• Nenhum resultado encontrado

F SARS-COV-2 E A COVID-19: TRATAMENTO A VISTA?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "F SARS-COV-2 E A COVID-19: TRATAMENTO A VISTA?"

Copied!
1
0
0

Texto

(1)

2346 saúdecoletiva • 2020; (10) N.53

editorial

SARS-COV-2 E A COVID-19: TRATAMENTO A VISTA?

Davis Fernandes Ferreira

PhD em Microbiologia, Especialidade Virologia. Professor Associado Universidade Federal do Rio de Janeiro ORCID: https://orcid.

org/0000-0001-9449-4862 Edimilson Migowski

PhD, MD, MSc, MBA. Professor Adjunto Doutor. Fiocruz. https://orcid.org/0000-0003-4372-4255

F

rente a este desafio único que é a epidemia causada por este novo ví- rus, o SARS-COV-2, cabe a todos nós como membros atuantes da comu- nidade médica e científica explorarmos rapidamente soluções para contenção da epidemia, incluindo exploração de opções terapêuticas com medicamento antivirais e pesquisa com vacinas profi- láticas e terapêuticas. Nesse contexto, eu e meu grupo de pesquisa temos espe- cial interesse em explorar a segurança e a efetividade do medicamento nitazoxa- nida, que apresenta um efeito antiviral amplo e inespecífico, que tem potencial de ser mais intenso em se tratando de coronavirus de uma forma geral. Apro- ximadamente 250 milhões de pessoas já foram tratadas com Nitazoxanida no mundo, e os efeitos colaterais são limi- tados a sintomas gastrointestinais como dores epigástricas e diarréia. Nitazoxa- nida pode ser administrada com segu- rança por tempo prolongado excedendo 12 meses(1).

O tratamento com nitazoxanida 600 mg esteve associado a mitigação da in- tensidade e duração dos sinais e sinto- mas e redução do tempo de detecção de vírus em pacientes com influenza aguda.

Estudo in vitro demonstrou que a nita-

zoxanida é eficaz em inibir a replicação de todas as variantes virais de influenza testadas, incluindo aquelas resistentes à amantadina e ao oseltamivir. Em outro estudo, foi descrito o potencial antiviral da nitazoxanida, onde são citados estu- dos in vitro da eficácia contra influenza A e B e influenza aviária, além de ensaio clínico de fase 2b/3 mostrando que a ni- tazoxanida foi bem tolerada, reduzindo a sintomatologia clínica da gripe e a car- ga viral(2).

Também foi demonstrada, em estudo clínico, a eficácia da nitazoxanida como terapia para gastroenterite causada por norovírus em pacientes imunocompro- metidos, além de atuar nas gastroente- rites virais, reduzindo a duração da in- fecção em crianças imunocompetentes.

Ainda em relação aos pacientes imu- nocomprometidos, houve um relato de caso demonstrando a eficácia da nitazo- xanida em paciente imunocomprometi- do com diarreia relacionada a adenoví- rus. Aqui, o tratamento possibilitou a resolução da diarreia em 2 dias e amos- tras de plasma e fezes foram negativas para o vírus após 4 dias de tratamento(3).

A nitazoxanida também amplifica amplamente a resposta imune inata do hospedeiro ao vírus, inibindo também a

replicação do vírus Ebola, segundo ou- tro estudo. Em células mononucleares de sangue periférico, a Nitazoxanida potencializou a produção de Interferon tipo 1 (alfa e beta) produzidos por fibro- blastos do indivíduo e inibe a produção de IL-6, tendo efeito imunomodulató- rio importante. Não somente IL-6, mas também inibe a produção de citocinas pro-inflamatórias.

Já em relação ao Coronavírus, de- monstrou-se in vitro a eficácia antiviral da nitazoxanida contra o vírus causador da síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV) bem como con- tra outros coronavirus animais e huma- nos também. Com a chegada do CO- VID-19, a Nitazoxanidafoi testada em cultura de células mostrando grande efi- ciência. Estudos clínicos já foram reali- zados com várias variantes de Coronaví- rus humanos com excelentes resultados.

Estes estudos estão sendo repetidos nes- te momento com o SARS-CoV-2, agen- te causador da COVID-19, para aprova- ção do FDA nos Estados Unidos, assim como existem estudos em andamento no Brasil no mesmo sentido. Esses resul- tados são animadores, ou seja, estamos vendo luz não apenas no final do túnel, mas ao longo da travessia.

REFERÊNCIAS

1. Leyva-Grado VH, behzadi MA. Overview of current therapeu- tics and novel candidates against influenza, respiratory syn- cytial virus and Middle East respiratory syndrome coronavirus infections. Frontiers in microbiology. 2019; 10:1327.

2. Jasenosky KD, et al. The FDA-approved oral drug nitazoxani- de amplifies host antiviral responses and inhibits Ebola virus.

iScience. 2019; 19:1279-1290.

3. Haffizulla J, et al. Effect of nitazoxanide in adults and ado- lescents with acute uncomplicated influenza: a double-blind, randomised, placebo-controlled, phase 2b/3 trial. The Lancet Infectious Diseases. 2014; 14(7):609-618.

Referências

Documentos relacionados

Artigo 12 ---- Pela prestação dos serviços de Administração, incluindo a consultoria de investimentos, as atividades de tesouraria e de controle e processamento dos

Pressione e mantenha esta tecla novamente pressionada para sair do modo AREA.. Para isso, abra a tampa do depósito da bateria localizada na parte posterior do dispositivo com

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

Em função de leis ambientais mais restritivas e da busca por máquinas mais eficientes, a indústria global de fluidos frigoríficos tem pesquisado e desenvolvido novas soluções para

Este estudo apresenta como tema central a análise sobre os processos de inclusão social de jovens e adultos com deficiência, alunos da APAE , assim, percorrendo

No ambiente interno organizacional, esses dados são compilados por sistemas de processamento de dados e, consequentemente, convertidos em informações, porém

É necessário também ressaltar que a geometria do modelo II não foi tão eficiente no aumento da troca de calor em comparação com os canais com adição de geometrias

Clique com o botão direito do mouse para obter mais opções, como encaminhar o (s) contato (s) para outros.. Usar Ctrl-clique para selecionar vários contatos se desejar