• Nenhum resultado encontrado

Temas desta edição: Deputada Benedita Silva (PT-RJ) 30/04

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Temas desta edição: Deputada Benedita Silva (PT-RJ) 30/04"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Diretor: José Francisco Jesus Pantoja Pereira Gerente de Relações Institucionais: Sheila Tussi da Cunha Barbosa

Analista Legislativa: Claudia Fernanda Silva Almeida Assistente Administrativa: Quênia Adriana Camargo Ferreira Estagiário: Tharlen José Nolasco do Nascimento

A edição semanal “Discursos Parlamentares” indica as principais falas dos deputados e senadores no Plenário das duas casas legislativas ao longo da semana segundo temas de interesse da categoria dos comerciários e comerciárias, no período de 30 de abril a 09 de maio de 2014.

Temas desta edição:

Deputada Benedita Silva (PT-RJ) – 30/04

A Deputada, em seu discurso, relembrou a grande luta dos trabalhadores desde os operários mortos em Chicago, que são os principais homenageados no dia do trabalhador, quanto às conquistas alcançadas na época do Governo de Getúlio Vargas. A parlamentar mostrou apoiar a votação dos projetos que estão prontos para entrar em pauta, como o fim do fator previdenciário e a redução da jornada de trabalho para 40 horas. Além disso, parabenizou o Congresso Nacional pela aprovação da PEC que regularizou o direito das trabalhadoras domésticas.

Deputado Geraldo Simões (PT-BA) – 30/04

Em seu discurso, o Deputado parabenizou todos os trabalhadores do país pelo Dia do Trabalho. Lembrou que o 1º de maio é um dia de conquistas do povo envolvendo as manifestações contra a ditadura e a elaboração de uma constituinte democrática e pela ampliação de direitos. Pediu que seja colocada em pauta a redução para 40 horas semanais de trabalho no qual seria uma conquista importante esse ano para os trabalhadores.

Deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) – 30/04

A Deputada homenageou os trabalhadores pelo Dia do Trabalho e comemorou as manobras do governo que evitaram que a crise caísse nos ombros dos trabalhadores assim como aconteceu na Europa, onde se teve recessão dos direitos dos trabalhadores e um grande desemprego. Também mostrou apoio à unificação das Centrais Sindicais com o objetivo de um planejamento de desenvolvimento com

(2)

a valorização do trabalho. A Deputada também pediu a votação da redução da jornada de trabalho, o fim do fator previdenciário e que sejam tomadas medidas para que o crescimento da terceirização desregulada termine.

Deputada Fatima Bezerra (PT-RN) – 30/04

Fez mais um discurso homenageando os trabalhadores brasileiros e comemorou os direitos alcançados nos pelas primeiras greves feitas no século passado e a grande luta desses trabalhadores. Porém, lembrou que há uma série de melhorias a serem alcançadas, como luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas e pela reforma agrária; contra o processo de precarização e terceirização da mão-de-obra;

por 10% do PIB para a Educação; pelo fim do Fator Previdenciário e políticas de geração de emprego e renda para a juventude, entre outros itens da pauta.

Deputado Vicentinho (PT-SP) – 30/04

O Deputado lembrou que, no dia 28 de abril, ocorreu o dia nacional em memória das vítimas em acidentes e doenças de trabalho. Com essa lembrança e homenagem a esses trabalhadores, o Deputado defendeu a luta por condições dignas de trabalho aos trabalhadores brasileiros, e lembrou que milhares de trabalhadores sofrem com os traumas após esses acidentes que trazem até a invalidez permanente e vários outros chegam a óbito. O Deputado também tratou da reabilitação dos trabalhadores acidentados e a necessidade de inclui-los novamente no mercado de trabalho por meio de tratamento psicológico.

Deputado Padre Tom (PT-RO) – 30/04

Celebrando o Dia do Trabalho em seu discurso, o Deputado também comemorou a valorização do salário mínimo em mais de 300 dólares, a votação da PEC da trabalhadora doméstica e a luta pela votação da PEC contra o trabalho escravo.

Deputado Julio Lopes (PP-RJ) – 30/04

Em meio às festividades do Dia do Trabalho, o deputado lembrou que se passa por uma crise e recessão econômica com o aumento gradativo do desemprego. Relatou a dificuldade dos governos de outros países em criar novas oportunidades enquanto o Brasil se mostra forte e continua a diminuir a taxa de desemprego. O Deputado lembrou que ainda é necessária uma grande na qualidade de vida do trabalhador,

(3)

como a ampliação dos meios de transporte, uma vez que a maioria gasta 3 horas em trânsito, aumentando assim sua jornada de trabalho.

Deputado Fabio Reis (PMDB-SE) – 30/04

Celebrando o Dia do Trabalho, o Deputado afirmou que há muito que ser feito pelo trabalhador, sendo a principal medida mobilizar as empresas na questão social, como dar atenção ao bem estar do empregado, oferecendo a ele diversos benefícios. Nesse preâmbulo, o Deputado comemorou que a grande maioria dos trabalhadores hoje no Brasil possui a carteira assinada, sendo isso o resultado de um trabalho árduo de grandes lutas da classe trabalhista.

