) Implementação das redes de atenção e reabilitação às pessoas com deficiência no SUS, assim como a de Saúde Auditiva, de Assistência à Pessoa com Deficiência Física.

17. (RESMULTI-UFC, 2020) A gestão da qualidade e segurança assistencial do paciente é requisito mundial para todos os serviços de saúde, inclusive em fisioterapia hospitalar. Os indicadores foram inseridos em modelo de gestão estruturado evidenciando boas práticas gerenciais. Assinale a alternativa correta sobre os indicadores.

A) Não podem ser expressos de forma numérica por meio de índices e taxas.

B) Servem para quantificar apenas os resultados clínicos e funcionais do paciente.

C) São instrumentos utilizados para medir a qualidade e a quantidade dos serviços de saúde.

D) O conhecimento dos objetivos do serviço ou da atividade não apresenta relação

com a implantação inicial dos indicadores

(9)

GABARITOS

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

A C B A C B B B C B

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

B C E B C A C

Referências

Documentos relacionados

de formalidade; “Educação Não Formal” com definições e concepções, para especificar esta forma educacional, relacionando-a ao processo histórico e social;

O ensaio conjunto do algoritmo de controle de trajetória com o algoritmo de controle de altitude, mostrou que as principais influências estiveram associadas às transições abruptas

O regime de alimentação das jaguatiricas no Zoológico Sargento Prata funcionava da seguinte forma: 400 g de alimento diariamente (Tabela 2), porém não era especificada a

Tendo visto que a inovação tecnológica e interação dos consumidores com o mercado, o modo como as ofertas de produtos/serviços chegam até o consumidor também sofreu

Desta forma, o objetivo do presente estudo foi a obtenção de um antígeno recombinante da proteína de nucleocapsídeo viral p27 do FeLV (r-p27), capaz de estimular a

12 apresenta a resposta em frequência do filtro de 1ª ordem traçada a partir da relação apresentada na Equação (6), e em que percebe-se que a frequência de corte de passagem esta

(10) A fim de alargar, se necessário e justificado, as medidas previstas no presente regulamento, o poder de adotar atos nos termos do artigo 290.º do Tratado sobre o Funcionamento

Dentre as desvantagens do equipamento, ressalta-se não ser possível fornecer um pico de pressão inspiratória constante (o que obriga o uso do manômetro durante a