Deputado Amauri Teixeira (PT-BA) – 30/04

O Deputado discursou sobre a prevenção a acidentes de trabalho, afirmando que, por herança da escravidão, a condição de trabalho para grande parte dos trabalhadores é péssima. Para ele, os acidentes oneram o Estado e o trabalhador.

Por isso, solicitou atitudes para reduzir os acidentes de trabalho no Brasil.

Deputada Erika Kokay (PT-DF) – 02/05

Em seu discurso a Deputada parabenizou todos os trabalhadores lembrando-se da luta da classe por melhorias, principalmente durante o regime militar. Saudou o Sindicato dos Comerciários do DF por realizar atividades valorizando o trabalhador, e o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Atacadista e Varejista de Materiais para Construção do DF, que se fortaleceu nos últimos anos contando com mais de 4 mil novos filiados e por prestar um serviço de qualidade em favor dos trabalhadores sindicalizados.

Deputado Edinho Bez (PMDB-SC) – 02/05

Em seu discurso apoio a erradicação do trabalho escravo. Nesse mesmo tema, afirmou que muitos estrangeiros que imigram para o Brasil vivem de forma precária, em condições de trabalho escravo, e que na maioria desses casos nem acontece no campo, mas sim na própria cidade. Assim, o deputado defendeu uma política de imigração e combate ao trabalho escravo tanto rural quanto urbano.

Deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE) – 06/05

(4)

O Deputado fez a abertura da Comissão Geral sobre temas afetos aos trabalhadores. Citou os principais projetos de leis, dentre os quais a política de valorização do salário mínimo, PL 7185/2014, a destinação de 10% do Produto Interno Bruto nacional para a educação, o PL 8035/2010, o fim do fator previdenciário, PL 3299/2008, a terceirização da mão de obra, PL 4330/2004, o fim da contribuição previdenciária de aposentados, PEC 555/2006, a proteção contra a despedida arbitrária ou sem justa causa, PLP 8/2003; e a redução da jornada de trabalho, PEC 231/1995.

Deputado Assis Melo (PCdoB-RS) – 06/05

O Deputado discursou abordando que faz parte do papel do Congresso Nacional debater melhorias para o País, dentre os quais os de importância para os trabalhadores, como a redução da jornada de trabalho. O Deputado afirmou que hoje os brasileiros são explorados com a quantidade de impostos que, em grande parte, quem paga é o trabalhador e infelizmente as questões financeiras ficam acima de direitos essenciais.

Deputado Amauri Teixeira (PT-BA) – 06/05

Em seu discurso o Deputado defendeu o levantamento de pautas que beneficiem os trabalhadores e a aprovação das mesmas. Dentre os projetos, ele incluiu o sobre terceirização, se mostrando contrário à matéria, e os de benefícios, como a redução da jornada de trabalho e o fim do fator previdenciário.

Deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) – 06/05

A parlamentar apoiou uma pauta que favoreça os trabalhadores, pedindo a aprovação da redução da jornada de trabalho e o fim do fator previdenciário.

Também pediu a votação do PL 6653/2009, que trata da igualdade entre os homens e mulheres nas relações trabalhistas, e que, segundo ela, tem a aprovação de todas as representações do Fórum Nacional de Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais.

Senador Paulo Paim (PT-RS) – 06/05

O Senador, em seu discurso, relembrou a luta pela valorização do salário mínimo que, de 100 dólares, passou a valer 350 dólares. Relembrou também as conquistas alcançadas ao longo da historia, como na Era Vargas. Parabenizou os trabalhadores

(5)

pelo seu dia e lembrou-se da importância de temas que há tanto tempo são debatidos.

Deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP) – 07/05

O Deputado apontou a importância do Dia do Trabalho, lembrando que não é um dia apenas para lazer e distribuição de brindes, mas sim um dia de se alcançar conquistas. Afirmou que todos os dias é dia dos trabalhadores. Comemorou o aumento do salário acima da inflação e o crescimento no setor de serviços, onde ainda é preciso se investir na qualificação de mão de obra.

Deputado Assis Melo (PCdoB-RS) – 07/05

Com a dificuldade de se colocar em pauta assuntos de importância aos trabalhadores, o Deputado fez um apelo direto ao Presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, pela votação da PEC de igualdade salarial, que beneficiará as trabalhadoras. Ele foi atendido pelo Presidente, que informou que foi aprovado o pedido de urgência e a matéria será colocado em pauta nesta semana.

Referências

Documentos relacionados

Ao fazer pesquisas referentes a história da Química, é comum encontrar como nomes de destaque quase exclusivamente nomes masculinos, ou de casais neste caso o nome de destaque

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

Ensino focado principalmente na aplicação das regras do que na compreensão do significado Entender a regra não é suficiente para que o aluno consiga conectar com seu conhecimento na

b) Os recursos financeiros destinados à execução das atividades relacionadas a este documento deverão ser aplicados em Conta Poupança ou Fundos lastreados pelo Governo Federal; c) A

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

A solução, inicialmente vermelha tornou-se gradativamente marrom, e o sólido marrom escuro obtido foi filtrado, lavado várias vezes com etanol, éter etílico anidro e

By interpreting equations of Table 1, it is possible to see that the EM radiation process involves a periodic chain reaction where originally a time variant conduction

O desenvolvimento desta pesquisa está alicerçado ao método Dialético Crítico fundamentado no Materialismo Histórico, que segundo Triviños (1987)permite que se aproxime de